Página

domingo, 13 de janeiro de 2019

James "Jim" Douglas Morrison "O Rei Lagarto"

 

Na Cronica relacionada com o que foi o Ano 2018 do blog tive oportunidade de divulgar que neste ano de 2019 queria ocupar algum do meu tempo a escrever sobre algumas biografias no meu blog, biografias claro de personalidades que para mim se tornaram idolos e que contra tudo e contra a todos em alguns casos aprendi a admirar por diveras razoes, James Douglas Morrison (1943-1971) e sem duvida uma delas pela sua personalidade e por admira-lo nao so como Cantor que era mas admirar a sua Poesia. Morrison foi o primeiro com o tempo outras biografias de idolos meus se seguirao certamente ainda no presente ano.
 
Considero igualmente James "Jim" Douglas Morrison nao so pelos seus pensamentos tantas vezes cantados em improviso, estilo de vida entre outras coisas quase que um Filosofo pela influencia que teve na sua geracao igualmente nos seus livros no entanto nao o coloco aqui com a etiqueta de Filosofo pela razao do mesmo nao ser formado em Filosofia no entanto tenho-o como um dos grandes filosofos nem que seja amadores dos tempos modernos. Morrison morreu em 1971 mas nao parece ter ficado esquecido no tempo, antes pelo contrario, tem vindo de geracao em geracao para os tempos modernos e como disse um certo Professor meu de Historia "uma decada pode dizer muito na vida de uma pessoa mas nao dizer nada na vida de um Pais".


Jim Morrison foi entre muitos outros um idolo que tive na minha adolescencia e naquela epoca em que nos estamos a formar como seres humanos e a descobrir coisas que nos acompanham por toda a vida como certos gostos, no caso gostos musicais.


James "Jim" Douglas Morrison (Melbourne, 8 de Dezembro de 1943 - Paris, 3 de Julho de 1971) foi um Cantor, Compositor e Poeta Norte-Americano, mais conhecido como o Vocalista da Banda de Rock, The Doors (1965-1972). Morrison foi o Autor da maior parte das letras da banda. Apos o aumento explosivo da fama da banda em 1967, Morrison foi ganhando e desenvolvendo uma grave dependencia de alcool que juntamente com o consumo de drogas culminou na sua morte prematura e precoce aos 27 anos de idade em Paris. Alguns rumores apontam para que tenha morrido devido a uma Overdose de heroina, mas como jamais foi realizada uma autopsia, a causa exacta para a sua morte ainda e contestada sendo mesmo uma incerteza ate para os medicos legistas de hoje.


Morrison era conhecido sobretudo por muitas vezes fazer uso do seu talentoso Spoken Word (recitacao, declamacao) muitas vezes improvisadas no momento e poesias improvisadas enquanto a banda tocava ao vivo. Devido as suas performaces e a sua personalidade selvagem, ele e considerado por criticos e fas como um dos vocalistas mais iconicos, carismaticos e pioneiros do Rock e da Historia da Musica. Jim Morrison foi classificado na 47° posicao na lista da Revista Rolling Stone (1967) dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", e em 22° Lugar na lista da Revista Classic Rock (1998) dos "50 maiores cantores de Rock".

Jim Morrison era filho do Almirante George Stephen Morrison (1919-2008) e de sua mulher Clara Clark Morrison (1919-2005), ambos funcionarios da Marinha Americana. Seus pais eram conservadores e rigorosos, todavia Jim acabou por tomar para si pontos de vista completamente opostos e antagonicos aos que lhe foram ensinados. Ainda jovem, foi Escuteiro.

De acordo com Morrison, um dos eventos mais importantes da sua vida aconteceu em 1947, entao com quatro anos de idade, durante uma viagem de familia ao Estado Novo Mexico, nos Estados unidos, que ele assim viria a descrever mais tarde:

"A primeira vez que descobri a morte... eu, os meus pais e os meus avos, iamos de automovel no meio do deserto ao amanhecer. Um camiao carregado de indios, tinha chocado com outra viatura e havia indios espalhados por toda a auto-estrada, sangrando. Eu era apenas uma crianca e fui obrigado a ficar dentro do automovel enquanto os meus pais foram ver o que se passava. Nao consegui ver nada - para mim era apenas tinta vermelha e pessoas deitadas no chao, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibracao das pessoas a minha volta, entao de repente apercebi-me que elas nao sabiam mais do que eu sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo... e eu penso que nessa altura as almas daqueles indios mortos - talvez de um ou dois deles - andavam a correr e aos pulos e vieram parar a minha alma, e eu, apenas como uma esponja , ali sentado a absorve-las ".

Os pais de Morrison afirmaram que tal incidente nunca havia ocorrido. Morrison dizia que ele ficara tao perturbado com o caso que seus pais lhe diziam que tinha sido um pesadelo, para o acalmar. Em qualquer caso, tenha sido real ou imaginario, o mesmo incidente acabaria por o marcar profundamente, e ele fez repetidas referencias nas suas cancoes, poemas e entrevistas, como por exemplo nas musicas "Peace Frog" gravada em 1969 e lancada em 1970 e "Ghost Song" lancada em 1980.


Jim Morrison viveu e cresceu em locais como Alexandria, Virginia, Clearwater, Florida, Washington D.C, Albuquerque, Novo Mexico, Claremont, Alameda, California e mais dois ou tres sitios, devido a profissao do Pai.

Morrison foi de facto bastante influenciado por alguns filosofos, cujas opnioes sobre estetica, moralidade e dualidade apolineo e dionisiaco iria aparecer no futuro em suas conversas, Poesia e cancoes. Ele leu as obras do poeta simbolista frances Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854-1891) conhecido como Arthur Rimbaud, cujo o estilo o viria a influenciar mais tarde na forma de escrever pequenos poemas em prosa. Na adolescencia quando Morrison atingiu os 15 anos, a familia mudou-se para Washington D.C, onde iria ficar por tres anos enquanto Jim frequentou o George Washington High School. Os testes a que foi submetido e que lhe foram aplicados nesta escola mostraram que Jim tinha um Quociente Intelectual (Q.I )de 149 o que fazia do mesmo um Superdotado. Apesar da Poesia ja fazer parte da sua vida, a partir desta altura Morrison comecou a levar o mesmo genero de literatura bem a serio (escreveu Horse Latitudes durante este periodo) escrevendo sem parar em diarios e cadernos que possuia. Ele graduou-se na George Washington High School em 1961, apesar dos pais o acharem preguicoso. Seus pais o matricularam na St. Petersburg College na Florida, e mandaram Morrison para passar um ano com os avos em, Clearwater, Florida. Jim depressa aprendeu que ficar bebado e perseguir a vida boemia deixava os avos bastante chateados, pela mesma razao ele fazia ambas as coisas. Quando o ano passou, Jim comecou as aulas na Florida State University - "apenas porque nao conseguia pensar em nada mais para fazer". Estudou entre outras coisas Filosofia e Psicologia, onde sem duvida aprendeu uns truques que usaria mais tarde em sua vida. Mas ele queria desistir, estava agora decidido a estudar Cinema na Universidade da California em Los Angeles (UCLA). Nao conseguindo persuadir a aceitarem a ideia, matriculou-se em tantas aulas relacionadas com Teatro quanto possivel. Ele ainda estava determinado com a ideia de chegar a UCLA. E conseguiu em 1964, depois de finalmente ter conseguido a permissao dos pais (apesar de ter mais de 18 anos, presumivelmente necessitava de assistencia financeira tanto para estudar como para sobreviver). No departamente de artes teatrais da UCLA, Jim especializou-se em tecnicas de filmes. Morrison graduou-se na UCLA no Verao de 1965. Ele nem se preocupou em ir a cerimonia de graduacao. Ja tinha abandonado a UCLA, exprimido de raiva durante uns dias depois da primeira e ultima passagem do seu filme de fim de ano ter atraido comentarios bastante negativos tanto de professores como de estudantes Jim cortou igualmente todas as comunicacoes com a familia, chegando mesmo a queimar os cheques que lhe mandavam.


James Douglas Morrison viria a tornar-se o que se pode chamar e considerar de Descobridor, interssado em explorar novos caminhos e sensacoes diferentes, e seguiu sempre uma vida boemia na California, frequentou a Universidade da California em Los Angeles, formando-se no curso de Cinema, deambulando por la, dormindo em sofas, telhados, andou por Venice, Los Angeles, devorando livros. Apos a graduacao pela UCLA, Morrison, apos um encontro casual com seu antigo colega Raymond Daniel Manzarek (1939-2013) leu-lhe alguns poemas (entre os quais o famoso Moonlight Drive") e ambos decidiram naquele momento fazer uma Banda Rock. Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, o Guitarrista Robby Krieger (1946) e o Baterista John Densmore (1944), que Ray conhecia das aulas de meditacao. O nome da Banda - The Doors - foi inspirado no livro The Doors of Perception (1954) do Escritor ingles Aldous Leonard Huxley (1894-1963) mais conhecido como Aldous Huxley, que o tinha ido buscar a um verso do poema do Poeta, Pintor e Tipografo ingles William Blake (1757-1827) que dizia: "If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite (Se as portas da percepcao estiverem limpas / todas as coisas se apresentarao ao homem como sao, infinitas)" - The Marriage of Heaven and Hell. Morrison desenvolveu um estilo de cantar unico e um estilo de Poesia a tocar fortemente no Misticismo.

Morrison adoptou a alcunha de "Mr. Mojo Risin", anagrama de "Jim Morrison" e que o mesmo usou como refram na musica "LA Woman" (1971) no album com o mesmo nome e que seria o ultimo que ele viria a gravar. Era tambem chamado de Lizard King (Rei Lagarto) retirado de um verso do seu famoso epico "The celebration of the Lizard", parte do qual foi gravado no Album Waiting for the Sun (1968), adaptado a musical nos anos 90.

                                             
Ainda antes mesmo da formacao dos The Doors, Morrison comecou a consumir varias drogas, a beber alcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos prazeres, aparecendo bebado para sessoes de gravacao (podendo ouvir-se solucos em "Five to one").

Apesar de nunca se ter sentido proximo da sua familia, Morrison procurava proteger os seus companheiros de banda. Aparentemente, uma vez tera dito a Ray Manzarek que nunca se sentia confortavel num encontro social a nao ser que ele ou outro elemento do grupo estivessem presentes com ele. Morrison viria a recusar mesmo algumas oportunidades de carreira a solo.

Em Marco de 1971, apos todos os membros da banda terem decedido parar por algum tempo, Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada de sempre Pamela Susan Courson (1946-1974), com o proposito de se concentrar unicamente na Escrita.

Jim Morrison era um Baritono e tinha um timbre de voz bonito e encorpado. Ele tinha bons graves e chegava a altos agudos. Sua extensao em estudio era de G2-B4.

                                         
Morrison comecou a escrever desde de sempre, na sua adolescencia. Na faculdade, ele estudou em areas e campos relacionados com Teatro e Cinema.

Ele publicou independentemente dois volumes da sua extensa Poesia, em 1969, The Lords / Notes on Vision e The New Creatures. The Lords consiste em breves descricoes de lugares, pessoas, eventos e pensamentos de Morrison sobre o Cinema. Os versos de The New Creatures sao mais poeticos em estrutura, sentimento e aparencia. Estes dois livros foram depois combinados em um unico volume intitulado The Lords and The New Creatures. Estes mesmos livros foram os unicos escritos e publicados ainda durante a vida de Morrison, nao somente o Cantor, Vocalista polemico mas tambem do Compositor e sobretudo do tipico Poeta americano.

Morrison ajudou o Poeta, Compositor, Dramaturgo e Novelista americano da Geracao Beat Michael McClure (1932), que escreveu para a biografia de Morrison por Daniel Stephen Sugerman (1954-2005) que viria a ser o segundo Empresario Artistico da banda e Autor de varios livros sobre Jim Morrison, No One Here Gets Out Alive (1980) que viria a ser a primeira Biografia de Jim Morrison. McClure e Morrison colaboraram em projectos de filmes, incluindo uma versao da peca infame de McClure, The Beard (1965), na qual o proprio Morrison teria actuado como o Pistoleiro e Ladrao de gado e cavalos William Henry McCarty (1859-1881) mais conhecido pelo seu pseudonimo William "Billy The Kid" Bonney ou simplesmente Billy The Kid.


Depois de sua morte, dois volumes da Poesia de Morrison foram publicados. O conteudo dos livros foi seleccionado e corganizado pelo amigo de Morrison o Fotografo, Jornalista Musical e Realizador estadunidense Frank Lisciandro, e pelos pais da namorada Pamela Courson, que eram os possuidores dos direitos da sua obra poetica. The lost Writings of Jim Morrison Volume 1 e intitulado Wilderness, e, depois do seu lancamento em 1988, tornou-se um Best-Seller na pesquisa do Jornal estadunidense New York Times (1851) (NYT). O Volume 2, The American Night, lancado dois anos depois do Volume 1 em 1990, foi tambem um sucesso.

Morrison gravou a sua propria Poesia em um estudio profissional de som em duas ocasioes separadas. A primeira foi em Marco de 1969, em Los Angeles, e a segunda ocorreu em 8 de Dezembro de 1970. A ultima sessao foi assistida pelos amigos pessoais de Morrison e incluiu uma gama de pecas esbocadas. Alguns dos segmentos da sessao de 1969 foram lancados no Album bootleg The Lost Paris Tapes e foram posteriormente como parte do Album dos The Doors An American Prayer, lancado em 1978. O album alcancou a posicao 54 em listas de musica. A Poesia gravada em Dezembro de 1970 permanece sem ter sido lancada ate hoje sendo a mesma posse da familia Courson. O mais conhecido mas raramente visto empenho cinematografico de Morrison e HWY: An American Pastoral (1969), um projecto que ele comecou em 1969. Morrison viria a financia-lo e a formar sua propria companhia de producao para manter controlo completo do projecto. O Fotografo americano Paul Ferrera (1939), o Fotografo e Realizador americano Frank Lisciandro e Babe Hill ajudaram Morrison na iniciativa de levar a cabo aquela obra cinematografica com 52 minutos. Morrison interpretou o personagem principal do filme um viajante independente de mochila as costas que viria a tornar-se um fora-da-lei, Matador e Ladrao de carros. Morrison convidou seu amigo, o Compositor e Pianista americano Frederic Myrow (1939-1999) mais conhecido como Fred Myrow, para o trabalho da banda sonora do filme.

                                      
Referente aos astros de Rock - especialmente numa figura carismatica e dramatica como Jim Morrison - e muito comum que possa haver inumeras lendas em torno da sua breve mas marcante vida. Grande parte delas vem de mitos sobre as suas habilidades magicas e questoes referentes as polemicas.

No filme do Realizador americano Oliver Stone (1946), The Doors - O Mito de uma Geracao (1991) e que contou nos papeis principais com Val Edward Kilmer (1959)mais conhecido como Val Kilmer no papel de Jim Morrison, Margaret Mary Emily Anne Hyra (1961) mais conhecida como Meg Ryan no papel de Pamela Courson, Kyle Merritt MacLachlan (1959) mais conhecido como Kyle MacLachlan no papel de Ray Manzarek, Frank Joseph Whaley (1963) mais conhecido como Frank Whaley no papel de Robby Krieger e Kevin Brady Dillon (1965) mais conhecido como Kevin Dillon no papel de John Densmore. No mesmo filme os boatos do Rock mostram Morrison com a propria Patricia Kennealy (1946) e que viria a ficar conhecida como Patricia Kennealy - Morrison e os boatos indicam que Jim se tera casado com a mesma Jornalista em um ritual magico. Obvio que esse boato e irrelevante, entretanto a mesma se intitula com o sobrenome do Cantor. Diz que o mesmo casamento teria ocorrido em Junho de 1970, em uma cerimonia Celta.

Jim Morrison foi detido, processado e depois de ser submetido a julgamento foi condenado e preso por mostrar os orgaos genitais num concerto da banda em 1969 na Cidade de Miami. Passou o resto da sua vida em tribunais por causa do referido caso. Entretanto, nada foi comprovado. Visto que ele tinha uma fama de iconoclasta quando estava em palco - devido a sua capacidade teatral e grande carisma - fica complicado provar o contrario. Fotos tiradas no dia do concerto foram consideradas como inconclusivas e nada mostraram. Porem e facto que a plateia toda ficou nua, por estimulo e incentivo de Jim Morrison e seu Sex-Appeal irresistivel.


Jim Morrison e considerado um dos piores "hospedes" do Cemiterio Pere-Lachaise (1804). Sempre ocorreram desordens e motins entre outros problemas junto do tumulo do Cantor, tal levou a que fosse actualmente colocada uma cerca envolta do seu tumulo (que os fas mais fervorosos obviamente saltam para estar ainda mais perto dos restos mortais do seu idolo e do seu tumulo). Entretanto o caso mais interessante e do busto de Morrison que foi roubado. Morrison era cultuado com um Xama por seus fas e os mesmos acreditavam que seu bustos possuia poderes magicos.

                                              
Dados Pessoais de Jim Morrison:

. Nome: James Douglas Morrison.
. Tambem conhecido como: Jim Morrison.
                                                  O Rei Lagarto.
                                                  Sr. Mojo Risin.
                                                 Jimbo.
Nascimento: Melbourne, Florida, Estados unidos, 8 de Dezembro de 1943.
Falecimento: Paris, II-de-France, Franca, 3 de Julho de 1971 (27 anos).
Ocupacao: Cantor, Compositor, Poeta.
Genero(s) Musical(ais): Rock Psicadelico, Acid Rock, Blues-Rock, Hard Rock.
Instrumento(s): Vocais, Harmonica, Piano, Sintetizador Moog, Pandeirola (ocasionalmente), Maraca.
Extensao Vocal: Baritono.
Editora(s) Discografica(as): Elektra (1950).
Afilacao: The Doors.
Pagina Oficial: TheDoors.com.
Conjuge: Pamela Courson (1965-1971).
Progenitores:
                          Pai: George Stephen Morrison.
                         Mae: Clara Clarke Morrison.

                                               
Morrison morreu em 3 de Julho de 1971 em Paris, Franca na banheira de seu apartamento, aos 27 anos de idade. Em sua lapide esta escrito: "Kata Ton Daimona Eaytoy" (Em Portugues: "Queime Seu Demonio Interior). Muitos dos seus fas e biografos especularam sobre a causa da sua morte, se teria sido originada por causa de uma Overdose, pois embora Jim Morrison nao fosse conhecido por consumir Heroina, Pam fazia-o (morreu de Overdose em 1974) e tambem e sabido que nesse Verao correu a Paris a procura de Heroina de uma pureza invulgar. Outra das hipoteses seria o seu assassinato planejado pelas proprias autoridades do Governo dos Estados Unidos da altura. Jim Morrison foi referido como sendo o numero 5 a morrer em condicoes misteriosas, tendo sido os quatro primeiros Robert Leroy Johnson (1911-1938) um Guitarrista americano de Blues mais conhecido como Robert Johson tendo sido a causa da morte tera que sido o facto de ele ter sido envenenado com Estricnina que tera sido colocada num Whisky pelo Dono de um bar que suspeitava que Johson andava a cortejar a sua mulher; a segunda vitima foi aquele que e apontado por muitos como o melhor Guitarrista de todos os tempos James Marshall "Jimi" Hendrix (1942-1970) conhecido mais como Jimi Hendrix e nascido com o nome de Johnny Allen Hendrix a sua morte foi em circunstancias que nunca foram completamente explicadas mas de acordo com o relatorio Medico que o atendeu a causa da sua morte tera sido originado por asfixia (literalmente afogado) em seu proprio vomito composto principalmente por vinho tinto e supostamente tera tambem tomado nove comprimidos compostos de um remedio que a namorada alema Monika Charlotte Dannemann (1945-1996) tomava para dormir e que ele tera tomado sem que ela soubesse; a terceira vitima tera sido a unica mulher do grupo de cinco vitimas, a Cantora e Compositora Norte-Americana, Janis Lyn Joplin (1943-1970) mais conhecida como Janis Joplin que morrera no auge da sua carreira e que era considerada como a  "Rainha do Rock and Roll" e ainda hoje considerada como tal as causas da sua morte foram apontadas para uma Overdose de Heroina possivelmente combinada com efeitos do alcool; a ultima das vitimas foi o Guitarrista ingles e membro-fundador da Banda The Rooling Stones (1962), Lewis Brian Hopkin Jones (1942-1969) mais conhecido Brian Jones a causa da morte de Brian e uma incerteza ja que o corpo tera sido encontrado no fundo da piscina da sua casa pela sua namorada, supoe-se que sua morte foi causada por Frank Thorogood, um dos Empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Frank teria confessado o crime a sua filha, em 1993, quando estava em seu leito de morte. A Historia, entretanto, nunca foi confirmada e háaquem duvide dessa versao (incluindo aí o proprio Keith Richards (1943) actual Guitarrista da banda). Encontra-se sepultado no Cheltenham Cemetery and Crematorium, Cheltenham, Gloucestershire na Inglaterra. Todos morreram com 27 anos e fazem parte de um grupo insolito de personalidades sobretudo da Musica que vieram a morrer por diversas razoes com 27 anos tendo a ultima vitima sido a Cantora e Compositora britanica mas de ascendencia Judaica, Amy Jade Winehouse (1983-2011) que tera morrido por causa do consumo excessivo de bebidas alcoolicas. Todos eles fazem parte de um grupo conhecido como Clube dos 27.


O Clube dos 27 e um termo que se refere a crenca de que um incomum alto numero de musicos da Musica Popular que morreram aos 27 anos, frequentemente pelo uso excessivo de bebidas alcoolicas ou drogas, ou meios violentos como homicidio ou suicidio.

No caso de Morrison o relatorio oficial diz que a morte foi causada por um "Ataque Cardiaco". Esta sepultado desde entao no famoso Cemiterio do Pere-Lachaise em Paris. Devido a actos de vandalismo por parte de alguns fas, por diversas vezes a associacao de amigos do mesmo cemiterio sugeriu que o corpo do Cantor fosse transferido para uma outra necropole.

Em Abril de 2010, foi lancado o Documentario de 86 minutos com o titulo de When You're Strange (2009) e narrado pelo Actor, Musico e Produtor de Cinema estadunidense John "Johnny" Christopher Depp II (1963) mais conhecido como Johnny Depp e que conta a Historia dos The Doors.

                                                  
Caro(a) leitor(a) em genero de analise final devo acrescentar que em biografias esta Cronica foi das que me deu mais prazer realizar porque como tenho defendido muitas vezes escrevendo, passando a informacao muitas vezes tambem eu estou a tomar conhecimento das coisas pela primeira vez.

Dedico esta Cronica a todos os leitores mas a um amigo em especial meu vizinho de predio e amigo de infancia, daquelas pessoas que temos conhecimento desde que nos conhecemos. Ele um pouco mais velho foi ele que agarrou em mim e me foi apresentado The Doors e em especial Jim Morrison, vimos juntos o filme The Doors - o Mito de uma Geracao. Anos e anos andamos meio perdidos e ele esta prestes a tambem partir para outro pais tal como eu fiz em 1998. Os milagres do Facebook causaram o reencontro no qual nao podemos deixar de recordar os momentos de adolescencia e as tardes em que passamos a ouvir The Doors que se tornaram para mim uma referencia e Jim Morrison alem de um Idolo tornou-se um Mito para mim e penso que para muitos de nos, um Mito, um Idolo e uma Lenda que partiu mas os fas ao longo das geracoes mantem vivo.

Esta cronica e tambem a primeira de algumas que pretendo fazer ao longo do tempo dedicadas a idolos meus e de alguns dos leitores tambem. Algumas certamente serao apresentadas ainda este ano e quero agora simplesmente me despedir de todos voces com um abraco e um voto de ate breve, bem aja a todos.

                                                                                                             Manuel Goncalves


                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário