Página

domingo, 17 de abril de 2016

Tudo Pelo Teu Perdao



Ela era o retrato autentico de uma mulher independente e ultra moderna, vivia para o trabalho, para a casa e para a filha. Tinha pouco tempo para si mesma ainda mais sendo mae solteira. Aquela filha era a sua razao de viver, era a luz dos seus olhos era pela mesma que fazia tudo para que nada lhe faltasse.

Marta Rebelo era tambem uma super Juiza no Supremo Tribunal de Justica apesar de ter apenas trinta e cinco anos ja tinha sido Juiza nos casos mais mediaticos em Portugal e estando no supremo a sua funcao era sobretudo julgar recursos e casos mais complicados daqueles que eram mais destacados nas capas de jornais e eram mais discutidos nas conversas de cafes entre os momentos de confraternizacao do final de um dia de trabalho. Marta Rebelo era so por isso uma das principais caras da justica portuguesa.

Era aparentemente um mulher de armas, fria no entanto uma Juiza que apesar de dura bastante acessivel quando era necessario. Os pais tinham imenso orgulho naquela filha que vinha de um meio social mais baixo e que subira na vida a pulso e por merito proprio no entanto bem no fundo do seu ser tinha uma marca que jamais conseguira apagar e so os mais proximos de si e que a conheciam de forma mais intima conseguiam reconhecer isso, Jaime Bettencourt, era esse o nome do verdadeiro causador da sua tristeza mais intima, o causador de muitos dos seus males e sobretudo da amargurada solidao em que vivia. Marta nao tinha conseguido voltar a acreditar no amor, muito menos no amor de um homem, paixoes, eram ilusoes.

Jaime Bettencourt era um Medico Cardiologista que se especializara em cirugias cardiacas infantis e era um pouco mais novo que Marta Rebelo, seis anos antes o caminho dos dois parecia que se havia cruzado. Ele era na altura um jovem Medico acabado de se formar e que queria iniciar uma carreira brilhante na area da cardiocirugia pediatrica, apaixonara-se pela area e pelos seus assuntos quando no inicio do curso descobrira que uma cirugia cardiaca infantil era completamente diferente que uma cirugia cardiaca num adulto mesmo quando a cirugia fosse a mesma. Ela era ja uma jovem Juiza um pouco mais velha que o jovem Sr Dr Jaime Bettencourt como chamavam ao seu noivo acabado de se formar e com estagio ainda por realizar, a sua carreira promissora de Juiza comecava tambem a dar nas vistas.

Jaime gostava de Marta e via nela a mulher ideal, a mulher da sua vida mas nao deixava de perder a sua marca de referencia. Mulherengo, playboy que se via dividido entre a boa vida que se dava ao luxo de poder levar sempre rodeado de miudas, das borgas, noitadas, discotecas com amigos de um lado e uma mulher de quem gostava e que pensava ser a mulher da sua vida, a futura vida de casado, a perda de liberdade e de espaco, o fim de muitas borgas, noitadas e discotecas, valeria uma so mulher tudo aquilo que ele estava prestes a perder, por ela?

O jovem chegara ao casarao da familia que ficava perdido algures entre a beleza de Cascais e Sintra. Jaime vinha de Ibiza onde fora passar uns dias de ferias com Marta e vinha decidido o casamento com a jovem nao tinha o direito de lhe roubar a boa vida que sempre levara e os bons prazeres que estava habituado a ter, o que seria da noite de Lisboa sem Jaime Bettencourt?

As ferias em Ibiza deram-lhe a certeza disso preparava um calice de Moscatel quando tivera a certeza disso e os seus pensamentos foram interrompidos pela chegada da mae que lhe queria por a par das novidades, os preparativos para o casamento, grande festa e nao era para menos um dos casais mais ricos de Portugal ia casar o seu filho, filho unico por sinal. Leonor Bettencourt queria tambem anunciar ao filho a contratacao de uma nova Empregada Interna e avisa-lo de que tivesse juizo e parasse de olhar para as novas empregadas da casa. Era gente que sabia trabalhar, sabiam ate por vezes comportar-se e estar a altura dos grandes momentos mas eram tambem de outra classe social enquanto ele entre outras coisas era um homem quase casado, prestes a comecar a constituir um famila e um lar, novas responsabilidades e obrigacoes o esperavam lembrou-lhe a mae entre um sorriso.

Estava mesmo decidido a nao casar aquela era um passo demasiado importante para alguem tao irresponsavel. No fundo so via uma saida para se livrar daquele casamento, era a fuga, nao aparecer no altar e ao mesmo tempo sumir-se para algum lado bem longe.

Quando viu aquela Empregada pela primeira vez foi como se tivesse ficado cego, envolvido por um feitico e foi a certeza de que nao podia casar com Marta estando ele desejoso de se meter com aquela polaca e quem sabe ate se possivel leva-la para a cama.

Milena era uma tradicional mulher polaca, pele branca, cabelo comprido e loiro e os olhos azuis. Uma conjuntura de beleza unica e rara que efeiticava qualquer homem, sobretudo um homem mulherengo e rabo de saia como Jaime. Milena tinha vinte e dois anos um pouco mais nova que Jaime e procurava talvez ali a sua oportunidade. Em casa de gente rica era possivel encontrar um ricaco que olhasse para ela, que a tirasse daquela vida de Empregada domestica e a tornasse uma Rainha. Era bonita mas muito ambiciosa e nao olhava a meios para atingir os seus fins.

Ele sabia bem os intentos da rapariga mas a atraccao era demasiado forte e comecava a superar o pouco desejo que ja havia em casar com Marta.

Faltavam poucas semanas para o casamento mas com a ausencia do pai e com a mae quase sempre fora a tratar dos preparativos para o grande dia Jaime aproveitava isso para se aproximar da nova Empregada que muitas vezes parecia querer devorar com os olhos. Nao foi dificil comecar a ver os seus esforcos obterem resultados. Milena via a riqueza daquela familia, o poder que mantinham perante a sociedade e Jaime era filho unico daquele casal de meia idade. Jaime herdaria tudo um dia e ela nao estava para desperdicar aquela oportunidade unica mesmo que nao conseguisse o que queria tinha sempre a oportunidade de conseguir ganhar alguma coisa com Jaime e com tudo aquilo.

Dia do casamento era o rebolico em casa de Marta com a preparacao da noiva ja em casa de Jaime era o panico o mesmo desaparecera. Jaime nao dormira em casa, nao atendia o telemovel e ninguem sabia dele e o pior e que Milena tambem nao estava em casa, tambem nao dormira em casa e ninguem sabia onde a mesma se encontrava.

Leonor Bettencourt temeu desde logo o pior se os dois tinham desaparecido aquilo nao podia ser uma coincidencia tinham que estar juntos, alem do mais so um cego nao conseguia ver os olhos que Jaime fazia a Milena e os sorrisos que a mesma lhe fazia. Leonor estava nervosa demais mas reconhecia que tinha sido um erro, um enorme erro nao ter despedido logo a Empregada e acabado com aquela historia de vez mas o marido com certa razao nao aceitou a ideia, alegou que seria melhor mante-la por perto, assim poderia ser vigiada e controlada Valter Bettencourt nao tinha duvida que se a Empregada fosse despedida nao iria mudar nada Jaime iria manter toda a mesma situacao noutro lugar para onde Milena fosse.

Marta nao queria acreditar Jaime abandonara-a no altar, aquele homem era mais do que um irresponsavel, era um insentimental sem coracao. Marta deixou a Igreja sozinha recusou companhia fosse de quem fosse e mesmo vestida de noiva andou a deriva durante horas e ja aquele maldito dia, o pior da sua vida terminara e deu consigo ja a noite ia longa na praia, naquela praia onde ela e Jaime se haviam conhecido.

O silencio profundo cortado apenas pelas ondas do mar batendo nas rochas la ao longe no horizonte e o gritos das gaivotas se ouviam tudo o resto era silencio dando-lhe a sensacao de que estava sozinha naquela praia isolada onde mesmo se gritasse ninguem a iria ouvir.

Os amigos tentavam contacta-la em vao o telemovel estava desligado e ja lhe tinham procurado por todo o lado a propria Policia Judiciaria ja estava a par do sucedido e ia tomar providencias mas sendo ela maior de idade pouco podiam fazer alegavam eles para desespero da familia.

Costumava-se dizer que um mal nunca vem so e por vezes era verdade naquele caso viria a ser Marta acabara por ser atacada por dois sujeitos na praia que acabaram por viola-la e deixa-la quase inanimada e o pior e que semanas depois descobrira que estava gravida.

Marta nunca quis saber qual dos violadores que foram apanhados dias depois do crime era o pai da sua filha. Considerava isso de menor valor e achava que era melhor a menina nao saber quem era o pai do que saber que o mesmo era um criminoso, que violara a mae e o fruto dessa violacao era ela. Um dia quando tivesse ja mais idade ia saber toda a verdade por agora queria que fosse assim e todos a sua volta acabaram por concordar e lhe dar razao. Ja com cinco anos a historia que era contada a sua filha e que o pai havia falecido num acidente, era ainda cedo para a mesma saber toda a verdade.

Depois de fugir do casamento o destino de Jaime com Milena foi um pouco andar a deriva pela Europa e depois dos pais lhe terem cortado todo o tipo de ajuda e apoios foi o comecar a passar por dificuldades que nunca passara, falta de dinheiro, de luxo, de conforto. Foi sobrevivendo primeiro a custa do dinheiro que recebera da heranca do avo mas esse foi-se poucos meses depois e apos ter tentado outros meios os pais recusaram-no ajudar fosse no que fosse sem ele deixar a polaca que o eloquecera primeiro e depois tambem de pedir perdao a Marta nao so pela vergonha que a fizera passar mas pelo que a fizera sofrer.

Primeiro foi Paris e de seguida a Riviera logo apos a Sardenha foi esse o caminho da fuga de Jaime e Milena porque a mesma insistia que eram lugares que queria conhecer mas ele ja sentia o dinheiro a faltar e insistia tambem ele em partir para Londres onde tinha a oferta de estagio e trabalho num bom hospital de Cardiologia e onde podia fazer carreira, tornar-se livre da ajuda da familia que agora nao tinha tambem.

Milena muito contrafeita cedeu finalmente mas a vida em Londres nao era nada daquilo que uma rapariga ambiciosa, sem olhar a meios para atingir seus fins poderia desejar. Milena era bonita, sabia comportar-se e estar a altura mas nao tinha qualificacoes para ter um bom trabalho e o que Jaime ganhava inicialmente chegava apenas para manter a casa e terem uma vida mediana. A jovem nao aceitava a ideia de ficar sem as idas semanais ao Salao de Beleza, as roupas da moda e as joias luxuosas. A unica saida que encontrou foi aceitar o trabalho que uma agencia lhe oferecia entre limpezas em lugares publicos, Empregada de quartos num hotel e ir trabalhar em fabricas sabe-se la a fazer o que a jovem escolheu o que lhe parecia ser mais facil e aquele que aparentemente lhe podia facilitar a vida novamente e comecou a trabalhar num hotel a limpar os quartos e a fazer as camas dos clientes.

A ambicao da mesma levara-a a arquitectar um plano. Naquele lugar horrivel, que ela odiava porque tinha que trabalhar, fazer de criada dos outros mas era ali que tinha de encontrar um sujeito rico que ficasse loucamente apaixonado por si ao ponto de a tirar dali, daquele trabalho onde quase que nao podia mais deixar crescer as unhas porque partia-as a fazer as camas, aquela vida nao lhe ia dar nada de novo na vida pelo menos do que ela tanto queria e Jaime ja nao lhe podia dar. Assim que conseguisse encontrar alguem deixaria Jaime para sempre, odiava-o por ter pensado que ele tinha condicoes para lhe dar tudo o que ela queria sem ter que trabalhar para isso.

Jaime comecava a achar Milena cada vez mais fria e era cada vez mais notavel tambem que a mesma so se envolvera com o mesmo por causa do dinheiro, da fortuna dos pais dele. Comecava a sentir-se arrependido e com remorsos do que fizera com Marta. Isso causara um enorme mal estar em todos e os seus pais nao lhe falavam, nao queriam saber dele e o mesmo lamentava isso sendo ele filho unico tambem nao deveria ser facil para os pais manterem-no sob castigo. Queria deixar Milena, voltar a Portugal e montar uma clinica particular mas a custa dele mesmo e nao com ajuda dos pais, queria mostrar-lhes que estava arrependido e que mesmo sem eles, sem a ajuda do dinheiro deles conseguira chegar longe na vida.

Chegara do hospital e estranhara o silencio na casa. Aquela hora Milena ja tinha certamente deixado o hotel e ele vinha feliz da vida recebera uma promocao e por sua vez um aumento tambem mas isso era melhor Milena nem saber assim que soubesse ia logo comecar a pedir-lhe isto e aquilo e ele estava mesmo a querer deixa-la. Estranhou o envelope no cimo da mesa mas abriu-o ja que so podia ser para si.

Em poucas linhas Milena explicava que o deixava, deixava para sempre e que nunca o amara de verdade. Ele nao servia para ela, ela queria alguem que a pudesse tratar como pensava que podia ser tratada, como uma Rainha e as rainhas nao trabalhavam em hoteis a fazer camas aos hospedes. Deixava-o porque encontrara alguem a sua altura, capaz de lhe dar tudo isso e nao iria recusar essa oportunidade. Ela ia-se embora e ele estava proibido de a procurar o seu destino agora era ao lado daquele Duque alemao que ela conhecera no hotel.

Livre, estava livre daquela gaja e livre para sempre mesmo que ela voltasse iria correr com a mesma da mesma forma que ela o havia convencido a correr com Marta, se arrependimento mata-se ele estava debaixo da terra aquela hora. Abandonara uma mulher como Marta, fizera-a sofrer, deixar de acreditar no amor e segundo as palavras dos amigos que tinham em comum e que Jaime mantivera ate aqueles dias a agora Juiza Marta Rebelo jamais fora vista na companhia de outro homem. 

Nao olhara para mais nenhum homem e deixara de acreditar nao so no amor como tambem nos homens e apenas vivia para a filha e para o trabalho. Pensava muitas vezes em Jaime mas nao o conseguia perdoar verdadeiramente embora no seu ego mais intimo do seu ser tivesse razoes para isso. Ela sabia no fundo que Jaime nao era ma pessoa, nao tinha mau caracter mas o seu feitio mulherengo nao lhe dava descanso. Recebia noticias dele atraves dos amigos em comum e agora estava sozinho desde que Milena, a Empregada Domestica Interna da casa dos pais dele o deixara sozinho em Londres mas isso ja nao era problema seu, ele estava sozinho porque queria nao fora ela que o abandonara. Os amigos que o haviam visitado elogiavam o novo Jaime diziam que o mesmo ate passava a sua roupa a ferro e tratava da mesma, fazia optimas frigideiras de bifes e passava as noites quase sempre em casa ele nao era mais o mesmo e estava inclusive a fazer um carreira como Medico Cardiologista de muito prestigio tambem.

Marta nos ultimos tempos pensava ainda mais em Jaime por saber da doenca da filha e saber que a mesma iria ter que ser operada com muita urgencia uma cirugia que era tambem muito delicada. A jovem Juiza tinha gasto quase todo o dinheiro que conseguira juntar durante todos aqueles anos em que a sua carreira brilhante estivera tantas vezes em grande plano. A saude da filha estava primeiro e sabia que teria de pedir um emprestimo bancario para tratamentos e despesas da operacao mas nenhum banco lhe iria negar isso, ou pensava ela que nao.

Jaime estivera reunido no hospital a discutir as condicoes para se operar uma crianca filha de refugiados sirios. Os pais nao tinham condicoes para pagar a operacao, a mesma so podia ser feita naquele hospital ou por aquela Equipa Medica. Acontecia que o hospital nao podia por-se a realizar operacoes de forma gratuita e Jaime queria mesmo seguir em frente realizar aquela operacao e entao tomou uma decisao e deu um passo em frente que todos louvaram e aplaudiram. Ele Jaime Bettencourt iria pagar do bolso dele a operacao mensalmente o hospital iria tirar-lhe 1000 libras do ordenado.

A noticia de que um Medico portugues ia operar a crianca siria que estava a morrer com um problema cardiaco correra o mundo e claro o nome do Medico fora revelado pela direccao do hospital sem que o mesmo tivesse sido consultado. Jornais, canais de televisao que tinham acompanhado o caso queriam entrevista-lo e como nao podia deixar de ser a noticia chegara a Portugal Jaime era visto como um quase heroi nacional, fora homenageado em Londres e tudo sobretudo depois da operacao ter sido um sucesso.

Marta fazia as malas e ia agora para os Estados Unidos com a filha iam as duas a uma clinica fazer os ultimos exames antes da operacao de Carlota ser realizada. O Medico tinha muito receio porque era uma operacao muito delicada e o coracao de uma crianca daquela idade demasiado fragil e foi-lhe sincero em todo o mundo actualmente so conhecia um Medico capaz de realizar aquela operacao Jaime, Jaime Bettencourt. Alem do mais com ele a operacao ate podia ser realizada em Portugal o que iria reduzir muito as despesas.

A jovem quase que desmaiara ao ouvir o nome de Jaime a vida ou pelo menos a saude da sua filha ia estar nas maos do homem que mais a fizera sofrer, que fizera com que a mesma deixasse de acreditar no amor e sobretudo nos homens. Nao queria, ou pelo menos preferia que o destino de ambos nao se voltasse a cruzar mas pela filha, pela filha ia conseguir fazer esse sacrificio mas queria evitar revelar o seu maior segredo.

Jaime chegara a Portugal cinco anos depois voltava a Portugal e queria ficar por ali mesmo. Queria montar a sua clinica e criar um projecto de realizar operacoes gratuitas uma operacao mensalmente pensava que ja seria bom. Era uma forma de ajudar quem nao podia pagar mas tinha necessidade da mesma cirugia. O Ministerio da Saude gostara do projecto e estava disposto a apoia-lo e a aliviar as burocracias ao maximo era sem duvida uma ajuda a aliviar um pouco os casos que estavam a espera nos hospitais publicos.

Pela primeira vez em cinco anos voltara a entrar em casa a beijar a mae e a abracar o pai e chorou. Aquela polaca, aquela madita mulher destruira a uniao daquela familia durante cinco anos, amaldicoada fosse pensaram todos.

Apesar de tudo o pai continuava firme e ele no fundo concordara com o mesmo. Era tempo de procurar Marta e pedir-lhe perdao pelo sofrimento e males que lhe causara. Jaime cedeu prometeu ao pai que o iria fazer mas que precisava de um tempo para se preparar para isso, tinha de ganhar coragem e sobretudo procurar recompensa-la pelos males que lhe causara.

Jaime nao precisou de a procurar tinha aberto a clinica a menos de uma semana quando a sua Secretaria lhe anunciara a visitia de Marta Rebelo. O Medico nao queria acreditar nao conhecia muito bem aqueles ditados populares mas recordava bem sempre um "Quando Maome nao vai a montanha vem a montanha a Maome".

Sem recentimentos mas fazendo questao de lhe dizer desde logo que nao queria falar do passado Marta explicou-lhe ao que vinha e que nao o teria feito se nao lhe tivessem dito que so ele seria capaz de realizar aquela cirugia ao coracao da pequena Carlota e custava-lhe a aceitar isso mas a vida da sua filha era bem mais importante que o seu orgulho proprio. Jaime escutara-a de coracao aberto e concordara com a mesma mesmo quando ela foi mais fria so que lhe soube dizer que se fosse hoje naqueles dias actuais tudo seria diferente e ele nunca a deixaria plantada a sua espera no altar.

A cirugia de Carlota fora complicada mas a mesma sobrevivera e tivera um longo periodo de recuperacao durante esse periodo de tempo Marta tivera muito pouco tempo disponivel mas estranhava nao lhe chegar nenhuma carta com a conta da clinica precisava da mesma para avancar com o pedido de emprestimo e pagar as despesas dos tratamentos e operacao de Carlota que agora ja brincava e pulava como era normal nas criancas da sua idade sem se cansar.

Jaime tinha acabado uma cirugia quando a Secretaria anunciara a espera de Marta Rebelo o que para ele era sempre uma alegria receber a sua visita. Marta explicou-lhe ao que viera e o Medico sorriu.

- Marta, cara Marta, parece-me bem que ainda nao entendeste uma coisa!
- O que?
- Tu nao me deves nada pela operacao e tratamento da tua filha ou melhor deves-me mas vais pagar-me de outra forma.
- Como? - Sorriu a mesma admirada - ondes estas a querer chegar?
- Ainda nao entendeste que eu fiz tudo de forma gratuita so quero que me pagues de uma maneira, so aceito ser pago dessa maneira, nao tens outra forma de fazer esse pagamento.
- Como? Diz la!
- Quero o teu perdao, fiz tudo pelo teu perdao, quero o teu perdao por todos os males e sofrimento que te causei.
- O preco e esse?
- Sim e esse, e so isso que quero e nada mais.
- Entao estas perdoado e esta tudo pago mas agora sou eu que te quer pedir perdao por algo que te escondi passa la em casa para jantarmos os dois e uma historia longa, complicada e nao sei se me vais perdoar - olhou o relogio -  agora desculpa tenho que ir esta tarde tenho um julgamento para julgar e duas sentencas para ler.

Jaime sorrira sentia-se aliviado e um homem novo Marta perdoara-o era tudo o que ele mais queria e tinha sido um peso, um fardo bem pesado que lhe tinha saido das costas.

Marta acabara de se arranjar e tirara o jantar do forno mandara Carlota para casa dos avos porque queria estar sozinha com Jaime nao sabia como o mesmo iria reagir mas achava que era hora de lhe contar o segredo que lhe escondera, afinal optara por lhe contar tudo.

Tinham acabado de tomar o cafe que a mesma lhe servira depois da sobremesa quando comecou a contar-lhe o que tinha para contar.

Marta escondera de Jaime que tinha ficado gravida nas ferias que tinham feito em Ibiza. Escondera-lhe tudo porque nao queria que o mesmo se sentisse forcado a casar-se por ela estar gravida depois do casamento logo lhe contava. O pai de Carlota nao era nenhum dos dois homens que violara na praia naquela maldita noite que ainda lhe custava tanto a recordar mas o pai de Carlota era ele, aquela menina era sua filha, era uma Bettencourt e agora era ela Marta que lhe pedia perdao a ele Jaime por lhe ter escondido tal.

Jaime sorrira afinal ele nao salvara a filha de Marta apenas, salvara a sua filha, a filha deles aquela menina nao era apenas uma Rebelo uma Carlota Rebelo mas sim uma Carlota Rebelo Bettencourt. Abracou-a e pediu-lhe uma oportunidade para ambos e juntos criarem aquela filha ao que Marta sorriu e apenas lhe respondeu.

- E tudo o que mais quero meu amor.

                                                                                                              Manuel Goncalves
















Sem comentários:

Enviar um comentário