Página

sábado, 2 de agosto de 2014

A Biblia Sagrada

 

Certamente se na Historia da Literatura existe algum livro que jamais poderia ficar sem apresentacoes e no anonimato esse mesmo livro so poderia ser a Biblia Sagrada. Eis o livro que sempre foi o numero um dos Best Sellers, traduzido em quase todas as linguas e disponivel em quase todos, se nao todos, os cantos do mundo.

A Biblia Sagrada contem e relata alguns dos maiores misterios da humanidade como o caso do misterio da localizacao certa do Jardim do Eden ou igualmente a localizacao certa de onde se encontra a arca de Noe, tudo entre outros misterios. A Biblia Sagrada e tambem sem duvida uma das pedras do cristianismo e nao ha cristao ou Catolico que se preze que mesmo em alguns casos nao tendo lido a mesma completa, foi lendo e conhecendo inumeras escrituras e textos do mesmo livro. Nao existe missa, celebracao religiosa em que a mesma nao esteja la presente e embora fortemente ligada a Igreja Catolica faz parte de outras religioes tambem assim como de algumas seitas religiosas.

A Biblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον transliteracao, Biblion, "rolo" ou "Livro") e o texto religioso de valor sagrado para o cristianismo, em que a interpretacao religiosa do motivo da existencia do homem na terra sob a perspectiva judaica e narrada por humanos. E considerada pela Igreja como divinamente inspirada, sendo que o mesmo livro se trata de um documento verdadeiramente doutrinario originalmente compilado pela Igreja Catolica para a propria orientacao de suas doutrinas. Segundo a tradicao, aceita pela grande maioria dos cristaos, a Biblia foi escrita por quarenta autores entre 1445 e 450 A.C (livros do Antigo Testamento) e de 45 e 90 D.C(livros do Novo Testamento), totalizando um periodo de quase 1600 anos. A maioria dos historiadores especialistas em Historia da Religiao acreditam que a data dos primeiros escritos e bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradicao crista coloca Moises como o Autor dos primeiros cinco livros da Biblia (Pentateuco) muitos outros estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas apos o exilio babilonico, a partir de outros textos datados provavelmente entre o decimo e o quarto seculo antes de Cristo 1000 A.C-400 A.C muitos estudiosos tambem afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regioes e nacoes.

Segundo uma interpretacao literal do Genesis (primeiro livro da Biblia), o homem foi criado por Deus a partir do po, apos a criacao igualmente dos ceus e da terra, ha oito mil anos, e ganhou a vida apos Deus soprar o folego da vida em suas narinas.

A Biblia Sagrada e de longe o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 6 bilhoes de copias em todo o mundo, um numero de quantidade 7 vezes maior que o numero de copias do 2º colocado da lista dos 21 Livros Mais Vendidos, O Livro Vermelho.

Como curiosidade, nos Estados Unidos, o unico presidente que nao fez juramento de posse com a mao em uma Biblia foi Theodore Roosevelt, de acordo com os registos oficiais do Architect of the Capitol. John Quincy Adams, em sua posse, de acordo com as cartas escritas pelo mesmo, colocou a mao em um volume de direito constitucional ao inves da Biblia para indicar a quem pertencia a sua lealdade. Nao ha registos para presidentes anteriores a John Tyler.

Segundo o jornalista David Plotz da revista online Slate Magazine ate um seculo atras, a maioria dos estadunidenses bem formados e instruidos conheciam a Biblia a fundo. Ele tambem afirma igualmente que na actualidade, o desconhecimento biblico e praticamente total entre pessoas nao-religiosas. Ainda novamente segundo Plotz, mesmo entre os fieis, a leitura da Biblia e irregular: a Igreja Catolica inclui somente uma pequena parcela do Velho Testamento nas leituras oficiais; os judeus estudam bastante os cinco primeiros livros da Biblia: (Genesis, Exodo, Levitico, Numeros e Deuteronomio), mas nao se importam muito com os restantes; os judeus ortodoxos normalmente passam mais tempo lendo o Talmude ou outra coisa igualmente de leituras religiosas do que a Biblia em si; somente os protestantes evangelicos fazem a leitura da Biblia, frequentemente.

A inacessibilidade da Biblia entre a Antiguidade e a Idade Media resultou na criacao de diversas narrativas sobre personagens cristaos, criando assim acrescimos e distorcoes. A Igreja Catolica nao permitia que os seus fieis possuissem exemplares da Biblia, alegando que estes nao teriam nunca a capacidade necessaria para interpreta-la correctamente, devido a sua complexidade. Assim, afirmava que a responsabilidade de ensinar as orientacoes de Deus era exclusivamente sua.

Os conflitos entre a ciencia e a Religiao foram, em parte, ajudados pela interpretacao literal da Biblia. Esta nao deve ser interpretada como um relato preciso da historia da humanidade ou uma descricao perfeita da natureza. Galileu Galilei considerava que a Biblia deveria ser interpretada a partir do estudo da natureza. Os escravocratas basearam-se na parte da Biblia que conta sobre Noe ter condenado seu filho e seus descendentes a escravidao para assim justificar religiosamente a escravidao.

Martinho Lutero considerava por sua vez que o amor de Cristo era alcancavel gratuitamente por meio da Biblia. Foi ele mesmo um dos primeiros teologos a sugerir que as pessoas deveriam ler e interpretar a Biblia por si mesmas. A maioria das pessoas porem continua a fazer as interpretacoes da Biblia atraves do seu Lider religioso.

As testemunhas de Jeova consideram 66 livros como componentes da Biblia, interpretando-a de forma literal excepto quando o texto evidencia estar em sentido figurado. Chamam o Novo Testamento de Escrituras Gregas Cristas e o Velho Testamento de Escrituras Hebraicas. Para o espiritismo a Biblia e uma das varias referencias de compreensao do mundo espiritual (nao e a principal).

A Biblia como se pode ver actualmente e dividida em dois grandes grupos de livros: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento apresenta a historia do mundo desde do seu inicio e criacao ate os acontecimentos apos o regresso dos judeus do exilio babilonico, no Seculo IV A.C. O Novo Testamento apresenta a historia de Jesus Cristo e a pregacao de seus ensinamentos, relata toda a sua vida  e fala ainda dos momentos apos a sua morte e sucessiva ressurreicao, no Seculo I A.C.

A Biblia durante cerca de 12 seculos nao estava divida em capitulos somente ja na era moderna em 1227 D.C, quando o Cardeal Sthepen Langton os criou, e tambem igualmente nao apresentava versiculos ate ser assim dividida em 1551 por Robert Stephanus, (penso que semelhantes medidas de facto so facilitaram a leitura da mesma).

A quantidade de livros no Antigo Testamento varia de acordo com  a Religiao ou denominacao crista que o adota: a Biblia dos cristaos protestantes e o Tanakh judaico incluem 39 livros, enquanto a Igreja Catolica possui 46 e a Igreja Ortodoxa aceita mais cinco sendo 51 livros. Os sete livros existentes na Biblia Catolica, ausentes da Biblia judaica e protestante sao conhecidos como deuterocanonicos para os catolicos e apocrifos para os protestantes.

Os livros do Antigo Testamento aceites por todos os cristaos como sagrados (tambem chamados "protocanonicos" pela Igreja Catolica) sao: Genesis, Exodo, Levitico, Numeros, Deuteronomio, Josue, Juizes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Cronicas, II Cronicas, Esdras, Neemias, Ester, Jo, Salmos, Proverbios, Eclesiastes, Canticos dos Canticos, Isaias, Jeremias, Lamentacoes, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os Deuterocanonicos, aceitos pela Igreja Catolica como sagrados sao: Tobias, Judite, Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiastico e Baruque. Estes mesmos livros estao disponiveis na traducao grega do Antigo Testamento, datada do Seculo I A.C, a Septuaginta. 

Segundo a visao protestante, os mesmos livros Deuterocanonicos (chamados tambem de "Livros apocrifos" pelos protestantes) foram, supostamente, escritos entre Malaquias e Mateus, numa epoca em que segundo o historiador judeu Flavio Josefo, a Revelacao Divina havia terminado porque a sucessao dos profetas era toda em si inexistente ou ja era imprecisa. O parecer de Josefo nao e bem visto muito menos aceito pelos cristaos catolicos, ortodoxos e alguns protestantes, e tambem igualmente pensam assim uma maioria judaica nao farisaica, porque Jesus Cristo afirma que a mesma durou ate Joao Batista, "A lei e os profetas duraram ate Joao" (Lucas 16:16; Mateus 11:13).

O Novo Testamento e composto por 27 livros: Evangelho de Mateus, Evangelho de Marcos, Evangelho de Lucas, Evangelho de Joao, Atos dos Apostolos, Romanos, I Corintios, II Corintios, Galatas, Efesios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timoteo, II Timoteo, Tito, Filemon, Hebreus, Epistola Tiago, I Epistola de Pedro, II Epistola de Pedro, I Epistola de Joao, II Epistola de Joao, III Epistola de Joao, Epistola de Lucas e Apocalipse.

Atraves dos seculos, desde o comeco da era crista, e inclusive em alguns contextos, como na Reforma Protestante do Seculo XVI, os chamados textos deuterocanonicos do Novo Testamento foram tao debatidos e discutidos por curiosos e estudiosos como os textos deuterocanonicos do Antigo Testamento. Finalmente, os reformistas protestantes decidiram rejeitar todos os textos deuterocanicos do Antigo Testamento, e por sua vez aceitar todos os textos deuterocanicos do Novo Testamento, embora houvesse em Lutero, no processo de Reforma Protestante, a intencao de remover determinados livros do Novo Testamento por considerar os mesmos como apocrifos ou dolosos, como na Epistola de Tiago.

Procurando a razao da origem do termo "Testamento" o mesmo vocabulo nao se encontra na Biblia como designacao de uma de suas partes. A palavra portuguesa "testamento" corresponde a palavra hebraica "berith" (que por sua vez significa alianca, pacto, convenio, contrato), e designa a alianca que Deus fez com o povo de Israel no Monte Sinai, tal como se encontra relatado e descrito no livro de Exodo (Exodo 24:1-8 e Exodo 34:10-28). Segundo a propria Biblia, tendo sido esta mesma alianca quebrada pela infidelidade do povo, Deus prometeu entao uma nova alianca (Jeremias 31:31-34) que deveria ser ratificada com o proprio sangue de Cristo (Mateus 26:28). Os escritores do Novo Testamento denominam a primeira alianca de antiga (Hebreus 8:13) em contraposicao a nova (II Corintios 3:6-14).

Os tradutores da Septuaginta traduziram a berith para diatheke, embora nao haja de facto uma perfeita correspondencia entre as palavras, ja que berith designa "alianca" (comprimisso bilateral) e diatheke tem o sentido de "ultima disposicao dos proprios bens", "testamento" (comprimisso unilateral).

As respectivas expressoes "antiga alianca" e "nova alianca" passaram a designar a coleccao dos escritos que contem os documentos respectivamente da primeira e da segunda alianca. As denominacoes "Antigo Testamento" e "Novo Testamento", para as duas colecoes dos livros sagrado, comecaram a ser usadas no final do Seculo II, quando os evangelhos e outros escritos apostolicos foram considerados como parte do canon sagrado. O termo "testamento" surgiu apenas atraves do latim, quando a primeira versao latina do Velho Testamento grego traduziu diatheke por testamentum. Jeronimo de Estridao revisando esta versao latina manteve a palavra testamentum, equivalendo ao hebraico berith - "alianca", "concerto", quando a palavra nao tinha essa significacao no grego. Afirmam alguns pesquisadores que a palavra grega para "contrato", "alianca" deveria ser suntheke, por traduzir melhor o hebraico berith.

Eusebio Sofronio Jeronimo (mais conhecido por Sao Jeronimo pelos catolicos) traduziu a Biblia directamente do hebraico, aramaico e grego para latim, criando a Vulgata. No concilio de Trento em 1542, essa mesma versao traduzida foi estabelecida como versao oficial da Biblia para a Igreja Catolica. Em meados do Seculo XIV o teologo John Wyclif  realizou a traducao da Biblia para ingles. Apos a Reforma Protestante a Biblia recebeu traducoes para diversas linguas e passou a ser distribuida sem restricoes para as pessoas.

Martinho Lutero traduziu a Biblia para a lingua alema enquanto estava escondido em Wittenberg do Papa Leao X, que queria que fosse feito um "julgamento" apos a publicacao das 95 teses.

A grande fonte hebraica para o Antigo Testamento e o chamado Texto Massoretico. Trata-se do texto hebraico fixado ao longos dos seculos por escolas de copistas, chamados massoretas, que tinham como particularidade especial um escrupulo rigoroso na fidelidade da copia ao original. O trabalho dos copistas massoretas, de copia e tambem vocalizacao do texto hebraico (que nao contem vogais, e que, por esse motivo, ao tornar-se lingua morta, necessitou de as indicar por meio de sinais), prolongou-se ate ao Seculo VIII D.C. Pela grande seriedade deste trabalho, e por ter sido feito ao longo dos seculos, o texto massoretico (sigla TM) e considerado a fonte mais autorizada para o texto hebraico biblico original.

No entanto, outras versoes do Antigo Testamento tem igual importancia, e permitem ate suprir as deficiencias do Texto Massoretico. E o caso do Pentateuco Samaritano (os saramitanos que eram uma comunidade etnica e religiosa separada dos judeus, que tinham culto e Templo proprios, e que so aceitavam como livros sagrados os de Pentateuco), e principalmente a Septuaginta Grega (Sigla LXX).

A versao dos Setenta ou Septuaginta Grega, designa a traducao grega do Antigo Testamento, elaborada entre os seculos IV e II A.C, feita em Alexandria, no Egipto. O seu nome deve-se a lenda que dizia ter sido essa traducao um resultado milagroso do trabalho de 70 eruditos judeus, e que pretende exprimir que nao so o texto, mas tambem a traducao, fora inspirada por Deus. A Septuaginta Grega e a mais antiga versao do Antigo Testamento que conhecemos. A sua grande importancia provem tambem de facto de ter sido essa a versao da Biblia utilizada entre os cristaos, desde o inicio, versao que continha Deuterocanonicos, e a que e de maior citacao do Novo Testamento, mais do que o Texto Massoretico.

A Igreja Catolica considera como oficiais 73 livros biblicos (dividos da seguinte forma 46 no Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento), sendo entao 7 livros a mais no Velho Testamento do que nas demais religioes cristas e pelo judaismo. Ja a Biblia usada pela Igreja Ortodoxa contem 76 livros, 3 a mais que a catolica e 10 a mais que a protestante.

De acordo com as Sociedades Biblicas Unidas, a Biblia ja foi traduzida, ate 31 de Dezembro de 2007, para pelo menos 2454 linguas e dialectos, sendo sem duvida o livro mais universal e poliglota da Historia Universal e literatura.

A primeira versao portuguesa da Biblia surgiu apenas em 1748, a partir da Vulgata Latina, traduzida para portugues por Joao Ferreira de Almeida. O portugues faleceu antes de terminar o trabalho da traducao da Biblia, que foi finalizado por colaboradores holandeses.

As diversas igrejas cristas possuem algumas divergencias quanto aos seus canones sagrados inclusive protestantes entre protestantes.

A Igreja Catolica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu canone biblico. Os livros de (Livro de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiastico, Baruque, I Macabeus e II Macabeus e as chamadas adicoes em Ester e adicoes em Daniel) sao considerados "deuterocanonicos" (ou "do segundo canon") pela Igreja catolica. Alem disso, existem 27 livros no Novo Testamento.

As igrejas cristas ortodoxas e as outras igrejas orientais, aceitam, alem de todos estes ja citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oracao de Manasses, e alguns capitulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Biblias das igrejas de tradicao grega, coptica, eslava e bizantina, e cinco nas Biblias das igrejas de tradicao siriaca).

Os judeus tem o Pentateuco (Genesis, Exodo, Levitico, Numeros, Deuteronomio) como importante livro, o qual chamam de Tora.

O Alcorao, livro mais importante do Islao, possui mesmo varias passagens em coincidencia com o Antigo Testamento.

Os Espiritas consideram a Primeira Alianca como um livro historico, e tem sua doutrina fundamentada no Evangelho segundo o Espiritismo (que possui referencias a passagens da Biblia) e O Livros dos Espiritos, de Allan Kardec.

O Padre Franciscano Roger Bacon demostrou que varios textos da Biblia estavam adulterados. Entretanto Roger Bacon vivera no Seculo XIII; mas,  com as descobertas da Biblioteca de Nag Hammadi e dos Manuscritos do Mar Morto (ou Qumram), ja no Seculo XX, essas duvidas dissiparam-se e, com o advento das tecnicas de critica textual, hoje a Biblia esta ja disponivel com pelo menos 99% de fidelidade aos originais; sendo que a maioria das discrepancias presentes nos outros 1% dos trechos sao de natureza trivial e sem relevancia.

Segundo alguns estudiosos, um erro de traducao da Biblia e tomar stauros como estaca ou estaca de tortura e, baseando-se nisto, dizer que Jesus foi pregado em uma estaca ao nivel de uma cruz. Isto pois, na epoca que se diz ser da morte de Jesus Cristo, o significado da palavra ja havia passado a abranger duas estacas cruzadas.

A Biblia sempre gerou uma grande polemico ainda mais nos dias de hoje por condenar o acto homossexual, gerando revolta nos homossexuais que tambem a conta disso acabam por ser nao so discriminados pela propria Igreja que sempre se recusou radicalmente a aceitar a uniao entre casais do mesmo sexo mas pelo mundo ou sociedade em geral. Contudo, qualquer que seja o acto declarado como pecado pela Biblia, esta promete o perdao dos pecados ao arrependido, de modo que este e "trazido a condicao de nao ter nehuma condenacao mais", levando-se em conta que o pecado nao seja mais cometido a exemplo em Joao 8:11.

Segundo o jornalista David Plotz, da revista online Slate Magazine, a Biblia tem muitas passagens dificeis, repulsivas, confusas e entediantes. Entretanto, especialistas e estudiosos em literatura discordam dessa leitura e abordam a beleza da literatura biblica em artigos academicos.

De acordo com o livro How To Read The Bible? (Como Ler A Biblia?), de James Kugel, nao existe veracidade historica na Biblia. No entanto, autores como o Filosofo cristao Lane Graig tem opniao diametralmente oposta a esta.

A versao Hebraica da Biblia nao oferece uma orientacao clara de como devemos agir. A maioria das pessoas trava contacto e toma conhecimento com a Biblia por meio de outra pessoa, ficando assim dependentes da interpretacao dada por seu Rabino, Pastor, Professor ou Padre.

De acordo com Mark Twain, a Biblia retrata Deus como homem de impulsos maus muito alem dos limites humanos, sendo classificada por ele a biografia mais condenavel ja vista. Ainda de acordo com ele, no Antigo Testamento, Deus e mostrado como sendo injusto, mesquinho, cruel e vingativo, punindo mesmo criancas inocentes pelos erros brutais de seus pais; punindo pessoas pelos pecados de seus governantes, descontando sua vinganca em ovelhas e bezerros inofensivos, como punicao por ofensas insignificantes cometidas por seus proprietarios.


Deixo aqui a seguinte lista com os livros que compoe a Biblia tanto Antigo Testamento como Novo Testamento com os autores de cada livro e as datas apontadas para a altura em que os mesmos foram escritos:

Antigo Testamento:

. Genesis - Moises - 1400 A.C.
. Exodo - Moises - 1400 A.C.
. Levitico - Moises - 1445 A.C.
. Numeros - Moises - 1400 A.C.
. Deuteronomio - Moises - 1400 A.C.
. Josue - Josue - 1400-1375 A.C.
. Juizes - Desconhecido - 1050-1000 A.C.
. Rute - Desconhecido - 1050-500 A.C.
. I Samuel - Samuel e outros - 931-722 A.C.
. II Samuel - Samuel e outros - 931-722 A.C.
. I Reis - Jeremias - 560-538 A.C.
. II Reis - Jeremias - 560-538 A.C.
. I Cronicas - Esdras - 425-400 A.C.
. II Cronicas - Esdras - 425-400 A.C.
. Esdras - Esdras - 538 - 457 A.C.
. Neemias - Neemias - 423 A.C.
. Ester - Desconhecido - 465 A.C.
. Jo - Moises ou Salomao - Seculo V-II A.C.
. Salmos - Varios autores grande parte David, Asafe e outros - 1000-300 A.C.
. Proverbios - Salomao e outros - 950-700 A.C.
. Eclesiastes - Salomao - 935 A.C.
. Canticos - Salomao - 970-930 A.C.
. Isaias - Isaias - 700-690 A.C.
. Jeremias - Jeremias - 626-586 A.C.
. Lamentacoes - Jeremias - 587 A.C.
. Ezequiel - Ezequiel - 593-583 A.C.
. Daniel - Daniel - 550 A.C.
. Oseias - Oseias - 750 A.C.
. Joel - Joel - 835-805 A.C.
. Amos - Amos - 760-750 A.C.
. Obadias - Obadias - 586 A.C.
. Jonas - Jonas - 760 A.C.
. Miqueias - Miqueias - 704-696 A.C.
. Naum - Naum - 612 A.C.
. Habacuque - Habacuque - 600 A.C.
. Sofonias - Sofonias - 630 A.C.
. Ageu - Ageu - 520 A.C.
. Zacarias - Zacarias - 520-475 A.C.
. Malaquias - Malaquias - 450 A.C.

Novo Testamento:

. Mateus - Mateus - 50-75 D.C.
. Marcos - Marcos - 85-70 D.C.
. Lucas - Lucas - 59-75 D.C.
. Joao - Joao - 85 D.C.
. Atos - Lucas - 62 D.C.
. Romanos - Paulo - 56 D.C.
. I Corintios - Paulo - 56 D.C.
. II Corintios - Paulo - 56 D.C.
. Galatas - Paulo - 55-56 D.C.
. Efesios - Paulo - 60-61 D.C.
. Filipenses - Paulo - 61 D.C.
. Colossenses - Paulo - 61 D.C.
. I Tessalonicenses - Paulo - 50 D.C.
. II Tessalonicenses - Paulo - 50 D.C.
. I Timoteo - Paulo - 64 D.C.
. II Timoteo - Paulo - 66-67 D.C.
. Tito - Paulo - 64 D.C.
. Filemom - Paulo - 60-61 D.C.
. Hebreus - Desconhecido (talvez Paulo, Lucas, Barnabas ou Apolo) - 64-68 D.C.
. Tiago - Tiago (irmao de Jesus) - 48-62 D.C.
. I Pedro - Pedro - 60 D.C.
. II Pedro - Pedro - 65-68 D.C.
. I Joao - Joao - 90 D.C.
. II Joao - Joao - 90 D.C.
. III Joao - Joao - 90 D.C.
. Judas - Judas - 65-80 D.C.
. Apocalipse - Joao - 70-95 D.C.

Nao posso garantir que a mesma lista de cima esteja correcta a 100% sobretudo no que diz respeito as datas isto porque nas pesquisas que fiz surgiu-me em dois documentos algumas diferencas, acabei por escolher aquele que me pareceu estar mais completo e correcto, infelizmente as fontes e condicoes que tenho para pesquisar nao sao suficientes para poder ter certezas absolutas.

Pode-se ficar a pensar porque razao coloquei nesta cronica que fala sobre a Biblia Sagrada a etiqueta Artes. A razao e que considero artes nao apenas o que esta a vista em objecto mas tudo o que possa englobar temas como Musica, Cinema, Literatura, etc. Um livro pode nao ser uma peca de arte mas muitas vezes pelo valor e riqueza do seu interior e conteudo acaba por ser uma obra de arte. Pelo mesmo panorama vejo a etiqueta Cultura porque as Artes e a Cultura raramente deixam de estar unidas ou interligadas so mesmo o ministerio da cultura parece nao ver isso e deixa de apoiar as artes e sobretudo os artistas em especial os artistas de rua.  Um caso a parte em que a Cultura e as Artes possam nao estar na mesma cronica e quando falar  por exemplo em algo do patrimonio cultural como um Museu, Palacio, Castelo, Igreja ou monumento que nada tenha a ver com as Artes mas que faz parte do patrimonio cultural do Pais de onde se encontra. Criarei no futuro tambem a etiqueta Belas Artes que representara numa so o conjunto de Artes Plasticas ou Pintura Artistica e Escultura os seus Artistas tambem  serao reconhecidos com as etiquetas Pintores, Escultores e com a etiqueta Artistas, tambem aparecera a seu tempo a etiqueta Movimentos Artisticos  quando falar do mesmo tema como surrealismo ou renascentismo por fim em relacao a Musica, Literatura e Cinema criarei a etiqueta Generos Artisticos que englobara as etiquetas Generos Musicais, Generos Literarios, Generos Cinematograficos, Generos de Belas Artes, etc e o mesmo se podera dizer para Movimentos Artisticos que englobara num so as etiquetas que tenham a ser com Literatura, Musica, Cinema e Belas Artes em um so nao criando Movimentos Literarios, Movimentos Cinematograficos, Movimentos Musicais ou de Belas Artes isto porque seriam etiquetas a mais com movimentos existindo ja alguns fora das artes e sobretudo porque o espaco das etiquetas e limitado e nao permite por vezes colocar tudo o que se pretende, tambem ainda no mesmo assunto de facto muitas vezes um Movimento Artistico e tambem um Movimento Filosofico ou Movimento Politico como por exemplo e o Romantismo e o caso de um Movimento Artistico por vezes cobrir mais do que uma area das artes. Assim como nao esta fora de questao a criacao da etiqueta Criticas e Analises para juntar as etiquetas  Criticas e Analises Literarias, Criticas e Analises Musicais e Criticas e Analises Cinematograficas para servir uma critica ou analise de um livro, das obras de um Escritor, de um filme e de um Musico ou Cantor. Igualmente criarei a etiqueta Pecas e Obras de Arte quando o tema for uma peca de arte como um quadro ou algo do genero. Criarei a etiqueta Historia de Arte mas nao irei criar outras que seriam um genero de Sub-Etiquetas como Historia da Literatura, da Musica, do Cinema, penso que entendem onde pretendo chegar. Na mesma etiqueta estarai englobados os Generos Artisticos, os Movimentos e Grupos Artisticos, assim como alguns Artistas (mais relacionados com Belas Artes) e Pecas e Obras de Arte. Sei que se pode facilmente aceitar a etiqueta Cultura na cronica da biografia de um Escritor a Literatura e a Cultura funcionam em conjunto mas ja sera um pouco dificil de entender Cultura aparecer por exemplo se fizer uma biografia de um artista como Leonardo da Vinci mas se pensar-mos um pouco ate e compativel continua a estarem envolvidos os temas Artes, Belas Artes, etc.

A vontade de colocar a etiqueta Igreja Catolica foi muita mas depois pensei que nao sendo a Biblia um livro apenas da Igreja catolica seria discriminar as outras Igrejas pelo que acabei por nao colocar Igreja catolica para ser global coloquei apenas Igreja o que me parece estar mais correcto. Infelizmente e me imposto um limite de caracteres para escrever nas etiquetas pelo que nao poderia colocar todas as Igrejas existentes a face da terra que seguem de uma forma ou de outra a Biblia e mesmo assim se as colocasse a todas as seitas religiosas como por exemplo os Mormons ficariam ja sendo discriminadas pelo que tentei fazer o meu melhor e ser o mais justo possivel. O mesmo acrescento de Historia Universal.

Caro(a) leitor(a) adorei escrever esta cronica e espero que a leitura da mesma tambem venha a ser apreciada por si tambem, abraco e ate a proxima.

                                                                                                        Manuel Goncalves






  


Sem comentários:

Enviar um comentário