Página

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

08 de Marco, O Dia Internacional da Mulher



Era tempo de homenagear, de prestar aqui uma homenagem aquilo que considero ser o melhor da vida de um homem, nos sabemos que nao podemos viver sem elas, as mulheres e que grandes serem sao as mesmas.

Pode nao ser uma grande homenagem mas na medida do possivel e um presente uma homenagem que presto a todas as mulheres sobretudo as que passaram na minha vida, tambem para aquelas que fizeram historia pelo mundo fora ocupando altos cargos politicos e sociais e que souberam ser fortes tanto ou mais que certos homens. Penso agora num pensamento que vinha num livro que me ofereceram uma certa vez em que o mesmo tinha uma parte que falava de que a mulher nao era o sexo mais fragil simplesmente o mais delicado. Existe uma diferenca talvez muito grande entre a fragilidade e delicadeza, na altura, nao prestei muita atencao mas hoje concordo plenamente.


O Dia Internacional da Mulher e hoje celebrado em quase todo o Mundo a 8 de Marco de cada ano embora ainda hoje em certos paises sobretudo devido ao regime politico nao seja permitido a sua celebracao.


A ideia de criar o dia da mulher surgiu em finais do Seculo XIX e inicio do Seculo XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condicoes de vida e de trabalho, e pelo direito de voto (actualmente no Seculo XXI em alguns paises as mulheres ainda nao tem o direito de voto e em alguns so muito recentemente tiveram o direito a conduzir). Em 26 de Agosto de 1910, durante a Segunda Conferencia Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, na Dinamarca, a Lider Socialista alema Clara Josephine Zetkin (1857-1933) propos a instituicao de uma celebracao anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.

As celebracoes do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferente dias de Fevereiro e Marco, a depender do pais. A primeira celebracao se deu em 28 de Fevereiro de 1908 nos Estados Unidos, seguindo de manifestacoes e marchas em outros paises europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemoracoes da Comuna de Paris (1871), ao final de Marco. As manifestacoes uniam o Movimento Socialista, que lutava por igualdade de direitos economicos, sociais e trabalhistas ao Movimento Sufragista, que lutava por igualdade de direitos politicos.

No inicio de 1917, na Russia, ocorreram manifestacoes de trabalhadores por melhores condicoes de vida e trabalho e contra a entrada da Russia Czarista (1721-1917) na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o inico da Revolucao de 1917. A data da principal manifestacao, 8 de Marco de 1917 (23 de Fevereiro pelo Calendario Juliano) foi instituida como Dia Internacional da Mulher pelo Movimento Internacional Socialista.

Na Decada de 1970, o Ano de 1975 foi designado pela Organizacao das Nacoes Unidas (ONU) como sendo o Ano Internacional da Mulher e o Dia 8 de Marco foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher pelas Nacoes Unidas, tendo como objectivo lembrar as conquistas sociais, politicas e economicas das mulheres, independente de divisoes nacionais, etnicas, linguisticas, culturais, economicas ou politicas.


A criacao do Dia Internacional da Mulher da-se no inicio do Seculo XX, seguindo o contexto da Segunda Revolucao Industrial (cerca de 1850-1870) que ja vinha portanto do seculo anterior, Seculo XIX,  e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporacao da Mao-de-Obra feminina, em massa, ao Proletariado.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por forca e iniciativa do Partido Socialista da America, em memoria de uma greve, realizada no ano anterior, que mobilizou as operarias na industria do vestuario em Nova Iorque protrestavam contra as pessimas condicoes que tinham de trabalho.

Em 1910, ocorreu a primeira conferencia internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Segunda Internacional (1889-1916) uma organizacao dos partidos socialistas e operarios tambem conhecida como Internacional Socialista ou Internacional Operaria, quando foi aprovada a proposta, apresentada pela socialista alema Clara Zetkin, de instituicao de um Dia Internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Marco, por mais de um milhao de pessoas, na Austria, Dinamarca, Alemanha e Suica.

Poucos dias depois, a 25 de Marco de 1911, menos de uma semana portanto, um incendio na Fabrica da Triangle Shirtwaist custaria a vida de 146 trabalhadores - a maioria costureiras (mulheres) . O numero elevado de mortes foi justificado e atribuido as pessimas condicoes de seguranca do edificio. Este foi considerado por nove decadas (1911-2001) como o pior incendio da Historia de Nova Iorque, ate 11 de Setembro de 2001.

Para a Sociologa e Professora Universitaria brasileira Eva Alterman Blay (1937), e provavel que a morte das trabalhadoras da Triangle Shirtwaist tenha sido incorporada ao imaginario colectivo, de modo que esse episodio tem sido, desde a Decada de 1950, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

Segundo a francesa Liliane Kandel (1933) e a francesa Francoise Picq (1944), em 1955, num artigo do jornal L'Humanite (1904), surgiu o mito de que a data teria como origem a celebracao da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do sector textil de Nova Iorque, em 1857 - as quais teriam sido duramente reprimidas pela Policia ou mortas em um incendio criminoso na fabrica, conforme as diferentes versoes do mito. Nao ha indicios de que isso tenha ocorrido e, segundo as autoras, tais versoes parecem ter sido criadas pela Union des Femmes Francaises, que pretendia tornar a comemoracao em uma especie de Dia da Mae, totalmente desprovida de qualquer sentido de luta feminina, tal qual se tornara na URSS e nos paises do Bloco Comunista.

Ja em 1915, a feminista bolchevique Alexandra Mikhaylovna Kollontai (1872-1952) organizou uma reuniao em Christiania (actualmente Oslo, Noruega), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferencia sobre a mulher.


Na Russia, as comemoracoes do Dia Internacional da Mulher foram o rastilho da Revolucao Russa de 1917: em 8 de Marco de 1917 (23 de Fevereiro pelo Calendario Juliano), a greve das operarias da industria textil contra a fome, contra o Czar Nicolau Alexandrovich Romanov (1968-1918) que se tornou conhecido como Czar Nicolau II (1894-1917) e contra a participacao do pais na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolucao de Fevereiro (1917). Liev Davidovich Bronstein (1879-1940) mais conhecido como Leon Trotski assim registou o evento:

"Em 23 de Fevereiro (8 de Marco no Calendario Gregoriano) estavam planejadas accoes revolucionarias. Pela manha, a despeito das directivas, as operarias texteis deixaram o trabalho de varias fabricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentacao da greve. Todas sairam as ruas e a greve foi de massas. Mas nao imaginavamos que este 'dia das mulheres' viria a inaugurar a revolucao".

Apos a Revolucao de Outubro Alexandra Mikhaylovna Kollontai (1872-1952) uma Lider revolucionaria russa persuadiu Vladimir Ilyich Ulyanov (1870-1924) mais conhecido pelo pseudonimo de Lenin a torna-lo um dia oficial. Durante o periodo sovietico, a data permaneceria como de celebracao da "heroica mulher trabalhadora".

Apos 1945, nos paises do chamado Bloco Comunista, a data continuou a ser um feriado comemorado. Na antiga Uniao Sovietica (1917-1991), durante o Estalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento da propaganda partidaria. Tambem era amplamente celebrado nos paises do Bloco Socialista na Europa Ocidental. No entanto, o mesmo feriado rapidamente perdeu a sua vertente politica, tornando-se uma ocasiao em que os homens manifestavam simpatia ou amor pelas mulheres - um equivalente das festas ocidentais do Dia da Mae e do Dia dos Namorados, com oferta de presentes e flores, pelos homens as mulheres.

Na antiga Checoslovaquia (1918-1992), por exemplo, a celebracao era aceite e apoiada pelo proprio Partido Comunista. O MDZ (Mezinarodni Den Zen,"Dia Internacional da Mulher" em checo) era entao usado como instrumento de propaganda, visando convencer as mulheres de que o partido realmente levava em consideracao as necessidades femininas ao formular politicas sociais. A celebracao ritualistica no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. Assim, a cada Dia 8 de Marco, as mulheres recebiam uma flor ou um pequeno presente do seu Chefe. A data foi gradualmente aos poucos ganhando um caracter de parodia e acabou sendo mesmo ridicularizada ate mesmo no cinema e na televisao, e como seria de esperar o proposito original da celebracao perdeu-se com o tempo por completo. Apos o colapso da Uniao Sovietica em 26 de Dezembro de 1991, o MDZ foi rapidamente abandonado como mais um simbolo do antigo regime. O mesmo dia permanece como dia de Feriado Oficial na Russia, bem como na Bielorrusia, Macedonia, Moldavia e Ucrania.

No resto do Ocidente o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as decadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento durante algumas decadas e so foi recuperada pelos movimentos feministas, ja na Decada de 1960. Desde a Decada de 1970, a data tem ganho um destaque maior que nunca havia tido anteriormente na midia internacional e a propria  ONU continuou a dinamiza-la, como em 2008, com o lancamento da campanha "As Mulheres Fazem a Noticia", destinada a estimular a igualdade de genero na comunicacao social mundial. Na actualidade, porem, considera-se que a celebracao do Dia Internacional da Mulher tem seu sentido original parcialmente diluido, adquirindo antes frequentemente na actualidade um caracter mais festivo e comercial, como o habito dos patroes e das empresas destribuirem rosas vermelhas ou pequenos mimos entre as suas empregadas, accao esta que nao envoca o espirito das operarias grevistas do famoso e tragico 8 de Marco de 1917.


Dados do Dia Internacional da Mulher:

. Outros Nomes: Dia da Mulher.
. Seguido e Festejado em: Africa do Sul, Albania, Angola, Argelia, Argentina, Armenia, Azerbaijao, Bangladesh, Belgica, Bielorrusia, Betao, Bosnia Herzegovina, Brasil, Bulgaria, Burkina Faso, Camboja, Camaroes, Chile, China, Colombia, Croacia, Cuba, Chipre, Equador, Eslovaquia, Eslovenia, Espanha, Estonia, Dinamarca, Finlandia, Georgia, Grecia, Holanda, Hungria, Ilha de Formosa, India, Italia, Islandia, Israel, Laos, Letonia, Lituania, Cazaquistao, Kosovo, Quirguistao, Macedonia, Malta, Mexico, Moldavia, Mongolia, Montenegro, Nepal, Noruega, Polonia, Portugal, Romenia, Russia, Servia, Siria, Suecia, Tadjiquistao, Turquia, Turquemenistao, Ucrania, Uzbequistao, Vietname, Zambia.
. Tipo: Internacional.
. Data: 8 de Marco.
. Observacoes: Relembra as lutas sociais, politicas e economicas das mulheres.

Caro(a) leitor(a) e sempre para mim um prazer chegar ao fim de mais uma Cronica, e o sentimento de dever cumprido e de realizar mais uma meta mas esta cronica e especial porque penso que muitas vezes cada mulher se considera mais mulher quando e mae e isso todos nos tivemos uma. Nao importa o tipo de relacao que temos com a mesma mas creio que todo o ser humano deve respeitar as mulheres porque todos o ser humano saiu de dentro de uma, creio que entenderam o meu pensamento e a mensagem que quis deixar, abraco, ate a proxima e deixo esta cronica dedicada a todas as mulheres que de uma forma ou de outra fizeram parte da minha vida, do meu passado, enfim da minha historia.

                                                                                                         Manuel Goncalves




Sem comentários:

Enviar um comentário