Página

segunda-feira, 13 de maio de 2019

O Cerco e Massacre de Waco (1993)



Foi deveras noticiado e marcante pessoalmente acompanhei o caso com os meus ainda 15 anos de idade. Era de facto um jovem mas perguntava-me a mim mesmo o que um grupo de loucos doentios podia provocar.

O que mais me impressionava no meio de tudo era o Lider da Seita Religiosa, Ramo Davidiano (1955) por vezes chegar-se a afirmar mais do que um Lider Religioso, Profeta o mesmo chegou a afirmar ser ele o proprio Cristo, proclamando em certas mensagens que ele era o "o Filho de Deus, o cordeiro que poderia abrir os Sete Selos. O que mais me deixava curioso e impressionado era, como e que ainda podia haver gente a acreditar em tal loucura e a seguir tal louco nao se importando mesmo de dar a vida por ele como veio a acontecer com alguns seguidores da Seita Religiosa da qual eu nunca havia ouvido falar ate entao, Ramo Davidiano.


Penso que o desfecho final neste caso e massacre nao podia ser diferente as autoridades tinham de agir ainda que de forma arriscada, era a unica saida possivel, foi tragico mas nao creio que a culpa tenha sido de quem procurou por um termo em tudo o que estava a acontecer. As autoridades foram muito criticadas sobretudo pela situacao envolver criancas que acabaram por perder a vida mas nao havia outra solucao, penso eu.


O Cerco de Waco (1993) foi um cerco e emboscada realizada pelo Governo dos Estados Unidos da America, que teve o seu inicio em 28 de Fevereiro de 1993, quando o The Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives (1972) tambem conhecido pela sigla ATF, tentou efectuar e cumprir com um mandado de busca na sede (denominada "Monte Carmelo" em funcao do lugar biblico) do Rano Davidiano, uma propriedade a 14 KM a Nordeste de Waco, no Estado do Texas, Estados Unidos. Um tiroteio resultou nas mortes de quatro agentes e seis seguidores de Vernon Wayne Howell (1959-1993) que viria legalmente a mudar de nome para David Koresh pelo qual ficou conhecido. Seguiu-se um cerco de 51 dias, que so viria a terminar em 19 de Abril, quando um incendio destruiu parte do rancho. Setenta e seis pessoas (24 com nacionalidade britanica) faleceram no incendio, assim como mais de 20 criancas, duas gravidas e o proprio Lider da Seita, Koresh.

Cronologia dos eventos de 28 de Fevereiro de 1993 (Inicio do Cerco):

. 05:00: 76 agentes se reunem em Fort Hood para se deslocarem  a Area do Complexo do Monte Carmelo.
. 09:45: Os agentes do ATF seguem em direccao ao complexo. Comeca o tiroteio.
. 09:48: O Davidiano Wayne Martin, um Advogado de Waco, liga para o 911.
. 11:30: Cessar-Fogo.
. 16:00: A primeira mensagem de Koresh e passada na Radio KRLD-AM em Dallas.
. 16:55: Michael Schroeder e morto ao retornar para o complexo.
. 17:00: O Porta-Voz da ATF, Ted Royster, diz que os tiros continuaram esporadicamente durante a tarde.
. 19:30: David Koresh e entrevistado pelo canal de televisao Cable News Network (1980) mais conhecido como CNN. O Federal Bureau of Investigation (1908) mais conhecido como FBI adverte a CNN para nao realizar mais entrevistas.
. 20:15: A Porta-Voz da ATF, Sharon Wheeler, declarou que as negociacoes continuam e que o tiroteio acabou.
. 22:00: Ate esse momento quatro criancas sairam do complexo.
. 22:05: Koresh fala por 20 minutos na Radio KRLD-AM, descrevendo suas crencas e dizendo que ele era o mais seriamente ferido dos davidianos.

Depois da investida de 28 de Fevereiro, morreram:

Agentes do Governo (4):

. Todd McKeehan.
. Conway LeBleu.
. Robert Williams.
. Steve Willis.

Membros da Seita Religiosa Ramo Davidiano (6):

. Jaydean Wendel.
. Winston Blake.
. Peter Gent.
. Michael Schroeder.
. Peter Hipsman.
. Perry Jones.


Os agentes estabeleceram contacto com Koresh e outros dentro do complexo apos a retirada. O FBI assumiu os comando das operacoes logo apos as mortes dos agentes federais. De inicio, os davidianos mantiveram contacto telefonico com a imprensa local e o proprio Koresh dava entrevistas pelo telefone, ate ao momento em que o FBI optou por cortar as ligacoes e contactos dos davidianos com o Mundo. Pelos 51 dias subsequentes, a comunicacao dos davidianos com o Mundo deu-se apenas com o grupo de 25 negociadores do FBI. O ultimo relatorio do Departamento de Justica declarou que os negociadores criticaram os seus comandantes tacticos e superiores por terem cortado as negociacoes.

Nos primeiros dias, o FBI acreditou que poderia terminar com o cerco, permitindo em troca que Davis Koresh fizesse uma declaracao em rede nacional. A transmissao foi feita, mas Koresh disse aos negociadores que Deus teria dito a ele que permanecesse no mesmo lugar e "esperasse". Apesar disso, logo depois os negociantes conseguiram facilitar a libertacao de 19 criancas, entre 5 meses e 12 anos, sem os pais. Essas criancas foram libertadas em duplas (nao muito correcto pelo menos so poderiam ser 9 duplas que faria 18 e um sozinho, ver que duplo e par e 19 e um numero impar), isso foi considerado uma alusao a Arca de Noe, por Koresh enquanto 98 pessoas permaneceram no rancho e no interior do seu edificio. As criancas foram entao interrogadas pelo FBI e pela Policia local, algumas por varias horas.

Alegadamente, as criancas declararam terem sido abusadas fisica e sexualmente desde muito antes. Apesar de as alegacoes de abuso infantil nunca terem sido confirmadas, esta foi a razao paresentada pelo FBI, ao entao Presidente dos Estados Unidos, William Jefferson "Bill" Clinton (1946) e a entao Procuradora-Geral, Janet Wood Reno (1938-2016), como justificativa para o lancamento de gas lacrimogeneo no interior do edificio do rancho, de modo a forcar a saida dos davidianos.


Durante o periodo do cerco, o FBI mandou uma camera de video para os davidianos. Nas gravacoes feitas pelos seguidores de koresh, este apresentava seus filhos e suas "esposas" aos negociadores do FBI , incluindo varias menores que diziam ter filhos cujo a paternidade seria de Koresh (especula-se que Koresh teria sido o pai das 14 criancas que ficaram com ele no complexo). Varios davidianos fizeram declaracoes em video. No nono dia dos 51 dias do cerco os davidianos mandaram gravacoes para mostrarem ao FBI de que nao havia refens; de facto, todos pareciam estar ali por vontade propria. Essa gravacao tambem incluia uma mensagem de Koresh. As gravacoes tambem mostraram as 23 criancas que permaneciam no Rancho Apocalipse.

Enquanto o cerco prosseguia, Koresh procrastinava, alegando entao que poderia escrever mais documentos religiosos que ele dizia serem necessarios completar para somente entao se render. Ao mesmo tempo, duas faccoes se formaram dentro do FBI, uma delas que acreditava que a negociacao seria a solucao; a outra, acreditava que a unica solucao era utilizar-se a forca. Os meios para encerrar o cerco foram se tornando cada vez mais agressivos. Apesar do aumento da agressividade por parte das autoridades, Koresh preferiu optar por ordenar que um grupo de 11 seguidores partisse, sendo logo detidas e usadas como testemunhas.

A vontade das criancas em permanecerem com Koresh perturbou os negociadores, que nao estavam de todos preparados para lidar com uma situacao tao arriscada e com o zelo religioso dos davidianos. No entanto, como o cerco continuou, as criancas estavam cientes de que um primeiro grupo de criancas que tinha saido e abandonado o edificio com algumas mulheres foi imediatamente separado, e as mulheres presas.

Durante o cerco varios estudiosos que estudavam o Apocaliticismo em varios grupos religiosos tentaram persuadir o FBI de que as tacticas do cerco usadas pelos agentes apenas criariam entre os davidianos de que eles eram parte de um confronto do fim dos tempos com contornos biblicos com com significado cosmico. Isso aumentaria as chances de um resultado violento e altamente letal. Os estudiosos tambem apontaram que, para quem estava fora do ideal defendido pelos davidianos parecia extremo e absurdo, para os davidianos, seus ideais tinham um total significado e que eles morreriam por isso e defendendo os mesmos.

As discussoes de Koresh com a equipa de negociadores do FBI envolvida no cerco tornaram-se cada vez mais dificeis. Ele declarou que era a "Segunda vinda de Cristo" e que tinha sido comandado por seu Pai nos ceus para permanecer no complexo do "Rancho Apocalipse".


O FBI pensou que os davidianos pudessem cometer um suicidio colectivo, tal como acontecera em Jonestown, no Massacre de Jonestown (1978), onde mais de 900 pessoas se mataram a pedido de seu Lider Espiritual e Fundador da Seita Religiosa, Templo do Povo dos Discipulos de Cristo (1955), James Warren "Jim" Jones (1931-1978), ainda que Koresh negasse repetidamente tais planos quando questionado pelos negociadores. Em funcao dos davidianos estarem igualmente fortemente armados, o FBI usou armas de calibre .50 (12.7 mm) e ate veiculos blindados (CEVs). A investida final teve finalmente inicio em 19 de Abril. Tanques inseriram bombas de gas lacrimogeneo atraves de buracos, para que assim os davidianos saissem sem os feri-los. Nao se faria nenhum ataque armado a principio e alto-falantes seriam usados para dizer que nao haveria qualquer ataque com armas e que nao atirassem nos veiculos. Quando varios davidianos atiraram, apesar dos avisos e alertas, a resposta do FBI consistiu em aumentar a quantidade de gas.

Apos mais de seis horas sem que os davidianos saissem do edificio, buscando refugio numa casamata interna ou usando mascaras de gas. O FBI diz que abriu grandes buracos para permitir a fuga.

Por volta do Meio-Dia, tres focos de incendio irromperam quase que simultaneamente em partes diferentes do edificio. O Governo sustenta que isso foi feito de forma deliberada pelos davidianos. Os sobreviventes dizem que os focos comecaram em funcao da accao - acidental ou deliberada - dos veiculos blindados. Quando o fogo se espalhou, os davidianos foram impedidos de escapar, enquanto outros se recusaram a partir e acabaram por ficar encurralados. No total apenas nove pessoas deixaram o edificio durante o incendio.

Os davidianos restantes podem ter sido soterrados pelos destrocos, sufocados pelo fumo ou recebidos a tiros. Muitos dos asfixiados, morreram por causa do fumo ou pela inalacao do monoxido de carbono e outroas causas possiveis enquanto o fogo tomava conta do edificio e o destruia. Imagens foram transmitidas nacionalmente pela televisao. Ao todo, 75 pessoas morreram (50 adultos e 25 criancas com menos de 15 anos) e nove sobreviveram ao fogo.

Nada permaneceu como estava e era, pois o complexo inteiro foi desmanchado e limpo pela ATF logo duas semanas apos o fim do cerco. Apenas uma pequena capela, construida anos apos o cerco e tragedia de Waco, permanece no lugar. Apesar da quantidade significativa de videos, ha muitas discussoes sobre o lugar onde realmente se deu o cerco.


Cronologia dos Eventos - 19 de Abril de 1993 (Fim do Cerco):

. 05:50: Os agentes ligam para a sede dos davidianos para adverti-los de que iniciarao as actividades com tanques e dizer para que eles se protegessem. Os policias dizem que os davidianos que atenderam o telefone nada responderam, alem de atirarem o telefone e a linha para fora, na porta da frente.
. 05:55: O grupo do FBI responsavel pelas negociacoes coloca dois veiculos blindados de combate de engenharia (CEV) para os edificios. O CEV 1 vai para a esquerda dos edificios e o CEV 2 vai para a direita.
. 06:00: O equipamento de escuta do FBI colocado na parede do edificio grava a voz de um homem dentro do complexo dizendo: "Levantem-se todos, comecemos a orar", em seguida, "Pablo voce ja derramou aquilo" ... "Ahn" ... "Voce ja derramou?" ... "No corredor" ... "As coisas estas derramadas, certo?" O CEV 1 recebe ordens para pulverizar duas garrafas de gas lacrimogenio no canto esquedo do predio.
. 06:04: O veiculo blindado comeca a bombear gas lacrimogenio para dentro do Complexo de Monte Carmelo depois de fazer um buraco na parede da frente. Os agentes dizem que o buraco nao apenas permitia a insercao de gas, mas tambem oferecia igualmente a oportunidade de fuga. Um agente ve tiros partindo de dentro do edificio em direccao aos veiculos blindados.
. 06:10: O equipamento de escuta agora regista as frases: "Nao derrame tudo agora, talvez precisemos de mais depois" ... "Jogue o gas lacrimogeneo para fora". Ouve-se o Negociador do FBI, Byron Sage, dizer: "E a hora de as pessoas sairem". A escuta grava um homem dizendo "O que?" e depois, "sem chance".
. 06:12: A escuta grava os davidianos dizerem: "Eles vao matar a nos todos", e depois "Eles nao querem nos matar".
. 06:31: O edificio e inteiramente tomado pelo gas.
. 06: 47: O FBI arremessa dispositivos de gas lacrimogenio atraves das janelas para o interior do edificio.
. 07:23: A escuta grava um Davidiano dizer: "O combustivel tem de ir todo para comecar", entao um segundo homem diz: "Bem, ha duas latas aqui, se forem derramadas logo".
. 07:30: O CEV 1 invade o predio e insere mais gas lacrimogeneo. Os davidianos atiram no CEV 1.
. 07:48: As gravacoes registam o pedido de um Agente do FBI, que solicita permissao para disparar gas lacrimogenio de uso militar. Permissao obtida, sao disparadas duas capsulas.
. 07:58: O CEV 2 faz um buraco e depois mais outro e feito pelo CEV 1. Entao os veiculos se retiram.
. 08:08: O Agente a bordo do CEV reporta que a capsula militar ricocheteou na casamata e nao entrou.
. 08:24: A escuta do FBI se encerra.
. 09:00: Os davidianos expoem um cartaz no qual se pode ler: "Queremos o nosso telefone consertado".
. 09:13: O CEV 1 arromba com a porta da frente para despejar mais gas.
. 09:20: A Escuta do FBI regista uma reuniao iniciada as 07:30 entre varios homens nao identificados:
Um: "Eles tem duas latas de combustivel Coleman la?"
Um: "Vazias"
Um: "Tudo isso?"
Um: "Nada mais".
10:00: Um homem e visto agitando uma bandeira branca no lado Sudoeste do complexo. Ele e advertido atraves dos alto-falantes que para se render ele deve sair. Ele nao sai. Ao mesmo tempo um homem sai para recuperar o telefone e a linha telefonica.
11:30: Mais gas e atirado pela frente, fazendo-se mais outro buraco grande. O CEV 2 original apresenta dificuldades mecanicas.
. 11:43: Novamente se insere mais gas, com o veiculo blindado movendo-se para dentro do predio para atingir a casamata de concreto na qual os agentes do FBI creem que os davidianos estejam escondidos para evitar o gas.
. 11:45: A parede traseira do edificio do lado direito desmorona.
. 12:03: O veiculo blindado atinge um dos cantos do lado direito.
. 12:07: As primeiras chamas visiveis aparecem em duas manchas na frente do edificio. Os agentes dizem que os davidianos acenderam as chamas, alegando que viram um homem vestido de preto com as maos em concha e depois viram as chamas assim que ele levantou as maos.
. 12:09: Ruth Riddle sai com uma disquete de computador no seu casaco contendo o manuscrito de Koresh sobre os Sete Selos. o terceiro foco de incendio e detectado no primeiro pavimento.
. 12:10: As chamas espalham-se rapidamente por todo o edificio, alimentadas por fortes ventos. O edificio de incendeia muito rapidamente.
.12:12: E efectuada uma chamada telefonica para o Corpo de Bombeiros de Waco, que rapidamente envia dois camioes para a ocorrencia e tentar dominar o incendio. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros de Bellmead tambem enviam dois camioes.
. 12:22: Os camioes do Corpo de Bombeiros de Waco chegam ao local do incendio, seguidos pelos de Bellmead.
. 12:25: Ha uma grande explosao no lado esquerdo do edificio. Um objecto e arremassado para o ar, ricocheteia no cimo de um autocarro branco e cai no relvado.
. 12:30: Parte do telhado desmorona. Por volta desse horario ha varias outras explosoes e testemunhas afirmam terem ouvido o som de tiros, barulhos esses atribuidos pelo FBI ao facto de a municao estar pegando fogo.
. 12:43: O incendio esta longe de ficar extinto e mais camioes de bombeiros chegam ao Complexo do Monte Carmelo.
. 12:55: O incendio comeca a diminuir apos a chegada dos reforcos de bombeiros.
. 15:45: A situacao esta completamente dominada, David Koresh esta morto, declaram as autoridades.


O Atentado de Oklahoma City (1995) foi um atentado terrorista realizado em 19 de Abril de 1995 contra o complexo do edificio Edificio Federal Alfred P. Murrah pertencente ao Governo dos Estados Unidos no Centro de Oklahoma City, no Estado de Oklahoma. O mesmo ataque resultou em 168 mortes e mais de 800 feridos. Ate a realizacao dos ataques de 11 de Setembro em 2001, foi o acto mais letal de terrorismo em solo americano e continua ainda a ser o mais letal em terrorismo domestico na Historia dos Estados Unidos. Poucos dias apos o atentado, Timothy James McVeigh (1968-2001) e Terry Lynn Nichols (1955) estavam em regime de custodia por sua actuacao no atentado. As investigacoes concluiram e determinaram de que McVeigh e Nichols eram dois simpatizantes da milicia antigoverno e seus motivos para a realizacao do mesmo atentado domestico tinham em parte da accao do Governo dos Estados Unidos nos incidentes do Cerco de Waco e em Ruby Ridge (1992) entre 21 de Agosto e 30 de Agosto de 1992.

Eric David Harris (1981-1999), um dos estudantes responsaveis pelo Massacre de Columbine (1999) um massacre escolar realizado em 20 de Abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, no Estado do Colorado, Estados Unidos, escreveu que como ele e seu parceiro no atentado, Dylan Bennet Klebold (1981-1999) queriam "superar" os tragicos eventos como os Tumultos de 1992 em Los Angeles (1992), o Cerco de Waco e o Atentado de Oklahoma City.


Atraves desta cronica algo me leva a pensar no que faz uma boa lavagem cerebral. Eu pessoalmente fui seguidor e membro de uma Seita Religiosa mas comecei a abrir os olhos quando vi que alguns membros nao cumpriam com aquilo que falavam estar escrito na Biblia ou com aquilo que eram as leis da Igreja e tudo mais e depois via os membros a passarem necessidades para pagar o dizimo mas os lideres mundiais da mesma Seita Religiosa a deslocarem-se em avioes particulares e os templos com as paredes forradas a ouro.

Nao sou religioso penso que ja aqui o referi. Acredito em Deus e em Cristo. Acredito no que diz a Biblia mas acreditar nas religioes e um pouco diferente. Vejo a riqueza que impera no interior da Igreja Catolica e pergunto-me se nao foi Cristo que criticou isso.

O que aconteceu no Cerco de Waco na minha opniao foi aquilo que se esperava de uma Seita Religiosa rodeada de gente fanatica e com uma forte lavagem cerebral feita por Koresh o Lider Religioso que afirmava ser o novo filho de Deus. Penso tambem que os agentes do FBI tentaram e fizeram o seu melhor para evitar o pior e a tragedia que veio a acontecer mas era mesmo de todo impossivel quando os seguidores da seita se recusavam a renderem-se.

Caro(a) leitor(a) deixo por aqui esta cronica com a certeza de um encontro para breve por agora me despeco com votos de tudo de bom para cada um de voces, ate a proxima.

                                                                                                          Manuel Goncalves















Sem comentários:

Enviar um comentário