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quinta-feira, 26 de abril de 2018

A Tragedia de Superga



Penso que nenhuma Seleccao Portuguesa de Futebol, Clube ou ate Jogador possa ter sido vitima de um acidente aereo como aconteceu recentemente no Brasil com o a Tragedia do Voo 2933 (2016) envolvendo a equipa da Associacao Chapecoense de Futebol (1973) ou embora mais distante na Historia, o Desastre Aereo de Munique (1958) a envolver a equipa inglesa do Manchester United Football Club (1878).

Este acidente e tragedia aerea a envolver equipas de futebol e bem mais antigo no entanto nao tanto conhecida como o Voo 2933 ou o Acidente de Munique, a Tragedia de Superga (1949) e envolveu a equipa italiana do Torino Football Club e despertou-me um interesse em particular porque o ponto de partida da mesma viagem foi Lisboa onde a equipa italiana tinha disputado um jogo amigavel com o meu grande Sport Lisboa e Benfica (1904) dai a curiosidade de pesquisar e escrever esta Cronica, da-me tambem um especial prazer trazer a publico materias e acontecimentos que ficaram na Historia mas nao chegaram a ser verdadeiramente reconhecidos ficando um pouco tapados por outros que acabaram por se tornar mais notorias.

Uma tragedia deste tipo acaba por destruir por vezes uma equipa de campeoes, uma equipa campea, acaba por vitimar mortalmente jogadores que pela sua juventude estao ainda a despertar como foi o caso do Acidente de Munique em que morreram alguns jogadores que podiam hoje estar entre os melhores no Reino Unido e serem considerados como os melhores do Mundo, uma tragedia deste tipo digo sem problema rouba uma vida precocemente e muda por vezes o rumo da Historia de algo, deixando por vezes ate algumas paginas da Historia por escrever.


A Tragedia de Superga foi um acidente aereo ocorrido a 4 de Maio de 1949 na cidade italiana de Turim apos embater na Basilica de Superga situada nos arredores da mesma cidade de Turim.

Apos um amistoso entre as seleccoes de Portugal e Italia (vitoria italiana por 4-1), realizado em 27 de Janeiro de 1949, o Capitao da Seleccao Portuguesa, Francisco "Xico" Ferreira (1919-1986), prestes a se aposentar, pediu para que os dirigentes benfiquenses marcassem um amistoso contra os Toros. Ferrucio Novo (1897-1974), o entao Presidente do Torino, apesar de inicialmente contrario a ideia, aceitou o convite, marcando o amistoso para o Dia 3 de Maio, para ser realizado na capital portuguesa. Chegada a partida, o Benfica venceu o Toro por 4-3 diante de um publico de 40 mil pessoas. No dia seguinte a partida, retornando a Italia, quando a aeronave ja sobrevoava Turim, o Piloto, Pierluigi Meroni, recebeu informacoes meteorologicas indicando denso nevoeiro, com visibilidade horizontal abaixo de 40 M. Com isso, as 16:59 Min, Meroni avisa a torre de controlo local que estava iniciando os procedimentos de aproximacao visual para realizar a aterragem. Durante a manobra de aproximacao, a aeronave desceu perigosamente, e, às 17:05 Min, chocou contra uma das torres da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos os tetracampeoes italianos a bordo.

Apos o acidente, como ainda restavam quatro partidas para o termino do campeonato, o Torino disputou-as com uma equipa formada pelos jogadores oriundos das categorias de base. Como forma de respeito, as quatro equipas (Genoa Cricket and Football Club (1893), vitória por 4 -0;Unione Sportiva Citta di Palermo (1900), vitoria por 3-0;Unione Calcio Sampdoria (1946), vitoria por 3-2; e Associazione Calcio Firenze Fiorentina (1926), vitoria por 2-0) fizeram o mesmo.


O Fiat G.212 era um dos mais recentes projectos da aeronautica italiana do Pos-Guerra. Tendo sido criado em uma versao alongada do Fiat G.12, esse trimotor seria inicialmente desenvolvido para uso de transporte militar. Com a necessidade de reconstruir o sector da aviacao civil do Pais, a FIAT adaptou o projecto e produziu a versao CP, com uma capacidade ja para 34 passageiros. O aviao que esteve envolvido na origem do acidente foi construido em 1947 e era a 5ª  aeronave a ser construida tendo recebido o prefixo I-ELCE, era portanto uma aeronave relativamente nova com ou cerca de dois anos de uso.

A aeronave Fiat G.212, prefixo I-ELCE, da Avio Linee Italiane (Alitalia – Societa Aerea Italiana S.p.A.) descolou as 09:52 Min do Aeroporto da Portela, em Lisboa, e fez escala para reabastecimento em Espanha na cidade de Barcelona as 13:15 Min, conforme previsto. A descolagem do Aeroporto de Barcelona ocorreu as 14:50 Min sem qualquer incidente. Ao aproximar-se do espaco aereo italiano no entanto, a tripulacao recebe uma informacao meteorologica indicando um denso nevoeiro, com visibilidade horizontal abaixo de 40 M. Com isso, as 16:59, o Comandante e Piloto da aeronave Pierluigi Meroni avisa a torre de controlo do Aeroporto de Turim que se encontra a iniciar os procedimentos habituais para comecar a fazer uma aproximacao visual para realizar entao a aterragem, como e normal para finalizar qualquer voo. Durante a monobra de aproximacao, porem, o aviao desceu perigosamente e as 17:05 horas, terminou o voo de forma tragica embatendo em cheio contra o muro posterior do terraplano da Basilica Superga situada nos arredores da cidade de Turim no topo da Colina de Superga, causando instantaneamente a morte de todos a bordo.

A tragedia abalou profundamente a Italia. Com cerca de 500 mil pessoas a acompanharem o cortejo funebre da equipa, realizado no Dia 6 de Maio de 1949. O Torino era a melhor equipa da epoca na Italia, Europa e Mundo, apelidado de Grande Torino, tendo conseguido ser quatro vezes campeao de forma consecutiva e caminhava para o quinto titulo e para o pentacampeonato. Apos a tragedia, a equipa do Torino decidiu ainda que obrigada a isso colocar os jogadores das camadas mais jovens a jogar para terminar as 4 jogadas que faltavam para por termo ao fim do campeonato e para tentarem serem pentacampeoes, era de facto a unica forma possivel de continuarem a disputar qualquer competicao ate formarem uma nova equipa de jogadores seniores, no que foi seguida pelas principais equipas italianas, em sinal de respeito os 4 adversarios restantes jogaram igualmente com as suas camadas jovens. No final do campeonato, uma pequena alegria que de forma alguma dava para fazer esquecer a tragedia, o Torino conquistou o seu 5.º titulo mas acredito que tenha sido o titulo festejado com menos alegria da Historia do clube italiano.

O acidente veio a acabar igualmente com a base da propria seleccao italiana, que disputaria o Campeonato do Mundo de Futebol de 1950 no Brasil, viajando de navio (por conta do temor de uma nova tragedia aerea). A Italia viria a ser eliminada na fase de grupos tendo jogado no Grupo 3 com a Suecia e perdendo por 3-2 e ganhando ao Paraguai por 2-0 foi insuficiente para seguir em frente visto que no grupo com tres seleccoes apenas passou a primeira, Suecia.

Apos a tragedia e formar uma nova equipa senior e principal, o Torino entraria em decadencia e so venceria o Campeonato Italiano em 1976 ou seja 27 anos depois.

                                                 
Dados da Tragedia de Superga:

. Data: 4 de Maio de 1949.
. Local: Basilica de Superga, Turim, Italia.
. Origem do Voo: Aeroporto da Portela, Lisboa, Portugal.
. Escala: Aeroporto de Barcelona, Barcelona, Espanha.
. Destino do Voo: Aeroporto de Turim-Aeritalia. Turim, Italia.
. Causa do Acidente: Baixa visibilidade/erro do piloto.
. Passageiros: 27.
. Tripulacao:4.
. Mortos: 31.
. Sobreviventes: 0.

Aeronave:

. Modelo: Fiat G.212.
. Operador: Avio Linee Italiane.
. Prefixo: I-ELCE.
. Primeiro Voo: 1947.


Vitimas da Tragedia de Superga:

Jogadores (18):

. Valerio Bacigalupo (1924-1949).
. Aldo Ballarin (1922-1949).
. Dino Ballarin (1925-1949).
. Emile Bongiorni (1921-1949).
. Eusebio Castigliano (1921-1949).
. Rubens Fadini (1927-1949).
. Guglielmo Gabetto (1916-1949).
. Revelli Ruggero Grava (1922-1949).
. Giuseppe Grezar (1918-1949).
. Ezio Loik (1919-1949).
. Virgilio Maroso (1925-1949).
. Danilo Martelli (1927-1949).
. Valentino Mazzola (1919-1949).
. Romeo Menti (1919-1949).
. Piero Operto (1926-1949).
. Franco Ossola (1921-1949).
. Mario Rigamonti (1922-1949).
. Julius Schubert  (conhecido tambem como Schubert Gyula) - (1922-1949).

Funcionarios (5):

. Arnaldo Agnisetta.
. Ippolito Civalleri (1882-1949).
. Erno Egri Erbstein (1898-1949).
. Leslie Lievesley (1911-1949).
. Ottavio Corina.

Jornalistas (3):

. Renato Casalbore (1891-1949).
. Luigi Cavallero (1907-1949).
. Renato Tosatti (1908-1949).

Tripulacao (4):

. Pierluigi Meroni.
. Antonio Pangrazi.
. Celestino D'Inca.
. Cesare Biancardi.

Outros (1):

. Andrea Bonaiuti.


Tempo de terminar mais uma Cronica e realmente para grande prazer da minha parte nao posso ficar e estar tres dias em casa e comeco logo a preparar algo de novo para este meu Blog que e uma das coisas mais valiosas e preciosas que tenho na vida.

Ao escrever mesmo sobre uma tragedia como esta que fez parar a Italia e ate o Mundo para se ver tao triste por vezes, inglorio e o presente que nao nos permite avancar no futuro e aqui foram justamente 31 vitimas mortais. O Mundo chorou a morte dos atletas, a tragedia de um clube que era um Campeao de classe na altura mas e preciso lembrar que esta tragedia fez tambem pais perderem filhos e filhos perderem pais, fez maridos perderem esposas e esposas perderem maridos, creio que essa foi uma parte da tragedia que ficou um pouco esquecida e ignorada. Esta tambem foi uma forma de homenagear algo que faz parte da Historia italiana visto a Italia nos ultimos tempos ter sido um dos paises que mais visualizacoes tem feito no Blog.

Caro(a) leitor(a) a frequencia nao tem sido a mesma como nos outros anos mas o interesse em continuar e o mesmo, estive doente em casa com 11 dias de atestado medico, tive no final de Janeiro a visita de uma amiga e nao podia deixar de estar a altura de um verdadeiro cavalheiro sobretudo quando alguem vem de Portugal ao Reino Unido com intuito de me conhecer pessoalmente, tenho que agradecer tambem a todos voces por estarem presentes sempre comigo ao ler e seguir o meu blog, ate a proxima, beijos e abracos.

                                                                                                          Manuel Goncalves
 






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