Página

domingo, 30 de junho de 2019

O Caso de Eliza Samudio (2010)

 

Ja o referi aqui diversas vezes que tenho uma enorme divida de gratidao para com o povo brasileiro em relacao as visualizacoes e leituras de posts no meu blog. O  Brasil e o segundo pais onde o mesmo tem mais visualizacoes e leituras no momento exactamente 47041 um pouco atras dos Estados Unidos com 69059 visualizacoes mas ja bem a frente de Portugal com 39976 visualizacoes.

Escrevi sobre varios assuntos referentes com o nosso pais irmao e pretendo continuar a faze-lo mesmo quando nao seja pela melhor das razoes porque escrever sobre ou acerca de algo menos positivo. Nao e sempre bom escrever acerca de uma tragedia ou crime que ganhou destaque internacional e mas gosto de trazer a publico assuntos que ja estao esquecidos ou que algumas pessoas nao tem conhecimento e assuntos tambem que embora insolitos nao deixam de ser semelhantes a assuntos que se vao sucedendo diariamente.


Muito semelhante a tantos outros casos dos dias de hoje e conhecidos na actualidade o Caso de Eliza Samudio (2010) quase com 10 anos e hoje um caso ja esquecido e do qual muitos nao tiveram conhecimento.


O Caso Eliza Samudio e um caso de Policia e Justica referente aos acontecimentos que envolveram o desaparecimento, morte e assassinato da jovem Actriz e Modelo Eliza Silva Samudio (1985-2010). Durante o desenvolvimento das investigacoes, uma das testemunhas relatou aos investigadores que estavam a frente do caso de que a jovem teria sido morta por estrangulamento. Em seguida, o cadaver teria sido esquartejado e enterrado sob uma camada de betao. O caso rapidamente obteve repercussao nacional e internacional sobretudo por um dos envolvidos e acusados do crime ser quem era, Bruno Fernandes das Dores de Souza (1984) mais conhecido como "Goleiro Bruno" e que na altura do crime era Guarda-Redes do Clube de Regatas do Flamengo (1895) clube mais conhecido somente por Flamengo.

O julgamento estava marcado para acontecer mais de dois anos apos o crime em 19 de Novembro de 2012 com inicio pelas 9 horas, no Tribunal do Juri de Contagem, na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte, porem, foi desmembrado e adiado para 4 de Marco de 2013.

Eliza Silva Samudio nasceu em Foz de Iguacu no Dia 22 de Fevereiro de 1985 e foi brutalmente assassinada em Vespasiano. A data da morte ao certo e desconhecida e esta em processo de investigacao, e no entanto apontado que o mais provavel e que tenha sido em 10 de Julho de 2010.

Filha do Arquitecto Luiz Carlos Samudio e da Agricultora Sonia Fatima Silva Moura, seus pais viveram juntos em Foz de Iguacu por um ano. Frequentemente agredida pelo marido, Sonia Fatima, por questoes financeiras, deixou Eliza Samudio com o pai e nao pode ficar com a filha, que na epoca da separacao tinha somente seis meses. A partir dai, ela a mae via a filha por varias vezes. Passado algum tempo, Sonia acabou por ir viver para o Estado do Mato Grosso do Sul, onde se casou novamente e acabou por ter um filho. Com seu novo marido, explorava uma pequena propriedade agricola de producao de pimenta. Ao completar dez anos, Eliza foi morar com a mae, em Campo Grande, onde permaneceu somente durante um ano, voltando entao mais uma vez para casa do pai. Quando Eliza desapareceu, Sonia nao via a sua filha ja ha seis anos e se comunicava com ela apenas por telefone.

Desde os 13 anos Eliza sonhava sair da cidade para tornar-se Modelo no eixo Rio-Sao Paulo, o que viria mesmo a fazer logo depois de completar dezoito anos de idade, mudando-se para a capital paulista, nao conhecia ninguem e passava por dificuldades financeiras. Para se sustentar, comecou a trabalhar como Acompanhante, ate conseguir se tornar Modelo. O Advogado Jader Marques confirmou em uma entrevista de que Eliza, mesmo participando em desfiles e editoriais de moda, actuou igualmente em filmes pornograficos, de 2005 a 2009, alem de participar em ensaios sensuais para a produtora erotica Brasileirinhas (1996) com o nome artistico de Fernanda Farias.


Segundo testemunhas, Eliza e Bruno se conheciam desde 2008. Bruno, entretanto, afirmou que somente conheceu Eliza em Maio de 2009, num churrasco na Cidade do Rio de Janeiro, festa essa em que os jogadores de futebol haviam contratado o servico de acompanhantes para fazerem uma orgia. Logo Eliza e Bruno sentiram algo um pelo outro, e o que era para ser apenas uma noite juntos, se tornou e transformou em um caso fixo, e passaram a se encontrar frequentemente, e ela deixou a vida de servicos de acompanhante para ficar com Bruno, a pedido dele, mesmo com ele sendo ainda casado, onde ele prometia que se iria separar para assumir a relacao com a amante. Ja em Agosto, Eliza anunciou publicamente estar gravida, atribuindo a paternidade ao Atleta do Flamengo, que propos a ela que abortasse, mas ela se recusou a aceitar a ideia. Ele, entao, rompeu com o caso, e abandonou Eliza gravida. A partir de entao, o ex casal nao se viu mais. O bebe nasceu em 10 de Fevereiro de 2010 na Cidade de Sao Paulo, quando Eliza estava morando em casa de uma amiga desde a descoberta da gravidez. Ela comunicou a Bruno o nascimento da crianca, mas Bruno recusou-se a reconhecer a paternidade e a assumir a crianca como sendo sua, alegando que nao mantinha um comprimisso serio com ela, nao sabia se ela tinha outros homens enquanto estava com ele, e principalmente trazendo a tona o seu passado como Prostituta de luxo, a acusando de ela querer dar o golpe da barriga por ele ter dinheiro. Eliza avancou, entao, com uma accao judicial de reconhecimento de paternidade, depois de chegar a morar com o filho na capital fluminense, em hoteis pagos por Bruno. Ela passou a persegui-lo, exigindo que ele pagasse uma pensao para o filho. Ele a espancou, e ela o denunciou, o que veio a trazer complicacoes na carreira de Bruno, onde ele foi indicado. Bruno enfurecido com a ex-amante, prometeu vinganca. Em 4 de Junho de 2010 ela aceitou um convite de Bruno para ir ate Esmeraldas, em Minas Gerais, o que surpreendou os advogados da accao judicial que lhe estava colocada, uma vez que ate parecia disposto a negociar um acordo. No entanto a jovem Modelo desapareceu durante essa viagem a Minas Gerais.


Dados do Caso de Eliza Samudio:

. Vitima: Eliza Silva Samudio (25 anos de idade).
. Local do Crime: Esmeraldas (carcere privado da vitima), Minas Gerais, Brasil.
                                Vespassiano (suposta morte da vitima), Minas Gerais, Brasil.
. Reu(s): Bruno Fernandes das Dores de Souza.
                Luiz Henrique Romao (Macarrao).
               Marcos Aparecido dos Santos (Bola).
              Elenilson Vitor da Silva.
             Wemerson Marques de Souza (coxinha).
            Dayanne Rodrigues do Carmo de Souza.
           Fernanda Gomes de Castro.
. Local do Julgamento: Tribunal do Juri de Contagem.
. Advogado de Defesa: Lucio Adolfo.
. Promotor: Henry Wagner Vasconcelos de Castro.
. Juiza: Marixa Fabiane Lopes Rodrigues.
. Situacao e sentencas: Todos os suspeitos foram julgados em Juri popular. Luiz Henrique Romao (Macarrao) foi condenado a 15 anos de prisao pelo carcere e homicidio de Eliza e ocultacao de cadaver. Fernanda Gomes de Castro foi condenada a 5 anos de prisao pelo rapto e carcere privado de Eliza e Bruninho (filho de Eliza e Bruno). Bruno foi condenado a 22 anos de prisao e 3 meses em regime fechado. Dayanne Rodrigues foi absolvida das acusacoes. Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos de prisao.

A 1ª Vara de Familia da Barra da Tijuca; tambem decidiu que o clube do Flamengo deveria de pagar a pensao ao filho, e deveria depositar, todo o Dia 5 de cada mes,17,5% do valor recebido pelo Atleta, alem de eventuais verbas trabalhistas que o Atleta tivesse direito. O clube, por sua vez, disse que nao seria possivel, porque o contrato que tinham com Bruno havia sido suspenso e ele nao recebia mais salario por parte do clube. O Flamengo recorreu da decisao.


Em 13 de Outubro de 2009 apresentou queixa na Policia dizendo que, na vespera, teria sido mantida em carcere privado pelo Guarda-Redes e seus amigos "Russo" e "Macarrao", tendo ai sido obrigada a tomar substancias abortivas. Tambem os acusou a terem espancado. O Instituto de Medicina Legal do Rio de Janeiro e a Policia somente concluiriam os exames periciais que podiam provar que Eliza nao estava a mentir em Julho de 2010, quando o desaparecimento da Modelo e antiga amantes do ex-Atleta do Flamengo ja era tratado como sendo um homicidio.

Proibido pela Delegada de Policia Maria Aparecida Mallet, da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Jacarepagua, de se aproximar da Modelo por menos de 300 Metros, o Guarda-Redes acabou por fazer um comunicado e divulgar uma nota na qual negava a agressao:

"Nao e a primeira vez que ela inventa esse monte de mentiras para tentar me prejudicar. Da outra vez nao provou nada e nao vai provar novamente, porque inventou essa historia toda. Chegou ao ponto de, ontem, enviar email para algumas redaccoes de jornais do Rio dizendo que faltei ao treino do Flamengo porque estava com ela. Mas eu compareci tanto aos treinos da manha quanto da tarde, conforme todos os jornalistas presentes puderam confirmar.

Por isso tudo decidi que so me vou manifestar atraves do meu Advogado, que ira tomar todas as medidas cabiveis para impedir que ela continue tentando me prejudicar. Ela nao se conforma porque ja deixei claro que nao quero nenhum tipo de relacionamento com ela. Nao vou dar a essa moca os 15 minutos de fama que ela tanto deseja".

Em 2009, a Juiza Ana Paula Delduque Migueis Laviola de Freitas, responsavel por atender ao pedido de proteccao solicitado, negou-o, argumentando que Eliza nao tinha relacionamento intimo com o Guarda-Redes, e que a moca estava a "tentar punir o agressor" ("Bruno Fernandes")" sob pena de banalizar a finalidade da Lei Maria da Penha.

A Juiza entao encaminhou o caso para uma Vara Criminal. Em sua decisao, asseverou que a Lei Maria da Penha "tem como meta a proteccao da familia, seja ela proveniente de Uniao Estavel ou de Casamento, bem como objectiva, bem como objectiva a proteccao da mulher na relacao afectiva, e nao na relacao puramente de caracter eventual e sexual". Nao considerou a condicao de Eliza, que estava gravida ja de cinco meses.

Em comunicado divulgado em 2 de Julho, a Policia revela os encaminhamentos so entao dados ao exame toxicologico:

"O Departamento Geral de Policia Tecnico-cientifica da Policia Civil do Rio de Janeiro (DGPTC) informa que foi encontraddo um grupamento de substancias consideradas abortivas na urina de Eliza Samudio. Os peritos que analisaram o material colhido decidiram, dada a complexidade do caso, mandar o material para o laboratorio da UFRJ, com o qual a Policia Civil mantem convenio a fim de confirmar 100% a analise feita pelos mesmos, excluindo qualquer possibilidade de tal grupamento pertencer a outros compostos. Segundo os peritos, a tal mistura tambem pode ser encontrada inclusive no consumo simultaneo de bebidas alcoolicas com fumo. Segundo o DGPTC, o resultado final ficara pronto na proxima segunda-feira, Dia 5 de Julho".

Diante do desprezo e desconsideracao na investigacao das agressoes fisicas inicialmente sofridas pela Modelo, declarou Maria da Penha Maia Fernandes (1945) uma reconhecida Farmaceutica brasileira mais conhecida como Maria da Penha que ficou conhecida por ser Lider em varias causas dos direitos das mulheres: "O Estado tem que responder. Ele foi negligente com o pedido de socorro dessa mulher".


Ja em 26 de Junho de 2010, a Policia Civil do Estado de Minas Gerais (1808) conhecida com a sigla PCMG declarou que o Guarda-Redes Bruno Fernandes suspeito, por conta do desaparecimento da sua ex-Amante, a paranaense Eliza Samudio, que tentava provar na Justica que ele era pai do filho dela, na epoca com quatro meses de idade. Eliza afirmou em depoimento que vinha sendo ameacada pelo Guarda-Redes depois que contou que estava gravida em 2009, e que havia sido forcada a tomar remedios abortivos, foi raptada, espancada e teve uma arma apontada em sua cabeca, pelo proprio Bruno. O mesmo Bruno Fernandes foi casado com Dayanne Rodrigues do Carmo Souza e com ele teve duas filhas. Ela tambem viria a ser investigada e julgada mas porem foi absolvida.

Segundo relatos de Bruno, ele conheceu Eliza numa festa e manteve relacoes sexuais com ela numa orgia em casa de um outro Jogador do Flamengo. Bruno disse que o preservativo rompeu durante o acto sexual. O Guarda-Redes afirmou que festas desse tipo eram comuns entre os jogadores de Futebol.

De acordo com as investigacoes policiais, Eliza estava, antes de desaparecer, no sitio do Jogador em Esmeraldas, interior de Minas Gerais, a pedido dele, ja que ela havia passado a gravidez em Sao Paulo em casa de amigas e chegou a mrar em hoteis no Rio de Janeiro, pagos por Bruno. Ela ainda tinha esperanca de conseguir ter uma reconciliacao com o Guarda-Redes. Bruno disse que ela desapareceu do sitio porque quis, e que abandonou a crianca com um colega e amiga em comum do ex-casal. O menino foi encontrado em uma favela de Ribeirao das Neves e Dayanne a esposa do Atleta tornou-se suspeita de te-lo deixado la.

A mae de Eliza pediu a guarda da crianca, o que foi concedido pela Justica. O pai de Elizia lutou tambem na Justica pela guarda do neto e o reconhecimento de paternidade por parte de Bruno. A guarda foi revogada ao avo paterno pois descobriu-se que o pai de Elizia tinha violado sexualmente uma menina de dez anos no Parana , ha alguns anos atras, e tambem descobriu-se que ele permitia que homens abusassem de sua filha Elizia na infancia da menina, em troca de dinheiro.

Em 6 de Julho de 2010, um jovem de 17 anos, primo do Guarda-Redes, foi encontrado na residencia de Bruno na conhecida Barra da Tijuca, zona famosa do Oeste do Municipio do Rio de Janeiro, e afirmou ter sido ele a dar uma coronhada em Elizia, que desmaiada, teria sido levada para Minas Gerais, e ja esquartejada por traficantes a mando do Atleta foi dada a caes de raca Rottweiler, que teriam dilacerado seu corpo; os ossos da jovem Modelo teriam sido enterrados e acimentados em betao. Essa versao ainda nao foi confirmada pela Policia. Em 8 de Julho de 2010, o ex-Policia Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como "Nenem", "Paulista" ou "Bola", e acusado tambem de matar Eliza Samudio, e foi preso pela Policia Militar de Minas Gerais.

Dados Pessoais de Eliza Samudio:

. Nome: Eliza Silva Samudio.
. Nascimento: Foz do Iguacu, Parana, Brasil, 22 de Fevereiro de 1985.
. Falecimento: Vespasiano, Minas Gerais, Brasil, 10 de Junho de 2010 (suspostamente) - (25 anos).
. Ocupacao: Modelo e Actriz.
. Nacionalidade: Brasileira.


Mais de dois anos apos a descoberta do Caso Eliza Samudio, em 19 de Novembro de 2012, foi iniciado em Contagem, Minas Gerais, o julgamento de Bruno Fernandes das Dores de Souza, Luiz Henrique Romao, Marcos Aparecido dos Santos, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, Fernanda Gomes de Castro, Elenilson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza, acusados de diversos crimes. Marixa Fabiane Lopes Rodrigues foi a Juiza. O caso foi avaliado por um Juri Popular, composto por seis mulheres e um homem, sete escolhidos entre o total de 25 que haviam sido inicialmente chamados. A Promotoria e os advogados de cada Reu puderam recusar tres jurados. O Promotor do caso foi Henry Wagner Vasconcelos de Castro. Entre os advogados de defesa estavam, no primeiro dia de Julgamento: Rui Caldas Pimenta (Bruno Fernandes) e Francisco Simim (Bruno Fernandes e Dayanne Souza); Fernando Magalhaes, Zanone Oliveira Junior e Ercio Quaresma (Marcos dos Santos); Leonardo Diniz (Luiz Romao); Carla Cilene (Fernanda Castro); Frederico Franco (Elenilson da Silva); e Paulo Savio Cunha Guimaraes (Wemerson Souza).

Antes do inicio do Julgamento, a Juiza do caso estabeleceu que nenhum lugar na plateia seria oferecido a populares da Regiao de Contagem; e que a mesma seria unicamente destinada a parentes dos envolvidos no Caso Eliza Samudio, jornalistas e estudantes de Direito. O Julgamento tambem nao foi transmitido ao vivo.

Logo no primeiro dia do Julgamento, houve discordancia entre os advogados de defesa de Marcos Aparecido dos Santos e a Juiza. Eles questionaram alguns prazos de defesa estabelecidos pela mesma e acabaram por abandonar o Julgamento. O Reu recusou a indicacao de um Defensor Publico e acabou-se por desmembrar o Julgamento de Marcos dos Santos. Ercio Quaresma, um dos advogados de Marco dos Santos que nao trabalharia em um Julgamento onde "a Defesa e cerceada".

No segundo dia, Bruno pediu a destituicao de seus advogados de Defesa, Rui Pimenta e Francisco Simim. Marixa Fabiane Rodrigues afirmou que viu como "uma manobra para adiar o Julgamento", visto que o Guarda-Redes ja havia pedido a destituicao de Francisco Simim anteriormente, tendo negado o pedido. Apos o facto, o Julgamento prosseguiu com as testemunhas de acusacao.

No terceiro dia, a Juiza Marixa Fabiane Rodrigues decidiu adiar o Julgamento de Bruno para Marco de 2013. Segundo ela mesmo, o adiamento foi pedido pela Defesa do Atleta. O Juri continuou com os outros dois reus no processo: Luis Henrique Romao (Macarrao) e Fernanda Gomes de Castro (ex-namorada de Bruno).

 
Cronologia do Caso Eliza Samudio:

. 2008 ou inicio de 2009: Bruno, casado, conhece Eliza em um churrasco na Cidade do Rio de Janeiro. Os dois comecam praticamente de imediato um relacionamento extra-conjugal.

2009:

. 21 de Maio de 2009: Eliza engravida.
. 13 de Outubro de 2009: O conturbado relacionamento entre o Guarda-Redes do Flamengo, Bruno Fernandes e a Modelo Eliza Samudio torna-se publico, apos o Jornal Extra divulgar uma entrevista, gravada em Video, em que a jovem Modelo revela que havia sido ameacada de morte pelo Jogador do Flamengo. Gravida de cinco meses, Eliza registou queixa contra Bruno, na DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Jacarepagua, na Cidade do Rio de Janeiro, por tentativa de rapto, agressao fisica e ameaca. Bruno negou ter cometido qualquer delito. Apos o sucedido, a Policia pediu medidas protectoras que impediam o Atleta do Flamengo de se aproximar mais de 300 Metros de Eliza ou de alguem de sua familia. Bruno passou a ser investigado Criminalmente. Eliza entretanto foi para Sao Paulo e ficou na casa da mae de uma amiga.

2010:

. 10 de Fevereiro de 2010: Nasce o filho de Eliza. Bruno nao reconhece a paternidade. Segundo o Advogado Jader Marques, Advogado do pai de Eliza, ela avanca com um processo na Justica para que Bruno assuma a paternidade do filho e pagamento da pensao.
. 6 de Marco de 2010: Com o objectivo de apaziguar a situacao do amigo, Adriano Leite Ribeiro (1982), conhecido mais como Adriano ou Adriano Imperador, quando o atacante brigou com a sua ex-noiva a Modelo e Reporter brasileira Joana Machado Neves (1980) mais conhecida como Joana Machado, na Favela da Chatuba, Bruno surpreendeu os reporteres questionando: "Quem nunca saiu na mao com a mulher?".
. 4 de Junho de 2010: E o ultimo contacto feito pela familia segundo o Advogado Jader Marques. Amigas de Eliza contam que ela iria ate Minas Gerais para conversar com Bruno, a pedido do mesmo. A partir dai, ela nao entra em contacto com mais ninguem.
. 5 de Junho de 2010: Ultimo jogo oficial de Bruno com a camisa do Flamengo, Na ocasiao, o rubro-negro carioca perdeu por 2-1 com o Goias Esporte Clube (1943) pela Setima Jornada do Campeonato Brasileiro daquele ano.
. 9 de Junho de 2010: Eliza e supostamente assassinada por Marcos Aparecido dos Santos, o "Bola".
. 24 e 25 de junho de 2010: Pelo 181 (Numero de Denuncias), a Policia recebe demuncias de que Eliza teria sido agredida, morta, suas roupas haviam sido queimadas e o corpo ocultado em um sitio do Atleta Bruno Fernandes em Esmeraldas, Minas Gerais. Desde entao o sitio e vigiado.
. 25 de Junho de 2010: Dayane de Souza, entao mulher de Bruno Fernandes presta depoimento junto com dois funcionarios do sitio. Dayane e detida por subtracao de incapaz e depois e liberada.
. 26 de Junho de 2010: O filho de Eliza e Bruno e encontrado pela Policia na madrugada do Dia 26 de Junho de 2010 na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte.
. 27 de Junho de 2010: O pai de Eliza, Luiz Carlos Samudio, vai para Contagem, Minas Gerais(MG) buscar o neto que estava em um abrigo. Policiais militares e bombeiros tentaram entrar no sitio, mas nao conseguem, sao impedidos, pois nao conseguiram mandado judicial.
.28 de Junho de 2010: Luiz Carlos Samudio volta para Foz de Iguacu com o neto. A Policia consegue finalmente fazer buscas no sitio de Bruno em busca do corpo de Eliza. Foram somente encontradas algumas roupas de mulher, objectos de crianca alem de fraldas.
. 2 de Julho de 2010: Sonia Fatima Moura, a mae de Eliza pede a guarda do neto. Peritos especializados examinam o carro de Bruno, um Range Rover, que tinha sido apreendido em um Blitz (Operacao Policial de Busca e Apreensao) em Junho, porque os documentos estavam em situacao irregular. Segundo a Policia vestigios de sangue de Eliza foram encontrados no interior do veiculo pelos seus peritos.
. 5 de Julho de 2010: A Policia volta a receber uma nova denuncia, dizendo que o corpo da vitima havia sido atirado em uma lagoa em Ribeirao das Neves, Minas Gerais.
. 6 de Julho de 2010: Um adolescente de 17 anos, que foi detido no apartamento de Bruno, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, depoe na Delegacia de Homicidios da Barra da Tijuca. Ele afirma e confessa que participou no rapto da ex-Amante do Jogador, e deu coronhadas na vitima. Nas quatro paginas do inquerito em que relatam um crime atroz, Eliza teve os bracos amarrados com uma corda e foi estrangulada e foi estrangulada por Marcos Aparecido dos Santos, um ex-Policia, conhecido como "Bola". Ainda segundo o adolescente, ouvido pela Policia, apos ter estrangulado Eliza, "Bola" pediu para que todos deixassem o local. Depois, seguiu em direccao a um canil, carregando um saco que supostamente continha o cadaver esquartejado de Eliza. Ainda segundo o adolescente, a mao de Eliza foi atirada a caes de racao Rottweiler.
. 7 de Julho de 2010: A prisao preventiva de Bruno Fernandes e de mais sete pessoas foram expedidas pela Justica de Minas Gerais e o mandado de internacao do adolescente que prestou depoimento no dia 6 de Junho de 2010. A Justica do Rio de Janeiro tambem tinha ja expedido de Bruno e Luiz Henrique Romao, conhecido como "Macarrao" pelo rapto e carcere privado de Eliza Silva Samudio, em Outubro de 2009. Bruno e "Macarrao" se entregam a Policia do Rio de Janeiro. Depois de detidos, ambos foram levados para Polinter do Andarai. Antes das 14H:30 Min, os dois foram levados ao Complexo Penitenciario de Gericino, em Bangu. Segundo a Secretarioa de Estado de Administracao Penitenciaria (SEAP), Bruno e "Macarrao" ficaram na Penitenciaria Alfredo Trajan Bangu 2. A Policia mineira pediu a transferencia imediata dos dois para Minas Gerais. A 38ª Vara Criminal do Rio atendeu ao pedido e determinou na tarde de quinta-feira a transferencia do Guarda-Redes Bruno Fernandes e Luiz Henrique Romao, para Minas Gerais.
. 8 de Julho de 2010: A mae de Eliza consegue obter a guarda provisoria na Justica do neto de 4 meses. A crianca estava em casa do avo materno em Foz do Iguacu.
. 8 de Julho de 2010: Impedido de exercer suas funcoes no Flamengo por estar a disposicao da Justica, o Flamengo suspendeu o contrato com o ate entao seu Guarda-Redes Bruno Fernandes, no Dia 8 de Julho de 2010, um dia apos a sua detencao, Com isso, a partir de entao, o clube passou a nao pagar mais salarios ao seu antigo Atleta. A Olympikus, marca fornecedora de material desportivo do clube e patrocinadora do Jogador, tambem suspendeu o contrato de patrocinio de Bruno ate que o caso fosse concluido.
. 9 de Julho de 2010: Bruno e os outros suspeitos no desaparecimento de Eliza Samudio sao mantidos presos na Penitenciaria Nelson Hungria, em Contagem, Regiao Metropolitana de Belo Horizonte. Os presos sao mantidos em celas isoladas, de 6m² e sem comunicacao entre elas.
. 15 de Julho de 2010: O Flamengo decidiu, apos reuniao de uma comissao juridica, demitir Bruno com justa causa.
. 30 de Julho de 2010: O inquerito e entregue. Bruno Fernandes, "Macarrao", "Bola" e mais seis pessoas sao indiciadas.
. 29 de Outubro de 2010: O exame de DNA solicitado pelo Advogado Jose Arteiro Cavalcante Lima, representante da mae de Eliza, comprova que Bruno Ferandes e o pai do filho de Eliza Samudio.

2011:

. 13 de Abril de 2011: O pedido de Habeas Corpus de Bruno Fernandes e negado.
. 4 de Maio de 2011: O pedido de Habeas Corpus de Sergio Rosa Sales (primo de Bruno Fernandes) e negado.

2012:

. 21 de Junho de 2012: A mae de Eliza recebe uma carta anonima falando sobre o possivel local onde foram deixados os restos mortais da filha.
. 22 de Agosto de 2012: Sergio Rosa Sales, testemunha-chave do caso e primo de Bruno Fernandes, e encontrado morto no bairro de Minaslandia, em Belo Horizonte. Segundo a Policia, Sergio estava indo trabalhar quando foi perseguido por dois homens em uma motocicleta. Ele teria tentado se esconder em uma casa e acabou por ser morto, apos ser abatido com seis tiros.
. 19 de Novembro de 2012: Inicio do Julgamento dos reus.
. 21 de Novembro de 2012: O Julgamento do Guarda-Redes Bruno Fernandes foi desmembrado e adiado para Marco de 2013, segundo decisao da propria Juiza responsavel por julgar o caso. O adiamento foi concedido pela Juiza a pedido da Defesa de Bruno Fernandes.
. 24 de Novembro de 2012: Luiz Henrique Ferreira Romao, o "Macarrao" e condenado a 15 anos de cadeia, por Homicidio Qualificado e Fernanda Gomes de Castro, ex-Namorado do Atleta do Flamengo foi condenada a cinco anos de prisao, por participacao no crime.
. 31 de Dezembro de 2012: O viniculo de Bruno com o Flamengo foi encerrado oficialmente.

2013:

. 15 de Janeiro de 2013: A Juiza determina a expedicao da certidao de obito de Eliza Samudio. A decisao, da qual nao coube recurso, foi publicada no dia 15 de Janeiro de 2013 no Diario do Judiciario Electronico. No mandado, a causa da morte de Eliza foi declarada como tendo sido asfixia.
. 24 de Fevereiro de 2013: Jorge quebra o silencio e diz que "Macarrao" lhe ofereceu dinheiro em troca da morte da actual mulher de Bruno mas nao mandou matar Bruninho e que "Macarrao" foi o verdadeiro mandante do crime, ele tambem disse que nao conhecia o ex-Policia "Bola" como o Assassino que foi ele que matou Eliza Samudio.
. 4 de Marco de 2013: Inicio do novo Julgamento do Guarda-Redes Bruno Fernandes.
. 8 de Marco de 2013: Bruno foi condenado a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicidio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vitima, a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por rapto carcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultacao de cadaver. Dayanne foi absolvida.
. 27 de Abril de 2013: Marcos Aparecido dos Santos, o "Bola", assassino foi condenado a 22 anos de prisao pelo crime. A sentenca determinou uma pena de 19 anos de prisao em regime fechado pelo homicidio e mais 3 anos de prisao em regime aberto pelo crime de ocultacao de cadaver.

2014:

. 28 de Fevereiro de 2014: Mesmo estando detido em regime fechado na Penitenciaria Nelson Hungria, Bruno assinou contrato com o Montes Claros Futebol Clube (1992), clube que disputa a Segunda Divisao do Campeonato Mineiro (1994), valido ate 27 de Fevereiro de 2019, segundo o Boletim Informativo Diario da CBF.
. 23 de Julho de 2014: Pela primeira vez um dos envolvidos no caso "revelou" o local onde o corpo de Eliza teria sido ocultado. Durante as fases de investigacao policial e judicial, todos os suspeitos negaram saber onde "Bola" teria escondido o corpo. O primo de Bruno Fernandes, Jorge Rosa Sales, disse em entrevista a Radio Tupi, do Rio de Janeiro, que viu a ex-amante do Atleta ser enterrada apos ter sido morta pelo ex-Policial Civil, Marcos Aparecido dos Santos, o "Bola". Jorge, que na altura tinha 17 anos, afirmou que, inclusive, ajudou "Bola" e Luiz Henrique Ferreira Romao, o "Macarrao", a atirar terra em cima do cadaver de Eliza Samudio, enterrado, segundo ele, em um sitio proximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, situado na Cidade de Confins, na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte.
. 24 de Julho de 2014: A Policia realizou, sem sucesso, uma nova busca pelos restos mortais de Eliza Samudio. A tentativa para encontrar o corpo da jovem Modelo foi realizada em um terreno localizado na Rua Aranha, no Bairro Santa Clara, em Vespasiano (MG), na Regiao Metropolitana de Belo Horizonte, local onde Jorge Lisboa Rosa Sales, primo do Guarda-Redes Bruno Fernandes, disse ter visto Eliza. Um buraco com 15 Metros de Largura por 10 Metros de Comprimento e 3 Metros de Profundidade foi aberto, onde viriam a ser encontrados somente restos de lixos sem qualquer tipo de relacao com o crime. Devido ao  fracasso da busca, o primo de Bruno sugeriu que outros envolvidos no crime poderiam ter decidido tirar o corpo do local com base na premissa de que acabaria por entregar a importante informacao a Policia.
. 4 de Novembro de 2014: A Justica negou a permissao para que Bruno pudesse jogar pelo Montes Claro Futebol Clube. Segundo o Juiz, as actividades de um Atleta profissional sao de todo incompativeis com a legislacao para trabalho externo.

2016:

. 20 de Junho de 2016: Bruno se casou com a Dentista carioca Ingrid Calheiros, com quem havia iniciado um relacionamento amoroso durante o processo sobre o caso, em uma cerimonia realizada dentro da Associacao de Proteccao e Assistencia ao Condenado (APAC) de Santa Luzia.
. 4 de Julho de 2016: A Policia Civil do Piaui obteve o depoimento de Rodrigo Fernandes das Dores de Souza, irmao de Bruno, em que ele indica o local onde estariam os restos mortais de Eliza Samudio. Ao ser interrogado pelo Delegado, ele teria indicado que os restos mortais da ex-amante do irmao estariam em uma cidade do interior de Minas Gerais.

2017:

. 10 de Marco de 2017: Bruno consegue um Habeas Corpus por uma limiar deferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurelio Mendes de Farias Mello (1946), que entendeu que o Jogador poderia aguardar em liberdade enquanto o caso nao era julgado em segunda instancia. O caso estava inicialmente entregue ao Ministro, Teori Albino Zavascki (1948-2017) e seria o mesmo que deveria avaliar o caso, porem Zavascki viria a morrer em um acidente aereo em Janeiro de 2017. Por se tratar de uma medida de caracter urgente (pedido de liberdade a alguem preso sem uma condenacao definitiva), a Presidente do STF, a Ministra, Carmen Lucia Antunes Rocha (1954), encaminhou o caso ao Ministro, Marco Aurelio Mello, que entendeu e determinou que Bruno podia ser solto.
. 14 de Marco de 2017: Foi neste dia que ocorreu a apresentacao oficial de Bruno Fernandes no Boa Esporte Clube- MG (1947), clube com o qual assinou contrato. Ele vestiu a camisa com patrocinadores que ja haviam deixado o clube (justamente por estarem em desacordo com a sua contratacao) e se negou a responder a algumas perguntas em sua apresentacao.
. 8 de Abril de 2017: Primeiro jogo oficial de Bruno do seu novo clube.
. 20 de Abril de 2017: O Tribunal de Justica de Minas Gerais (TJ-MG) manteve a absolvicao de Bruno pelo crime de corrupcao. A decisao tomada pelo TJ-MG mantem a sentenca da Juiza Marixa Rodrigues que absolveu, em 2011, os reus envolvidos (Bruno Fernandes; Luiz Henrique Romao; Marcos Aparecido dos Santos; Dayanne Souza; Wemerson de Souza; Fernanda de Castro; Elenilson Vitor da Silva e Sergio Rosa Sales) em referencia a participacao do primo de Bruno Fernandes, Jorge Luiz Rosa, na epoca com 17 anos, que confessou ter participado do rapto e carcere privado de Eliza Samudio.
. 20 de Abril de 2017: Tambem neste mesmo dia, o Procurador-Geral da Republica, Rodrigo Janot Monteiro de Barros (1956), solicitou ao Supremo Tribunal Federal a revogacao da decisao que havia liberado Bruno da prisao. Janot argumentou que o processo estava demorando para ser analisado na segunda instancia em razao de recursos apresentados pela propria defesa, que estariam postergando o julgamento.
. 25 de Abril de 2017: Bruno acaba por retornar a prisao, apos a decisao do STF, pela votacao de 3 a 1. Por maioria de votos, portanto, a primeira turma do STF decidiu referendar a liminar que havia sido concedida anteriormente pelo Ministro Marco Aurelio Mello no dia 21 de Fevereiro de 2017. Ao analisar o caso, Marco Aurelio considerou sobretudo o facto do Jogador possuir bons antecedentes, alem de destacar que o recurso apresentado pela Defesa ainda nao havia sido apreciado pela Quarta Camara Criminal do Tribunal de Justica de Minas Gerais. Os ministros Alexandre de Moraes (1968), Rosa Maria Pires Weber (1948) e Luiz Fux (1953) votaram a favor de mandar de volta Bruno Fernandes para a prisao, conforme havia sido pedido menos de uma semana antes pelo Procurador-Geral da Republica Rodrigo Janot.
. 3 de Agosto de 2017: A Justica viria a autorizar o Guarda-Redes a sair da cadeia durante o dia para dar aulas de Futebol em uma entidade, o que iria reduzir um pouco a sua pena.
. 27 de Setembro de 2017: Por 2 votos contra 1, o Tribunal diminuiu a pena de Bruno Fernandes. A condenacao pela morte de Eliza Samudio passou de 22 anos e 3 meses para 20 anos e 9 meses, porque o crime de ocultacao de cadaver havia sido prescrito.
. 27 de Setembro de 2017: Outro recurso julgado nesta data para alem reducao de pena de Bruno Fernandes foi o de Fernanda Gomes de Castro. Ela tambem era acusada pelo rapto e carcere privado de Eliza Samudio e tambem do filho Bruninho. A pena inicialmente de 5 anos foi diminuida para 3 anos e alterada para duas restritivas de Direito. A pena pelos crimes relacionados a Eliza tambem prescreveu, por isso a condenacao diminuiu.
. 25 de Outubro de 2017: Nova reviravolta no caso por parte da Justica. A reducao de pena e agora negada - o pedido de revisao da pena de mais de 20 anos de prisao, com o argumento de que tinha havido omissoes no acordao anterior, que era diminuir em 18 meses a sentenca, mas foi negado pelos desembargadores da 4ª Camara Criminal do Tribunal de Justica de Minas Gerais.


Caro (a) leitor (a) quase a terminar nao podia de deixar de dar a minha opniao pessoal do caso quanto mais nao fosse em genero de analise final.

Nao creio de forma alguma que tenha sido Luiz Henrique Romao o mandante do crime que tirou a vida a Eliza Samudio. Que interesse pessoal teria "Macarrao" em matar alguem que ate ao momento nada tinha a ver com ele. Creio sim, que o unico interessado na morte de Eliza Samudio e igualmente o unico mandante do crime tenha sido Bruno Fernandes. Quem Matou? Creio que possa mesmo ter sido Marcos Aparecido dos Santos mandado e pago por Bruno Fernandes claro, creio que possa ter sido o "Macarrao" sim a assassinar Eliza Samudio e que os restantes cumplices de uma forma ou de outra ajudaram os principais intervinientes do crime ou seja Bruno Fernandes, Luis Henrique Romao e Marcos Aparecido dos Santos e penso igualmente que todos eles ou quase todos sabem uma verdade que ocultaram ate os dias de hoje, onde estao os restos mortais de Eliza Samudio? Ao que parece nao foram somente dados aos caes que devoraram tudo, o que restou teve um outro destino, destino esse que continua nao no segredo dos deuses mas no segredo dos envolvidos no crime. Tambem creio que a morte, assassinato de Eliza Samudio tenha sido um lamentavel acidente, creio que a verdadeira intencao tenha sido apenas pregar um susto em Eliza mas alguem se excedeu.

Este crime demostra tambem ate onde podem ir certas pessoas e o que sao capazes de fazer. Eliza Samudio pode nao ter planeado a sua gravidez mas ao ver-se gravida viu que certamente era tendo aquela crianca que podia vir a ter uma boa vida sustentada por Bruno. Ja esse penso que fosse de que forma fosse tinha condicoes de criar o filho nao tinha necessidade de mandar matar Eliza so para nao ter que assumir a crianca ou algo parecido, o crime e o espelho da ganancia, covardia e malvadez nao o consigo definir com outras palavras.

Caro(a) leitor(a) fico-me por aqui desta vez com a promesa de voltar em breve, espero que tenham gostado de ler a Cronica da mesma forma que foi para mim um prazer escreve-la, ate a proxima, abracos a todos.

                                                                                                             Manuel Goncalves






Sem comentários:

Enviar um comentário