Página

sábado, 13 de abril de 2019

Homossexualidade no Islao

 

O tema e um pouco pessoal e polemico. Se em muitos paises a Homossexualidade e um livre direito de opcao ja em outros pode acabar por ser um crime grave, tao grave que acaba por ser punivel com a pena de morte.

O Mundo islamico e um Mundo com regras duras e muitas vezes diferentes de por exemplo o Mundo Cristao em assuntos delicados que abordam a Homossexualidade e as escolhas sexuais de cada um em que homens se envolvem sexualmente com homens e mulheres se envolvem sexualmente com mulheres. Um dos episodios mais hilariantes que assisti em que o tema era abordado foi um em que o antigo Presidente do Irao, Mahmoud Ahmadinejad (956) que presidiu a mesma nacao islamica radical e conservadora entre 2005 e 2013 declarar em um discurso televisivo que o Irao era um Pais puro e limpo nesse sentido e que no Irao nao havia homossexuais. Pensei na altura se no Irao sendo-se Homossexual se fugia logo com medo da Pena Capital para outro pais.


Sou contra a tal opcao sexual mas aceito a escolha de outros, julgo que e assim numa sociedade democratica, somente peco e exigo dos outros os chamados "gays, maricas, homossexuais" e por ai a fora que respeitem as minhas escolhas de ser Hetero como a maioria da sociedade. Nao me sinto no direito de condenar ou criticar alguem, homem ou mulher, pelas suas escolhas e opccoes sexuais deixo isso para Deus. Somente peco que respeitem a minha, sou homem gosto somente de mulheres.


As opnioes islamicas sobre a homosexualidade sao no fundo tao variadas como as das outras grandes religioes e as mesmas nao tem sofrido modificacoes ao longo da Historia. O Alcorao e alguns Hadith contem condenacoes mais ou menos explicitas acerca das relacoes sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Duas suratas mencionam a Historia do "povo de Lo", o qual supostamente teria sido destruido por participar e praticar actos homossexuais (ou, segundo outras aceitacoes, desrespeitar as regras da hospitalidade para com os forasteiros). O castigo legal para a Sodomia foi alterado de acordo com as escolas judaicas: alguns casos prescrevem na Pena de Morte (Pena Capital), enquanto outros mais brandos prescrevem em um castigo arbritario menor.

A Homossexualidade e considerado um crime muito grave punido com Pena de Morte em muitos paises islamicos, como na Arabia Saudita, no Sudao, na Somalia, na Mauritania ou no Irao que sao estados mais radicais e conservadores em relacao ao islamismo a Pena de Morte existe para o mesmo crime e mesmo ja em pleno Seculo XXI e praticada e aplicada. Em algumas nacoes islamicas relativamente seculares como o caso do Egipto, Tunisia, Indonesia, Libano, Kosovo, Bosnia e Herzegovina e Albania ha ja uma certa tolerancia sobretudo por serem paises mais proximos da Europa e terem fronteiras com paises com outra visao, mentalidade e que nada tem a ver ja com o Islao, sendo raros os casos e episodios de perseguicao explicita por parte das autoridades. Porem, sobretudo por questoes de vergonha e Moral, e dificil encontrar homossexuais assumidos em todas as nacoes islamicas, mesmo onde ha cidade com um certo panorama gay (Beirute, Istambul, Cairo, Jacarta, Tunis, Lahore, etc). Em Bagdade, logo depois da queda do Partido Social Arabe Baath (1947), comecaram a surgir cinemas onde se apresentavam filmes eroticos, e a maioria dos frequentadores sao homens sozinhos, nunca frequentado por mulheres - fica obvio que muitos sao homossexuais reprimidos que se encontram na margem da sociedade uma valvula ou fuga de escape para as suas fantasias. O assassinato de quem e descoberto pela familia ou pelos vizinhos como Homossexual e uma pratica habitual em quase todos os lugares onde o Islao e a Religiao dominante (as excepcoes sao pequenos paises muculmanos dos Balcas, na Europa).

A situacao dos homossexuais muculmanos em paises nao-islamicos varia. Ha aquelas comunidades onde poucos sao assumidos (como entre os arabes do Brasil), pois ha relativamente poucos muculmanos e estes sao pouco integrados a Cultura dominante, ha outras em que nao e tao dificil que se saiba de gays que sejam muculmanos (um exemplo e em Franca, ou na Holanda tambem, onde a muitos muculmanos, mas a maioria e relativamente secularizada , praticando actos que em seus paises de origem nao fariam, como o consumo de alcool). Recentemente, nos Estados Unidos, e em mais algumas nacoes europeias, surgiram ate mesmo organizacoes de defesa dos direitos homosexuais muculmanos. Em Israel, que e oficialmente secular, a minoria muculmana nao tem liberdade para condenar os homossexuais a penas desumanas, e, devido a pouca aceitacao que encontram em suas terras natais, muitos gays arabes de Israel acabam por ir morar em Telavive ou em outras cidades israelitas, onde em geral a tendencia acaba por ser distanciarem-se de sua heranca cultural arabe.


Apesar do conservadorismo, a tematica Homoerotica tem estado presente na Literatura Muculmana, especialmente na poesia arabe classica e na poesia persa medieval, celebrando o amor masculino, sendo mais frequente que as expressoes de atraccao as mulheres e alguns aspectos de seus costumes sociais como o tradicional confinamento das mulheres ao nivel de reprodutoras fizeram com que as praticas homossexuais nao sejam infrequentes, ainda que sempre de forma clandestina e sob um veu de hipocrisia. O caso dos pashtun e emblematico: vivendo nas montanhas do Afeganistao e Paquistao, esse povo pratica um Islao ferrenho e obtuso, suas mulheres sao segregadas dos homens em todos os locais que sejam publicos e ate mesmo no contexto familiar nao gozam de consideracao por parte dos membros masculinos da casa, e mais justamente entre os pashtun (que foram inclusive os responsaveis pelo dominio dos Taliba no Afeganistao) que a Homossexualidade e mais frequente naquela regiao. Faz parte da Cultura afega um homem mais velho ter como amante um homem mais novo, que sera tratado com mimos e regalias, muitas vezes convivendo na casa da familia, ate que um dia, ao ficar mais velho, se casa e parte, ou entao acaba por vir mesmo a casar com uma das filhas do seu amante mais velho. No Livro "O Livreiro de Cabul" (2006) da Jornalista norueguesa, Asne Seierstad (1970), por exemplo, a Autora narra a disputa que os senhores da guerra daquele canto do Mundo travam entre si pela conquista de "jovens com roupas esvoacantes, que andavam aos bandos pelas ruas a rebolar e com os olhos delineados com khol". O caso dos pashtuns se assemelha bastante com a maneira como a Homossexualidade era encontrada na Grecia Antiga  (1100 A.C-146 A.C), e encontra paralelos em muitos outros povos islamicos tradicionalistas, como os sauditas. Nos paises do Golfo, a Homossexualidade e praticada em larga escala, em parte, uma das razoes apresentadas e o facto de haver menos mulheres que homens, em parte tambem, por elas serem segregadas do convivio com os homens. Gays solteiros (ou casados) buscam por encontros nos centros comerciais, ou nas grandes avenidas e de forma velada, mas ninguem comenta nada acerca do assunto e do que se passa.


O Poeta Abu-Nuwas al-Hasan ben Hani al-Hakami (756-814) mais conhecido como Abu-Nuwas era homossexual, e recentemente sua obra foi oficialmente banida no Egipto. Como o mesmo Abu-Nuwas, muitos outros muculmanos celebres podem ser citados como sendo gays, e sempre houve gays no Mundo Islamico, pois em todas as culturas e em todos os tempos se pode encontrar homossexuais. A condenacao nao extingue a realidade, apenas a mascara e a obriga a ser cautelosa. No Irao, onde pode acabar numa condenacao a forca, nem por isso deixa de haver varios homossexuais. Eles tem os seus proprios codigos de identificacao. Na capital da Indonesia, Jacarta, os gays ja se reconhecem pelo uso de um brinco pequeno em uma das orelhas, ou por outras formas.

Certos muculmanos mais liberais como os membros da Fundacao Al-Fatiha aceitam a Homossexualidade e a consideram como sendo natural, olhando a condenacao religiosa como algo obsoleto no contexto da sociedade moderna, interpretando que o Alcorao se manifesta contra a luxuria homossexual, mas no fundo nada dizendo acerca ou sobre o amor homossexual. A Escritora e Jornalista lesbica canadense de origem muculmana nascida no Uganda embora seja descendente de egipcios e indianos, Irshad Manji (1968) tem manifestado a opniao que a Homossexualidade e permissivel dentro do Islao, no entanto, esta continua a ser uma opniao minoritaria. No Xiismo islamico, pensadores como o Aiatola Ruhollah Musavi Khomeini (1902-1989), mais conhecido como Aiotola Khomeini defenderam a legalizacao das operacoes de mudanca de sexo se um homem se sente mulher, uma vez que o Alcorao nao diz nada contra a mudanca de sexo e, de facto, essas intervencoes sao legais actualmente no Irao.

A Homossexualidade e tradicionalmente proibida pela lei islamica. O Alcorao, o texto central do Islao, condena a Homossexualidade, embora talvez nao ela em especifico, e sim lascivia homossexual, como defendem os membros da Al-Fatiha. Os islamitas tradicionais alegam que o Islao e uma "religiao da natureza", que so acaba por aceitar e reconhecer o que e "natural" e nesse mesmo contexto seria anti-natural ser-se homossexual. Admite somente as relacoes sexuais dentro do matrimonio heterossexual. Os textos especificos nos quais se baseiam a condenacao sao os da historia de Lo, a Setima Surata do Alcorao; trata-se de um texto religioso que lembra muito a relato biblico.


A Homossexualidade tem um estatuto legal diferente em cada canto do Mundo Islamico, mas continua ainda a ser um crime em muitos (senao a maioria) dos paises muculmanos e mesmo quando a mesma nao e crime nunca e vista com bons olhos; as penas aplicadas variam muito, conforme ja mencionado, e podem incluir a Pena de Morte em execucao publica como e o caso da Arabia Saudita ou nos Emiratos Arabes Unidos. As grandes organizacoes de Direitos Humanos como e o caso da Human Rights Watch (1978) e da Amnistia Internacional (1961) condenam as leis que consideram as relacoes homossexuais consentidas entre adultos como sendo um crime. Desde 1994, o Comite de Direitos Humanos da Organizacao das Nacoes Unidas (ONU) ou simplesmente Nacoes Unidas (1945) decidiu que tais leis violam o direito a privacidade garantida pela Declaracao Universal dos Direitos Humanos (1948) abreviada como (DUDH) e pelo Pacto Internacional de Direitos Civis e Politicos (1966) abreviado como (PIDCP). No entanto, a grande maioria das nacoes islamicas afirmam que essas leis sao necessarias para a manutencao da Moralidade e das virtudes muculmanas. De todas as nacoes de maioria maometana somente a Bosnia e Herzegovina tem uma legislacao anti-discriminacao. Em alguns paises nao ha uma legislacao especifica para condenar os homossexuais, mas mesmo assim sendo os mesmos ja estao condenados sob as leis de moralidade publica, como no Egipto ou entao sao vitimas de crimes de honra como na Jordania, no Iemen, no Senegal, e na Siria. Por outro lado, a casos em que a Homossexualidade continua a ser ilicita, porem acaba mesmo por ser tolerada se nao for apresentada de forma publica como e o caso do Libano e da Tunisia, e mesmo no Kuwait, embora nesse ultimo nao possa haver em hipotese alguma a descoberta do envolvimento sexual entre pessoas do mesmo sexo.

Abaixo segue uma tabela com a situacao legal da Homossexualidade nos paises predominantemente muculmanos:

- Afeganistao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Prisao - Pena de Morte.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Albania:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Arabia Saudita:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Flagelacao - Pena de Morte.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Argelia:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 3 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Azerbaijao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Bahrein:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Criminaliza Somente a Masculina).
. Condenacao: Multa - 10 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Bangladesh:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 10 Anos - Prisao Perpetua.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Bosnia e Herzegovina:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Sim.
. Adopcao: Nao.

- Brunei:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 10 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Burkina Faso:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discrimincao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Cazaquistao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Chade:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Comores:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Costa do Marfim:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Djibouti:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 10 - 12 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Egipto:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao (Mas e penalizada como Imoralidade).
. Condenacao: 3 Meses - 5 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Emirados Arabes Unidos:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - Pena de Morte.
. Leis de Uniao homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Eritreia:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 10 Dias - 3 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Gambia:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 14 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Guine:

. Leis Contra a Homossexualide: Sim.
. Condenacao: 6 Meses - 3 Anos de Prisao.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Guine Bissau:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 6 Meses - 3 Anos nos Campos de Trabalho Forcado.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Iemen:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Flagelacao - Pena de Morte.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Indonesia:

 . Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Somente em regioes sob a Sharia).
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Irao:

. Leis contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Para homens - Prisao - Pena de Morte. Para as mulheres - Situacao Incerta.
. Leis de Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

 - Iraque:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis Contra a Uniao Homosseuxal: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Jordania:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Libano:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Somente Penaliza a Masculina).
. Condenacao: Multa - 1 Ano de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homosseuxal: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Malasia:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 20 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homosseuxal: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Maldivas:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Penaliza somente a Masculina).
. Condenacao: Multa - 10 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Mali:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Mauritania:

Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Pena de Morte.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Marrocos:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
, Condenacao: 6 Meses - 3 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Niger:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Nigeria:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Somente em regioes sob a Sharia).
. Condenacao:  5 - 14 Anos de Prisao, Pena de Morte.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Oma:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 3 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Estado da Palestina:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Apenas a Homossexualidade Masculina e somente na Faixa de Gaza).
. Condenacao: 0 - 10 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Paquistao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 2 Anos - Prisao Perpetua.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Qatar:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 5 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Senegal:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 1 Mes - 5 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Serra leoa:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Prisao Perpetua.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Somalia:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Somente em regioes sob a Sharia).
. Condenacao: 3 Meses - 3 Anos de Prisao, Pena de Morte.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Sudao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: 5 Anos de Prisao - Pena de Morte.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Siria:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 3 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Tajiquistao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Nao.
. Condenacao: Nenhuma.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Tanzania:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 25 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Tunisia:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim.
. Condenacao: Multa - 3 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Turquemenistao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Penalizada somente a Masculina).
. Condenacao: Multa - 2 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.

- Uzbequistao:

. Leis Contra a Homossexualidade: Sim (Penaliza somente a Masculina).
. Condenacao: Multa - 3 Anos de Prisao.
. Leis Contra a Uniao Homossexual: Nao.
. Leis Contra a Discriminacao: Nao.
. Adopcao: Nao.


Como se pode notar em nenhuma nacao de maioria muculmana a Homossexualidade e aceite com bons olhos. Mesmo na Bosnia e Herzgovina onde existem leis contra a discriminacao as coisas nao sao muitos melhores que nas outras nacoes onde impera a Religiao do Islao. Deve-se no entanto mencionar-se que a adopcao nao e permitida nao somente aos homossexuais, nao e permitida a ninguem, segundo a Sharia. A adopcao e uma instituicao fora da cultura muculmana, apenas preve a colocacao de criancas em orfanatos.

- Personalidades Publicas Muculmanas Homossexuais:

. Irshad Manji (Escritora e Jornalista Lesbica naturalizada canadiana embora nascida no Uganda e activista dos Direitos Humanos).
. Maryam Khatoonpour Molkara (1950-2012) (Activista e mulher transexual iraniana).

- Filmes:

. A Jihad For Love (2007), um documentario sobre homossexuais muculmanos praticantes Anglo-Britanico.
. Gays Muslims (2006), um documentario britanico sobre a experiencia de cinco pessoas muculmanas que eram homossexuais e lesbicas.

Caro (a) leitor (a) e sempre um pouco dificil trabalhar e escrever, trazer a publico assuntos que para muitos ainda sao "tabu", a Homossexualidade e um desses temas e torna-se ainda mais dificil falar-se quando o assunto acaba por ser polemico como e a "Homossexualidade no Islao". Os muculmanos muitos que conheco recusam-se a aceitar a ideia de que um irmao deles, um filho do Allah e seguidor do Profeta Maome possa ser Homossexual e procuram sempre ocultar o facto chegando mesmo a nega-lo.

A cronica envolvida por este assunto polemico fica por aqui com votos de um encontro para breve, isto se entretanto nenhum Muculmano cometer um atentado sob a minha pessoa :), ate a proxima, abracos.

                                                                                                             Manuel Goncalves








 










Sem comentários:

Enviar um comentário