Página

sábado, 27 de abril de 2019

Ary dos Santos "O Poeta das Cancoes"



Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que nao tem problema em revelar o que sente e pensa. Sou sincero, calculista e frio muitas vezes sincero ate demais.

Igualmente quem me conhece sabe que sou um eterno e ferrenho e obstinado anticomunista no entanto tenho alguns idolos que defenderam essa idiologia que considero a mais politicamente errada. Tenho como Idolo e exemplo no meu trabalho de escrever letras para cancoes "Letrista" nao "Compositor" o grande tanto em nome como em figura fisica Jose Carlos Pereira Ary dos Santos (1936-1984) e sem duvida a minha maior referencia a tal ponto de quando me inscrevi na Sociedade Portuguesa de Autores vi-me impossibilitado pelas regras da SPA de me registar como Manuel Goncalves e entao sem hesitar pedi para me inscreverem e registarem na mesma como Manuel Ary Goncalves. Justa e sincera homenagem a quem estava politicamente errado e mesmo em alguns temas tendo trazido o mesmo politicamente errado para as letras das suas cancoes e para mim um dos maiores e em alguns pontos o maior Letrista portugues. Serei eu feliz se um dia em termos de valor como Letrista alguma vez lhe chegar aos calcanhares.

Ary podia estar Politicamente errado e transmitia esse seu lado para as letras das suas cancoes mas sabia faze-lo na perfeicao, muitos anticomunistas como eu apreciam o seu trabalho e sem duvida e mais um dos muitos intelectuais portugueses da esquerda politica como quase todos os outros.

                                                      
.Jose Carlos Pereira Ary dos Santos (Lisboa, 7 de Dezembro de 1936 - Lisboa, 18 de Janeiro de 1984) foi um Poeta, Escritor, Letrista, Autor e Declamador portugues.

Jose Carlos pereira Ary dos Santos mais conhecido apenas como Ary dos Santos ficou na Historia da Musica Portuguesa e para o ajudar a escrever a pagina dessa historia e a deixar o seu nome ficar marcado em muito valeu o facto de ter escrita as letras e poemas de quatro cancoes vencedoras do Festival RTP da Cancao (1964) tambem conhecido como Festival da Cancao e por sua vez no papel de vencedoras do Festival RTP da Cancao avancaram a representar Portugal no Festival Eurovisao da Cancao (1956): Desfolhada Portuguesa (1969) interpretado por Simone de Macedo de Oliveira (1938) mais conhecida como Simone de Oliveira ou Simone e que ficou em 15.º Lugar (penultimo) recebendo apenas 4 pontos; Menina do Alto da Serra (1971), interpretada por Antonia de Jesus Montes Tonicha Viegas (1946) mais conhecida somente por Tonicha a cancao viria a ficar em 9º. Lugar (melhor posicao ate aquele momento) entre 18 cancoes e conquistara 83 pontos; Tourada (1973) interpretada por Fernando Travassos Tordo (1948) mais conhecido como Fernando Tordo viria entre 17 cancoes participantes de 17 paises a ficar em 10.º tendo conquistado 80 pontos e finalmente Portugal no Coracao (1977) interpretado pelo grupo Os Amigos composto por Ana Bela dos Santos Simoes (1952) mais conhecida como Ana Bola, Edmundo Silva, Fernanda Picarra, Fernando Tordo, Luisa Basto (1947) e Manuel Paulo de Carvalho da Costa (1947) conhecido como Paulo de Carvalho somente no mundo artistico e a cancao dos mesmos "Os Amigos" entre 18 participantes viria a ficar em 14.º Lugar conquistando somente 18 pontos.


Oriundo de uma familia da alta burguesia, com antepassados aristocratas, era filho do Medico, Carlos Ary dos Santos (1905-1957) e de sua mulher Maria Barbara de Miranda e Castro Pereira da Silva (1899-1950). Bisneto do 2.º Senhor de Manique do Intendente, 1.º  Barao de Manique do Intendente e 1.º Visconde de Manique do Intendente (filho de Diogo Inacio de Pina Manique (1733-1805), 1.º Senhor de Manique do Intendente) e de Maria Guilhermina Frederica de Sousa Holstein de Pina Manique, prima direita do 1.º Conde de Palmela, 1.º  Marques de Palmela e 1.º Duque do Faial, logo o 1.º Duque de Palmela era irmao de Diogo Ary dos Santos.

Ary dos Santos iniciou a sua instrucao no Colegio Infante Sagres, em Lisboa, mas, tendo sido expulso por mau comportamento, passou entao para o Colegio Jesuita Nun'Alvares, em Caldas da Saude, Santo Tirso. Mais tarde porem regressou aos estudos em Lisboa, no Colegio Sao Joao de Brito (1947), onde foi um dos primeiros alunos.


Apos a morte da sua Mae viu publicados, com a ajuda e pela mao de familiares, alguns dos seus poemas. Tinha 14 anos e viria a rejeitar esse livro, que ele proprio considerava de fraca qualidade. O Poeta eminente revelaria as suas qualidades em 1954, ao ser incluido na Antologia do Premio Almeida Garrett.

Pela mesma altura, incompatibilizado com o pai, abandonou a casa da familia. Para seu sustento economico e sobrevivencia passa a exercer as mais variadas actividades, desde de vender maquinas para pastilhas elasticas a Empregado numa empresa de publicidade. Frequentou tambem as faculdades de Direito e Letras, mas nunca acabou qualquer um dos cursos. A sua estreia literaria efectiva da-se com a publicacao de A Liturgia de Sangue (1963). Somente em 1969 viria a aderir ao clandestino Partido Comunista Portugues (1921) conhecido tambem como PCP, com o qual viria a participar activamente nas sessoes de Poesia do entao intitulado Canto Livre Perseguido.


Atraves da Musica chegaria ao grande publico, concorrendo, por mais que uma vez, ao Festival RTP da Cancao, sob pseudonimo, assim como exigia o regulamento. Viria entre as varias vezes que concorreu a classificar-se em Primeiro Lugar por 4 vezes com as cancoes Desfolhada Portuguesa, com interpretacao de Simone de Oliveira, Menina do Alto da Serra, com interpretacao de Tonicha, Tourada, Interpretada por Fernando Tordo e Portugal no Coracao, interpretada pelo grupo Os Amigos.

Com o mesmo Fernando Tordo seu amigo e companheiro de jornada escreve mais de 100 poemas para cancoes do Musico e Cantor e o duo Tordo/Ary continua a ser, ate os dias de hoje, um dos maiores proficuos da Musica Portuguesa. Sao da autoria de ambos em conjunto cancoes intemporais, como Tourada, Estrela da Tarde (1976), Cavalo a Solta (1971), Lisboa Menina e Moca (1978), O Amigo Que eu Canto, O Cafe (1973), Dizer Que Sim a Vida (1972), Rock Chock (1985) e Meu Amigo Que Esta Longe. Estas cancoes foram interpretadas por cantores e cantoras como Fernando Tordo, Carlos do Carmo de Ascensao Almeida (1939) mais conhecido como Carlos do Carmo, Marisa dos Reis Nunes (1973) mais conhecida como Mariza, Amalia da Piedade Rebordao Rodrigues (1929-1999), Teresa Mafalda Nunes Arnauth de Figueiredo (1974) mais conhecida como Mafalda Arnauth e Paulo de Carvalho. Alguns dos maiores sucessos deste ultimo, como Os Putos (1978), Lisboa Menina e Moca e Quando um Homem Quiser (1982) foram com poemas escritos por Ary dos Santos. Tambem Carlos do Carmo cantou Lisboa Menina e Moca, Os Putos e outras letras de Ary, sendo de destacar o seu album antologico, Um Homem na Cidade (1977), refiram-se Fado do Campo Grande (1977), Nova Feira da Ladra (1977), Namorados de Lisboa (1977), Fado Varina (1977), Balada Para Uma Velhinha (1977). Alem dessas Estrela da Tarde, Menor Maior (1986), Sonata de Outono (1990) ou Novo Fado Alegre (1976) sao igulmente temas de referencia na carreira do Fadista, escritos por Ary dos Santos.


Apos o Golpe de Estado do 25 de Abril (1974), tornou-se um activo dinamizador cultural da Esquerda politica percorrendo o pais de les a les. No chamado Verao Quente de 1975, Juntamente com militantes da Uniao Democratica Popular (1974-2005) conhecida igualmente como UDP e de outras forcas radicais, Ary envolve-se no assalto a Embaixada de Espanha, em Lisboa.

Ary foi Autor de demais de seiscentos poemas para cancoes, o Letrista fez no meio musical muitos dos seus grandes amigos. Gravou, ele proprio, textos ou poemas de e com muitos outros autores e interpretes. Ficaria tambem notabilizado como conhecido Declamador, tendo gravado um duplo album contendo O Sermao de Santo Antonio aos Peixes (1654), do Padre Antonio Vieira (1608-1697). A data da sua morte tinha em preparacao um livro de poemas intitulado As Palavras das Cantigas, onde era seu proposito e intencao reunir os seus melhores poemas dos ultimos quinze anos, e um outro intitulado Estrada da Luz - Rua da Saudade, que pretendia aparesentar como uma autobiografia romanceada.

Homem decidido, de forte personalidade e apetites excessivos, grande fumador e bebedor, acabaria por adoecer vitima de Cirrose, vindo a morrer a 18 de Janeiro de 1984. Ary foi das primeiras personalidades publicas em Portugal a assumir a sua homossexualidade publicamente.


O seu nome foi dado a um largo do Bairro de Alfama, em Lisboa, descerrando-se uma lapide evocativa na fachada da sua casa, na Rua da Saudade, onde viveu praticamente toda a sua vida. Ainda em 1984, ano do seu prematuro falecimento foi lancada a obra VIII Sonetos de Ary dos Santos (1984), com um estudo sobre o Autor de Manuel Gusmao (1945) um Poeta, Ensaista, Tradutor e Professor Universitario portugues e planeamento grafico de Rogerio Ribeiro, no decorrer de uma sessao na Sociedade Portuguesa de Autores (1925) tambem conhecida como SPA, da qual tal como eu o Autor Ary dos Santos era membro. Em 1988, o amigo Fernando Tordo editou o Disco O Menino Ary dos Santos (1988), com os poemas escritos por Ary dos Santos na sua infancia. Em 2009, Mafalda Arnauth, Susana Felix (1975), Viviana Parra Guerreiro (1968) mais conhecida como Viviane e tambem a Cantora brasileira Luanda Cozetti (1968) dao voz ao album de tributo a Ary dos Santos nomeado de Rua da Saudade - Cancoes de Ary dos Santos (2009).


Hoje o Poeta e conhecido por todos e todos conhecem Jose Carlos Ary dos Santos, pois a sua obra permanece na memoria de todos e, surpreendentemente, muitos dos seus poemas continuam actualizados. Todos os grandes cantores o interpretaram surgem boas vozes a canta-lo na perfeicao. Desde Fernando Tordo, Simone de Oliveira, Tonicha, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Amalia Rodrigues, Maria Armanda (1942), Teresa Silva Carvalho (1938), Vasco Rafael Simoes de Sa Nogueira (1949-1998) mais conhecido como Vasco Rafael, entre outros, ate aos mais recentes como e o caso de Susana Felix, Viviane, Mario Silva Barradas (1986) conhecido como Mario Barradas, Vanessa Silva (1981) e Katia Duarte d'Almeida d'Oliveira Rosado Guerreiro (1976) mais conhecida apenas como Katia Guerreiro.

A 4 de Outubro de 2004 foi feito Grande-Oficial da Ordem de Dom Henrique a titulo postumo.


Bibliografia:

. Asas (1953).
. A Liturgia do Sangue (1963).
. Tempo da Lenda das Amendoeiras (1964).
. Aderecos, Enderecos (1965).
. Insofrimento In Sofrimento (1968).
. Fotos-grafias (1970).
. Ary Por Si Proprio (1970).
. Resumo (1973).
. Poesia Politica (1974).
. Lllanto Para Alfonso Sastre y Todos (1975).
. As Portas Que Abril Abriu (1975).
. Bandeira Comunista (1977).
. Ary Por Ary (1979).
. O Sangue Das Palavras (1979).
. Ary 80 (1980).
. Vinte Anos de Poesia (1983).
. As Palavras das Cantigas (1984).
. Estrada da Luz (1984).
. Rua da Saudade (1984).

No dia 4 de Junho de 2016 foi inaugurada em Sacavem  (Loures) a Biblioteca Municipal Ary dos Santos.


Dados Pessoais de Ary dos Santos:

. Nome: Jose Carlos Pereira Ary dos Santos.
. Nascimento: Lisboa, 7 de Dezembro de 1936, Portugal.
. Falecimento: Lisboa, 18 de Janeiro de 1984, Portugal (47 anos).
. Nacionalidade: Portugues.
. Ocupacao: Poeta, Letrista, Escritor,Autor, Declamador.
. Magnum Opus: A Liturgia do Sangue.
. Movimento Estetico: Novo Realismo.


Caro (a) leitor (a) tenho-me apresentado como anti-comunista e sou-o de facto porem nada me impede de homenagear alguem que considero um grande Poeta e Letrista mas ao mesmo tempo alguem que considero estar politicamente errado.

Embora Ary tivesse passado as suas ideias politicas para as letras das cancoes que escreveu penso que o fez de forma exemplar ao ponto de quem estava a frente da censura que o Governo de Ditadura tinha em Portugal nem se apercebia de tal embora fossem muito cuidadosos nesse sentido e nada que fosse contra ao regime passava sem ser riscado pela mesma censura no entanto hoje sabe-se que Ary conseguia fintar esse mesmo lapis.

Tenho um enorme prazer em ter homenageado tal homem como disse grande Poeta e Letrista com quem um dia eu gostaria de ser comparado ao mesmo no sentido de ter escrito letras para cancoes com enorme qualidade, um dia talvez o consiga... por agora e trabalhar para que tal venha a acontecer porque como eu gosto de dizer o trabalho e a base de tudo e nao e sentado num sofa em frente a uma televisao que um dia um homem ve o seu nome ser dado a uma avenida ou jardim de uma grande cidade. Ate a proxima e abracos.

                                                                                                  Manuel Goncalves












Sem comentários:

Enviar um comentário