Página

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Analise e Resumo do Ano 2018



Esta como penso ja ter dito anteriormente e por norma a Cronica mais dificil de fazer anualmente. Talvez pela enorme diversidade de assuntos e conteudo numa so Cronica ou porque acaba por ser aquela que da mais trabalho pesquisar.

Os acontecimentos do Ano 2018 aqui apresentados julgo que podem ser dos mais importantes e maior destaque pela midia no entanto pode ter havido sempre um ou outro acontecimento que tenha ficado, caido mesmo no esquecimento, lamento quando um leitor le uma Cronica deste tipo e ve que aquele acontecimento que ele considera ter sido de enorme importancia no mesmo ano nao aparece referido nesta Cronica. As vezes e mesmo acidentalmente que isso acontece no entanto por vezes comeca a ser repetitivo referir sucessivamente os ataques terroristas que por vezes acontecem em dose dupla numa semana, os acontecimentos que se repetem na Europa e pelo Mundo fora. Mais um ano chegou ao fim e de uma forma ou de outra estes sao aqueles que considero serem os grandes acontecimentos do ano, do Ano 2018.

Nao creio que tenha sido um ano com acontecimentos marcantes daqueles acontecimentos capazes de entrarem na Historia Universal e de um dia serem discutidos nas salas de aula mas decerto algum tiveram o seu impacto, infelizmente muitas vezes pela tragedia que provocaram.


Corria ja o dia 15 de Janeiro de 2018 e Portugal viria a passar por um momento que longe de ser unico tambem nao se pode consideral usual em territorio luso.

O relogio marcava 11:51 da manha quando de acordo com informacoes disponibilizadas pelo Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi registado nas estacoes de Rede Sismica do Continente, um sismo de Magnitude 4.9 na Escala de Richter sendo considerado Ligeiro e podendo anualmente pelo Mundo fora acontecerem 6200 por ano, apesar de nao ser considerado catastrofico fica no entanto longe de ser um simples Microssismo os quais podem acontecer 8000 por dia e nao sao sentidos por humanos. O abalo cujo o Epicentro se localizou a cerca de 6 KM a Norte-Nordeste de Arroiolos. No entanto nas redes sociais houve relatos de que o sismo havia sido sentido em Lisboa, Santarem e Faro, mas tambem a Norte, como em Coimbra e no Porto. Com uma forca intensa teve uma curta duracao de 1, 3 segundos.


Num raio de 30 Quilometros de Arroiolos, o sismo que ocorreu no finaal da manha as 11:51 da manha foi o mais forte dos ultimos 58 anos. Ou seja, foi o de maior intensidade desde que iniciaram ali com os registos sismicos, em 1960 - podera mesmo ser relativamente a um periodo mais alargado, mas ai nao ha registos de dados. De acordo com os registos sismicos, este foi o maior terramoto registado em Portugal desde 1998.

Varias escolas e servicos publicos foram encerrados apesar de nao terem sofrido danos de maior, houve localidades a ficar sem electricidade e a serem evacuados.

O sismo tambem foi sentido em Espanha, na Regiao de Estremadura e nomeadamente em Merida, Badajoz, Cacerez e Valencia de Alcantara.

                                             
A Cantora portuguesa Madalena Lucilia Iglesias do Vale de Oliveira Portugal (1939-2018) conhecida somente como Madalena Iglesias e que vencera o Festival RTP da Cancao em 1966 com "Ele e Ela" viria a morrer em 16 de Janeiro de 2018 numa clinica em Espanha, na Cidade de Barcelona com a idade de 78 anos.



Madalena Iglesias iniciou a sua carreira no Centro de Preparacao de Artistas, na ex-Emissora Nacional, e em 1966 venceu o Festival RTP da cancao com o tema "Ele e Ela" tendo representado Portugal no mesmo ano na Cidade do Luxemburgo em Luxemburgo e onde entre 18 paises e cancoes viria a obter o 13º Lugar.


Ja antes em 1962 havia representado Portugal no Festival de Benidorm , em Espanha, o que lhe viria a abrir definitivamente as portas do mercado internacional. Realizou digressoes por Espanha e pela America do Sul e concorreu a diferentes festivais internacionais como o Palma de Maiorca e o de Aranda del Duero, que venceu em 1964.

Madalena Iglesias a par de Simone de Macedo de Oliveira (1938) conhecida como Simone de Oliveira, tornou-se numa das vozes mais importantes da Decada de 60.


Paul Frederic Simon (1941) mais conhecido como Paul Simon que durante decadas encantou o Mundo com a sua Musica e bem visivel disso era o facto de atrair multidoes de fans fosse onde fosse cantar comunicou ao Mundo ainda em Janeiro de 2018 que pretendia retirar-se do Mundo artistico.


Considerado pela conceituada Revista de Musica, Rolling Stone (1967) , como sendo o 93º melhor Guitarrista de todos os tempos aos 76 anos comunicava simplesmente ao Mundo que era altura de largar a guitarra e retirar-se deixando para tras uma carreira brilhante onde criara enormes sucessos tanto a solo ou com o seu companheiro de sempre Arthur Ira Garfunkel (1941) mais conhecido como Art Garfunkel com o qual formara a dupla Simon & Garfunkel (1957-2010) tendo tido varias paragens mas nos momentos de acitividade realizado concertos memoraveis no Central park em Nova Iorque .

Para tras ficaram exitos como Mrs Robison (1968), The Boxer (1969), Cecilia (1969) que nunca deixaram de alcancar os numeros 1 em varios tops musicais a volta do Mundo e que muitos contribuiram para a fama e sucesso tanto de Paul Simon, Art Garfunkel ou de Simon & Garfunkel.


Ao revelar a sua decisao ao Mundo comunicou que pretendia encerrar a carreira em Londres, em, 15 de Julho de 2018, com um concerto no Festival Brithis Summer Time onde subiria ao palco pela ultima vez onde estaria muito bem acompanhado ao lado de Bonnie Raitt (1949) que e so considerada a 89º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone e vencedora de 10 Grammys e de James Vernon Taylor (1948) mais conhecido como James Taylor. Ao longo da carreira tanto a solo como acompanhado de Art Garfunkel na dupla Simon & Garfunkel, Paul Simon venceu varios premios entre os quais varios Grammys.



No dia 30 de Janeiro a Policia Judiciaria (PJ) chegou a SAD do Sport Lisboa e Benfica (1904) onde pretendia efectuar buscas em casa do Presidente do clube Luis Filipe Ferreira Vieira (1949) passou-se a mesma coisa, no ambito da Operacao "Rota do Atlantico". A mesma operacao da Policia Judiciaria incluiu tambem buscas a casa e gabinete do Juiz Desembargador Rui Rangel, a casa da sua ex-mulher, Fatima Galante, igualmente Juiza, e as residencias do Advogado Jose Sousa Martins e do seu filho.

Fontes ligadas ao proprio clube confirmaram as buscas mas realcaram que as mesmas decorreram "no ambito de uma investigacao que nao tinha por objecto o clube".

"Nada tendo a ver o ambito do processo com o Sport Lisboa e Benfica, sao totalmente especulativas todas as interpretacaoes que envolvam o nome desta instituicao", dizia o comunicado divulgado.

A operacao judicial incluiu cerca de 30 buscas e resultou mesmo na detencao de alguns elementos suspeitos.

As buscas em casa de Rui Rangel, Magistrado do Tribunal da Relacao de Lisboa, foram acompanhadas igualmente por um Juiz do Supremo Tribunal de Justica (STJ).

Segundo algumas fontes de informacao, o crime central que estava a ser investigado era o trafico de influencias, a que se juntavam outros crimes economicos conexos.

A Procuradoria -Geral da Republica (PGR) confirmou na manha do mesmo dia a existencia de buscas em varios locais de Lisboa, no ambito de uma certidao extraida da Operacao "Rota do Atlantico", que alargou em 2016 a investigacao ao nome do Juiz Rui Rangel.


Em resposta a Agencia Lusa, a proposito das buscas noticiadas na manha do mesmo dia por diversos orgaos de Comunicacao Social, a PGR disse que o caso estava a decorrer "no ambito de um inquerito dirigido pelo Ministerio Publico (MP) junto do Supremo Tribunal de Justica, com a coadjuvacao do Departamento Central de Investigacao e Accao Penal (DCIAP)".

O mesmo processo teve origem numa certidao extraida da designada Operacao "Rota do Atlantico", acrescentou a PGR, adiantando que em causa estavam suspeitas de "recebimento indevido de vantagem, ou, eventualmente, de corrupcao, de branqueamento de capitais, trafico de influencia e fraude fiscal".

Nesta investigacao o Ministerio Publico (MP) foi coadjuvado em conjunto pela propria Policia Judiciaria.

O inquerito ao Juiz Desembargador Rui Rangel foi aberto ainda em 2016.

Na mesma altura, foi noticiado que o Juiz Rui Rangel era suspeito de receber indevidamente verbas do Empresario de Futebol Antonio Jose da Silva Veiga (1963) mais conhecido no Mundo do Futebol como apenas Jose Veiga, Arguido do Processo Rota do Atlantico, relacionado com crimes de corrupcao no comercio internacional, fraude fiscal, branqueamento de capitais e trafico de influencias.

No ambito da Operacao Rota do Atlantico, desencadeada a 03 de Fevereiro de 2016, quase 2 anos antes das buscas da PJ a SAD do Benfica, foram constituidos varios arguidos, Jose Veiga, Pedro Miguel de Santana Lopes (1956) mais conhecido como Pedro Santana Lopes ou Santana Lopes e antigo Presidente do eterno rival do Sport Lisboa e Benfica em Lisboa o Sporting Clube de Portugal, foram ainda constituidos arguidos o antigo Presidente do Benfica Manuel Damasio Soares Garcia (1940) mais conhecido como Manuel Damasio e a Advogada Maria de Jesus Barbosa.

De acordo com a investigacao do Ministerio Publico e da Policia Judiciaria, Jose Veiga e Pedro Santana Lopes terao, alegadamente, atribuido vantagens indevidas a titulares de cargos politicos da Republica do Congo para, em troca, obterem contratos de obras publicas e de construcao civil para a "Holding"americana da Multinacional Brasileira Asperbras.


Em 10 de Fevereiro de 2018 Portugal viria a tornar-se pela primeira vez na sua historia Campeao Europeu de Futsal ao bater a seleccao espanhola por 3-2 na final.

Na Eslovenia entre 30 de Janeiro e 10 de Fevereiro as 12 seleccoes participantes (Eslovenia (anfitriao), Italia, Azerbaijao, Ucrania, Portugal, Espanha, Cazaquistao, Russia, Franca, Polonia, Romenia, Servia) disputaram um Campeonato da Europa de Futsal onde Portugal viria a levar a melhor sendo Campeao pela primeira vez tendo vencido a Espanha que e a seleccao com mais vitorias em campeonatos da Europa de Futsal (1996, 2001, 2005, 2007, 2010, 2012, 2016) o melhor que Portugal havia conseguido em 9 participacoes tinha sido um segundo lugar em 2010 onde perdera justamente com a Espanha.


O Futsal como se sabe e um desporto de equipa e de grupo pelo que a vitoria portuguesa foi uma vitoria em grupo e nao de um so Jogador ou "estrela" mas para a conquista do titulo em muito ajudou o facto de Portugal ter aquele que e considerado o melhor Jogador de Futsal da actualidade Ricardo Filipe da Silva Duarte Braga (1985) mais conhecido como Ricardinho. O mesmo viria a ser considerado o Melhor Jogador do torneio e foi o seu Melhor Marcador com 7 golos.


Portugal comecava a sua saga com rumo a gloria colocado no Grupo C com as seleccoes da Ucrania e Romenia. A fase de grupos foi um verdadeiro passeio para Portugal jogando com adversarios teoricamente mais faceis e fracos. A estreia deu-se a 31 de Janeiro com um Portugal-Romenia tendo Portugal ganho por 4-1 com os golos lusos a serem apontados por Pedro Cary, Fabio Cecilio, Ricardinho e Bruno Coelho pelo lado dos romenos fez gosto a pe no tento solitario Stoica. Frente a Ucrania as coisas nao foram complicadas mas estiveram ja longe de ser mais faceis, Portugal marcou mais mas tambem sofreu mais golos o resultado viria a terminar num 5-3 para Portugal com golos de Bruno Coelho, Tiago Brito, Pedro Cary, Nilson Miguel e Ricardinho pelos ucranianos viriam a marcar Razuvanov, Korolyshyn e shoturma. Com 9 golos marcados e 4 sofridos estava feita a Historia do Grupo C para Portugal no Europeu de Futsal 2018 na Eslovenia a seleccao lusitano terminava no primeiro lugar e seguia em frente.

Nos Quartos-de-Final jogando com o Azerbaijao que fora o segundo colocado do Grupo D depois de vencer a Franca por 3-5 e perdido com a Espanha por 0-1 Portugal viria ter um verdadeiro passeio tendo vencido categoricamente por 8-1 o Azerbaijao com dois golos de Pedro Cary, um de Pany Varela, com um show de golos de Ricardinho a marcar quatro golos e a empurrar Portugal para as Semi-Finais e um golo de Bruno Coelho pelo Azerbaijao viria a marcar Everton Cardoso.

Na Semi-Final o adversario foi a Russia e nada foi facil com o Jogador russo Eder Lima a tornar-se uma dor de cabeca para a Seleccao Portuguesa e a bisar com dois golos que poderiam ter destruido o sonho lusitano de chegar a Final do torneio so que Andre Coelho com dois golos e Bruno Coelho com um nao deixaram que a Historia do jogo se escrevesse com a derrota portuguesa tendo entao o jogo terminado com o resultado de 2-3 favoravel a Portugal.

A Espanha vinha de uma Semi-Final complicado tendo-se apurado para a final frente ao Cazaquistao somente nas grandes penalidades depois de ambas as seleccoes terem empatado 5-5 e apos um daqueles jogos em que parecia que ninguem queria perder segui-se a lotaria dos penaltys onde por vezes nao ganha o melhor mas aquele que tem mais sorte e a sorte esteve do lado da Espanha tendo vencido nas penalidades por 1-3.

Fosse como fosse a Espanha era sempre um adversario de respeito, um verdadeiro gigante que continua a ser o recordista de vitorias em Europeus com 7 conquistas em 11 participacoes.

O jogo nao se adivinhava facil e foi uma final muito bem disputada tendo sido levada para prolongamento e quando muitos pensavam que iria haver pontapes de grande penalidade para decidir o vencedor, eis, que Portugal consegue vencer o o jogo no prolongamento. A Historia da Final do Europeu de Futsal 2018 na Eslovenia fez-se com as seleccoes de Portugal e Espanha a disputarem uma final iberica e a fazerem um duelo latino que Portugal venceu por 3-2 com golos de  Ricardinho e com Bruno Coelho a ser o heroi da partida com dois golos e com a Espanha a marcar atraves de Tolra e Lin. Portugal era Campeao de Futsal.


Muitos mantem o ideal de que a imigracao e uma forma de tornar a vida bem mais facil e com mais condicoes de vida e economico financeiras. Nao deixa de ser uma verdade mas temos de trabalhar para isso e por vezes nao basta o querer, eu posso querer muita coisa na vida sem conseguir.

A noticia tornou-se viral e levou mesmo o Presidente da Republica Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa (1948) a lamentar o sucedido de uma forma ou de outra o caso tornava-se um caso diplomatico.

Um Portugues Sem-Abrigo de 35 anos e natural de Lisboa, viria a ser encontrado morto a entrada da Estacao de Metro de Westminster junto ao Parlamento de Londres. A causas encontradas para a morte estarao relacionadas com as baixas temperaturas que se faziam sentir na capital britanica.

O facto do mesmo cidadao portugues ter sido encontrado sem vida junto do Parlamento britanico, gerou alguma controversia, levando mesmo o Lider do Partido Trabalhista, Jeremy Bernard Corbyn (1949) a deixar no local um cartao de condolencias e flores.

As autoridades britanicas tinham adiantado a Agencia de Noticias, Lusa, que o Sem-Abrigo encontrado morto, perto do Parlamento britanico, em Londres, era de nacionalidade portuguesa.

A mesma fonte do Governo portugues no momento adiantou desde logo que os "servicos consulares portugueses continuavam a procurar obter mais informacoes sobre o caso e a tentar contactar a familia".

O caso embora tragico esta longe de ser isolado numeros divulgados em Janeiro de 2018 indicavam que o numero de pessoas Sem-Abrigo em Inglaterra aumentou 73% desde 2014 com a curiosidade de muitos desses Sem-Abrigo nao serem britanicos.


A Veradora de Westminster Rachael Robathan, responsavel pelo pelouro para a habitacao, lamentou o que aconteceu, num depoimento enviado a Agencia Lusa.

"Ha muitas vezes razoes complexas pelas quais pessoas acabam a dormir nas ruas. Mas seja qual for o plano de fundo, estas sao pessoas que precisam de cuidados e apoio", afirmou.

Westminster conta anualmente com cerca de 3000 Sem-Abrigos por ano e a autarquia tem equipas de contacto todas as noites que tentam evitar que as pessoas passem mais de duas noites na rua, alem de meios de sinalizacao de pessoas nessa situacao.

Toxicodependencia, problemas de saude mental e violencia domestica sao algumas das causas identificadas.

Uma organizacao de apoio a Sem-Abrigo revelou que tinha dado assistencia ao falecido portugues recentemente e que este estava a procura de arranjar emprego.

"Ele era um nacional portugues que permaneceu no nosso centro de emergencia por algum tempo e que estava a ter ajuda para encontrar um emprego", indicou a Connection at St Martin's.

O portugues, cuja identidade nao foi revelada logo inicialmente, tinha trabalhado anteriormente como Modelo e em funcoes de atendimento ao publico mas segundo algumas fontes ja havia tido problemas em terras de Sua Majestade, problemas esses que o tinham levado a ser deportado do Reino Unido por duas vezes em 2014 e 2016 por se encontrar ilegalmente no territorio britanico foi divulgado mais tarde de que o mesmo se chamava Marcus, tinha 35 anos, natural de Lisboa e tinha ascendia angolana segundo informaram os servicos consulares.


Sempre polemico por natureza nao podia deixar de tomar decisoes polemicas assim e sem duvida Donald John Trump (1946) o actual Presidente dos Estados Unidos da America.

Uma das propostas de lei mais polemicas que Donald Trump apresentou em 2018 foi defender a ideia de que os professores devem andar armados, embora so os que tenham habilidade e treino para isso. O Presidente americano defendeu a ideia de que "uma escola sem armas e um convite para pessoas ruins".

Em Washington o Presidente dos Estados unidos, Donald Trump, decidiu defender o uso de armas por boa parte dos professores americanos para evitar massacres como o que tinha acontecido pouco tempo antes em uma escola do Estado da Florida, onde 17 pessoas acabariam por perder a vida.


Trump expressou o seu apoio a ideia, inicialmente, durante uma reuniao na Casa Branca com alunos que sobreviveram ao tiroteio e o Pai de uma das vitimas do Assassino Nikolas Cruz, de 19 anos. "Se voce tivesse um Professor que fosse adepto das armas de fogo, ele poderia acabar com o ataque muito rapidamente", disse Trump, segundo a emissora americana CNN.


Porem, o Presidente tentou desmentir a Imprensa, frisando em seu perfil do Twitter que "nunca disse ' deem armas para professores' como foi dito pela Fake News@CNN  e @NBC". No entanto, na mesma serie de mensagens o Presidente dos EUA apresentou argumentos que apoiavam justamente o armamento de professores.

"O que eu disse foi para avaliar a possibilidade de dar armas ocultas para professores com habilidade em lidar com armas, com experiencia militar ou treinamento especial - apenas os melhores. 20% dos professores, muitos, seriam capazes de imediatamente atirar num selvagem sadico se o mesmo for para a escola com mas intencoes" afirmou Donald Trump.


Apos uma semana de bombardeamentos mais de 500 pessoas na Siria na Regiao de Ghouta Oriental, proximo a Capital Damasco, desde quando a Area passou a ser bombardeada por forcas leais ao Ditador Bashar Hafez al-Assad (1965).

Segundo o Observatorio Sirio para os Direitos Humanos, Organizacao Nao Governamental (ONG )com sede no Reino Unido, 510 pessoas foram mortas nos ataques, sendo 127 criancas e 75 mulheres, e mais de 2400 ficaram feridas.

A regiao (formada por uma serie de cidades-satelites e fazendas a Leste de Damasco esta sob o cerco das forcas oficiais desde de 2013, quando Assad foi acusado de ter usado gas sarin em um ataque no local, matando cerca de 1300 pessoas  - o Governo sempre negou o uso do material.

O aumento da violencia na regiao, o ultimo enclave rebelde nas proximidades de Damasco, levou o Conselho de Seguranca da Organizacao das Nacoes Unidas (1945) mais conhecida como ONU a debater a imposicao de uma tregua humanitaria de 30 dias em Ghouta.


As discussoes comecaram, mas a votacao foi adiada duas vezes porque a Russia, aliada de Assad, indicou que vetaria a resolucao.

Uma proposta, feita pela Suecia e Kuwait e com o apoio da Franca e Alemanha, ficou prevista para ir a debate, mas nao ficou claro se a Russia iria permitir que a mesma fosse votada.

O Embaixador russo na ONU Vasily Alekseevich Nebenzya (1962), disse que a ideia de um cessar-fogo imediato na regiao nao era realista, em uma critica a proposta que seria votada e que previa o inicio da tregua em 72 horas.

Com isso, Suecia e Kuwait alteraram o documento que continha a proposta a ser apresentada, "pedindo que todas as partes interrompam as hostilidades sem demora", mas nao indicava uma data exacta para que isso acontecesse.

A proposta indicava ainda que apos o cessar-fogo comecar, deveria ser aberto um espaco para os comboios humanitarios e euipas de Saude entrarem na regiao e atenderem as cercas de 400 mil pessoas que moram no local.

Testemunhas afirmaram que parte da populacao estava escondida em poroes e que os socorristas tinham dificuldades para encontrar os sobreviventes nos escombros porque os ataques eram ininterruptos. Havia ainda relatos de que os hospitais tambem haviam sido alvos dos bombardeamentos.

Segundo o Governo sirio, os bombardeamentos tinham como objectivo atacar grupos terroristas que controlam a Area. Os ataques eram feitos com avioes e helicopteros e os activistas afirmaram que parte desses veiculos eram russos, facto que Moscovo nao tardou em negar.

Desde que a Russia passou a dar apoio militar ao Governo sirio, em 2015, Assad tem vindo a conseguir recuperar terreno, derrotando tanto rebeldes quanto o Grupo extremista Estado Islamico.


Naquela manha de 14 de Marco de 2018 foi a primeira noticia que li ao abrir a pagina do Correio da Manha como faco todas as manhas quase em genero de ritual ou rotina diaria.

Nao era para menos afinal Stephen William Hawking (1942-2018) pelo seu exemplo de vida, determinacao e forca desde a muito era uma personalidade publica que em muito admirava embora estivesse longe de concordar com algumas afirmacoes suas e teorias que defendia como a nao existencia de Deus. Foi um exemplo para muitos pela forma como conseguiu suportar as condicoes fisicas a que a sua doenca o conduziram, esclerose lateral amiotrofica (ELA) nao conseguiram destruir o Cientista que inicialmente se viu condenado a viver uma vida com um prazo relativamente curto tinha entao 21 anos e o mesmo prazo curto estendeu-se por mais de 50 anos. Entre os muitos premios que conquistou um deles foi numa pesquisa da British Broadcasting Corporation  (1922) o canal de televisao britanico mais conhecido como BBC acabar por ser considerado o 25º maior britanico de todos os tempos na Lista dos 100 Maiores Britanicos de todos os tempos.

Hawking morreu em sua casa em Cambridge, Inglaterra, no comeco da manha de 14 de Marco de 2018, com a idade de 76 anos e tendo vivido cerca de 55 anos com a dolorosa doenca que o acompanhou desde juventude quando apos lhe descobrirem a doenca foram-lhe dados apenas mais 2 anos de vida. A sua familia fez saber atraves de um comunicado de que ele havia morrido em paz. Ele foi elogiado por figurar na Ciencia, entretenimento, Politica e outras areas. A bandeira do Gonville and Caius College de Cambridge ficou hasteada em meio mastro e um livro de condolecias foi assinado por colegas, estudantes e visitantes.


Por cuiosidade, Hawking nasceu no ano de aniversario de 300 anos da morte de Galileu Galilei (1564-1642) e morreu no Dia do 139º aniversario do nascimento de Albert Einstein (1879-1955) dois cientistas que Hawking muito admirava. Seu funeral privado ocorreu as 14:00 horas da tarde do Dia 31 de Marco de 2018, na Great St Mary's Church, em Cambridge. Entre as diversas personalidades publicas convidadas e presentes no seu funeral estiveram o Actor e Modelo britanico Edward John David Redmayne (1982) que fez o papel de Stephen Hawking no Filme A Teoria de Tudo (2014), Felicity Rose Hadley Jones (1983) que fez o papel de Jane Wilde Hawking no mesmo filme sua namorada na altura em que ficou doente e sua futura esposa com quem foi casado entre 1965-1991 e o Astrofisico Brian Harold May (1947) mais conhecido como Brian May e nunca por ser Astrofisico mas sim por ser Guitarrista da Banda de Rock britanica Queen (1970-1991). Apos o que se seguiu a sua cremacao, suas cinzas foram depositadas na Igreja do Colegiado de Sao Pedro em Westminster mais conhecida como sendo a Abadia de Westminster ou Westminster Abbey em 15 de Junho de 2018, durante uma cerimonia de Accao de Gracas. Suas cinzas foram colocadas na Nave da abadia, ao lado da sepultura do  Astronomo, alquimista, Filosofo Natural, Teologo e Cientista ingles, mais reconhecido como Fisico e Matematico Isaac Newton (1643-1727) outro grande Cientista que o Cosmologo nunca deixou de admirar e proximo da sepultura do Naturista britanico Charles Robert Darwin (1809-1882). Hawking pediu em vida, pelo menos quinze minutos antes da sua morte, que a Equacao da Entropia de Bekenstein-Hawking tambem conhecida como Termodinamica do buraco Negro fosse seu Epitafio.


O Brasil e como se sabe um pais onde a criminalidade tem um alto nivel de existencia mesmo nos crimes mais barbaros como assassinatos. Mesmo sendo em grande numero existem sempre aqueles que conseguem se destacar dos outros deixando de ser crimes comuns para serem crimes noticiados e destacados.

Marielle Francisco da Silva (1979-2018) mais conhecida como Marielle Franco, Vereadora da Camara do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (2004) tambem conhecido como PSOL e conhecida como sendo Sociologa, Politica, Feminista e Activista e Defensora dos Direitos Humanos em 14 de Marco de 2018 foi assassinada a tiro junto com o seu Motorista Anderson Pedro Mathias Gomes (1979-2018).

Marielle Franco foi executada friamente com tres tiros na cabeca e um no pescoco por volta das 21H:30 Min da Noite de 14 de Marco de 2018, quando tambem foi assassinado Anderson Pedro Mathias Gomes, Motorista do veiculo em que a Vereadora se encontrava. A principal linha de investigacao das autoridades competentes inicialmente era de que o seu assassinato se tratou de uma execucao, embora nao tivesse descartado outros potenciais motivos. No entanto, segundo as investigacoes relacionadas com a direccao dos tiros e sobre o facto de haver um outro carro dando uma possivel cobertura aos atiradores, a hipotese de um crime premeditado foi fortalecida. De acordo com a Human Rights Watch (HRW) Obervatorio dos Direitos Humanos, o assassinato de Marielle Franco relacionou-se a "impunidade existente no Rio de Janeiro" e ao "sistema de seguranca falido" do Estado.

Apos ser velada na Camara Municipal do Rio de Janeiro, com a presenca de milhares de pessoas, o corpo de Marielle foi enterrado em 15 de Marco, no Cemiterio Sao Francisco Xavier, no Rio de Janeiro. O assassinato da mesma motivou reaccoes nacionais e internacionais, como a organizacao de diversos protestos em todo o territorio brasileiro e a oposicao de parte dos eurodeputados a negociacao economica entre a Uniao Europeia (UE) e Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul. O entao Presidente da Republica, Michel Miguel Elias Temer Lulia (1940) mais conhecido como Michel Temer, afirmou em suas declaracoes acerca do sucedido de que o crime era "inaceitavel" e que "nao ficaria impune", enquanto a Camara dos Deputados realizou a sessao solene em sua homenagem, bem como todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) proferiram discursos de pesar.


Do outro lado, figuras ligadas a Direita politica brasileira, como os jornalistas Jose Reinaldo Azevedo e Silva (1961) conhecido como Reinaldo Azevedo e ainda Augusto Nunes da Silva (1949)conhecido como Augusto Nunes, acusaram a Esquerda politica brasileira de explorar politicamente o assassinato de Marielle. Em Salvador, durante o Forum Social Mundial (FSM). Dilma Vana Rousseff (1947), a ex-Presidente da Republica chegou a afirmar que o assassinato "fez parte de um dos actos deste golpe que desencadearam no Brasil". Em acrescimo, pessoas e grupos representativos da Direita, como Movimento Brasil Livre (MBL) (2014) e o Deputado Joao Alberto Fraga Silva (1956) conhecido como Alberto Fraga, publicaram mensagens nas redes sociais, manifestando duvidas sobre a idoneidade moral da Vereadora, tais como uma alegada ligacao com traficantes. Nas semanas seguintes, o poder judiciario, por meio de sentencas proferidas por magistrados distintos, determinou a remocao de publicacoes contendo conteudo calunioso ou falso sobre Marielle no Facebook e no Youtube.

Em Julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a Lei 8054/2018 que consolidou 14 de Marco ao Calendario Oficial do Estado do Rio de Janeiro como o "Dia Marielle Franco - Dia de Luta Contra o Genocidio da Mulher Negra".


Todos os anos nao e excepcao o facto de infelizmente haver gente possuida pela loucura e pelo fanatismo religioso tipico do islao ou seja dos muculmanos sao cometidos diversos atentados, 2018 nao foi de facto uma excepcao e o primeiro atentado mais marcante deu-se em Franca.

O ataque terrorista a um supermercado em Franca em Carcassonne e Trebes no Dia 23 de Marco de 2018 fez quatro vitimas mortais e quinze feridos, entre os quais um portugues. O Secretario de Estado Frances, Christophe Castaner (1966) divulgou, atraves da sua conta do Twitter, a identidade das vitimas.

"Quatro destinos quebrados. O de Jean, um homem que acabava de chegar a loja, o de Chirstian, um Enologo aposentado que, como sempre, chegou cedo ao talho, e o de Arnaud, totalmente comprometido... para ale da tristeza, a nossa luta deve ser implacavel", escreveu Castaner no Twitter.

video

De acordo com a imprensa francesa, Jean, um sexagenario, era o Passageiro do Opel Corsa que foi roubado por Redouane Lakdim (1993) em Carcassonne, o mesmo veiculo onde seguiria o Cidadao portugues que ficou ferido com gravidade.

Em relacao a Christian Medves, de 50 anos, era um Talhante, Chefe do talho do supermercado onde aconteceu o ataque em que foi morto "com um tiro na cabeca". Segundo os amigos Medves era um homem jovial com "um coracao enorme".

Dentro do supermercado o ja referido Redouane Lakdim - um Cidadao frances de origem marroquina que ja tinha tido problemas com as autoridades e sido detido por radicalizacao islamica - fez uma outra vitima mortal: Herve Sosna, de 65 anos, um Pedreiro aposentado, que "ia a mesma loja duas vezes por semana".

Segundo informacoes dadas pelo meio-irmao da vitima, William Durand, em declaracoes ao Jornal Regional La Depeche du Midi, Herve "tinha grandes habilidades intelectuais, lia muito, especialmente poesia".

A quarta vitima mortal foi Arnaud Beltrame, o Policia que num acto de bravura e heroicamente aceitou substituir os refens durante o sequestro e viria a ser considerado Heroi Nacional. O entao Tenente-Coronel da Policia francesa ficou ferido com gravidade no ataque, vindo a falecer durante a madrugada.

O Atacante foi abatido a tiro pelas forcas da ordem. O Estado Islamico reivindicou o mesmo atentado mais tarde.


Se existe actualmente uma pessoa que se pode dizer que estava na Terra, subiu ao Paraiso, voltou a Terra e caiu no Inferno essa pessoa e sem duvida Luiz Inacio Lula da Silva (1945) o Metalurgico, Trabalhista que viria a tornar-se Presidente do seu pais (2003-2011) mas que depois de abandonar a presidencia se foi vendo envolvido em diversos escandalos a envolverem casos de suborno e corrupcao vir-se-ia condenado a uma Pena de prisao de 12 anos e 1 mes e muitos dos seus apoiantes, eleitores e ate alguns colaboradores mais proximos a virar-lhe as costas e a abandonarem-no.

No dia 5 de Abril de 2018, apos a rejeicao do Habeas Corpus preventivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Juiz Federal, Sergio Fernando Moro (1972) decretou  a prisao do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva, condenado a 12 anos e 1 mes de reclusao. O Juiz tambem definiu condicoes especiais para a prisao devido a dignidade do cargo politico que Lula exercera anteriormente. A Defesa do ex-Presidente impetrou um novo pedido de Habeas Corpus no Supremo Tribunal de Justica (STJ) para evitar a prisao de Lula, que novamente viria a ser negado. Lula foi o primeiro ex-Presidente brasileiro a ser preso em virtude de uma condenacao penal por crime comum. A prisao de Lula criou o Movimento Lula Livre (2018) tambem conhecido como Comite Internacional de Solidariedade em Defesa de Lula e a Democracia no Brasil. Curiosamente o Juiz que o condenou nao muito tempo depois viria a tornar-se Ministro da Justica e Seguranca Publica do Brasil (2019) a convite do recem Presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (1955) o que para muitos foi apontado e visto como uma troca de favores entre Bolsonaro e Moro e um presnete do primeiro para o segundo ja que com a prisao de Lula o novo Presidente ficou com o caminho mais livre para ganhar as eleicoes presidenciais de 2018, eleicoes essas que so conseguiu ganhar na segunda volta frente de Fernando Haddad (1963).


No Dia 6 de Abril de 2018, apos o encerramento do prazo dado por Moro para que o ex-Presidente se entregasse espontaneamente e voluntariamente, Lula decidiu nao se apresentar na Sede da Policia Federal em Curitiba, alem de se negar a sair do Sindicato dos Metalurgicos do ABC (1933) no Estado Brasileiro de Sao Paulo. A Policia Federal planeou o transporte de Lula caso ele quisesse se entregar tanto na central da Policia Federal em Sao Paulo ou em Curitiba. Antes de sair, Lula fez um discurso no local, e declarou, que pretendia se entregar para provar a sua inocencia e tambem para nao ser dado como um foragido, considerado e tratado da mesma forma. Disse igualmente em declaracoes polemicas que nao tinha medo do Juiz Sergio Moro e que a verdadeira razao que havia motivado a sua prisao era a sua politica social, e finalizou afirmando que haveria continuidade de seu legado apos a prisao.

No dia seguinte, 7 de Abril, Lula se entregou a Policia Federal, que o aguardava do lado de fora do sindicato, apos tentar sair e ser impedido por militares algumas vezes, sendo levado para a sua cela em Curitiba.

A prisao despertou os midia a nivel internacional, provocando e revelando varias reaccoes a nivel internacional, com destaques e materias em varios jornais de renome pelo Mundo fora, especialmente Europa como foi o caso de The New York Times (1851) abreviado as vezes a NYT, The Washington Post (1877) conhecido tambem como Washington Post nos Estados Unidos, o jornal espanhol El Pais (1876), o jornal argentino El Clarin (1945), o jornal frances Le Monde (1944), alem de reportagens em canais de televisao internacionais como o britanico da BBC e o canal arabe Al Jazira (1996) tambem conhecido como Al Jazeera. De modo geral, a midia estrangeira enfatizou a relevancia do evento na Eleicao Presidencial de 2018 e a conviccao de Lula a respeito de sua inocencia e da presenca de razoes e motivos politicos para a sua prisao. Citou-se ainda o discurso do ex-Presidente pouco antes de se entregar a Policia Federal. As manifestacoes contrarias e favoraveis ao acto de prisao, assim como o tumulto gerado pelo conflito entre os activistas, tambem foram lembrados pelos correspondentes internacionais.

No Dia 17 de Abril ja detido e preso o ex-Presidente Lula recebeu a visita da Comissao dos Direitos Humanos do Senado Federal que buscava verificar as condicoes da prisao.


Na Alemanha para muita gente o simples sabado do Dia 7 de Abril de 2018 deixou de ser um simples sabado que podia ser aproveitado para um passeio de familia quando na Cidade de Munster um Condutor de um carro investiu sobre as pessoas provocando varios feridos e dois mortos. A Policia adiantou inicialmente a confirmacao de 2 vitimas mortais e 20 feridos. O Atacante tinha problemas psicologicos e suicidou-se em seguida.

Mais tarde depois de se apurar as consequencias adiantou-se de que  pelo menos duas pessoas haviam morrido e so feridos eram cerca de trinta num atropolamento em massa na cidade alema de Munster, confirmou a Policia alema, citada pela Associated Press (1842) uma Agencia de Noticias com sede em Nova Iorque, Estados Unidos. Uma terceira pessoa que tera morrido e o homem que conduzia a carrinha e que se suicidou com um tiro de arma de fogo, segundo inicialmente o Ministerio da Administracao Interna da Alemanha.

Os primeiros relatos da Imprensa alema davam conta e apontavam para tres vitimas mortais, alem do Condutor que causou o acidente, e que mesmo antes de ser detido se suicidou. Contudo, um Porta-Voz da Policia alema em comunicado desmentiu as primeiras noticias e fez saber em confirmacao a Associated Press, mais tarde, que as vitimas mortais eram somente duas e mais o Condutor que se suicidara.

Apos as primeiras investigacoes, as autoridades alemas descartaram a ideia de considerar o caso como tendo sido um ataque terrorista, mas sim como um incidente levado a cabo por um homem com problemas psicologicos e mentais. Segundo o jornal alemao  Rheinische Post (1946), que citava fontes policiais, o Autor suicidou-se com um tiro de arma de fogo.

"Algumas pessoas morreram e outras ficaram feridas", escreveu a Policia local no Twitter, acrescentando que os agentes e os socorristas presentes no local haviam pedido as pessoas para permanecerem longe do Centro da cidade, segundo a  Deutsche Welle (1965).

De acordo com o Rheinische Post, grande parte do Centro da cidade ficou fechado. Helicopteros transportaram os feridos para hospitais, ao passo que outras pessoas foram tratadas em zonas improvisadas.


Segundo o jornal alemao, inicialmente os investigadores estiveram a procura de explosivos, receando que a carrinha pudesse estar armadilhada. Isto porque foi encontrado um "pacote suspeito" no interior da mesma.

O atropelamento em massa aconteceu perto de Kiepenkerl, um restaurante muito conhecido entre locais e turistas, situado no Centro de Munster - uma cidade onde vivem cerca de 300 mil pessoas, uncluindo uma grande comunidade universitaria.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, as autoridades chegaram a estar a procura de mais dois suspeitos, mas mais tarde a Policia confirmou de que o perigo tinha passado.

Atraves de um Porta-Voz, a Chanceler, Angela Dorothea Merkel (1954), enviou condolencias as familias das vitimas.


Nasceu na manha do Dia de 23 de Abril 2018 o terceiro filho de William Arthur Philip Louis (1982) mais conhecido como Principe William e de sua esposa Catherine Elizabeth Middleton (1982) mais conhecida como Kate Middlenton. O recem nascido foi um rapaz e tornou-se desde logo o sexto bisneto da Rainha Isabel II (1926) tambem conhecida como Elizabeth II.

O menino nasceu naquela manha as 11:01 da manha e William esteve presente no parto. O Palacio de Kensington via comunicado fez saber que tanto a Mae como a crianca se encontravam bem de saude. O bebe nasceu com quase quatro quilos e eram ja 17:55 da tarde quando William e Kate surgiram a porta do hospital, com o terceiro filho ao colo da Mae e o apresentaram ao Mundo.

A Duquesa tera sido transportada de carro na mesma madrugada na companhia do Principe William, saindo do Palacio de Kensington em Direccao a Ala do Hospital St. Mary (mesmo sitio onde nasceram os outros dois filhos do casal). Harry Charles Albert David (1984)mais conhecido como Principe Harry e outros membros de ambas as familias - de William e Kate - foram rapidamente informados da noticia e mostraram-se "encantados" com a noticia.

O novo bebe real ira ocupar o quinto lugar na linha de sucessao ao trono atras do avo Charles Philip Arthur George Windsor (1948), mais conhecido como Principe Charles, do Pai William, do irmao mais velho George Alexander Louis (2013) e da irma Charlotte Elizabeth Diana (2015). O Principe Harry que ate ao momento ocupava o 5.º lugar na sucessao da subida ao trono, passou assim para sexto apos o nascimento do seu terceiro sobrinho.


Esta e a primeira vez que um Principe fica atras de uma mulher na linha de sucessao ao trono. Segundo as antigas regras de sucessao, o terceiro filho de Kate e William ficaria a frente da irma, Charlotte. Isso no entanto mudou em 2013, quando o Acto de Sucessao a Coroa entrou em vigor e eliminou o "preconceito automatico em relacao a descendencia masculina". Quer dizer que, desde entao, as criancas reais herdam o trono tendo em conta a ordem de nascimento e nao importando se e rapaz ou rapariga, pela nova lei se Charlotte fosse a mais velha ficaria a frente dos dois irmaos.

Varias pessoas correram para a porta do hospital onde se encontrava Kate e algumas delas acamparam mesmo no mesmo local no dia anterior, de maneira a nao perder o iconico momento em que Kate se apresenta diante a multidao com um bebe nos bracos - situacao que ja tinha acontecido duas vezes anteriormente, aquando do nascimento dos pequenos George e Charlotte, a 22 de Julho de 2013 e 2 de Maio de 2015, respectivamente.

Kate Middleton anunciou a sua nova e terceira gravidez pela primeira vez no passado mes de Setembro de 2017, atraves de um comunicado oficial.

Mais tarde veio a saber-se de que o bebe se iria chamar de Louis Arthur Charles (2018) e igualmente com o seu nascimento, o bebe recebeu o título de Príncipe e deve ser tratado como "Sua Alteza Real, príncipe de Cambridge". Todos os filhos do Duque e da Duquesa de Cambridge beneficiarao do tratamento de Sua Alteza Real e dos títulos de Príncipe ou Princesa. Anteriormente, tal privilegio era reservado apenas ao filho mais velho, mas a Rainha modificou esta regra no final de 2012.


O  edifício, antiga Sede da Polícia Federal, estava ao abandono mas era ocupado de forma ilegal. A unica Vítima mortal estava prestes a ser socorrida pelos bombeiros quando a construcao desabou.

Pelo menos uma pessoa morreu depois de um edifício em chamas ter desabado no centro de Sao Paulo, no Brasil. As chamas comecaram no predio com mais de 20 andares (26 andares) antiga Sede da Polícia Federal e no momento do incendio era ocupada de forma ilegal por um numero incerto de pessoas, e as chamas do fogo rapidamente se alastraram a edifícios proximos.

Enquanto as chamas ainda estavam a ser combatidas, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de uma pessoa. O coronel Max Mena referiu aos meios de Comunicacao Social brasileiros que a vítima ja tinha o equipamento de seguranca preparado e estava prestes a ser resgatada quando acabou por perder a vida no momento em que o predio desabou.

O momento em que o predio desabou foi captado por um Internauta, que estava num edifício proximo.


Sem confirmar mais vitimas mortais, aquele responsavel do Corpo de Bombeiros admitia que esse numero pudesse subir à medida que o incendio fosse controlado e que fosse possivel percorrer os escombros do predio. Apesar de um segundo edifício, contiguo a antiga Sede da Policia Federal, nao correr riscos estruturais, os moradores acabaram por ser retirados unicamente como medida de precaucao enquanto decorrem os trabalhos de controlo das chamas e os bombeiros confirmam a seguranca da estrutura.

De acordo com moradores daquela Zona da Cidade de Sao Paulo, ouvidos por meios de Comunicacao Social presentes no local do incendio, as chamas terao deflagrado por volta da 1h30 da manha. “Tinha chegado a casa, estava a preparar-me para tomar banho e a vizinha veio dizer para toda a gente descer. Descemos e metade do meu predio já estava na rua, tinha gente a saltar, muito triste. Achamos que o fogo ia terminar assim que os bombeiros chegassem”, contou Victor Hinckel ao Globo.

Estiveram mais de 160 elementos dos Bombeiros no combate as chamas, apoiados por 57 viaturas e um helicoptero.


O Festival da Eurovisao da Cancao (1956) 2018 teve duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de Maio de 2018. Foi a 63.ª edicao do certame anual. Este mesmo de 2018 foi realizado pela primeira vez em Portugal depois de Portugal ter ganho no ano anterior, em Kiev, na Ucrania com o Amar pelos dois (2017) interpretado por Salvador Vilar Braamcamp Sobral (1989) mais conhecido como Salvador Sobral. O tema foi de autoria da sua irma mais velha Luisa Maria Vilar Braamcamp Sobral (1987).

Como mandam as regras de sucessao Portugal como Pais vencedor de 2017 via-se responsavel de organizar o festival no ano de 2018 e assim foi nunca deixando de procurar dar o seu melhor na organizacao os responsaveis mal Salvador venceu comecaram logo a procura de escolher o local para acolher a mesma final de 2018 do Eurofestival da Cancao.

O slogan escolhido para a edicao de 2018 foi, All Aboard! (Todos a Bordo!), foi revelado a 7 de Novembro de 2017. Nessa altura, a Radio Televisao de Portugal, S.A (1935) (RTP) ja havia confirmado a presenca de 43 paises no evento.

Os 37 paises semifinalistas foram distribuidos por sete potes com base das leis e regras do Eurofestival e ficaram da seguinte maneira:

Pote 1:

. Albania.
. Croacia.
. Macedonia.
. Montenegro.
. Servia.
. Eslovenia.
. Suica.

Pote 2:

. Dinamarca.
. Finlandia.
. Islandia.
. Irlanda.
. Noruega.
. Suecia.

Pote 3:

. Armenia.
. Arzebaijao.
. Bielorrussia.
. Georgia.
. Russia.
. Ucrania.

Pote 4:

. Bulgaria.
. Chipre.
. Grecia.
. Hungria.
. Moldavia.
. Romenia.

Pote 5:

. Australia.
. Austria.
. Republica Checa.
. Israel.
. Malta.
. San Marino.

Pote 6:

. Belgica.
. Estonia.
. Letonia.
. Lituania.
. Paises Baixos.
. Polonia.


Os paises do Big 5 (Alemanha, Franca, Italia, Espanha, Reino Unido) e o anfitriao Portugal, desde que participem, estao directamente qualificados para a Final. Alem disso, vem dez paises de cada uma das duas semifinais, de modo a ter 26 paises na Final.

A Final nao correu bem a Portugal que se pode dizer tera vindo do Paraiso directamente para o Inferno porque como se sabe se em 2017 ficou em primeiro lugar e foi o grande vencedor ja em 2018 foi o 26º e ficou em ultimo lugar.

"O Jardim" (2018) foi a cancao escolhida por Portugal para a representar no mesmo ano e foi composta por Isaura Santos (1989) mais conhecido como Isaura e interpretada em dueto pela propria Isaura e Claudia Rafaela Teixeira Pascoal (1993) o tema conseguiu 39 pontos muito alem dos 758 pontos de Portugal no ano anterior embora seja de referir tambem que o 26º de 2017 foi a Espanha com Manel Navarro Quesada (1996) e o seu tema "Do It for Your Lover" (2017) ou em espanhol "Fa-lo Para o Teu Amor" o mesmo tema foi interpretado em ingles e espanhol.

O vencedor do Eurofestival de 2018 foi Israel com o tema "Toy" ou seja em ingles "Brinquedo" cantada em ingles por Netta Barzilai (1993) mais conhecida como Netta e conseguiu 529 pontos.


Aquele que pode ser sem duvida considerado o casamento do ano deu-se no sabado, 19 de Maio de 2018.

O Principe Harry e a ate entao sua noiva a Actriz americana Rachel Meghan Markle (1981) mais conhecida como Meghan Markle e apos o casamento Meghan, Duquesa de Sussex.

O casamento entre o Principe conhecido como sendo o Principe "Rebelde" e a americana divorciada deu por fim a um noivado em que o casamento fora anunciado em 27 de Novembro de 2017 e sucedeu-se no Saint George's Chapel no Windsor Castle (1528) justamente quando faltavam dois dias para fazer dez anos que ai se tinha realizado o ultimo casamento real em 17 de Maio de 2008 entre Peter Mark Andrew Phillips (1977) mais conhecido como Peter Phillips que e ainda o neto mais velho da Rainha Isabel II e a canadiana com nacionalidade britanica Autumn Patricia Phillips (1978). Ainda no mesmo local viriam a casar quando faltava uma semana para fazer cinco meses do casamento de Harry com Meghan a Princesa Eugenie Victoria Helena (1990) prima de Harry e Meghan e que se encontra em nono lugar na sucessao ao trono real britanico. Apos o matrimonio com Harry Meghan encerrou a sua carreira como Actriz para se dedicar por inteiro a causas humanitarias.


Em meados de 2016 surgiram rumores de que Meghan Markle e o Principe Harry estariam namorando. Em Novembro do mesmo ano a noticia foi confirmada pelo proprio Palacio de Kensington. No mesmo comunicado era pedido para que Meghan parasse de sofrer ataques racistas e sexistas por parte da propria imprensa de das redes sociais. Markle e o Principe se conheceram em Julho de 2016, atraves de amigos comuns, e namoraram durante varios meses antes de a relacao se tornar publica. A primeira vez que apareceram juntos e se deixaram fotografar foi mes de Setembro de 2016, em Toronto, nos Jogos Invictus, uma competicao para veteranos de guerra apadrinhada pelo Principe.

Toda a Familia Real nao deixou de estar presente na cerimonia com o proprio Principe Charles a encarregar-se de levar a noiva do seu filho que seria depois do casamento sua esposa e nora do mesmo Charles ao altar numa cerimonia que reuniu mais de 600 convidados.



O tema nunca deixa de ser polemico pelo que a sua aprovacao ou reprovacao nao poderia deixar de estar rodeada de controversias embora na Assembleia da Republica (A R) a lei que podia vir a aceitar e legalizar a pratica da Eutanasia em Portugal tivesse sido reprovada por uma diferenca apenas de 9 votos e poderia mesmo ter sido aprovada nao fosse na mesma votacao realizada pelos deputados presentes na Assembleia da Republica ter contado com 11 abstencoes em um dos quatro projectos apresentados e em um dos diplomas o a favor ganhou ao contra apenas por 5 votos, diploma que contou com 4 abstencoes.

O projecto de lei para a despenalizacao da eutanasia foi apresentado por Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Bloco de Esquerda (BE), Partido Socialista (PS) e Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV).

Era o dia 29 de Maio de 2018 quando na Assembleia da Republica estava aquele que podia vir a ser o mais polemico e controverso projecto de lei a ser aprovado no mesmo ano e talvez o mais polemico dos ultimos anos depois de Portugal ter visto em 8 de Janeiro de 2010 ser aprovado com 126 votos a fovor, 97 contra e 7 abstencoes ter sido aprovado o Projecto de Lei que que dava acesso ao Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.


O projecto do PAN viria a ter 107 votos a favor, 116 contra e contado com 11 abstencoes. O diploma do PS recebeu 110 votos a favor, 115 contra e 4 abstencoes.

O projecto apresentado pelo BE recebeu 104 votos a favor, 117 contra e 8 abstencoes. O diploma do PEV recolheu 104 votos favoraveis, 117 contra e 8 abstencoes.

Os Partidos e por sua vez os deputados estavam divididos sobretudo entre duas questoes. Se por um lado e sobretudo visto nos deputados do PS entendia-se que a decisao "era do doente, somente do doente" (decisao que concordo desde que o doente esteja capacitado para decidir o mesmo) outros defendiam que jamais se deveria ser obrigado a viver em sofrimento quando se desejava a propria morte para parar de sofrer. No entanto quando a decisao foi anunciada os deputados do Partido do Centro Democratico Social - Partido Popular (CDS-PP) e do PSD nas suas bancadas nao deixaram de expressar a sua alegria com um forte aplauso.



O Futebol e desde a muito um desporto que atrai multidoes aos estadios e prende multidoes em todo o Mundo frente a uma televisao.

Por ser o desporto rei existem sempre partidas que merecem um maior destaque assim como torneios internacionais como os campeonatos de cada Continente mas em especial aquele torneio que como muitos outros se realiza de 4 em 4 anos mas que ao contrario dos campeonatos de cada Continente um Campeonato Mundial de Futebol reune aqueles que foram os melhores nas qualificacoes dos seus continentes e junta representantes de todos os continentes num so Campeonato.

O Mundial da Russia de 2018 foi a vigesima primeira edicao deste evento desportivo realizado entre 14 de Junho de 2018 e 15 de Julho de 2018. O torneio reuniu 32 equipas que entre todas ajudaram a fazer uma estatistica de em 64 jogos se terem marcado 169 golos, uma media de 2,64 golos por partida e onde em todas as partidas foi atraido um publico de 3 031 768 pessoas nos estadios durante o Mundial num media de 47 371,4 de publico por partida.

Franca e Croacia foram aqueles que conseguiram chegar a final numa final que nao foi de todo uma grande final. A Croacia era uma equipa que se esforcava mas que na final mostrou muito cansaco fisico devido a ter disputado tres prolongamentos frente a Dinamarca, Russia e Inglaterra. Os croatas acabaram por ser um adversario facil de ser dominado nada habitual em finais de Mundial de Futebol que costumam ser muito bem disputadas mas os franceses mais frescos fisicamente mesmo sem uma grande exibicao acabaram por ser campeos tendo ganho por 4-2.

                                               
Portugal chegou ao Campeonato de Mundo de Futebol, Russia 2018 na qualidade nao de Campeao Mundial mas de Campeao Europeu em titulo, era a prova de fogo para Portugal de provar que em 2016 em Franca nao fora Campeao Europeu por sorte mas sim por merito.

Os lusitanos chegaram ao Mundial da Russia depois de terem vencido o seu grupo de eliminatorias no Continente europeu estiveram a disputar o Grupo B e acabaram por vencer o mesmo.

Em dez jogos conquistaram 9 vitorias, 0 empates e uma derrota numa em que marcaram 32 golos e sofreram apenas 4 golos.

Os adversarios de Portugal nao se pode dizer que fossem todos a altura mas desde sempre que tem sido assim e em grupos mesmo com dois ou tres tubaroes aparece sempre um ou dois peixes miudos tambem. Portugal disputou uma qualificacao com Suica, Hungria, Ilhas Faroe, Letonia e Andorra. Portugal era claramente o favorito restava apenas saber se o adversario mais directo seria a Suica ou a Hungria.

Portugal comecou a qualificacao justamente com a unica derrota e resultado que nao fosse uma vitoria. O autor da proeza de derrotar o Campeao Europeu em titulo foi justamente a Suica por 2-0. Os lusitanos nao se foram abaixo e no jogo seguinte em Portugal em pleno Estadio Municipal de Aveiro foi a seleccao de Andorra a pagar as favas pelo mau resultado da equipa das quinas no primeiro jogo e derrotatam Andorra por 6-0.

Para Portugal seguiu-se a ida as Ilhas Faroe e o resutado foi o mesmo 0-6 para Portugal que demostrava assim que o jogo inicial e a derrota frente a Suica fora um incidente.

O jogo seguinte foi no Estadio do Algarve e com um adversario facil mas menos acessivel por estar mais habituado a estes jogos Portugal fez um 4-1 frente a Letonia e tinha agora em 4 jogos 3 vitorias, 16 golos marcados e 3 sofridos.

Seguiu-se a Hungria em pleno Estadio da Luz em Portugal e o adversario do grupo que para alem da Suica podia ser uma ameaca para os portugueses saiu da Catedral do Estadio da com uma derrota por 3-0.

No jogo seguinte Portugal foi a Riga jogar com a Letonia e mais uma vez nao se assustou com o adversario a vitoria por 3-0 fazia Portugal passar a marca dos 20 golos e continuava sem sofrer.

No Estadio do Bessa no Porto a equipa da casa recebeu as Ilhas Faroe e um jogo aparentemente facil foi um jogo facil com Portugal a golear o adversario por 5-1 os Portugueses tinham nesse jogo sofrido o ultimo golo da fase de qualificacao para o Mundial da Russia.

Na Hungria em Budapeste os portugueses nao foram passear mas tirando a derrota com a Suica fora de casa tiveram nesse jogo o jogo mais dificil tendo vencido apenas por 0-1 os hungaros.

No jogo seguinte os portugueses foram a Andorra e ja nao pareciam muito preocupados em grandes exibicoes e goleadas parecendo querer-se poupar fisicamente para partidas de maior valor e importancias e nao foram alem de uma vitoria por 2-0.

O ultimo jogo foi a desforra para Portugal que viria a vencer mais uma vez na majestosa Catedral do Estadio da Luz a Suica que os derrotara no primeiro jogo e os portugueses venceram por 2-0 ainda que com ajuda de um jogador helvetico que marcara o 1-0 na propria baliza.


Portugal chegou ao Mundial da Russia inserido no Grupo B tendo o sorteio decidido que Portugal iria jogar com a poderosa Espanha, Marrocos e Irao. O grupo nao era dificil mas tinha adversarios que nao traziam boas recordacoes a Portugal.

Portugal jogara frente a Espanha o seu primeiro jogo do grupo. Os espanhois eram sem duvida o adversario mais forte que Portugal iria encontrar no grupo e assim foi naquele que foi talvez um dos melhores duelos ibericos. Os portugueses entraram a ganhar e depois de estarem empatados 1-1 viram-se a ganhar por 2-1 mas rapidamente os espanhois fizeram o 2-2 e logo de seguida sem dar tempo de reaccao o 2-3. Portugal estava a perder algo pouco habitual nos ultimos tempos apesar do adversario ser bem a altura milagrosamente fizeram o empate a 2 minutos do 90 regulamentares.

O adversario seguinte eram os africanos de Marrocos e a mesma seleccao nao trazia boas recordacoes a Portugal embora os tempos fossem outros em 1986 no Mexico Portugal perdera o ultimo jogo da fase de grupos com os marroquinos por 1-3 e fora eliminado do torneio. Para um Campeao Europeu qualquer equipa marroquina nao e de meter medo mas a falta de eficazia em nada ajudou os lusitanos que nao foram alem de uma vitoria por 1-0.

O Irao nao foi o adversario facil que se esperava e veio mesmo a obrigar Portugal a ter como resultado final um quase humilhante empate a uma bola, era de esperar bastante mais de um Campeao Europeu.

Portugal partiu para a fase seguinte tendo ficado em Segundo Lugar no Grupo B e iria medir forcas com o Uruguai nos Oitavos-de-Final enquanto a Espanha vencedora do grupo jogaria com a equipa da casa a Russia. Frente ao Uruguai mais uma vez Portugal acabou por se deixar vencer por 2-1 num jogo que nunca soube o que era estar a ganhar e acabaria por dizer adeus ao Mundial 2018 na Russia quando muitos acreditavam que Portugal iria pelo menos ate as semifinais.


Tudo esta bem quando acaba bem e a unica coisa que se pode dizer em relacao de elementos de uma equipa de Futebol que na Tailandia acabaram por ficar prisioneiros numa gruta devido a uma cheia causada pela chuva e apesar do sucesso das operacoes de salvamento foram sempre 18 longos dias de angustia para as familias de todos.

Depois terem comecado com as devidas operacoes de resgate tanto das 12 criancas como o Treinador foram salvas na Gruta Tham Luang, situada no Norte da Tailandia. O unico ponto negativo desta operacao de resgate 100% bem sucedida foi mesmo o facto de um Mergulhador que fazia parte do grupo de socorristas ter morrido durante as operacoes o que deu claramente a entender que era praticamente impossivel realizar-se as operacoes de salvamento, resgatarem-se as criancas e o Treinador sem que a vida dos mesmos nao estivesse em risco.

De acordo com os media presentes no local, tres ambulancias sairam em direccao ao hospital com as ultimas criancas a serem resgatadas e com o Treinador. A noticia for recebida como nao podia deixar de ser com uma onda de fortes aplausos dirigidos aos voluntarios que apoiaram as operacoes de resgate, momentos de grande emocao.


Logo apos a conclusao do resgate, a equipa tailandesa festejou o facto da operacao ter sido bem sucedida, como mostra um canal televisivo tailandes. O unico.

Numa publicacao no Facebook, os Royal Navy Seals, a equipa de mergulhadores da Marinha, confirmou a saída dos 12 jovens da gruta.

Os meninos resgatados tiveram que ser mantidos em isolamento devido aos riscos de infeccoes serem muito altos de recordar que as mesmas estiveram quase 20 dias na gruta e 9 desses mesmos dias foi de completo isolamento ate serem descobertos na gruta tendo estado sobretudo com falta de mantimentos durante esses 9 dias.

O Primeiro-Ministro da Tailandia Prayuth Chan-ocha (1954), explicou que, depois do que aconteceu, iria mandar aumentar as medidas de seguranca na gruta.

Como exemplo ficou tambem a boa vontade de muitos que podendo ajudar foram propositadamente a Tailandia para o fazer. Talvez por se tratarem de criancas o espirito humanitario e a vontade de ajudar foi maior mas nao deixa de ser louvavel nos dias de hoje.


Foi sem duvida a noticia que mais escaldante e impacto marcou no mercado de transferencias de Futebol para a Epoca 2018/2019 e inicialmente podia parecer mentira ou falsa noticia mas nao era. Aquele que era considerado por muito como o melhor Jogador da actualidade e de todos os tempos, que quebrava recordes atras de recordes, dava vitorias e conquista ao seu clube deixava o mesmo. Era estranho o melhor Jogador do Mundo deixava aquele que e possivelmente o melhor clube do Mundo.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (1985) deixava mesmo o Real Madrid Club de Futbol (1902) no final da Epoca 2017/2018 onde apesar de nao constar no Top Ten dos jogadores com mais partidas tornou-se o seu melhor marcador com 450 golos em 438 jogos e onde conquistou 3 Mundiais de Clubes (2014, 2016, 2017), 4 Ligas dos Campeoes (2013/2014, 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018), duas Supertacas (2014, 2017), dois campeonatos espanhois (2011/2012, 2016/2017), duas tacas do Rei (2010/2011, 2013/2014) e duas Supertacas de Espanha (2012, 2017).



Ronaldo estava no Real Madrid desde 2009 mas apos surgirem entre outros rumores aquele que o mesmo estava a manter um mau relacionamento com Florentino Perez Rodriguez (1947) Presidente do Real Madrid desde 2000 o craque portugues viria a trocar nao so o Real Madrid pela Juventus Football Club (1897) como acabaria por trocar Espanha por Italia numa contratacao em que a Juventus pagaria 100 milhoes de euros pelo craque portugues tendo sido a transferencia mais cara para um clube italiano da historia, superando o franco-argentino Gonzalo Gerardo Higuain (1987) comprado tambem pela Juventus em 2016 por 90 milhoes de euros ao tambem clube italiano Societa Sportiva Calcio Napoli (1926) mais conhecido como Napoli.


O Verao em alguns paises na Europa e visto como um verdadeiro terror quando se fala de incendios. E sabido que muitos fogos estao longe de serem causados pelas ondas de forte calor embora alguns sejam mesmo mas em alguns casos, talvez a maioria, os incendios sao causados por fogo posto. As causas podem ser as mais diversas mas envolve sobretudo o negocio da madeira, que estando queimada e vendida a um preco mais barato.

Portugal e Espanha sao sobretudo paises dos mais afectados pelos incendios de Verao na Europa sobretudo pelo calor e por vezes os incendios acabam por cruzar os dois paises. No entanto o Ano 2018 em termos de incendios ficou bem conhecido pelos incendios na Grecia obrigando a Grecia a pedir os mais diversos tipos de ajuda internacional.

Uma serie de incendios florestais foram deflagrados na Regiao Oriental da Atica, regiao administrativa essa que engloba a propria Cidade de Atenas, capital grega, em 23 de Julho de 2018. Ja em 30 de Julho contavam-se que a tragedia tinha custado 91 mortos e 25 desaparecidos. No dia seguinte, em 31 de Julho, os numeros confirmados eram ainda menos animadores sendo de 93 mortos e 187 feridos, sendo estes mesmos feridos 23 criancas e 164 adultos. Portanto, mais vitimas foram encontradas a medida que os dias se foram passando. Mais de 1000 edificios ficaram destruidos, em especial na Zona de Mati, uma famosa estancia balnear a cerca de 40 KM a Leste de Atenas.

Mais de 700 residentes foram evacuados ou salvos. Houve tambem vitimas no mar, pois uma embarcacao, carregada com pessoas que tinham conseguido fugir ao fogo, acabaria por vir a naufragar e pelo menos 10 pessoas tendo fugido a sina de morrerem queimadas no incendio acabariam por morrer afogadas.

No dia 23 de Julho de 2018, um incendio comecou no Leste da capital grega, Atenas, proximo de Kineta. Para agravar a situacao um segundo incendio viria a comecar algumas horas depois em Pentela, desta vez no Norte de Atenas. Devido aos fortes ventos na regiao, as chamas dos incendios se espalharam rapidamente, alastrando.

Os incendios de Kineta causaram danos e estragos enormes arruinando diversas casas na regiao, enquanto isso ja o incendio proximo de Pentela se espalhou e alastrou para outras partes, como nas vilas de Neos Voutzas e Mati. O incendio foi controlado e acabou por ser dominado e extinto apos algumas horas, causando mortos e feridos. Foi o maior incendio na Grecia desde 2007.


A Grecia viu-se sem meios e condicoes para lutar sozinha contra a tragedia e pediu ajuda internacional para lidar com a emergencia causada pelo incendio, submetendo um pedido para o Mecanismo de Proteccao Civil Internacional da Uniao Europeia. Varios paises e organizacoes humanitarias procuraram ajudar desde logo de varias e mais diversas maneiras:

. Albania: Ofereceu 100,000 libras em ajuda financeira para lidar com a emergencia.
. Australia: Ofereceu ajuda caso fosse necessario.
. Armenia: Ofereceu ajuda caso fosse necessario.
. Croacia: Disponibilizou o emprestimo de dois avioes Canadair CL-415.
. Chipre: Ajuda financeira e de pessoas para ajudar na emergencia.
. Italia: Disponibilizou o emprestimo de dois avioes Canadair CL-415.
. Macedonia: Ajuda financeira.
. Polonia: Duas equipas de bombeiros do Pais foram oferecidas para ajudar a lidar com a situacao de emergencia na Grecia.
. Portugal: Ofereceu 50 bombeiros para ajudar com a situacao.
. Romenia: Ofereceu o emprestimo de um Aviao A C-27 J Spartan para lidar com o incendio e o emprestimo de um Aviao C-130 Hercules para ajudar na logistica, alem de 20 soldados.
. Espanha: Ofereceu o emprestimo de dois avioes Canadair CL-415.
. Estados Unidos da America: Ofereceu a Monitoracao dos incendios com um veiculo aereo nao tripulado.

Estes e outros paises procuram na medida do possivel e de suas condicoes ajudar a Grecia no momento da sua tragedia mostrando mais uma vez que apesar de tudo muitas vezes quando mais e preciso nao estamos sozinhos mesmo nos dias que hoje correm.


O Campeonato Europeu de Sub-19 em 2018, mais conhecido Euro Sub-19 de 2018, foi a  17ª edicao da competicao organizada pela Uniao das Associacoes Europeias de Futebol (1954) mais conhecida pela sigla de UEFA para jogadores com idade ate 19 anos de idade. O evento foi realizado entre os dias 16 e 29 de Julho de 2018 na Finlandia.

O torneio foi disputado por 8 equipas de seleccoes constituidas por 18 jogadores nascido em ou apos o Dia 1 de Janeiro de 1999.

Portugal viria a conquistar o seu primeiro titulo da competicao desde que a mesma se intitula pelo actual nome ficando assim com o seu primeiro titulo embora no mesmo escalao ja tivesse conquistado 3 titulos anteriormente tendo ficado agora como tetracampeao (1961, 1994, 1999 e018)e foi igualmente finalista por 8 vezes (1971, 1988, 1990, 1992, 1997, 2003, 2014 e 2017) indicando portanto que Portugal e uma das seleccoes com mais sucesso no mesmo escalao a nivel europeu sendo a quinta seleccao europeia mais bem sucedida somente atras da Inglaterra com 10 titulos, Espanha igualmente com 10, Franca com 8 e Russia com 6. Portugal esta no Ranking a frente da igualmente poderosa Italia com 3 titulos conquistados. Portugal e ainda a seleccao com mais finais perdidas.


Portugal ao ver-se pela sorte do sorteio englobado no Grupo A teve a partida um adversario de peso ou seja a poderosa Italia, a Noruega e aanfitria Finlandia.

Em 16 de Julho a estreia de Portugal no torneio nao foi ma de todo com um adversario acessivel Portugal venceu a Noruega por 1-3.

Tres dias depois do primeiro jogo seguiu-se aquele que era sem duvida o jogo mais complicado frente a Italia e apesar do esforco sobretudo nos minutos finais com Portugal a marcar 1 golo aos 89 minutos a seleccao lusa saiu vergada da cidade finlandesa de Vaasa por 2-3.

Para Portugal nada estava perdido mas a 22 de julho teve um daqueles jogos que embora acessiveis nao sao apetecidos por ter o publico totalmente contra a si a puxar pela seleccao da casa. Frente a Finlandia os lusitanos mesmo jogando fora fizeram o que lhes competia e venceram a Finlandia novamente por 3 golos com o resultado a ficar em 0-3. Na fase de grupo tanto a perder como a ganhar os 3 golos fizeram parte sempre dos resultados finais.

Portugal passou o grupo em Segundo Lugar atras da Italia e nas semifinais a um passo da final viu-se pela frente com um adversario que era a Ucrania no dia 26 de Julho. Os ucranianos pouco conseguiram fazer para evitar a goleada de Portugal e o resultado expressava que Portugal sonhava com voos mais altos a Fnal estava ali a porta com a goleada por 5-0 Portugal abriu a porta da final.

Do outro lado no dia da Final em 29 de Julho depois de terem ganho aos franceses por 2-0 no seu jogo de Semifinal estava novamente a Italia apesar do resultado desfavoravel frente aos italianos 10 dias antes Portugal nao se deixou intimidar e acreditava que se 10 dias antes perdera por 3-2 agora podia vir a ganhar.

O jogo em si terminaria empatado 2-2 e foi necessario recorrer-se a prolongamento e sem querer pensar em pontapes de grande penalidade onde nem sempre ganha o melhor mas o que tem mais sorte Portugal viria a marcar primeiro fazendo o 3-2 os italianos nao baixaram os bracos e 3 minutos depois fizeram o 3-3 porem mais 2 minutos foi o tempo necessario para Portugal fazer o 4-3 final. Portugal era agora novamente campeao em titulo do Europeu de Sub-19 e nao havia mais nada a dizer.


Os incendios em Portugal todos os anos sao o maior terror para qualquer corporacao de bombeiros. Todos os anos na epoca de Verao e assim de Norte a Sul de Portugal e muitas vezes sendo necessario a algo mais que meios terrestres para combate-los contando entao sempre com o apoio de meios aereos.

Tendo inicio em 3 de Agosto e terminado somente uma semana depois a 10 de Agosto e apontado como um dos piores incendios de 2018 em Portugal e na Penisula Iberica.

O incendio de Monchique foi um incendio florestal ocorrido na Serra de Monchique na Regiao do Algarve, Sul de Portugal. O incendio teve inicio por volta das 13:00 horas no dia 3 de Agosto e foi dominado na manha do dia 10 Agosto. As accoes dos bombeiros foram sempre dificultadas pela forte intensidade e constantes mudancas de direccao do vento e pela dificuldade de acessos dos meios terrestres. O incendio teve o seu inicio na Localidade de Perna Negra, no Concelho de Monchique, tendo posteriormente alastrado para parte dos concelhos proximos de Silves e Portimao. Do incendio resultaram 41 feridos, um deles em estado grave, 22 dos quais eram bombeiros. A 10 de Agosto contabilizavam-se 27 hectares de Area ardida.

Logo ao segundo dia do incendio, 4 de Agosto, o mesmo era combatido por 700 bombeiros, 11 avioes e 230 militares. Ao sexto e penultimo dia do incendio, 9 de Agosto,o numero de bombeiros aumentara para mais de 1400 bombeiros que se encontravam a combater as chamas apoiados agora por 160 militares e 14 avioes de combate a incendios. Logo no segundo dia do incendio foi activado o Plano Municipal de Emergencia. O incendio deixou varias localidades da Serra de Monchique sem qualquer acesso a comunicacoes moveis. No terceiro dia do incendio, 6 de Agosto, o Centro de Monchique ficou sem abastecimento de agua. A Estrada Nacional 206 foi cortada ao transito. A Empresa Energias de Portugal (1976) mais conhecida como EDP e antiga Electricidade de Portugal encerrou o fornecimento de electricidade a varias localidades do Concelho de Monchique alegando ter-se visto obrigada a tomar a mesma medida por razoes de seguranca. A Data de 8 de Agosto, cinco dias apos o inicio do incendio, tinham ja sido evacuados 230 residentes.


Entre as causas apontadas pelos especialistas para a dimensao e incontrolabilidade do incendio estao o excesso descontrolado da plantacao de eucaliptos, o numero insuficiente de faixas de descontinuidade, as temperaturas extremas e as dificuldades de acessos. Mais de 72% da Serra de Monchique e (ou era antes do incendio) ocupada por eucaliptos. Os especialistas sao unanimes em criticar a falta de ordenamento do territorio que tem permitido a expansao descontrolada de eucaliptos, que rapidamente passam a dominar a paisagem. O eucalipto projecta particulas incandescentes capazes de provocar novos focos de incendio a varios quilometros de distancia, provocando assim novos focos de incendio que acabam por dispersar os meios de combate e diminuem ainda mais a sua eficazia. O Dia 4 de Agosto, segundo dia do incendio, acabou por vir a ser o dia mais quente do Seculo XXI em Portugal. Durante as operacoes registaram-se temperaturas de 47 graus e Hunidade Relativa de 14%. A inexistencia de faixas de continuidade em numero suficiente impediu a colocacao de meios logo no inicio do combate ao incendio. Ja em 2006 o Instituto da Conservacao da Natureza e das Florestas (ICNF) elaborou um plano que previa 120 quilometros de faixas de descontinuidade na Serra de Monchique, dos quais apenas 30 KM estavam concluidos 6 anos depois em 2012, ano em que a sua gestao passou para a responsabilidade das autarquias.

O Incendio na Serra de Monchique em 2018 foi precedido por varios incendios de grandes dimensoes que ocorreram na mesma regiao em anos anteriores. Em 2013 ocorreram dois grandes incendios que viriam a queimar 90% do territorio de Monchique e 41.000 hectares de floresta. O primeiro esteve activo entre 8 e 18 de Agosto de 2013 e o segundo entre 11 e 19 de Setembro de 2013, tendo-se espamhado e propagado para os concelhos vizinhos de Portimao, Alzejur e Lagos.


Em 14 de Agosto de 2018 uma tragedia apoderou-se da bonita Cidade de Genova em Italia. A parte da Ponte sobre a zona fluvial e industrial de Sampierdarena desabou no momento em que varios automoveis ligeiros e camioes passavam e atravessavam a mesma, causando logo 43 mortos.


Entre as principais causas investigadas para o acidente, estao a corrosao de elementos estruturais da Ponte Morandi (1967). Em 1979, doze anos apos a construcao. O Emgenheiro italiano Riccardo Morandi (1902-1989) ja havia publicado um relatorio tecnico chamado "O comportamento de longo prazo dos viadutos submetidos a trafego pesado localizado em ambiente hostil: O viaduto sobre a Polcevera, em Genova", alertando desde logo no mesmo que a estrutura deveria passar por obras de reforco. Em seu estudo, o Engenheiro concluiu que em poucos anos, seria necessario remover os pontos de corrosao nos reforcos expostos, injectar resinas onde fosse necessario e aplicar elastomeros de resistencia. Morandi concluiu que a estrutura, submetida a ventos marinhos, direccionados para o Vale do Rio Polcevera, criava uma atmosfera de alta salinidade, associada a uma mistura de fumaca saturada de vapores acidos altamente corrosivos, emitida pelas chamines das siderugias situadas no vale. Os vapores acidos teriam agido nas superficies externas estruturais, que apresentavam evidencias de ataques de origem quimica, com perda de resistencia superficial tambem do concreto. Nas investigacoes preliminares, e considerando o relatorio de Morandi, as autoridades italianas suspeitaram que possa ter havido a ruptura de um dos cabos de aco que sustentavam a estrutura, causando o acidente.


As primeiras noticias apontavam para 35 mortos, infelizmente o numero veio mesmo a subir, naquele que foi considerado um dos mais graves acidentes com infra-estruturas na Europa desde 2001.

A queda ocorreu no final da manha as 12 horas locais, quando um trecho da Ponte Morandi, de 1182 metros de Comprimento e 90 de Altura, nitidamente se desmoronou e deixou varios veiculos soterrados debaixo dos escombros.

O acidente deste tipo com o maior numero de vitimas mortais na Europa, ate ao momento deste acidente, aconteceu a 5 de Marco de 2001, quando pelo menos 70 pessoas morreram na queda da ponte que ligava Entre-os-Rios e Castelo de Paiva, no Rio Douro, no Norte de Portugal.


Kofi Atta Annan (1938-2018) foi um Diplomata do Gana que chegou a ser nomeado Premio Nobel da Paz em 2001 oferecido conjuntamente pela Fundacao Nobel (1900) a Kofi Annan como era mais conhecido e as Nacaoes Unidas que como Diplomata Kofi Annan presidiu como seu 7.º Secretario Geral entre 1997 e 2007 sendo o homem de raca negra a exercer um dos cargos mais importantes de todos os tempos depois de Barack Hussein Obama II (1961) ter sido eleito o 44.º Presidente dos Estados Unidos da America entre 2009 e 2017. Curiosamente ambos foram nomeados com o Premio Nobel da Paz, Obama ganhou o mesmo em 2009.

Annan chegou as Nacoes Unidas em 13 de Dezembro de 1996, o Conselho de Seguranca das Nacoes Unidas (1946) recomendou Annan para substituir o Secretario Geral anterior Boutros Boutros-Ghali (1922-2016) do Egipto, cujo o segundo mandato enfrentou o veto dos Estados Unidos. Annan foi confirmado quatro dias depois pelo voto da Assembleia Geral (1945), ele comecou o seu primeiro mandato como Secretario-Geral em 1 de Janeiro de 1997.


Em 19 de Setembro de 2006 quase a terminar o seu segundo mandato ele fez o seu discurso de despedida aos lideres mundiais reunidos na sede da ONU em Nova Iorque, em anticipacao da sua aposentadoria em 31 de Dezembro de 2006. No mesmo discurso destacou tres grandes problemas de "uma Economia Mundial injusta, a desordem mundial e o desprezo generalizado pelos Direitos Humanos e do Estado de Direito", que ele acreditava "nao ter resolvido, mas agucado" durante o seu tempo como Secretario-Geral das Nacoes Unidas. Ele tambem apontou para a violencia em Africa, e nao se esqueceu do conflito Arabe-Israelense como duas das grandes questoes que deveriam justificar uma particular atencao por parte do seu sucessor o Sul Coreano, Ban Ki-moon (1944).

Em 11 de Dezembro de 2006, em seu discurso final como Secretario-Geral da ONU cargo que exerceu durante 10 anos, entregue na Biblioteca e Museu Presidencial Harry S. Truman em Independence, no Estado do Missouri, Annan lembrou a lideranca de Harry S. Truman (1884-1972) na fundacao da Organizacao das Nacoes Unidas. Ele pediu aos Estados Unidos a Politicas externas multilaristas do Presidente Harry S. Truman que foi o  33º Presidente dos Estados Unidos (1945-1953), e a seguir a Doutrina Truman que diz que "a responsabilidade dos grandes Estados e servir e nao dominar os povos do Mundo". Ele tambem disse que os Estados Unidos devem manter o seu comprimisso com os direitos humanos", inclusive na luta contra o terrorismo.

Kofi Annan morreu em 18 de Agosto de 2018 em um hospital de Berna na Suica. As causas da morte nao foram reveladas. A morte de Annan teve uma repercussao imediata pela Imprensa Mundial, com inumeros lideres de Estado de todo o Mundo lamentando o falecimento de Annan.

 
A ganancia e as questoes de dinheiro a envolver herancas tem levado a alguns dos envolvidos a nao olhar a meios para conseguirem os seus fins ou seja conseguir passar a pernas a outros herdeiros ou ate matar o Autor do testamento foi o que aconteceu no caso seguinte que chocou o Pais ainda para mais porque a herdeira era filha adoptiva da Autora do Testamento e a mesma acabou por planear a morte da propria Mae adoptiva e levar o plano para a frente, ate ao fim.

A filha Diana Fialho (1995) e o marido Iuri Mata (1991) planearam detalhadamente o homicidio da vitima, Amelia Fialho (1957) e ate fizeram pesquisas na internet procurando a melhor forma de se livrarem do corpo apos o homicidio. A razao podia parecer futil mas nao era porque so os dois apartamentos que a vitima possuia, no Montijo, valiam 300 mil euros.

So a venda a qual era contra e a filha era a favor dos dois apartamentos no Montijo propriedade da Professora Amelia Fialho teria rendido aos seus assassinos confessos, a filha adoptiva e o genro, cerca de 300 mil euros, e isso tera sido um dos factores determinantes no mesmo crime levado a cabo com extrema violencia e premeditacao. Mas a vitima teria ainda mais bens herdados. O casal chegou ate a pesquisar na internet uma forma de se livrar do corpo, mas deixou um rasto que a Policia Judiciaria rapidamente encontrou assim que iniciou as investigacoes.

Diana Fialho e o marido Iuri foram colocados logo em prisao preventiva, depois de terem confessado a Policia Judiciaria que tinham drogado Amelia, ou seja mae e sogra de ambos, matando-a a seguir com golpes de martelo, a vez. Depois, de seguida, embrulharam o corpo num tapete, levaram-no para um campo e pegaram-lhe fogo com gasolina e um isqueiro que tinham comprado numa bomba de gasolina. Fingiram o desaparecimento da vitima que tinham assassinado durante dias, ate serem desmascarados e confessado tudo ate que o martelo arma do crime havia sido atirado ao Rio Tejo a PJ descobriu ainda vestigios de sangue em casa da vitima.


Sabia-se que a razao, motivo e mobil do crime seria o dinheiro, para alem do mau relacionamento. De uma assentada, garantiriam a liberdade e a independencia economica. Em causa, dado o bom valor imobiliario na Cidade do Montijo, que, em quatro anos, fez duplicar o valor das casas, estariam apenas nos dois apartamentos que Amelia ali possuia, cerca de 300 mil euros. Amelia nao queria vender e a filha adoptiva, sua herdeira em caso de morte, desejava faze-lo.

Um era a casa onde os tres habitavam, um duplex, do qual tinham sido "despejados" pela Professora dias antes e que valia mais de 200 mil euros. Foi para a mesma casa que Diana se mudou de uma instituicao na Cidade de Setubal aos 9 anos de idade quando foi adoptada e acolhida por Amelia. A outra casa valeria bem menos mas mais de 80 mil euros.

Para alem disso, apurou-se, que a conta bancaria da vitima, que era solteira e filha unica, tinha sido reforcada com a venda recente de uma propriedade que herdara dos pais. Diana e Iuri tinham casado a poucos meses contra a vontade de Amelia.

A Professora na altura do crime preparava o arranque do Ano Escolar, preparando-se para voltar a fazer o que tanto gostava, junto dos mais novos e de colegas de profissao que a admiravam. No dia anterior ao assassinato, a mulher de 59 anos participou na recepcao aos alunos na escola e nada de anormal foi notado.

houve uma discussao violenta com a filha nessa noite. Mais uma das muitas existentes ao longo dos ultimos anos "Ha quatro anos, chegou a dizer que se fosse encontrada morta, tinha sido a filha e o genro a mata-la", adiantou uma amiga e confidente da vitima. Foi essa mesma discussao, que se prolongou ate ao dia seguinte, que fez com que a filha e o genro viessem a avancar com o que ja planeavam a algum tempo, acreditaram as autoridades responsaveis de investigar o crime. Nas buscas que efectuou, a PJ viria a descobrir um computador cujo o historico de navegacao revelou que o casal perdera algumas horas a pesquisar na internet a forma mais eficaz de se livrarem de um corpo sem deixar vestigios. O cadaver so foi encontrado por acaso, quando o dono do terreno onde o mesmo fora abandonado avaliava com a Guarda Nacional Republicana (1911) conhecida tambem como GNR os prejuizos causados pelo fogo provocado pelo casal.

Amelia tinha uma enorme paixao por animais e adorava viajar, inicialmente Mae e filha mantinham uma boa relacao a mesma so comecou a esfriar quando Diana deixara de estudar e comecara namorar com Iuri. A mesma encontra-se hoje presa a espera de julgamento e Iuri mata recebeu o mesmo destino. Apesar de tudo o mesmo crime nao serviu de exemplo para muitos.


As imagens do atentado correram Mundo e creio que o golpe saiu como que um tiro pela culatra pois se o mesmo acto criminoso podendo nao ser querer acabar com a vida do ainda Candidato a Presidencia do Brasil do ex-Militar, polemico e controverso Jair Messias Bolsonaro a ideia seria prejudicar o mesmo o acto acabou por lhe dar destaque e forca. O proprio viria a dizer mais tarde que Juiz de Fora nao foi o local onde havia sido esfaquado mas onde nascera de novo.

Muito ficou por se saber acerca do atentado e alguns ate apontam para que tenha sido uma encenacao para fazer subir a reputacao do candidato vitima do atentado que ate ao momento nao era apontado como grande favorito a vitoria nas eleicoes a verdade e que alguns afirmam que depois do atentado Bolsonaro foi pesquisado na Internet cinco vezes mais do que aquilo que estava sendo e aparentando ser vitima foi conquistando mais o publico e o eleitorado.

Na tarde do Dia 6 de Setembro de 2018 na Cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, no Brasil. O Candidato do Partido Social Liberal (1994) conhecido como PSL viria a ser vitima de um atentado a faca durante um comicio de campanha. Foi esfaqueado e atingido no abdomen e necessitou de passar por um procedimento de Laparatomia exploratoria na Santa casa da Misericordia de Juiz de Fora para onde foi levado. Ele era carregado em ombros por apoiantes quando um homem se aproximou e o feriu na barriga.


Adelio Bispo de Oliveira (1978), identificado como Autor do crime foi igualmente agredido por pessoas que estavam no local mas apos ser identificado pela Policia Militar (1809) conhecida como PM acabou por ser detido e posteriormente preso.  O mesmo declarou, no boletim de ocorrencia, que o fez "a mando de Deus". Adelio foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014; o Partido emitiu uma nota classificando o atentado como "um grave atentado a normalidade democratica e ao processo eleitoral".

Os demais candidatos a presidencia repudiaram o ataque nas redes sociais exibindo igualmente votos de melhoras ao Candidato rival que agora passaria a destacar-se dos demais.


Ainda em mais um dos casos desportivos a envolver o Benfica naquele que ficou conhecido como "O Caso E-Toupeira" A SAD do clube viu-se ficar ilibada em 21 de Dezembro de 2018 dos crimes de que era acusada no mesmo caso.

Por outro lado Paulo Goncalves (1970), ex-Assessor Juridico, dos "encarnados", e Jose Silva, outro Funcionario de Justica, ficaram a saber que iriam ser julgados mais tarde por crimes que envolvem actos de corrupcao. Este segundo encontrava-se ja em Prisao Domiciliaria e ficou decidido de que iria esperar julgamento em liberdade.

O Ministerio Publico podia vir a recorrer da decisao sobre a nao pronuncia de alguns dos arguidos pelo Tribunal Central de Instrucao Criminal (TCIC) no prazo de 30 dias depois da leitura da sentenca e declarou que iria mesmo recorrer.

Ja pelo outro lado o Advogado que representou o Benfica SAD neste caso disse a porta do TCIC estarem bastantes satisfeitos com a decisao e que a mesma tinha sido uma decisao juridicamente correcta e que se o Ministerio Publico viesse a recorrer o Benfica iria atraves da sua SAD responder da forma adequada.


No debate instrutorio, realizado em 3 de Dezembro, o Procurador do Ministerio Publico pediu que o processo judicial avancasse para julgamento "nos exactos termos da acusacao", reiterando que o Presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, tinha conhecimento das contrapartidas entregues por Paulo Goncalves aos funcionarios judiciais, a troco de informacoes sobre inqueritos. O MP referiu que nunca teve "provas tao cristalinas que comprovassem forte corrupcao".

A SAD do Benfica estava acusada de ter cometido 30 crimes e Paulo Goncalves de 79. O MP acusa a sociedade "encarnada" de um crime de corrupcao activa, de um crime de oferta ou recebimento indevido de vantagens e de 29 crimes de falsidade informatica.

O despacho da acusacao referia que tais processos "indiciam sobre investigacoes na area do Futebol ou pessoas relacionadas com este desporto, designadamente inqueritos em curso e em segredo de justica, em que era visada, ou denunciante, a Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD, ou os seus elementos".

Os processos pesquisados pelos funcionarios judiciais, atraves da plataforma informatica Citius, abrangiam tambem casos "relativos a clubes adversarios e seus administradores ou colaboradores. 


Quando o Triatlea Luis Miguel Grilo (1968) foi dado como desaparecido podia suspeitar-se que viesse a ser encontrado sem vida como e muito habitual nos mesmos casos mas mesmo assim estaria longe de alguem a ideia de estarmos perante um crime macabro como foi o mesmo, dos mais mediaticos em 2018 juntamente com o caso da Professora do Montijo morta pela propria filha adoptiva e pelo genro. As coincidencias entre os dois crimesm nao ficam por aqui e terminam na prisao onde as duas arguidas de ambos os crimes Diana Fialho e Rosa Grilo (1975) a conhecerem-se na prisao e a tornarem-se amigas intimas.


A Policia Judiciaria apos dois meses de investigacoes comecou a encontrar as respostas para solucionar o crime e encontrar os seus autores, voltaram a casa agora de Rosa Grilo depois de a terem detido por suspeita de com ajuda do amante Antonio Felix (1976) ter matado o marido, o Triatla Luis Grilo.

De acordo com algumas das investigacoes, o Triatla tera sido morto a tiro nao so em casa como ate na sua propria cama, os inspectores regressaram a casa do Triatleta e da mulher e segundo algumas fontes terao encontrado entao provas de crime na estrutura de uma cama que se encontrava na garagem.

A estrutura pertenceria a cama de Luis Grilo que tera sido desmontada e em seguida substituida por outras duas individuais que foram colocadas no quarto do casal enquanto a PJ investigava o desaparecimento e morte do Atleta.

Rosa Grilo e Antonio Felix foram detidos e foram indicados pelos crimes de Homicidio Qualificado e Profanacao de Cadaver.


O corpo do atleta de Vila Franca de Xira foi encontrado um mes depois com indicios de homicidio no Distrito de Portalegre na Zona das Cachoeiras, perto de Vila Franca de Xira. O corpo foi encontrado por um homem que sentiu o mau cheiro a putrefacao enquanto fazia uma caminhada. O corpo estava nu e em decomposicao, com um saco de plastico na cabeca e sinais de violencia, num cenario de crime de homicidio. A bicicleta no qual o Atleta teria ido treinar nao foi encontrada no mesmo local.

O Atleta alegadamente teria saido de casa para realizar um treino de bicicleta, a 16 de julho de 2018, pelas 16 horas, na Zona das Cachoeiras, onde residia. Deveria ter regressado ao fim de duas horas, mas nunca mais voltou. A GNR e a PJ  entao assim que foi dado o alerta percorreram toda a zona ao redor, ajudados por amigos e familiares de Luis Grilo, mas nunca conseguiram encontrar o rasto ao desaparecido.

A unica pista chegou finalmente ao terceiro dia de buscas. Atraves do sistema de localizacao de GPS, foi encontrado o telemovel de Luis Grilo. Estava desligado, fora da bolsa de plastico onde costumava ser transportado e atirado para uma berma da estrada - a seis quilometros da sua propria casa. Com a descoberta do equipamento, e sobretudo as circunstancias em que foi encontrado, passou a suspeitar-se de crime e o caso passou para uma alcada de uma equipa de homicidios da PJ.


Num pais maioritariamente Catolico e onde as outras religioes e ate seitas religiosas so ganharam um lugar depois do Golpe de Estado de 1974 nao seria facil de encontrar muculmanos radicais mais os mesmos existem de facto. Sao oriundos ou descendentes em maioria das antigas colonias africanas portuguesas e tem sobretudo espalhado-se pelos locais onde existem grandes grupos de comunidades oriundas das mesmas antigas colonias.

No entanto de se tornarem muculmanos radicais ao ponto de irem lutar para o Estado Islamico ainda vai uma grande diferenca embora seja caso raro nao deixa de ser possivel entre os portugueses e infelizmente como em muitos outros casos quando vao para um campo de batalha encontram a morte, foi o caso que se segue.

Os irmaos Celso Costa e Edgar Costa foram mortos em combate na Siria. Os dois portugueses eram muculmanos radicais e jiadistas que combatiam pelo exercito do autodominado Estado Islamico do Iraque e do Levante (EIIL) tambem conhecido como Estado Islamico ou Estado Islamico do Iraque e da Siria (EIIS) ou Daesh. Em Raqqa, uma cidade a Norte na Siria, eram conhecidos mais pelos seus nomes de guerra Abu Issa Al-Andalus e Abu Zacarias Andalus, e eram considerados pecas "influentes" na hierarquia da mesma organizacao terrorista.

A informacao da morte dos dois irmaos foi confirmada por fontes oficiais e informais que nao adiantaram pormenores sobre a morte dos dois irmaos portugueses que poucos anos antes eram residentes normais em Massama (Sintra).

Apesar de nao se saber muito acerca da morte dos dois irmaos sabe-se no entanto que Celso, o mais novo, tera sido o primeiro a perder a vida. Mais recentemente tera sido Edgar que foi dado como morto. Terao morrido durante combates no terreno de batalha contra as tropas curdas ou sirias.

A instabilidade na regiao, bem como a perda progressiva de territorio dos islamitas radicais e muitas vezes a propria contra-informacao da propaganda dos Daesh nao permite que a morte dos jiadistas estrangeiros sejam 100% confirmadas. Mas existiam dados "muito consistentes" que infelizmente davam como reais as duas baixas de guerra dos dois irmaos portugueses, e, pela pior das razoes.

No final dos anos de 1990 e nos primeiros anos do novo seculo, durante a juventude, em Massama, fizeram parte de um grupo de Break-Dance, chegando a gravar uma cancao e a aparecer num programa de televisao como bailarinos.

A mudanca veio quando foram trabalhar para Londres e acabaram por se converter ao lado mais radical e obscuro do Islao em terras de Sua Majestade.

Entre 2012 e 2013, juntamente com outros portugueses, lideraram uma pequena mas influente celula localizada no Reino Unido: a rede de recrutamento de jovens muculmanos para a Jihad comecava em Leyton, a zona de Londres onde trabalhavam e residiam os dois irmaos, passava pela casa do recuo na linha de Sintra, onde esconderam alguns radicais ingleses, e acabava na Turquia, no Aeroporto Internacional de Istambul.


Edgar (ou Abu Zacarias Andalus) ganhou alguma experiencia para-militar em Africa, onde acabou por se juntar a uma milicia do Grupo Radical Al-Shabaab na Somalia e na Tanzania. Ja na Siria, no coracao do Daesh, comunicava com frequencia com outros extremistas islamicos que se encontravam fora do califado. O portugues seria um dos cerebros dos radicais, um estratego.

Em Marco de 2014, Celso (ou Abu Issa Al-Andalus) divulgou no YouTube uma mensagem em lingua inglesa, de cara tapada, a fazer um apelo aos muculmanos de todo o Mundo para se alistarem no exercito fundamentalista. Foi reconhecido pelos servicos de informacoes pela voz e pelo sotaque portugues.

No Dia 12 de Novembro de 2015, um dia antes dos atentados do Daesh em Paris que mataram 130 inocentes, os dois irmaos surgiram num outro video de propaganda, desta vez de cara destapada, a fazer apologia ao terrorismo. Tambem em lingua inglesa.

Celso e Edgar integraram o pequeno grupo de Mujahedin de que tambem faziam parte Nero Saraiva, Sandro Monteiro, Fabio Pocas e Sadjo Ture, outros portugueses da celula de Leyton.

Alguns deles foram dados como mortos em combate nos ultimos anos. Sao os casos de Sandro Monteiro e Sadjo Ture. Outros foram dados como desaparecidos ha ja alguns meses.

Os familiares dos dois Jiadistas portugueses depois de se ter dada como muito provavel as suas mortes em combates acabaram por pedir apoio as autoridades portuguesas para que as mulheres de Celso e Edgar, assim como os seus filhos, pudessem vir para Portugal.

O Pai dos dois homens foi quem fez os contactos junto de varias entidades e autoridades tanto nacionais como internacionais para que fosse possivel ter ajuda para trazer as quatro noras (os dois irmaos tinham duas mulheres cada um) e os netos.


O caso era ja antigo e constava de 2009 fora apenas arquivado antes de ser de conhecimento publico porem novas informacoes levaram a que tudo fosse reaberto de novo e desta vez Cristiano Ronaldo nao conseguia que o caso fosse abafado antes de ser de conhecimento publico e fazia ainda reacender a memoria de quando fora tambem acusado de violacao no Reino Unido em 2005.

Novas informacoes levaram a reabertura do caso, mais de nove anos depois. O conhecido Jogador de Futebol portugues era novamente suspeito de violar uma mulher em Las Vegas.

As autoridades norte-americanas acabaram por confirmar a reabertura do processo em que uma mulher acusava Cristiano Ronaldo de a ter violado num hotel em Las Vegas, no ano de 2009.

A Policia de Las Vegas confirmou o numero do processo - o mesmo que consta na denuncia feita pela alegada vitima, Kathryn Mayorga (1984), registada logo na noite do suposto incidente, sem que ela, contudo tenha dado o nome do suposto agressor, alegando medo de possiveis represalias. No Estado do Nevada, os crimes sexuais nao prescrevem desde que tenham sido devidamente reportados as autoridades - o que de facto aconteceu.

A mulher que acusa Cristiano Ronaldo de a ter violado e Kathryn Mayorga, uma Norte-Americana, residente no Estado do Nevada onde o mesmo tipo de crimes sao puniveis com Prisao Perpetua e sao os segundos crimes considerados mais graves depois do assassinato ou homicidio. O caso tera sido reaberto, depois da mulher, suposta vitima ter apresentado novas informacoes sobre a alegada violacao, colaborando com as autoridades na investigacao.

O processo tera sido tornado publico pela revista alema Der Spiegel (1947), relata que Ronaldo tera conhecido Mayorga numa discoteca em Las Vegas, em Junho de 2009. O Futebolista tera entao convidado um grupo de pessoas, entre as quais estava a alegada vitima, para irem ate a penthouse que ocupava no hotel onde estava hospedado. Mayorga alega que, enquanto mudava de roupa na casa de banho, Cristiano Ronaldo tera lhe pedido para executar actos sexuais, empurrando-a para o quarto e violando-a.

O processo refere que, depois de terminada a agressao sexual, Cristiano Ronaldo tera deixado a Norte-Americana sair do quarto, pedindo-lhe desculpa e afirmando que, costumava ser "um cavalheiro".

A mesma diz ter sido levada a assinar um acordo para manter o silencio sobre a alegada violacao, pelo qual tera recebido 375 mil dolares (cerca de 324 mil euros).


O novo Advogado da suposta vitima de violacao sexual por parte de Ronaldo, emitiu um comunicado apos o escandalo ter sido tornado publico, onde afirmava que o objectivo da sua cliente e "obter Justica e fazer Cristiano Ronaldo responder pelos seus actos".

Kathryn Mayorga pedia igualmente a Cristiano Ronaldo uma indemnizacao no valor de 200 mil dolares (cerca de 173 mil euros) pelos danos que lhe tinham sido causados.

O Advogado do portugues tambem nao perdeu tempo e anunciou que o atleta iria processar a revista alema por ter publicado o caso, classificando-o como uma "acusacao descaradamente ilegal".

Por sua vez a revista atraves do seu Editor tambem se manifestou assegurou que a revista mantinha a historia publicada. "Trabalhamos profissionalmente como jornalistas, confrontamos as provas. Isto e permitido a luz da lei de Imprensa da Alemanha", defendeu o mesmo.

O Editor de desporto da revista alema e um dos coautores da noticia, publicou no Twitter, e em detalhes, o modo como a revista alema conseguiu obter as informacoes que foram divulgadas no artigo que noticiou pela primeira vez mundialmente o escandalo.

O mesmo dos coautores da noticia apresentava ainda provas de como o Futebolista portugues ja havia admitido anteriormente que Mayorga gritara "nao" e "para", durante a realizacao do acto sexual, justificando no entanto que ele se mostrara disponivel. Esta primeira versao veio depois a ser suprimida pelo Atleta.

O Jornalista apresenta mesmo excertos dos relatorios da Policia, na noite da alegada violacao.

A revista alema ja tinha publicado o caso no ano anterior, em 2017, com base em documentos da Football Leaks (2015), tendo a mesma acusacao sido, na altura, desmentida pela Gestifute (1996), a empresa do Empresario Desportivo portugues Jorge Paulo Agostinho Mendes (1966) mais conhecido como Jorge Mendes e que representa Cristiano Ronaldo.

Questionada sobre o assunto, a Juventus, clube italiano onde joga Cristiano Ronaldo, recusou-se a comentar o caso.

Ja em 2005, Cristiano Ronaldo (que era, na altura, Jogador do Manchester United) foi interrogado pelas autoridades depois de alegacoes de que teria violado uma mulher. As suspeitas nunca chegaram a ser confirmadas.


O arquipelago das ilhas da Indonesia tem sido ao longo dos anos vitima de varios terramotos, sismos, maremotos e tsunamis e 2018 infelizmente foi um ano que esteve longe de fugir a regra mantendo a tradicao levando assim a vida a dezenas de milhares de pessoas com todas as tragedias do genero.

A tragedia deu-se no final de Setembro mas so nos dias da segunda semana de Outubro e que se conseguiram apurar os estragos e o numero de vitimas onde nos primeiros dias milhares continuavam desaparecidas e alunos ajudavam a limpar as escolas antes de voltarem as aulas.

Inicialmente em Palu na Indonesia quase 2000 pessoas morreram no terramoto e tsunami que devastaram a Ilha de Sulawesi na Indonesia, no Dia 28 de Setembro de 2018, anunciaram as autoridades locais, que inicialmente temiam um balanco ainda mais grave, pois milhares de habitantes continuavam desaparecidos. As vitimas mortais essas por falta de condicoes estavam a ser sepultadas numa enorme vala comum.

As equipas de emergencia encontraram 1944 na Cidade de Palu e nos seus arredores, informou um Porta-Voz do Exercito na regiao.

"Esperamos que o numero continue subindo, pois ainda nao recebemos a ordem para interromper as buscas por corpos", disse o mesmo Porta-Voz.

As autoridades temiam o desaparecimento de um numero muito mais alto do que as cerca de 2000 inicialmente previstas calculando entao o desaparecimento de 5000 pessoas na regiao.

As esperancas de encontrar sobreviventes eram minimas e cada vez mais remotas e os esforcos praticamente apenas se concentravam em recuperar os cadaveres e contabiliza-los no balanco.

A Agencia de Gestao de Catastrofes informou que as operacoes de busca deveriam continuar ate 11 de Outubro, data em que todos os que estariam ainda desaparecidos seriam entao considerados mortos.

O Governos planeava transformar em locais de sepulturas colectivas duas localidades proximas a Palu, Petobo e Balaroa, que ficaram destruidas na catastrofe.

Em Balaroa, um grande complexo de casas populares ficou praticamente sepultado pelo barro e pela lama.

Quase 200 mil habitantes da Regiao de Palu precisavam de ajuda humanitaria urgente apos a tragedia. A comida estava no fim, a agua potavel estava a acabar e muitas eram as vitimas, que tinham perdido tudo o que tinham, dependendo de ajuda para assim sobreviver.

Organizacoes Nao Governamentais e o Exercito conseguiram superar aos poucos os obstaculos logisticos para levar ajuda humanitaria a mais pessoas.

Nas zonas remotas, no entanto, as autoridades inicialmente estavam longe de conhecer a dimensao dos danos e os primeiros helicopteros unica forma de levar alguma ajuda apenas comecaram a transportar mantimentos e material.

A Cruz Vermelha (1863) afirmou que tinha atendido e prestado auxilio a mais de 1800 pessoas em suas clinicas e prestou os primeiros socorros a um numero similar de vitimas.

Na Cidade de Palu logo que foi possivel as criancas comecaram a voltar as escolas para ajudar a limpar as salas de aula e na esperanca de reencontrar amigos entre os sobreviventes.


Foi uma das vozes marcantantes da sua geracao  Shahnour Vaghinagh Aznavourian(1924-2018) conhecido somente como Charles Aznavour foi um Cantor, Letrista, Compositor e Actor frances de origem armenia.


Aznavour ficou conhecido por alguns temas romanticos de marca como She (1974) entre outras deixou o Mundo no primeiro dia de Outubro de 2018 para tristeza dos fans. Aznavour tinha a particularidade de composto cerca de 850 cancoes em varias linguas (incluindo 150 em ingles, 100 em italiano, 70 em espanhol e 50 em alemao) alem de frances e como actor entrou em mais de 60 filmes. Os seus discos venderam em todo o Mundo mais de 200 milhoes de exemplares.

Charles Aznavour morreu de Edema Pulmonar, como informaram apos terem dado a conhecimento publico o resultado da autopsia do Cantor. A estrela da musica francesa, uma das mais brilhantes de todos os tempos foi encontrado sem vida ao lado da sua banheira.

Apesar dos seus ja 94 anos, o Cantor tinha acabado uma digressao no Japao e entre outros titulos ou alcunhas era chamado de o "Frank Sinatra frances".


Charles Aznavour parecia recusar a ideia de se aposentar e gozar uma reforma calmamente afastado dos palcos e dos aplausos era isso que parecia mante-lo vivo e tao activo apesar da longa idade, uma semana antes de falecer, disse numa entrevista que, "queria dar o ultimo respiro em cima do palco".

Na noite do dia em que morreu, uma homenagem a ele foi feita na Torre Eiffel (1889), em Paris, capital francesa, que passou horas iluminada de dourado.

Aznavour e apontado como um dos artistas franceses mais bem-sucedidos em oito decadas de carreira. Familiarmente deixou a mulher e cinco filhos.


O Furacao Leslie foi um Ciclone Tropical Atlantico formado a 22 de Setembro de 2018, atingindo Portugal Continental a 13 de Outubro de 2018. Portugal nao esta acostumado ao mesmo tipo de acontecimentos, sendo apenas a terceira vez, que um furacao atingiu o territorio de Portugal Continental, sendo este "Leslie" o mais forte desde 1842. Foi um dos ciclones tropicais atlanticos com maior tempo de longividade ja registados. Leslie caracterizou-se como um grande e Ciclone Tropical, sendo a decima segunda tempestade nomeada, e o sexto furacao da Temporada de Furacoes no Atlantico em 2018.

Foi a 19 de Setembro de 2018, a meio de um mes activo na formacao de ciclones tropicais na Bacia do Atlantico Norte, o Centro Nacional de Furacoes (CNF) comecou a monitorizar o potencial de formacao de um sistema de baixas pressoes algumas centenas de quilometros a Sudoeste dos Acores, com a possibilidade da depressao adquirir gradualmente caracteristicas tropicais ou subtropicais. Tres dias depois, a 22 de Setembro de 2018, uma depressao nao tropical formou-se ao longo de uma superficie frontal, cerca de 1370 quilometros a Sul-Sudoeste dos Acores. A depressao adquiriu rapidamente caracteristicas subtropicais a medida que vagueava sobre o Nordeste Atlantico, e pelas 15:00 UTC de 23 de Setembro o CNF emitiu avisos sobre a Tempestade Subtropical Leslie.

O Furacao Leslie continuou a enfraquecer gradualmente, a medida que se deslocava para Nordeste. As 18:00 UTC do Dia 13 de Outubro Leslie caira para niveis inferiores a forca de furacao, transitando para ciclone extratropical. Tres horas depois o CNF emitiu o ultimo aviso, a medida que Leslie se aproximava da Costa Ocidental de Portugal.

As 21:00 UTC de 11 de Outubro o Governo Portugues emitiu um alerta de tempestade tropical para a Ilha da Madeira, alterado para Aviso de Tempestade Tropical seis horas depois. Este foi o primeiro aviso de tempestade tropical da Historia emitido para a Ilha da Madeira. As autoridades madeirenses tomaram as medidas habituais e fecharam as praias e parques. A ameaca de Tempestade Tropical fez com que oito companhias aereas cancelassem os voos para a Madeira. Mais de 180 jogos desportivos foram cancelados na ilha, mais dos quais afectando a Associacao de Futebol da Madeira (1916).

A 13 de Outubro o Furacao Leslie havia passado a Norte do Arquipelago da Madeira, dirigindo-se para o Continente portugues, nao havendo nenhuma ocorrencia de relevo a registar naquela Regiao Autonoma.



Pelas 18:00 horas de 13 de Outubro de 2018 o furacao havia ganho mais velocidade, seguindo tambem uma rota mais a Norte. Segundo o Presidente do Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera, Instituto publico (1946) tambem conhecido comoIPMA, IP, Jorge Alberto de Miranda, o periodo critico ocorreria entre as 22:00 de 13 de Outubro, e as 03:00 do dia seguinte, prevendo-se que seguisse uma rota entre as cidades de Setubal e o Porto.

Previa-se que o furacao atingisse o territorio continental ja como depressao pos-tropical, embora com ventos com intensidades equivalentes aos de um furacao. Os ventos mais intensivos eram esperados na regiao Centro do pais, com pico entre as 22h30 e as 23h, e com rajadas acima dos 130 KM/Hora, podendo atingir maximos historicos de 180 a 190 KM/Hora.

Pelas 22h40 a Estacao do IPMA, IP da Figueira da Foz registou uma incrivel rajada de 176 KM/Hora, a mais elevada que foi registada em estacoes da rede meteorologica nacional ate entao.

Treze dos 18 distritos administrativos do Continente portugues Setubal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Santarem, foram colocados pelo IPMA, IP sob o aviso vermelho, o mais grave, devido as previsoes de ventos fortes, e alguns tambem por agitacao maritima.

Varios eventos publicos foram cancelados, entre os quais a festa Revenge of the 90s, que estava agendada para a Noite 13 de Outubro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa, sendo adiada para Dia 20. O Concerto de Ana Mafalda da Veiga Marques dos Santos (1965) a Cantora e Compositora portuguesa mais conhecida como Mafalda Veiga na Praca de Touros do Campo Pequeno (1892), a Peca "Baixa Terapia", no Teatro Tivoli (1924) e a sessao da noite da Festa do Cinema Frances foram igualmente canceladas.

Segundo a Autoridade Maritima Nacional (2002) conhecida igualmente como AMN, foram fechadas as barras de Aveiro, Caminha, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Ancora, Povoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e Sao Martinho do Porto, ficando condicionadas a navegacao as varras do Douro, Viana do Castelo, Lisboa, Faro/Olhao, Quarteira e Vilamoura.

A ligacao fluvial no Rio Tejo entre Trafaria, Porto Brandao e Belem foram encerradas, ficando tambem suspensas as ligacoes entre Setubal e Troia. Tambem a TAP viu-se forcada a anunciar o cancelamento de sete dos seus voos devido ao mau tempo.

De acordo com a TVI 24 (2009), quinze mil clientes da EDP ficaram sem electricidade, havendo falhas de abastecimentos nas regioes de Lisboa, Pombal, Leiria e Setubal. Pelas 02:30 GMT de 14 de Outubro a EDP anunciou que o numero de clientes sem energia electrica em Portugal Continental atingia as centenas de milhar, descrevendo a situacao como "grave e complexa". Na Figueira da Foz cerca de 800 pessoas ficaram retidas no Centro de Artes e Espectaculos apos faltar a electricidade durante um espectaculo de Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade (1984) a Cantora, Fadista e Compositora portuguesa mais conhecida como Carminho, abandonando o espaco sob orientacao da Proteccao Civil. Um poste de alta tensao caiu em Valongo, deixando cerca de trinta casas sem electricidade. A Final do Europeu Femenino de Hoquei em Patins de 2018, entre Portugal e Espanha, que decorria no Pavilhao Municipal da Mealhada, foi suspensa apos uma falha generalizada no fornecimento de energia electrica que atingiu o concelho.

Cerca das 02:00 GMT de 14 de Outubro a Linha do Norte encontrava-se interrompida na Zona do pombal. Na mesma hora o Furacao Leslie tinha chegado ja a Regiao do Minho, esperando-se uma rapida normalizacao da situacao.

O Distrito de Coimbra foi o mais afectado por este temporal, com particular destaque para a Cidade da Figueira da Foz, zona onde se registaram mais estragos e por onde a tempestade teve o seu Landfall.


Apos campanhas eleitorais com varios casos insolitos e polemicas pelo meio como foi o caso de Bolsonaro ser esfaqueado o Brasil chegou finalmente a eleicoes.

Para se eleger o novo Presidente foi no entanto preciso chegar-se a uma segunda volta com os dois primeiros colocados da primeira volta. Se a 7 de Outubro nada tinha ficado decidido tres semanas depois era o dia das grandes decisoes e de se saber finalmente quem o Brasil iria escolher para ser o seu novo Presidente estando o Pais na sua escolha representado pelo povo em condicoes e direito de voto. O Dia 28 de Outubro de 2018 era mesmo o "Dia D".

O Deputado e Candidato da Extrema-Direita Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal, viria a ser eleito o novo Presidente do Brasil, ele talvez o mais controverso de todos os 13 candidatos que inicialmente comecaram a disputa, vencendo a segunda volta das eleicoes com 55% dos votos. O adversario, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, que atingira uma timida recuperacao depois de na Primeira volta das eleicoes nao ter chegado sequer aos 30% dos votos ficando com 29,28% na Segunda volta teve um ligeiro e timido crescimento de votos mas nao foi alem dos 45% dos votos do eleitorado.

"Vamos mudar o destino do Brasil", afirmou Bolsonaro no seu primeiro discurso enquanto Presidente eleito, no qual garantiu que o Brasil "e um so Pais, uma so nacao democratica". Um apelo a uniao que surge apos aquela que foi a Campanha Eleitoral mais tensa e que mais dividiu o eleitorado, e cujo os efeitos ainda na vespera tinham sido bem visiveis.

                                                
Mal foi conhecida a vitoria de Bolsonaro, e enquanto milhares de pessoas saiam as ruas para festejar, registaram-se violentos confrontos entre apoiantes dos dois candidatos em Sao Paulo que levaram a que fosse necessario intervencao policial.

A eleicao do que ate poucos meses antes era quase um desconhecido Bolsonaro evidencia a ansia de mudanca do povo brasileiro. Ha pela parte de alguns um certo temor generalizado em relacao a agressividade do ex-Capitao do Exercito e ao radicalismo das suas propostas apresentadas mas, como se ouviu de muitos eleitores, ele, Bolsonaro, o novo Presidente da Republica, representa a esperanca de rutura com o sistema ineficaz e corrupto que mergulhou o Brasil para uma profunda crise economica.

Na ultima semana de campanha, Bolsonaro, que chegou a surgir nas sondagens com 59% dos votos contra 41% de Haddad, comecou depois a perder terreno, mas conseguiu superar a tendencia de queda e conquistar a suada mas tao desejada vitoria. Haddad, que ao votar ainda se mostrava estar confiante numa viragem completamente historica, ganhou o apoio de diversos sectores e personalidades nos ultimos dias de campanha; mas nao conseguiu suplantar o novo fenomeno de popularidade da politica brasileira, ja chamado na Imprensa de "Lula da Direita".

No final cerca de 147, 3 milhoes de brasileiros foram chamados as urnas para decidir quem seria o proximo Presidente do Brasil numa segunda volta disputada por Jair Bolsonaro (Extrema-Direita) e Fernando Haddad (Esquerda).

Alem da corrida ao cargo de Presidente, os brasileiros teriam tambem de escolher os proximos representantes no Parlamento (Camara dos Deputados e Senado) e nos governos regionais que nao ficaram definidos na primeira volta, que se realizou a 7 de outubro.

As urnas de votos foram abertas as 08h00 locais de cada Estado e tinham encerramento previsto para as 17h00 de cada fuso horario.


O incendio que comecou a 8 de Novembro de 2018 no Norte da California, nos Estados Unidos destruiu mais de 13 mil casas mas nao deixou os altos numeros da tragedia ficarem por isso mesmo, provocou 88 mortos e nos primeiros dias do mesmo 203 pessoas estavam dadas como desaparecidas.

Segundo o balanco das autoridades feito dois dias depois das chamas terem sido dominadas e o incendio extinto pelo menos 88 pessoas tinham morrido e o numero de vitimas mortais podia facilmente vir a subir ja que 203 pessoas estavam desaparecidas devido aos incendios mais mortiferos na Historia do Estado da California, nos Estados Unidos.

O incendio que deflagrou a 8 de Novembro de 2018 destruiu mais de 13 mil casas no Norte californiano e consumiu cerca de 620 quilometros quadrados de mato e madeira, destruindo assim a povoacao de Paradise, com 27 mil habitantes.


As causas do incendio comecaram a ser investigadas. Falhas em centrais electricas, intervencao humana e alteracoes climaticas eram apontadas como as principais provaveis causas para o mesmo.

Dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a fugir do incendio  no Norte do Estado da California, abandonando a pe as suas viaturas, ameacadas pelas chamas que devastaram a localidade de Paradise.

Inicialmente o numero de desaparecidos acabou por oscilar. Pessoas dadas como desaparecidas foram encontradas com vida em abrigos, hospedadas em hoteis ou com amigos, como adiantaram as autoridades.

Cerca de 35 pessoas que morreram no incendio foram identificadas gracas as amostras de DNA e outros indicios, outras 47 foram identificadas provisoriamente.


A Tragedia de Borba faz-me em parte lembrar a queda da Ponte Mirandi em Genova embora sejam duas tragedias diferentes sobretudo em motivos de causa.

O incidente que causou a Tragedia de Borba ocorreu as 15h45m do Dia 19 de Novembro de 2018, que consistiu no colapso de parte (cerca de 100 Metros) da Estrada Municipal 255, que liga as duas localidades alentejanas de Borba a Vila Vicosa. Um aluimento de terras levou a queda de uma retroscavadora e de dois automoveis para uma das pedreiras que ladeiam a estrada, provocando desde logo pelo menos duas vitimas mortais e quatro desaparecidos.

A antiga Estrada Nacional foi desclassificada e municipalizada ; nao obstante, era a principal via de ligacao entre Borba e Vila Vicosa para as populacoes. As duas pedreiras que ladeavam a estrada no troco destruido foram licenciadas em 1989 sem cumprir as zonas de Defesa. A antiga Direccao Regional de Economia alertou o entao Governo e a Camara Municipal de Borba para um serio risco de colapso da via. Um grupo de investigadores constatou, em Fevereiro de 2018, a dilatacao de fissuras e escorrimento de aguas nas pedreiras situadas na zona do acidente.

Uma das entao vitimas mortais a lamentar foi resgatada na tarde do Dia 20 de Novembro de 2018. A segunda vitima mortal foi resgatada na noite do Dia 24 de Novembro. So no Dia 30 de Novembro de 2018 ou seja 11 dias apos a tragedia foi retirada da agua uma carrinha com os corpos das duas vitimas do acidente, tendo tambem sido localizada uma segunda viatura. A quinta vitima mortal, que no momento do acidente seguia na segunda viatura, foi recuperada poucas horas depois. Dado que as cinco vitimas mortais do acidente foram recuperadas, a operacao de resgate foi dada como concluida no Dia 1 de Dezembro de 2018.

                                                  
Em resposta a este acidente, o Governo portugues ordenou, no Dia 21 de Novembro de 2018, a Inspeccao-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territorio (IGAMAOT), que esta entidade viesse a realizar, no prazo de 45 dias, inspeccoes ao licenciamento, exploracao, fiscalizacao e suspensao de operacao das pedreiras situadas na Regiao de Borba. A Policia Judiciaria iniciou uma investigacao com intuito de investigar e descobrir se tinha havido a possibilidade de ter havido detonacoes de explosivos, nomeadamente polvora, na pedreira envolvida no acidente. Outros factores em investigacao, que podem ter contribuido para o acidente foram as chuvas fortes no fim-de-semana anterior a tragedia e a ocorrencia de um sismo em Arroiolos na antevespera. No Dia 27 de Dezembro de 2018, o Governo decidiu atribuir indemnizacoes as familias das vitimas.

O Presidente da Camara Municipal de Borba, Antonio Anselmo, assumiu que ignorou o alerta porque acreditava que, se houvesse perigo, teria entao sido novamente avisado. O Autarca insistiu que jamais tinha sido informado dos estudos que alertavam para o perigo de uma derrocada na estrada.


E sabido que desde do fim da Uniao Sovietica em 1991 e com a separacao e independencia das suas republicas a Russia e a Ucrania que eram as principais republicas da Uniao Sovietica nunca tiveram boas relacoes, mantendo sempre alguns conflitos e provocacoes entre si. O fim de 2018 foi palco de novos problemas entre russos e ucranianos.

O mais recente problema entre as duas nacoes vizinhas e quase irmas deu-se no Dia 25 de Novembro de 2018 no Estreito de Kerch ou Estreito de Querche e que liga o Mar Negro ao Mar Azov, navios de guerra russos dispararam contra tres embarcacoes ucranianas, capturando-as logo em seguida. No dia seguinte, a 26 de Novembro, parlamentares ucranianos apoiaram a proposta do seu Presidente, Petro Oleksiyovych Poroshenko (1965) mais conhecido como Petro Poroshenko de declarar a lei marcial (por 30 dias) na regiao costeira da Ucrania e na fronteira com a Russia, como forma de resposta ao incidente.

Na cerimonia de posse presidencial Poroshenko deu logo a entender ao que vinha e evidenciou quais eram muitas das suas ideias e intencoes em seu discurso de tomada de posse, afirmando que a Ucrania nao desistiria da Crimeia.

O desentendimento entre os dois vizinhos da Europa de Leste levou a que muitos lideres de Estados temessem um conflito ainda maior e uma verdadeira guerra entre os dois levando a que a Chanceler alema Angela Merkel pedisse o dialogo entre as duas partes e se comprometeu a contribuir para reduzir a tensao.

O Presidente russo Vladimir Vladimirovitch Putin (1952) conhecido como Vladimir Putin ou simplesmente Putin viria a expressar uma "seria preocupacao" de Moscovo depois da Ucrania ter instaurado a Lei Marcial, que previa a mobilizacao de forcas militares, entre outras medidas. O Kremlin temia uma escalada de tensao na Crimeia, regiao da Ucrania que a Russia anexara em 2014.

Putin viu-se obrigado a pedir a governante alema, que tentasse dissuadir Kiev de cometer qualquer acto "irracional" em resposta a captura das tres embarcacoes ucranianas pelo frota de Moscovo. Alem dos navios de patrulha e de um rebocador, as tropas russas detiveram 20 marinheiros ucranianos.

A Russia justificou accao afirmando que agiu "em estrita conformidade" com "o Direito Internacional" e acusou os navios ucranianos de incursao ilegal em aguas territoriais russas diante da penisula anexada da Crimeia.

O Presidente russo considerou a presenca das embarcacoes ucranianas em aguas russas uma "provocacao" e uma "grosseira violacao das normas de direito internacional por seus navios militares".

Ja do outro lado alegavam que a decisao sem precedentes desde a independencia da ex-republica sovietica em 1991 foi adoptada por iniciativa do Presidente ucraniano, que apresentou como justificativa o crescente risco de uma ofensiva terrestre russa.

                                               
As relacoes entre a Russia e a Ucrania nunca foram as melhores desde 1991 e estao em profunda crise desde de 2014. Desde a anexacao da Cremeia em 2014, a Russia reivindica o controlo do Estreito de Kerch, onde ocorreu o incidente.

Pouco tempo depois da anexacao, explodiu um conflito armado no Leste ucraniano entre as tropas de Kiev e os separatistas. Mais de 10.000 pessoas morreram desde entao.

Kiev e o Ocidente acusaram a Russia de apoiar militarmente os separatistas, o que Moscovo sempre fez questao de negar. O Ocidente impos importantes sancoes economicas a Russia pela anexacao da Crimeia e seu suposto papel na guerra no Leste da Ucrania.

O parlamento ucraniano viria a aprovar a instauracao da Lei Marcial nas regioes da fronteira, considerada a parte mais vuneravel do Pais a um possivel ataque da Russia. A mesma medida teria no entanto uma duracao de apenas 30 dias.

O incidente entre a Guarda Costeira Russa e os navios ucranianos aconteceu em 25 de Novembro de 2018 em pleno Mar Negro, quando as embarcacoes tentavam entrar no Estreito de Kerch para chegarem ao Mar de Azov - uma rota maritima crucial para as exportacoes de cereais ou aco produzidos no Leste da Ucrania.

A Russia acusou os navios ucranianos - que tentavam ir do Porto de Odessa, no Mar Negro, para Mariupol, no de Azov - de entrarem ilegalmente em suas aguas.

A Agencia de Inteligencia Russa FSB (antiga KGB) tinha fechado temporariamente a area para cargueiros e colocou um navio sob a ponte rodoviaria que atravessa o Estreito de Kerch (construida pela Russia apos a anexacao da Crimeia).

Antes de avancar para a captura dos navios, a Russia abriu fogo contra as embarcacoes. Moscovo afirmou que tres ucranianos tinham ficado feridos, mas Kiev desmente e afirma que nao foram tres mas sim seis que se feriram. Entre eles, estaria um agente de contrainteligencia militar da Ucrania, segundo o Servico Estatal de Seguranca da Ucrania (SBU).


O caso remontava ja alguns anos de luta por parte de activistas de defesa dos animais que procuravam que fosse proibido os espectaculos de circo terem numeros com animais selvagens.

A Assembleia da Republica viria a aprovar, em votacao final global,  um diploma que punha fim ao uso de animais selvagens no circo, como macacos, leoes e elefantes.

O Diploma viria a ser aprovado com votos de PS, PSD, BE, PEV e PAN. Os ultimos foram sem ducidas os principais mentores que sempre lutaram pela aprovacao da nova lei. O mesmo Diploma teve os votos contra do CDS e contou com as abstencoes do PCP e do Deputado Centrista Joao Rebelo.

O texto final, aprovado em 25 de Outubro de 2017 no grupo de trabalho sobre a participacao de animais em circos e ratificado na Comissao de Cultura, Comunicacao, Juventude e Desporto, e que reunia as propostas de alteracao do PAN, PS e BE, que tinham apresentado em Dezembro de 2017, a par do PCP e do PEV, projectos de lei que "baixaram" a especialidade.

O articulado incluia uma proposta de alteracao do PSD que restringia especies de animais selvagem que abrangiam, sem clarificar se estavam englobados tanto os animais criados em cativeiro como os provenientes de seu habitat natural.

O Deputado do PAN Andre Silva nao tardou em explicar a agencia de noticias Lusa que se tratava de animais reproduzidos em cativeiro ou entao nascidos na Natureza.

De acordo com o texto, as referencias a animais selvagens "reportam-se exclusivamente aos especimes das especies incluidas nas listas" constantes de dois anexos de uma portaria de Marco relativa a proibicao ou condicionamento da detencao de especimes vivos.


Dessas listas de especies animais fazem parte macacos, elefantes, tigres, leoes, ursos, focas, crocodilos, pinguins, hipopotamos, rinocerontes, serpentes e avestruzes.

O novo Diploma refere que os animais, que tem de estar registados obrigatoriamente num cadastro nacional, so podem ser usados no circo num período transitorio de seis anos, findo o qual a sua utilizacao passa a estar proibida e a ser punida com contraordenacoes.
 
Competira no futuro ao Governo criar um programa de entrega voluntária de animais usados em circos, bem como uma linha de incentivos financeiros destinados a reconversao e qualificacao profissional dos trabalhadores das companhias circenses (domadores ou tratadores) que entreguem voluntariamente os animais que utilizem.
 
O Governo tera ainda de definir qual a entidade responsável por garantir o registo e tratamento de dados no Cadastro Nacional de Animais Utilizados no Circo, a ser criado, por efetuar as apreensoes dos animais mantidos ilegalmente nos recintos e por recolocar em centros de acolhimento os animais entregues voluntariamente pelos seus proprietarios ou detentores.

As companhias de circo tem-se manifestado contra a proibicao de animais selvagens nos circos, com os representantes portugueses na Associacao Europeia de Circos a defenderem que o seu recurso contribui para a preservacao da biodiversidade.

Os proprietarios dos circos alegam ainda que sao mantidos animais em cativeiro em outros recintos, para exibicao em espectaculos.


Pouco se sabia desse ainda novo Movimento intitulado por "Coletes Amarelos" mas a verdade e que desde que sairam para as ruas na capital francesa que ficaram mundialmente conhecidos e o seu exemplo ate ja serviu para grupos semelhantes sairem as ruas em Portugal, da mesma forma, com os caracteristicos coletes amarelos.
 
Embora tenham continuado os seus manifestos onde protestam para atingir os seus meios muitas vezes com metodos nada pacificos foi entre 17 de Novembro e 21 de Dezembro que ficaram mais conhecidos nas famosas 5 semanas que sempre ficarao na memoria de muitos quando se falarem no Movimento dos Coletes Amarelos apesar de terem comecado a chamar a atencao pouco tempo antes tendo sido a Data de 21 de Outubro de 2018 sido considerada o ponto inicial.

No Dia 26 de Novembro de 2018, um Oficial estimou que os motins em Paris, durante os dois dias anteriores, tinham causado um prejuizo de 1.5 milhoes de euros e tinham mobilizado cerca de 200 funcionarios para ajudar com os servicos de limpeza e reparacao. Durante o protesto do Dia 1 de Dezembro em Paris, mais de 100 carros foram queimados e o Arco do Triunfo (1836) foi vandalizado.

Na segunda-feira apos os motins de 1 de Dezembro Anne Hidalgo (1958), Presidente da Camara Municipal de Paris, anunciou uma estimativa dos danos de propriedade que se situavam entre 3 a 4 milhoes de euros.

No final de Novembro de 2018, as pesquisas mostraram que o movimento teria apoio da maior parte da populacao francesa (variando porem de 73% a 84%). Uma pesquisa de opniao realizada em Dezembro revelou 72% dos franceses apoiavam o movimento e que 85% eram contra a violencia, em Paris.

Camionistas foram alvejados por manifestantes e a industria da camionagem manifestou seu descontentamento com a mesma situacao, em uma carta aberta, enderecada ao Presidente.
                                                       
                                             
                                                          
. Semana 1 (de 17 de Novembro a 23 de Novembro de 2018):
 
No Dia 17 de Novembro de 2018, os coletes amarelos iniciaram uma serie de protestos, que mobilizaram mais de 300.000 pessoas em toda a Franca, com barricadas e bloqueios de estradas. De acordo com um Jornalista que testemunhou as rebelioes, as manifestacoes nao foram um protesto, mas sim uma insurreicao.
 
Alem das estradas, os manifestantes tambem bloquearam cerca de 10 depositos de combustivel. Neste primeiro dia de protesto, uma pensionista de 63 anos foi atropelada por um Motorista em Le Pont-de-Beauvoisin enquanto se manifestava numa rotunda que da acesso a uma zona comercial. Um Motociclista morreu depois de ser atingido, no mesmo dia, por uma carrinha tentando contornar uma barricada. Ate o Dia 21 de Novembro, 585 civis tinham sido feridos, sendo que dos mesmos algumas dezenas eram feridos graves, e 115 policias, dos quais tres eram feridos graves.
 
Os protestos tambem ocorreram na Regiao Ultramarina Francesa de  Reunion, onde a situacao viria a piorar com saques e tumultos. As escolas da ilha acabariam por vir a ser fechadas por tres dias depois que os manifestantes fecharam e bloquearam o acesso as estradas. No Dia 21 de Novembro, o Presidente Emmanuel Jean-Michel Frederic Macron (1977) conhecido como Emmanuel Macron ordenou o envio de tropas para a ilha para acalmar a violencia.
 
. Semana 2 (de 24 de Novembro a 30 de Novembro de 2018):
 
No dia 24 de Novembro de 2018, aumentaram as tensoes em Paris, para tentar estabelecer um acordo formal, o Ministerio do Interior concordou entao em permitir um encontro no Champ de Mars, em 24 de Novembro. No mesmo dia os protestos atrairam 106.000 pessoas em toda a Franca, de acordo com o Ministerio do Interior, dos quais apenas 8000 estariam em Paris, onde os protestos se viriam a tornar ainda mais violentos. Manifestantes acenderam fogueiras nas ruas, derrubaram placas, construiram barricadas e arrancaram paralelepipedos. A Policia nao tendo outra opcao de escolha recorreu a gas lacrimogeneo e a canhoes de agua a fim de dispersar os manifestantes.

. Semana 3 (de 1 de Dezembro a 7 de Dezembro de 2018):

No Dia 1 de Dezembro de 2018, foi entao organizado um protesto chamado "Ato-3 - Macron - Demissao!".

O trafego na rodovia que liga Marselha a Paris (A6) parou a Norte de Lyon durante parte do fim-de-semana de 1 a 2 de Dezembro.

Em Marselha, onde as manifestacoes vinham sendo frequentes desde de 5 de Novembro, quando um predio desmoronou e suas redondezas foram evacuadas, uma mulher argelina de 80 anos tentou fechar a grade da sua janela quando foi atingida por os estilhacos  de uma lata de gas lacrimogeneo, morrendo depois durante uma cirugia. Um segundo Motorista morreu durante o terceiro fim-de-semana, depois de destruir sua carrinha ao chocar em camioes parados em uma barricada na Passagem de Arles.

. Semana 4 (de 8 de Dezembro a 14 de Dezembro de 2018):

Durante as manifestacoes de sabado, 8 de Dezembro, o Ministerio do Interior informou que ocorreram, ao todo, 1723 detencoes (1082 somente em Paris). Destas 1220 manifestantes acabaram por ser presos preventivamente.

Segundo o orgao, cerca de 136.000 pessoas sairam as ruas em todo o Pais. Na capital francesa, o numero de manifestantes foi o mesmo que no sabado anterior: 10.000 pessoas nas ruas.

Os prejuizos causados pelos actos de vandalismo foram tambem superiores aos da semana anterior, embora os meios de comunicacao tenham noticiado a existencia de um clima mais calmo. Carros e estabelecimentos comerciais foram assaltados, roubados e destruidos. "E uma catastrofe para as lojas, e uma catastrofe para nossa economia", disse o Ministro frances da Economia, Bruno Le Maire (1959) em declaracoes a 9 de Dezembro. Ele tambem afirmou preocupacao com a preservacao das instituicoes apos semanas de protestos. Um total de 264 pessoas ficaram feridas, alguns seriamente, com a perda de olhos ou de maos, mais precisamente em razao da utilizacao de armas de uso nao-letal e bombas de efeito moral pelas forcas policiais.

No Dia 10 de Dezembro, o Presidente Macron fez uma declaracao televisiva na qual ele anunciou diversas medidas destinadas a tentar colocar fim ao conflito. O discurso, porem, nao convenceu a maior parte dos manifestantes que mantiveram assim os bloqueios nas estradas.

. Semana 5 (de 15 de Dezembro a 21 de Dezembro de 2018):

Segundo o Ministerio do Interior, o numero de manifestantes no sabado de 15 de Dezembro era menor que o precedente (4000 em Paris e 66 000 em todo o territorio frances). Cerca de 69 000 membros das forcas da ordem (uma razao de um membro da forca da ordem para cada manifestante), 8000 somente em Paris, onde 179 pessoas foram detidas, e destas, 144 foram mesmo colocadas em prisao preventiva. Os meios de Comunicacao Social noticiaram que a tensao tinha ficado bastante tensa em Bordeaux, Nantes e Toulouse.

                                                
No Dia 11 de Dezembro de 2018 quando os franceses viviam a intesidade dos protestos do movimento intitulado como Coletes Amarelos, as 19H50M, um novo ataque terrorista ocorreu em Estrasburgo, na Franca, quando um homem abriu fogo contra o Christkindelsmarik enquanto gritava "Allah Akbar". (Deus (Ala) e o Maior). Em sequencia do mesmo ataque cinco dias depois a, 16 de Dezembro de 2018, cinco pessoas tinham morrido e 11 ficaram feridas, quatro delas com gravidade. Seis dos feridos estavam em estado critico e lutavam pelas proprias vidas. O Atirador conseguiu deixar a Area de taxi.

O suspeito, nascido em Estrasburgo no seio de uma familia argelina, foi identificado como sendo Cherif Chekatt (1989-2018). Na noite do Dia 13 de Dezembro, Cherif  foi reconhecido por policias e morto em uma troca de tiros.

O Christkindelsmarik e uma feira realizada no Inverno em Estrasburgo, realizada anualmente na praca em frente a Catedral de Estrasburgo (1439) conhecida como Catedral da Nossa Senhora de Estrasburgo e desde de 1570 que a feira e realizada no mesmo local. Em 2000, um atentado a bomba foi frustrado pela policia francesa e alema: O Grupo Salafista da Pregacao e Combate planeara detonar panelas de pressao, transformadas em bombas caseiras, no meio da multidao no Christkindelsmarik. Desde entao, o mercado passou a ter uma seguranca reforcada e sujeito a varias tentativas de ataques tanto em forma de suspeita como de forma real. Em 2016, quando varias pessoas foram presas em Marselha e Estrasburgo por prepararem um ataque terrorista, o cancelamento do Mercado no Natal foi considerado, embora por fim nao tivesse ocorrido.


Tres pessoas foram motas no local, enquanto 11 ficaram somente feridas, 4 em estado critico. Um dos mortos foi identificado como sendo um Turista de 45 anos de idade natural da Tailandia que estava de ferias com a sua esposa, que tambem foi baleada, mas conseguiu resistir aos ferimentos e sobreviveu. Os outros mortos foram um homem de 60 anos de Estrasburgo que foi baleado em frente a um restaurante e um homem do Afeganistao que viria a morrer dois dias pessoas.

O Presidente da Comissao Europeia, Jean Claude Juncker (1954) e o Primeiro-Ministro do Luxembrugo, Xavier Bettel (1973) reagiram no mesmo dia no Twitter (2006), expressando as habituais condolencias; Juncker chamou Estrasburgo de "uma cidade simbolo da paz e democracia europeias" e ja Bettel adiantou, um "simbolo dos valores europeus". Ja Theresa Mary May (1956) actual Primeira-Ministra do Reino Unido disse que "seus pensamentos estao com todos os afectados e com os franceses". Poucas horas apos o terrorista ter sido abatido, o Daesh afirmou que o mesmo era seu militante.

queda do helicoptero do Inem foto

E triste quando alguem morre e morre a prestar auxilio aos outros isso julgo que e ainda mais triste pelo que nao podia deixar de falar um pouco aqui dos grandes herois do Instituto Nacional de Emergencia Medica, I.P (1981) conhecido como INEM que faleceram tragicamente na queda do helicopetero do INEM em Valongo, Distrito do Porto em 15 de Dezembro de 2018.

A bordo do aparelho um helicoptero Agusta A109S, seguiam os dois pilotos e uma equipa medica do INEM composta por um Medico e uma Enfermeira e que regressavam a base, em Macedo de Cavaleiros, Braganca, apos terem realizado uma missao de emergencia medica de transportar uma doente grave para o Hospital de Santo Antonio, no Porto.

\O relatorio do Gabinete de Prevencao e Investigacao de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviarios (GPIAAAF) veio a determinar apos a investigacao que o impacto da queda do helicoptero do INEM em Valongo nao tinha "probabilidade de sobrevivencia" para qualquer um dos seus ocupantes.


"A violencia do impacto associada a posicao invertida da aeronave no momento do choque com o solo, nao deixaram espaco util de sobrevivencia para qualquer um dos quatro ocupantes. Adicionalmente, as forcas de desaceleracao excederam largamente as tolerancias humanas, sendo o acidente classificado como de impacto sem probabilidade de sobrevivencia", como podia ler-se no relatorio.

O documento publicado mais tarde relata ao pormenor como se tera dado o acidente e confirma o choque contra a uma torre de transmissao.

Segundo o documento, a torre localizada na Serra de Santa Justa tem 66 Metros de Altura e era "constituída por uma estrutura trelicada em tubos de aco, dotada de feixes de espias em cordao misto aco/fibra, espaçados igualmente em varios niveis ao longo da sua extensao para garantir a estabilidade estrutural".

A infraestrutura estava licenciada e foi dotada de equipamento de balizagem luminosa no seu topo", esclareceu o GPIAAF acrescentando que "nesta fase da investigacao, não e claro se esta balizagem estava operacional no momento do acidente".

Alem da colisao com a torre, a cabine do helicoptero "colidiu ainda com outras duas espias de travamento da torre". Apos o impacto, o helicoptero comecou a desintegrar-se tendo-se imobilizado na serra a 384 Metros do local inicial de impacto.

"Nao foram encontrados quaisquer indicios de explosao ou incendio no pre ou pos acidente", aponta ainda o mesmo relatorio.



No helicoptero seguiam o Piloto Joao Lima, O Co-Piloto Luis Rosindo, o Medico Luis Vega (que era de nacionalidade espanhola, mas se encontrava colocado no Hospital de Santa Maria da Feira e a Enfermeira Daniela Silva.

Joao Lima era um Piloto experiente, com milhares de horas de voo em operacoes de emergencia, sobretudo no combate aos fogos florestais. Foi destacado com o Premio de "Heroi CM" por, em 2011, ter resgatado tres jovens de uma ravina do Bal Couvo, em Gaviao, Portalegre.

Luis Rosindo Co-Piloto do helicoptero, era praticante de Crossfit e em 2016 foi Nadador-Salvador em Sesimbra.

A Enfermeira Daniela Silva, com cerca de 30 anos e ja tinha sido Bombeira nos Bombeiros Voluntarios de Baltar (Paredes), que ficaram a saber da tragica noticia durante o Jantar de Natal da mesma Corporacao, que se realizava a mesma hora. Daniela participou em varias operacoes enquanto Bombeira.

Luis Vega, de 50 anos, nasceu na Corunha e vivia a cerca de vinte anos em Portugal e era casado. O Medico vivia com a esposa, tambem de nacionalidade espanhola, em Portugal.


No Dia 22 de Dezembro de 2018 um tsunami causado pela erupcao do Vulcao Anak Krakatoa no Estreito de Sunda acabou por atingir a Regiao Costeira de Banten e Lampung, na Indonesia. Pelo menos 437 pessoas foram dadas como mortas, mais de 14000 ficaram feridas segundo os primeiros dados e 24 estavam desaparecidas. Agencia Meteorologica, Climatologica e Geofisica da Indonesia (BMKG), atribuiu o tsunami a uma mare alta e a um deslizamento submarino de terra causado por uma erupcao vulcanica.

As 21:03, hora local (14:03 UTC), o Anak Krakatoa entrou em erupcao e danificou o equipamento local de sismografia, apesar de uma estacao sismografica vizinha ter detectado tremores continuos. A BMKG detectou um evento de tsunami , por volta das 21:27 hora local (14:27 UTC) na Costa Ocidental de Banten, mas a agencia nao tinha detectado nenhum evento tectonico precedente. O Porta-Voz da Agencia Indonesia de Contramedidas de Desastre (BNPB), divulgou uma declaracao, atribuindo o anormal tsunami as mares altas causadas pela lua cheia combinadas com um deslizamento submarino de terra que foi causado pela erupcao do Anak Krakatoa.

Antes a BMKG tinha emitido um aviso de tsunami para as regioes em torno do estreito. Os maregrafos na regiao mediram em torno de 90 CM em Serang e 30 CM em Lampung, em cima dos 2 metros das mares altas.


O Conselho da Indonesia para a Conducao de Desastres relatou inicialmente a existencia de 20 mortos e 165 feridos. No dia seguinte, os numeros tinham sido revistos e subiram depois de uma alteracao para 43 mortos - 33 em Pandeglang, 7 no Sul de Lampung e 3 em Serang, 584 feridos no total, e duas pessoas desaparecidas, com a maior parte dos feridos registados (481) tambem na Regiao de Pandeglang. As areas atingidas em Pandeglang atingidas pela onda do tsunami sao praias que sao destinos turisticos populares, tais como Tanjung Lesung. Ainda no mesmo dia os numeros da tragedia voltaram a ser actualizados para 62 mortos, com 20 pessoas desaparecidas mais tarde naquele dia. Relatos de pessoas desaparecidas tambem ocorreram a partir de pequenas ilhas que fazem parte da regencia de Pandeglang. Pelas 13:00, hora local, no Dia 23 de Dezembro, a BNPB tinha confirmado 168 mortos e 745 feridos, com mais de 30 pessoas dadas como desaparecidas. A contagem de dados no Dia 25 de dezembro indicou que 429 pessoas morreram, 1 459 ficaram feridas e 16000 estavam desabrigadas. Tambem haviam 57 desaparecidos.

Cerca de 400 casas em Pandeglang localizadas perto da costa foram destruidas ou muito danificadas pelo Tsunami. Hoteis tambem foram atingidos. 30 casas em Lampung tambem foram muito danificadas. A rodovia que conecta Serang e Pandeglang foi destruída.


Caro(a) leitor(a) e com algum atraso que apresento esta cronica mas e de facto aquela que anualmente me da mais trabalho a escreve-la e a fazer pesquisas.

Sei que alguns assuntos importantes sucedidos em 2018 podem nao ter sido mencionados mas nao se pode escrever de tudo e por vezes o importante para uns nao e de todo importante para outros. E com algum atraso que vos trago este trabalho feito com muito amor, carinho e dedicacao para todos voces, sei que sem voces meus seguidores nao iria a lado nehum e tenho orgulho de ter ja mais de 20 seguidores, sao ja 22 a prestarem atencao mais de perto ao que aqui escrevo e se o ano 2018 em termos de produtividade nao foi tao positivo como nos outros anos algo indica que 2019 sera diferente.

Em relacao aos grandes acontecimentos do Ano 2018 a nivel nacional coloco o ponto alto o momento em que os deputados portugueses reprovaram a aprovacao da Lei que permitiria a relaizacao da Eutanasia em Portugal. A nivel internacional coloco as eleicoes no Brasil e a vitoria de Bolsonaro em lugar de destaque porque penso que ainda se vai falar muito no assunto sobretudo por tudo o que Bolsonaro parece querer fazer.

Em momento de despedida venho igualmente desejar a todos um maravilhoso Ano de 2019 com tudo de bom, ate a proxima.

                                                                                                     Manuel Goncalves




 

 



 
 
.























 












 






























 
 
 
 
               


























































Sem comentários:

Enviar um comentário