Página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Analise e Resumo do Ano 2016



Mais um ano chegou ao fim e pronto 2016 ja passou a Historia e ficara marcado por varios pontos por personalidades que partiram e acontecimentos que foram acontecendo ao longo do ano. Desastres, atentados, mortes, eleicoes, conquistas desportivas, vitorias, eventos, fui tomando nota dos que achava mais importantes. Posso ate ter-me esquecido de alguns porque algumas das personalidades que vieram a falecer em 2016 eram-me quase que desconhecidas e aqui isto funciona um pouco pelo meu conhecimento, gosto, etc embora dentro das mortes de personalidades de 2016 quer estejam aqui mencionadas ou nao todas merecem o meu mais sincero respeito.

Nem tudo foi mau este ano sobretudo para o desporto portugues que no futebol alcancou o seu maior feito e conquista de todos os tempos, digo que a nivel nacional esse foi o maior acontecimento do ano e a nivel internacional penso que tenha sido o Referendo no Reino Unido que tambem de certa forma me diz respeito a mim visto ser Imigrante no Reino Unido e as eleicoes nos Estados Unidos sobretudo pela surpresa que provocaram ao tornar Donald John Trump (1946). Ano em que Portugal tambem teve eleicoes presidenciais e onde Marcelo Nundo Duarte Rebelo de Sousa (1948) parece ter garantido estar os proximos dez anos a frente da Presidencia de Portugal. Digo os proximos dez anos porque nunca um Presidente da Republica eleito em Portugal depois do 25 de Abril de 1974 deixou de ser um Presidente da Republica reeleito.

O ano 2016 parece-me que seja o nascimento de uma nova Europa ou o fim daquela Europa que conhecemos. Parece-me que tambem possa ser o principio do fim da Uniao Europeia assim como o principio do fim de uma boa relacao diplomatica entre Europa e Estados Unidos da America devido as ideias de Donald Trump e as medidas que o mesmo quer implantar em casos como a Imigracao nos Estados Unidos e a Defesa.


Foi logo a iniciar o ano no dia 02 de Janeiro de 2016 que veio a suceder um caso que levou mais uma vez a falar-se em direitos humanos sobretudo nos paises onde e existente a Pena de Morte.

Foi nesse mesmo dia que no Reino da Arabia Saudita foram sem apelo nem agravo executaram 47 pessoas acusadas de terrorismo e envolvidas em ataques do Grupo Terrorista Al Qaeda. Entre os executados estava um Clerigo xiita Nimr Baqr al-Nimr (1959-2016), uma importante figura do movimento de contestacao contra o regime.

O Irao uma potencia xiita cujas as relacoes com a Arabia Saudita sao tensas, imediatamente reagiu as mesmas execucoes, prometendo que Riad pagaria "um preco alto" pela morte do Xeque Nimr Baqr al-Nimr.

O Pais tambem convocou um Diplomata saudita para protestar contra a morte do Clerigo, de acordo com a Reuters.

O grupo xiita libanes Hezbollah condenou a execucao em declaracoes citadas pela TV oficial do Hezbollah al-Manar e pela Al Mayadeen TV. A "verdadeira razao" para a execucao foi "que o xeque Nimr exigiu os direitos dissipados de um povo oprimido", disse o grupo em um comunicado, aparentemente se referindo à minoria xiita da Arabia Saudita, de acordo com a Reuters.

Os condenados - 45 sauditas, 1 egipcio e 1 chadiano - foram executados em doze cidades do Reino, indicou o Ministerio do Interior em um comunicado oficial.

Eles tinham sido condenados, segundo as autoridades, por diferentes casos, incluido por terem aderido a ideologia radical "Takfiri" (termo geralmente utilizado para se referir a grupos radicais sunitas), por juntarem-se a "organizacoes terroristas" ou terem participado de "conspiracao criminosa".


O Xeque Nimr al-Nimr, de 56 anos, critico ferrenho da dinastia sunita Al-Saud, foi um dos lideres de um movimento de contestacao que eclodiu em 2011 no Leste da Arabia Saudita, cuja populacao e maoritariamente xiita.

O Xeque Nimr tinha sido condenado a morte em outubro de 2014 por "motim", "desobediencia ao soberano" e "porte de armas" por um tribunal de Riad especializado em casos de terrorismo.

O caso foi alvo de fortes criticas e protestos e teve muito destaque na Imprensa Internacional tanto em paises islamicos que nao concordavam com o acto como tambem na Europa.


Na Republica Popular da China veio a suceder-se um outro caso insolito que chamou a atencao da opniao publica mundial e demostra ate onde podem ir os abusos de autoridade ordenados muita vez pelo proprio Governo num Pais de Regime Comunista.

Em 09 de Janeiro de 2016 a noticia corria o Mundo e chamava a atencao de muitos. Um hospital chines havia sido parcialmente demolido com varios medicos e doentes no seu interior, sendo inclusive que a propria Morgue foi completamente destruida ainda com corpos no Necroterio.

O que acontecera foi que 20 trabalhadores vestidos com uniformes militares acabaram por destruir parte do Hospital da Universidade de Zhengzhou, Distrito Huiji, na capital da Provincia Central de Henan, de acordo com o canal publico de televisao CCTV.

Imagens publicadas pelos orgaos de informacao chineses mostravam varias salas com tectos a desabar, buracos nas paredes de tijolo, luzes fundidas, bem como massas de cabos soltos e detritos a balancar.

De acordo com o jornal local Dahebao, a Morgue do hospital foi "arrasada", deixando seis corpos armazenados debaixo dos escombros, enquanto que equipamentos medicos no valor de 4 milhoes de yuans (cerca de 600.000 euros) foram danificados.

A CCTV relatou ainda que tres funcionarios do hospital ficaram feridos depois de terem trocado confrontos com os trabalhadores que procediam a demolicao.

As autoridades do Distrito Huiji disseram a AFP que estavam a investigar o incidente e que os resultados seriam anunciados logo que possivel.

Na sexta-feira apos o insolito incidente as autoridades chinesas disseram que ainda nao tinham identificado as pessoas que haviam realizado a demolicao e que os corpos enterrados nos escombros tinham que ser recuperados.

A possibilidade que avancaram para o sucedido foi muito incerta "Deve ter sido alguem que esta a construir uma estrada perto do hospital que mandou executar esta demolicao", afirmou uma pessoa num forum online.

O caso nao deixou de ser insolito, de ter provocado polemica aos olhos da Opniao Publica mundial mas existe uma outra realidade, as demolicoes forcadas sao frequentes na China. O caso teve bastante destaque na Imprensa Internacional.


A Localidade de Ponta do Sol na Ilha da Madeira, acordou em 06 de Janeiro, em choque, depois de tomar conhecimento da morte de uma mulher de 53 anos e de uma crianca (filho da mulher morta) de 11 envenenadas. Ao que tudo indicava no momento, e segundo informacoes avancadas em primeira mao pelo Diario de Noticias da Madeira, teria sido a propria mae a por termo a vida do filho, fazendo de seguida o mesmo a si propria.

O alerta foi dado de madrugada pelas 02h30 da manha, quando uma outra filha da vitima chegou a casa. Os corpos foram encontrados na cama mas, quando as autoridades chegaram ao local tanto a mae como o filho ja estavam em estado cadaver. De acordo com as investigacoes iniciais e foram essas as conclusoes finais a propria mulher de 53 anos tera envenenado o filho, suicidando-se de seguida. Para alem do pesticida utilizado, as autoridades encontraram ainda uma carta de despedida onde a mulher explicava aos familiares quais os motivos que a haviam levado a cometer o mesmo crime.

Segundo avancaram alguns orgaos de comunicacao social, a mulher era doente Oncologica e estaria desempregada no momento. "Nao ficou claro se o menor foi forcado pela mae a ingerir o veneno, se foi simplesmente convencido ou enganado". Certo e que a mesma mulher pos termo a vida depois do seu ultimo companheiro ter recorrido ao mesmo metodo para se ter suicidado pouco tempo antes. Esta senhora deixou ainda outros dois filhos ja maiores de idade, que nao viviam na mesma habitacao que a mae.


A mulher chamava-sse Maria Violante Miguel, estava a lutar contra o cancro na mama, perdeu o marido, que se suicidou no Natal acabou por envenenar-se a si propria e a Vitor de 11 anos.

A luta que travava contra o cancro na mama e o suicidio do companheiro no Natal, que se juntaram a uma longa depressao, levaram Maria Violante Miguel, de 53 anos, a planear a sua morte e a do filho Vitor, de 11 anos. Nos ultimos dias, escreveu varias cartas a familiares – que foram encontradas em casa pela PJ – e, esta quarta-feira de madrugada, concretizou o plano. A tragedia chocou a Ilha da Madeira, onde viviam.

A mulher envenenou o filho e depois usou a mesma substancia para par fim a vida. Foi Fatima quem deu esta quarta-feira com o corpo do irmao e da mae. Estavam deitados lado a lado, numa cama. O alerta acabou por ser dado as autoridades pelo companheiro de Fatima.

Foi pelas 02h30 que Fatima chegou a casa, na Zona do Lombo de Sao Joao, concelho de Ponta do Sol, apos ter terminado o trabalho num restaurante da Ribeira Brava. Trazia uma caixa de cereais para o irmao comer ao Pequeno-Almoco, antes de ir para a escola. Dirigiu-se a parte de baixo da casa – onde vivia a mae e o irmao – para deixar a comida. Depois foi ao quarto para ver a mae e deu com os dois corpos.

O homicidio, seguido de suicídio, ocorreu no intervalo entre as 21h00 de terca-feira – altura em que Vítor Pontes chegou a casa, apos mais um treino de futebol – e as 02h30 desta quarta-feira, quando foram encontrados os corpos.


"Sabíamos que o Vitor [faria 12 anos no sabado] tinha problemas e tinhamos de o acompanhar mais de perto. O pai dele desapareceu ha uns quatro anos e o companheiro da mae suicidou-se ha umas semanas. Mas ninguem esperava que isto fosse acontecer", diz ao CM Orlando Sousa, presidente do Pontassolense, onde Vítor jogava futebol.

Apesar dos esforcos das equipas medicas e dos bombeiros, que de imediato acorreram ao local, ja nada havia a fazer no socorro a mae e filho envenenados. Os corpos foram depois retirados e levados para autopsia, para que seja determinada a substancia que levou as duas mortes.


 
A morte de David Robert Jones (1947-2016) mais conhecido por David Bowie foi a primeira de uma serie de personalidades de varias areas que vimos a morte de uma forma ou de outra levar consigo.

Por vezes tambem referido como o "Camaleao do Rock" e esteve em actividade de 1964 ate 2016 foram mais de 50 anos onde sera sempre lembrado nao apenas pela sua voz, suas musicas mas tambem pela sua capacidade de estar sempre a renovar a sua imagem. Foi considerado um dos musicos mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos; sobretudo pelo seu trabalho nas decadas de 1970 e 1980.


Na noite do dia 10 de Janeiro de 2016, dois apos completar 69 anos e o lancamento do Album Blackstar, Bowie morreu no seu apartamento de Nova Iorque, vitima de um cancro no figado. A doenca fora diagnosticada no Musico, Cantor e Compositor 18 meses antes, mas o mesmo optou por nao anunciar o seu estado de Saude para o publico.

Apos a sua morte os fas fizeram varias homenagens e memoriais. Foram distribuidas flores em um muro de Brixton, Sul de Londres, onde o cantor nasceu. A fotografia da Capa do Album Aladdin Sane serviu de ilustracao, enquanto fas cantavam suas musicas. Outras homenagens ocorreram em Nova Iorque, Los Angeles e Berlim. Bowie foi cremado em Nova Iorque.

Muitas personalidades o Musico ou simplesmente a sua carreira e trabalho que o conheciam afirmaram que a sua influencia estava em todo o lado: na Musica, na cultura visual, na Moda, nos estilos de vida. Morrera uma Lenda.


Foi talvez o primeiro Musico moderno  ou sera melhor chamar-lhe pos-moderno?  a perceber que musica, imagens, conceitos e comportamentos eram elementos que se tocavam, integrando o mesmo corpo artistico. Na actualidade, de Madonna a Bjork, dos Daft Punk a Lady Gaga, dos LCD Soundsystem aos Arcade Fire, na cultura de massas ou nas franjas minoritarias, todos o fazem.

Era um Artista total. Tinha uma maneira emancipada de pensar a sua actividade. Partia da musica para, com liberdade e inquietacao, transcender linguagens algures entre a Musica, a Arte, a Moda, a Literatura, a Filosofia, o Cinema, o Teatro, o Design Grafico ou a performance –, mostrando que a cultura popular podia ser reveladora. Era assim que se pensava a si proprio, era assim que pensava a realidade a sua volta.


Os atentados em Jacarta em 2016 ocorreram a partir das 10:55 da Manha de 14 de Janeiro de 2016 no Centro de Jacarta, capital e maior cidade da Indonesia. Constaram de sete explosoes e varios tiroteios. Fontes da Policia confirmaram que entre os mortos confirmados estavam os cinco terroristas, cinco policias e sete civis. As explosoes ocorreram num raio de 50 metros. O Canal de Televisao do Qatar a Al Jazeera informou na altura que um posto de transito da Policia foi destruido por uma granada. O ataque foi levado a cabo por homens com armas de fogo e granadas, que se faziam transportar, alguns deles, de Mota. Houve ainda relatos de que seis homens se terao barricado no Edificio Skyline, na Rua Thamrin.

Este foi o primeiro grande ataque terrorista na Indonesia desde os atentados de Jacarta em Julho de 2009 e o primeiro grande atentado de 2016.


Dados do atentado:

. Local: Jacarta, Indonesia.
. Data: 14 de Janeiro de 2016 a partir das 10:55 Hora Local (UTC+2)
, Arma(s): Varios atentados suicidas com bombas e tiroteios.
. Mortes: Al Jazeera confirmou 17 mortes depois desceu para 7 e entretanto dias depois morreu mais 1 devido aos ferimentos graves que sofera no atentado (incluindo 5 terroristas).
. Feridos: Numero nao determinado.
. Alvos: Turistas e policias indonesios.
. Responsavel(is): Estado Islamico do Iraque e do Levante.

A primeira explosao ocorreu as 10h30 locais (03h30 em Lisboa), entre as ruas Thamrin Road e a Wahid Haysim Street, na Baixa da capital indonesia. Testemunhos citados nos meios de comunicacao social locais referem-se a pelo menos sete explosoes, proximo do Centro Comercial Sarinah e de uma no Starbucks, com relatos de tiroteios entre a Policia e um grupo de pessoa nao identificado e de um numero nao conhecido. Outras fontes revelaram que o ataque poderia ter sido levado a cabo por 14 homens. No ataque junto a Starbucks local, um Bombista suicida tera morrido e provocado ferimentos a um cliente.


Os atentados de Ouagadougou foram uma serie de ataques terroristas que aconteceram na cidade de Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, no Oeste de Africa. Tudo comecou a 15 de Janeiro de 2016, quando um grupo fortemente armado invadiu o Restaurante Cappuccino no Hotel Splendid e fez dezenas de refens. As forcas de seguranca locais reagiram e intensos combates foram travados. Pelo menos 23 pessoas (de 18 nacionalidades entre as quais um portugues) morreram num periodo de 24 horas (o numero de mortos subiu no dia seguinte para 29), com outras 20 sendo feridas. Cerca de 176 pessoas que foram inicialmente feitas refens acabaram por ser libertados pela Policia de Ouagadougou e o cerco foi oficialmente encerrado e terminado no Dia 16 de Janeiro. Contudo, outros ataques, como ao Hotel YIBI, tambem foram reportados. A seguranca na capital de Burkina Faso foi reforcada e pelo menos quatro terroristas foram mortos.

A Organizacao Terrorista Al Qaeda no Magrebe Islamico foi considerada pelas autoridades locais como a responsavel pelos ataques. Varios paises ao redor do Mundo condenaram os atentados.


Dados do atentado:

. Local: Ouagadougou, Burkina Faso.
. Data: 15 de Janeiro de 2016 - 16 de Janeiro de 2016.
. Mortes: 30 mortes.
. Feridos: 56+
. Alvos: Civis.
. Responsavel(is): Al Qaeda no Magrebe Islamico.
. Participantes: 6-7 (quatro mortos, dois ou tres foragidos).

Um cidadao portugues e uma das vitimas mortais no ataque de um comando 'jihadista', na sexta-feira, contra um hotel e restaurante de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, disse hoje à Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

Entre os 29 mortos, esta um cidadao portugues, uma informacao transmitida a Portugal, pelas autoridades francesas.

No hotel onde se verificou o ataque estava um outro cidadao portugues, consultor da Uniao Europeia, que saiu ileso, acrescentou a mesma fonte, salientando que esta informacao foi recolhida pelos servicos consulares de Portugal no Senegal.

Um balanco divulgado, na capital do Burkina Faso, diz que 29 pessoas foram mortas e 30 feridas no ataque de um comando 'jihadista', na sexta-feira, contra um hotel e restaurante de Ouagadougou, frequentado por estrangeiros.


O nome de Antonio de Almeida Santos (1926-2016) que foi um Advogado e Politico portugues ficou certamente na memoria de alguns sobretudo entre 1995 e 2002 quando exerceu o cargo de Presidente da Assembleia da Republica, mas tivera varios outros cargos ao longo dos anos na sua carreira politica. Almeida Santos foi Ministro da Coordenacao Interterritorial dos I, II, III e IV Governos Provisorios entre 1974-1975, Ministro da Comunicacao Social do VI Governo Provisorio 1975-1976, Ministro da Justica do I Governo Constitucional entre 1976-1978, Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro do II Governo Constitucional em 1978, Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares do IX Governo Constitucional entre 1983-1985 e Presidente da Assembleia da Republica entre 1995-2002.

Almeida Santos como tantos o conheciam faleceu a 18 de Janeiro de 2016, pouco antes da Meia-Noite, aos 89 anos de idade, na sua casa de Oeiras, apos sentir uma indisposicao a seguir ao Jantar, a qual nao viria a resistir. A sua morte ocorreu pouco depois de ter manifestado apoio a candidatura Maria de Belem Roseira Martins Coelho Henriques de Pina (1949) nas eleicoes presidenciais de 2016; ja se encontrava afectado com uma gripe durante esta campanha.


Era quase uma da manha quando Carlos Manuel Martins do Vale Cesar (1956), actual Lider da bancada parlamentar do PS, deixou a nota de pesar no Facebook: tinha sabido ha pouco da morte de Almeida Santos, presidente honorário do partido, e deixou uma nota de lamento e reconhecimento no seu mural.

Antonio de Almeida Santos nasceu a 15 de fevereiro de 1926. Cabeca, no Concelho de Seia, viu-o nascer, a Universidade de Coimbra viu-o formar-se em Direito

Foi Ministro - varias vezes, em varios governos: da Coordenacao Interterritorial nos I, II, III e IV governos provisorios (no IV Governo apresentou a demissao), da Comunicacao Social no VI Governo Provisorio, da Justica no I Governo Constitucional, Adjunto do Primeiro-Ministro no II Governo Constitucional, ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares no VI Governo Constitucional.

Foi Deputado desde a I legislatura, liderou a bancada parlamentar do PS entre 1991 e 1994 e foi presidente do partido desde 1992 - era atualmente presidente honorario dos socialistas. Esteve no Conselho de Estado entre 1985 e 2002 e liderou a Assembleia da Republica em duas legislaturas - na VII e depois na VIII.


Em anos de eleicoes presidenciais a questao e sempre saber-se antes da mesmas quem vai ser ou continuar a ser o Presidente de todos os portugueses. Em Portugal nunca e dificil de adivinhar estas coisas pois habitualmente e sempre o candidato do partido laranja (PSD) ou do partido rosa (PS) a serem eleitos e com a curiosidade que desde do 25 de Abril de 1974 em que se fazem eleicoes livres que o Presidente eleito no primeiro mandato nunca deixou de ser um Presidente reeleito.

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito o futuro Presidente da Republica e tornou-se assim o novo inquilino do Palacio de Belem com uma vitoria em todos os distritos, acontecimento inedito numa primeira volta, tomou posse a 9 de Marco de 2016.


Maria de Belem foi a primeira a felicitar Marcelo Rebelo de Sousa e a assumir-se como vencida. Antonio Manuel Seixas Sampaio da Novoa (1954), que ficou em segundo lugar, foi o ultimo assumir a derrota. Como mandam as regras. Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se depois da sua vitoria o novo Presidente da Republica. Depois de eleito tornou-se no nono Presidente desde o 25 de Abril de 1974 e a quinta personalidade a assumir o cargo.

Marcelo alcancou 52% dos votos vendendo em todos os distritos, algo que nenhum candidato havia conseguido ate entao na sua primeira eleicao ou seja no primeiro mandato. Tanto Mario Alberto Nobre Lopes Soares (1924-2017) como Anibal Antonio Cavaco Silva (1939) conseguiram igualmente a proeza de vencer em todos os distritos obtendo um pleno, mas foi somente nas eleicoes para o segundo mandato.

No Distrito de Beja, onde raramente a Direita consegue ganhar, o antigo Comentador so ultrapassou Sampaio da Novoa por 141 votos. Ai, Marcelo obteve 31,71% dos votos contra 31,47% de Novoa, os dois candidatos entre si 63,18% dos votos. Tambem no Distrito de Evora, distrito de forte implantacao da Esquerda, em particular do PCP, o ex-Comentador Politico alcancou ainda melhor resultado que em Beja levando ai em Evora 38% dos votos, a uma distancia de oito pontos do seu principal rival. No distrito mais a Sul do Continente, a vitoria de Marcelo foi esmagadora, tendo 47,6% dos votos, o dobro de Sampaio da Novoa.

Antonio Sampaio da Novoa que obteve 22,89% dos votos, felicitando Marcelo Rebelo de Sousa disse: "A partir de agora, Marcelo Rebelo de Sousa e o meu Presidente. Quero contribuir para a uniao, sem hesitacoes, sem reticencias, com uma profunda conviccao democratica".

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleicoes presidenciais de 24 de Janeiro de 2016, com 52% dos votos, ficando a frente em todos os distritos do pais. Com todas as freguesias apuradas, e apesar da vitoria incontestada, Marcelo alcancou o terceiro pior resultado eleitoral de um Vencedor a primeira volta em presidenciais. Menos e pior so Cavaco Silva em 2006 (50,54%) e Diogo Pinto Freitas do Amaral (1941) em 1986 com (46,31%) e aqui em 1986 foi-se mesmo para segunda volta onde aquele que parecia o derrotado viria a vencer. Mario Soares depois de em 1986 na primeira volta ter 25,43 dos votos na segunda volta com o apoio da Esquerda e onde so poderiam estar dois candidatos obteve 50,71%.

No seu discurso de vitoria, no Hall da Faculdade de Direito, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que quer "fomentar a unidade nacional", nao olhando a esforcos para "unir aquilo que as conjunturas dividam e estreitando a relacao entre todos" porque "quanto mais coesos formos mais fortes seremos". Como segunda meta, o Professor pretende "reforçar a coesao social, pessoal e territorial por imperativo da Constituicao e por conviccao pessoal". Marcelo promete ser "politicamente imparcial", mas assevera que "nao deixarei de ser socialmente actuante".

Em terceiro lugar, o vencedor das eleicoes demostrou querer "promover convergencias políticas" que permitam colmatar a cultura de compromisso e de consenso que se perdeu nos ultimos anos. Como quarta tarefa Marcelo estabelece a necessidade de "incentivar o frutuoso relacionamento entre orgaos de soberania e os agentes politicos, economicos e sociais". Por ultimo, o Presidente define como desafio "conciliar a justica social com o crescimento economico e a estabilidade financeira".


O Papa Francisco e o Patriarca Kiril, de Moscovo, protagonizaram em 12 de Fevereiro de 2016, em Havana, capital de Cuba, um encontro historico. Pela primeira vez, em quase 1000 anos, os dois principais lideres cristaos das igrejas Catolica Romana e Ortodoxa Russa estiveram juntos depois de as duas doutrinas cristas se terem separado na Grande Cisma do ano 1054.

Kirill tinha viajado para Cuba na quinta-feira e foi recebido ja esta sexta-feira pelo Presidente Raul Modesto Castro Ruz (1931) , no Palacio da Revolucao Cubana, em Havana. Francisco chegou esta sexta-feira à capital cubana, pelas 13h56 locais, e foi recebido em plena pista do Aeroporto Jose Marti por Raúl Castro. O Chefe de Estado cubano acompanhou o Papa ate ao local do historico encontro com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa.

Os dois líderes mantiveram uma reunião de duas horas, a porta fechada, acompanhados por um Tradutor, o Sacerdote lituano Visvaldas Kulbokas, de 41 anos. Antigo Primeiro Secretario da Nunciatura Apostolica de Moscovo, Kulbokas trabalha desde 2012 nas Relacoes Externas da Secretaria de Estado do Vaticano e, em junho, ja havia sido Interprete da recepcao do Papa a  Vladimir Vladimirovitch Putin (1952) na Santa Se.


Presentes no encontro estiveram tambem os responsaveis pela diplomacia de ambas as igrejas. Pela igreja Catíolica Romana, o cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifice para a Promocao da União Crista, e, pela igreja Ortodoxa Russa, o Metropolitano Hilarion Alfeyev, Presidente do Departamento de Relacoes Externas do Patriarcado de Moscovo.

Estava prevista a troca de prsentes entre os dois lideres religiosos cristaos e a assinatura de ambos numa Declaracao Comum sobre a odisseia dos cristaos pelo Medio Oriente e outros temas de comunhao crista entre catolicos e ortodoxos. Era esperada uma conferencia de imprensa no final da reuniao.

Este foi o primeiro encontro de ambas as doutrinas catolicas desde que se separaram ha quase 1000 anos, por divergencias. A importancia do momento justificou o secretismo com que foi preparado, refere o cardeal Kurt Koch. “Era muito importante que nao dissessemos nada em termos publicos porque este sera um encontro histórico. E a primeira vez que o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa e o Papa da Igreja Catolica se encontram. Isto tinha de ser preparado em segredo”, afirmou o presidente do Conselho Pontifice para a Promocao da Uniao Crista.


Em 19 de Fevereiro de 2016 o Mundo viu partir para o outro lado desconhecido o Filosofo, Escritor e Linguista italiano Umberto Eco aos 84 anos alguem que muitos consideravam um dos maiores intelectuais da actualidade.

Ensinou e foi colaborador em varias universidades e tambem cronista em algumas revistas, nas quais escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notorio Escritor de romances, entre os quais O Nome da Rosa (1980).

Alem dessa carreira universitaria, Eco ainda escreveu cinco romances, aclamados pela critica e que o colocaram numa posicao de destaque no cenario academico e literario, uma vez que era um dos poucos autores que conciliavam o trabalho teorico-critico com producoes artisticas, exercendo influencia consideravel nos dois ambitos.

Umberto Eco foi um pioneiro da semiotica, a ciencia dos signos, um teorico da linguagem e Autor de vários ensaios filosOficos. Foi so relativamente tarde que publicou o seu primeiro romance, precisamente O Nome da Rosa, mas foi este que lhe garantiu uma popularidade mundial ao por a sua enorme erudicao ao servico da construcao do romance historico. "A linguagem, a informacao, a retorica dos discursos e a necessidade de compreender as configuracoes culturais em que vivemos, em comparacao com as que existiam outrora, eram os seus temas", diz o Historiador Diogo Ramada Curto. "O ensaio, a historia mas sobretudo, desde a publicacao de O Nome da Rosa, a obra de ficcao eram os instrumentos de que se servia para responder tanto às preocupacoes pelo presente, como pelo passado".


Durante toda a vida Eco manteve os pes nos dois mundos: o da vida academica e o de uma participacao publica muito activa, que passa pela escrita mas tambem por uma relacao permanente – e complexa – com os media. O interesse pela cultura popular leva-o a publicar, nos anos 60, Apocalípticos e Integrados no qual confronta a ideia de uma cultura elitista com a de uma cultura difundida livremente atraves de diferentes suportes. O Le Monde refere que o interesse de Eco em analisar areas tao distintas, do romance policial ao futebol, da publicidade ao terrorismo parte, citando o proprio, de “uma vontade de ver sentido onde seriamos tentados a ver apenas factos”. 

A sua ultima intervencao publica aconteceu em Novembro passado quando decidiu, juntamente com outros escritores, deixar a historica editora italiana Bompianti - a qual estava ligado desde 1959, quando se tornou consultor editorial - como forma de protesto por esta ter sido comprada pelo grupo Mondadori, ligado a Berlusconi. Na companhia de varios autores, Eco juntou-se a uma pequena editora independente, O Navio de Teseu.

Tinha 84 anos e era uma das mais relevantes figuras da cultura italiana dos ultimos 50 anos. Nao foi revelada a causa da sua morte, mas o Intelectual e Professor de Semiotica na Universidade de Bolonha sofria de um cancro ha varios anos.


Em Marco Portugal tristemente chorou a morte do pai da ficcao portuguesa e o pais ficava assim tambem mais triste com a morte do Sr. Contente. O coracao viria a trair o Actor.

Dizer que Nicolau Breyner era Actor e um "erro" Nicolau foi como se sabe Actor, Realizador, Director, Ensaiador, Produtor e Apresentador  foi uma referencia para muitos e um verdadeiro exemplo para outros tantos. Nicolau foi talvez o Actor mais completo que houve em Portugal fez teatro, televisao, cinema, foi apresentador e tambem chegou mesmo ate a cantar.


Comecou como aspirante a cantor de Opera e deixou-se enredar pelo teatro de revista, no tempo em que o Parque Mayer valia a pena. Movimentava-se com o mesmo a-vontade nas festas queques de família e nos ambientes sombrios dos cabares lisboetas. Foi Actor, Forcado, Boemio, Aprendiz de estivador - e, basicamente, fez tudo o que lhe apeteceu.

Varias foram as personalidades sobretudo amigos e colegas de profissao que fizeram questao de estar presentes no ultimo adeus ao "Nico" como alguns carinhosamente lhe chamavam e com quem tantos papeis representou, tantas personagens viveu. Nicolau dizia que ser Actor era querer viver varias vidas e assim foi. Foram tambem as centenas, senao milhares, de cidadaos anonimos que passaram pela Basilica da Estrela onde o corpo esteve presente antes de seguir definitivamente para o destino final no Cemiterio do Alto de Sao Joao.


Nao me lembro de ter visto uma vez sequer ver Nicolau Breyner representar mal uma cena, fosse que personagem fosse parecia que ele parara de viver a sua vida a vida de Nicolau Breyner para viver a vida daquela personagem. Vi-o ser Padre, Politico, Mendigo, Policia e tantas vezes vi-o ser Nicolau Breyner. E uma daquelas pessoas que o Mundo quase que fica proibido de esquecer, ate sempre.


Em tres meses, tres atentados que ficaram na Historia do Ano de 2016 julgo que e obra. Depois da Asia e de Africa atraves dos atentados de Jacarta na Indonesia e Ouagadougou na Burkina Faso ambos no mes de Janeiro era chegado um momento temido por alguns.

Em 22 de Marco de 2016 agora na Europa mais exactamente na Belgica e em Bruxelas no Aeroporto de Bruxelas em Zaventem e na Estacao Maelbeek. Os atentados causaram a morte a mais de 35 pessoas (incluindo tres bombistas-suicidas) e deixaram outras 300 feridas mais de 60 em estado grave.

O Gurpo Extremista auto-proclamado Estado Islamico reivindicou, poucas horas dos acontecimentos, a autoria dos mesmos ataques.

Primeiro no aeroporto, na manha de 22 de Marco, perto das 07:45 (UTC+1) produziaram-se duas explosoes que provocaram o panico e o caos alem da morte de pelo menos 14 pessoas e dezenas de feridos. Um dos ataques ocorreu perto de uma area pertencente as companhias aereas American Airlines e outro perto da Brussels Airlines e um do Cafe Starbucks. A promotoria belga confirmou que o atentado foi cometido por pelo menos um atacante suicida que de acordo com a BBC teria gritado algumas palavras em Arabe antes de cometer o ataque e levava consigo uma metralhadora do tipo AK-47. O Edificio do aeroporto sofreu danos significativos. Videos nas redes sociais mostravam o cenario dos danos depois do ataque e as pessoas a fugir da area. As autoridades policiais foram a zona de embarques para fazer uma vistoria as centenas de malas que depois das explosoes foram abandonadas, a procura de supostos novos possiveis explosivos.


Minutos mais tarde, por volta das 08:00 (UTC+1) ocorreu pelo menos mais uma explosao na Estacao do Metropolitano de Maelbeek que viria a provocar, pelo menos, vinte mortes. O atentado ocorreu na hora de maior utilizacao do sistema de transporte. A estacao situa-se perto de varias agencias da Uniao Europeia, incluindo o proprio Parlamento. O Metro da cidade foi evacuado e fechado.

Minutos apos uma serie de ataques foram tomadas medidas drasticas de seguranca. O Edificio Sede da Comissao Europeia foi encerrado, nao sendo sequer permitido que ninguem saisse ou entrasse. As centrais nucleares de Doel e de Tihange, na Belgica, foram evacuadas, tendo ficado assegurados apenas os servicos minimos.

A Belgica fechou o seu Espaco Aereo de Bruxelas e fechou o aeroporto dessa cidade pelo menos ate ao dia 24 de Marco de 2016.

Dois homens que de inicio nao estavam identificados foram suspeitos de terem deflagrado os ataques suicidas no Aeroporto de Bruxelas. Um terceiro homem de casaco claro e chapeu e visto com eles numa imagem retirada do circuito fechado de televisao. Essas imagens foram divulgadas pela policia com o objectivo de identificar os suspostos autores dos atentados.

Horas depois dos atentados bombistas, a policia fez uma rusga em Schaerbeek, um suburbio Norte de Bruxelas, onde encontraram uma bomba, pregos, produtos quimicos e uma Bandeira do Estado Islamico num apartamento que se encontrava vazio.


Dados do atentado:

. Local: Aeroporto de Bruxelas em Zaventem e Estacao Maelbeek em Bruxelas, Belgica.
. Data: 22 de Marco de 2016 C. 08:00-09:11 (UTC+1).
. Tipo de Ataque: Araque suicida, Terrorismo e assassinato em massa.
. Mortes: 35, incluindo 3 terroristas.
. Feridos: 300 (61 em estado critico).
. Alvos: Desconhecidos (presumidamente civis).
. Responsavel(is): Estado Islamico.
. Motivos: Fundamentalismo Islamico.


Em 24 de Marco de 2016 o Mundo do Futebol sobretudo holandes chorava a partida da maior lenda do Futebol holandes.

Hendrik Johannes Cruijff (1947-2016) mais conhecido como Johan Cruijff ou Johan Cruyff reservou para si um lugar na Historia do Futebol tornando-se uma lenda do mesmo tendo ao longo da sua carreira de Jogador dado nas vistas sobretudo no Ajax de Amesterdao da Holanda e no Fc Barcelona de Espanha ao longo da sua carreira durante 1964 e 1984 jogou 660 jogos onde marcou 369 golos.

Como Treinador Johan Cruyff tambem viria a ser o mentor do grande Dream Team do Fc Barcelona em 1992 tendo o mesmo clube sob os comando do mesmo Johan Cruyff ganho a sua primeira Taca de Campeoes Europeus. Ate 1996 ano em que saiu do clube Cruyff nao viria a repetir a proeza e inclusive ao chegar a final de 1994 viria a viver um verdadeiro pesadelo ao ver o Fc Barcelona ser humilhado por 4 golos sem resposta dos italianos do poderoso Ac Milan, era o principio da Era Cruyff no Fc Barcelona. Ninguem e eterno e quando os resultados nao aparecem ate os melhores sao dispensados.


Em 24 de Marco de 2016 Cruyff viria a morrer pacificamente na cidade de Barcelona, rodeado pela sua familia, apos perder uma batalha contra a um cancro nos pulmoes.

Cruyff fora um fumador por muitos anos, e mesmo tendo deixado o vicio ha mais de 20 anos, considerava que os cigarros "quase tiraram" tudo o que o mesmo havia conquistado com o Futebol. Este pensamento do holandes pode ser um exemplo para os que seguem. Johan Cruyff  fica sem duvida como uma referencia nao so no Futebol mas tambem pelo seu modo de vida e de pensar.


E injusto por vezes os adeptos do desporto em Portugal olharem so para o Futebol esquecendo por completo as chamadas modalidades amadoras mesmo quando essas ja provaram ter valor, ja foram inclusive campeas do Mundo. Isso acontece muito mesmo com modalidades com tradicao em Portugal como e o Hoquei em Patins, alguns so olham para o Futebol mas felizmente apesar de tudo parece que nao sao uma maioria.

Os Sub-23 de Hoquei em Patins desta vez a jogar fora ao contrario do que acontecera em 2014 que disputaram e venceram a Taca Latina de Hoquei em Patins em Portugal em Viana do Castelo. Em 2016 defenderam o mesmo titulo e estatuto de campeoes em Italia entre 24 e 26 de Marco de 2016 em Follonica, Italia.


Se na primeira Jornada no dia 24 Portugal apesar de estar a jogar fora e frente a seleccao da casa somente conseguiu vencer a Italia por 3-4 no dia seguinte frente aos vizinhos espanhois as coisas seriam diferentes e o resultado bem mais expressivo 5-1 para os portugueses.

Ja com o titulo completamente conquistado ja que o Campeao nao e o vencedor da final mas aquele que consegue o melhor resultado apos as tres jornadas Portugal mediu forcas com a Franca e mostrou que estava ali para ganhar os tres jogos e obter o melhor resultado possivel e novamente por 5-1. Portugal fez um pleno sem derrotas e venceu a sua 14º Taca Latina aparentemente sem grandes dificuldades.

 Helder Nunes com 9 golos foi tambem o maior goleador da prova. Portugal detem 14 tacas latinas no total das 28 edicoes disputadas o que indica que tem metade dos trofeus disputados ate entao estando 11 com a Espanha e as restantes 3 com a Italia. E portanto mais do que notavel o dominio de Portugal nesta competicao esperemos que para breve sejam os seniores a trazer para Portugal o Campeonato da Europa ou do Mundo que ja nos vai falhando a algum tempo.


Em Portugal no mes de Abril e com a perda do Actor Nicolau Breyner ainda muito recente e fresca o Mundo da Setima Arte e representacao via morrer mais um dos seus grandes talentos que tanto fizera pelo bem e pelo futuro da ficcao portuguesa.

Francisco Antonio de Vasconcelos Nicholson (1938-2016) foi Actor, Argumentista Televisivo, Dramaturgo e Encenador.

Esteve quase sempre mais ligado ao Teatro onde contracenou ao lado dos grandes nomes consagrados do Teatro Portugues em diversas pecas e em diversos teatros portugueses como o ABC, Maria Vitoria ou no Parque Mayer.

Na televisao dirigiu e interpretou varios programas como, Clubissimo (1988), O Canto Alegre (1989) e Euronico (1990). Em 1992 escreveu a telenovela Cinzas para a RTP.

Foi tambem Autor de outras telenovelas e series para a televisao, como, Os Lobos (1998), Ajuste de Contas (2000), Ganancia (2001), O Olhar da Serpente (2002) entre outras.


Nao foi de facto uma personalidade marcante e de destaque no pequeno ecra mas foi das suas maos que sairam grandes obras que passaram pelo pequeno ecra e que ficaram na memoria de muitos e quanto nao foi como Autor foi como Encenador. Nicholson pelo que fez pela ficcao em Portugal tal como Nicolau Breyner merece ser homenageado e lembrado no grupo de personalidades portuguesas que partiram em 2016 embora reconheca que para muitos era um mero desconhecido.

O Actor, Dramaturgo e Argumentista Francisco Nicholson faleceu no dia 12 de Abril de 2016, aos 77 anos de idade, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sequencia de um transplante hepatico que realizara ha alguns anos, segundo a Acessoria da Casa do Artista.

Nicholson tinha tambem em 2014 lancado o seu primeiro Romance que dedicara a esposa Magda Cardoso com o titulo de Os mortos nao dao autografos.


Quase todos os anos acontecem tragedias provocados por sismos, terramotos, maremortos e tsunamis que deixam o ano marcado pelos mesmos acontecimentos e por mais medidas que se tomem nada se consegue evitar para que nao acontecam. Isso faz-me pensar ate que ponto o homem tem poder para ir contra a vontade da natureza?

Em 16 de Abril de 2016 no Equador mais um sismo ocorreu, com Epicentro a 27 Km da cidade de Muisane, capital da Provincia de Esmeraldas, no Equador. O sismo atingiu uma magnitude de 7,8Mw na Escala de Magnitude de Momento e na Escala de Richter e ja considerado um grande sismo podendo causar grandes danos em zonas vastas. Estruturas que estivessem perto do Epicentro entraram em colapso. O Governo do Equador confirmou a morte de 670 pessoas, 12 492 feridos e 130 desaparecidos. Em Cali, na Colombia, um Mineiro tambem perdeu a vida devido a um desmoronamento em uma mina de ouro. Cerca de 26 mil pessoas ficaram desabrigadas. Mais de oitocentos edifícios foram destruidos, outras seiscentas construcoes afetadas e 280 escolas sofreram danos, deixando mais de 120 mil crianxas sem aulas, segundo a UNICEF.

O tremor tambem foi sentido na Colombia, especialmente em Cali, onde foram registados cortes de energia. Um alerta de tsunami foi emitido para o Equador, Colombia, Peru e Panama. Posteriormente a ameaca de ondas gigantes foi descartada.

Varios países, entre eles Espanha, Venezuela, Cuba, Colombia, Mexico, Brasil e Dinamarca enviaram ao Equador equipas especializadas em resgate, assim como ajuda humanitaria.


Terramotos sao comuns no Equador, por estar localizado proximo a juncao das placas tectonicas Sul-Americana e de Nazca, e que faz parte do Circulo de Fogo do Pacifico. Contudo, esse foi o terramoto mais intenso a atingir a regiao desde 1979.

 As cidades mais afetadas foram Pedernales, Portoviejo e Manta, onde muito pouco ou nada resistiu ao tremor.

Dados do Sismo no Equador em 2016:

. Data: 16 de Abril de 2016.
. Epicentro: Proximo a cidade de Muisne.
. Profundidade: 19.2 Km.
. Magnitude: 7.8 Mw.
. Zonas atingidas: Equador, Colombia, Costa Rica, Peru, Panama, Brasil.
. Vitimas: 670 mortos, 12 492 feridos e 130 desaparecidos.


Prince Rogers Nelson (1958-2016) ficou mais conhecido como Prince e a sua morte em 21 de Abril de 2016 so veio a ajudar o Mundo da Musica a ficar mais pobre depois de perder mais uma das suas estrelas e um dos seus maiores talentos.

Prince como era conhecido foi mais do que um Cantor e Musico mas tambem um fenomeno de vendas so o Album Purple Rain que contem um dos seus temas mais conhecidos vendeu mais de 20 milhoes de copias e ficou 24 semanas consecutivas no Top do Bilboard 200 no ano de 1984. O mesmo album esta ainda hoje na lista dos 200 albuns do Rock and Roll Hall of Fame na decima sexta posicao e numa lista onde Prince marca presenca mais uma vez com outro album embora numa posicao ja mais modesta.


A morte de Prince em 21 de Abril de 2016 cedo se tornou algo polemico ao constar-se que a mesma foi provocada por uma Overdose.

A causa da morte de Prince foi uma Overdose acidental de opioides informaram as autoridades policiais por meio de um relatorio com detalhes da autopsia feita ao corpo do Cantor.

Ainda de acordo com o relatorio divulgado, Prince viria a morrer intoxicado por Fentanil, um potente analgesico.

Os opioides sao analgesicos indicados para uso supervisionado contra a dor. Sao remedios A base de opio.

A Agencia Associated Press, citando fontes da policia, antecipou o resultado da autopsia horas antes de o documento oficial ser divulgado.

De acordo com a transcricao da chamada de emergencia divulgada pela polIcia, a pessoa que fez a chamada informou que o Cantor ja estava morto.

Prince foi um dos artistas mais influentes da musica pop durante seus 40 anos de carreira. Cantor, Compositor, multi-instumentista e Actor, ele teve o talento reconhecido com sete premios e 30 indicacoes no Grammy, um Oscar, um Globo de Ouro e catorze musicas no top 10 da “Billboard” nos EUA.

Prince tornou-se um fenomeno mundial nos anos 1980, fundamentalmente com "Purple Rain" (1984), frequentemente considerado um dos melhores albuns de todos os tempos.

O estrondoso sucesso que ele alcançou entre 1984 e 1985, quando emplacou “When doves cry”, “Let’s go crazy”, “Purple rain” e “Kiss“, marcou sua imagem para o grande publico. Mas apenas os hits não resumem sua importancia para diversos generos musicais: Funk, Rock, R&B, Soul, Jazz, Rap e outros.



Um, dois, tres... Pode ser sinal de Tri e assim foi Portugal ja em Maio vestia-se de vermelho e sai-a as ruas a comemorar o Tri-Campeonato conquistado pelo SL Benfica num ano de muitas mudancas no clube inclusive de Treinador, Rui Carlos Pinho da Vitoria (1970) tornava-se assim Campeao no Benfica logo na sua primeira epoca no clube encarnado.

As coisas ate comecaram mal e os resultados positivos demoraram um pouco a aparecer. Depois de perder a final da Supertaca para o rival Sporting e para o seu antigo Treinador o Benfica foi ainda humilhado no campeonato no seu terreno ao perder 0-3 com o Sporting e ainda foi eliminado da Taca de Portugal pelo mesmo Sporting mas as coisas comecaram a sorrir quando o Benfica viria a ganhar em Alvalade e desde entao nunca mais largara o comando do campeonato, chegou ao fim em primeiro e o que importa para se ser Campeao.


O SL Benfica era agora tri-campeao algo que nao conseguia ser ja a 39 anos. Nao foi nada facil consegui-lo mas as aguias foram mais fortes e mostraram uma forte uniao de grupo. Foi preciso esperar ate a ultima jornada para o Benfica de Rui Vitoria garantir a conquista de mais um titulo de Campeao Nacional o 35.º da sua historia. O Benfica provou igualmente que conseguia ser campeao sem o antigo Treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus (1954) e deixava o mesmo sem conseguir provar e mostrar que conseguia ser campeao sem ser no Benfica.

Rui Vitoria na hora da conquista do titulo recebia elogios e palmadinhas nas costas de muitos que o criticaram quando chegou a nona jornada com tres derrotas (Arouca, Fc do Porto e Sporting Clube Portugal) e um empate. O Futebol tem destas coisas ja dizia alguem em tempos que se perde por 3-2 e uma besta se ganha por 4-0 e entao bestial.


Cinquenta anos muitas vezes pode ate ser teoricamente mais do que meio seculo, cinquenta anos pode muitas vezes ser uma vida.

Cinquenta anos foi o tempo em que o Sporting Clube de Braga esteve sem ir ao Jamor e sair de la campeao ja que no ano anterior estivera presente no mesmo local e saira de la derrotado. Ficou celebre a expressao de varias pessoas que afirmavam que o clube minhoto acabara por morrer na praia.

No dia em que se assinala 50 anos que venceu a Taca de Portugal, o Sporting de Braga repetiu o feito ao vencer o Futebol Clube do Porto nas grandes penalidades. Foi na lotaria dos penaltys mas ja que a sorte tinha de calhar a alguem o azar parece que nao quis nada com o clube da cidade minhota.


Num jogo de nervos, disputado ate as grandes penalidades, o Sporting de Braga venceu a final da Taca de Portugal frente ao Futebol Clube do Porto. O tempo regulamentar acabou com um empate a duas bolas, que empurrou o jogo para prolongamento (sem golos) e depois para as grandes penalidades. Com o resultado que se veio a atingir o Futebol Clube do Porto soma mais um ano sem ganhar nada a nivel nacional, algo impensavel a alguns anos atras.

O Guarda-Redes Marafona defendeu as grandes penalidades dos portistas Herrera e Maxi Pereira, enquanto Pedro Santos, Stojiljkovic, Hassan e Marcelo Goiano converteram os castigos maximos dos bracarenses, de nada valendo os penaltis marcados por Layun e Rúben Neves. Nestes jogos o Guarda-Redes da equipa vencedora acaba por ser um Heroi e Marfona foi-o.

O Sporting de Braga nao vencia a Taca de Portugal ha, precisamente, 50 anos na Epoca 1965/66.

 
Mais do que dizer-se que o Rock in Rio voltou a Lisboa para a setima edicao na capital portuguesa (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016) e preciso dizer-se que voltou em grande. Durante alguns dias Lisboa foi a capital da musica e ja em edicoes anteriores o Rock in Rio realizado em Lisboa tinha conseguido trazer ao evento grandes nomes da musica. O Festival teve duas partes nos dias 19 e 20 de Maio e depois 27, 28 e 29 de Maio. Foram cinco dias de musica e em 2016 foi assim a Historia do mais famoso festival de musica.

A setima edicao do Rock in Rio Lisboa foi realizada nos dias 19 e 20 de Maio e nos dias 26, 27 e 28 de Maio de 2016. Devido a agenda super lotada de Bruce Frederick Joseph Springsteen (1949), o dia 21 de Maio foi antecipado para o dia 19 de Maio.

Foram cinco dias em que os amantes dos festivais de musica que puderam estar presentes nao deixaram de vir a Portugal e a agenda foi a seguinte:

19 de Maio de 2016 - 67 mil pessoas:

. Bruce Springsteen.
. Xutos & Pontapes.
. Stereophonics.
. Rock in Rio - O Musical.

20 de Maio de 2016 - 74 mil pessoas:

. Queen + Adam Lambert.
. Mika.
. Fergie.
. Rock in Rio - O Musical.

27 de Maio de 2016 - 57 mil pessoas:

. Hollywood Vampires.
. Korn.
. Rival Sons.
. Rock in Rio - O Musical.

28 de Maio de 2016 - 85 mil pessoas:

. Maroon 5.
. Ivete Sangalo.
. D.A.M.A & Gabriel O Pensador.
. Rock in Rio - O Musical.

29 de Maio de 2016:

. Avicii.
. Ivete Sangalo (devido ao cancelamento do concerto de Ariana Grande).
. Charlie Puth.
. Rock in Rio - O Musical.


Em 2016 foi assim mas ao longo das outras restantes seis edicoes do Rock in Rio Lisboa muitas sao as estrelas que por ai tem passado e deixado marca. Os grandes concertos do festival deram o bom nome ao mesmo mas o empenho e o esforco por uma boa organizacao de edicao para edicao tambem tem ajudado e muito.

As edicoes do Rock in Rio em Lisboa contaram com estrelas da musica a nivel internacional e nacional como o ex Beatles Paul McCartney, Rui Veloso, Gilberto Gil, Xutos & Pontapes, Metallica, Sepultura, Moonspell, Ivete Sangalo, Joao Pedro Pais, Britney Spears, Pedro Abrunhosa, Sting, Luis Represas, Shakira, D'ZRT, Guns N' Roses, Roger Waters, Carlos Santana, Red Hot Chili Peppers, Da Weasel, Amy Winehouse, Paulo Gonzo, Bon Jovi, Alanis Morissete, Rod Stewart, Apocalyptica, Linkin Park, Neil Young, The Police, Bob Dylan, Mariza, Elton John, Trovante, Megadeth, Motorhead, Stevie Wonder, Bryan Adams, The Gift, Robbie Williams, The Rollings Stones, Queens of the Stone Age, Jorge Palma, Deftones entre muitos outros.


O mes de Maio foi de luto para o Fado e para a familia que em Portugal talvez mais tenha feito pelo mesmo genero musical a varias geracoes e como se uma dinastia se tratasse tem vivido a vida ao lado do Fado, falo dos Camara Pereira, certamente a familia mais fadista de Portugal.

Vicente Maria do Carmo de Noronha da Camara (1928-2016) foi um conhecido Fadista portugues oriundo de uma familia com varios descendentes virados para esse genero musical.

Como rezam as biografias, Vicente da Camara comecou a «puxar para a fadistice» e, com 15 anos, aá cantava como amador nos retiros do Bairro Alto, como a Adega Mesquita, a Adega Machado ou a Adega da Lucilia. Mas apesar de presenca habitual nestes espacos, o Fadista nunca integraria nenhum elenco fixo numa casa de fados.


Incentivado pela tia Maria Teresa do Carmo de Noronha Guimaraes Serodio (Paraty) (1918-1993) e por Henrique Trigueiro, resolveu participar, em 1947, num concurso da Emissora Nacional. Nessa edicao a vencedora e Julia Barroso, mas no ano seguinte e o repetente Vicente da Camara quem se classifica em primeiro lugar. A partir dessa data, 1948, passou a atuar de forma cada vez mais frequente em programas da estacao publica, nomeadamente nos Seroes para Trabalhadores e no Fados e Guitarradas, programa que a sua tia manteve no ar durante mais 20 anos, ate 1962.

Em 1950, pouco antes de migrar para Luanda, como empregado da companhia de petroleos BP, Vicente da Camara assina o primeiro contrato discográfico com a editora Valentim de Carvalho e, a partir dai, grava varios dos seus exitos, entre eles o Fado das Caldas — foi o primeiro interprete a grava-lo — e Varina.

D. Vicente assume-se assim como um progressista do Fado Castico, o mais tradicional e popular de Lisboa. Destaca-se pela sua voz timbrada — tem, como dirao os apreciadores e críticos, o tremidinho dos Camara —, pelo recurso ao improviso e pela naturalidade com que exibe e utiliza melismas, raridade no fado. Durante uma entrevista, insurge-se contra as convencoes politicas e afirma ser o fado uma musica pobre, e que e na pobreza que reside a riqueza, grandeza, liberdade e valor.

Vicente da Camara morreu no Hospital de S. Jose, em Lisboa, a 28 de Maio de 2016, com 88 anos de idade, vítima de paragem cardiorrespiratoria.


E sempre bom quando se e simpatizante de um clube ve-lo tornar-se Campeao Europeu de Futebol como foi o caso do Real de Madrid de Espanha mas a conquista da 11ª Liga dos Campeoes para os portugueses simpatizantes do clube da capital espanhola teve um sabor a dobrar. O marcador do penalty decisivo foi o portugues Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (1985).

Pela segunda vez os dois principais clubes da capital espanhola disputaram a fina da Liga dos Campeoes e em 2016 tal como em 2014 o Real de Madrid levou a melhor sobre o Atletico de Madrid.

O jogo terminou empatado a um golo ao fim de 120 minutos e decidiu-se na marca de castigo maximo (1-1 ap, 5-3 gp). Foi Cristiano Ronaldo a converter a grande penalidade decisiva, depois de Juan Francisco Torres Belen (1985)  ter falhado para o Atletico.


Naquela que foi a reedicao da final de 2014, dessa vez em Lisboa, agora em Milao, Sergio Ramos Garcia (1986) colocou o Real Madrid na frente aos 15 minutos, mas o Atletico reagiu e chegou ao golo do empate aos 82 minutos, marcado por Yannick Ferreira Carrasco (1993).

Os portugueses Cristiano Ronaldo e o lusobrasileiro Kepler Laveran de Lima Ferreira (1983), mais conhecido como Pepe foram titulares no Real Madrid e Tiago Cardoso Mendes (1981) ficou no banco do At. Madrid.

A conquista do trofeu so veio ajudar o Real de Madrid a continuar a aumentar o seu estatuto de recordista de Liga dos campeoes com 11 titulos seguido dos italianos do Ac Milan com 7 trofeus. O Real de Madrid no seu historial de campeoes da Europa tem ainda 3 finais perdidas e 13 presencas em semifinais em que saiu com o amargo sabor da derrota.


A Monarquia britanica tem se visto envolvida em varios escandalos ao longo dos anos. Alguns ficam esquecidos, outros foram apenas boatos mas nao deixam de ter o seu forte impacto e por vezes provocar o mal estar entre a familia real britanica e a opniao publica.

O herdeiro directo ao trono do Reino Unido Principe Charles (1948) viu-se envolvido naquele que poderia vir mesmo a ser o maior escandalo a envolver um membro da familia real, tendo maior impacto tratar-se de um escandalo de cariz sexual e ainda mais pondo em causa as suas tendencias sexuais.

A capa da revista americana "Globe Magazine", publicada no dia 30 de maio, revelou um escandalo envolvendo a familia real britanica. Na publicacao, foram divulgadas fotos do Principe Charles, de 67 anos, aparentemente beijando um rapaz mais jovem. A capa da edicao foi estampada com frases chamativas, nas quais era dito que o sucessor do trono ingles humilhou seus parentes e que sua mulher, Camila Parker-Bowles (1947), ja teria pedido o divorcio.


A materia afirmada que as fotografias abalam as chances do monarca de assumir o trono um dia: "O segredo do principe foi desmascarado por sequencia chocante de fotos. Fontes no Palacio garantem que a revelacao praticamente sepultou as aspiracoes de Charles rumo a monarquia".

Segundo a publicacao, a rainha Elizabeth II (1926), mae de Charles, estaria chocada com a divulgacao das fotos e, por isso, passaria o trono directamente para o neto, William (1982), casado com Kate Middleton (1982).

O drama familiar nao parou por aí segundo as noticias. A publicacao diz ainda que William e a mulher estariam impedindo Charles de se encontrar com os netos. Alem disso, chocada com a divulgacao das fotos, Camila estaria pedindo cerca de 280 milhoes de libras pela separacao.

As fotos, que nao mostram Charles de frente, no entanto, geram duvidas. Há quem diga que nao seria o príncipe nas imagens. Alem disso, a identidade do homem mais novo nas fotos ainda e desconhecida.

Boatos de que Charles seria homossexual nao sao novos. Em 2013, a "Globe Magazine" afirmou que o princípe tinha um casamento de fachada com Diana porque era gay.  Apesar do impacto inicial a verdade e que o escandalo acabou por morrer e actualmente ninguem nem a imprensa falam nisso, tudo indica que foi uma armacao falsa e as fotos uma montagem, acredito seriamente que sim.


Ele foi uma verdadeira lenda no mundo do Boxe como existiram poucas e mesmo assim Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr. (1942-2016) sera visto por muitos como o primeiro entre os melhores. Muahammad Ali simplesmente lutou com os melhores e venceu os melhores muitos fizeram o mesmo mas nunca com a classe de Muhammad Ali.

Ali nao foi invencivel mas nao andou muito longe disso. Muhammad Ali fez 62 combates onde obteve 57 vitorias, 5 derrotas (com a curiosidade de tres terem sido nos quatro ultimos combates da sua carreira) e 37 das suas vitorias foram por K.O.


A vida de Muhammad Ali foi envolvida de varias polemicas muito pelo facto da sua personalidade ser o que todos viam, Ali fazia muito show, era muito provocativo e nao perdoava quem o ousava a enfrentar no ringue mesmo assim quase todos estavam longe de imaginar que aquele jovem com menos de 20 anos que em 1960 se tornara Medalha de Ouro de Boxe na categoria de Pesos Meio-Pesadps nos Jogos Olimpicos de Roma se viria a tornar numa lenda do Boxe e por muitos considerado como o melhor Pulgilista de todos os tempos.

Muhammad Ali morreu nos Estados Unidos, aos 74 anos, no dia 3 de junho de 2016, vítima de uma doença degenerativa. Estava internado com graves problemas respiratorios em um hospital de Phoenix, cidade onde vivia, quando sua morte foi declarada. A familia divulgou nota a imprensa que dizia que "depois de uma batalha de 32 anos contra o mal de Parkinson, Muhammad Ali faleceu aos 74 anos".

Em 4 de junho de 2016, um Porta-Voz da familia informou, em entrevista colectiva, que Muhammad Ali morreu por conta de um choque septico devido a causas naturais nao especificadas.

Muhammad Ali foi considerado por alguns como o maior desportista de todos os tempos. Admiro muito Muhammad Ali e vi combates seus em repeticao, apreciei o seu estilo dancante no ringue e embora o considere o melhor Pulgilista de todos os tempos nao vou ao ponto de o considerar o melhor desportista de todos os tempos.

Alguns pulgilistas conseguiram ate mais vitorias e menos derrotas que Muhammad Ali, alguns conseguiram ate fazer uma carreira invencivel acabando por nunca ser derrotados como foi o caso de Rocco Francis Marchegiano, ou apenas Rocky Marciano (1923-1969) com 49 combates e 49 vitorias onde apenas 6 nao foram por K.O.


O 12 de Junho de 2016 sera um dia que os Estados Unidos da America nunca irao esquecer sobretudo a cidade de Orlando tal como nao esquecem o 11 de Setembro de 2001.

O Massacre de Orlando foi um Atentado Terrorista Domestico que ocorreu em 12 de Junho de 2016, no Bar de Gays chamado "Pulse", na cidade de Orlando, no Estado da Florida, nos Estados Unidos da America onde pelo menos 50 pessoas perderam a vida e 53 ficaram gravemente feridas.
 
O incidente foi caracterizado por muitas fontes como "o mais mortifero tiroteio em massa na Historia dos Estados Unidos da America". O atentado tambem foi o mais grave contra as pessoas com tendencias sexuais opostas a heteroseuxualidade na Historia do pais e tambem o mais mortifero ataque contra civis estadunidenses desde os atentados de 11 de Setembro de 2001.
 
O Autor do atentado, Omar Mir Seddique Mateen (1986-2016) um Muculmano Estadunidense de origem afega, prometeu lealdade ao Grupo Terrorista Estado Islamico do Iraque e do Levante (EIIL) antes de cometer o ataque.

A Casa Branca divulgou de imediato um comunicado onde enviava as condolencias as vitimas. O Presidente Barack Hussein Obama II (1961) ordenou que o Governo Federal desse toda a assistencia necessaria para "prosseguir a investigacao e apoiar a comunidade. O presidente Obama tambem chamou o ataque de um "acto de terror" e de "odio". Em uma leitura breve de um breve comunicado na Casa Branca, Barack Obama disse: "Sabemos o suficiente para dizer que isso foi um acto de terrorismo e de odio"..."nao pode mudar o que somos". O Presidente aproveitou o discurso para reforcar a necessidade de debate sobre a Lei do Porte de armas nos EUA, incentivando os estadunidenses a pensarem se esse e o pais onde querem estar. "O massacre nos lembra como e facil por as maos numa arma que permite a eles atirar em pessoas em escolas, cinemas e clubes nocturnos. E nos temos que decidir se este e o tipo de pais em que queremos estar. E nao fazer nada e tambem uma decisao".
 
Nos meios de Comunicacao Social e nas ruas muitas pessoas nao deixaram de expressar seu choque com os acontecimentos e estenderam suas condolencias aos afectados pela tragedia, como foi o caso dos candidatos presidenciais, membros do Congresso e outras figuras politicas Norte-Americanas, varias celebridades, alem de lideres de paises e organizacoes como Africa do Sul, Canada, China, India, Israel, Uniao Europeia, Russia e Vaticano.
 

Dados do Massacre de Orlando:

. Local: Orlando, Florida, Estados Unidos da America.
. Data: 12 de Junho de 2016.
. Tipo de Ataque: Assassinato em massa.
. Arma(s): Metralhadora Semiautomaticas SIG Sauer MCX e Pistola Semiautomatica.
. Mortes: Cerca de 50.
. Feridos: Cerca de 53.
. Alvo(s): Civis da Comunidade Gay Estadunidense.
. Autor: Omar Mir Seddique Mateen (29 anos).
. Motivos: Homofobia e Fundamentalismo Islamico.

O Atirador estava armado com uma Metralhadora de Assalto, uma pistola semiautomatica e mais um "dispositivo" que os funcionarios do local de divertimento nocturno acreditavam que era mais uma ameaca. Depois de ja outros oficiais terem cercado o suspeito, o atirador entrou no bar e comecou a tomar as pessoas como suas refens.

Dezenas de socorristas, incluindo oficiais do OPD e agentes policiais do FBI (Agencia Federal de Investigacao), bem como paramedicos e bombeiros estiveram presentes na cena. Um negociador estava tambem presente na accao, visto que o Atirador estava fechado e encurralado dentro do bar com os refens que mantinha consigo no interior do mesmo.

O Terrorista a certa altura afirmou ter em seu poder um dispositivo explosivo. A Policia disse que um esquadrao antibombas tinha desencadeado uma explosao controlada.

Por volta das 05H:00Min (EDT), oficiais da SWAT (Policia especializada nos departamentos das grandes cidades) forcaram a entrada na discoteca e apos obterem o exito desejado trocaram tiros com o Terrorista. Na mesma altura trinta refens foram libertados, e um Oficial levou um tiro nao-letal na cabeca tendo depois sido hospitalizado. As 05H:53Min (EDT), o OPD confirmou que o Atirador havia sido morto. A Agencia de Noticias Reuters afirmou que era desconhecido o momento em que o Atirador havia matado as suas vitimas.


Quando se faz um referendo da maneira que se fez o referendo no Reino Unido em que nao houve a preocupacao de explicar aos eleitores as consequencias que os resultados do mesmo poderiam vir a trazer fosse qual fosse o resultado nao e de surpreender que no dia seguinte ao mesmo referendo os eleitores ja estejam arrependidos da decisao que tomaram.

Muitos estavam optimistas mas eu ja estava a espera deste resultado. Estou no Reino Unido em Inglaterra numa zona onde o Brexit teve muita forca, estava era igualmente a espera que a vantagem do Brexit fosse muito superior a vitoria final.

Durante muitos dias, talvez meses andei triste com a decisao dos britanicos porque a mesma tambem evocava o facto dos mesmos nao quererem ou aceitarem os imigrantes no Reino Unido e por eu proprio depois do referendo por mais de uma vez ter sido vitima de racismo e xenofobia. Nao e agradavel depois de tantos anos em que andei a trabalhar para um pais que nao era o meu no final mostrassem descontentamente com a minha presenca aqui ao ponto de numa madrugada em que ia trabalhar a porta de um Pub me tenham atirado com o liquido de uma bebida qualquer acima.

So que com o passar dos dias os britanicos comecaram a notar o erro que tinham cometido ja que pelo facto de Escocia e Irlanda do Norte terem votado pela permanencia e Gales em conjunto com a Inglaterra terem votado pela saida causou que podiam estar a terminar com o Pais ja que logo se comentou que a Escocia e a Irlanda do Norte podiam pedir a independencia para avancar com um pedido para continuarem na UE. Ao contrario do que era pretendido em vez de estarem a salvar o pais e a recuperar o mesmo estavam agora em serio risco de acabar com o mesmo.


Apesar da unica projecao inicial ter indicado a vitoria da permanencia, os resultados acabaram por revelar o contrario, com mais de 17,4 milhoes de eleitores (51,9% do total) a votarem a favor do Brexit.

Escocia (62%) e Irlanda do Norte (55,7%) foram as regioes que mais votaram a favor da permanencia, em oposição a Gales (51,7%) e Inglaterra (53,2%). A taxa de participacao no referendo foi de 72,2%.

Os resultados do referendo fizeram afundar as bolsas asiaticas e provocaram uma desvalorizacao historica da libra, que atingiu minimos de 31 anos.

O efeito do mesmo resultado notou-se logo na manha seguinte apos se saber os resultados e levou a que o Primeiro-Ministro David William Donald Cameron (1966) via-se a publico apresentar a sua decisao de se demitir.

Em 23 de junho de 2016, o povo do Reino Unido votou em um referendo pela saida do pais da Uniao Europeia. Cameron fez extensa campanha contra a proposta de saida e apos fracassar anunciou que renunciaria ao cargo de Primeiro-Ministro em outubro de 2016, quando acontecera a Conferencia do Partido Conservador.

Partidos Politicos - Posicao:

. Partido da Alianca da Irlanda do Norte - Permanencia.
. Partido Verde da Inglaterra e do Pais de Gales - Permanencia.
. Partido Verde - Permanencia.
. Partido Trabalhista - Permanencia.
. Liberal Democratas - Permanencia.
. Plaid Cymru - O Partido do Pais de Gales - Permanencia.
. Partido Verde Escoces - Permanencia.
. Partido Nacional Escoces (SNP) - Permanencia.
. Sinn Fein - Permanencia.
. Partido Social Democrata e Trabalhista (SDLP) - Permanencia.
. Partido Unionista do Ulster (UUP) - Permanencia.
. Partido Unionista Democratico (DUP) - Saida.
. Alianca Antiausteridade (PBP) - Saida.
. Voz Unionista Tradicional (TUV) - Saida.
. Partido da Independencia (UKIP) - Saida.
. Partido conservador - Neutro.

Sendo que eram 16 partidos em que apenas 4 se mostravam a favor da saida e 1 era neutro os restantes 11 eram a favor da permanencia isso quer dizer que a Permanencia teria ganho se fossem os deputados a decidir a questao em votacao no Parlamento. Ja passado quase um mes serve de capa de jornais a noticias que os deputados nao querem que o mesmo referendo seja valido e exigem um debate acerca de um segundo referendo (creio que se derem a mesma oportunidade a ambas as partes de se expressarem, mostrarem e apresentarem as suas ideias o resultado pode ser bem diferente, eles proprios reconhecem que o povo estava mal informado).

Houve um verdadeiro conflito de geracoes tambem enquanto a maioria dos mais velhos votaram pela saida os mais novos dando neste caso o bom exemplo votavam na permanencia. Os mais velhos alegavam que votavam a pensar no presente e nao no futuro. Sendo tambem nos mais jovens que houve o maior numero de nao irem votar por estarem indecisos mostra que se tivessem ido o resutado poderia ter sido diferente, ficar em casa nao ajudou em nada. Foi um erro ter-se colocado a questa neste ponto mas julgo que nao poderia ser de outra maneira considero que se acabou por fazer uma questao a pessoas que nao estavam preparadas para responder a mesma e algumas so depois da votacao foram ver na internet pesquisar no Google questoes como, o que era a Uniao Europeia?


Camilo Venancio de Oliveira (1924-2016) era sem duvida uma das maiores referencias do Teatro de revista em Portugal e a Comedia, tantas vezes falsa noticia da sua morte foi divulgada que apesar dos seus 91 anos muitos so acreditaram quando a mesma foi confirmada na televisao.

Varias foram as series de comedia Sabadabadu (1981), Camilo & Filho Lda. (1995-1996), As Aventuras de Camilo (1997), Camilo na Prisao (1998), Camilo o Pendura (2002), Camilo em Sarilhos (2005-2006) entre outras series na televisao demostraram o valor e qualidade daquele que foi um dos melhores e maiores actores que passaram em Portugal. Ja em relacao ao Teatro Camilo de Oliveira fez 47 revistas a portuguesa e outros papeis entre 1951 e 2008.


O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de condolencias a familia de Camilo de Oliveira, em que se refere ao ator como uma das figuras essenciais da comedia popular portuguesa, da qual fica "uma grata memoria". Em declaracoes aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa referiu sua relacao pessoal de amizade com Camilo de Oliveira: "Quis o destino que estivesse com Camilo de Oliveira, ja internado, no Hospital de Cascais, ha um mes e meio. Esteve internado umas semanas largas, num estado ja muito fragil. Estivemos juntos, tiramos fotografias juntos e tudo com o mesmo humor de sempre". O chefe de Estado considerou, ainda, que Camilo "tinha um humor muito doce, um humor muito portugues".


Camilo de Oliveira estava internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, a lutar contra dois cancros, na prostata e nos intestinos.


E por muitos considerado desde entao como o maior feito e conquista do desporto portugues e foi uma conquista em que poucos acreditaram mas que jogo a jogo, vitoria a vitoria foi-se tornando real ate a vitoria no jogo final justamente frente a seleccao da casa que chegou curiosamente a considerar a equipa portuguesa como "fraquinha, fraquinha" antes da grande final e da vitoria historica dos portugueses.

Foi de facto inegavel que Portugal fez uma pessima fase de grupos quando todos esperavam que pudesse vir a ganhar os tres jogos que teria de disputar a seleccao lusa nao foi alem de tres empates (Islandia 1-1, Austria 0-0 e Hungria 3-3) alem de que se notava que a equipa portuguesa estava totalmente dependente de Cristiano Ronaldo dos 4 golos que Portugal marcara ate entao 2 eram seus. Era evidente que uma ma exibicao de Ronaldo provocaria logo um mau jogo por parte de Portugal. Cristiano Ronaldo mesmo assim nao se livrara das criticas sobretudo pelo episodio em que atirou com um microfone para um lago e pela grande penalidade falhada frente a Austria. Portugal qualificou-se para a fase seguinte quase que como um milagre, sem vitorias embora sem derrotas.

Ja nos oitavos de final Portugal manteve a tradicao de nao conseguir vencer nos 90 minutos de jogo e frente a Croacia o jogo foi para prolongamento. Quando muitos ja acreditavam que o jogo se iria decidir nas grandes penalidades aos 117 minutos Ricardo Andrade Quaresma Bernardo (1983) marcou um golo e mudou a Historia do jogo, nada de grandes penalidades Portugal sofria mas seguia em frente.


O passo seguinte foi os quartos de final e o jogo foi frente a Polonia. Os polacos praticamente comecaram o jogo a ganhar quando o atacante do clube alemao Bayer de Munique Robert Lewandowski (1988) fez o 1-0 para a Polonia logo aos 2 minutos de jogo. Apesar de nao ganhar no tempo regulamentar Portugal la ia marcando golos durante esse periodo e o antigo Jogador do Sport Lisboa e Benfica Renato Junior Luz Sanches (1997) ainda na primeira parte aos 33 minutos fez o empate. O golo de Sanches teve a particularidade de ser considerado um dos melhores do torneio e foi curiosamente a sua estreia a marcar pela Seleccao Portuguesa.

Frente a seleccao polaca o jogo foi mesmo para a marcacao das grandes penalidades depois do empate no tempo regulamentar e de nada se alterar no prolongamento. Nenhum dos cinco portugueses chamados a marca acusou o peso da responsabilidade tendo marcado os cinco penaltys no entanto com Jakub Błaszczykowski (1985) a falhar o quarto penalty nem foi necessario ir-se mais longe o vencedor estava encontrado e Portugal tinha ganho o jogo por 5-3 o adversario seguinte seria o Pais de Gales equipa sensacao do torneio e Portugal estava milagrosamente apurado para as semifinais.

Frente ao Pais de Gales a tradicao manteve-se  ate aos 50 minutos mas em tres minutos Portugal viu-se a voar do inferno para o paraiso e a marcar 2 golos em 3 minutos. Primeiro Cristiano Ronaldo aos 50 minutos e depois Luis Carlos Almeida da Cunha (1986) mais conhecido como Nani fizeram o resultado final em 2-0 para Portugal. Era finalmente o primeiro jogo do torneio que Portugal ganhara dentro do tempo regulamentar dos 90 minutos. Portugal estava na Final e apurara-se de forma sofredora sem convencer os criticos e sem fazer um exibicao que agradasse aos adeptos, ia no entanto jogar a final com a Franca que vencera a Alemanha por 2-0 com dois golos do atacante do Atletico de Madrid Antoine Griezmann (1991) e que viria a tornar-se o melhor marcador da competicao isolado com 6 golos e ainda viria a ser considerado o melhor Jogador do torneio.

Portugal estava na final sem jogar de forma surpreendente mas a verdade tambem e que em todos os jogos que disputara desde da fase de grupos ate chegar a final o homem do jogo foi sempre um Jogador portugues. As ideias do Treinador Fernando Manuel Fernandes da Costa Santos (1954) pareciam dificeis de entender por vezes as suas tacticas confusas mas a verdade e que na hora certa e em campo tudo funcionou bem. Entendia-se finalmente para alguns a razao de chamarem Fernando Santos de o "Engenheiro" e a razao nao era somente por Fernando Santos ser Engenheiro Electrotecnico.

Na final Portugal era considerado como aquele que viria a ser o "bombo da festa", era uma "equipa fraquinha" e as suas hipoteses frente aos franceses eram praticamente nulas.

Os Gauleses frente aos lusitanos estavam em clara vantagem alem de jogarem em casa, diante do seu publico e adeptos eram visto como uma equipa demasiado forte para Portugal mas para se ser campeao tinha-se que jogar e o jogo ainda nao comecara.


Se as coisas ja eram dificeis para Portugal antes mesmo da meia hora de jogo complicaram-se ainda mais, o pior acontecera. Cristiano Ronaldo saira de jogo lesionado e em lagrimas aos 25 minutos da partida depois de minutos antes ter sofrido uma falta demasiado dura por parte de Florent Dimitri Payet (1987) Portugal parecia agora ainda mais condenado a perder a final. Cristiano Ronaldo manteve-se no banco dos suplentes e funcionou quase como um assistente de Fernando Santos dando forca aos colegas em campo, que estavam onde ele ja nao podia estar.

Os minutos iam passando e o resultado nulo insistia em manter-se ate ao final do tempo regulamentar e bem a maneira portuguesa durante o torneio la se foi jogar o prolongamento.

Ederzito Antonio Macedo Lopes (1987) mais conhecido como Eder entrara aos 79 minutos e era um desconhecido ao lado de alguns jogadores portugueses. Entrara em campo lancado por Fernando Santos talvez mais como ultima esperanca. Portugal foi ganhando confianca, impondo o seu jogo e aos 109 minutos de jogo ele Eder fez o golo que depois de gelar e fazer calar os adeptos franceses que estavam no Stade de France, Saint-Denis viria a dar a vitoria a Portugal.


A conquista do Euro 2016 de Futebol foi sem duvida o maior feito do desporto portugues. Portugal ja teve medalhas de ouro olimpicas, ja foi Campeao Europeu de Hoquei em Patins e ate Mundial. Foi Bi campeao Mundial de Juniores em Futebol mas ser Campeao Europeu de Futebol em seniores foi sem duvida o maior feito do desporto em Portugal.


Em julho apos a conquista do Campeonato da Europa 2016 por parte de Portugal os dias que se seguiram foram de pesadelo e terror. Quatro atentados num mes foram mesmo dias de terror com  dois atentados na Europa primeiro em Franca na cidade de Nice depois na Alemanha na cidade de  Munique com o Massacre de Sagamihara no Japao.

Mohamed Salmene Lahouaiej-Bouhlel (1985-2016) era um tunisino a viver em Franca que no dia 14 de Julho de 2016 armou-se com um camiao de 19 toneladas e investiu contra a multidao, em Nice. Disse a polícia que ia entregar gelados a festa e matou mais de 80 pessoas.

Foram instalados controlos policiais em alguns pontos do percurso junto mar, a zona mais procurada de Nice, onde estavam centrados os festejos e milhares de pessoas se divertiam enquanto esperavam pelo fogo-de-artifício.
 
Mohamed tera sido interpelado pela polícia, relata o canal de informacao frances M6. Disse a polícia que ia levar gelados ao Passeio dos Ingleses e seguiu viagem. Aparentemente, sem problemas.

Ao entrar na "promenade des Anglais", Mohamed acelerou a fundo, o que alertou a policia. Ha imagens de agentes da autoridade a disparar sobre o camiao, quando começou a viagem mortífera junto ao mar, e de populares a tentarem travar o pesado, incluindo um Motociclista que viria a ser atropelado.
 
O camiao avancou pela estrada, subiu passeios para atingir aglomerados de pessoas, tendo atingido velocidades próximas dos 80 quilometros por hora, segundo calculos do jornal "Nice Matin".
Foram cerca de 45 segundos de de horror na "promenade des Anglais". Durante 2,3 quilometros, o camiao acelerou por entre a multidao. Criancas, mulheres - a primeira vitima era Muculmana - e homens foram colhidos pela furia de Mohamed Lahouaiej Bouhlel.
 
"As pessoas voavam como pinos de bowling", resumiu um Jornalista do Nice Matin, Damien Allemand, que estava no local. O ataque causou a morte a pelo menos 84 pessoas e deixou cerca de 50 entre a vida e a morte. Houve, ainda, mais de 200 feridos, entre estes cerca de 50 criancas.
 
 
O ataque comecou a ganhar corpo a 11 de junho. Mohamed, tunisino de 31 anos, motorista contratado numa empresa de entregas e residente em Nice, alugou o camiao numa empresa em Saint-Laurent-du-Var. Disse que pretendia "fazer uma mudança de casa" e escolheu um camiao frigorífico de 19 toneladas.

Segundo o procurador de Paris, que esta a liderar a investigacao, o camiao foi identificado em imagens de videovigilancia a 13 de Julho, na vespera do ataque, no quarteirao de Auriol, em Nice.

Deslocou-se de bicicleta, que guardou na caixa de carga do camiao. Assumiu o volante, ao que tudo indica sem qualquer companhia ou ajuda, e dirigiu-se para o Passeio dos Ingleses.
O pai de Mohamed, cuja identidade nao foi revelada, disse a RTL que o filho fez tratamento para problemas psiquiatricos, mas que a "doença era muito mais grave".
 
Dados do Atentado de Nice:
 
. Local: Promenade des Anglais, Nice, Franca.
. Data: 14 de Julho de 2016 (Dia da Bastilha) 22 h:30 min (GMT +1).
. Tipo de Ataque: Assassinato em massa, atropelamento e terrorismo.
. Arma(s): Camiao com semireboque.
. Mortes: 84+
. Feridos: Centenas.
. Alvo(s): Civis.
, Responsavel(is): Mohamed Salmene Lahouaiej-Bouhlel.
                                 Estado Islamico (nao confirmado).
. Motivo: Desconhecido.


O Autor do Massacre de Sagamihara Satoshi Uematsu (1980) teve ainda o cuidado de anunciar  avisar e detalhar os seus planos de realizar o ataque no centro de apoio a pessoas com deficiencia no Japao, numa carta enviada a um Deputado japones cerca de cinco meses antes do massacre. Morreram 19 pessoas no ataque.

Numa carta escrita em 14 de Fevereiro, o homem que tirou a vida a 19 pessoas e feriu 26 numa clinica de apoio a pessoas com deficiencia em Sagamihara, nos suburbios de Toquio, descreveu detalhadamente os planos que tinha para realizar aquele que foi o maior massacre do pais em varias decadas.

“Decidi agir pelo bem do Japao e do mundo”, afirmou Satoshi Uematsu na carta enviada ao Deputado japones da Província de Kanagawa Tadamori Oshima, noticiada pelos meios de comunicação japoneses. “Acho que atualmente nao ha nenhuma solucao para o modo em que vivem as pessoas com deficiencias multiplas. As pessoas com deficiencia so podem criar miseria".

Alem de procurar justificar as suas intencoes, Uematsu vai ainda mais longe e divulga, de forma pormenorizada, de que forma pretendia atuar. “O plano sera realizado durante o turno da noite, quando ha pouco pessoal. Os alvos serao duas instalacoes onde residem varias pessoas com deficiencia. Os trabalhadores em servico serao algemados com fios para que nao se possam movimentar, nem fazer algum tipo de ligacao".

O Assassino japones acrescentava ainda que o massacre seria “executado com rapidez” e “sem atingir os funcionarios.” E adiantava que pretendia entregar-se apos matar varias pessoas nas duas instalacoes.

O homem de 26 anos, que trabalhara no centro Tsukui Yamayuri-en, onde ocorreu o ataque, vivia a meio quilometro da ciínica. Segundo a cadeia de televisao japonesa NHK, trabalhou em Tsukui Yamayuri-en desde dezembro de 2012 ate ao inicio deste ano, altura em que foi internado numa instituicao para evitar que fizesse mal a outras pessoas, apos ter enviado a carta ao Deputado japones.

Embora o hospital tivesse combinado informar a clinica de apoio a pessoas com deficiencia quando o seu antigo trabalhador tivesse alta, nao o fez.


O Massacre de Sagamihara foi um esfaqueamento em massa empenhados em 21 de julho de 2016 no ward de Midori, Sagamihara, Provincia de Kanagawa. Dezanove foram mortas e vinte e nove pessoas ficaram feridas, treze gravemente, em uma clínica para a deficiencia. O autor era um jovem de 26 anos, identificado como Satoshi Uematsu. Ele era um ex-Funcionario do local. Ele se rendeu a uma unidade policial próxima com um saco de facas e, consequentemente, foi preso.

O ataque foi descrito como um dos piores assassinatos em massa cometidos em solo japones na Historia Moderna.

Satoshi Uematsu e um jovem rapaz de 26 anos e um ex-Funcionario da Clinica Tsukui Yamayuri Pt. Seu pai foi Professor de artes de uma Escola de Ensino Fundamental e Uematsu tambem treinou e trabalhou como Professor em uma Escola Primaria. Ele se demitiu do trabalho na unidade de assistencia medica em fevereiro de 2016, depois de ter trabalhado lá por mais de tres anos.

Vizinhos expressaram surpresa com os assassinatos, visto que ele era descrito como uma pessoa amigavel, extrovertida e um bom Professor. No entanto, alguns relataram que sua personalidade sofreu uma alteracao em algum momento durante o seu emprego na clinica para deficientes.
 

Em 22 de Julho de 2016, tres tiroteios ocorreram no Centro Comercial Olympia-Einkaufszentrum, no Distrito Moosach de Munique, Alemanha. Segundo um Porta-Voz da polícia, varias pessoas foram feridas e mortas.

O tiroteio comecou em um Restaurante McDonald's proxima do Centro Comercial. As autoridades informaram que o responsavel era um unico atirador de 18 anos, de ascendencia germano-iraniana, que suicidou-se mais tarde.

O tiroteio aconteceu apenas oito dias apos outro ataque terrorista em Nice, na Franca. De acordo com a Policia alema, o Atirador nao tinha relacoes com o Estado Islamico e tera agido sozinho.

Foi o maior atentado em Munique desde o Atentado contra atletas israelenses em 1972, quando terroristas da Organizacao Setemro Negro invadiram a vila olimpica e assassinaram atletas israelenses, tal atendado paralisou os Jogos Olímpicos de Munique.


Os tiroteios foram ouvidos às 17h52min (hora local) em um restaurante McDonald's proximo ao Centro Comercial Olympia-Einkaufszentrum. Mais tarde, foi emitido um aviso para que se evitasse transitar pela avenida Karlsplatz/Stachus, em Munique, onde a midia alema informava haver varios tiroteios. Os motoristas foram orientados a nao embarcar quaisquer passageiros. Mais tarde, a Policia negou a existencia de uma cena de crime na Karlsplatz/Stachus. As pessoas de Munique foram orientadas a permanecerem em casa.

As estacoes de metro, de autocarro e de parte da linha de trens electricos S-Bahn foram interrompidos. A estacao central de Munique foi evacuada e todas as linhas de trem chegando ou partindo da cidade foram canceladas. Os comboios regionais e inter-urbanos interromperam as suas operacoes de chegada ou partida da regiao onde ocorreram os tiroteios. A Deutsche Bahn ofereceu carruagens de alojamento para viajantes e turistas retidos, onde estes podem buscar abrigo.

O atirador foi identificado como Ali David Sonboly, um morador de Munique de descendencia iraniana.

Dados do Atentado de Munique:

. Local: Moosach, Munique, Alemanha.
. Data: 22 de Julho de 2016, 17h:52min (UTC+1).
. Tipo de Ataque: Assassinato em massa.
. Arma(s): Glock 17.
. Mortes: 10 (incluindo o Autor do atentado).
. Feridos: 10.
. Alvo(s): Civis.
. Responsavel(is): Ali David Sonboly.
. Motivo: Desconhecido.

                                                
Para alguns o seu nome nao tem qualquer importancia e nem sabem de quem se trata porem muitas das vitorias do desporto portugues passaram pelas suas maos e grandes atletas foram treinados por si, era um homem que fazia campeoes e que um dia sonhou com o impossivel e fez desse impossivel realidade, colocou alguns atletas portugueses ao nivel dos melhores e alguns ate eram os melhores entre os melhores.

Mario Alberto Freire Moniz Pereira (1921-2016) foi Professor de Educacao Fisica no Instituto Nacional de Educacao Fisica trabalhou durante 27 anos. Foi praticante de varios desportos e dedicou quase toda a sua vida ao desporto foi como Treinador de Atletismo que se popularizou.

Como Treinador de Atletismo Moniz Pereira esteve presente em 12 jogos olimpicos, em 13 campeonatos da europa, e em 21 campeonatos do mundo de Corta-Mato.


Moniz Pereira foi um "fazedor de campeoes", tinha esse dom, que projectaram Portugal no desporto mundial, como Carlos Alberto de Sousa Lopes (1947), Fernando Eugenio Pacheco Mamede (1951), Domingos Castro (1963) e seu irmao gemeo Dionisio Castro (1963), Francis Obirah Obikwelu (1978) e Enezenaide do Rosario da Vera Cruz Gomes (1979) mais conhecida como Naide Gomes entre outros.

O Treinador Moniz Pereira talvez ao longo da sua carreira como Treinador so nao conseguiu e isso se era trabalho seu preparar Fernando Mamede psicologicamente para a alta competicao. Mamede vencia e convencia a nivel nacional e em meetings de menor importancia no entanto em campeonatos do mundo e europa e em jogos olimpicos os problemas psicologicos falaram sempre mais alto.

Moniz Pereira faleceu no dia 31 de julho de 2016 vitima de uma Pneumonia razao pela qual estava internado a alguns dias.


Depois de ter falhado em outras olimpiadas apesar do seu prestigio e valor nao foi a primeira, nem a segunda, nem foi a terceira que foi de vez mas sim a quarta tentativa que Telma Alexandra Pinto Monteiro (1985) conquistou uma Medalha Olimpica.

Telma teve um percurso que demostra que teve muito trabalho a sua frente para a conquista de tudo o que conquistou ate hoje. Com apenas 18 anos, e gracas a uma ascensao meteorica no Judo, modalidade que praticava apenas ha 4 anos, Telma estreou-se na maior prova desportiva do mundo, nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, prova em que conquistou um fantastico 9º Lugar.

 A aventura em Pequim 2008 nao correu da melhor forma, no entanto, e o resultado acabou por ser identico ao de Atenas, um 9º Lugar, que desta vez nao teve o mesmo sabor, pois as expectativas eram de conquistar uma medalha. A Judoca foi derrotada no segundo combate, pela chinesa Xian Dongmei (1975), que depois de derrotar Telma, se sagraria Bicampea Olimpica.

 Os Jogos de Londres durariam, para Telma Monteiro, apenas pouco mais que 7 minutos, com uma derrota que teve tanto de inesperado como de cruel para o trabalho de 4 anos da Judoca portuguesa. O carrasco da segunda cabeca de serie seria a americana Marti Malloy(1986), num combate que acabou decidido no ponto de ouro e apenas por um yuko de diferenca. Maloy seguiria o caminho do bronz olímpico, enquanto para Telma ficava apenas a desilusao de mais uma oportunidade desperdica, mas a certeza que em 2016, no Rio de Janeiro haveria uma nova oportunidade olímpica. Essa oportunidade acabou por surgir e Telma Monteiro conseguiu ganhar a Medalha de Bronze nos Jogos Olimpicos de 2016.

A vida competitiva de um judoca e feita de dias. Cada categoria disputa-se integralmente num dia e esses dias podem ser mais curtos ou mais longos consoante o que os judocas fizerem no tapete. Um dia longo no judo significa que foi um dia bom. E Telma Monteiro ja teve muitos dias longos e bons em europeus, mundiais e outras grandes provas internacionais. Mas faltava-lhe um grande dia olímpico. À quarta tentativa, esse dia aconteceu. Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze na categoria de -57kg, apos derrotar a romena Corina Caprioriu (1986), inaugurando o medalheiro portugues nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Logo de manha aconteceu algo que os mais supersticiosos poderiam interpretar como um sinal. Ao mesmo tempo que Telma se desembaraçava facilmente da neozelandesa Darcina Manuel, no tatami ao lado a norte-americana Marti Malloy perdia com Lien Chen-Ling, da China Taipe — Malloy tinha derrotado a portuguesa em Londres logo no primeiro combate, chegando, depois ao bronze. Na “chave da morte” em que a portuguesa estava metida, seguia-se Dorjsuren, principal favorita ao ouro, e Telma ainda resistiu bem. Conseguiu levar o combate para Golden Score, acabando por ser penalizada por falta de combatividade perante a agressividade nos limites do permitido da asiatica.

Aos 30 anos, a gloria olimpica e algo que Telma Monteiro pode meter na pilha das coisas que ja conquistou, juntamente com cinco titulos europeus e quatro medalhas de prata em Mundiais. E era algo que a Judoca do Benfica perseguia ha 12 anos, desde os Jogos de Atenas em 2004, quando tinha apenas 18. Se na capital grega foi, sobretudo, aprendizagem, os podios falhados em Pequim 2008 e Londres 2012 foram bem mais frustrantes. Mas a redencao aconteceu na Cidade Maravilhosa e no Arena Carioca, onde o publico brasileiro, que ensaiou os gritos ante o ouro de Rafaela Lopes Silva (1992) na categoria, tambem celebrou com Telma — a brasileira teria a honra de conquistar o primeiro ouro para o Brasil, face a Sumiya Dorjsuren, da Mongolia, enquanto a japonesa Kaori Matsumoto (1987), Campea em Londres, ficou com o outro bronze.
 
Mas, por ter chegado aos “quartos”, Telma ja havia garantido que iria ficar para a tarde e continuar na luta pela Medalha de Bronze. Foi logo o primeiro combate da sessao vespertina, a portuguesa contra a francesa Automne Pavia (1989), bronze em Londres e antiga campea europeia. Foi uma contenda rapida que durou um minuto, com Telma a vencer por ippon com uma chave de bracos. Por ser a primeira da tarde, teria mais tempo para descansar que a adversaria, Vice-Campea olimpica.
 
Telma Monteiro fez Portugal parar ver a Judoca portugal acabar por ganhar a 24ª medalha olímpica da historia para Portugal. A Medalha Olimpica de Telma Monteiro foi a segundo do Judo portugues depois de Nuno Miguel Delgado (1976) ter conquistado igualmente uma Medalha Olimpica tambem de Bronze nos Jogos Olimpicos de  Sydney (2000) na Australia na categoria de 81 Kg.


Mais uma tragedia provocada pela propria Natureza viria a acontecer em 2016 no mes de Agosto desta vez em Italia. Os danos foram incalculaveis, muitos mortos, imensos feridos e patrimonio destruido.

Um Terramoto de Magnitude 6,2 atingiu a regiao central da Italia em 24 de agosto de 2016 as 03h36min (1h36min GMT), proximo ao Municipio de Norcia, 75 km a Sudeste de Perugia e 45 km ao Norte de Aquila, em uma Area de tríplice fronteira entre as regioes da Umbria, do Lacio e das Marcas. A Defesa Civil italiana confirmou ao menos 299 mortos (so em Amatrice foram encontrados 224 corpos) e cerca de 368 feridos.

O terramoto inicial foi seguido de ao menos 200 tremores secundarios, um dos quais com Magnitude 5,5. Minutos depois do primeiro tremor, outro sismo de Magnitude 4,6 atingiu Rieti, na mesma regiao. O Serviço Geologico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o terramoto teria ocorrido a uma profundidade de 10 km, com Magnitude 6,4. A magnitude foi posteriormente corrigida pelo USGS para 6,2, enquanto que o Centro Sismologico Euro-Mediterranico informou a magnitude 6,1.


Os primeiros relatorios indicavam graves danos no povoado de Amatrice proxima ao epicentro, e em Accumoli ,e Pescara del Tronto. O maior tremor e suas replica foram percebidos em grande parte da regiao central da Italia, incluindo Roma, Napoles e Florenca. Esse foi o maior sismo desde 2009, quando um terramoto proximo a Aquila, na regiao dos Abruzos, deixou mais de 300 mortos e desalojou cerca de 65 mil pessoas.

O Prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, afirmou que "Amatrice ja nao esta aqui, metade da cidade esta destruída." Fotografias da destruicao mostravam um enorme amontoado de escombros no centro da cidade, restando em pe apenas algumas estruturas na periferia. Estimativas oficiais do governo italiano calcularam os prejuízos em cerca de 7 bilhoes de euros, mas esse valor pode ser ainda maior, pois nao leva em conta os estragos causados pelos terramotos de outubro.

Terramotos nao sao raros na Italia, pois o pais esta localizado na uniao da placa eurasiatica com a sub-placa do Mar Adriatico. Foi dessa juncao que surgiram os Montes Apeninos.


Shimon Peres (1923-2016) foi um Politico israelita, ex-Membro do Partido Trabalhista. Recebeu o Premio Nobel da Paz de 1994 em conjunto com Yitzhak Rabin (1922-1995) e Yasser Arafat (1929-2004).

Peres foi Primeiro-Ministro de Israel nos periodos de 1984 a 1986 e de 1995 a 1996, e Co-Fundador do Partido Trabalhista Israelita (1968).

Foi eleito em Junho de 2007 para exercer o cargo de Presidente de Israel, tomando posse a 15 de Junho de 2007.

Em 13 de Setembro de 2016, Shimon Peres foi hospitalizado em coma induzido, por conta dum Derrame Cerebral. O estado de saude dele era ate entao considerado grave. Shimon faleceu em 28 de Setembro de 2016, aos 93 anos.


O tempo politico de Shimon Peres estende-se por sete decadas, de antes da criacao do Estado de Israel, em 1948, ate ao fim da sua presidencia em 2014. Era o ultimo sobrevivente da geracao dos “pais fundadores” e o seu percurso confunde-se com a Historia de Israel. Era uma figura de relevo universal. Embora fosse especialista em perder eleicoes, ocupou todos os cargos do Estado. Depois de ter sido vilipendiado, despede-se aos 93 anos como um “símbolo do consenso nacional”, no momento em que ninguem sabe o que sera tal consenso. O antigo Presidente e ex-Primeiro-Ministro de Israel morreu, num hospital nos arredores de Telavive, anunciou a familia.

Era um homem de muitas facetas. Sempre procurou o poder e exerceu uma imensa influencia, dentro e fora dos seus cargos. Mostrava carisma junto daqueles com quem trabalhava. Mas nao era popular. Muitos o admiravam, poucos o amavam.

Quem foi Shimon Peres? “Num Estado que inventou o novo judeu — sabra, tisnado pelo sol, Soldado e aventureiro — ele era o velho Judeu, o Judeu do exílio”, escreve no Haaretz o Jornalista Gideon Levy. Com o seu fato em vez de uma farda e com o seu sotaque yiddish não parecia o israelita tipo. E tinha outra desvantagem. Ao contrario de Moshe Dayan (1915-1981), seu velho amigo, ou de Yitzhak Rabin, o “inimigo de estimacao”, ele nao era sabra (nascido na Palestina) nem era General. Dayan e Rabin eram heróis. Conclui Levy: “Shimon Peres foi um anti-heroi.”

Defendeu quanto pode a solucao “dois Estados”. Subestimou, no entanto, o potencial explosivo da mistura do nacionalismo com o fundamentalismo religioso e o messianismo. Penitenciou-se mais tarde pelo seu papel na instauracao dos primeiros colonatos a seguir a guerra de 1967. Mas nunca abandonou “a sua quixotesca batalha pela paz israelo-palestiniana”, sublinha o analista Yossi Verter. Um trabalho de Sísifo, sempre em vao.


Ele, Mario Wilson (1929-2016) ficou tambem conhecido como "o velho capitao" e considero Wilson como o retrato puro do que deve ser um verdadeiro benfiquista para a Historia e a comprovar isso fica a celebre frase "Qualquer treinador que va para o Benfica arrisca-se sempre a ser campeao", ele foi-o tornou-se mesmo o primeiro Treinador portugues a ser campeao no Benfica na Epoca 1975-1976.

Mario Wilson serviu tambem de socorrista do Benfica apos o despedimento do Treinador Artur Jorge Braga de Melo Teixeira (1946) tendo ganho uma Taca de Portugal de 1995-1996 e de seguida o clube viveu a sua travessia no deserto onde esteve ate a epoca 2003-2004 sem conquistar nenhum titulo so o espanhol Jose Antonio Camacho (1955) viria a quebrar esse mau estar com a conquista da Taca de Portugal 2003-2004 no ano seguinte seria o conhecido Treinador italiano Giovanni Trapattoni (1939) a dar o titulo de Campeao Nacional ao clube da aguia. Ja antes da epoca 1995-1996 Wilson voltou ao Benfica como "Bombeiro de servico" na epoca 1979-1980 onde conquistou outra Taca de Portugal.

                                           
Natural de Maputo, em Mocambique, Mario Wilson envergou, como jogador, as camisolas do Desportivo de Lourenço Marques, Sporting (clube que representou durante duas epocas e pelo qual venceu um Campeonato Nacional, em 1951) e Academica, onde arrumaria as botas, no final da decada de 1962/63.

Um ano mais tarde estreava-se, tambem em Coimbra, como Treinador.

Nessa qualidade, haveria de orientar o Benfica em tres ocasioes, em 1975/76, 1979/80 e 1995/95, tornando-se o primeiro Treinador portugues a levar as Aguias a conquistar o campeonato. E dele, alias, a maxima que dita que “quem treina o Benfica, arrisca-se a ser campeao nacional”.

Mas passou tambem pelo Belenenses, Vitoria de Guimaraes e Boavista, entre outros, assim como pela seleccao nacional de futebol, durante a qualificacao para o Europeu de 1980, entre setembro de 1978 e março de 1980. Entre os adeptos da Luz, Wilson ficou conhecido como o “Velho Capitao”.


Mario Wilson nao escondia ter dois amores: a Academica de Coimbra e outro, que vinha “quase desde o berco”, o Benfica.

Sempre senti uma enorme simpatia por este senhor pela forma como sempre demostrou sem temor o apreco que tinha pelo "nosso" clube Sport Lisboa e Benfica. Ao ouvir o seu discurso do ultimo video sinto uma forte emocao de trazer as lagrimas aos olhos mas isso penso que todos os verdadeiros benfiquistas entendem, ser benfiquista e algo que se sente com a alma e o coracao.


Antonio Manuel de Oliveira Guterres (1949) e um Engenheiro Electrotecnico e um Politico portugues, ex Primeiro-Ministro (1995-2002) e tornou-se em 2017 depois de ter vencido as eleicoes ao cargo em 2016 o nono Secretario-Geral da Organizacao das Nacoes Unidas.

Exerceu o cargo de Alto Comissario das Nacoes Unidas para os Refugiados entre 15 de junho de 2005 e 31 de dezembro de 2015. No ano seguinte, anunciou sua candidatura ao cargo de Secretario-geral das Nacoes Unidas. Em 5 de Outubro de 2016 foi anunciada a vitoria de Guterres na eleicao para Secretario-Geral, sendo marcada para o dia seguinte a votacao formal no Conselho de Seguranca Em 6 de Outubro de 2016 o Conselho de Seguranca votou por unanimidade e aclamacao a resolucao que recomenda a Assembleia Geral a designacao de Guterres como novo Secretario-Geral das Nacoes Unidas.

Depois do juramento prestado a 12 de dezembro de 2016, perante a Assembleia Geral das Nacoes Unidas, Guterres tomou posse como o nono Secretario-Geral das Nacoes Unidas no dia 1 de Janeiro de 2017 para um mandato de 5 anos.


Entre os mais diversos candidatos o portugues sempre pareceu destacar-se dos demais e isso em muito deveu-se a apresentacao de bom trabalho ao servico da Organizacao das Nacoes Unidas (ONU) enquanto ocupava o cargo de Alto Comissario das Nacoes Unidas para os Refugiados. Guterres levou a melhor entre os demais e agora durante cinco anos podemos ter orgulho em dizer que e um portugues a ocupar um dos cargos politicos mais importantes a nivel mundial.

Foi na sexta votacao que Antonio Guterres obteve os 13 votos de encorajamento e nao teve nenhum voto de desencorajamento, apenas dois votos sem opniao.

Ja o seu adversario mais directo Vuk Jeremic (1975) antigo Ministro dos Negocios Estrangeiros da Republica Servia e Miroslav Lajcak (1963) Ministro dos Negocios Estrangeiros da Eslovaquia ambos obtiveram 7 votos de encorajamento apenas com 6 de desencorajamento e 2 sem opniao. Nos dez candidatos Antonio Guterres conseguiu sempre destacar-se nas seis eleicoes realizadas ate obter a vitoria desejada.


Se a nivel politico em Portugal o momento do ano foi as eleicoes presidenciais e o momento desportivo a conquista do Europeu de Futebol em Franca a nivel cultural creio que o momento foi sem duvida a abertura do novo museu em Lisboa.

Estando em Portugal na altura e como amante de visitar os mais diversos museus estive para ir a abertura e inauguracao do MAAT o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia. Sabendo desde logo que a inauguracao ia atrair multidoes ainda para mais sendo a entrada livre e gostando de ver as coisas com calmas optei por guardar a visita para uma proxima oportunidade e julgo que foi o melhor que fiz, decisao acertada disse-me alguem que me falou da enchente que a inauguracao do mesmo museu fez ali na zona de Belem em Lisboa.

O recinto e interior do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), na zona de Belem, acolheu mais de 60 mil pessoas no dia de abertura ao publico ou seja no dia 5 de Outubro, anunciou  a Fundacao EDP no dia seguinte a abertura do novo recinto.

De acordo com a mesma fonte, 22 mil pessoas visitaram as exposicoes na Central Tejo e do novo edifício, desenhado pela Arquitecta britanica Amanda Levete (1955), do atelie AL_A, uma obra que custou 20 milhoes de euros, e tera entrada gratuita ate Marco de 2017.


Milhares de pessoas concentraram-se na zona de Belem, aproveitando o feriado para visitar o novo museu, e a PSP acabou por encerrar a ponte pedonal sobre a via-ferrea junto ao Museu Nacional dos Coches, por recear o impacto do peso excessivo.

A partir de Marco, a entrada no MAAT custara nove euros, com possibilidade de aquisicao de um cartao anual de membro do museu por 20 euros.

O MAAT envolve um espaco global de 38 mil metros quadrados na frente ribeirinha, na zona de Belem.


Quando alguem governa por sete decadas e natural que alguns dos seus soberanos nunca tenham tido um outro governante. Imagine-se tambem o que quando um governante falece e o pais declara de imediato um ano de luto. Muito rigor, disciplina, autoridade ou seja la o que for mas isso foi o que aconteceu na Tailandia apos a morte do Monarca que havia governado e estado a frente dos destinos do pais por setenta anos (1946-2016) fazendo de si o Monarca a mais tempo na frente dos destinos de um pais em todo o Mundo, o mesmo foi o Rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016).

O Rei Bhumibol Adulyadej, era alegadamente, um dos monarcas mais ricos do Mundo, com um patrimonio pessoal estimado em 35 bilhoes de dolares. Imensamente popular na Tailandia e reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido a crenca Budista, o falecido Monarca utilizou parte da sua fortuna para financiar cerca de tres mil projectos de desenvolvimento, em especial nas areas rurais do pais.

Apesar de ter herdado o trono quatro anos antes, ele somente foi coroado Rei da Tailandia em Maio de 1950, no Grande Palacio.


Os destinos da Tailandia sao um pouco incertos porque Maha Vajiralongkorn (1952) filho de Bhumibol e novo Monarca nao tem o mesmo carisma e popularidade que tinha o pai. Seu pai foi o soberano reinante por mais tempo em todo o mundo na Historia actual. Mas devido aos seus habitos excentricos, o novo Rei e mal visto pela populacao tailandesa, e até mesmo pelos militares que de facto governam o pais. Conseguira o novo Rei suportar um Golpe de Estado como aconteu com o seu pai em 1981 e em 1985 entre outros mais recentemente em 2014 e desde dai o pais tem sido governado por uma junta de militares, e uma pergunta que realmente se coloca? O novo Rei ao contrario do pai e muito impopular.

Bhumibol morreu em 13 de outubro de 2016, de causas nao reveladas. Sua saude ja vinha se deteriorando ha mais de um ano, e desde Janeiro nao aparecia em publico.

Facilmente poderia te-lo considerado o acontecimento do ano sobretudo pelo vitorioso ter sido um candidato com ideias polemicas como e Donald Trump no entanto considero que a vitoria do Brexit no Referendo do Reino Unido e mais importante. Umas eleicoes sao umas eleicoes mas ao que parece o Brexit nao tem mais retorno e nem volta a dar, alem do mais estamos na Europa.

Uma amiga estunidense explicou-me no entender dela qual tinha sido a razao da vitoria de Donald Trump e a mesma estava na origem de nao haver ninguem e nem nada pior que a adversaria politica de Donald Trump nestas eleicoes Hillary Diane Rodham Clinton (1947) e que ela (a minha amiga) so tinha uma coisa a fazer agora, chorar pela America.

Varios sao os analistas politicos, e alguns ate ja mostraram entender destas coisas, que garantem que dificilmente Donald Trump conquistara a confianca dos eleitores para um segundo mandato. Eu sou ainda mais pessimista e penso que dificilmente Donald Trump terminara este mandato sem um atentado, uma tentativa de assasinato contra a sua pessoa. As suas politicas sobretudo contra a imigracao ilegal, algumas nem estao de todo erradas, mas faz com que o mesmo seja muito odiado, indesejado e ganhe muitos inimigos.

Durante o periodo de campanha eleitoral Trump e Clinton apresentaram os seus projectos, as suas ideias  mas sobretudo trocaram acusacoes, fizeram ameacas um ao outro e tentaram de tudo para queimar o adversario. Hilary clinton nas sondagens sempre parecia levar a melhor, nos discursos directos era vista como vitoriosa e muito afirmam que a vitoria de Donald Trump foi mesmo decidida a ultima da hora.

As eleicoes para Presidente dos Estados Unidos da America foram realizadas e foram realizadas no dia 8 de Novembro de 2016. Foi a 58ª que o eleitorado estadunidense foi chamado para votar e eleger o Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump como se sabe foi eleito o novo Presidente.

Trump se tornou ainda no quinto Presidente eleito, junto com John Quincy Adams (1767-1848) em 1824 Presidente de 1825 a 1829, Rutherford Birchard Hayes (1822-1893) em 1876 Presidente de 1877-1881, Benjamin Harrison VI (1833-1901) em 1888 Presidente de 1889-1893 e bem mais recentemente o bem conhecido George Walker Bush (1946) em 2000 Presidente de 2001-2009, a vencer as eleicoes apesar de ter perdido no voto popular geral, tendo vencido apenas no Colegio Eleitoral.

A Eleicao foi realizada no dia 8 de Novembro de 2016. Hillary Clinton deu seu voto no suburbio de Nova York, enquanto Donald Trump votou em uma escola publica de Manhattan. Algumas pesquisas favoreciam inicialmente a candidata democrata Hillary Clinton. No entanto, apos o encerramento das urnas e com os resultados aparecendo ao longo da noite, essas previsoes acabaram se provando imprecisas quando o Candidato Republicano comecou a apresentar bons resultados nos estados decisivos, especialmente na Florida, em Ohio e na Carolina do Norte. Ate mesmo em Wisconsin e Michigan, estados que foram previstos para uma vitoria Democrata, acabaram vencidos por Trump.

No Dia 9 de Novembro, as 03:00 da manha no horario da Costa Leste dos Estados Unidos, Donald Trump garantiu mais de 270 votos dos 538 eleitores no Colegio Eleitoral, o suficiente para torna-lo o Presidente eleito. Um assessor de Trump disse que Clinton fez uma ligacao admitindo a derrota. Clinton pediu aos seus apoiantes para aceitar o resultado e esperar que Trump seja "um Presidente de sucesso para todos os americanos". Em seu discurso de vitoria Trump falou sobre cooperacao dizendo que "é hora de nos juntar como um povo unido" e elogiou Clinton, a quem devia "uma grande divida de gratidao por seus servicos prestados ao nosso pais".


Mesmo com menos votos 62 980 160 com uma percentagem de 45,9% contra 65 845 063 e a percentagem de 48% dos votos o candidato Republicano viria a vencer a candidata Democrata. Pouco viria a importar que Hilary Clinton tivesse mais 28 649 03 votos. O que contou mesmo foi que Trump conquistara 304 lugares dos 538 disponiveis e dos 270 que eram necessarios o problema e que ai Clinton perdeu tendo conquistado apenas 227 lugares no Colegio Eleitoral.

Como ja foi dito nao foi a primeira vez que foi o Colegio Eleitoral e nao os eleitores a decidirem quem seria o novo Presidente dos Estados Unidos da America mas talvez tenha sido a mais polemica e indesejada de todas senao para os Estados Unidos para o Mundo e para Europa em particular que nao viam em Trump um bom aliado.

No dia 25 de ovembro, quando restavam 90 minutos para o fim do prazo de uma peticao para recontagem de votos, Jill Ellen Stein (1950) entrou com o pedido em Wisconsin. Ela sinalizou que pretendia solicitar recontagens semelhantes em Michigan e na Pensilvania. No dia seguinte, o conselheiro geral da campanha de Clinton, Marc Elias afirmou que também iria unir esfor os para ajudar na recontagem solicitada por Stein em Wisconsin e possivelmente nos outros estados, com o intuito de "garantir que o processo seja feito de forma justa para todos os lados." Stein tinha ate essa data para arrecadar quase seis milhoes de dolares em doacoes necessarios para peticao de recontagem.

O presidente eleito Donald Trump emitiu um comunicado denunciando o pedido recontagem, dizendo: "As pessoas tem falado e a eleicao acabou". Trump comentou ainda que a recontagem "e uma farsa do Partido Verde para uma eleicao que ja foi concedida".

Stein entrou com a peticao de recontagem na Pensilvania em 28 de Novembro. Em 29 de Novembro, ela pagou os U$ 3.500.000 necessarios para iniciar a recontagem dos votos presidenciais no Estado de Wisconsin. Com o pagamento recebido, a Comissão Eleitoral de Wisconsin ordenou que a recontagem da Eleicao Presidencial de 2016 tivesse inicio em 1º de Dezembro. Stein entrou com pedido de uma recontagem manual no estado de Michigan em 30 de Novembro, apos pagar a taxa de U$ 973.250 que era necessaria. No mesmo dia, o Candidato Presidencial Independente Roque De La Fuente pediu a recontagem dos votos em cinco municipios de Nevada e pagou U$ 14.000 necessarios para o esforco.


A morte do Lider cubano Fidel Alejandro Castro Ruz (1926-2016)  poderia ter muito impacto em Cuba mas penso mas penso que na realidade nao teve nenhum, nao deixando de ser um momento importante e marcante em 2016 sobretudo pelo mesmo se ter tornado um dos lideres mais controversos do Seculo XX e XXI.

A morte de Fidel Castro repito penso que nao teve grande impacto para Cuba e nem trara grandes mudancas por parte do governo de Havana, tudo porque na realidade a morte de Fidel Castro em 2016 foi so na pratica em teoria o mesmo estava quase como morto, terminado e acabado desde 2008 altura em que transferiu suas responsabilidades para o Vice-Presidente seu irmao Raul Modesto Castro Ruz (1931) tendo o seu irmao mais novo desde entao assumido a presidencia e os destinos de Cuba.

Fidel Castro foi o Ditador que adoptando um modelo Marxista-Leninista de desenvolvimento, converteu Cuba em uma Ditadura Socialista sob o comando do Partido Comunista, o primeiro no Hemisferio Ocidental.

Castro era uma figura mundial controversa e divisiva. Ele foi condecorado com varios premios internacionais e seus partidarios o elogiam por ter sido um defensor do Socialismo, do anti-imperialismo e do humanitarismo, cujo regime revolucionario garantiu a independencia de Cuba do imperialismo estadunidense. Por outro lado, os críticos o classificam como um Ditador totalitário cuja administracao cometeu multiplos abusos ao direitos humanos, causou um exodo de mais de um milhao de cubanos e o empobrecimento da economia do país. Atraves de suas accoes e seus escritos, ele influenciou significativamente a politica de varios individuos e grupos em todo o mundo.

Em 1945, Castro comecou a estudar Direito na Universidade de Havana. Admitindo que ele era "politicamente analfabeto", se envolveu em activismo estudantil, e a violenta cultura gangsterista dentro da universidade. Apaixonado por anti-imperialismo e opondo-se a intervencao dos Estados Unidos no Caribe, ele, sem sucesso, fez campanha para a Presidencia da Federacao de Estudantes Universitarios (Federacion Estudiantil Universitaria - FEU) com uma plataforma de "honestidade, decencia e justica". Tornou-se crítico da corrupcao e violencia do governo do Presidente Ramon Grau (1881-1969), com um discurso publico sobre o assunto em Novembro de 1946, que lhe valeu um lugar na primeira pagina de varios jornais.


Fidel Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos. A morte do Lider cubano foi anunciada pela TV estatal cubana. Castro morreu as 22h29 e o corpo do ex-presidente de Cuba seria cremado, "atendendo a seus pedidos", informou o irmao mais novo do recem falecido Ditador, Raul Castro, na TV estatal. A ultima vez que Fidel havia sido visto publicamente foi em 15 de Novembro, quando recebeu o Presidente do Vietname, Tran Dai Quang (1956). O governo de Cuba decretou nove dias de Luto Nacional pela morte do Lider da Revolucao Cubana e anunciou que o funeral de Fidel ocorreria no dia 4 de Dezembro, no Cemiterio Santa Ifigenia, na cidade de Santiago de Cuba.

As reaccoes a morte de Fidel Castro nao se fizeram esperar e varios foram os lideres politicos de varias partes do Mundo e das mais diversas ideologias politicas a manifestarem-se acerca da morte do antigo Lider cubano assim como as mais diversas personalidades publicas.

Mesmo sendo do mesmo pais em varios casos as opnioes acerca de Fidel Castro foram diferentes.

 O Presidente russo Vladimir Putin descreveu Fidel como o "símbolo de uma era" e afirmou que o Lider cubano estaria sempre "no coracao do povo russo".

Ja o antigo russo agora croata Garry Kasparov (1963) grande Mestre Mundial do Xadrez e actual Presidente do Human Rights Foundation  afirmou: "Fidel Castro foi um dos maiores mostros do Seculo XX".

Logo apos o anuncio da morte, exilados cubanos e cubano-americanos, contrarios ao regime de Castro em Cuba, comemoraram a morte do ex-Presidente e Ditador nas ruas do bairro de Little Havana em Miami.


A tragedia aconteceu em 28 de Novembro de 2016 mas cada vez que penso ou lei-o alguma noticia ou algo sobre a mesma faz-me lembrar a tragedia do Desastre Aereo de Munique a envolver a equipa de futebol inglesa do Manchester United Fc que se sucedeu 58 anos antes mais exactamente em 6 de Fevereiro de 1958.

A tragedia a envolver a Associacao Chapecoense de Futebol veio a aumentar uma ja longa lista de acidentes aereos a envolver equipas desportivas (de futebol e nao so) embora na verdade e infelizmente umas sejam mais lembradas do que outras isso porque se da mais valor ao Futebol que a desportos como Esgrima ou Natacao.

O Mundo do Futebol rapidamente se uniu e nao poupou esforcos para se mostrarem solidarios com o actual Campeao Brasileiro que descia assim do Paraiso para cair no meio de uma tragedia infernal.

Algumas perguntas sem resposta se levantam inicialmente e envolvem sempre tragedias semelhantes e nesta tambem o caso nao foi diferente. Passado uma semana da tragedia ainda se procurava resposta para quatro questoes.

As quatros questoes que inicialmente estavam por explicar na Tragedia do Chapecoense:

1 - Porque o aviao descolou se haviam sido encontrado erros no plano de voo?
2 - Porque foi dada autorizacao para a Lamia - que tinha apenas um aviao operando - a funcionar na Bolivia?
3 - Qual a influencia do Piloto tambem ser o dono da empresa?
4 - Porque razao a Conmebol recomendou o voo da Lamia a Chapecoense?


Inicialmente estavam levantadas muitas questoes do que era a provavel razao que motivara o acidente e somente apos uma primeira investigacao rigorosa e detalhada comecou a trazer a resposta a algumas questoes. A causa do acidente veio a adiantar-se que teria sido devido a falta de combustivel mas tambem se falou inicialmente em excesso de peso na carga.

O boliviano Erwin Tumiri falou com a imprensa brasileira sobre a tragedia que vitimou toda a equipa do Chapecoense, na Colombia, quando o aviao que transportava a equipa brasileira rumo a Medellín se despenhou a menos de 20 quilometros do aeroporto. O membro da tripulacao garantia que, ao contrario do que foi dito antes, ninguem se apercebeu de que havia problemas com o aviao.

Erwin Tumiri negou ainda ter dado uma primeira entrevista aos meios de comunicacao da Bolivia e ter dito, inclusive, que sobreviveu porque "cumpriu as regras de seguranca". "Isso e falso. Nunca falei antes. Isso de ter ficado na posicao fetal e tudo mentira".

Dados da Tragedia do Chapecoense:

. Data: 28 de Novembro de 2016.
. Local: Cerro Gordo, La Union, Antioquia, Colombia.
. Causa: Esgotamento de combustivel.
. Origem: Aeroporto Internacional Viru, Viru, Santa Cruz de la Sierra, Bolivia.
. Destino: Aeroporto Internacional Jose Maria Cordova, Rionegro, Colombia.
. Passageiros: 68.
. Tripulantes: 9.
. Mortos: 71.
. Feridos: 6.

Dois meses apos a tragedia a Chapecoense era uma equipa refeita por estar coberta de jogadores novos que se tentava  igualmente refazer da tragedia de 28 de Novembro de 2016 entrou novamente em campo para iniciar uma nova Era, trabalho arduo e dificil, jogadores novos, Equipa Tecnica nova e tudo o resto lamentavelmente por mais duro que fosse teria que ficar para tras. A vida continua.
 

 Na noite de 19 de dezembro de 2016, um camiao invadiu o Mercado de Natal ao lado da Igreja Memorial Imperador Guilherme na Breitscheidplatz, em Berlim, Alemanha. Doze pessoas foram mortas e outras 49 feridas. Uma das vitimas era o Motorista original do camiao, o poloco Łukasz Urban, que foi encontrado morto a tiros no assento do passageiro. Um suspeito foi preso e posteriormente libertado devido a falta de provas.

A Polícia e o Ministerio Publico da Alemanha estavam tratando o ataque como um acto de terrorismo. O grupo Estado Islamico do Iraque e do Levante entretanto reivindicou a responsabilidade pelo ataque, dizendo que o atacante respondeu aos apelos para atingir cidadaos dos Estados que lutam contra a organizacao jihadista. A veracidade da alegacao e desconhecida.

Em 19 de dezembro de 2016, às 20h02 (hora local), o Autor levou o camiao roubado atraves de um Mercado de Natal na Breitscheidplatz, na Cidade Ocidental de Berlim, matando onze pessoas e ferindo outras 49. O camiao veio da direccao de Hardenbergstraße, dirigiu 50-80 metros atraves do mercado e destruiu varias barracas, antes de voltar para Budapester Straße e parar perto da Igreja Memorial Imperador Guilherme. Antes de entrar no Mercado de Natal, o camiao tinha circulado pela Breitscheidplatz.

Varias testemunhas viram o Motorista sair do caminAo e fugir para o Tiergarten. Uma testemunha correu atras do mesmo.
 
A Polícia e Ministerio Publico da Alemanha estiveram a  investigar o incidente como um ataque terrorista. A Chanceler da Alemanha, Angela Dorothea Merkel (1954), disse: "Devemos assumir que este foi um ataque terrorista". O ministro alemão do Interior, Thomas de Maiziere, descreveu o incidente como um ataque brutal. O Departamento de Estado dos Estados Unidos havia advertido previamente sobre o perigo de ataques terroristas em Mercados de Natal na Europa depois que o grupo Estado Islamico do Iraque e do Levante tomou posse das cidades de Raqqa, na Siria, e Mosul, no Iraque. O Estado Islamico reivindicou a responsabilidade pelo ataque terrorista pouco depois da libertacao de um refugiado paquistanes que foi detido por engano. O suspeito paquistanes desapareceu misteriosamente pouco depois de ser libertado.

Na noite de 19 de dezembro, a policia prendeu um suspeito, que e suspeito de ter conduzido o camiao durante o ataque, perto da Coluna da Vitoria de Berlim. Ele despertou suspeita ao fugir da cena do ataque por medo de ser considerado suspeito. O homem preso, conhecido apenas como "Naved B." pelo publico, negou o envolvimento e foi identificado mais tarde como um candidato ao direito de asilo de 23 anos de idade originário da cidade de Turbat, no Paquistao. O Comando de Implantacao Especial de Berlim invadiu o hangar em Tempelhof, que e usado como um campo de refugiados, onde o homem preso morava com seis outros em uma sala. Seu celular foi apreendido e analisado. As fontes da polícia sugeriram mais tarde que poderiam ter prendido "o homem errado" porque o indivíduo sob custodia nao carregava resíduos de tiros ou marcas que indicariam que esteve em uma luta. Alem disso, os testes forenses nao conseguiram provar que o suspeito estava dentro da cabine do camiao. A polícia, portanto, acreditava que o terrorista ainda possa estar em liberdade.

O Procurador-Geral da Alemanha, Peter Frank, disse: "Temos que nos acostumar com a ideia de que o homem apreendido pode nao ser o perpetrador ou pertencer ao grupo de perpetradores". O homem foi libertado na noite de 20 de dezembro devido a falta de provas.

 
Vitimas por nacionalidades:

. Alemanha: 7 mortos, sem dados de feridos.
. Italia: 1 mortos, 3 feridos.
. Polonia: 1 morto, o feridos.
. Republica Checa: 1 morto, 0 feridos.
. Ucrania: 1 morto, 0 feridos.
. Espanha: 0 mortos, 2 feridos.
. Reino Unido: 0 mortos, 2 feridos.
. Estados Unidos: 0 mortos, 2 feridos.
. Finlandia: 0 mortos, 1 ferido.
. Hungria: 0 mortos. 1 ferido.
. Franca: 0 mortos, 1 ferido.
. Libano: 0 mortos. 1 ferido.

Muitos lideres mundiais ofereceram condolencias a Alemanha e as vítimas do ataque.
Politicos nacionais e internacionais de Direita culparam a Chanceler Federal Angela Merkel e suas políticas de refugiados e "porta aberta aos migrantes". Em oposicao, varios comentadores politicos nacionais e internacionais elogiaram o que eles descreveram como reaccao sensata da administracao Merkel, e condenaram a reação da direita como perigosa.

Uma peticao publica para conceder a Łukasz Urban o Bundesverdienstkreuz havia ja recolhido cerca de 2.500 assinaturas na tarde de 22 de Dezembro.

Muculmanos e cristaos realizaram uma vigília em solidariedade as vitimas do ataque em Berlim.

Dados do Atentado em Berlim:

. Local: Berlim, Alemanha.
. Data: 19 de Dezembro de 2016, 20h:00min (UTC+1).
. Tipo de Ataque: Atropelamento colectivo.
. Arma(s): Camiao Semireboque Scania R 450.
. Mortes:12.
. Feridos: 50.
. Alvo(s): Civis.
. Responsavel(is): Estado Islamico (reivindicou).
. Suspeito(s): Anis Amri.
. Motivo: Desconhecido.
 
 
As imagens nao deixam de ser chocantes sobretudo ao ver-se a frieza do assassino e ao mesmo tempo pergunto-me, o que leva um homem a cometer um acto destes sabendo que dificilmente ira sobreviver?
 
O Embaixador russo na Turquia, Andrei Gennadyevich Karlov (1954-2016), foi friamente assassinado pelo que demostraram as imagens do acontecimento em 19 de Dezembro de 2016 quando estava numa galeria de arte em Ancara, confirmou o Ministerio dos Negocios Estrangeiros russo. O Atacante, um Policia a Civil que fez um discurso sobre a Guerra na Siria, em que falou de Alepo, e foi "neutralizado" - baleado por outros policias.
 
"Nao se esquecam da Siria! Nao se esquecam de Alepo!", gritou o Atirador, depois de ter baleado pelas costas o Embaixador. "Afastem-se. So a morte me vai tirar daqui. Os que tiverem algum papel nesta opressao vao morrer, um a um", gritou. Um video gravado por um dos presentes na galeria foi divulgado nas redes sociais.
 
O Presidente turco, Recep Taiyyp Erdogan(1954), falou ao telefone com o seu homologo russo, Vladimir Putin, sobre o ataque que matou o Embaixador Karlov, de 62 anos, cuja carreira diplomatica se estendeu por quatro decadas, incluindo colocacoes na Coreia do Sul e Coreia do Norte, diz o site da revista The Atlantic.
 
Em declaracoes separadas, Erdogan e Putin qualificaram este homicídio como "uma provocacao" com o objectivo de impedir a normalizacao das relacoes diplomaticas entre os dois paises, iniciada, após uma grave crise, iniciada depois de a Turquia ter abatido um caca russo enquanto sobrevoava a Siria, em Novembro de 2015.


O ataque ocorreu enquanto Karlov fazia um discurso na inauguracao de uma exposicao de fotografia na galeria, que estava proxima da Embaixada dos Estados Unidos. O Atacante disparou um tiro para o ar, baleou o Embaixador pelas costas e ainda feriu mais tres pessoas, de acordo com o canal NTV. Segundo a agEncia Tass russa, o Atirador seria um dos milhares de funcionarios publicos despedidos apos o golpe de Estado falhado de 15 de Julho na Turquia.

Moscovo disse que o homicidio do seu Embaixador em Ancara iria ser tratado como um caso de "terrorismo". O Conselho da Federacao Russa considerou este incidente como "uma grave falha do sistema de seguranca turco, adiantou a agencia noticiosa russa Interfax.

Os servicos de seguranca turcos dizem que o homem era um membro das forcas especiais da polícia, de 22 anos, que trabalhava em Ancara, mas nao se encontrava de servico no momento do atentado. Tera sido por ter mostrado um cartao de identificacao da polícia que lhe foi dado acesso a inauguracao, segundo os jornais locais. Os media turcos mostram imagens desse cartao, que o identifica como  Mevlut Mert Altıntas (1994-2016).


Um aviao militar russo com 92 pessoas a bordo caiu no Mar Negro. Destrocos do Tupolev Tu-154 foram encontrados no Mar Negro, bem como alguns corpos, de acordo com agencias de noticias locais que citam o Ministerio da Defesa.

Em cima da mesa estava a hipotese de um problema tecnico, mas as autoridades inicialmente nao descartam a possibilidade de ter havido uma explosao ou outra causa.

O aviao transportava 92 pessoas e dirigia-se para a Siria. Saiu as 05:40 (02:40 em Lisboa) de Adler, na zona balnear de Sochi, na Costa do Mar Negro, onde fez uma paragem tecnica, depois de sair de Moscovo. Realizava um voo de rotina para a base russa Hmeimim, na regiao Siria de Latakia, quando desapareceu dos radares, 2 minutos depois de descolar.
 
Segundo uma gravacao divulgada na comunicacao social russa, nao houve qualquer indicacao, por parte do piloto, de dificuldades.
 
 
"Fragmentos do aviao Tu-154 do Ministerio da Defesa russa foram encontrados a 1,5 quilometros da costa da cidade de Sochi, no Mar Negro, a uma profundidade entre 50 e 70 metros", indicou o ministerio.
 
O aviao transportava militares e 64 membros do Alexandrov Ensemble, o grupo musical oficial do exercito, que se deslocavam a Siria para participar nas celebracoes de Ano Novo na base. Segundo o ministerio, estavam ainda nove funcionarios de orgaos de comunicacao social a bordo.
 
Em Abril de 2010, um aviao do mesmo modelo, um Tu-154, despenhou-se em Smolensk, matando as 96 pessoas a bordo, incluindo o Presidente polaco Lech Aleksander Kaczyński (1949-2010).


O ano 2016 nao podia terminar sem uma noticia triste para os amantes e admiradores da musica Pop, Pop Rock, Musica Romantica e Baladas Romantica ou simplesmente das cancoes de  Georgios Kyriacos Panayiotou (1963-2016) mais conhecido como George Michael e a noticia da sua morte.

George Michael foi um Cantor, Musico, Produtor Musical britanico de origem cipriota e grega por parte do pai e que se mudou para Inglaterra em 1950 altura em que mudou o seu nome para Jack Michael mas seria com o nome que todos conhecemos que se haveria de tornar um fenomeno de vendas em todo o Mundo. Durante o periodo que esteve em actividade entre 1981 e 2016 vendeu em todo o mundo 100 milhoes de discos.

No dia 25 de Dezembro de 2016 os fans de George Michael nao receberam a pior prenda que poderiam esperar mas acabaram por receber a pior noticia, George morrera.


George Michael foi encontrado ja sem vida, em sua cama, por seu namorado Fadi Fawaz. Michael Lippman, representante e amigo de Michael, revelou que o cantor morreu em decorrencia de insuficiencia cardiaca.

Alguns dias depois, Fawaz comentou no Twitter que George Michael havia se matado, apos varias tentativas de suicidio. Posteriormente, Fawaz negou os tweets, alegando que as postagens foram feitas por hackers.
 
A vida e carreira de George Michael nao estiveram envolvidas apenas em sucesso e outras coisas positivas como tantas outras vedetas e estrelas tambem em escandalos insolitos a envolver sexo, drogas e ate discussoes em publico com Elton John (1947).
 
 
Foram cinco os momentos mais polemicos na vida do Cantor George Michael e antigo Vocalista dos Wham (1981-1986):
 
1 - Em 1998, George Micheal foi preso por atendado ao pudor ao tentar fazer sexo em um casa de banho publica masculina de Beverly Hills, em Los Angeles, com um policia a paisana. O escandalo levou o cantor a assumir a homossexualidade. E ainda foi condenado a prestar servicos comunitarios.
 
2 - Em 2006, Michael apareceu fumando um cigarro de maconha em um programa de Televisao britanico. A emissora ITV fazia uma entrevista com o cantor, que se apresentava em Madrid, quando ele acendeu o cigarro na frente das cameras.
 
3 - De volta as casas de banho publicas, so que desta vez em Londres, Michael recebeu uma advertencia da polcia em 2008 por porte de drogas como cocaina e crack.
 
4 - Elton John, que cantou "Don't Let the Sun Go Down on Me" ao lado de Michael em 1985, tambem esteve envolvido em polemicas. Ele demostrava preocupacao com o crescente abuso de drogas do amigo, mas George Michael bateu boca com Elton John.

"Elton John nao vai ficar feliz ate eu bater em sua porta no meio da noite dizendo 'por favor, por favor, me ajude, Elton. Leve-me para a reabilitacao'. E isso nao vai acontecer", disse Michael em 2009. Actualmente, os dois cantores ja se haviam entendido.
 
5 - Em 2010, George Michael foi detido depois de bater com o carro numa loja no Norte da Inglaterra. O Cantor ficou preso por quatro meses, ja que admitiu estar dirigindo sob o efeito de drogas e estar portanto maconha.


Nem tudo no entanto seriam escandalos e polemicas na vida de George Michael. O mesmo ficou conhecido apos a sua morte por ter feito doacoes de milhoes de libras de forma anonima para ajudar obras de caridade e pessoas com dificuldades.

A imagem de um bom samaritano, ligado a caridade, foi confirmada por algumas entidades e figuras importantes que presenciaram os seus actos de benevolencia.
 
Consta que George Michael chegara a ajudar pessoas praticamente desconhecidas que encontrava no cafe e em outros locais publicos, que doava todo o dinheiro da venda de direitos de autor das suas musicas e que chegava mesmo a trabalhar como voluntario em lojas e centros de caridade, afinal nao foram so escandalos na vida de George Michael.


Caro(a) leitor(a) desejo desde ja um optimo Ano 2017 para todos com muita felicidade, amor, saude e dinheiro.

Peco desculpa pela demora da publicacao da cronica mas esta e aquela que me da mais trabalho de pesquisa. O mesmo atraso tambem se deve ao facto de ter tido bastante trabalho profissionalmente e tambem ter estado com uma forte gripe e constipacao que me atirou para uns dias em que nao tinha vontade de fazer nada, o clima britanico no Inverno provoca coisas destas :) e as coisas chegaram ao ponto de os meus colegas de trabalhos por brincadeira me chamarem de "Mister cough, cough (Senhor tosse, tosse).

Sei que poderao faltar aqui muitos temas importantes que aconteceram ao longo do ano 2016 e que nao foram mencionados pelo que peco desculpa se sentir isso mesmo ao ler a mesma cronica.

Por agora so me resta mesmo despedir-me com um forte abraco para todos e fazer votos de brevemente nos voltar-mos a encontrar por aqui, ate la.

                                                                                                         Manuel Goncalves
 
 
 
 



                          




 




 
 
 
 
 












  


 

































































Sem comentários:

Enviar um comentário