Página

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Desejo, Sede, Vontade e Espirito de Vinganca



Ela menina rica que sempre tivera de tudo na vida jamais alguma vez na vida julgara vir a ser pobre, a passar fome e dificuldades mas depois dos pais virem expulsos de Africa era isso que estava a acontecer embora ela ja nao fosse uma menina mas uma adolescente ou uma menina com corpo de mulher naquela altura.

Nao importava o que ela era uns anos ja depois mas a verdade e que as dificuldades em casa eram muitos e estava cada vez mais dificil mante-la a estudar sobretudo depois da entrada na faculdade onde pretendia estudar Direito e um dia vir a tornar-se Juiza de Direito. Os sonhos estavam cada vez mais dificeis de serem realizados, as dificuldades eram cada vez maiores e o pao cada vez mais dificil de tambem se meter na mesa. Ivone acabou por seguir os conselhos de uma amiga, havia tantas universitarias a fazer o mesmo, ela no fundo, seria so mais uma.

Pelo que lhe explicaram nao era assim tao dificil trabalhar naquele SPA porque nao bastava um cliente ter dinheiro tinha que ter um estatuto social importante ou seja eram sempre homens formados, magistrados, advogados, medicos, engenheiros, empresarios ou politicos que tinham liberdade de frequentar aquele lugar que era um dos mais luxuosos de Lisboa e no momento so para estar com uma menina no quarto, com massagem, banho a dois, etc com relacao sexual a ser combinada entre a menina e o cliente isso custava ao mesmo 100 contos dos quais 60 eram para a menina. Havia ainda as saidas, os acompanhamentos a festas, eventos, jantares, etc e tambem aqueles clientes que queriam para um hotel passar a noite inteira pelo que numa noite naquele SPA uma rapariga podia arrecadar no maximo 300 a 500 contos.

Era dinheiro que daria para os estudos e ate para ajudar os pais em casa e sentia que estar na intimidade com os clientes, fazer amor com eles era como que quando estivera com os antigos namorados com quem considerava que tinha sentido prazer por vezes mas nao sentia amor, Ivone nao sabia o que se passava com ela mas sentia que nunca estivera verdadeiramente apaixonada e ja passava dos 20 anos quando afinal as paixoes de adolescentes eram para ai aos 15 e ela ja nao os tinha assim como tambem ja nao era uma adolescente.

Os primeiros tempos como se calculara nao foram faceis mas foram compensadores. Ao contrario do que ao menos se tinha passado com os ex-namorados Ivone, agora, Yolanda nem sentia prazer em estar com os clientes quanto mais amor, paixao, nao entendia como havia colegas daquela profissao que se envolviam sentimentalmente com os clientes e algumas ate chegavam a ter boas relacoes chegando mesmo a casar, constituirem um lar e uma familia com os mesmos segundo lhe contava a Madame Eva que era a Governanta daquele Spa de luxo e que tantas historias tinha por contar nos mais de trinta anos que tinha daquela vida.

Madame Eva gostava de comecar por contar de como comecara naquela vida em que fora para Paris sabendo o que ia fazer ou seja trabalhar como trabalhavam aquelas raparigas de hoje no seu Spa e em tantos outros lugares mas o seu intuito era igualmente estudar Belas-artes e montar uma galeria de arte.

Madame andou perdida envolvida pela seu enorme espirito de aventura de juventude e andou por Londres, Barcelona, Amesterdao e tantas outras cidades de Italia mas o destino leva-a sempre de regresso a Paris e no fundo era na capital francesa que gostava de viver e estar, sobretudo porque era ali, ali, que ganhava dinheiro muito dinheiro naquilo que muitos consideravam a arte de saber vender o corpo.

Conhecera um banqueiro suico que estava de passagem por Paris em negocios e fora amor a primeira visto, amor mesmo jurava ainda hoje Madame Eva a pes juntos que nao casara com o seu Pierre por interesse. Eva dera todas as amostras que amara mesmo aquele homem ao ponto de quando casaram Eva ter exigido uma clausa no contrato de casamento de que ela nao iria herdar nada de Pierre seria tudo para os filhos que o seu amado tinha do primeiro casamento e para as instituicoes de caridade que o mesmo suportava em vida. Eva acabou por ficar apenas com algumas coisas que ele comprara em vida e colocara no nome dela, as joias que ele lhe oferecera e algum dinheiro no banco para la de uma galeria de arte em Paris e uma em Nova York.

Pouco tempo apos a morte do marido os negocios das artes comecaram a andar mal e entao comecou a pensar regressar de vez a Portugal e a Lisboa comprar uma casa para viver e um apartamento onde pudesse montar um Spa e continuasse ai um negocio bem mais facil de gerir e que continuava a dar lucro no qual ela tambem sempre estivera envolvida tambem, contra a vontade de Pierre mantivera um Spa em Paris sob a sua gerencia embora estivesse um pouco afastada do mesmo considerava que estava naquela vida a mais de trinta anos.

Ivone comecava a sonhar de inicio com a sorte de encontrar nao um Banqueiro como encontrara Dona Eva mas tal como a mesma de encontrar um grande amor, queria isso mas nao mandava no seu coracao e continuava sem saber mesmo o que era amar de verdade.

Os anos e tempo que tinha passado na faculdade era o mesmo que tinha ali passado e estava agora no ultimo ano do seu curso de Direito, terminaria o Curso de Advogacia e prentendia continuar os estudos para chegar a Juiza, como Advogado porem, ja nao precisava mais de trabalhar ali naquele lugar onde apesar de tudo conhecera boas pessoas e passara bons momentos, alem, de ter ganho muito mas muito dinheiro que dera para pagar os estudos, ajudar os pais sem que eles jamais desconfiassem do que ela fazia e guardar algum para abrir o seu Escritorio de Advogacia apos terminar o estagio.

Ivone conhecera e reconhecia isso clientes que haviam feito de tudo para que ela se sentisse bem com eles na cama, que sentisse algo mais do que prazer, chegara a andar mesmo com alguns, namorara-os por breves tempos mas sentia que nao os tinha amado embora eles tudo tivessem feito por isso foram presentes caros como joias e casacos de peles, foi um carro alem de tantas coisas mais que ela recebera de alguns clientes que nao a queriam apenas por uma noite, queriam alguem com quem pudessem ter um relacao mais estavel, talvez ate casamento, e viam nela a pessoa ideal para isso.

Era a ultima noite de Ivone ali e as amigas estavam a preparar-lhe uma festa de despedida surpresa que teve de ser adiada porque um dos clientes mais importantes que frequentava o Spa fora ate ao mesmo naquela noite e escolhera Ivone para ir passar a noite fora com ele. Era um dos Economistas mais conhecidos de Portugal, um dos melhores gestores do Banco de Portugal e tambem apontado como possivel futuro Ministro da Economia ou Financas.

Nada se fazia adivinhar do que se ia passar aquela noite e como Ivone iria ficar marcada para o resto da sua vida e que igualmente depois de se formar e depois mesmo de chegar a Juiza o seu grande objectvo era realizar o seu desejo, matar a sua sede, seguir em frente com a sua vontade e espirito de vinganca sobre aquele homem que a fizera mudar de personalidade numa questao de horas como toda a sua vida.

Pedro Carreira tinha sido ate entao um cliente do qual nenhuma das raparigas tinha a menor razao de queixa nem mesmo quando faziam saidas com ele. Pedro Carreira o rosto da Economia e Finncas em Portugal sempre fora calmo, carinhoso e bom cliente para com qualquer uma das suas colegas, porque razao com ela teria de ser diferente?

Quando entraram no quarto da suite do hotel onde Pedro morava desde que se separara da mulher tudo nele se alterara, parecia estar possuido pelos demonios ou pelo menos por alguma droga, Ivone nunca soubera ao certo se ele realmente nao estava sobre o efeito de alguma?

Pedro agarrou-a a forca e com violencia, com uma forca brutal arrancou-lhe as roupas e ainda com mais violencia e brutalidade sem se preocupar em ver a forma como ela estava amedrontada atirou-a para cima da cama e foi como se a estivesse a violar, talvez estivesse mesmo, talvez estivesse porque tudo aquilo Ivone teria impedido de se lhe fosse possivel, mas tal nao lhe fora dado a escolher. Pedro obrigou-a nitidamente a fazer sexo anal coisa que ela nunca fizera com outro cliente em todos aqueles anos de actividade ou com qualquer outro dos seus ex-namorados.

Finalmente todo aquele inferno terminara Pedro pagou-lhe e mandou-a embora. Ivone sentia-se humilhada, suja, sentia-se abusada, violada mas quem seria o violador que violaria alguem e no fim lhe dava mais de 300 contos. Quem iria acreditar na sua historia, sendo ela quem era, nenhum Juiz lhe iria dar razao sentiu Ivone mesmo com exames e tudo mais os sinais de violencia em seu corpo nao eram o suficiente.

Ivone queria vingar-se e a sua vontade era matar ali aquele monstro mas foi-se embora como ele lhe ordenara, estava decidida a nao apresentar queixa alguma ate porque tinha de evitar o escandalo porque o mesmo iria manchar a sua imagem de futura Advogada de futura grande Juiza como ela queria ser. Se ela fosse apresentar queixa o caso ate podia seguir em frente na Justica e ela ganha-lo mas logo se iria saber o que ela fizera durante o tempo que fora Estudante no ensino superior. Aquilo iria ficar por ali mas ela Ivone Marques iria um dia vingar-se dele, daquele monstro que se chamava Pedro Carreira.

Os anos tinham passado e a vida sentimental de Ivone em nada mudara desde aquela noite, daquela terrivel noite.

Ivone nao casara, nao voltara a ter um namorado e desde a noite em que a sua vida fora mudada voltara a fazer sexo com quem quer que fosse. No entanto a sua vida profissional mudara muito porque ela vivera toda a vida para a carreira e nao se arrependia por isso, nunca se arrependera por isso, sentia que nenhum homem merecia que ela se entregasse a ele em troca de tudo o que ela conquistara naqueles anos.

Estava ja com 50 anos era Juiza no Supremo Tribunal de Justica em Lisboa e nao esquecera nunca o que Pedro Carreira lhe fizera uma noite a ja quase 30 anos. Agora que estava no auge da sua carreira no patamar maximo da Justica em portugal Ivone Marques perguntava-se se nao era poderosa o suficiente para destruir o mesmo, isto e se o mesmo ainda fosse vivo. Ja algum tempo que nao ouvia falar nele desde que ele se retirara da vida social e era ja homem para quase 80 anos. Podia nao ser com ele ate mas com alguem da sua familia Ivone continuava a querer vingar-se de Pedro Carreira e realizar o seu desejo, sede, vontade e espirito de vinganca.

O relatorio sigiloso que pedira estava na sua mesa e ela ia le-lo e estuda-lo, tentar pegar fosse no que fosse junto dela estava o resultado das investigacoes que ela mandara fazer a alguns meses atras. Ali tinha nao so tudo sobre Pedro Carreira, sobre a vida, sobre as suas empresas mas igualmente sobre a sua familia.

Ivone comecou por gostar do que comecara a ler durante anos o antigo Ministro das Financas e Gestor do Banco de Portugal era suspeito nao so de branqueamento de capitais mas de ajudar muitos a fazer o mesmo em paraisos fiscais. Mas nao ficava por ali as suas empresas de construcao estavam a preparar a construcao de um grande resort turistico de luxo no Algarve numa zona ambiental e que invadia uma reserva natural e ecologica e isso ela tambem nao iria permitir que acontecesse e so estava para a acontecer certamente a conta de muitos subornos sobretudo ao Ministro do Ambiente nada estava provado mas ela ia fazer as provas surgirem assim como o filho de Pedro Carreira um tal de Luis Carreira estava igualmente envolvido em suspeitas de crimes de pedofilia numa certa casa no Alentejo.

O escandalo tinha rebentado e ja era de conhecimento publico, era capa de todos os principais jornais diarios portugueses na base dos mais diversos titulos e iam falando ja igualmente de uma super Juiza que estava na frente do Processo Carreira que ate entao era desconhecida do publico e da Imprensa Portuguesa mas que era uma tal de Ivone Marques uma das mais recentes juizas a chegar ao Supremo Tribunal de Justica e que naquele processo que tinha agora em maos a sua grande prova de fogo para provar o seu valor como Juiza dos casos mais importantes da Justica Portuguesa.

Para comecar todas as obras da construtora estavam paradas por ordem do Supremo Tribunal de Justica, a obra do resort de luxo no Algarve tinha sido agora reprovada e todas as contas bancarias de Pedro Carreira estavam congeladas e com tudo isso devido as multas que lhes seriam aplicadas por falharem nos contratos e por irregularidades em risco de falencia.

Finalmente o que ela mais queria provas suficientes para mandar deter Pedro Carreira e mante-lo preso ate o julgamento ter inicio e seria ela propria em conjunto com a Policia que lhe iria dar essa ordem de prisao como ela sonhara durante quase 30 anos, era agora o momento que ela tanto desejara como tanto temera igual, quase trinta anos depois iria estar frente a frente com Pedro Carreira mas havia algo que a deixava descansada. Ela sabia e ele tambem de que ele agora era bem menor que ela.

Pedro Carreira estava ja detido e todos os amigos lhe viravam as costas sobretudo os socios. Por impossivel que parecesse nem encontrava advogado que o quisesse defender porque ele proprio nao tinha condicoes para pagar a defesa desde que as suas contas bancarias e dos seus familiares mais proximos haviam sido congeladas Pedro Carreira vira-se obrigado a apresentar um atestado de pobreza e a pedir um Advogado ao Ministerio Publico.

Era hora de algo pessoal Ivone Marques saira do seu cabinete e do edificio do Tribunal e se dirigira ate ao seu carro mais uma vez um Jornalista a incomodara com perguntas e questoes que estavam em segredo de Justica mas logo Ivone o despachara com respostas evasivas e pouco esclarecedoras, o que estava em segredo de Justica nao era para vir ao publico.

Estavam finalmente os dois frente a frente depois de Ivone ir a cadeia onde Pedro Carreira estava detido e ter sido levado para a sala das visitas. Ivone mandou inclusive que o Guarda Prisional sair queria estar ela, so, com Pedro Carreira e que o mesmo esperasse por ambos a porta do lado de fora.

Ivone revelou a Pedro Carreira quem era e o que ele lhe fizera a muitos anos atras e a forma como ela jurara vingar-se de si. O quanto ela estudara e lutara para ir subindo na carreira e chegar onde havia chegado para o destruir a ele. Pedro Carreira nao queria acreditar e claro que se lembrar dela e do que lhe fizera mas nao lhe pediu perdao sabia que isso nao iria adiantar e podia estar na lama mas o seu orgulho ainda era muito. Ela podia hoje ser uma Juiza, uma Juiza que o ia condenar, deixa-lo na miseria mas era bom nao esquecer que ela no passado fora uma Prostituta, melhor, uma Puta a quem ele fizera tudo o que lhe apetecera e isso ela nao ia poder mudar. Ivone sorriu, levantou-se e cuspiu-lhe em cima, depois entregou-lhe um envelope onde estavam aproximadamente o que eram 300 contos em euros. Ivone sorriu e disse-lhe que aquele tinha sido o preco o valor da sua violacao e que agora era uma ajuda para ele arranjar um Advogado que o defendesse porque sem ter quem o defendesse ela nao o iria poder condenar a pena maxima.

Era a manha da sentenca final e depois do que fora os julgamentos a questao era saber-se a quantos anos Pedro Carreira seria condenado. Do estacionamento ate ao edificio do Tribunal Ivone tivera que receber o escoltamento de um cordao policial nao so por causa dos jornalistas mas tambem dos populares que estavam ali a aplaudi-la ela mostrara que afinal a Justica tambem prendia os ricos e poderosos. Os jornalistas estavam a ser infernais, tinham que fazer o seu trabalho era certo mas tudo tinha um limite.

O Reu nao aparecia na sala de audiencias e a sentenca tinha que ser lida ninguem sabia o que acontecera nem o proprio Advogado de Defesa de Pedro Carreira. O que teria acontecido? Nem sinal da propria carrinha do estabelecimento prisional. Ninguem sabia de nada ate que se recebera um telefonema da cadeia onde o mesmo se encontrava e Ivone fora chamada por um Oficial de Justica para atender o mesmo era o Director da prisao.

Pedro Carreira tinha-se suicidado na noite anterior enforcando-se na sua cela com os lencois da cama. O Director da cadeia onde o mesmo se encontrava conseguira que o caso nao chegasse aos jornais e a Imprensa sem antes chegar aos ouvidos da Justica no entanto o corpo ja estava no Instituto de Medicina Legal e so depois de terminar de comunicar o mesmo facto a Meretissima e que ele Director da cadeia iria comunicar a familia do falecido os mesmos factos.

Melhor assim pensou Ivone a Justica havia sido feita e cumprida pelas maos de Deus entao era a Justica correcta, nada melhor que isso. Ivone sentou-se e sorriu mesmo antes de ir a sala de audiencias cancelar a mesma. Ivone pensara e vira agora que o seu desejo, sede, vontade e espirito de vinganca estavam cumpridos assim como o seu desejo, sede, vontade e espirito de Justica estava realizado, Pedro Carreira, esse verme, esse monstro estava morto e nao violaria mais nenhuma mulher, Ivone sentia que agora ela sorria melhor para a vida e o proprio mundo respirava melhor.

                                                                                                       Manuel Goncalves


















Sem comentários:

Enviar um comentário