Página

terça-feira, 23 de junho de 2015

Carta de Despedida, Adeus Pai

 

Ao contrario do que afirmava aquela cancao tao popular e conhecida, talvez o Fado de Coimbra mais conhecido de todos os outros aquela era uma despedida sem qualquer encanto longe disso somente tinha dor e sofrimento e as lagrimas que me invadiam o rosto sem pedir licenca.

Adeus Pai, tudo poderia ficar dito como uma simples carta de despedida mas nao pode ser assim tao facil nada e assim tao facil como parece e mesmo quando nao conseguiste estar presente nunca estiveste verdadeiramente ausente, lembro-me que tudo fizeste para que isso nao acontecesse muitas vezes nao estiveste comigo mas mostraste que pelo menos tinhas tentado estar presente e nunca ausente foste por isso um grande pai, foste amigo, foste conselheiro, foste camarada, foste um exemplo, sim foste um exemplo que sempre procurarei seguir, foste um heroi e foste acima de tudo meu pai.

Poucas vezes brincamos na minha infancia mas lembro que como os outros meus amigos tambem tu jogaste a bola comigo. Nao ias ao cinema comigo mas fazias o mais importante davas-me o dinheiro para o meu bilhete e dos meus amigos que eu entendesse levar comigo dinheiro esse que ainda chegava e sobrava para as pipocas e overdoses de coca colas, dizias que so me querias ver feliz. Nao sabias entao que feliz ficava eu com a tua presenca.

Quando estava doente, com as doencas normais das criancas nunca entraste no meu quarto mas sei que ficavas preocupado sem medir contas mandavas vir uma Enfermeira para passar o dia comigo a vigiar-me e o Medico ao final do dia para ver se estava melhor, nao me posso queixar e dizer que nunca te preocupaste com a minha saude, sim preocupaste-te e ate demais.

Adeus pai, vejo-te partir agora tal como ainda na infancia vi partir a mae sua partida afectou-me muito e nao sei como seria se nao tivesses sido tu a apoiar-me, bem sei tambem das tuas aventuras e casos mas nunca mais quiseste nada mesmo serio com outra mulher mostraste-me assim que ainda e possivel acreditar-se nos amores de toda uma vida.

Adeus pai, consigo entender hoje a razao de alguns castigos, de algumas surras e reconheco que algumas ate foram merecidas ate foram bem dadas entre o desconhecimento ou a falta de conhecimento por vezes cometemos actos de rebeldia que nos podem sair caros eu fui demasiado rebelde ao estilo de James Dean talvez ate um rebelde sem causa, tudo valia para chamar a atencao.

Adeus pai, entendo e compreendo a tua ausencia em momentos importantes foi a tua ausencia que fez com que nada me faltasse e tivesse ate bem mais do que realmente merecia. Sei que aparentemente bem te esforcaste, demostraste isso, lamentaste nao o conseguir e falhares quando foste tentando em vao ser pai  e mae ao mesmo tempo, esquece isso, ninguem e perfeito.

Adeus pai, lembro-me a primeira vez que entraste no meu quarto vieste dar-me os parabens por ter passado o ano ir deixar o Ensino Preparatorio e iniciar o Ensino Secundario mas para ti o mais importante tinha sido sem duvida o meu antigo director de turma considerar-me um dos alunos com um futuro mais brilhante e promissor. A tua alegria e orgulho era tanto que colocaste-te diante de mim e deste-me a escolher um destino para eu ir de ferias. Ao responder vi pela primeira vez as lagrimas no teu rosto.

O meu pai afinal o meu pai tambem tinha sentimentos embora parecesse ser aquela figura invencivel e que nada o sensibilizava chorou quando lhe respondi que queria ir a qualquer lado desde que o meu pai viesse comigo e tivessemos o tempo juntos que nunca tinhamos tido antes.

Adeus pai, como e bom recordar aquelas ferias em que voamos por horas com destino a Bancoque na Tailandia quando numa conversa por azar confessei a minha virgindade comecaste-me a dar na cabeca e la fomos segundo tu dizias para um dos maiores paraisos do sexo podiamos ter ficado por Amesterdao ou ate por uma passagem pelo o intendente em Lisboa que ficava ali quase ao virar da esquina mas qerias fazer desse momento algo memoravel na minha vida.

Tudo me pareceu diferente e digo mesmo que qualquer semelhanca entre o metropolitano de Bancoque e o de Lisboa e mesmo pura coincidencia. Chegamos ao Aeroporto Internacional de Bancoque tambem conhecido por Dom Muang enquanto seguiamos no carro alugado com Motorista particular para o Banyan Tree Hotel ia observando tudo a volta e redor e perdi-me a olhar o Rio Chao Phraya. Finalmente no hotel e ja hospedados bem recebidos e quase levados ao colo pelo gerente do hotel pude descansar de tantas horas de viagem, estavamos na realidade do outro lado do mundo e agora tinha a certeza de que  mesmo nao era tao pequeno assim.

Depois do descanso o primeiro Jantar e uma ligeira conversa onde fiquei a saber que tinhas intencao de me levar a um bordel mas nao a um bordel qualquer desses bordeis rascos e baratos com mulheres de idade a tentar a todo o custo conseguirem ainda juntar um pe de meia. Ias-me levar ao Nana Plaza que me garantiste ser segundo os rumores o maior complexo de sexo do mundo numa zona de luxo de Bancoque e frequentado so por gente de dinheiro, fiquei com a ideia de que as tuas viagens constantes e ausencias nao tinham a ver somente com viagens de negocios confrontei-te com isso e confessaste-me que tinha razao desde que a mae morrera fazias isso com frequencia.

Perdidos os dois na noite de Bancoque eu mais que tu ja que nada parecia estranho para ti eras conhecedor e sabias como as coisas funcionavam. No bar as raparigas iam sorrindo tentando cativar um possivel cliente e em ingles la  iam comunicando com os turistas. Bebiamos uma cerveja e assistiamos a mais uma Bailarina de corpo escultural a fazer um striptease quando me disseste-me que estava na hora de fazeres de mim um homem e mandaste-me escolher uma rapariga, apenas me avisaste para escolher bem porque seria um momento unico e irias pagar para estar com a rapariga toda a noite, apenas sei que escolhi e pagaste quase 6000 bahts.

O que aconteceu a seguir prefiro guarda-lo para mim mas podes ter a certeza que cumpri com a minha obrigacao e a rapariga mereceu mesmo todo aquele dinheiro, tinha sido uma noite de loucura e a melhor noite da minha vida ate entao.

De regresso a Portugal nunca mais nada foi igual estavamos mais juntos e unidos e disseste-me sempre que aquelas ferias tinham sido a melhor coisa que podiamos ter feito porque tinhas ficado com a certeza de que eu teu filho era tua maior fortuna e a melhor coisa que te podia ter acontecido na vida, lamentaste o tempo que tinhas levado a descobrir isso e pediste-me desculpa pelos momentos de ausencia.

Passamos a ir a varios concertos de musica contigo aprendi a gostar de Musica classica e tu passaste a ser um apreciador de Iron Maiden, AC/DC, Metallica ou Apocalyptica bandas que conquistavam os jovens como eu mas que talvez por um som diferente nao agradavam a geracao anterior, contigo foi diferente, falavamos a mesma lingua, ouviamos a mesma musica e isso fazia uma uniao perfeita.

Seguiram-se muitas ferias como as da Tailandia pelo mundo fora pelo menos uma vez por ano consideravas isso uma balsamo para que pudessemos estar juntos e sobretudo combater a falta de tempo que as vezes tinhamos para dedicar um ao outro. Tu tinhas os negocios a gerir e tambem a tua vida e eu ja na faculdade andava sempre ocupado com os estudos.

Adeus pai, foste adoencendo e eu mal me apercebia disso tudo fizeste para parecer forte e saudavel ate que nao deu para esconder mais e foste parar ao hospital. Sofreste com a doenca e ao mesmo tempo recusavaste-te a partir, a deixar-me a morrer, hoje perdeste essa batalha de te quereres prender a vida. Ate sempre, adeus pai.

                                                                                                       Manuel Goncalves

Ps: Aproveito a oportunidade para dedicar este conto breve Carta de Despedida, Adeus Pai ao meu proprio pai Francisco Lopes Botas e que Deus nos permita um reencontro um dia. Acredito que esse reencontro possa ser possivel porque acredito que a morte e so uma passagem para outro lado e nao um fim.
 
  



4 comentários:

  1. Este texto mostra bem a tua sensibilidade e capacidade de amar. Nunca as percas! Nunca deixes que os maus sentimentos, o ódio, vençam o que tens de melhor: uma humanidade por vezes escondida sob uma capa :)

    ResponderEliminar
  2. Existem valores que uma sociedade e humanidade cada vez mais materialista parecem querer esquecer mas os quais nunca deixarei de defender e pelos quais sempre lutarei. O odio e o mal nao tem espaco no coracao de alguem que ama.

    ResponderEliminar
  3. Onde estão as tuas mãos, suaves e ternas? Onde estão elas, que apertei e beijei e não mais vi?
    Onde estão as tuas mãos que me alegravam e acenavam?
    Ficarão para sempre dentro de mim.

    ResponderEliminar
  4. Por vezes somos forcados a fazer escolhas em que escolhemos nao o que amamos mas o que temos, o arrependimento vem anos mais tarde e ai quase sempre e tarde.

    ResponderEliminar