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segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mona Lisa

 

As vezes quando penso nesta obra-prima de arte penso na historia de dois casais amigos meus que certa vez foram a Londres a um Templo Religioso da Seita Religiosa habitualmente conhecida por Mormons, chamo seita porque e me impensavel considerar Religiao uma identidade religiosa que nao e a maioria religiosa numa parte do mundo. Isso porem nao e o assunto de agora mas para mim Religiao sao as identidades religiosas que tem a maioria de religiosos numa parte do mundo ou seja num pais ou ate continente.

Voltando ao assunto do famoso quadro talvez o mais famoso da historia da pintura e da historia que envolve os dois casais de amigos que eu tive em tempos e da viagem ao templo religioso de Londres ja nao me recordo se foi na ida para Londres ou no regresso a Portugal que eles decidiram ir ao Museu do Louvre em Paris.

O que se veio a passar foi a forma como um dos casais comentado pelo outro casal ficou quando viu o quadro original de Mona Lisa pintado por Leonardo da Vinci e o tamanho do mesmo. Habituados a verem copias enormes ficaram admirados com o tamanho minusculo do original 77 cm x 53cm entao lembrei-me de pegar numa fita metra e medir dois que tenho aqui em casa um com 65,5 cm x 45 cm e outro 75 cm x 60 cm. Fiquei admirado porque os que aqui tenho ja sao de tamanho razoavel e o original de Mona lisa em altura ate e maior do que qualquer um dos meus e eu ate ja vi quadros mais pequenos em certos museus. Achei que a surpresa teve a ver sobretudo pela fama do quadro e por haver quadros menos famosos e maiores como o caso da Ultima ceia tambem de leonardo da Vinci com 46 cm x 88 cm perdendo em altura mas ganhando em largura. 

Como disse ja vi quadros em museus bem mais minusculos do tipo 40 cm x 50 cm e posso dizer que em Outubro de 2011 assisti em Portugal a uma exposicao unica em titulo temporario no Museu da Fundacao Calouste Gulbenkian intitulada pelo titulo de Natureza Morta presente no mesmo museu entre 21 de Outubro de 2011 e 8 Janeiro 2012. Ate entao jamais embora as instalacoes tivessem condicoes para isso visto que em algumas exposicoes a tempo inteiro o museu nada fica a dever a um Louvre, Prado ou Heritage tinha sido imaginavel reunir-se durante tanto tempo num so espaco aproximadamente uma centena de obras de 70 dos mais famosos nome da pintura mundial com obras dos genios e mestes Picaso, Braque, Dali, Cezane, Renoir, Gauguin, Van Gogh, Monet, Leger, Duchamp, Magrite, Matisse entre outros genios e ainda nomes como Amadeo, Eduardo Viana, Mario Eloy, Vieira da Silva e muitos outros, ate entao para alguns era algo imaginavel e impensavel ver-se em Portugal quadros de Dali, Picaso, Renoir ou Van Gogh reunidos em simultaneo mais de dois meses, a exposicao foi um sucesso.

Vamos entao passar agora ao tema em si da cronica e se fui um pouco extenso em explicacoes foi porque de facto existem e eu vi quadros bem mais pequenos que os que tenho em casa sendo os mesmos mais pequenos ainda que o original de Mona Lisa pintado pelo grande Mestre Leonardo da Vinci a surpresa pela negativa esta apenas no quadro em si, no nome e fama e nao no tamanho.


Mona Lisa ("Senhora Lisa") tambem igualmente conhecida como A Gioconda (em italiano, La Gioconda, "a sorridente", sendo o seu Autor italiano considero ser este o nome correcto para a obra, em frances, La Jaconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa [esposa] de Giocondo") e a mais notavel e conhecida obra de Leonardo da Vinci e um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.

Sua pintura foi iniciada em 1503 e mesta obra que o reconhecido Artista Plastico melhor concebeu a tecnica do sfumato (e o nome da tecnica artistica usada para gerar gradientes perfeitos na criacao de luz e sombra de um desenho ou de uma pintura). O quadro em si representa uma mulher com uma expressao introspectiva  e um pouco timida. O seu sorriso embora restrito e muito sedutor, mesmo embora um pouco conservador. O seu corpo representa o padrao de beleza da mulher na epoca do criador da obra de arte Leonardo da Vinci. Este quadro e provavelmente o retrato mais famoso na historia de Arte, senao, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Muitos poucos outros trabalhos de arte poderao ser tao controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiam de que a reverencia de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com a sua evidente mestria artistica. Segundo mesmo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais forte e profundo: uma mensagem oculta nas camadas da pintura. Se for observado com calma pode ver-se que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nivel visivelmente mais abaixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa possa parecer muito maior vista do lado esquerdo que do lado direito. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estao tambem ligados aos lados - o esquerdo e feminino, o direito e o masculino.

A pintura a oleo sobre madeira de alamo encontra-se exposta no conhecido Museu do Louvre, em Paris e uma das maiores atraccoes daquele museu que considerado por muito como o melhor do mundo.

A historia do mesmo quadro em Paris e simples comeca quando o Proprio Leonardo da Vinci trouxe a mesma obra de arte de Italia para Franca ainda no Seculo XVI, em 1506, quando foi convidado pelo proprio Rei Francisco I de Franca para trabalhar na sua corte. O Rei frances teria entao comprado a pintura, que inicialmente passou a estar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palacio de Versailles.

So mesmo apos a Revolucao Francesa o quadro foi finalmente exposto no Museu do Louvre pela primeira vez, onde hoje se conserva. O Imperador Napoleao Bonaparte ficou apaixonado pelo quaadro pela primeira vez que o viu, e mandou coloca-lo nos seus aposentos privados. Porem, durante as guerras com a Prussia, a Mona Lisa, bem como outras pecas da coleccao do museu frances, foram escondidas num local seguro.

A 22 de Agosto de 1911, cerca de 400 anos apos ser pintada por Leonardo da Vinci, o quadro da Mona Lisa foi roubado. Muitas pessoas, incluindo o Poeta frances Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presos e/ou interrogados sob suspeita do mesmo roubo da obra-prima de pintura italiana. Quanto a Guillaume Apollinaire e Pablo Picasso, foram soltos mas apenas alguns meses mais tarde. Acreditou-se e tudo indicava que sim que a pintura estaria perdida para sempre, que nunca mais iria voltar a aparecer. Porem, a obra-prima de Leonardo da Vinci viria a aparecer na Italia, podendo-se considerar um verdadeiro milagre nao so pelo valor da obra mas por nao estar danificada, apareceu dois anos  mais tardenas maos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vicenzo Peruggia, que era na verdade e de facto, o verdadeiro ladrao.

Ja em 1956 portanto 45 anos apos o roubo da obra-prima, um psicopata atirou acido sobre o quadro, danificando a parte inferior da obra; o processo de restauracao foi demorado. Ainda no mesmo ano, um boliviano jogou uma pedra contra ao quadro, estragando parte da sobrancelha esquerda da musa do italiano Leonardo da Vinci.

Os incidentes sofridos pela obra-prima Mona Lisa nao ficaram por ai em 2 de Agosto de 2009, uma mulher de nacionalidade russa, atirou uma chavena de cafe vazia ao quadro. A pintura nao ficou danificada, pois a chavena quebrou-se na proteccao de vidro a prova de bala que existe antes do painel. Segundo as autoridades, a mulher so fez isso porque estava revoltada e indignada apos nao conseguir a cidadania francesa. A russa foi presa imediatamente.

Muitos historiadores de arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido supostamente a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de sedas de Florenca e uma figura proeminente e de destaque no Governo fiorentino. Acredita-se tambem que estes eram vizinhos (isto e Francesco del Giocondo, esposa e Leonardo da Vinci). Esta mesma opniao fundamenta-se basicamente numa indicacao feita pelo pintor durante os seus ultimos anos de vida, a proposito de um retrato de uma determinada senhora florentina feita da vida ao pedido do magnifico Juliano de Medeci. O primeiro biografo de Da Vinci, Vasari, tambem ele pintor, descreve o retrato como sendo o de Mona Lisa, esposa do cavalheiro florentino Francesco del Giocondo.

Ja em 2008, essa hipotese acabou por ser a mais aceite, inclusive, respaldada por cientista da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que afirmaram ter encontrado um documento com clara e evidente referencia a um retrato de Lisa del Giocondo que estaria sendo realizado por Leonardo da Vinci.

A identidade do modelo sendo Lisa del Giocondo, mulher de um comerciante florentino , Francesco del Giocondo, com base em notas escritas de Agostino Vespucci de 1503, encontradas na biblioteca da Universidade de Heidelberg. Descobriu-se tambem que Lisa tinha sido mae recentemente, e o retrato feito um pouco em comemoracao da recentente maternidade.

Porem pouca coisa se sabe da sua vida e muito menos da historia da sua mulher, Lisa Gherardini, nascida em 1479. Sabe-se que se casaram em 1495, mas de facto nao ha nenhuma prova que poderia ter sido a senhora de um Medici, a mulher que Da Vinci referenciou. O titulo alternativo ao trabalho, La Gioconda, aparece apenas pela primeira vez num texto escrito bastante tempo mais tarde, ja em 1625, que se refere ao de Giocondo, uma vez que em italiano Gioconda pode significar significar uma mulher alegre. A equipa do Conselho Nacional de Pesquisa do Canada fez um estudo do quadro, com ajuda de tecnologias modernas, por meio de scanners e lasers, e puderam projectar uma imagem em 3D com varias camadas de pintura utilizada. A tecnica revelou claramente que a mulher do quadro usava um veu tipico de mulheres gravidas do Seculo XVI, o que poderia indicar tanto que ela estava gravida, ou entao havia dado a luz ha pouco tempo.

Ha ainda algumas duvidas por esclarecer em todo o misterio que envolve a verdadeira identidade da musa de Leonardo da Vinci e a verdadeira identidade de Mona Lisa. Alguns estudiosos pensam tambem que o assunto da pintura e a mae de Leonardo Caterina (1427-1495).

Em sua teoria Lillian Schwartz vai mais longe, o cientista dos Laboratorios Bell, sugere que a Mona Lisa e na verdade um auto-retrato de Leonardo da Vinci, porem, vestido de mulher. Essa teoria baseia-se no estudo da analise digital das caracteristicas faciais do rosto de Leonardo e os tracos do modelo. Comparando um possivel auto retrato de Leonardo da Vinci com a mulher do quadro, verifica-se que as caracteristicas dos rostos alinham perfeitamente, o facto faz com que a teoria de Schhewartz nao pareca tao absurda e torne o assunto envolvendo a identidade da verdadeira Mona lisa um misterio ainda maior. Os criticos desta teoria sugerem que as similaridades sao devidas ao facto de ambos os retratos terem sido pintados pela mesma pessoa e usando o mesmo estilo.

A reconhecida Historiadora alema Maike Vogt-Luerssen, de Adelaide sugeriu, apos ter estudado aprofundadamente o assunto por 17 anos, que a mulher por detras do famoso sorriso e Isabel de Aragao, Duquesa de Milao, para quem Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos. O padrao do vestido verde escuro de Mona Lisa indica, segundo esta estudiosa, que o modelo e um membro da casa de Visconti-Sforza. O retrato de Mona Lisa tera sido segundo a Historiadora o primeiro retrato oficial da nova Duquesa de Milao e pintado no Inverno ou Verao de 1489. A autora da tese compara 50 retratos de Isabel de Aragao, representada como Virgem ou Santa Catarina de Alexandria (nos quais como e evidente so a propria duquesa poderia servir de modelo), e concluiu que a semelhanca com a Mona Lisa e demasiado evidente.

A Mona Lisa determinou um novo padrao para retratos futuros. O retrato mostra e apresenta o seu modelo visto somente e apenas acima do busto, com uma paisagem distante mas tambem visivel em plano de fundo. Leonardo usou uma composicao em piramide, onde a modelo surge no centro com uma expressao calma e serena. As maos dobradas encontram-se no centro da base piramidal, reflectindo a mesma luz que lhe ilumina o regaco, pescoco e face. Esta luminosidade estudada da as superficies vivas uma geometria subjacente de esferas e circulos, que acaba por acentuar o arco de seu famoso sorriso. O psicanalista Sigmund Freud interpretou o "sorriso" como uma atraccao erotica subjacente de Leonardo para com sua mae; outros descreveram o sorriso como inocente, convidativo, triste ou mesmo lascivo. Os sorrisos de interpretacao dubia eram uma caracteristica comum dos retratos durante o tempo de Leonardo.

Muitos investigadores tentaram explicar por que o sorriso e de forma tao diferente para diferentes culturas. As explicacoes sao diversas e variam desde teorias cientificas sobre a visao humana a suposicoes a verdadeira identidade de Mona Lisa e seus sentimentos. A professora Margaret Livingstone da Universidade de Havard nos Estados Unidos, arguiu que a percecao do sorriso e adquirida atraves de frequencias visuais baixas, o que torna visivel atraves da visao periferica. Christopher Tyler e Leonid Kontsevich do Instituto Smith-Kettewell para a investigacao do olho (Sao Francisco) acreditam que a natureza em mudanca do sorriso e causada por niveis variaveis do ruido aleatorio no sistema visual humano. O historiador Maike Vogt-Luerssen discute que Isabel de Aragao (considerada como uma das possiveis modelos) era infeliz porque o seu marido era alegadamente impotente, alem de alcoolatra e bastante propenso a agressao fisica. Isabel descreveu-se como "A mais infeliz esposa do mundo".

Um algoritmo de computador desenvolvido na Holanda pela Universidade de Amesterdao, em colaboracao com a Universidade de Illinois nos Estados Unidos, descreveu o sorriso de Mona Lisa como uma mulher 83% feliz (estatistica que vai de contra com as palavras e teoria de Maike Vogt-Luerssen), 9% enjoada, 6 % atemorizada, 2% incomodada.

Embora utilizando uma forma aparentemente simples, a sintese expressiva que Leonardo da Vinci conseguiu entre o modelo e a paisagem tornou este trabalho uma das pinturas mais populares e analisadas de todos os tempos. As curvas sensuais do cabelo e da roupa da mulher, criadas completamente atraves de sfumato, encontram eco nos rios ondulantes da paisagem subjacente. A harmonia total conseguida no quadro, visivel especialmente no sorriso, reflecte a unidade entre a Natureza e a Humanidade que era parte importante da Filosofia pessoal de Leonardo da Vinci.

Em segundo plano, a paisagem estende-se as montanhas geladas e inclui caminhos ondulantes e uma ponte que dao indicacao de presenca humana. Os contornos desfocados, a figura graciosa, os contrastes dramaticos entre o colorido claro e escuro que se traduzem em serenidade sao caracteristicas do estilo de Leonardo da Vinci. A pintura foi um dos primeiros retratos a descrever o modelo no seio de uma paisagem imaginaria. Uma caracteristica interessante da paisagem e a desigualdade. A esquerda da figura, a paisagem e visivelmente mais baixa do que a direita. Esse facto levou alguns criticos a sugerir que este mesmo elemento foi adicionado mais tarde.

A pintura ja foi restaurada numerosas vezes. Exames de Raios X  mostraram que na verdade ha tres versoes escondidas sob a actual. O revestimento em madeira mostra sinais de deterioracao numa taxa mais elevada do que se pensou previamente, causando preocupacao dos tecnicos de restauro do museu sobre o futuro da pintura.

Na ultima analise a enigmatica Mona Lisa confirma-se que a personagem desenhada por Leonardo da Vinci encontra-se feliz no momento da pintura. O quadro foi interpretado por um computador da Universidade de Amesterdao, recorrendo a um software apropriado para o reconhecimento de emocoes. De acordo com a mesma analise, Mona lisa estava 83% feliz, 9% angustiada, 6% assustada e apenas 2% chateada. As conclusoes finais da investigacao foram publicadas em uma edicao da revista New Scientist. O computador cruzou variantes como a curvatura dos labios e as rugas em torno dos olhos, para chegar a este "veredicto". O projecto foi conduzido conjuntamente com alguns pesquisadores da Universidade norte-americana de Illinois, que ajudaram na construcao de uma base de dados de rostos de mulheres jovens com expressao "neutra", que serviu para base de apoio ao software. O programa recorre, na fase de analise, a este standard de base de dados para fazer comparacoes.

O famoso quadro de Mona Lisa talvez a obra de pintura mais conhecida e famosa do mundo, pintado entre entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade cientifica e artistica da area ao longo dos tempos. Ja em 2003, uma nova teoria apresentada na Universidade de Harvard, defendia entao que o enigmatico sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visivel a partir de determinados angulos da pintura. No entanto, a especulacao em relacao a verdadeira historia desta famosa pintura continua e por certo nao vai terminar nesta analise.

Analises geometricas mostram que a grade estrutural da pintura obedece a rigidas divisoes, as quais acabam por situar os olhos da figura no eixo que parte do centro horizontal e nas subdivisoes aureas ali existentes. Como consequencia dessa composicao, o olhar de Mona Lisa parece acompanhar quem a observa.

A Mona Lisa, enquanto o quadro mais famoso do mundo, adquiriu um estatuto de icone cultural. Sao numerosas as suas reproducoes e utilizacao na publicidade, objectos do dia a dia e como referencia cultural algumas incluem:

. Em 1919, o dadaista, pintor, escultor e Poeta frances Marcel Duchamp mais tarde naturalizado estadunidense pintou sobre uma reproducao barata da Mona Lisa um bigode e uma pera, e a inscricao L.H.O.O.Q. (que signica: Elle a chaud au cul, algo como Ela tem fogo no rabo, em portugues).
. Em 1950, Mona Lisa, uma balada de Nat King Cole em tributo ao quadro, foi o single mais vendido durante 8 semanas, atingindo tres milhoes de copias vendidas e foi premiada com um Oscar para Melhor Cancao numa Banda Sonora. Outras cancoes em tributo ao quadro ou sobre o mesmo sao Mona Lisas and Mad Hatters de Elton John (Honky Chateau, 1972), Mona Lisa de Willie Nelson (Somewhere over the Rainbow, 1981),Mona Lisa de Slick Rick (The Great Adventures of Slick Rick, 1988), A Mona Lisa dos Counting Crows (inedita, 1992), "Monalisa" de Jorge Vercilo, 2004 e Mona Lisa de Britney Spears (EP Chaotic, 2006).
. Em1953, o realizador Roberto Rossellini dirigiu o filme La Gioconda.
. Salvador Dali, o famoso pintor surrealista espanhol, pintou o Auto-Retrato como Mona Lisa em 1954.
. Em 1963, Andy Warhol lancou uma serie de serigrafias a cores da Mona Lisa, afirmando o seu estudo de icone, ao lado de Marilyn Monroe e Elvis Presley.
. O sorriso de Mona Lisa (2003) e um filme que explora os ideais feministas.
. A pintura e obra detem um papel central no livro Best-Seller O Codigo da Vinci de Dan Brown (2003).
, E muito popular no Brasil uma representacao da Monica (principal personagem da turma da Monica) igual a Mona Lisa.

O tamanho oficial da tela exposta no Museu do Louvre e de 77 cm X 53 cm, entretanto ha quem afirme que o quadro teve suas laterais cortadas. Martin J. Kemp, um dos maiores especialistas em Leonardo da Vinci, se mostra completamente contra a esta versao.

Dados da Obra:

Autor: Leonardo da Vinci.
Data: 1503-1506.
Tecnica: Pintura a oleo sobre madeira de alamo.
Dimensoes: 77 cm x 53 cm.
Localizacao: Museu do Louvre.


Quando iniciei esta cronica nao me passava pela cabeca entender que deveria colocar as etiquetas Misterios da Humanidade ou a de Opniao Publica.

Misterios da Humanidade porque acaba tudo por ser ainda um misterio ja que ainda nao esta realmente 100% provado a origem do modelo que serviu de musa para Leonardo da Vinci pintar o quadro de Mona Lisa, existem apenas teorias umas mais realistas que outras ou mais crediveis agora mesmo certezas nao existem, quem foi Mona Lisa, sua origem, seria esse realmente o seu nome, sua idade, etc?

Opniao Publica porque cada pessoa que estude e se informe sobre o caso fica com a sua opniao pessoal que acaba por ser muitas vezes publica de tudo o que gera a volta do mesmo assunto falado no paragrafo acima.

Agora na minha opniao fosse quem fosse Mona lisa, isto se realmente se chamava Mona lisa foi alguem muito ligada a Leonardo da Vinci. A tal modelo certamente se tornou a sua musa de eleicao o seu modelo preferido talvez a mesma fosse ate alguem por quem da Vinci pudesse sentir um sentimento muito forte como amor e paixao, inicialmente foi o que pensei e continua a ser a teoria que defendo Mona Lisa foi mais do que uma Musa, modelo de da Vinci foi uma paixao do mesmo.

Entretanto tambem nao deixa de ser credivel que a mesma jamais tenha existido e que nao passe de um simples auto-retrato imaginado e criado por Leonardo da Vinci, nada e impossivel embora me pareca pouco credivel mas quando existem poucas certezas e muitas duvidas a cerca da origem e da verdadeira identidade da modelo tudo tem que ser posto em conta e ser discutido. A verdade e que mesmo aqueles que mais defendem a sua existencia nao conseguem apresentar as provas que possam finalizar as duvidas existentes e explicar toda a historia de forma credivel de modo que tudo deixe de ser um misterio para a humanidade e sobretudo para as artes.

Caro(a) leitor(a) tudo isto despertou o meu interesse e fiquei decidido a no futuro a escrever mais uma cronica nao acerca da obra mas da origem da modelo de forma mais aprofundada assim como a historia do roubo da mesma pelo que este pode ser considerado o capitulo mais importante de toda a historia mas apenas o primeiro, espero que tenha sido do seu agrado, ate a proxima.

                                                                                                             Manuel Goncalves










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