Página

domingo, 25 de janeiro de 2015

Os Suspeitos e Vitimas de Jack, O Estripador



Falar de crimes sem se falar de justica nao parece ser tarefa facil mais facilmente se pode considerar-se estar a falar-se de (in)justica mas o cado em causa nao pode ser considerado de outra forma pelo facto dos crimes terem existido e o criminoso esse nunca ter sido apanhado ou pelo menos revelado.

Criminoso sem nome ficou conhecido por Jack, o Estripador e foi o pesadelo e o terror das noites londrinas e se nao houve de facto justica pelo mesmo nunca ter sido apanhado, julgado e condenado pelo menos suspeitos nao faltaram. Os suspeitos tinham varias origens e estao hoje divididos em tres grupos: Suspeitos pela policia da epoca e esses foram 6, Outros suspeitos da epoca e foram 5, Suspeitos surgidos posteriormente e os mesmos sao 14. Entao por mais insolito que possa parecer estamos perante um caso com 25 suspeitos mas nenhum deles foi considerado culpado. Os suspeitos foram desde de burgueses, estrangeiros, medicos, judeus e ate o conhecido Escritor Lewis Carrol que escreveu "Alice no Pais das Maravilhas" e por vezes o suspeito ate foi uma mulher ou um membro da realeza e com direito a um dia ser Rei de Inglaterra.

Por agora escrevo acerca dos suspeitos um dia talvez escreva acerca de Jack, o Estripador porem tambem considero que num crime nao ha somente criminosos mas tambem vitimas e essas eram todas prostitutas e essas pelo menos reconhecidas com toda a certeza de terem sido vitimas de Jack, o Estripador foram cinco: Mary Ann Nichols, Annie Chapman, Elizabeth Stride, Catherine Eddowes e Mary Jane Kelly. Em crimes que podem ter ido ate onze vitimas Jack, o Estripador agiu entre 3 de Abril de 1888 e 13 de Fevereiro de 1891.

Uma serie de assassinatos ocorridos no East End de Londres a partir de Agosto de 1888 foram atribuidos a um criminoso nao-identificado e que ficou conhecido como "Jack, o Estripador". Desde entao,  sua identidade tem sido amplamente discutida, e mais de uma centena de suspeitos apresentados. Embora muitas teorias tenham sido desenvolvidas, os especialistas no caso nao consideram nenhuma delas convincente o bastante. De facto algumas nao podem nem ao menos ser levadas a serio.
                                                                               

Os suspeitos a seguir apresentados por diversas razoes com menos ou fundamentos e conviccao foram considerados por um ou mais oficiais da epoca como sendo o autor dos crimes.

Suspeitos pela policia da epoca:

. Montague John Druitt (1857-1888) - De origem burguesa John Druitt nasceu em 1857. Era uma pessoa apontada como sendo extremamente inteligiente (acho que considero isso um ponto vital e muito forte para um criminoso nunca ser apanhado), obteve uma bolsa de estudo no Winchester College e, depois, em Oxford. Era visto e considerado um Estudante brilhante, qualidades que possivelmente o vieram a ajudar a tornar-se bastante popular entre os seus colegas, praticava Remo e Criquete. Em 1880, Druitt se forma com 23 anos de idade, mas ao contrario do que seria de esperar de alguem jovem, formado e apontado como muito inteligente sua vida comeca a ficar complicada. Ele inicia o curso de Direito, mas abandona a escola Entra para a faculdade onde vai cursar Medicina, desiste depois do mesmo curso e vai retonar ao curso de Direito. Trabalha numa escola para sobreviver. Em 1888, e despedido.

Druitt sentia que estava a ficar louco como ficara sua mae, que viera a ficar internada para sempre num Hospital Psiquiatrico. Druitt foi avistado pela ultima vez em 3 de Dezembro de 1888, e seu corpo foi resgatado e retirado do Rio Tamisa, proximo de Londres, no dia 31. Os bolsos de Druitt tinham excesso de peso devido a estarem cheios de pedras. A morte de Druitt coincide com o fim da onda de crimes horrendos, mas o facto de que estava a jogar Criquete em Blackheath na manha em que o corpo de  Mary Chapman e de Polly Nichols foram descoberto foi suficiente para o inocentiar. Em Marco de 1889, os policias garantem a um membro do Comite de Vigilancia que reclamava a reducao de rondas, que Jack, o Estripador, ja estava morto. Segundo a Policia, o facto nao foi divulgado publicamente para poupar a mae do criminoso, que estava internada.

Veridicto: Em genero de analise nao creio que fosse Druitt o criminoso e o famoso Jack, o Estripador, era tambem demasido jovem e se o mesmo foi encontrado morto no Rio Tamisa no dia 31 e 3 Dezembro de 1888 e os crimes sucederam-se ate 13 de Fevereiro de 1891 nao pode ser Druitt o crinoso a nao ser que o assassino fosse mais do que um e Druitt inicialmente fosse um deles o que tambem nao me parece credivel.

. Sewerny Klosowski - Conhecido tambem como George Chapman e de origem polaca, era proprietario de um Salao de Cabelereiros a alguns metros do local de onde Martha Tabram fora assassinada. Klosowski era parecido com o homem visto com Mary Kelly. Alem disso, algumas cartas assinadas por Jack, o Estripador contem expressoes idiomaticas consideradas e apontadas como sendo de origem americana, e Klsowski morou anteriormente durante dois anos de sua vida nos Estados Unidos.

Agressivo, vivia em Londres na epoca e provavelmente tinha alguns conhecimentos medicos. Klosowski era um dos principais suspeitos do Inspector Frederick Abberline. Viria a ser preso, julgado e condenado a ser enforcado pelo envenenamento de tres de tres de suas amantes. As suspeitas sobre ele diminuem, pois nao e comum um assassino variar tanto o seu Modus Operandi.

Veridicto: Creio que nao havia no fundo muitas provas contra Klosowski. De facto as expressoes idiomaticas nao sao relevantes afinal Klosowski nao teria sido o unico homem na epoca a ter vivido anteriormente nos Estados Unidos e talvez fosse como um pouco aquilo que se ve hoje em Portugal quando alguem fala um pouco aquele portugues com expressoes africanas ou brasileiras. O Modus Operandi tambem me parece um ponto forte visto que habitualmente um assassino em serie age sempre da mesma forma. Klosowski tinha na sua personalidade agressiva o ponto alto para ser considerado suspeito.

. Aaron Kosminski (1865-1919) - Tal como o anterior Klosowski tambem ele Kosminski era mais um suspeito de origem estrangeira.  Nasceu na Russia no ano de 1865, foi apontado como varias testemunhas por sua semelhanca por as descricoes feitas na epoca, porem como em todos os outros restantes casos quando houve testemunhas e suspeitas nenhuma chegou a ser evidentemente comprovada para o acusar fosse do que fosse. Nenhuma testemunha conseguiu confirmar que dosse realmente Kosminski o suspeito descrito peas testemunhas quando foram colocadas frente a frente com o mesmo; Kosminski encontrava-se tambem  com as caracteristicas de perfil assassino feitas entao por John Douglas e Robert Ressler, como falta de um emprego fixo e a morte do pai quando tinha apenas 8 anos de idade.

Aaron Kosminski sempre esteve entre os principais suspeitos. Kosminski, um imigrante de 23 anos de origem polaca embora nascido na Russia que chegou a Londres na Decada de 1880.  O Inspector-chefe Donald Swanson, que liderou a investigacao, registou um suspeito chamado "Kosminski" em notas contemporaneas, dizendo que ele era de uma baixa-classe judaica polaca e teve a vida familiar em Whitechapel. Acredita-se que ele tambem trabalhasse tambem em Whitechapel, a regiao da cidade onde ocorreram os assassinatos. Sua ocupacao foi  registada nos documentos da casa de trabalho como sendo Barbeiro em Whitechapel. Como imigrante Judeu da Polonia, ele  fugiu da perseguicao em sua terra natal, enquanto estava sob controlo russo e veio com a familia para Inglaterra em 1881, vivendo em Mile End, Leste de Londres.

O que se sabe ao certo e que tinha graves problemas psicologicos, provavelmente esquizofrenia e sofria de alucinacoes. Ele era descrito como sendo misogino. As notas, doadas por seus descendentes para o Museu de Crimes da Scotland Yard, em 2006, incluiu um memorando do Assistant Chief Constable Sir Melville Macnaghten dizendo que Kosminski "tinha um grande odio de mulheres... com fortes tendencias homicidas". Mais tarde ele foi internado em uma sequencia de manicomios, onde morreu no Hospicio de Leavesden, aos 53 anos, pesando apenas 44 quilos depois de contrair gangrena na perna. 

Apesar de a policia nunca ter reunido provas suficientes para prender Kosminski, mesmo com a identificacao de uma testemunha, ela o manteve sob vigilancia 24 horas por dia ate ele dar entrada num hospital psiquiatrico, onde viria a passar o resto de sua vida.

Recentemente em 2014 Russel Edwards, um entusiasta pela procura da identidade de Jack, o Estripador, afirma ter descoberto que afinal o seu nome, Aaron Kosminski, como sendo o verdadeiro assassino. Edwardas comprou o xaile de Catherine Eddowes (uma das vitimas) num leilao em 2007e pediu a ajuda de Jari Louhelainen, um especialista de DNA para sequenciar os possiveis vestigios deixados nesta peca de roupa encontrada entao no local do crime, foi comparada com o DNA da tataraneta da vitima e comprovando sua autenticidade. Jari Louhelainen e Professor de Biologia Molecular numa universidade de Liverpool e atraves de uma tecnica inovadora tera conseguido sequenciar o DNA mitocondrial que sobreviveu no xaile por mais de 100 anos - o xaile foi retirado da cena do crime por um Policia para oferecer a esposa, mas a mesma aterrorizada com a peca de roupa por ainda conter sangue da vitima, a mulher nunca tera usado o mesmo e o xaile nunca foi lavado.

Veridicto: Aparentemente Aaron Kosminski teria de tudo para ser o perfeito Jack, o Estripador, ate problemas mentais mas onde estao as provas, as testemunhas que possam provar o mesmo. Por outro lado o facto de ser estrangeiro ainda para mais Judeu nao devia agradar a muita gente inclusivamente a policia que estava por detras da investigacao.

Seria importante tambem saber se na data em que o mesmo ja  se encontrava internado no hospital psiquiatrico e possivelmente bem vigiado a onda de crimes continuou ou nao. Kosminski morreu em 1919 com 53 anos portanto teria na altura do ultimo assassinato em 1891 entao 26 anos. A prova do xaile tambem nao leva a lado nenhum a nao ser que se viesse a confirmar que o mesmo continha tracos de DNA, fios de cabelo, etc de Kosminski ou de qualquer outro suspeito.

. Michael Ostrog (1833-1904?) - As suspeitas atingem um certo Michael Ostrog - que seria Konovalov - um Medico considerado louco, que conseguiu se livrar de varias condenacoes. Ostrog tinha a reputacao de bater em mulheres e de nunca se separar dos seus instrumentos cirugicos. Um homem com as caracteristicas de Ostrog foi assassinado num asilo para loucos, logo apos a morte de uma mulher em Petrogrado. Por coincidencia, essa mulher foi morta apos a volta de Konovalov a Russia. Provavelmente tera morrido em 1904 mas a data e considerada incerta.

Veridicto: Pouco se sabe deste Ostrog ou Konovalov. O Medico tinha a profissao ideal para alguem que pudesse vaguear pela escuridao das noites de Londres com uma mala na mao sem levantar suspeitas. A sua incapacidade de se separar dos seus intrumentos cirugicos fazem aumentar as suspeitas assim como a sua profissao. Fosse quem fosse Jack, o Estripador a verdade e que o mesmo tinha que ter alguns conhecimentos de Medicina ou pelo menos assim aparentava pelo modo como matava e deixava as vitimas. Na conclusao final penso que Ostrog pela sua personalidade e pela sua profissao tem tudo para ser Jack, o Estripador. Entretanto resta descobrir que fundamentos tinha a policia para acusa-lo ou suspeitar do Medico? Onde estao as testemunhas, as provas como em outros casos dos suspeitos apontados.

. John Pizer - Jonh Pizer a semelhanca de Aaron Kosminski foi mais um suspeito Judeu e de origem polaca mas nao e apenas por ai que as semelhancas entre Pizer e Kosminski se tornam coincidencias Pizer tambem e dado como trabalhador em Whitechapel no oficio de Sapateiro. Depois dos dois primeiros assassinatos, o Sargento de Policia William Thick intimou Pizer a depor. O Sargento Thick aparentemente acreditava que Pizer era o homem conhecido como "Leather Apron", notorio como cometer agressoes contra prostitutas. No principio dos crimes de Whitechapel muitos moradores locais suspeitavam que fosse "Leather Apron" o assassino. Pizer porem viria a deixar de ser suspeito quando foi descoberto e provado que durante um dos assassinatos ele estava na companhia de um Oficial de Policia enquanto ambos assistiam a um incendio nas docas de Londres. Pizer entao alegou que Thick o conhecia ja a alguns anos, e que sua prisao foi baseada em animizade e nao em evidencias.

Veridicto: Mais uma vez nada leva a crer que o acusado fosse o verdadeiro assassino. Talvez mais uma vez o facto de ser estrangeiro e de origem judaica fosse uma ajuda para alguem ser considerado suspeitono entanto este foi talvez dos poucos que praticamente deixou a sua inocencia cmo provada a custa de estar com um Policia no incendio das docas de Londres. Creio que o racismo e um sentimento ja antigo dos ingleses e se a prova maior que tinham contra o mesmo era o facto de ser agressivo com prostitutas entao poderiam ter arrajado bem mais de uma centena de suspeitos.

. Francis Tumblety - Mais um estrangeiro e mais um Medico a ser apontado como suspeito de ser Jack, o Estripador DR. Francis Tumblety era um Medico americano que visitava frequentemente Londres. Tumblety aparentemente odiava mulheres e costumava coleccionar orgaos humanos, como uteros. Foi preso em Londres no dia 7 de Novembro de 1888 acusado de "actos indecentes" (aparentemente por praticas homosexuais), mas no dia 24 conseguiu fugir para Franca.

Tumblety foi citado como sendo suspeito pelo entao ex-Inspector Chefe John George Littlechild da Policia Metropolitana em uma carta ao  Jornalista e Escritor George R. Sims datada de 23 de Setembro de 1913. O Doutor Francis Tumblety tinha a sua caligrafia muito parecida e semelhante com a da Carta do Inferno, Tumblety tinha uma coleccao de uteros, foi casado mas se separou apos descobrir que sua mulher havia sido Prostituta anteriormente, por isso seu odio por mulheres (e prostitutas possivelmente). Aparentemente ninguem sabe se ele foi mesmo Jack, o Estripador ou nao.

Veridicto: Este Francis Tumblety e mais um suspeito que aparentemente teria tudo para ser Jack, o Estripador. Resta acresentar que se deveria saber se o seu odio por mulheres englobava de alguma forma prostitutas em particular. Onde iria Tumblety arranjar os orgaos humanos para "enriquecer" a sua insolita coleccao? Facilmente nos dias de hoje se poderia saber se algum dos orgaos humanos poderia ser de uma das vitimas de Jack, o Estripador mas na epoca nao era bem assim. Aparentemente DR Fracis Tumblety tem tudo para ser um suspeito muito forte a ser ele  Jack, o Estripador.


A lista de suspeitos pela policia da epoca tinha apenas 6 suspeitos entre os quais dois eram medicos. A policia sempre acreditou que Jack, o Estripador tinha conhecimentos de Medicina, isso nao quer dizer que fosse propriamente Medico mas levanta suspeitas. Entre esta lista de suspeitos a minha opniao divide-sse entre Michael Ostrog (Konovalov) e Francis Tumblety no entanto com uma certa tendencia a recair sobre Tumblety. Ostrog poderia ser considerado um Medico louco mas nao cnsta que fosse coleccionador de orgaos humanos em particular uteros e nem que odiasse mulheres. Francis Tumblety nesta lista e o suspeito mais forte e no geral um dos suspeitos mais fortes a ser  um dos criminosos mais famosos de todos os tempos nos crimes de serial killers.

Varios outros suspeitos foram apontados na epoca nao tanto pela policia o que os faz estarem agrupados em outra lista como sendo culpados pelos crimes de assassinatos em Whitechapel.

Outros suspeitos da epoca:

. William Henry Bury (1859-1889) - Pouco tempo depois de se ter mudado da Escocia para Londres, ele estrangulou sua esposa Ellen Elliot que era uma ex-Prostituta, em 5 de Fevereiro de 1889, provovando cortes profundos em seu abdomem depois de ela ja estar morta, a "encaixota" em uma caixa de madeira a qual ele passou a usar como mesa de Domino. Bury seguiu sua vida normalmente por quase uma semana, antes de comunicar o crime a policia em 10 de Fevereiro.

Bury foi enforcado pouco tempo depois em Dundee, apos confessar o assassinato de sua esposa. Seria tambem oultimo enforcamento na cidade.

Veridicto: E complicado considerar-se Bury um suspeito de ser Jack, o Estripador a mais alto nivel nao se pode julgar seja o que for so porque ele talvez ate num momento de fora de controlo estrangulou a esposa e provocou-lhe cortes no abdomem talvez provocando-lhe uma morte semelhante a que o serial killer londrino fazia na epoca. De notar que Bury foi executado em 1889 e Jack, o Estripador segundo fontes policiais e da epoca agiu ate 1891.

. Thomas Neil Cream (1850-1892) - O Doutor Neil Cream envenenou quatro prstitutas com estricnina, e ficou conhecido como o "Envenenador de Lambeth". Por  esses crimes, e enforcado em 1892. No cadafalso, suas ultimas palavras para o carrasco foram: "Eu sou Jack, ...". Contudo, no momento dos assassinatos, Cream estava preso em Illinois, nos Estados Unidos. Absolvido pela justica norte-americana em Julho de 1891, estava na Gra-Bretanha desde de Setembro. A situacao complica-se quando Cream envolve no caso um sosia dele. De facto, anteriormente, para se defender num processo de bigamia, ele afirma que, na epoca dos crimes, estava detido em Sydney, na Australia. O Director da prisao confirma que um homem com as caracteristicas de Cream esteve preso na instituicao, o que basta para esclarecer as duvidas. Obviamente, dois homens serviram-se mutuamente de alibis, e as derradeiras palavras de Cream ao carrasco teriam sido a ultima demostracao de generosidade ao seu cumplice.

Veridicto: Mais um Doutor ou Medico chamem-lhe o que quiserem a ser apontado como suspeito e a forma como as vitimas eram encontradas tudo leva a crer que o serial killer fosse de facto um medico ou alguem com conhecimentos de Medicina. Considerar Cream culpado dos mesmos crimes e atribuir ao mesmo a identidade de Jack, o Estripador parece-me um absurdo afinal durante uma parte da epoca dos crimes ele estava preso nos Estados Unidos. Quantos as suas ultimas palavras nao tem qualquer importancia o efeito seria o mesmo ele no momento tanto podia dizer que era Jack, o Estripador como dizer que era a Branca de Neve e a alegacao de demostrar generosidade pelo cumplice nao ter nexo afinal so eu e os leitores e que nao arranjamos amigos assim que assumem os crimes por nos.

. Frederick Bailey  Deeming (1842-1892) - Frederick Deeming foi um Marinheiro que vivia em Sydney, Australia, e preso na Inglaterra e declarado culpado em 15 de Dezembro de 1887 de acusacoes de fraude. Passou 14 dias na cadeia, fugindo depois para Cape Town, Africa do Sul. Nao ha registo de seu paradeiro entre Marco de 1888 e Outubro de 1889 (parte da epoca dos crimes). Em 11 de Agosto de 1891 matou a esposa e os filhos enquantos eles dormiam cortando as suas gargantas. Casu-se novamente no mesmo ano, assassinando sua nova esposa em 15 de Dezembro de 1891 e a enterrando sob a casa que o recem casal alugara em Vitoria, Australia. E finalmente preso em 11 de Marco de 1892, julgado e condenado a forca.

Veridicto: Nao aparenta ser de facto o serial killer de quem todos falavam em Londres durante 1888 e 1891 no entanto nao deixa de parecer ser uma pessoa com fortes problemas mentais, sem qualquer tipo de sentimentos, compaixao, etc.  Um homem que mata a mulher e os filhos enquanto eles estavam dormindo e certamente alguem capaz de fazer tudo mas onde podem estar as provas e indicios de que o mesmo poderia ser o serial Killer se em grande parte do tempo em que os crimes ocorreram sem se sabia do paradeiro de Deeming. O mesmo facto nao o torna inocente mas muito menos o torna culpado a verdade e que tanto poderia estar na Gra-Bretanha como em qualquer outra parte do mundo.

. Carl Feigenbaum - Carl Feigenbaum foi preso em New York em 1884 por cortar a garganta de uma mulher. Depois de sua execucao seu Advogado alegou que Feigenbaum havia-lhe confessado seu odio por mulheres, seu desejo de as matar e mutilar. O seu Advogado foi ainda mais longe ao dizer acreditar que Feligenbaum era Jack, o Estripador. Essa mesma teoria ganhou alguma atencao por parte da imprensa da epoca, mas foi rebatida pelo socio do antigo Advogado de Feigenbaum, e a tese nao foi para lugar algum por mais de um seculo foi como se a mesma tivesse ficado morta. O Escritor Trevor Marriott, ex-Detective do Departamento de Homicidios da Policia Britanica, afirma na segunda edicao de seu livro Jack, The Ripper - The 21 st Century Investigation, que Feigenbaum estava em Whitechapel na epoca dos assassinatos de Jack, o Estripador e que tambem foi responsavel por crimes semelhantes nos Estados Unidos e Alemanha entre 1891 e 1894. 

Veridicto: Nao se pode acusar ninguem de ser um serial killer como Jack, o Estripador apenas porque esse cortou uma garganta de uma mulher. Do mesmo modo nao se pode fazer o mesmo pelas alegadas confissoes que o mesmo havia feito ao seu Advogado como tambem nao se pode considerar alguem culpado so porque vivia na area dos crimes na epoca dos mesmos. A alegada acusacao de que o mesmo teria cometido crimes semelhantes nos Estados Unidos e Alemanha entre 1891 e 1894 e ideal para justificar a final dos crimes de Jack, o Estripador em Londres em 1891, so resta saber se de facto Carl Feigenbaum viveu durante esse periodo de tempo nos Estados Unidos e na Alemanha para fortalecer as suspeitas.

. Robert Donston Stephenson (1841-1916) - Tambem conhecido como Roslyn D'Onston era um Jornalista e Escritor conhecido por seu interesse em Ocultismo e Magia Negra. Entrou como paciente no hospital em Whitechapel pouco tempo antes dos assassinatos comecarem, saiu assim que terminaram. Tinha um interesse extremo pelos assassinatos, isso acabou levantando suspeitas sobre ele, porem o facto de nao ter um historico violento com mulheres acabou denotando incompatibilidade com um perfil assassino. Pode ter sido tambem um dos autores das cartas enviadas para os jornais.

Veridicto: Se Stephenson deixou de ser considerado suspeito porque para o ser teria que ter sido violento com mulheres foi uma decisao errada. Muitos suspeitos nao tinham o mesmo passado violento com mulheres e no entanto nunca perderam o estatuto de suspeitos. O facto de estar ligado ao Ocultismo e a Magia negra faz recordar que para certos rituais satanicos envolvendo magia negra chega a ser preciso orgaos humanos ou pelo menos sangue. Por fim resta saber as razoes que levaram Stephenson a ir parar ao hospital em Whitechapel como paciente, se foi por problemas mentais isso faz aumentar as suspeitas sobre si mesmo. Tambem teria que se investigar se como paciente no hospital ele estava internado no mesmo e se caso estivesse se era de facil acesso as saidas nocturnas sem ninguem se aperceber.


Numa lista nomeada por "Outros suspeitos da epoca" e que engloba 5 suspeitos dos quais nenhum deles foi fortemente apontado como sendo acusado de ser o mesmo serial killer qual de todos os mesmos suspeitos poderia considerar-se mais suspeito que todos os outros minhas suspeitas recaem para cima daquele que matou a mulher e os filhos ou seja Frederick Bailey Deeming nao so por ter morto os proprios filhos mas porque aparentemente matava, sem razao, sem motivo algum, apenas por prazer talvez e ate que ponto nao teria sido essa paixao e prazer em matar que o levaram a matar as prostitutas em Whitechapel em Londres entre 1888 e 1891.

Talvez no fracasso de acusar fortemente um dos suspeitos levou a que posteriormente mais suspeitos tivessem surgido, anos depois dos crimes.

Suspeitos surgidos posteriormente:

. Joseph Barnett (1858-1926) - Amante de Mary Jane Kelly (uma das prostitutas vitimas do estripador) de 8 de Abril de 1887 ate 30 de Outubro de 1888, quando brigaram e se separaram.  Ele apos o sucedidoa visitou dias depois, suspostamente para tentar fazer as pazes. Ha suspeitas de que ele tenha sido rejeitado. Incluido na lista de suspeito surgidos posteriormente por ter sido desprezado por Kelly,  embora alguns atribuam a ele os restantes crimes. Seus depoimentos sobre o que Kelly disse constituem a principal fonte de informacao sobre ela. A validade de suas declaracoes foram colocadas sob suspeita .

Veridicto: Vejo ate a possibilidade de Barnett ter morto Kelly pelo odio de a mesma o ter recusado mas se isso for a realidade faz com que a mesma nao tenha sido vitima do serial killer ja que foi a ultima vitima conhecida do mesmo. Nao se pode dizer que Barnett se tornou Jack, o Estripador apos Kelly o ter recusado visto que o mesmo ja existia antes deles brigarem. Seria no entanto ele amante de uma prostituta desde sempre o serial killer? Nao creio. Depois do terminio da relacao os crimes continuaram aparentemente ate 1891 embora muitos nao se comprovem que tenham sido cometidos por Jack, o Estripador. Tambem de notar que Kelly foi encontrada morta nao na rua mas em sua casa na cama a 9 de Novembro de 1888 portanto 10 dias apos terminar com Barnett.

Dos casos conhecidos Kelly foi a unica a ter sido morta em casa o que me faz acreditar que Barnett embora nao fosse o estripador foi de facto o assassino de Kelly isto e acredit que Kelly nao foi morta por o estripador. Caso tenha sido morta pelo estripador e nao por Barnett leva-me a crer que pelo facto de ter sido morta em casa ela e o serial killer eram velhos conhecidos. Embora tenha sido morta em casa na noite do crime Kelly tambem foi vista a conversar com um homem (um possivel cliente na rua) mas isso nao conduz a nada uma Prostituta que se preze e seja uma profissional de sucesso atende mais do que um cliente por dia ou noite.

. Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898) - Muito mais conhecido pelo seu pseudonimo de Lewis Carrol foi um Escritor e Matematico ingles do Seculo XIX. Escreveu entre as suas obras mais conhecidas "Alice no Pais das Maravilhas"; indicado como suspeito por base em anagramas que o tambem conhecido Escritor Richard Wallace inventou para o seu livro Jack the Ripper, Light-Hearted Friend, que em geral nao e levado a serio pelos outros estudiosos.

Veridicto: Nao existe julgo que qualquer evidencia que pudesse apontar Lewis Carrol como suspeito muito menos para acusa-lo. Penso que o mesmo so consta na lista por mera especulacao e porque e sempre interessante considerar-se um Escritor de contos feitos sobretudo para criancas embora nao considere de literatura infantil visto que muitos leram ja "Alice no Pais das Maravilhas" ja adolescencia e ate em plena idade adulta.

O facto de nas suas obras e talvez ate na sua vida pessoal Lewis nunca ter aparentado ter tracos psicologicos que o pudessem considerar como violento, com problemas mentais faz com que os estudiosos nao tenham levado a suspeita a serio considerando a mesma apenas voluntariamente ou involuntariamente uma invencao de Wallace talvez como forma de criar polemica e assim aumentar a venda do seu livro Jack the Ripper, Light-Hearted Friend.

. David Cohen - Outro Judeu polaco cujo o encarceramento no Asilo de Colney Hatch coincidiu com o terminio dos assassinatos. Descrito como violento e anti-social, o morador  pobre de East End foi sugerido como suspeito pelo Escritor Martin Fido em seu livro The Crimes, Detection and Death of Jack the Ripper de 1987.

Veredicto: Mais um Judeu polaco e ainda para mais pobre a ser acusado nao na epoca mas quase a chegar a nona decada do Seculo XX, considero quase que um completo absurdo a acusacao seja em que tempo for se a mesma tem base apenas na descricao de que o mesmo seria violento, quantos de nos ainda por vezes ate de forma inocente nao acabamos por ser ou parecer ser agressivos e nao apenas fisicamente mas ate verbalmente. Quanto ao facto de ser anti-social penso que talvez desde a muito um estrangeiro que nao defenda as ideias dos ingleses e nao concorde com as mesmas em Inglaterra ja esta a ser anti-social, a famosa arrogancia e ponta de racismo por parte do ingles tipico penso que entao ja vem de longe (para quem nao sabe ainda eu estou a residir em Inglaterra a mais de 16 anos). 

. William Withey Gull (1816-1890) - Mais um Medico que veio a ser apontado como suspeito mas apenas posteriormente e Gull devia ser um Medico dos melhores que haveria na altura ao ponto de se tornar Medico pessoal da Rainha Vitoria. Foi considerado um dos suspeitos como parte da evolucao da teoria de conspiracao envolvendo a propria Familia Real. Gracas a popularidade desta teoria entre escritores, e por sua natureza dramatica, Gull aparece como o estripador em varios livros e filmes.

Veridicto: Gull e mais um suspeito que aparentemente nada tem para o ser, nao existem evidencias nem provas. O motivo de alguem ser de uma natureza nao e razao suficiente para se incrimar ninguem seja do que for. Gull aparece como forte suspeito derivado ao mito criado pelos escritores da epoca. O unico ponto que se pode frisar contra Gull e que para muitos o estripador era um Medic ou alguem com bons conhecimentos de Medicina e pelo facto de Gull ser Medic pessoal da Monarca da altura indica que ele seria um dos melhores medicos de Londres.

. George Hutchinson - Hutchinson foi o homem que foi visto a sair do quarto de Kelly na noite do seu assassinato, sua descricao era excepcionalmente detalhada - detalhes em demasia nos quais apenas alguns acreditam - . A policia naquele tempo interrogou-o varias vezes mas acabaram nao o mantendo como um suspeito, existem ate estudiosos sobre o caso que acreditam que as descricoes feitas na epoca eram apenas para confundir ainda mais a policia.

Veredicto: Aparentemente tera sido suspeito de ter morto Mary Jane Kelly  quando foi declarado que havia sido visto a sair do quarto da mesma Prostituta na noite em que a mesma foi assassinada depois de interrogatorios a policia resolveu iliba-lo talvez porque tinham um suspeito bem mais credivel para o crime de ter assassinado a mesma profissional do sexo, Joseph Barnett seu ex amante. Aparentemente mesmo assim tanto Barnett como Hutchinson poderiam ter morto Kelly mas nao as restantes prostitutas se bem que no caso de Hutchinson em caso de ter morto a mesma ja aparentava mais poder ser o serial killer Barnett poderia ter morto Kelly apenas por ciumes e nada ter a ver com as restantes mortes.

. James Maybrick (1838-1889) - Maybrick era um Comerciante de algodao em Liverpool, morreu supostamente envenenado pela esposa Florence Maybrick, consumidor de arsenico e outras drogas possuia um diario no qual onde supostamente afirma ser o assassino e confessa os crimes.

Veridicto: Supostamente afirma no diario ser o criminoso mas onde estao as provas que fazem o suposto ser uma certeza? Onde esta o tal diario, quem o leu? Nao tera sido obra de uma esposa desejosa de vinganca? Creio que dificilmente Maybrick podera ser Jack, o Estripador a distancia entre Londres e Liverpool ainda hoje e um pouco demorada e em 1888-1891 ainda mais o era.

. Alexander Pedachenko - Dizia-se ser um Medico russo mandado como Agente da Policia Secreta da Russia Imperial, a Okhrana, para cometer os crimes de desacreditar as autoridades inglesas. Alem de nao haver evidencias de que ele tenha cometido os crimes, nao ha mesmo prova de que Pedachenko tenha realmente existido.

Veridicto: Mais um Medico, supostamente mais um Medico. Supostamente orque ate existem duvidas de que o mesmo tenha realmente existido. Se existiu penso que o mesmo nao foi Jack, o Estripador, julgo que se a Policia Secreta da Russia tivesse intencao de desacreditar as autoridades britanicas seria de outra forma e nao com um caso banal de um serial killer que matava prostitutas. Que ganharia a Okhrana com isso?

. Walter Sickert (1860-1942) - Foi um Artista alemao de ascendencia holandesa e dinamarquesa. Originalmente citado como parte das diversas teorias conspiratorias envolvendo a propria familia Real e entao apontado como sendo o proprio estripador pelas escritoras Jean Overton Fuller e Patricia Cornwell. Sickert nao e considerado um suspeito deveras importante pela maioria dos estudiosos, e varias evidencias mostram que ele estava em Franca na epoca dos assassinatos.

Veridicto: Mais um suspeito onde nada indica que o mesmo possa ser o assassino mais procurado da Inglaterra e talvez ate do mundo entre 1888 e 1891 se estava em Franca na epoca dos assassinatos como poderia ser ele o serial killer. Talvez em parte o facto de nao ser ingles e estar envolvido com a familia real muito tenham ajudado a criar mais um suspeito que aparentemente nada tinha para o ser.

. Joseph Silver (1868-1918) - Em 2007 o Historiador sul-africano Charles Van Onselen afirmou, no livro The Fox and The Flies: The World of Joseph Silver, Racketeer and Psychopath, que Joseph Silver, um Judeu polaco, era Jack, o Estripador. Os criticos observaram que, entre outras coisas, Onselen nem mesmo prova que Silver estava em Londres na epoca dos assassinatos, e que a acusacao nao passa de especulacao. Em resposta Onselen respondeu dizendo que as circunstancias envolvidas deveriam fazer de Silver um suspeito.

Veredicto: Onselen fala em circunstancias mas nao prova o que diz, que circunstancias sao essas afinal? Mais um Judeu polaco a entrar na lista de suspeitos ou supostos suspeitos e isso se na verdade se pode chamar de suspeitos a Silver. Ao que parece so mesmo Onselen ve o mesmo como tal mesmo nao provando o que diz.

 Facilmente se pode considerar que a suspeita de que Silver era Jack, o Estripador pode nao passar de uma simples e macabra invencao de Onselen para ganhar prestigio ainda que pela negativa e para o seu livro ter mais destaque com toda a polemica envolvente. Tambem de notar que na altura dos crimes na fase inicial Silver tinha 20 anos de idade demasiado jovem para a idade que os estudiosos apontam como a idade provavel de Jack, o Estripador provavel entre 28 e 36 anos de idade.

. James Kenneth Stephen (1859-1892) - Era conhecido e considerado como sendo um lunatico e tambem tinha conexoes com o Pricipe Albert, outro dos suspeitos desta lista. Sofreu problemas fisicos e mentais serios apos um acidente em 1886/1887, seus poemas tinham um conteudo morbido mas nao ha nada que indique que tenha experiencias como assassino ou tendencias para tal.

Vereditcto: Nem todas as pessoas com problemas fisicos e mentais tem de facto tendencias para o assassinato, algumas apesar de tudo ate tem nocao de que matar e crime e nao e legal quanto aos poemas pode-se dizer que era apenas a sua forma de escrever e nao que aparentavam um traco psicologico de que Stephen era assassino e era o verdade Jack, o Estripador.

. Francis Thompson (1859-1907) - Era um Poeta, Catolico e visto por muitas pessoas como um fanatico religioso.

Veredicto: Ate que ponto um fanatico religioso pode vir a tornar-se um serial killer nao seria o primeiro certamente mas seria como que um caso de problemas mentais envolvendo dupla personalidade afinal todos sabem que Deus condena os crimes em que alguem mata tem sido assim desde os tempos Caim e Abel. E estranho que se apresentem pessoas como sendo o serial killer Jack, o Estripador quase sem qualquer tipo de prova e quando o fazem sempre de forma pouco convincente.

. Princepe Alberto Victor (1864-1892) - Foi indicado em varios livros ou como o proprio Assassino ou como o mandante dos crimes, por parte de uma trama secreta real para encobrir supostos erros da monarquia. Essas teorias foram descartadas por varios historiadores e pela maioria dos especialistas nos assassinatos de Jack, o Estripador.

Veredicto: Um crime e um grande crime nao so quando tem elevado numero de vitimas mas tambem de suspeitos. Sobretudo se sao suspeitos de alto nivel como no caso da propria realeza britanica. Alberto Victor era o segundo na linhagem de sucessao ao trono depois de seu pai e de sua avo, nao subiu ao trono porque morreu antes do mesmos.

Alguns autores afirmam que ele seria o assassino em serie Jack, o Estripador. Entretanto a mesma acusacao perde peso quando documentos da epoca mostram que Alberto nem se encontrava em Londres na epoca dos assassinatos, de forma que a mesma teoria foi amplamente rejeitada. Creio que a mesma suspeita foi levantada sobretudo por um grupo que certamente nao estaria contente com os monarcas.

Ja anteriormente Alberto se tinha visto envolvido em outro escandalo chamado de Escandalo de Cleveland Street, que envolveu um bordel homossexual. Mais uma vez tambem neste caso nao ha provas conclusivas que confirmem ou desmintem, seu envolvimento no caso ou ate a sua orientacao sexual.

Creio que um membro da familia real e alem do mais aquele que um dia viria a ser o Rei dos ingleses tivesse mais que fazer do que andar na rua, na escuridao das noites de Londres a matar prostitutas ou mesmo a mandar alguem faze-lo. Que ganharia o herdeiro do trono com isso?

. John Williams - Sir John Williams amigo pessoal da Rainha Vitoria e Obstetra de sua filha, a Princesa Beatrice, foi acusado em um livro de 2005, Uncle Jack, escrito por um de seus descendentes, Tony Williams, em parceria com Humphrey Price. O Autor afirma ter registos que mostram que todas as vitimas conheciam o Medico pessoalmente, e discute que todas foram mortas e mutiladas numa tentativa de se descobrir as causas da infertilidade.

Veredicto: De todos os suspeitos apresentados nesta lista " suspeitos surgidos posteriormente" parece-me ser o mais credivel e talvez na tentativa de se descobrir as causas da infertilidade fosse a razao para Jack, o Estripador mutilar as vitimas retirando-lhes ate os ovarios mas aparentemente nunca teve contacto sexual com nenhuma das vitimas o facto de conhecer todas as vitimas a ser verdade tambem e bastante incriminativo e faz do mesmo se nao o suspeito mais provavel um dos mais provaveis o facto de ser Medico ainda para mais Obstetra tambem da que pensar.

. Mary Pearcey (1866-1890) - Foi uma mulher inglesa acusada de matar a mulher de seu amante, Mrs Phoebe Hogg, e uma crianca (filha de seu amante), Phoebe, em 24 de Outubro de 1890 e foi executada pelo crime no dia 23 de Dezembro do mesmo ano, O crime e as vezes associado a Jack, o Estripador.

Mary Pearcey, assim como muitos outros famosos assassinos da era vitoriana, tem sido sugerida como uma suspeito nos assassinatos de Jack, o Estripador. Ela era, aparentemente, o unico suspeito de sexo feminino mencionada no momento. Sir Arthur Conan Doyle, criador da personagem Sherlock Holmes, especulou que Jack, o Estripador poderia ser do sexio feminino, pois uma mulher poderia ter fingido ser uma Parteira para justificar ser vista em publico com roupas ainda sujas de sangue sem levantar suspeitas. Essa mesma teoria foi expandida em 1939 por William Stewart em seu livro Jack the Ripper: A New Theory, que especificamente nomeava Pearcey em conexao com os crimes. Todas as provas dadas eram circunstanciais, e nao ha nenhuma evidencia fisica ou relatos de testemunhas que possam ligar Pearcey aos crimes do estripador.

Ja em Maio de 2006, testes de DNA de saliva em selos de cartas supostamente enviadas por Jack, o Estripador, para os jornais de Londres, sendo consideradas por alguns escritores modernos como sendo verdadeiras, pareciam vir de uma mulher. Isso conduziu a uma ampla discussao de Pearcey e de seu crime na imprensa.

Veredicto: Mais uma vez apesar de se apresentar provas as mesmas nao aparentam ser crediveis. Primeiro se Pearcey foi executada em 1890 e se fosse ela o estripador como era possivel que os crimes se estendessem ate 1891? Segundo sendo uma mulher a matar uma mulher se houvesse luta o combate poderia dizer-se que era de igual para igual e isso indica que as prostitutas mesmo nao resistindo tambem poderiam ferir Pearcey com um murro, marcar a sua face com um hematoma, etc. Nao creio muito na mesma teoria apesar de muitos a apresenta-la como credivel.


                                            
Nesta mesma lista de suspeitos surgidos posteriormente apenas um me parece ser credivel como sendo o assassino Jack, o Estripador e talvez ate um dos suspeitos de maior importancia John Williams o Medico Obstetra no entanto esta na opniao de cada um decidir-se por escolher um para ser  o seu suspeito isto tambem correndo o risco de o criminoso nao ser nenhum dos apresentados nestas 3 listas, pessoalmente penso ser provavel.

Para haver um serial Killer tem que haver alem de um criminoso tem que haver sobretudo vitimas. No caso em questao as vitimas conhecidas foram: Mary Ann Nichols, Annie Chapman, Elizabeth Stride, Catherine Eddowes, Mary Jane Kelly.


Os arquivos da Policia Metropolitana de Londres mostram que a investigacao teve inicio em 1888, eventualmente abrangendo onze assassinatos ocorridos entre 3 de Abril de 1888 e 13 de Fevereiro de 1891. Alem destes mesmos registos em arquivo, escritores e historiadores conectaram pelo menos sete outros assassinatos e ataques violentos a Jack, o Estripador. Entre as onze mortes investigadas activamente pela policia, chegou-se a um consenso de que pelo menos cinco foram praticadas por um unico criminoso, vitimas que sao conjuntamente chamadas  de "cinco canonicas".  
                                                                               

. Mary Ann Nichols (1845-1888) - (nome de solteira: Mary Ann Walker; apelido: Polly), nascida em 26 de Agosto de 1845 e morta em 31 de Agosto de 1888 tinha exactamente 43 anos e 5 dias. Numa madrugada de sexta-feira o corpo de Nuchols foi descoberto aproximadamente as 03:40 da madrugada no terreno em frente a entrada de um estabulo em Buck's Row (hoje Durward Street). Sua garganta sofreu dois cortes profundos, e a parte posterior do abdomen foi parcialmente arrancada por um colpe intenso e irregular. Havia tambem diversas incisoes pelo abdomen, e tres ou quatro cortes similares do lado direito causados pela mesma faca. Nichols foi descrita como tendo uma aparencia bem mais jovem do que inicialmente os seus 43 anos sugeriam.

                                                         
 . Annie Chapman (1841-1888) - (nome de solteira: Eliza Ann Smith; apelido: Dark Annie), nascida em Setembro de 1841 e morta em 8 de Setembro de 1888, num sabado. O corpo de Chapman foi descoberto aproximadamente as 06:00 da manha no quintal de uma casa em Hanbury Street, Spitafields. Assim tambem tal como acontecera com Mary Ann, sua garganta foi aberta por dois cortes, um mais profundo que o outro. O abdomen foi completamente aberto, e o utero, removido. A semelhanca dos dois crimes fazia acreditar que o criminoso era o mesmo e que como tal se estava perante o caso de um serial killer bastante perigoso e inteligente.             

      
. Elizabeth Stride (1843-1888) - (nome de solteira: Elisabeth Gustafsdootter; apelido: Long Liz), nascida na Suecia em 27 de Novembro de 1843 e morta em 30 de Setembro de 1888, um domingo. O corpo de Stride foi descoberto proximo a 01:00 da madrugada, no chao da Dutfield's Ward, na Berner Street (hoje Henriques Street), em Whitechapel. Havia uma incisao direita no pescoco; a causa da morte foi perda excessiva de sangue, a partir da arteria principal no lado esquerdo. O corte nos tecidos do lado direito  foi muito superficial, estreitando-se proximo a mandibula direita. A ausencia de mutilacoes no abdomen lancaram a incerteza sobre a verdadeira identidade do assassino, alem de sugerir que o mesmo pudesse ter sido interrompido durante o ataque.

                                                          
. Catherine Eddowes (1842-1888) - (usava os nomes  “Kate Conway” e “Mary Ann Kelly”, com os sobrenomes tirados de seus dois ex-maridos, Thomas Conway e John Kelly), nascida em 14 de Abril de 1842 e morta em 30 de Setembro de 1888, no mesmo dia que Elizabeth Stride, a vitima anterior. Seu corpo foi encontrado na Mitre Square na Cidade de Londres ( é uma pequena área dentro da Grande Londres. É o centro financeiro e histórico de Londres). A garganta, assim como nos dois primeiros casos, foi aberta por dois cortes, e o abdomen aberto por um corte longo, profundo e irregular. O rim esquerdo e grande parte do utero foram removidos. A midia da altura e os moradores de Londres se referiram ao episodio como "evento duplo" (The Double Event). 

                                                       
. Mary Jane Kelly (1863 ?-1888) - (passou a usar o nome de "Marie Jeanette Kelly" depois de uma viagem a Paris; apelido: Ginger), supostamente tera nascido na Irlanda (hoje Republica da Irlanda) provavelmente em 1863 em data incerta e morta em 9 de Novembro de 1888, em uma sexta-feira. O corpo terrivelmente mutilado de Kelly foi descoberto ja depois da madrugada pouco depois das 10:45 da manha, deitada na cama do quarto onde ela vivia na Dorset Street, em Spitalfields. A garganta foi cortada ate a coluna vertebral, e o abdomen ficou quase esvaziado de seus orgaos. O coracao tambem foi retirado.

                                                  
A autencidade desta lista baseia-se nao apenas na opniao dos pesquisadores, mas tambem em anotacoes feitas em particular por Sir Melville Macnaghten enquanto fora Chefe do Departamento de Investigacao Criminal no Servico Metropolitano da Policia, em papeis que so viriam a tona em 1959. As notas de Macnaghten reflectiam apenas em opnioes policiais da epoca, embora ele so se tenha juntado ao esquadrao um ano apos os assassinatos, e suas anotacoes continham diversos erros factuais sobre os possiveis suspeitos. Os escritores Stewart P. Evans e Donald Rumbelow alegam que as "cinco canonicas" seria um "mito do Estripador", e que o provavel numero de vitimas pode variar de tres (Nichols, Chapman e Eddowes) a seis ( as três citadas mais Stride, Kelly e Martha Tabram). Os palpites de Macnaghten sobre quais crimes teriam sido cometidos pelo mesmo assassino nao eram compartilhados por outros oficiais investigadores, como o Inspector Frederick Abberline.

Com a excepcao de Stride, cujo o ataque pode ter sido interrompido, as mutilacoes nas cinco vitimas foram-se tornando cada vez mais serias a medida que os crimes progrediam e o tempo ia passando. Nichols e Stride nao tiveram nenhum orgao  removido, mas o utero de Chapman foi-lhe retirado, e Eddowes teve seu utero e rim levados, alem de ser deixada com mutilacoes faciais. Apesar de somente o coracao de Kelly ter sido arrancado e removido da cena do crime, os restantes de seus orgaos internos foram retirados e deixados em seu quarto.

Os cinco assassinatos citados foram geralmente cometidos na escuridao, nas ultimas horas da madrugada e sempre perto ou do final do mes ou de uma semana. Ainda assim cada caso diferia deste mesmo padrao de alguma maneira. Alem das diferencas ja citadas, Eddowes foi a unica a ser assassinada na Cidade de Londres, embora proxima dos limites de Whitechapel. Nichols foi a unica vitima conhecida de Jack, o Estripador a ser encontrada em rua aberta, apesar de ser uma via escura e deserta. Muitas fontes indicam que Chapman foi morta depois do nascer do sol, embora essa nao tenha sido a opniao da policia e dos legistas que examinaram o corpo. A morte de Kelly colocou fim a seis semanas de inactividade do assassino (uma semana havia se passado entre as mortes de Nichols e Chapman, e tres entre Chapman e o "evento duplo"). 

A principal dificuldade em definir quem foi ou nao uma vitima de Jack, o Estripador foi o facto de ocorrer um numero verdadeiramente espantoso de ataques contra a mulheres naquela mesma epoca. A maioria dos especialistas apontam o corte profundo na garganta, a mutilacao do abdomen e dos genitais, a remocao de orgaos internos e a gradual instensidade das mutilacoes faciais sofridas pelas vitimas com o Modus Operandi do assassino.


Como o leitor(a) deve ter reparado apos descrever e falar de um dos suspeitos apresentava um veredicto que no fundo e a minha propria opniao pessoal acerca de cada caso. Apesar de desde ja dizer que tenho sempre bons palpites nestes casos nao quero influenciar o leitor(a) afinal os melhores policias, criminologistas, historiadores trabalharam no caso sem chegar a uma certeza entre os suspeitos apenas uns conseguem ser mais suspeitos que outros.

Na minha opniao diante dos suspeitos apresentados a minha suspeita vai para John Williams em particular o tal Medico Obstetra. Outros suspeitos que me parecem provaveis sao Frederick Bailey Deeming, Francis Tumblety e  Michael Ostrog (Konovalov).
                                                    

E certo que a verdadeira identidade de Jack, o Estripador e desconhecida mas uma coisa nao deixa de ser evidente o mesmo tinha conhecimentos de Medicina e sabia bem como apagar as provas que pudessem indicar qualquer identidade do criminoso isto e tinha conhecimentos tambem provavelmente de como a policia trabalhava. Ao longo desta cronica surgiu-me a ideia de em vez de ser um Medico com conhecimentos policiais porque nao um Policia com conhecimentos medicos?

Escrevi esta cronica tambem com a sensacao de que o verdadeiro estripador nao e nenhum destes suspeitos mas realmente sao estes os suspeitos.

Deve ter notado que embora tivesse colocado a etiqueta Crimes nao coloquei a etiqueta Justica e nem poderia ser de outra forma. Jack, o Estripador nunca foi apanhado, julgado e condenado para se poder dizer que foi feita justica. O caso podera dizer-se que seja mais de injustica porque nao crendo que existisse mais de um estripador mesmo que ele esteja na lista dos suspeitos acabasse por  cometer uma injustica ao suspeitar-se de todos os outros.

Tambem acaba por ser um caso curioso sem duvida  o caso do "evento duplo" em que na mesma noite sao mortas duas prostitutas mas isso esta longe de indicar que os estripadores fossem mais do que um e essa teoria e uma das que eu defendo os crimes conhecidos de Jack, o Estripador sao de facto demasiado semelhantes para termos dois estripadores, mas como diz o velho ditado, nunca se sabe!

Caro(a) leitor(a) embora tenha sido uma cronica um pouco sobre um assunto horrendo a mesma mereceu levar etiquetas como Misterios da Humanidade pelo facto de a identidade do assassino ser um misterio e tambem um assunto de Opniao Publica por cada um ter a sua opniao acerca da identidade do criminoso. Espero que tenha gostado da mesma cronica como eu gostei de a escrever ate a proxima.

                                                                                                                Manuel Goncalves









4 comentários:

  1. Esta é uma história bastante assustadora :) , tal como muitas outras no U.K. Felizmente que já pertence à história.

    ResponderEliminar
  2. Sim faz parte da historia mas nao por ai alem, considero apenas que faca mais parte do passado.

    ResponderEliminar
  3. tudo que você escreveu esta ótimo, foi um fato terrível, gosto de ler sobre isso, mesmo que as vezes me causem pesadelos e arrepios, me chocou tudo. Adorei ...

    ResponderEliminar
  4. Anonimo de 12 de Abril de 2015 as 00:14 a ideia de ver comentarios anonimos nao me agrada muito porem aceito porque nem todos somos obrigados a ter uma conta google para apresentar a nossa identidade quando comentamos algo e caso isso me desagrada-se mesmo nao teria nas definicoes permitido os comentarios de anonimos. Obrigado por gostar.

    ResponderEliminar