Página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Analise e Resumo do Ano 2017



Julgo que ja o confidenciei aqui no blog uma vez que a Cronica que me da mais prazer escrever e sem duvida aquela em que faco uma analise e resumo do ano que acabamos de deixar. Da-me mais prazer porque e uma das cronicas que todos os anos me obriga as mais diversas pesquisas, existem muitas cronicas que me levam a realizar imensas pesquisas mas estas cronicas da analise e resumo de cada ano e diferente porque sao diversos temas a serem abordados e referidos de modo que numa so Cronica pesquiso sobre diversos assuntos.

Sao por vezes assuntos banais e do cotidiano mas que apesar de tudo ganhara destaque na imprensa mesmo quando se trata de assuntos mais da sociedade como a violencia domestica do que de assuntos que realmente marcaram a diferenca e que desta vez fizeram de 2017 um ano diferente pelas mais diversas razoes e por terem tido tanto destaque merecem agora ser lembrados quanto aqueles assuntos de menor importancia aos quais faco agora referencia devo dizer que nem sempre e o melhor Actor a ganhar o Oscar por isso assuntos de menor importancia que mesmo nao sendo importantes tiveram grande destaque e relevo sobretudo pela Imprensa Nacional merecem eles tambem ser lembrados.

Comeco a achar que era um absurdo por exemplo fazer referencia todos os atentados terroristas, sao tantos que se torna repetitivo sendo assim faci referencia aos que foram mais importantes. Tambem nao posso estar a falar de todas as personalidades importantes que partiram em 2017 pelo que acabo apenas por escolher alguns, aqueles que julgo novamente serem os mais importantes e mesmo assim julgo que infelizmente nao foram poucos. Devo no entanto acrescentar que faco esta Cronica desde de 2013 e este ano julgo ter sido o mais calmo e pacifico.


O inicio do ano em Portugal perante a Imprensa Nacional comecou com destaque para um caso de violencia domestica, que passou por rapto e terminou com a intervencao da Policia Judiciaria (PJ) o caso passou-se no Alentejo mais exactamente em Grandola.

Anabela Lopes de 37 anos estava desaparecida juntamente com o ex-marido Paulo Roque acabaram por ser encontrados pela PJ quatro dias depois do desaparecimento mas a mesma apresentava sinais de maus tratos fisicos. Paulo Roque acabou por ser detido pela Policia judiciaria.

Anabela Lopes recebeu assistencia medica no local e já tera sido levada para o Hospital de Santiago do Cacem. Foi, entretanto, transferida de helicoptero para Lisboa onde chegou a estar em Estado de Coma ja no Hospital de Santa Maria em Lisboa.


O caso teve a intervencao da Policia Judiciaria quando tudo se preparava para terminar numa tragedia ainda maior ja que quando a PJ invadiu a casa e deteve o agressor e raptor o mesmo estava a tentar asfixiar a ex-companheira e vitima. O caso terminou com Anabela Lopes a ser transportada para o Hospital de Santiago do Cacem e depois para o Hospital de Santa Maria em Lisboa e com Paulo Roque e o seu filho apontado como cumplice a serem de imediato detidos e a serem presentes em Tribunal para interrogatorio.

O caso foi muito noticiado pela Imprensa Nacional na altura do sucedido assim como tema de conversa em cafes e outros lugares mesmo fora de Portugal como tive oportunidade de assistir aqui em Peterborough no cafe.


Ainda o ano mal tinha comecado, logo na primeira semana de Janeiro, e ja os Estados Unidos mais exactamente o Estado da Florida eram vitimas de um atentado quando um atirador abriu fogo em pleno Aeroporto de Fort Lauderdale, tendo o mesmo ficado com as operacoes suspensas. O atentado custou a vida a 5 pessoas e feriu outras 13.

O homem, identificado como Esteban Santiago Ruiz (1991), de 26 anos de idade, foi preso sem resistencia. Segundo o Senador Bill Nelson, Santiago estava com uma identidade militar no aeroporto. A Exercito do Alasca confirmou que ele serviu a organizacao, mas informou que o homem nao faz parte.

Cerca de 300 pessoas ficaram presas fora do Aeroporto esperando a Policia liberar a area. Embora o homem nao fosse apontado como pertencente a um grupo terrorista de imediato outros aeroportos reforcaram a seguranca.


O autor do atentado era passageiro de um voo vindo do Canada e tirou a arma usada no tiroteio da mala, que tinha sido despachada, quando chegou a zona de recolha de bagagens do Terminal 2.

A agencia de noticias Associated Press afirma que Bryan Santiago, irmao do atirador, revelou que ele ja havia recebido tratamento psicologico no Alaska, onde morava. Bryan disse que, embora tenha nascido em Nova Jersei, Esteban cresceu em Porto Rico, para onde foi aos dois anos. O jovem serviu na Guarda Nacional dos EUA e chegou a ser enviado para o Iraque, em 2010.

Dados do ATentado na Florida:

. Local: Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, Florida, Estados Unidos.
. Data: 6 de Janeiro de 20017, 12:55.
. Tipo de Ataque: Tiroteio em Massa.
. Arma(s): Pistola Semiautomatica Walther PPS 9 MM.
. Mortes: 5.
. Feridos: 13.
. Suspeito(s): Esteban Santiago Ruiz.

O porta-voz da Guarda Nacional de Porto Rico, Paul Dahlen, confirmou a AP que ele foi enviado para o Iraque em 2010 e passou um ano la. Uma porta-voz militar disse a AP que o suspeito foi desligado da Guarda Nacional do Alasca no ano passado por performance insatisfatoria.


Mario Alberto Nobre Lopes Soares (1924-2017) mais conhecido unicamente como Mario Soares morreu em 2017 mais exactamente em 7 de Janeiro.

Mario Soares foi um dos politicos de maior destaque em Portugal e o primeiro a exercer os dois cargos mais importantes. Soares foi o 105.º Primeiro-Ministro (1976-1978) e novamente o 112.º Primeiro-Ministro (1983-1985) e o 17.º Presidente da Republica de Portugal (1986-1996) apos governar por dois mandatos.

Mario Soares foi o que se podera chamar sempre de um "animal politico", quase imbativel nos debates em directo e sobretudo capacitado de fazer milagres eleitorais como foram as eleicoes de 1986.

Soares partiu para  a campanha eleitoral com as hipoteses de passar a uma segunda volta quase nulas, muito menos de ganhar as eleicoes as estatisticas menos optmistas davam-lhe qualquer coisa como 5,0% dos votos dos eleitores.

Diogo Pinto de Freitas do Amaral (1941) mais conhecido como Freitas do Amaral era apontado como grande vencedor, que ganharia a primeira volta tranquilamente mas a verdade seria outra, Freitas foi nitidamente infeliz sem conseguir uma maioria absoluta com 46,31% do votos do eleitorado que lhe davam cerca de 2.629.597 dos votos viu-se obrigado a ir a uma segunda volta quando na primeira volta esmagara aquele que iria ser o seu unico adversario na segunda volta. Mario Soares conseguira 25,43% da preferencia do eleitorado com cerca de 1.443.683 dos votos. Para Freitas as eleicoes estavam longe de ganhas porque era sabido que Soares iria contar com o apoio dos participantes da primeira volta que nao podiam ir a segunda volta e mais importante com o voto do eleitorado que votara nos mesmos a Freitas restava-lhe lutar contra todos e contar com os votos de eleitores que votando na segunda volta nao tinham votado na primeira fazendo parte da abstencao.

Foi no dia e noite de 16 de Fevereiro de 1986 que o "Milagre" eleitoral de Soares aconteceu contando com o apoio e os votos de Francisco de Almeida Salgado Zenha (1923-1993) com 20,88% dos votos qualquer coisa como 1.185.867 dos votos Mario Soares comecava a aproximar-se de forma perigosa de Freitas do Amaral mas talvez nao fosse ainda o suficiente os votos de Soares na primeira volta e os de Soares dava cerca de 2.629.550 os dois juntos tinham menos 47 votos que Freitas do Amaral e dava a Soares 46,31% dos votos o que tambem nao era suficiente visto precisar mais de 50% no entanto estava empatado ja com Freitas que conquistara 46,31% dos votos na primeira volta.

A vitoria de Mario Soares veio dos votos de Maria de Lourdes Ruivo da Silva de Matos Pintasilgo (1930-2004) que conquistara 7,38% dos votos na primeira volta com os tao desejados 418.961 votos a serem divididos entre Mario Soares e Freitas do Amaral. O primeiro levou a melhor conquistando 3.010.756 dos votos mais dos 50,01% necessarios ou seja 50,71% dos votos e Freitas naquelas eleicoes que lhe garantiam um vitoria sem problemas viu-se derrotado apesar da conquista de 2.872.064 dos votos e 48,37% do eleitorado a apostar em si. Perdeu por uma diferenca de 138.692 de votos e 2,34% do eleitorado. Foram as eleicoes mais desputadas e renhidas ate aos dias de hoje em Portugal.


Mario Soares viria ainda a tentar ser Presidente da Republica novamente mas os resultados ficariam muitos alem do esperado conquistando apenas 778.781 de votos que lhe davam cerca de 14,34% do eleitorado e nao o levariam sequer a uma segunda volta caso Anibal Antonio Cavaco Silva (1939) nao conseguisse vencer na primeira com 2 746 689 e obter 50,6% dos votos que foram suficientes para derrotar Manuel Alegre de Melo Duarte (1936) com 1 125 077  votos e 20,72%. Cavaco arrumou facilmente a questao tendo ganho umas eleicoes que tinha de ganhar naquele momento uma segunda volta levaria a acontecer o que acontecera com Freitas em 1986.

Desde da derrota nas eleicoes de 2006 que Mario Soares se afastara da vida politica e mostrara-se muito fragil e debilitado, quase senil desde da morte da sua esposa Maria de Jesus Simoes Barroso Soares (1925-2015) mais conhecida por Maria Barroso.

Mario Soares morreu aos 92 anos de idade no dia 7 de Janeiro de 2017 no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa onde se encontrava internado desde 13 de Dezembro de 2016.


Ines Pereira Henriques (1980) uma Atleta especialista em corridas de Marcha ribatejana quase desconhecida de alguns levou o nome de Portugal ao lugar mais alto do podio e fez entoar o Hino Nacional.

A Atleta, Ines Henriques, bateu a 15 de Janeiro de 2017 o Recorde Mundial dos 50 KM Marcha, ao cumprir a distancia em 04:08:25 segundos, em Porto de Mos, no primeiro ano que a distancia passou a fazer parte do programa oficial sector feminino.


Foi um ano de gloria para a Atleta visto que ainda em 2017, em 13 de Agosto, nos Mundiais de Atletismo em Londres, conquistou a Medalha de Ouro e bateu novamente de forma categorica o Recorde Mundial de 04:08:25 segundos esmagando o mesmo e fazendo agora 04:05:56 segundos. Embora aos 37 anos nunca tivesse sido uma Atleta de grandes conquistas e de destaque a mesma tornou-se agora uma Atleta verdadeiramente Campea muito possivelmente a custa de bastante experiencia acumulada ao longo da carreira.


Manuela Saraiva de Azevedo (1911-2017) era mais uma desconhecida das geracoes mais recentes um pouco por culpa dos seus 105 anos de idade e afastamento da vida publica, nao ficou no entanto esquecida na hora da sua morte ao contrario de muito

Manuela Saraiva de Azevedo foi a primeira mulher a exercer Jornalismo em Portugal e era ainda uma Escritora de renome na praca publica.

Manuela Saraiva de Azevedo sempre viveu ligada ao Jornalismo ja que seu pai era Correspondente do Jornal "O Seculo" trabalhou em diversos jornais conhecidos e entrevistou ao longo da sua carreira diversas personalidades famosas de renome internacional como Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955), Ernest Miller Hemingway (1899-1961), Maria Eva Duarte de Peron (1919-1952), Rudolf Khametovich Nureyev (1938-1993), Humberto Nicolau Tomas Joao Maria (1904-1983) mais conhecido como Humberto II da Italia, foi tambem o ultimo Rei italiano.


A Escritora e Jornalista viria a falecer tranquilamente no dia 10 de Fevereiro por volta do meio dia no conhecido Hospital de Sao Jose em Lisboa. Ao tomar conhecimento da pessoa e da carreira da mesma so me posso lembrar do malogrado tambem Jornalista portugues, Fernando Luis de Oliveira Pessa (1902-2002) que faleceu 14 dias depois de completar 100 anos e que apesar de se ter reformado aos 93 anos continuou sempre fazendo uma ou outra reportagem. Voltando a Manuela Saraiva de Azevedo escreveu tambem sobre os temas mais polemicos como a Eutanasia da qual era defensora.


O mes de Marco foi historico para a Cardiologia portuguesa visto ter-se dado pela primeira vez no Hospital de Santa Marta em Lisboa.

A proeza foi realizada a 3 de Marco e o coracao foi implantado com sucesso num doente ja idoso de 64 anos que sofria de insuficiencia cardiaca mas que nao podia receber um coracao transplantado devido aos danos que a medicacao causaria nos rins.

Numa conferencia de Imprensa o chefe da equipa de cardio-cirugioes explicou que a mesma intervencao foi a resposta clinica que se podia dar para ajudar e salvar o mesmo doente sujeito a intervencao pioneira em Portugal, que sofria de insuficiencia cardiaca, mas que nao respondia a medicacao.

Para as mesmas situacoes a solucao passa por um transplante de coracao artificial e a media de vida do paciente pode passar por 11 a 12 anos.


A mesma cirugia durou 3 horas e foi muito participada e, principalmente, assistida por outros profissionais curiosos que quiseram testemunhar a intervencao inedita em Portugal. Antes desta cirugia, a equipa liderada por Jose Fragata assistiu a varios implantes no estrangeiro e preparou a tecnica. “Isto nao e um passo de magica nem uma atitude aventureira de um conjunto de pessoas que decidiram implantar um coracao”, esclareceu o Medico.


Charles Edward Anderson Berry (1926-2017) ficou conhecido como Chuck Berry de nome e atingiu a fama gracas a enormes sucessos que criou e cantou morreu aos 90 anos um dos pioneiros do Rock and Roll e que criou temas imortais como "Johnny B. Goode"(1958) ou "Roll Over Beethoven" (1956).

O lendario Guitarrista Norte-Americano morreu em sua casa em  18 de Marco segundo anunciou o Departamento da Policia do Condado de St. Charles.

A Polícia de St Charles adiantou ter respondido a uma chamada de emergencia pelas 12:40 locais (17:40 em Lisboa). O obito de Chuck Berry foi declarado às 13:26 locais (18:26), depois de lhe terem sido aplicadas manobras de reanimacao. Uma Equipa de Emergencia Medica tera sido chamada a residencia Chuck Berry em Buckner Road, no Missouri, onde encontrou o Musico Norte-Americano ja sem vida.


Chuck Berry foi sempre visto como uma referencia para os maiores musicos da historia da musica tal como ele. Em 1984, foi distinguido com um Premio Grammy Carreira e dois anos depois, em 86, foi um dos primeiros artistas a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame. Com a sua morte o mundo da musica ficou mais pobre e o Rock and Roll para muitos perdeu aquele que era considerado o seu mentor e pai.


David Rockefeller (1915-2017) foi um Banqueiro Norte-Americano, e era igualmente o multi-milionario mais idoso do Mundo com uma fortuna acumulada em mais de 3,3 bilhoes de dolares.

Rockefeller teve que manter o imperio construido por geracoes familiares e nao foi propriamente um Milionario que comecou do nada e fez fortuna. Seu pai John Davison Rockefeller Jr. (1874-1960) e considerado por muitos como tendo sido o homem mais rico do mundo de todos os tempos e a riqueza da familia Rockefeller e conhecida mundialmente. A mesma familia tal como os Bush e os Kennedy sao apontados como sendo uma das familias dinasticas nos Estados Unidos.

Ja a bastante tempo que a saude do multi-milionario era fragil e um factores importantes para ter vivido ate aos 101 anos foi o facto de ao longo da vida Rockefeller se ter submitido a sete transplantes de coracao o ultimo em Setembro de 2016 veio no entanto a falecer em 20 de Marco de 2017 devido a insufiencia cardiaca.


Durante a vida David Rockefeller geriu e expandiu os negocios que ja vinham de familia que tinham passado para eles e irmaos e vinham ja do pai e do avo. Alem de Banqueiro, David, foi tambem um empresario ligado aos negocios do petroleo.

O nome Rockefeller pode ser mais conhecido no mundo dos negocios, das financas e economia mas nao deixa de estar ligado as artes devido aos milhoes que os Rockefeller tem gasto a apoiar varios eventos artisticos e a criar ate centros e museus de arte. David Rockefeller reuniu uma das coleccoes de artes mais ricas do planeta, onde reuniu obras do conhecido Pintor e Escultor espanhol Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) e igualmente do reconhecido e famoso Pintor frances Paul Cezanne (1839-1906) ou do Pintor e Escultor igualmente frances Henri-Emile-Benoit Matisse (1869-1954) entre tanto sucesso David Rockefeller tambem tambem foi alvo de criticas havendo quem o comparasse ao Diabo e apos a sua morte o Inferno estava em festa.


Uma tarde normal como tantas outras em Londres deixou-o de o ser quando no dia 22 de Marco de 2017 pelas 14:00 horas locais.

O ataque deu-se na Zona de Westminster uma zona calma e turistica de Londres e rapidamente foi assumido pelo Grupo Terrorista do Estado Islamico do Iraque e do Levante (EIIL) tambem conhecido como Estado Islamico do Iraque e da Síria (EIIS) ou simplesmente como Estado Islamico (EI)  frente ao Parlamento no Palacio de Westminster um veiculo de quatro rodas marca Hyundai foi contra a uma multidao de pessoas e um atacante apunhalou as pessoas tendo feito 6 vitimas mortais (4 civis, 1 Policia e 1 atacante) alem do ataque ter feito 49 feridos.

O mesmo Atentado Terrorista foi o primeiro desde o Atentado no Metro de Londres em 7 de Julho de 2005 uma tragedia bem maior com 56 mortos (incluindo os proprios 4 autores) e causado cerca de mais ou menos 700 feridos, o dia ficou conhecido como o dia que todos os britanicos ja esperavam.

Dados do Atentado de Westminster, Londres:

. Local: Londres, Inglaterra, Reino Unido.
. Data: 22 de Marco de 2017 (14:00 horas locais).
. Tipo de Ataque): Atentado Terrorista.
. Mortes 6 (4 civis, 1 Policia e 1 atacante).
. Feridos: 49 (algumas noticias apontam mais e outras menos).
. Alvo(s): Provavelmente a Primeira-Ministra, Theresa Mary May (1956).
. Responsaveis: Estado Islamico.
. Suspeito(s): Khalid Masood (1964-2017).
. Motivo: Extremismo Islamico (Suspeito).


Pouco depois do incidente, chegaram mais policias armados. Um helicoptero que era uma ambulancia aerea prestou servicos de socorro e os servicos de emergencia medica tentaram ressuscitar o atacante que tinha sido alvejado no peito. Apos o incidente, as actividades parlamentares foram suspensas e os deputados foram impedidos de sair do Parlamento no Palacio de Westminster como uma seria medida de preocupacao, e outros funcionarios do Parlamento foram aconselhados a permanecer em seus escritorios. Todos foram evacuados mais tarde para a Westminster Abbey. A Primeira-Ministra, Theresa May, foi evacuada foi evacuada para a 10 Downing Street, a sua residencia oficial enquanto chefe do governo.


Tamel, em Sao Verissimo, Concelho de Barcelos deixou de ser uma localidade pacata e desconhecida de muitos quando em 24 de Marco de 2017 um homem de 60 anos na posse de uma arma branca esfaqueia ate a morte quatro vitimas (3 mulheres e 1 homem). O Autor do crime apos confessar o mesmo foi transportado para as instalacoes da Policia Judiciaria (PJ) de Braga.

As vitimas mortais eram uma mulher de 37 anos que se encontrava gravida de sete meses, um casal (homem com 84 anos e a mulher com 80 anos) e uma mulher com 60 anos segundo adiantou o Comandante da GNR que tomou conta da ocorrencia.

                                                         
Segundo um familiar de uma das vitimas , relatou que o proprio agressor lhe pediu para chamar a GNR, o mesmo ja tinha um processo anterior em Tribunal por agressoes fisicas contra a propria sogra.

O Presidente da junta de Sao Verissimo, Joao Abreu, relatou no local que as quatro pessoas hoje mortas tinham recusado testemunhar a favor do suspeito num outro processo em que foi julgado por agressao a filha.

Segundo o Jornal de Noticias, o homem tinha jurado vingar-se dos vizinhos que recusaram ser suas testemunhas num processo de violencia domestica.
Pessoas proximas as vítimas e ao agressor garantiram na reportagem do Correio da Manha que o suspeito tinha uma pulseira electronica e estava sob vigilancia policial.
No local esta uma viatura de emergencia medica de Barcelos, Bombeiros de Barcelos e a unidade movel de intervencao psicológica de emergencia, para prestar apoio aos locais.
Em 3 de Abril de 2017, um ataque com objectivo explosivo ocorreu no Metro de Sao Petersburgo, na Russia. Inicialmente, catorze pessoas morreram algumas morreram mais tarde devido a gravidade dos ferimentos. O dispositivo explosivo estava dentro de uma pasta. O atentado podia ter sido ainda maior, podia ter sido muito mais tragico. Porem um segundo dispositivo explosivo prestes a explodir foi encontrado e desactivado num outro comboio e em outra estacao de metro.

A bomba explodiu em um comboio que atravessava o tunel entre duas estacoes do Metro de Sao Petersburgo. Logo apos os relatos sobre a explosao todas as outras estacoes de metro foram imediatamente fechadas.

A segunda bomca descoberta na Estacao de Ploschad Vosstania, tendo sido logo depois desmantelada. O dispositivo supostamente possuiria estilhacos no interior.

Um possivel suspeito foi visto atraves das cameras de vigilancia do metro, de acordo com indicacoes que nao foram confirmadas logo de inicio.

A Comissao de Investigacao sobre o Acidente afirmou que a decisao do Maquinista nao parar o comboio apos a explosao ocorrer ajudou a evitar um numero maior de vitimas.

Dados do Atentado do Metro de Sao Petersburgo:

. Local: Metro de Sao Petersburgo, entre as estacoes de Sennaia Ploshchad e Tekhnologitcheskii Institut, Sao Petersburgo, Russia.
. Data: 3 de Abril de 2017, 14:40 (Horario Verao Leste Europeu) UTC+3.
. Arma(s): Bomba com estilhacos.
. Mortes: 14.
. Feridos: 51.
. Alvo(s): Civis.
. Suspeito(s): Akbarzhon Jalilov (1995-2017).

                                               
O suspeito de ser o Autor do atentado foi identificado pelo Quirguistao e pelos servicos de inteligencia russos como sendo Akbarzhon Jalilov (as vezes, Akbarjon Djalilov), um Cidadao russo de origem ucraniana e de etnia Uzbeque de 22 anos. Ele proprio, foi uma das 14 vitimas mortais do atentado.


Apos um suposto ataque quimico na Siria os Estados Unidos bombardearam uma base aerea no mesmo pais apos atribuirem a autoria do mesmo a Presidente sirio e Ditador Bashar al-Assad (1965) e o Presidente Donald John Trump (1946) pediu as "nacoes civilizadas" uma accao para deter o massacre no pais.

Os principais aliados de Assad Moscovo e Teerao condenaram fortemente a primeira Operacao Militar dos Estados Unidos contra o regime sirio. A Russia pediu uma reuniao urgente do Conselho de Seguranca da Organizacao da Nacoes Unidas (ONU).

Durante a noite de 6 de Abril, navios americanos no Mediterraneo lancaram 59 misseis de Cruzeiro "Tomahawk" contra a Base Aerea de Al-Shayrat, regiao central da Siria, informou o proprio Pentagono.

A Imprensa Estatal e o exercito sirio chamaram o ataque de "agressao". Essa acabou tambem por ser a opniao de muitos aliados sirios.


A Russia principal aliada de Damasco, denunciou uma "agressao contra a um Estado soberano".

"Esta accao de Washington provoca um prejuizo consideravel as relacoes entre os Estados Unidos e a Russia, que ja se encontram em um estado lamentavel", afirmou o Porta-Voz do Kremlin, Dmitry Sergeyevich Peskov (1967).

Uma fonte do Governo Americano acusou o regime sirio de ter utilizado "um agente neurotoxico que tem as mesmas caracteristicas do Gas Sarin".

O regime sirio ja havia sido acusado de ter utilizado Gas Sarin em 21 de Agosto de 2013 no ataque a localidades que estavam a ser controladas por rebeldes na periferia de Damasco, que provocou pelo menos 1429, incluindo 426 criancas, de acordo com os Estados Unidos.


O caso e um daqueles casos unicos ate entao mas foi uma realidade. Na luta contra o terrorismo os Estados Unidos acabaram por lancar uma bomba que embora nao sendo nuclear e a mais destruitiva que existe.

As forcas militares Norte-americanas lancaram aquela que e conhecida como "a mae de todas as bombas" no Afeganistao, segundo fontes do proprio exercito.

Trata-se da MOAB ( GBU-43 Massive Ordnance Air Blast Bomb), uma bomba com cerca de 8,4 toneladas de explosivos guiada por GPS. Trata-se da bomba nao nuclear mais destrutiva que existe. Foi criada durante a guerra do Iraque.

 O alvo era um conjunto de tuneis usados pelos combatentes do autoproclamado Estado Islamico em Achin, na província afega de Nangarhar.

De acordo com as mesmas fontes, esta foi a primeira vez que uma MOAB foi usada num cenario de guerra, tendo sido usada apenas em testes controlados.


O dimetro da explosao provocada por esta bomba atinge os 1,4 quilometros e a destruicao na zona de impacto provocada pela onda de choque e capaz de alcancar uma distancia de 1,5 quilometros do epicentro.

O Governador do Distrito de Achin, baluarte do grupo radical Estado Islamico na Provincia de Nangarhar, disse que "pelo menos 94 combatentes do Daesh (acronimo em arabe de Estado Islamico) foram mortos" pela bomba lancada.


Escrevi aqui certa vez numa cronica de revisao do ano que depois de Portugal ter ganho titulos internacionais nas camadas mais jovens do Hoquei em Patins se adivinhava que iriamos ter uma geracao capaz de ser Campea Mundial ainda pode ser que venha a ser assim mas em 2017 Portugal perdeu uma oportunidade de vencer um dos mais conhecidos e valiosos torneios de Hoquei em Patins, o Torneio das nacoes, realizado em Montreux, Suica pelo que tambem e conhecido como Torneio de Montreux.

Apesar de ser tetra-campeao em titulo e de deter o recorde de vitorias em finais (18 titulos) mais dois que a Espanha que se encontra na segunda posicao e mais 15 que a Argentina que viria a ser o carrasco de Portugal no ano de 2017 em Montreux. Argentina essa que ocupa apenas o quinto lugar do Ranking de vencedores do Torneio da Taca das Nacoes que se realiza a cada dois anos.

Portugal perdeu o Torneio da Nacoes de Hoquei em Patins, em Montreux, apos perder para a seleccao Argentina outra grande potencia mundial do Hoquei em Patins (Portugal, Argentina, Espanha e Italia eis o grupo das quatro grandes potencias do Hoquei em Patins, para se encontrar um Campeao Mundial de Hoquei em Patins que nao uma destas potencias e preciso recuar-se ate o ano de 1939 e a autora da proeza foi a Inglaterra que vencera igualmente a edicao anterior de 1936 ou seja as duas primeiras edicoes de campeonatos mundiais de Hoquei em Patins. Portugal foi a primeira grande potencia a conquistar um Mundial 8 anos depois em 1947 na terceira edicao do mesmo mundial). Portugal perdeu na final em 2017 com a Argentina por 6-5, com um golo a ser apontado pelo argentino Reinaldo Javier García Mallea (1983) no ultimo minuto, curiosamente Reinaldo Garcia joga em Portugal e faz parte da equipa de Hoquei em Patins do Fc do Porto.


A seleccao lusa que era tetracampea em titutlo e soma 18 trofeus, perdeu a possibilidade de conquistar o "Penta" frente a seleccao argentina que estava de regresso apos uma ausencia que durava desde de 2011 e ja tinha vencido a prova em em 1989 e 1993.

Portugal perdeu mas nao se deu por vencido tao facilmente basta ver-se os numeros do resultado 6-5 e do ultimo golo e que ditou a vitoria Argentina ter sido realizado no ultimo minuto da partida. O jogo acabou ser muito equilibrado com um Hoquista bem conhecido de Portugal a ditar a derrota do mesmo Portugal.

Por Portugal, o entao benfiquista Joao Miguel Brazao Rodrigues (1990), foi entao o marcador de servico, ao apontar quatro dos cinco golos da seleccao lusitana. O outro golo foi marcado por Goncalo Bonnet Alves (1993), outro Jogador que faz parte do plantel dos "dragoes".

O podio do Torneio foi ocupado pela Espanha, apos garantir o terceiro lugar, tendo vencido a Franca por 5-3, com reviravolta nos ultimos 15 minutos, depois de se ter encontrado a perder por 2-3.


O mes de Maio de 2017 com a realizacao das aparicoes da Nossa Senhora de Fatima (2017) nao podia ter corrido da melhor maneira e com a realizacao da visita do Papa Francisco (2013) a Portugal a mesma visita ja havia sido confirmada desde a muito tempo e o Papa argentino  Jorge Mario Bergoglio (1936) marcou mesmo presenca em Portugal e em particular em Fatima no santuario entre 12 e 13 Maio.

Depois do italiano, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini (1897-1978) conhecido como Paulo VI (1963-1978) em 1967, do Papa polaco e talvez mais ligado a Fatima pelas suas tres visitas papais, Karol Jozef Wojtyła (1920-2005) conhecido como Joao Paulo II (1978-2005) em 1982, 1991 e em 2000 e por fim do Papa alemao,  Joseph Aloisius Ratzinger (1927) e sendo actualmente depois da sua renuncia Papa Emerito antes fora o Papa Bento XVI (2005-2013) em 2010 sete anos depois e mais por se tratar do centenario das ditas aparicoes foi a vez de Papa Francisco vir a Portugal e a Fatima. Um Papa vir a Portugal e nao ir a Fatima penso que e como ir a Roma e nao ver o Papa.


A visita do Papa Francisco nao foi somente importante por se tratar do centenario das aparicoes mas pelo mesmo ter santificado e canonizado os irmaos e videntes das aparicoes ja beatos desde 2000, Francisco de Jesus Marto (1908-1919) passando a ser conhecido por Sao Francisco Marto (2017) e de sua irma Jacinta de Jesus Marto (1910-1920) passando a ser conhecida por Santa Jacinta Marto (2017).

Nao importa se foi com Paulo VI, Joao Paulo II, Bento XVI ou mais recentemente com Francisco as visitas papais nunca deixam de atrair multidoes de fieis ou simples turistas nao so a Fatima mas a Portugal.

Foi apesar de tudo talvez a passagem mais rapida de um Papa por Portugal tendo sido marcada com uma visita com menos de 24 horas, a visita no entanto foi marcada pela emocao e como sempre pelo simbolismo de Fatima.

Por ocasiao da comemoracao do centenario das aparicoes de Fatima, Francisco apresentou-se em Portugal "como Peregrino", emocionando as centenas de milhares de fieis que o receberam no santuario.


Benfica campeao 2013-2014, Benfica campeao 2014-2015, Benfica campeao 2015-2016, Benfica campeao 2016-2017 e assim se fez um Tetracampeao que soma ja a nivel nacional 36 campeonatos nacionais (recordista), 26 tacas de Portugal (recordista), 7 tacas da liga (recordista), 7 supertacas Candido de Oliveira tendo sido mesmo a primeira equipa portuguesa a vencer os quatros trofeus do Campeonato Portugues na epoca 2013-2014. Ainda a nivel Nacional mas apenas Regional o Sport Lisboa e Benfica soma 10 campeonatos de Lisboa e 18 tacas de honra de Lisboa. Muita coisa para um clube que muitos dizem nao passar de um clube de bairro mas muitos dos que afirmam isso se esquecem que o seu clube de coracao tambem de Lisboa nao vence um Campeonato Nacional desde a epoca 2001-2002.

Muitos afirmam que o Benfica foi Tetracampeao pela primeira uma ideia que considero muito errante e ate completamente saloia e absurda. Para se ser Tetra nao se tem que ganhar quatro vezes seguida mas sim ganhar quatro vezes ainda que salteadas e entao com 36 campeonatos conquistados o Sport Lisboa e Benfica e 9 vezes Tetracampeao, de salientar sim que foi a primeira vez que o Benfica conquistou 4 campeonatos consequetivos, isso sim e uma realidade que faz muitos acreditarem que o "Glorioso" se tornou Tetracampeao pela primeira vez.


Tendo comecado rumo ao Tetra a 13 de Agosto de 2016 frente ao modesto Clube Desportivo de Tondela o Benfica entao ainda Tricampeao levou de vencida o Tondela por 0-2. Ja antes mas nao para o Campeonato Nacional o Benfica demostrara que vinha disposto a ganhar o titulo e a fazer algo inedito de ser campeao quatro vezes consequetivas ao vencer na final da Supertaca Candido de Oliveira a 7 de Agosto de 2016 o Sporting Clube de Braga por 3-0.

Em 34 jogos o Benfica conseguiu 25 vitorias, 7 empates e somou apenas duas derrotas, salientar que dois dos empates foram nos ultimos 5 jogos. O Benfica somou 82 pontos, marcou 72 golos e sofreu 18 (os golos sao so os do campeonato nao inclui outras competicoes) conseguiu mais 6 pontos que o Futebol Clube Porto e mais 1 golo marcado alem de menos um sofrido, Porto esse que terminou o campeonato no segundo lugar selando assim o final de uma eterna rivalidade onde o Benfica levaria mais uma vez a melhor e ja em 2017 no dia 13 de Maio somou mais um campeonato conquistado.


Se o Benfica foi Tetracampeao e somou o seu titulo 36 de Campeao Nacional passando do Futebol para a Musica ainda em Maio de 2017 nunca antes Portugal havia conquistado um Eurofestival da Cancao.

Apesar de ter participado com grandes nomes da Musica Ligeira Portuguesa, com cancoes que nos marcaram profundamente por geracoes e geracoes o melhor que Portugal havia conseguido tinha sido um sexto lugar embora participasse desde 1964 e onde desde dai so nao participou por 5 vezes (1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Foi portanto um regresso em grande.

Inicialmente a cancao representada por Portugal e intrepetada por Salvador Vilar Braamcamp Sobral (1989) que era ate entao quase que um ilustre desconhecido de muitos mas que conquistou Portugal com o seu "Amar Pelos Dois" (2017) conquistou depois a Europa. A cancao inicialmente embora tivesse uma letra encantadora e apaixonante para parecia ter melodia e ritmo para estar num Festival de Musica Ligeira.


No entanto Salvador Sobral um jovem de 27 anos que sofria de graves problemas cardiacos e o assumia publicamente na altura conseguiu demostrar o contrario na final. O inicio como sempre comecou com a passagem pelo Festival RTP da Cancao onde na sua semifinal Salvador Sobral viria a qualificar-se em segundo lugar e a conquistar a presenca na Final onde tal como na Semifinal Salvador perdera no sistema de votacao por Televoto mas ganhara na votacao do Juri e conquistou o primeiro lugar do Festival RTP da Cancao em 2017.

Portugal chegou ao Eurofestival da Cancao 2017 em Kiev na Ucrania e logo a sua cancao foi conquistando quase tudo e quase todos pela primeira vez conquistou o Primeiro Lugar na Semifinal com 370 pontos. Ja na Final as coisas correram ainda melhor e sendo apontada como a grande candidata a vitoria final "Amar Pelos Dois", Salvador Sobral e Portugal nao desiludiram e conseguiram a vitoria final ate entao inedita para a patria lusitana com 758 pontos muito a frente da Bulgaria com Beautiful Mess  que conquistou 615 pontos.

Salvador Sobral que partira para Kiev ja como conhecido de todos os portugueses continuava a ser um ilustre desconhecido na Europa apos a sua vitoria na Final do Eurofestival da Cancao conquistou a fama e todos falaram nele. A voz, a aparencia e o aspecto um pouco estranho, algumas formas do seu comportamento tudo serviu para os jornais pela Europa em particular e Mundo em geral falarem no Cantor portugues que foi recebido em Portugal como um Heroi Nacional logo no Aeroporto em Lisboa.


O Atentado de Manchester foi um ataque terrorista que aconteceu a 22 de Maio de 2017 em Manchester, Reino Unido. Uma dupla explosao ocorreu no Manchester Arena apos um concerto da Cantora Pop Norte-Americana Ariana Grande-Butera (1993), da autoria de um homem bomba causando pelo menos 23 mortos (Autor incluido) e 116 feridos.

Fortes medidas de seguranca e emergencia foram logo tomadas e por precaucao. A Estacao Manchester Victoria foi evacuada e fechada, e os servicos cancelados. A Cantora nao sofreu ferimentos e foi rapidamente noticiado nas redes sociais da internet que a mesma se encontrava bem, embora claro, em estado de choque. A Cantora usou depois a Rede Social Twitter para informar que se encontrava devastada com o ocorrido e veio depois a cancelar sete concertos da digressao mundial que estava a realizar.

Mais tarde o grupo terrorista Estado Islamico assumiu o mesmo atentado e se declarou responsavel pelo mesmo. O Autor do mesmo foi identificado como sendo Salman Ramadan Abedi (1995-2017), que ja era conhecido das autoridades. Salman era natural de Manchester, filho de imigrantes libios, nascido no seio de uma familia de "muculmanos devotos" mas sem lacos com movimentos extremistas. Aparentemente um dos motivos do atentado foi a participacao britanica na guerra contra o Estado Islamico no Medio Oriente.

Mensagens de condolencias e solidariedade foram expressas por lideres e representantes de governos de varios países, como Alemanha, Armenia, Australia, Azerbaijao, Belgica, Canada, China, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Finlandia, Franca, Grecia, Hungria, India, Irao, Israel, Japao, Malasia, Noruega, Palestina, Paises Baixos, Portugal, Quenia, Russia, Singapura e Suecia.


Dados do Atentado de Manchester:

. Local: Manchester Arena, Manchester, Reino Unido.
. Data: 22 de Maio de 2017, 22:35 (UTC+1).
. Tipo de Ataque: Ataque Suicida com explosivos.
. Mortes: 23 (incluindo o Autor do atentado).
. Feridos: 116.
. Responsavel(is): Estado Islamico.
. Suspeito(s): Salman Ramadan Abedi.


Mudando apenas somente do mes de Maio para Junho nao mudando o tema anterior que abordei o mesmo continua a ser atentados terroristas e nem mudando de Pais, continuando mesmo no Reino Unido, Inglaterra, mudando igualmente apenas de cidade e indo de Manchester para um palco ainda mais importante, nao fosse a capital, Londres. Sim Londres novamente, a cidade europeia mais massacrada pelos atentados terroristas em 2017, depois do ataque de Marco em Westminster.

O Ataque Terrorista de 3 de Junho de 2017 foi um conjunto de atentados terroristas que aconteceram na cidade de Londres. O ataque foi realizado pelo menos por tres homens (que se acredita eram terroristas islamicos), que atropelaram varios pedestres que circulavam na London Bridge e depois, apos sairem do veiculo, esfaquearam varias pessoas que se encontravam no famoso Borough Market e num restaurante na Stoney Road. Os autores do atentado acabaram por ser mortos pela Policia logo em seguida. Pelo menos 11 pessoas foram mortas no atentado (3 foram os autores do mesmo) e com 48 a ficarem feridas (21 em estado muito critico).

Por volta das 21:58 (UTC+1), uma carrinha branca que circulava pela London Bridge (Norte) subiu no passeio e comecou a atropelar varios pedestres que circulavam na mesma ponte. Apos a carrinha bater e parar os tres homens sairam do mesmo veiculo utilizando cintos explosivos falsos, e correram ate a Stoney Road, proximo ao Borough Market, onde esfaquearam quatro pessoas no Pub Borough Bistro. O ataque com as facas aconteceu logo apos os atropelamentos na ponte. Alguns dos fregueses dentro do pub tentaram se defender, jogando garrafas, cadeiras e outros objectos nos agressores.

Pessoas dentro e perto de outros restaurantes locais proximos tambem foram atacadas. Segundo testemunhas, um dos agressores, enquanto realizava os ataques, gritava "Isto e por Allah". Foi entao que Florin Morariu, um Padeiro romeno, atacou um dos terroristas com uma caixa e depois deu abrigo para cerca de 20 pessoas em sua loja.

Os tres agressores foram, apos os ataques, imediatamente mortos por policias londrinos, oito minutos depois da primeira ligacao de emergencia. Um total de 46 tiros foram disparados por oito agentes de seguranca


Oito pessoas inocentes foram mortas nos ataques, incluindo pelo menos um britanico, uma cidada canadense, tres franceses, dois australianos e um espanhol. Os tres terroristas foram mortos pela Polícia londrina perto do local do atentado. Cerca de 48 pessoas foram feridas nos ataques, incluindo um Cidadao neozelandas, quatro australianos, dois alemães e quatro franceses; dos feridos, pelo menos 21 estavam em estado critico.

Quatro policias foram feridos no atentado. Um membro da Policia de Transporte foi esfaqueado e sofreu ferimentos graves na cabeca, rosto e pescoco. Um policia de folga tentou derrubar um dos agressores e acabou ferido. Outros dois policias foram feridos levemente na cabeca e no braco.

Um civil foi acidentalmente baleado pela policia na cabeca, mas nao morreu e se recuperou.

Na manha de 4 de Junho, a policia comecou uma serie de buscas em apartamentos do Leste de Londres, onde os agressores viviam, prendendo doze pessoas; explosoes controladas foram feitas proximo do local. Entre os presos estavam cinco homens de idade entre 27 e 55, e seis mulheres entre 19 e 60, apreendidos em locais diferentes. Um dos presos foi posteriormente solto sem que qualquer acusacao fosse feita. Quatro propriedades foram revistadas, incluindo duas em Newham e outras duas em Barking (no Leste de Londres). Mais prisoes foram feitas no decorrer do dia 5. Muitos dos presos nas buscas políciais posteriores ao atentado foram soltos devido a falta de provas contra eles.

Dados do Atentado na London Bridge e arredores:

. Local: London Bridge, Borough Market, Londres, Reino Unido.
. Data: 3 de Junho de 2017, 21:58 (UTC+1).
. Tipo de Ataque: Atropelamento e esfaqueamento.
. Arma(s): Arma branca e Carrinha.
. Mortos: 11 (8 civis, 3 terroristas).
. Feridos: 48 (21 em estado critico).
. Responsavel(is): Estado Islamico.
. Suspeitos: Khuram Shazad Butt.
                     Rachid Redouane.
                    Youssef Zaghba.


Mudando de assunto ainda no mesmo mes e ate na mesma cidade, Londres, mudando apenas na noticia e no acontecimento, Junho de 2017 nao ficou conhecido em Londres apenas como o atentado na London Bridge mas igualmente pelo Incendio de Londres quando um arranha-ceus comecou a arder depois de um incendio comecar num dos edificios.

O Incendio na Grenfell Tower ocorreu em 14 de junho de 2017, num predio de 24 andares na Zona North Kensington, em Londres, na Inglaterra. O incendio provocou 79 vitimas mortais.

Desde o incendio, muitas pessoas tem criticado a gestao do edificio, considerada negligente, principalmente por se tratar de alojamento social, sendo que alertas sobre o perigo de incendios foram ignorados durante anos.

Especialistas questionaram o revestimento do edificio, colocado em 2015, pois continha polietileno, o que poderia explicar a rapidez com que se propagou o fogo. Segundo o jornal Times, a utilizacao daquele tipo de revestimento é proibida nos Estados Unidos para os edificios com mais de 12 metros de altura.

Num acto de preocupacao o Estado Portugues pediu de imediatamente ao Consulado em Londres para tratar de saber se havia vitimas portuguesas no mesmo incendio e quase que surgira o pior cenario e a pior das noticias. Nao era uma vitima mortal mas havia de facto vitimas portuguesas no mesmo incendio.

Uma mulher portuguesa que vivia no decimo quarto andar da torre, foi retirada do edificio e levada para o hospital. Foi declarada como estando em estado grave, estava tambem na altura gravida de sete meses. Essa mulher era apenas uma das vitimas portuguesas do incendio que matou 79 pessoas.

As duas meninas portuguesas na altura internadas na sequencia do incendio, com idades de 10 e 12 anos, nao se encontravam em perigo, embora durante algumas horas se encontrassem sob observacao medica, disse fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Os pais da crianca, um casal em que ambos com 38 anos, foram hospitalizados, mas os ferimentos eram mais ligeiros.

Foram dez os portugueses afectados pelo incendio, residentes em tres apartamentos do predio de 24 andares que ficou destruído pelas chamas. Chegou a falar-se de um quarto apartamento habitado por portugueses no predio, mas nao se confirmou.


O fogo deflagrou de madrugada num edifício de 24 andares e 120 apartamentos em Kensington. Os bombeiros falaram da existencia de "vários mortos". As autoridades  confirmaram inicialmente a existencia de 12 mortos, mas acrescentaram desde o inico que o numero de vitimas mortais "podia aumentar". O servico de ambulancias de Londres dizia que foram hospitalizados 79 feridos, 18 dos quais estvam em estado critico.

O fogo provocou um cenário dantesco. Moradores em panico, dezenas de pessoas presas dentro de um predio de 24 andares, outros a improvisar cordas com lencois atados para escapar as chamas. Relatos descrevem situacoes dramticas, com vizinhos dos andares mais altos atiraram bebes pelas janelas para os bracos dos que estavam nos pisos inferiores.

Varias testemunhas e moradores dizeeam que nao soaram alarmes de incendio no edifício quando este deflagrou, por volta da 01h00. Apenas os detetores de fumo de cada apartamento deram a indicacao de que algo de muito errado estava a acontecer. O predio, habitado por famílias com menos recursos, estaria a sofrer obras de remodelacao.


Pedrogao Grande era uma daquelas regioes de Portugal que muitos nao conheciam e nunca tinham ouvido falar embora nao seja um daqueles locais remotos e isolados no interior portugues pertencendo assim ao Distrito de Leiria na Zona Centro de Portugal bem longe ainda das chamadas zonas isoladas no interior de Portugal mais usuais na Zona Norte.

O Incendio Florestal de Pedrogao Grande deflagrou a 17 de Junho de 2017 no Concelho de Pedrogao Grande, no Distrito de leiria, em Portugal, tendo tomado uma enorme intensidade que se alastrou aos concelhos vizinhos de Castanheira de Pera, Figueiro dos Vinhos, Ansiao e Alvaiazere (tambem pertencentes ao Distrito de Leiria); ao Concelho da Serta (esta no Distrito de Castelo Branco); ao Concelho de Pampilhosa da Serra (Distrito de Coimbra) e ao Concelho de Gois (tambem Distrito de Coimbra). So para se mostrar a grandeza do incendio note-se entao que atingiu tres distritos: Leiria, Castelo Branco e Coimbra e oito concelhos (cinco deles no Distrito de leiria; dois no Distrito de Coimbra e um no Distrito de Castelo Branco. O desastre e o maior incendio florestal de sempre em Portugal, o mais mortifero da Historia do pais e nao e apenas uma grande tragedia a nivel nacional  e o 11.º mais mortifero a nível mundial desde 1900.

Um balanco provisorio contabilizou 64 mortos (63 civis e um Bombeiro Voluntario - Goncalo da Conceicao Correia - de Castanheira de Pera) e 254 feridos (241 civis, 12 bombeiros e 1 Militar da Guarda Nacional Republicana) dos quais 7 em estado grave (4 bombeiros, 2 civis e uma crianca). Entre as vitimas mortais, 47 foram encontradas nas estradas do Concelho de Pedrogao Grande, tendo 30 morridos nos automoveis e 17 nas suas imediacoes durante a fuga ao incendio. O incendio tambem arrassou dezenas de lugares.

Em termos de prejuizos materiais, foram contabilizadas mais de 500 casas de habitacao parcial ou totalmente destruidas pelo fogo. Foram tambem afectadas 40 empresas com 350 postos de trabalho. A estimativa provisoria do montante total de prejuízos ascende a 250 milhoes de euros.

A causa apontada para o incendio que provocou a enorme tragedia no entender e conclusao das autoridades foi Trovoada Seca que, conjugada com temperaturas muito elevadas (superiores a 40 Graus Celsius) e um vento muito intenso e variavel, fez deflagrar e propagar rapidamente o fogo. No entanto, o Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, acreditou que o incendio nao teve a sua origem inicial em causas naturais ja que, segundo os relatos de alguns habitantes de Pedrogao Grande, o fogo ja estaria activo antes da altura em que ocorreu a trovoada seca nesta zona. A Procuradoria-Geral da Republica confirmou que o Ministerio Publico estava a investigar as causas do incendio.

Como resposta a catastrofe, o Governo de Portugal, decretou tres dias de Luto Nacional, de 18 a 20 de Junho de 2017, enquanto varias autoridades internacionais enviaram mensagens de solidariedade.

Uma intensa onda de calor precedeu os incendios de 2017, em Pedrogao Grande, como muitas areas de Portugal registando temperaturas acima de 40 °C (104 °F). Durante a noite de 17 para 18 de Junho, iniciaram-se um total de 156 incendios em todo o pais, particularmente nas areas montanhosas a 200 KM (124 MI) a Norte-Nordeste de Lisboa. Os incendios iniciais comecaram na vila de Pedrogao Grande e espalharam-se dramaticamente e de forma muito rapida.

As trovoadas secas precederam o evento e inflamaram alguns incendios. O Director Nacional da Policia Judiciaria, Almeida Rodrigues, afirmou que a Policia, juntamente com a Guarda Nacional Republicana (GNR), descobriu a arvore que tera sido atingida por um raio, dando assim inicio ao incendio. Almeida Rodrigues tambem descartou a ideia ao contrario de Jaime Marta Soares de que o incendio possa ter origem criminosa.

Mais de metade da Regiao do Pinhal Interior Norte, que abrange Pedrogao Grande, estava ocupada por plantacoes de eucaliptos (eucalyptus), cujo o oleo e altamente inflamavel, e de Pinheiro-Bravo (Pinus Pinaster). O Jornal de Leiria escreveu: "a ajudar a violencia do fogo pode ter estado a natureza do coberto vegetal da regiao, composto por mais de 90% de eucalipto, o baixo teor de humidade do dia de ontem e as altas temperaturas que, mesmo durante a noite, ainda se mantem".

No dia 20 de Junho, uma das frentes activas do Incendio de Pedrogao Grande confluiu com a frente principal do Incendio de Gois (Distrito de Coimbra) e formou uma frente de fogo unica com 58 KM de extensao, o que levou a evacuacao de 27 aldeias. Varios foram os meios concentrados em Gois, onde se contou com cerca de 1000 bombeiros e 7 meios aereos no combate as chamas. Na noite de 20 de Junho mantinham-se ainda 7 frentes activas no Incendio de Gois.

No dia 21 de Junho o Incendio de Pedrogao Grande foi dado como estando dominado, vindo depois a ser declarado extinto igualmente no dia 24 de Junho. Ambos os incendios, com multiplas frentes que alastraram a diversos concelhos, lavraram durante uma semana, de 17 de Junho a 24 de Junho de 2017.

Pelo menos 64 pessoas morreram nas aldeias e estradas do Concelho de Pedrogao Grande. Outras 254 ficaram feridas, incluindo 12 bombeiros; sete pessoas - quareo bombeiros, dois civis e uma crianca - ficaram em estado critico.

O maior numero de mortalidade ocorreu na Estrada Nacional 236-1, numa zona florestal entre Figueiro dos Vinhos e Castanheira de Pera, onde 47 pessoas morreram dentro dos seus carros ou perto deles, quando um incendio atingiu a mesma area florestal. Das vitimas mortais 30 delas morreram presas no interior dos seus veiculos enquanto as outras 17 morreram nas suas proximidades, ao tentarem em desespero de causa tentar escapar a pe. Uma pessoa morreu atropelada. Apesar da causa da morte de 30 pessoas ter sido atribuida a carbonizacao, especialistas dizem que a verdadeira causa da morte podera ter sido a inalacao de fumos e que essas mesmas 30 pessoas so teriam sido carbonizadas muito tempo depois de terem falecido.


Esta e a maior Catastrofe em termos de mortalidade, desde 1989, em Portugal, ano em que ocorreu o Acidente Aereo do Voo Independent Air 1851, nos Acores, vitimando 144 pessoas. Tratou-se, igualmente, das catastrofes naturais mais mortifera no mesmo territorio portugues desde as cheias ocorridas na Madeira em 2010 e o evento com mais vitimas mortais no mesmo territorio desde o Desastre Aereo de 1989 na Ilha de Santa Maria. Tambem foi o incendio florestal com maior numero de mortes na Historia de Portugal e um dos tres maiores na Europa, consumindo mais de trinta mil hectares de floresta.

Na tarde do Dia 20 de Junho, chegou a ser noticiado e a vir a publico que um dos avioes Canadair que combatiam o incendio ter-se-ia despenhado em Ouzenda, algo que, quando questionado, o Secretario de Estado da Administracao Interna, Jorge Campos, nao se pode confirmar. Mais tarde, a Autoridade Nacional de Proteccao Civil desmentiu as noticias que davam conta da queda do aviao, atribuindo os relatos de algumas testemunhas a explosao de uma bilha de gas numa rulote.

Dados do Incendio Florestal de Pedrogao Grande em 2017:

. Local: Pedrogao Grande, Leiria, Portugal.
. Data: 17 de Junho de 2017 - 24 de Junho de 2017.
. Area Queimada: 53000 Hectares.
. Uso do Solo: Areas florestais e urbanas.
. Vitimas Mortais: 64 mortos.
. Feridos: 254 feridos (7 graves).
. Motivo: Trovoada Seca.


Ja em Roma, O Papa Jorge Maria Borgolio (1936) orou e pediu que se rezasse pelas vitimas e pelo povo portugues durante a Oracao do Angelus. Diversos outros lideres internacionais enviaram as suas condolencias a Portugal, incluindo Emmanuel Jean-Michel Frederic Macron (1977) Presidente da Franca; Mariano Rajoy Brey (1955) Primeiro-Ministro de Espanha e os reis de Espanha Filipe Joao Paulo Afonso de Todos os Santos de Bourbon e Grecia (1968) e Leticia Ortiz Rocasolano (1972); A Primeira-Ministra da Alemanha, Angela Dorothea Merkel (1954) e o Presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier (1956); Xi Jinping (1953); Justin Trudeau (1971), Primeiro-Ministro do Canada; Shri Narendra Modi (1950), Primeiro-Ministro da India; Prokopis K. Pavlopoulos (1950), Presidente da Grecia e Alexis Tsipras (1974), Primeiro-Ministro da Grecia; Paolo Gentiloni Silveri (1954), Primeiro-Ministro de Italia; Kjell Stefan Lofven (1957), Primeiro-Ministro da Suecia; Michel Miguel Elias Temer Lulia (1940) Presidente do Brasil; Francisco Gueterres (1954), Presidente de Timor-Leste; Evaristo do Espirito Santo Carvalho (1941), Presidente de Sao Tome e Principe; Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente de Cabo Verde (1950); Jose Mario Vaz (1957), Presidente da Guine Bissau; Jose Eduardo dos Santos (1942), Presidente de Angola; Fernando Chui Sai-on (1957), Chefe do Executivo de Macau; entre outros.

Tambem diversos lideres de instituicoes europeias e mundiais enviaram seus pesares e palavras de coragem a Portugal e ofereceram ajuda no caso de a mesma estar ao alcance de oferecer a mesma, incluindo o portugues e antigo Primeiro-Ministro Antonio Manuel de Oliveira Gueterres (1949) actualmente Secretario-Geral das Nacoes Unidas; Jean-Claude Juncker (1954), Presidente da Comissao Europeia e Giovanni Vincenzo Infantino (1970), Presidente da Federacao Internacional de Futebol (FIFA).


Quando se pensa na ideia de um quartel militar ou paiol ser assaltado quando esta envolvido com os maximos sistemas de seguranca podemos pensar que a mesma ideia seria anedotica, mais complicado que assaltar um banco, mas nao e que ate podemos estar errados?


O caso que se tornou num escandalo em falhas de seguranca, que levou ao castigo de varios militares e ate mesmo a demissao de uma Ministra quatro meses apos o sucedido, assalto de tancos, a Policia Judiciaria Militar acabaria por encontrar praticamente todo o material roubado que havia sido declarado e embora nao encontrasse todo o material declarado acabou por encontrar material que nao constava como roubado.

O material roubado acabaria por vir a ser encontrado na vila ribatejana da Chamusca a menos de 35 Km de Tancos.


O Exercito descobriu que faltava material de guerra em dois paioletes dos Paiois Nacionais de Tancos, em Vila Nova da Barquinha. Foi tambem detectado um buraco numa das velhas redes que protegem o perímetro militar. O sucedido foi comunicado ao país atraves de um comunicado do Exercito no dia 28 de Junho, que, porem, nao pormenorizava o que tinha desaparecido.

Apos meses de desaparecimento e com questoes que nunca foram totalmente esclarecidas o polemico escandalo com acusacoes e um verdadeiro jogo do empurra entre varias entidades que se foram culpando mutuamente e a imprensa nao so portuguesa a fazer correr muita tinta, eis que como por magia depois de uma chamada anonima seguiu-se uma pista e o armamento e descoberto e encontrado. Apesar de tudo as coisas pareciam ter terminado bem mas as investigacoes nao chegaram ao fim ate porque ao que parece o armamento apareceu mas os ladroes do "milagroso" roubo nao.

Lista de material roubado em Tancos:

.1450 cartuchos de 9 mm.
. 22 Bobinas de fio para activacao por traccao.
. 1 Disparador de descompressao.
. 24 Disparadores de traccao lateral multidimensional inerte.
. 6 Granadas de mao de gas lacrimogeneo CS / MOD M7.
. 10 Granadas de mao de gas lacrimogeneo CM Anti-motim M / 968.
. 2 Granadas de mao de gas lacrimogeneo Triplex CS.
. 90 Granadas de mao ofensivas M321.
. 30 Granadas de mao ofensivas M962.
. 30 Granadas de mao ofensivas M321.
. 44 Granadas foguete antitanque carro 66 mm com espoleta M4112A1 com lancamento M72A3 –M/986 LAW;
. 264 Unidades de explosivo plastico PE4A.
. 30 CCD10 (Carga de corte).
. 57 CCD20 (Carga de corte).
. 15 CCD30 (Carga de corte).
. 60 Iniciadores IKS.
. 30,5 Laminas KSL (Lamina explosiva).


A investigacao chegou a colocar ate a hipotese e possibilidade do roubo ter sido orquestrado por mercenarios portugueses, nomeadamente soldados que estiveram nas forcas especiais (comandos, para-quedistas, rangers ou fuzileiros) e que receberam grandes quantias por terem estado presentes em arriscadas operacoes em zonas de conflito.

Uma denuncia anonima permitiu as autoridades encontrar o material de guerra escondido numa zona de mato. No entanto, nao foram identificados suspeitos.


O Brasil, aquele mesmo Brasil conhecido pelo alto nivel de criminalidade e por os diversos casos de corrupcao acabou por deixar um exemplo de justica ou suposta justica para todos porque embora o antigo Presidente da Republica Luiz Inacio Lula da Silva (1945) tenha sido condenado a 9 anos e 6 meses de prisao muitos nao deixam de acreditar na sua inocencia.

Lula como e mais conhecido foi o 35.º Presidente do Brasil entre 2003 e 2011 viu-se condenado a 9 anos e 6 meses de prisao depois de no dia 12 de Julho de 2017 apos o Juiz Federal, Sergio Fernando Moro (1972) ter sentenciado o antigo Presidente pelos crimes de Corrupcao Passiva e Lavagem de Dinheiro, incluindo o de ter recebido subornos da OAS Empreendimentos no valor de 2 252 472 reais. Foi o primeiro ex-Presidente do Brasil a ser condenado criminalmente desde a promulgacao da Constituicao de 1988.

Nos momentos que se sucederam a leitura da sentenca, a Bovespa (Bolsa de Valores Ofcial do Brasil) subiu 1.64 por cento e chegou a 64 876 pontos as 16:37 do mesmo dia. Houve reaccoes de apoio e indignacao por parte do meio politico. Varios membros da antiga oposicao aos governos petistas nao deixaram de elogiar a sentenca, incluindo o Medico e Politico, Ronaldo Ramos Caiado (1949) e o Militar da reserva e Politico, Jair Messias Bolsonaro (1955). Politicos petistas e aliados condenaram a decisao, incluindo a Advogada e Politica brasileira de origem alema1, Gleisi Helena Hoffmann (1965) e a Economista, Politica brasileira e Presidente que substituiu Lula, Dilma Vana Rousseff (1947). Os autores do Processo de Impeachment (2015-2016) de Dilma Rousseff, entre eles, o Jurista e Politico brasileiro, Miguel Reale Junior (1944), elogiaram a decisao de Moro. Como em situacoes semelhantes houve manifestacoes a fovor e contra a decisao do Juiz e a condenacao de Lula por toda a cidade de Sao Paulo.


Em 20 de Julho de 2017, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A., a pedido da justica, bloqueou cerca de nove milhoes de reais de dois planos de previdencia. Os planos estavam em nome da LILS Palestras e Eventos, empresa que pertence ao ex-Presidente.

Ja em 2018, em 24 de Janeiro de 2018, em um julgamento que recebeu toda a atencao internacional, Lula foi condenado em segunda instancia. A sentenca foi unanime entre os tres desembargadores da 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Regiao (TRF-4), em favor de manter a condenacao em manter a condenacao anterior como tambem de ampliar a mesma pena de prisao do ex-Presidente por corrupcao passiva e lavagem de dinheiro no Caso do Triplex em Guaruja (SP). Os desembargadores decidiram ampliar a pena para 12 anos e 1 mes de prisao, com inicio de Regime Fechado. As conclusoes foram que ele recebeu um suborno de um esquema de corrupcao na Petrobras e que esse suborno foi entregue em forma de apartamento (o Triplex de Guaruja). O cumprimento da Pena de Prisao se iniciaria apos o esgotamento de recursos que fossem possiveis no ambito do proprio TRF-4. Mesmo condenado Lula nao perdeu imediatamente o direito de se candidatar nas eleicoes de 2018. No mesmo dia, o Ibovespa teve uma alta de 3.72 por cento e o proprio Dolar uma queda de 2 por cento.


Estados Unidos e Coreia do Norte sao duas potencias que nunca morreram de amores uma pela outra ainda mais agora que os EUA tem um Presidente polemico como Donald Trump e a Coreia do Norte Kim Jong-un (1983), no fundo qual deles o pior ou qual deles o melhor, penso que mesmo entre um e outro que venha o Donald Trump. Embora seja sabido que a causa de muito deste conflito e o facto de se saber que os Estados Unidos possam ate aceitar um pais asiatico como potencia em muitos sentidos mas nunca como uma potencia nuclear.

Estas duas potencias durante alguns meses em 2017 andaram com ameacas e boatos de virem a travar uma Guerra Nuclear e penso que so nao o fizeram porque embora duas grandes potencias um Guerra Nuclear e sempre uma Guerra Nuclear e tambem porque pelo meio seria desafiar outras nacoes fortes e importantes das quais ambas estao igualmente dependentes e com quem se tem lacos de amizade e nao se quer criar inamizades pessoais.

Entre uma verdadeira troca de provocacoes o Presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, deu mais um "aviso" a Coreia do Norte, afirmando que as armas Norte-americanas estavam prontas e carregadas, enquanto Pyongyang o acusou de estar a querer levar a penisula coreana para a beira de uma guerra nuclear.

De acordo com Ri Yong-ho (1956) Ministro dos Negocios Estrangeiros da Coreia do Norte, afirmou numa declaracao publica de que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia declarado guerra a Pyongyang.

No entender do Ministro dos Negocios Estrangeiros Norte-coreano, a Corea do Norte tinha todo o direito de tomar medidas duras e cabalisticas contra os EUA como a de derrubar os bombardeiros que se aproximassem do pais asiatico, mesmo se eles nao estivessem no espaco Norte-coreano.


Ri insultou ainda o Presidente americano, ao chamar-lhe de "mentalmente perturbado e cheio de melagomania". O Ministro Norte-coreano disse ainda que Trump era uma ameaca para a seguranca internacional.

Nao se podendo esconder a realidade da para entender que a Coreia do Norte tudo fez para enfurecer os Estados Unidos sem desafiar o mesmo abertamente para uma guerra aberta e real.

Os coreanos realizaram desde 8 de Outubro de 2006 nada menos que 6 testes nucleares tendo sido 2 deles em 2016 e o ultimo em 3 de Setembro de 2017.

Como nao podia deixar de ser o caso numa forma ate de talvez tomar medidas mais drasticas foi levado a debate na Organizacao das Nacoes Unidas (ONU) onde em discursos ambas as nacoes acabaram por igualmente trocarem ameacas e acusacoes.


A queda de uma arvore na Madeira matou 13 pessoas no Funchal, entre as quais lamentavelmente uma crianca. O resultado da tragedia deu em 13 mortos, 49 feridos e 12 dos quais em estado grave. Alguns moradores do largo onde se encontrava a arvore e estava montado o arraial de uma festa ja tinham dado o alerta de que havia risco ja a 14 anos.

As 13 pessoas morreram na sequencia da queda de um carvalho junto a Igreja do Monte, no Funchal. A arvore de grande porte, um carvalho, caiu a 15 de Agosto sobre uma multidao que se deslocara ao arraial de Nossa Senhora do Monte, na Freguesia do Monte, Concelho do Funchal, na Ilha da Madeira.

No proprio local morreram 10 pessoas; no hospital, perderam a vida mais 3 pessoas, incluindo uma crianca e uma mulher, que nao resistiram aos ferimentos. Alem das 13 vitimas mortais houve ainda 49 feridos tendo a tragedia atingido 62 pessoas.


Os primeiros relatos da tragedia surgiram no Jornal da Madeira, que apontava para 2 mortos e 1 ferido em estado grave. De seguida, a RTP, aumentou a contagem para 10. Seguiram-se horas em que a contagem oficialmente subiu para 12 - numero esse que viria a ser confirmado em conferencia pelo Secretario Regional da Saude.

Os feridos seguiram para o Hospital Nelio Mendonca do Funchal. Entre as vítimas mortais, houve uma crianca e estrangeiros — de nacionalidades hungara, alema e francesa. O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, seguiu de imediato a caminho da capital da ilha.

Testemunhos de pessoas que assistiram a tragedia adiantaram a Agencia Lusa de que a arvore tombou numa zona onde eram vendidas velas, tendo provocado grande comocao nas centenas de pessoas que ainda estariam no local a espera do inicio da procissao, que entretanto acabaria a vir a ser cancelada.


Os atentados terroristas da catalunha aconteceu em 17 de Agosto de 2017. O primeiro ataque ocorreu em Barcelona, quando um homem conduzindo uma carrinha atropelou propositadamente varios pedestres em La Rambla, matando 17 pessoas (incluindo 1 dos suspeitos) e ferindo pelo menos segundo algumas estimativas outras 100 e algumas falam de 152 feridos. Dois dos suspeitos fugiram a pe logo de seguida.

Pelo menos 4 pessoas com ligacoes ao atentado forma presas mais tarde; um outro homem tera sido morto pela policia. O Motorista que tera sido o Autor do atentado tera sido Driss Oubakir (1989), de origem marroquina. O Grupo Terrorista do Estado Islamico tera assumido a culpa do atentado.

Na noite anterior tambem houve uma explosao na cidade catala de Alcanar que destruiu uma casa e matou uma mulher. O Chefe da Policia da Catalunha Josep Lluis Trapero Alvarez (1965), disse que o incidente estava relacionado ao atropelamento. Nove horas apos o ataque, a policia matou cinco pessoas em um tiroteio em Cambrils, que eram suspeitos de estarem planeando um ataque terrorista coordenado.

As 16:50 uma carrinha branca foi conduzida pelo pavimento da La Rambla de Barcelona e atropelou pedestres por cerca de 550 metros entre a Praca da Catalunha e o liceu tendo parado depois de embater em um mosaico do Escultor e Pintor catalao Joan Miro i Ferra 1893-1983). O Motorista conseguiu por-se em fuga.


Os primeiros relatorios reivindicaram duas mortes e dezenas de pessoas feridas. O veiculo foi encontrado numa localizacao vizinha chamada, Santa Perpetua de Mogoda, juntamente com uma carrinha similar, considerada um veiculo de fuga e encontrado as 19:00 em Vic.

Em uma conferencia de imprensa da policia as 19:00, hora local, um Porta-Voz confirmou a natureza e origem terrorista do evento, 1 morto e 32 feridos (10 em estado grave).

Cerca das 20:20, hora local, o governo catalao confirmou que 13 pessoas estavam mortas e pelo menos 50 pessoas haviam ficado feridas. As 20:29, a policia catala disse que ninguem havia sido tomado como refem e que um suspeito estava sob custodia. O Presidente da Catalunha e Jornalista, Carles Puigdemont i Casamajo (1962), anunciou mais tarde outra prisao.

Apos o ataque, o Terrorista esfaqueou e matou um Civil inocente e acabou por roubar o seu proprio carro.

Dados do Atentado na Catalunha:

. Local: La Ramba, Barcelona, Catalunha, Espanha.
. Data: 17 de Agosto de 2017, 16:57 (CEST (UTC+2) ).
. Tipo de Ataque: Atropelamento em massa.
. Mortes: 17 (incluindo um suspeito).
. Feridos: Mais de 152.
. Responsavel(is): Estado Islamico.
. Suspeito(s):
                       Cambrils: 5 suspeitos.
                       La Rambla: 8 suspeitos.

Em 16 de Agosto de 2017, no dia anterior ao Ataque de Barcelona, uma explosao destruiu por completo uma casa em Alcanar e matou uma mulher, feriu outras 6 pessoas e causou danos substanciais as casas vizinhas. A policia pensou que inicialmente se tratava de uma explosao de gas, mas mais tarde passou a acreditar que tivesse envolvimento com o ataque terrorista. Um homem marroquino ficou ferido na explosao e levado para o hospital, onde viria a ser interrogado pela policia. Vinte latas de butano e propano foram encontradas dentro de casa.

No inicio de 18 de Agosto de 2017, em Cambrils, a policia matou 5 pessoas suspeitas de planear um ataque terrorista, quatro na cena, que deixaram um Audi A3 depois de se dirigirem para uma area de pedestres. Alguns usavam cintos explosivos falsos. Pelo menos 6 civis, incluindo um turista cubano e um policia acabariam por ficar feridos.


O Sismo de Chiapas em 2017 foi um sismo ocorrido em 7 de Setembro, e foi um Terramoto de Magnitude 8.1 que atingiu a Costa de Chiapas, no Mexico. O tremor foi considerado o mais forte que jamais foi registado na historia do Mexico, superando inclusive ainda o devastador Sismo da Cidade do Mexico de 1985 em 19 de Setembro de 1985.

O abalo foi tao poderoso que foi sentido em toda a America Central e ate mesmo no Estado Americano do Texas.

O Mexico esta numa zona de alto risco sismico e nos ultimos 100 anos, com pelo menos 40 terramotos com Magnitude igual ou superior a 7.0 a atingirem o pais.


Pelo menos 98 pessoas morreram, a maioria (78 mortos) no Estado de Oaxaca. So em Juchitan foram 37 vitimas fatais. Houve tambem pelo menos uma vitima na Guatemala. Mais de 250 pessoas ficaram feridas. Este foi ate agora registado como o maior sismo que foi registado em 2017 e o mais forte desde o Sismo do Chile de 2015.

Durante o tremor, claroes misteriosos, similares a raios, foram vistos pelos ceus do Mexico. Segundo alguns estudos, essas luzes sao geradas devido a cargas electricas que se acumulam nas rochas, e que sao libertadas enquanto a terra treme.

Apos o terrivel Sismo de 1985. foi implantado no Mexico um sistema de alerta sismico. Em Oaxaca, o alerta chegou 13 segundos antes da chegada das ondas sismicas, em Acapulco 70 segundos, na Cidade do Mexico 86 segundos e Guadalajara foi alertada com mais de 3 minutos de antecedencia. Gracas a essa tecnologia, milhoes de pessoas tiveram tempo de abandonar as suas habitacoes e se refugiar em lugares seguros.

Dados do Sismo de Chiapas em 2017:

. Local: Chiapas, Mexico.
. Data: 7 de Setembro de 2017.
. Epicentro: Chiapas, Mexico,14° 53′ 56″ N, 94° 1′ 37″.
. Profundidade: 69, 7 Quilometros.
. Magnitude: 8.1 Mw.
. Tipo: IX (Desastroso).
. Zonas atingidas: Mexico, Guatemala e El Salvador.
. Vitimas: 98 mortos.
                  250 feridos.

O sismo tambem gerou um tsunami que veio a registar ondas com cerca de um Metro de Altura na Regiao de Salina Cruz, alertas de ondas de ate 3 metros de Altura foram emitidos para as regioes costeiras ao redor do Epicentro. O Equador tambem ordenou a evacuacao do Litoral das ilhas que compoem o Arquipelago de Galapagos. Alem do Equador e Mexico, alertas de tsunami foram emitidos para Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Panama e Honduras.

O Servico Geologico dos Estados Unidos reportou mais de 80 replicas na regiao ate certo momento, com magnitudes variando de 4, 0 ate 5, 7. Ja o Servico Geologico do Mexico registou mais de 1500 tremores secundarios.


Quando a mesma noticia surgiu pensei que fosse origem de mais um daqueles sites de noticias falsas. Pensei que fosse um obra muito bem montada mas quando a mesma comecou a ser divulgada pelos mais reconhecidos jornais portugueses e canais televisivos notei que era algo insolito mas nao era uma obra de sites falsos.

Antonio Manuel Mateus Antunes (1963) que muitos apenas conhecem como Tony Carreira e que sempre o tiveram como um Cantor Romantico de grandes temas e sucessos estampados em albuns que atingiram a platina tendo vendido mais de quatro milhoes de discos. Tony interpretou e gravou centenas de temas sempre rodeado do apoio de uma enorme legiao de fas como se podia ver em gravacoes de concertos ao vivo.

Apos surgir o escandalo em que Tony Carreira e acusado de plagio e cujo no momento em que escrevo esta cronica e possivelmente nem quando a publicar ainda nao se sabera a decisao final do caso a sua legiao de fas dividiu-se entre manter Tony como um Idolo ou crucifica-lo. Pouca coisa mudou em relacao a isso, os concertos continuam a ter inumeros fas a apoia-lo, a gritar "- Tony, Tony, Tony" bem na primeira fila mas alguns dos que o criticam hoje e lhe atiram as primeiras pedras no passado estiveram nessa legiao de fas que delirava nos seus concertos, viraram-lhe as costas coisa que eu decidi nao fazer.

O Tony Carreira como e conhecido pode vir a ser condenado ou absolvido nao importa o resultado final de todo este caso contara sempre com o meu apoio. Pode ser condenado ira sempre contar com o meu apoio e penso que de muitos outros. Num pais onde se mata e se apanha uma pena tao pequena que e reduzida a metade por bom comportamento que justica e esta se condenar Tony Carreira por plagios? Nao digo que nao sejam plagios, nao digo que nao sejam crimes mas estou habituado a ver os criminosos se darem bem em Portugal o Tony pelo que fez pela Musica Portuguesa pode ser muito bem mais um. Na verdade Tony Carreira pode ter com intencao ou intencionalmente feito plagios mas nao matou ninguem e plagios ate um dos maiores cantores romanticos brasileiros e da America Latina, Roberto Carlos Braga (1941) conhecido apenas como Roberto Carlos tambem os fez e no entanto a sua carreira de enorme sucesso nao ficou manchada e nem por isso o seu talento deixa de ser reconhecido.

Em 13 de Setembro de 2017 Antonio Manuel Mateus Antunes o famoso Tony Carreira e acusado em Portugal pelo Ministerio Publico pelo crime de plagio de 11 cancoes, algumas que sao dos seus temas de maior sucesso. Depois de varios sites durante anos exporem diversas parecencas entre alguns dos maiores exitos de Tony Carreira e outras musicas de alguns dos maiores sucessos de autores franceses e sul americanos, uma queixa fez com que o Ministerio Publico viesse a acabar por acusar o reconhecido Cantor romantico conjuntamente com Francisco Manuel de Oliveira Landum (1958) que e um conhecido Autor, Compositor e Letristas de alguns dos Maiores temas de Tony Carreira e de outros gigantes da Musica Pop e Ligeira Portuguesa o mesmo e tambem mais conhecido como Ricardo Landum, ambos, Tony e Ricardo, sao acusados dos crimes de usurpacao e contrafaccao. Segundo noticias publicadas em diversos orgaos de Comunicacao Social nacionais, nomeadamente no Jornal Publico que deu um particular destaque ao sucedido, o Ministerio Publico, devido e face a acusacao em que supostamente Tony e Ricardo teriam plagiado 13 temas musicais e apos realizacao de uma pericia musical em cada tema, resolveu aceitar uma queixa da editora e produtora musical Companhia Nacional de Musica (CNM) contra Tony Carreira e Ricardo Landum em 11 temas musicais.

De acordo com aquela publicacao, que se baseia sobretudo na acusacao formulada pela CNM ao Ministerio Publico, segundo a acusacao alguns dos principaos exitos do Cantor terao sido "copiados" de exitos de outros artistas internacionais como do italiano Francesco Barracato (1950) mais conhecido como Frederic Francois, do frances de nacionalidade canadiana Joseph Armand Roch Voisine (1963) mais conhecido como como Roch Voisine, do frances Jean-Jacques Goldman (1951), da belga-italiana Lara Sophie Katy Crokaert (1972) mais conhecida como Lara Fabian, do frances David Franck Charvet (1972) mais conhecido como David Chavert, do cubano Rudy Perez (1958), do frances Gaston Ghrenassia (1938) mais conhecido como Enrico Macias, do frances Rene Villard (1946) mais conhecido como Herve Vilard, do Grupo Musical britanico de Rock and Roll, The Tremeloses (1958), do Grupo Musical argentino de Baladas, Pop e Rock, Pimpinella (1979), da Cantora canadiana Natasha St Pier (1981).

Lista das cancoes em causa:

1 . Ai destino, Ai destino (1995): Zingarella, Enrico Macias (1988).
2 . Adeus ate um dia (1996): Tzigane, Frederic Francois (1993),
3 . Sonhos de Menino (1997): L'Idiot, Herve Vilard (1981).
4 . O Anjo que eu era (1998): Regarde Toi, David Charvet (1997).
5 . Leva-me ao Ceu (1998): Suddenly You Love Me, The Tremeloes (1968).
6 . Depois de ti (Mais Nada) (1999): Despues de ti (que), Rudy Perez (1997).
7 . Por ti (2000): Je t'aime, Lara Fabian (1996).
8 . Se acordo e tu nao estas (2000): Me muero, Pimpinella (1998).
9 . Ja que te vais? (2001): Puis que tu pars, Jean-Jacques Goldman (1987).
10 . Esta falta de ti (2004): Toi qui manques a ma vie, Natasha St Pier (2001).
11 . Porque e que vens (2008): Ne viens pas, Roch Voisine (2005).


Segundo a acusacao do Ministerio Publico <<os arguidos aproveitaram a matriz de obras alheias, utilizando a mesma estrutura, melodia, harmonia, ritmo e orquestracao e, por vezes, a propria letra das obras estrangeiras traduzidas, obtendo um trabalho que nao e mais do que uma reproducao parcial do original>>.

Apos ser conhecida a acusacao, Tony Carreira classificou a queixa de <<sem fundamento> por parte da Companhia Nacional de Musica a qual nao representa qualquer Autor ou Artista envolvido nas mesmas obras em causa.

Grande parte da opniao publica esta com Tony Carreira porque se encontra explicacao para toda esta acusacao num acto de vinganca ou acerto pessoal de contas antigo. Na parte que me toca escrevo esta cronica por me ter interessado pelo assunto e para demostrar o meu apoio ao Tony Carreira e a quem o acompanha aos anos em tournee pela estrada e mundo fora. Algumas das musicas tem mesmo uma certa parecencia mas outras nem tanto, Tony, confessou mesmo ter por falta de experiencia nos anos 90 ter feito algumas cancoes baseadas em outros temas mas continuo a estar do seu lado a apoia-lo porque plagio nao e matar, nao e crime de sangue, pode e deve pagar indemnizacoes mas a quem? Como se sabe nenhum Autor, Cantor, Artista envolvido nos temas em causa apresentou queixa de plagio! E ai que pode estar a chave para a solucao do caso. Em caso de nao haver ninguem a reclamar plagio sobre uma obra sua a quem o Tribunal vai exigir que Tony Carreira pague uma indmnizacao? O Cantor acabou mesmo por assumir o erro publicamente mas continuando a considerar-se vitima de uma vinganca.
Acusado pelo Ministerio Publico de plagiar 11 cancoes de de artistas estrangeiros, Tony Carreira assumiu o erro, deu a cara e nao procurou fugir as suas responsabilidades.

"Nos anos 90 por falta de experiencia, bebi de outros autores. Nao posso negar, ha aqui cancoes que sao parecidas", comecou por justificar o conhecido Cantor em uma entrevista, acrescentando que "ha mais de dez anos" ja assumiu o plagio de cinco temas. "Errei, assumi-o e assumo-o de forma clara, Nao batam mais, ja chega. Errei por falta de experiencia".

O cantor assumiu os erros e aceitou ter ate plagiado cinco musicas mas considera que esta a ser vitima de uma perseguicao pessoal por parte de Nuno Rodrigues, o Administrador da Companhia Nacional de Musica, entidade que apresentou a queixa ao Ministerio Publico. "E uma pessoa que nao olha a meios e que esta a tentar denegrir a minha imagem", afirmou ainda Tony Carreira, que continua a garantir nao dever nada a ninguem.

"Alguns dos autores de que se fala receberam tudo o que tinham a receber com multas incluidas", explicou o Cantor que, ainda assim, nao reconhece quatro das musicas que fazem parte da lista.

E reiterou: "Nao devo um pedido de desculpas a ninguem. Os problemas que eu tive ja os assumi e alguns desses autores sao pessoas com quem hoje trabalho".

Tony Carreira afirmou ainda que está a preparar a sua defesa e recusou a ideia de ter enriquecido a conta de outros. "A minha carreira é mais do que isso. Já gravei mais de 400 canções", afirmou.


O Cantor na deixou de agradecer o apoio dos fas num momento tao dificil, talvez o mais dificil de sua carreira mas agradece aos fas porque salienta que e eles que tudo deve, agradece o apoio dos colegas de profissao e garante querer deixar tudo esclarecido.

Muitos criticam Tony por em alguns tempos perante a Sociedade Portuguesa de Autores ter alterado o seu estatuto de Autor e Compositor para Adaptador mas como salientei aqui ja, ele proprio reconhece ter feito plagio de 5 cancoes e assume as responsabilidades dos seus erros embora declare que os mesmos se deveram a sua falta de experiencia na altura.

Tony defende-se e declara que esta a ser vitima de vinganca por parte de uma pessoa com quem ja se cruzou numa causa em Tribunal anteriormente e que na altura a Justica deu-lhe razao. Tony no entanto se o caso for mesmo para Tribunal e julgamento podera ser o primeiro Cantor portugues a passar por essa situacao.

Nao deixa de ser notavel que tudo so chegou ate onde ja chegou porque Tony se recusou a pagar 45 mil euros. O Ministerio Publico propos em Fevereiro a suspensao provisoria do processo caso Tony Carreira aceitasse o pagamento de 15.000 euros a uma instituicao de solidariedade e 30.000 euros a editora. Cantor recusou proposta.

A CNM no entanto aceitou que se Tony Carreira pagasse a quantia em questao retiraria a queixa logo isso indica que a unica intencao da mesma quando colocou a queixa era extorquir algum dinheiro a Tony Carreira nada mais do que isso.

O caso tornou-se mesmo tema para se fazer comedias e parodias por parte de alguns que acusam Tony de plagiador mas posso dizer que o meu tema de eleicao do Autor nao e dos que estao entre os temas pseudo plagiados e nos meus tres temas de eleicao do mesmo apenas um se encontra entre eles e atencao que por serem temas quase sempre romanticos Tony Carreira e um dos meus cantores de eleicao portugueses.


Uma explosao, "uma bola de fogo no ar" e um cheiro intenso fizeram de 15 de Setembro um dia que aterrorizou quem, as 8:20 seguia no comboio que ligava Wimbledon ao Centro de Londres, junto da Estacao de Metro de Parsons Green. O estouro deveu-se a um engenho explosivo artesanal que causou ferimentos - na maioria queimaduras - a 29 pessoas. A bomba estava munida de um temporizador, encontrava-se num balde e escondido num simples saco de plastico de uma cadeia de supermercados. Ao final do dia, a Primeira-Ministra Theresa May elevou o nivel de alerta terrorista no Reino Unido para "critico" - o mais alto que significa um ataque iminente.

Enquanto centenas de agentes dedicaram o seu tempo investigando as provas forenses, imagens de videovigilancia e todas as demais pistas possiveis de encontrar e seguir demais pistas numa caca ao(s) perpetrador(es) do atentado - que foi horas depois reivindicado pelo Estado Islamico - , as relacoes entre Londres e Washington mais uma vez foram postas a prova. O Presidente Donald Trump usou o ocorrido para defender a controversa proibicao da entrada nos EUA de estrangeiros de seis paises muculmanos, o chamado, Travel Ban. "Deve ser alargada, mais dura e mais especifica, mas estupidamente isso nao seria politicamente correcto!", tuitou Donald Trump. Mas o que causou mal-estar aos britanicos foi uma outra mensagem, na qual viria a dar a entender que as autoridades sabiam quem tinha provocado a explosao: "Mais um ataque em Londres por um Terrorista perdedor. Sao pessoas doentes e dementes que estavam a ser seguidas pela Scotland Yard".


Voltando ao cenario do atentado, os passageiros do metro viveram verdadeiros momentos de panico apos a explosao, como explicou Anna Gorniak a BBC. Apos ter visto uma "bola de fogo" a aproximar-se e de ter corrido em sentido oposto ficou sem reaccao. "As minhas pernas nem conseguiram tirar-me da carruagem. Eu estava a orar e creio que pensei por um segundo" ja esta a minha vida acabou-se". "Oracoes a parte, Anna e os restantes passageiros nao tiveram pior destino porque o engenho deflagrou sem ter detonado por completo.

O incidente no metro de Londres foi o quinto Ataque Terrorista desde o inicio de 2017 desde de Marco, Londres viveu um inferno e igualmente tambem Manchester viria a sofrer um atentado. Por muito cuidado que se tenha pode haver sempre uma falha de seguranca seja onde for.


Mulheres ao volante perigo constante e um velho ditado portugues julgo que de origem bastante machista visto ter conhecido mulheres que conduzem maravilhosamente bem e considerar inclusive que podem nao conduzir tao bem como certos homens mas sao muito mais cuidadosas ao volante.

Certamente nao era por esse velho ditado portugues talvez ate tambem utilizado em outros paises que na Arabia Saudita ate Setembro de 2017 as mulheres nao tinham permissao para conduzir.

A Arabia Saudita anunciou ao Mundo em Setembro de 2017 que iria passar a permitir que as mulheres pudessem passar a conduzir, terminando com a polemica proibicao que se tornou num simbolo global da rigida repressao feminina naquele pais que sempre se manteve ultraconservador.

A mudanca passara a ter efeitos ja a partir de Junho de 2018, anunciou a televisao estatal, ao mesmo tempo que decorria um evento em Washington, que realcou os danos que a proibicao provocou ate entao a reputacao internacional do Reino da Arabia Saudita, ao mesmo que tempo esperava que a medida viesse a benificiar as relacoes internacionais com outros paises.

A Arabia Saudita e uma Monarquia que segue a Lei Islamica, assim como as deliberacoes de varios oficiais sauditas e representantes religiosos que, ao longo de dezenas de anos, basearam a mesma proibicao das mulheres poderem conduzir no facto de ser "inapropriado" e que os homens nao saberiam como agir se vissem uma mulher a conduzir no carro ao lado do seu.

Outros oficiais sauditas argumentaram que permitir que as mulheres conduzissem levaria a promiscuidade e resultaria no colapso da familia e ate que o acto de uma mulher conduzir danificaria os ovarios das mulheres (sem no entanto ter apresentado qualquer prova desta mesma afirmacao).
                                                 

Apesar da rigidez da leis a muito que era pedido o levantamento da mesma proibicao naquele que era ainda o unico Pais do Mundo que nao deixava que as mulheres conduzissem. O mesmo processo de reforma da lei foi levado a cabo nos ultimos anos pelo Principe Mohammad bin Salman Al Saud (1985), de 23 anos, que por ser jovem mostra ser mais acessivel, liberal e moderno e tem levado a cabo varias mudancas para melhorar o Reino a varios niveis como economico e social.

Em termos economicos, era esperado que a mesma medida motivasse as mulheres a trabalhar fora de casa, por nao precisarem mais de contratar motoristas particulares. Nao estava ja inicialmente estipulado como iria ser feito o acesso das mulheres as aulas de conducao, uma vez que as actuais infraestruturas nao estariam preparadas para dar resposta a um crescimento exponencial dos pedidos de cartas de conducao.


Corria ja o ultimo trimestre do ano quando em 1 de Outubro de 2017 apos convocacao pelo Governo Regional da Catalunha a mesma foi a votos para que os eleitores pudessem decidir o futuro da mesma Provincia atraves da seguinte pergunta "Quer que a Catalunha seja um Estado independente em forma de Republica?".

O Governo Central da Espanha nao aceitou a realizacao do referendo, e tentou por todos os meios, ate pela forca, a sua implementacao atraves de varias medidas: envio de contigente da Policia Nacional e da Guarda Civil para a Catalunha, encerramento de assembleias de voto, confisco de boletins e urnas de votos, ameacas de multar os funcionarios do plebiscito, impedimento dos eleitores entrarem em locais de votacao, bloqueio de paginas na internet que apoiavam o referendo, ocupacao do Centro de Telecomunicacoes e Tecnologia da Informacao do Governo Catalao, impedindo o sufragio a distancia e a contagem dos votos do plebiscito, e recurso a cargas policiais e uso de gases lacrimogenos, causando centenas de feridos.


Resultado do Referendo da Catalunha em 2017:

. Sim: 2.044.038 votos - 92,01%.
. Nao: 177.147 votos - 7,99%.
. Votos Validos: 2.221.585 votos - 97,17%.
. Votos em Branco: 45.586 votos - 2,03%.
. Votos Invalidos: 64.682 votos - 2,83%.
. Total de Votos: 2.286.217 votos - 100%.
. Eleitores Registados: 5.313.564 Eleitores - 43,03%.

Segundo o resultado, na terca-feira do dia 10 de Outubro de 2017, Carles Puigdemont declarou a independencia da Catalunha de forma unilateral, mas pediu, no entanto, inicialmente, que o efeito da declaracao de independencia fosse suspenso durante algumas semanas para que fosse aberta uma porta de dialogo.

                                                        
Ano de eleicoes autarquicas em Portugal. Portugal aquele mesmo Portugal onde cada vez menos sao os que acreditam ainda nos politicos mas no entanto no dia das eleicoes insistem em ir votar.

Ja e sabido que a politica em Portugal vai de mal a pior mas quando uma eleicoes tem uma abstencao de 45.03% penso eu que nao e preciso dizer-se muito mais.

Foram 9.411.540 eleitores inscritos dos quais nao marcaram presenca nas mesas de votos 4.238.354 e onde dos mesmo votos de eleitores que marcaram presenca nas mesas de votos 99.716 foram considerados nulos ou seja 1,93% dos mesmos votos nao tiveram qualquer efeito enquanto em votos brancos estiveram 135.805 uma percentagem de 2.63%.

O Partido Socialista (PS) partido que esta no poder foi quem viria a acabar por conseguir os melhores resultados destas eleicoes com 37.82% do eleitorado a apostar em si e conquistando 1.956.703 votos, elegendo 159 presidentes, conquistando 149 maiorias absolutas dos 296 concelhos aos quais havia concorrido e conquistando assim 952 mandatos.

Penso que nestes casos muitas vezes o grande derrotado nao e aquele que fica em ultimo mas aquele que fica em segundo lugar, dizem habitualmente que o segundo e o primeiro a contar dos ultimos e nao podem estar mais certos.

Seja o segundo ou o primeiro a contar dos ultimos esse lugar coube ao Partido Social Democrata (PPD/PSD) que ficou muito longe sequer de dar luta ao PS. Os democratas foram absolutamente derrotados e esmagados pelos socialistas tendo conquistado apenas 16,07% do eleitorado que se resumiu a 831.551 de votos bem mais de um milhao de votos a menos que o PS, elegendo 79 presidentes e conquistando apenas 74 maiorias absolutas nos 190 concelhos a que concorreu e obtendo 493 mandatos.


A estatistica acima e relativa somente a camaras municipais mas nada foi diferente em relacao a assembleias municipais e assembleias de freguesia. Longe vao os tempos em que o PSD conquistava quase tudo e com Cavaco Silva muitos distritos eram chamados de Cavaquistao embora as presentes eleicoes nunca tivessem passado por Cavaco Silva ja que autarquicas nao tem a ver com legislativas.


O Tiroteio de Las Vegas Strip foi um episodio de assassinato em massa ocorrido em Paradaise, numa area conhecida como Las Vegas Strip, na Regiao Metropolitana de Las Vegas, no Estado do Nevada, Estados Unidos. No exacto momento do ataque, o Cantor de Musica Country, Jason Aldine Williams (1977) mais conhecido como Jason Aldean, fazia uma actuacao.

Com o elevado numero de 60 mortos (incluindo o atirador) e mais de 500 feridos, um verdadeiro banho de sangue, foi o pior tiroteio em massa da historia recente dos Estados Unidos, ultrapassando o numero de vitimas mortais do Massacre de Orlando, na Florida, em 2016 onde no dia 12 de Junho de 2016 morreram cerca de 50 pessoas.

Por volta das 22:08 minutos da noite de 1 de Outubro de 2017, um Atirador de 64 anos, Stephen Craig Paddock (1953-2017), da cidade de Mesquite, abriu fogo a partir de um buraco feito na janela de um quarto no 32.º piso do Mandalay Bay Resort and Casino sobre a multidao que assistia a um festival ao ar livre de Musica Country (Route 91 Harvest). Mais de 22000 pessoas estavam no local. O tiroteio resultou em pelo menos 60 mortos (incluindo o autor), mais de 500 feridos e foi o maior ataque a tiros da historia do Pais. O Atirador foi encontrado ja morto pela Policia, que arrombou a porta do quarto. Paddock possuia um verdadeiro arsenal de guerra que passava por 42 armas de fogo, incluindo espingardas AR-15. Destas, 23 estavam no hotel e 19 na casa dele.

A Policia encontrou pelo menos 10 rifles dentro do quarto do hotel que Paddock tinha alugado desde 28 de Setembro. Segundo a Policia, o agressor agiu sozinho mas os seus motivos inicialmente eram completamente desconhecidos. Um Porta-Voz do Federal Bureau of Investigation (FBI) ou seja do Gabinete Federal de Investigacao disse que a agencia nao tinha evidencias de envolvimento terrorista internacional por parte do homem armado.

Paddock possuia e geria alguns edificios de apartamentos com sua mae. Ele tambem possuía dois avioes e era um Piloto licenciado. Ele tinha residencias anteriores em Nevada, California, Texas e Florida.


A Policia, os parentes e os vizinhos o descreveram como um Jogador. A Policia disse que o Paddock havia feito transacoes de casino recentes em dezenas de milhares de dolares, mas nao dizeram se eram perdas ou ganhos. O pai de Paddock, o Assaltante de Bancos Benjamin Hoskins Paddock, esteve na lista dos mais procurados do FBI por quase 50 anos depois de ter escapado de uma prisao federal.

O Grupo Terrorista do Estado Islamico chegou a reivindicar a autoria do ataque, mas o FBI descartou qualquer ligacao entre o Atirador e o Grupo Terrorista.

Uma grande parte de Las Vegas Boulevard foi fechado por equipes da SWAT, assim como os casinos, hoteis e empresas ao redor. O Aeroporto Internacional McCarran, conhecido igualmente como Aeroporto Internacional de Las Vegas, localizado imediatamente a Sudeste do local do festival, foi fechado ate o dia seguinte e varios voos foram reencaminhados ou cancelados em resposta ao tiroteio. Alguns dos que escaparam do tiroteio entraram na area do aeroporto enquanto fugiam. As 14h45 em 2 de outubro, o estado de emergencia foi declarado pelo Condado de Clark.

Dados do Tiroteio de Las Vegas Strip 2017:

. Local: Las Vegas, Paradaise, Nevada, Estados Unidos.
. Data: 1 de Outubro de 2017, 22:08 (PDT; UTC-07:00).
. Tipo de Ataque: Assassinio em Massa.
. Arma(s): Arma de Fogo.
. Mortes: 60 mortos.
. Feridos: 500 +.
. Alvo(s): Publico em um concerto.
. Responsavel: Stephen Craig Paddock.

O Governador do Nevada Brian Edward Sandoval (1963), chamou o ataque "um acto de violencia tragico e hediondo que abalou a familia do Nevada". Via Twitter, o Presidente Donald Trump enviou suas "calorosas condolencias e simpatias as vítimas e às familias do terrível tiroteio de Las Vegas". Em uma conferencia de imprensa publica na manha seguinte, ele classificou o ataque como "um acto de puro mal", um "assassinato sem sentido" e "terrível". Ele elogiou a resposta rapida "milagrosa" de primeiros socorros e anunciou que as visitaria em Las Vegas em 4 de Outubro, junto com familiares e policias das vítimas. Jason Aldean, que estava tocando quando o tiroteio comecou, postou suas condolencias no Instagram e observou que todos os que trabalhavam consigo no espetaculo tinham sobrevivido ao ataque.

Os precos das accoes das empresas fabricantes de armas caiu profundamente no dia seguinte.


Os Incendios Florestais em Portugal durante o mes de Outubro de 2017 deflagraram no Dia 15 de Outubro de 2017 no Centro e Norte do Pais, bem como na Regiao da Galiza em Espanha. Foram 440 incendios estiveram activos em Portugal (523 ocorrencias, segundo o Primeiro-Ministro, Antonio Luis Santos da Costa (1961), dos quais 33 de tamanho importante. A Porta-Voz da Proteccao Civil descreveu este dia como "o pior dia do ano em materia de incendios florestais".

O fogo propagou-se rapidamente devido aos ventos fortes causados pelo Furacao Ophelia (conhecido como Tempestade Ophelia na Irlanda e Reino Unido, enquanto tempestade extratropical) que assolaram o Litoral da Penisula Iberica, as temperaturas invulgares acima dos 30º e a seca na Penisula Iberica em 2017. O Mes de Setembro foi o mais seco em 87 anos. 81% do territorio encontrava-se em seca severa e 7,4 em seca extrema. No mesmo ano, o numero de incendios na Europa duplicou, fenomeno que os especialistas atribuem ao Aquecimento Global.

Os incendios destruiram varias casas edificios industriais, e chegaram a cortar multiplas estradas, incluindo auto-estradas. Os incendios resultaram em 45 vitimas mortais confirmadas. Foi depois decretado um Luto Nacional de tres dias.

Os dados aqui descritos sao do Dia 16 de Outubro de 2017, as 19:30 do Fuso Horario UTC+0.


Principais Incendios:

. Lousa, onde cerca de 700 bombeiros combateram as chamas.
. Distrito de Leiria, mais precisamente o Pinhal de Leiria, onde cerca de 500 homens estiveram no terreno.
. Seia, com mais de 400 bombeiros a tentar travar o incendio. Neste concelho houve dois incendios em pontos distantes das populacoes mais proximas a horas distintas. Na Area do Sabugueiro e depois em Sandomil. Apenas uma das duas ignicoes fez chegar o fogo aos concelhos de Mangualde e Gouveia; ambos fizeram depois uma unica frente de fogo que atingiu o Concelho de Nelas.
. Gouveia.
. Oliveira do Hospital, para melhor compreender as consequencias das frentes de fogo neste concelho seguir as declaracoes do Comandante dos Bombeiros Voluntarios de Oliveira do Hospital (BVOH) ao Jornal das 8 da TVI de 22 de Outubro de 2017.
. Tabua.
. Penacova, onde o fogo provocou cinco vitimas mortais e consumiu 28 habitacoes permanentes, cerca de uma dezena de empresas e destruiu cerca de seis mil hectares de floresta.
. Mortagua.
. Santa Comba Dao.
. Tondela.
. Arganil, onde cerca de 200 homens combateram os incendios.
. Vale de Cambra, onde tambem estiveram no terreno perto de 200 homens.
. Serta, com mais de 200 bombeiros no combate as chamas.
. Moncao, que destruiu casas nas localidades de Bela e Longos Vales.
. Quiaios, Tocha, Mira, Vagos e Ilhavo, com 115 operacionais, onde arderam cerca de 25.000 hectares de floresta.

Pelo menos 45 pessoas viriam a morrer. Houve mais de 70 feridos, ligeiros e graves, um pouco em todo o lado. O distrito onde houve mais vitimas foi o Distrito de Viseu, com pelo menos 15 vitimas mortais, muito por causa dos dificeis acessos para os bombeiros.

No Concelho de Oliveira do Hospital, pelo menos 8 pessoas morreram, e mais de uma centena de familias viriam a ficar desalojadas.

Mais de 50 000 hectares terao sido consumidos pelas chamas, incluindo perto de 80% da superficie  do Pinhal d'El-Rei, Mata Nacional de Leiria, ou Pinhal de Leiria, no Distrito de Leiria, plantado no Seculo XIII. Por causa do mesmo incendio, um parque de campismo foi atingido na Praia da Vieira.

Igualmente no Distrito de Leiria, varios estabelecimentos foram fechados devido as dificuldades de respiracao causadas pelas nuvens de fumo nas cidades de Leiria, Marinha Grande, Vieira de Leiria, entre outras localidades.

Outro incendio ocorrido no mesmo dia, iniciado em Quiaios destruiu a Mata Nacional da regiao, e progrediu para Norte, destruindo quase por completo as zonas florestais das localidades da Tocha e da Mira. O Parque de Campismo da Praia da Tocha foi evacuado ao final da tarde do Dia 15 de Outubro e a estrada de acesso a praia acabou por ser cortada, isolando por completo os habitantes da localidade. A mesma via de acesso a praia foi reaberta ja de madrugada por volta da 01:20 da segunda-feira, 16 de Outubro. A Zona Industrial de Mira acabou por ser afectada por este incendio, tal como a Zona Industrial da Tocha, onde ardeu a Fabrica da Sanindusa, provocando um prejuizo superior a mais de 25 milhoes de euros. Esta area florestal ja tinha sofrido um incendio em Julho de 1993, com a diferenca de que esse incendio tinha comecado a Norte, perto de Mira, evoluindo para o Sul.

Dados do Incendio Florestal de Outubro de 2017 em Portugal:

. Local: varios.
. Data: 15 de Outubro de 2017 - 17 de Outubro de 2017.
. Area Queimada: 54 000 Hectares.
. Uso do Solo: areas florestais e urbanas.
. Vitimas mortais: 45 em Portugal e 4 na Galiza.
. Feridos: 71 feridos.
. Motivos: Varios.


Um, dois, tres, quatro, cinco ou se assim entenderem penta e assim que Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (1985) pode ser intulado a partir de 2017, 5 vezes o melhor do Mundo no que toca a escolher um Jogador de Futebol.

Cristiano Ronaldo, o Capitao da Seleccao portuguesa cumpriu em 2017 mais um dos objectivos da sua carreira. Ele foi oficialmente eleito em 2017 pela FIFA como melhor Jogador do Mundo pela quinta vez, igualando-se agora com o seu eterno grande rival, o argentino, Lionel Andres Messi Cuccittini (1987) Jogador igualmente do Campeonato Espanhol e Jogador de destaque, estrela da companhia do Fc Barcelona o grande rival do Real Madrid de Cristiano Ronaldo.

Com 43,16% dos votos, o agora penta portugues venceu a concorrencia sempre severa do argentino, que terminou em segundo, muito alem de Ronaldo, com 19,25%, e tambem do brasileiro, Neymar da Silva Santos Junior (1992), terceiro, muito longe dos rivais directos, com 6,97%, num total de 24 candidatos. O brasileiro teve um percentual um pouco menor que em 2015, quando tambem foi terceiro, com 7,86%.

O craque portugues havia externado abertamente o seu desejo de alcançar o argentino durante a cerimonia de premiacao da Bola de Ouro em Janeiro de 2015. Viu Messi ganhar no ano seguinte, mas emplacou duas conquistas consecutivas e empatar em 5 a 5. Esta ultima inapelavel, em funcao do alto desempenho e tambem dos titulos.


Desta vez, a FIFA levou em consideracao boa parte da temporado 2016/2017, entre 20 Novembro de 2016 e 2 de Julho de 2017. A data e especifica em funcao da mudanca de data da premiacao - antes, acontecia em Janeiro e contabilizava o ano corrido. A actual ja sera de Agosto a Julho, como e disputada a temporada europeia.

Neste periodo, Cristiano Ronaldo marcou 40 golos em 39 jogos pelo Real Madrid e Seleccao Portuguesa. Foi fundamental na recta final, tendo feito 10 incriveis golos nos cinco jogos finais da Liga dos Campeoes, sendo dois na final com a Juventus, de Italia.

Os golos acompanharam os trofeus: Os merengues ganharam a Liga dos Campeoes, e tambem o Campeonato de Espanha, alem do Mundial de Clubes. Um ano quase de sonho nao so para Cristiano Ronaldo mas para o Real Madrid.

O Juri composto por todos os tecnicos e capitaes de seleccoes masculinas (composto por 303, sendo 152 treinadores e 151 atletas), um Jornalista de cada pais representado na FIFA (156 ao todo) e por adeptos registados no site da FIFA. Cada um desses quatro grupos de votos teve o mesmo peso e forca na eleicao (25%).


O Sismo de Kermanshah foi um forte abalo que ocorreu em 12 de Novembro de 2017, as 21:18 (hora local), junto da Fronteira Irao-Iraque, do lado iraquiano, na Provincia do Curdistao.

O epicentro foi a cerca de 30 quilometros a Sul-Sudoeste da cidade de Halabja, no Iraque, com uma Magnitude de Momento de 7.3, e Hipocentro a 25 quilometros de profundidade. Foi sentido no Irao e no Iraque, e igualmente em locais tao distantes como os Emirados Arabes Unidos e Israel. O sismo foi tambem igualmente sentido no Kuwait, com magnitudes variando de 4 a 5. O sismo foi sentido nas capitais do Irao e Iraque ou seja nas cidades de Teerao e Bagdad, sem provocar danos.

As zonas mais afectadas situavam-se do lado iraniano, na Provincia de Kermanshah. Segundo a televisao do Irao, pelo menos oito aldeias fronteiricas foram devastadas. A electricidade foi cortada na Area e muitas equipas de emergencia dirigiram-se de imediato ao local com o desejo de prestar os seus socorros e ajuda.

A ma qualidade das construcoes na regiao podera ter contribuido para agravar a devastacao. Os padroes de construcao de uma serie de apartamentos recem-construidos que colapsaram, ou foram gravemente danificados, foram seriamente questionados. O Vice-Presidente iraniano, Eshaq Jahangiri Kouhshahi (1958), afirmou que muitos desses apartamentos foram construidos no ambito de um programa de habitacao a custos reduzidos promovido pelo anterior Presidente Mahmoud Ahmadinejad (1956).

Segundo a agencia de noticias Irna, o sismo causou danos em 7 grandes cidades e 1950 localidades da Província de Kermanshah. As autoridades dizem que doze mil habitacoes foram completamente destruídas, e outras quinze mil danificadas.

No lado iraquiano, os maiores danos foram na cidade de Darbandikhan, a 75 quilometros a Leste de Sulaimaniyah, na Regiao semiautonoma do Curdistao, ficando feridas mais de 30 pessoas naquela cidade. O principal hospital do distrito foi gravemente danificado, forcando a transferencia dos feridos para outras cidades. Na cidade de Kirkuk habitacoes ficaram danificadas, forcando os habitantes a abandona-las.


Pelo menos 530 pessoas morreram, a maioria na Provincia de Kermanshah, no lado iraniano da fronteira, onde foram registados 430 vitimas fatais, entre elas o Comandante do Exercito iraniano. Estimava-se que o numero de vitimas naquela provincia pudesse ter atingido 580.316 vitimas mortais ocorreram na cidade de Sarpol-e Zahbab, a cerca de 16 quilometros da fronteira com o Iraque. Outras 28 pessoas terao morrido na cidade de Qasr-e-Shirin, outra cidade da Provincia de Kermanshah, conhecida como entreposto comercial entre o Irao e o Iraque.

Este foi o terramoto mais mortifero ocorrido em 2017. O numero de feridos acabou por passar de 7400 e ainda houve no meio de tragedia 70 mil pessoas a ficarem desabrigadas.

A 14 de Novembro o Irao decretou Luto Nacional, e o Presidente, Hassan Rohani (1948), viajou para Kermanshah, a regiao que estava de facto mais afectada com o abalo sismico, os jornais do Pais romperam com a tradicao, publicando as primeiras paginas em Lingua Curda, demostrando a sua solidariedade para com a populacao das areas mais afectadas, de maioria curda.

Dados do Sismo de Kermanshah:

. Local: Afectou sobretudo o Irao e o Iraque mas foi sentido em varios paises.
. Data: 12 de Novembro de 2017.
. Maginitude: 7,3 Mw.
. Tipo: Cavalgamento.
. Vitimas: 530 mortos.
                 8100 feridos.


Foi um lamentavel engano o episodio que se segue e foi muito discutido mas penso que jamais se pode culpar na totalidade as autoridades policiais ou melhor ainda considero que fizeram apenas o seu trabalho.

Tudo bem que a perseguicao acabou por envolver o automovel errado, e uma verdade. Mas  devemos tambem notar que o automovel em causa nao obedeceu as ordens das autoridades para parar tudo porque nao tinha documentos em ordem, nao tinha seguro e penso que o Condutor nao tinha sequer licenca para conduzir.

Imagine agora o leitor que me pode considerar cruel por considerar que a Policia so fez o que devia ser feito ao tentar parar o automovel dispararam varios tiros com intuito nao de abater alguem mas de parar o carro e terminar com aquela perseguicao perigosa. Imagine que um carro que insiste em nao parar entra numa avenida e nao obedece a regras de transito, nao obedece nem cumpre com prioridades e muito menos respeita luzes de semaforos. Quantos acidentes nao iria causar, quantas mortes nao podia igualmente causar e sobretudo por em risco a vida de inocentes e ate de criancas? Repito a Policia esteve em grande, agiu bem. fez o trabalho que lhes competia e era devido de quem tem a obrigacao de zelar pela seguranca publica. Policia de Seguranca Publica, lembra-se, que seguranca estariam a oferecer se o automovel seguisse em frente. E penso mesmo que o Estado nao teria que pagar indemnizacao nenhuma a familia da vitima ou seja a quem for.


A Brasileira Ivanice Carvalho da Costa (1981-2017), de 36 anos, foi morta "acidentalmente", nao madrugada de 15 de novembro de 2017, por elementos da PSP, em Lisboa. Ivanice morava em Portugal ha 17 anos, desde os 19 anos de idade. A brasileira era Gerente de um Restaurante no Aeroporto Internacional de Lisboa, Aeroporto Humberto Delgado. Ela tera sido atingida por pelo menos 40 tiros que os elementos da PSP cometeram na tentativa de paralisar o carro. E algo ainda mais aceitavel no erro cometido pela PSP e que eles nao mandaram parar um carro qualquer, mas sim, um carro identico ao dos assaltantes da Margem Sul.

Ivanice estava indo a boleia para o trabalho com o namorado e soubesse ou nao o carro onde seguia como acompanhante do Condutor nao tinha documentos em dia, penso que dificilmente seria nao seria do conhecimento da vitima a situacao ilegal em que o carro se encontrava assim como o facto o namorado nao ter carta de conducao. Ja muito perto do aeroporto o Condutor avistou uma Operacao STOP sendo feita pela Policia, no Bairro da Encarnacao. Os elementos da PSP participavam de uma perseguicao a assaltantes de uma caixa electronica de Multibanco na Margem Sul em Almada e confundiram o carro onde seguia a brasileira com o dos assaltantes e mandaram o Motorista parar, o que nao aconteceu. A partir desse momento tudo seria de esperar. O carro nao era o mesmo mas era identico logo levaria qualquer um no engano.

Segundo uma nota divulgada pela PSP, o Condutor do carro em que estava Ivanice, “durante a fuga, tentou atropelar os policias”, que “foram obrigados a recorrer a armas de fogo”. Pouco depois, o Motorista voltou a desobedecer a ordem para parar. Quando a Policia finalmente se aproximou do carro para dete-lo, percebeu que havia uma mulher ferida, que infelizmente nao iria resistir aos ferimentos, morrendo ali mesmo no local.

O Motorista foi detido por conducao sem habilitacao, desobediencia a ordem para parar e conducao perigosa. A tia de Ivanice confirmou que o homem que deu boleia  a sobrinha ficou detido durante o dia todo prestando depoimento, mas declara desconhecer a identidade dele. Segundo o jornal portugues “Observador”, o condutor fugiu da barreira policial porque nao tinha habilitacao. Ja os assaltantes, que seriam pelo menos dois, não haviam sido identificados.

O Renault ficou cravejado de balas da PSP, mais de 20 projecteis das pistolas glock 9 mm do pelotao de agentes que seguiam na carrinha de uma Equipa de Intervencao Rápida da PSP de Loures. Mas no chao foram recolhidos ontem mais de 40 invólucros – número total de tiros disparados pelos agentes.

A imigrante brasileira morreu, enquanto o namorado foi detido por conducao sem carta, desobediencia e conducao perigosa. Este, com cerca de 40 anos, foi a tarde ouvido pela Judiciária – tal como os cinco agentes da PSP que dispararam e que foram constituidos arguidos.


No mes de Novembro era altura dos amantes do Heavy Metal, do bom Heavy Metal viam-se a despedir do fundador daquela que tem sido uma das bandas que mais boa musica produziu para esse genero musical tantas vezes incompreendido.

Nao sao muitas as bandas de Heavy Metal que conheco e aprecio mas sem duvida os australianos AC/DC (1973) estao em destaque.

Malcolm Mitchell Young (1953-2017) foi um Guitarrista escoces naturalizado australiano e fundador, com seu irmao mais novo,  Angus McKinnon Young (1955). Malcolm Young era o Guitarrista Ritmico, Vocalista de apoio (juntamente com Cliff Williams (1949) ). Esteve com a banda desde o seu inicio e fundacao em 1973, apesar de uma breve ausencia em 1988, sendo o Lider da banda e quem tomava as decisoes principais.

Em 2014 Malcolm Young afastou-se da banda por estar sofrendo de demencia. Veio a falecer a 18 de Novembro de 2017, aos 64 anos.


Em 16 de abril de 2014, O AC/DC mandou um recado para os fas na pagina oficial do Facebook: "Apos 40 anos dedicando sua vida ao AC/DC, Guitarrista e membro fundador Malcolm Young se ausentarAda banda devido a problemas de saude. Malcolm agradece a todos os verdadeiros fas do mundo inteiro pela paixao inesgotável e apoio. Diante a isso, o AC/DC pede que a privacidade de Malcolm e sua família seja respeitada durante este tempo. A banda vai continuar a fazer musica".

Em 2017, foi revelado por Brian Johnson (1947), (vocalista afastado do AC/DC), que Malcolm Young estava com Mal de Alzheimer e com demencia, já tendo sido internado algumas vezes. Tambem ele Johnson se afastou da banda em 2016 se afastou da banda, ele, por problemas auditivos.

Em 18 de Novembro de 2017, a banda australiana divulgou em nota um comunicado sobre a morte do Musico. "Malcolm, ao lado de Angus, era o fundador e criador do AC/DC. Com grande dedicacao e comprometimento ele era uma das forcas por tras da banda. Como Guitarrista, Compositor e visionario ele foi perfeccionista e um homem único", disse a banda. "Malcolm ja sofria de demencia ha alguns anos e morreu tranquilamente ao lado de sua família, deixando sua mulher Linda, os filhos Cara e Ross, tres netos, uma irma e o irmao Angus Young".


Dois irmaos morrerem no mesmo dia em situacoes diferentes penso que nao e nada de inedito mas que e de facto insolito. Ouvi falar de casos em que o mesmo aconteceu mas por mera ironia tratavam-se de irmaos sianeses, nesse caso e frequente porque muitas vezes sao dois corpos pegados que dividem e compartilham os mesmos orgaos vitais.

Belmiro Mendes de Azevedo (1938-2017) foi o tradicional empresario que subiu na vida porque enquanto crianca perantes as suas raizes e origens humildes ambicionou muito mais do que tal como o pai ser um mero Carpinteiro e Agricultor. Belmiro conhecido pelo seu caracter empreendedor, pela sua ousadia e frontalidade que se estendeu tanto a nivel pessoal como profissional criou um verdadeiro imperio.

Belmiro foi no entanto criticado por muitos por as empresas do seu grupo pagarem salarios demasiado pequenos e baixos, ficou conhecido como o Senhor que so nao pagava menos que o ordenado minimo porque nao lhe era de todo possivel.

Segundo a famosa Revista Forbes o Empresario e Industrial portugues, surgia na 1121.ª posicao na lista de personalidades mais ricas do Mundo na lista do ano 2016, com uma fortuna estimada e avaliada em 2,5 milhoes de dolares (1,39 milhoes de euros).

Belmiro Mendes de Azevedo era oriundo como se sabe de uma familia modesta e humilde mas quando faleceu em 29 de Novembro de 2017, Belmiro de Azevedo ocupava o terceiro lugar na lista das pessoas mais ricas de Portugal.


Possivelmente ainda a familia se preparava para comecar a organizar as cerimonias funebres de Belmiro de Azevedo quando embora ja estivesse internada a algum tempo no Hospital Instituto Portugal de Oncologia (IPO) do Porto a sua irma Ana Augusta Azevedo morrera no mesmo dia enquanto Belmiro havia morrido horas antes no Hospital da CUF igualmente na cidade do Porto, um dia para esquecer na vida da Familia Azevedo e sem duvida um momento insolito.


Jose Pedro Amaro dos Santos Reis (1956-2017), ficou no entanto conhecido para todos nos unicamente como Ze Pedro, Ze Pedro dos Xutos, Banda de Rock que ele proprio fundou e da qual era o Guitarrista e Vocalista em algumas cancoes alem de ter escrito alguma melodias para a banda, algumas das mais conhecidos, Ze Pedro conquistava tudo e todos segundo quem o conhecia pelo seu sorriso sempre presente no rosto o sorriso de Ze Pedro foi uma marca carismatica do mesmo.

Ze Pedro durante muitos anos foi consumidor de drogas duras e alcool vicios que viria a acabar por largar depois de quase lhe custarem a vida. Assumia abertamente esse facto e orgulhava-se de estar completamente recuperado. Teve no entanto uma Hepatite C, desde 2001, doenca que quase lhe custou a vida e o obrigou a um transplante de figado ja em 2011.


O Musico segundo adiantaram algumas fontes morreu calmamente em sua casa em 30 de Agosto de 2017, em Lisboa.

A sua luta contra uma doenca hepatica e doenca oncologica eram bem de conhecimento publico, Ze Pedro apesar do seu sorriso enorme nunca escondeu a doenca.

No inicio de Novembro, menos de um mes antes de falecer, Ze Pedro despediu-se do publico portugues que sempre o acarinhou e nunca o ira esquecer com um concerto do Xutos & Pontapes, no Coliseu dos Recreios, durante o qual os fas, conhecendo ja o seu fragil estado de saude, lhe emprestaram o seu carinho.


O funeral de Ze Pedro atraiu centenas, talvez mais de um milhar de pessoas ate ao antigo Museu dos Coches e Mosteiro dos Jeronimos por onde o funeral passou antes de seguir para o Cemiterio dos Olivais sempre acompanhado por multidoes, fas ainda em estado de choque e com ar de enorme tristeza, homenagens e mais homenagens e a promessa do proprio Presidente da Republica que tal como o tambem Primeiro-Ministro estiveram presentes no funeral com uma multidao de fas que fazia fila em Belem, na Praca do Imperio e se estendia ate outras ruas, Ze Pedro foi homenageado desde pelo mais comum dos cidadaos ate ao Parlamento. Desta vez a intencao nao era ver o Mosteiro dos Jeronimos, o Museu da Marinha ou Museu Nacional da Arqueologia, desta vez a ideia era mesmo despedirem-se de Ze Pedro o fundador dos Xutos & Pontapes e de salientar que para alem de milhares de fas era interessante ver-se que estavam ali presentes varias geracoes, familias inteiras talvez compostas por filho, pai e avo. Ate sempre Ze Pedro, eis aqui agora a minha humilde e sincera homenagem dentro do possivel ao fundador da minha banda de Rock portuguesa preferida.


Ja em Dezembro o Supremo Tribunal dos Estados Unidos aprovava mais uma das polemicas e criticadas leis criada pelo seu Presidente, Donald Trump.

O Supremo Tribunal dos EUA veio a informar o Mundo de que tinha autorizado ja em Dezembro de 2017 o governo de Donald Trump a aplicar na integra a legislacao que vira a impedir a entrada no Pais a residentes de 6 paises muculmanos, sendo eles o: Chade, Irao, Libia, Somalia, Siria e Iemen.

Os juizes que tomaram a decisao decidiram, com dois votos contra, que a medida poderia ser aplicada na sua totalidade, apesar da existencia de varios processos em tribunais.

Tribunais de nivel inferior defendiam que as pessoas desses paises com uma relacao autentica com alguem nos EUA nao podiam vir a ser mantidas fora do espaco Norte-Americano. Avos, primos e outros familiares tem estado entre os que os tribunais tem dito que nao podem ser excluidos.

O polemico decreto teve varias alteracoes ao longo do ano com algumas mudancas de paises na lista que inicialmente era de sete e composta por: Siria, Iraque, Irao, Sudao, Libia, Somalia e Iemen.



Esta decisao final veio ja de uns meses antes e inicialmente a decisao de Trump passava por proibir

Uma verdadeira batalha se adivinha a envolver familia que poderao vir a ser separadas por culpa da mesma lei e claro varios grupos, associacoes de direitos humanos vao protestar fortemente mas nao me parece que consigam chegar a algum lado. Donald Trump tem tomado decisoes e medidas polemicas mas ate agora nao tem recuado e nem voltado atras com a sua palavra ou decisoes.


As suas decisoes quase todas tem sido polemicas e talvez a ultima decisao de 2017 mais importante nao pudesse deixar de ser polemica.

Nao discordo de algumas atitudes de Donald Trump mas tera ele o direito de decidir certas coisas em nome dos Estados Unidos so porque e o Presidente que em eleicoes livres acabou por ser eleito de uma forma um pouco insolita mas acabou mesmo por chegar a Presidencia.

E certo que Trump nao decide sozinho mas sao as suas decisoes e de seus acessores que chegam ao Supremo Tribunal e muitas delas, dessas mesmas decisoes, sao contra o que os americanos, povo que elege os seus presidentes e senadores, Sera que eles estao de acordo com certas ideias e decisoes de Donal Trump?

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou formalmente Jerusalem como a capital de Israel depois de assinar um documento a reconhecer o mesmo em 6 de Dezembro de 2017.

Donald Trump anunciou a transferencia da Embaixada dos Estados Unidos da America em Israel de Telavive para Jerusalem. A mudanca implicaria o reconhecimento de Jerusalem como a capital de Israel, o que e rejeitado pelo Mundo islamico, que tem na cidade diversos locais sagrados.

Donald Trump afirmou que sua decisao de reconhecer Jerusalem como capital de Israel nao deve ser interpretada como uma falta de compromisso com o processo de paz entre israelenses e palestinos, e prometeu que fara "todo o possivel" para ajudar as partes a consegui-lo.

O reconhecimento de Jerusalem como capital de Israel havia sido aprovado pelo Congresso Americano em 1995, mas nunca chegou a ser colocado em pratica. O texto da ao Presidente americano o poder de adiar a decisao a cada seis meses, sob o argumento de que ela representa uma ameaca à seguranca dos EUA.

Desde a aprovacao da medida, todos os ocupantes da Casa Branca enviaram comunicado ao Congresso explicando tal adiamento. Em Maio, no primeiro vencimento do prazo em seu mandato, Trump fez o mesmo. O novo periodo de seis meses acabou na segunda-feira, sem que o Presidente enviasse a comunicacao ao Congresso.


O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin "Bibi" Netanyahu (1949), avaliou como justa e valente a decisao do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reconhecer Jerusalem como capital de Israel e a promessa de transferir a embaixada americana para a mesma cidade.

Netanyahu classificou o dia como historico e disse que a medida e um "reflexo do compromisso do presidente com uma verdade antiga e imperecível". E que mostra que Trump esta cumprindo suas promessas para promover o avanco da paz na regiao.

O Primeiro-Ministro de Israel se comprometeu a nao mudar o status quo dos locais sagrados da cidade, como Trump tinha pedido anteriormente em seu discurso. Netanyahu tambem garantiu que mantera a liberdade de culto para judeus, cristao e muculmanos.

"O povo judeu e o Estado judeu estarao eternamente gratos. Esse foi nosso objetivo desde o primeiro dia de Israel", concluiu.

O que agrada a uns desagrada a outros e a decisao justa e valente como considerou o Primeiro-Ministro de Israel foi uma decisao criticada por outro e bastante polemica.

O Secreario-Geral da Organizacao para a Libertacao da Palestina (OLP), Saeb Erekat (1955), disse que a decisao do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalem como a capital de Israel acaba com as chances da solucao de dois Estados. 

                 
A Tempestade Ana veio ainda a tornar mais dificil o clima de final de Outono e inicio de Inverno caracteristico e tradicional no Mes de Dezembro que tao bem conhecemos.

Com uma formacao ao largo da Irlanda, tendo como destino a Penisula Iberica (Portugal e Espanha) era esperada no Dia 10 de Dezembro de 2017 a sua chegada a penisula, a tempestade acabou por ficar conhecida como "Ana" dando origem a Tempestade Ana.

O nome resultou de um acordo estabelecido entre a Agencia Estatal de Meteorologia (AEMET) espanhola, a Meteo-France (agencia francesa) e o Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera.

Segundo a AEMET, no futuro serao baptizadas "todas as depressoes que possam provocar um grande impacto sobre pessoas e bens" e que atinjam Portugal, Franca e Espanha.

Antes da sua chegada a Portugal de acordo com as previsoes dos especialistas, uma chuva forte atingiria Portugal Continental em todo o territorio. E tambem era de esperar a queda de neve nas terras altas (zona montanhosa do Norte da Escocia) no Norte e no Centro junto com a ocorrencia de rajadas de vento na ordem dos 100/KM  Hora. A depressao provocaria forte agitacao maritima com a possibilidade de vagas com 5 Metros de Altura.

So em Portugal viriam a ser registadas 2.710 ocorrencias relacionadas com a Tempestade Ana, a maior parte (1.720) quedas de arvores, mas tambem inundacoes e quedas de estruturas, segundo declaracoes da  a Proteccao Civil a Agencia Lusa.

Os distritos mais afectados eram o Porto (com 423 ocorrencias), Lisboa (278), Braga (271), Aveiro (269), Viseu (255) e Coimbra (252) isto segundo a Proteccao Civil ate a 00:00 horas do dia 10 de Dezembro de 2017.

A Tempestade Ana afetou Portugal principalmente a partir da tarde do dia 10 ate a manha do Dia 11 de Dezembro de 2017, originando vento forte e precipitacao intensa que provocaram perdas de vidas e bens.

A primeira tempestade de Outono em Portugal, originou tempo severo, quer a nivel de vento (rajada e vento medio), quer no dominio da precipitacao (em periodos curtos e em totais diarios). Estas primeiras chuvas e ventos fortes foram responsaveis por varios incidentes, que afetaram vidas e bens da populacao, designadamente nas regioes do Norte e Centro do Pais. 


Portugal Continental foi afetado pela Tempestade Ana, fundamentalmente durante a tarde e o fim do dia 10 de Dezembro e o inicio do dia 11 de Dezembro.

Desse cavamento rapido, resultou um gradiente de pressao apertado, que em conjunto com uma superfície frontal fria, associada a esta depressao, que atravessou Portugal Continental, provocaram tempo severo em todo o territorio designadamente em termos de vento e precipitacao.

A precipitacao e o vento forte que se registaram provocaram varios incidentes, que afectaram a populacao em termos de destruiCAo de vidas e bens, tendo a Agencia Nacional de Proteccao Civil (ANPC) informado, que durante este periodo se verificaram 3187 ocorrencias, fundamentalmente resultado da queda de arvores ou ramos (1997) mas tambem de quedas de estruturas (642), inundacoes (370) e deslizamento de terras (34).

Destes incidentes resultaram um morto, cinco feridos e treze desalojados. A morte, de uma mulher de 42 anos, ocorreu quando foi atingida pela queda de uma arvore,  enquanto caminhava numa estrada em Marco de Canaveses. So numa rua de Lisboa foram atingidas cerca de 20 viaturas estacionadas. Os maiores estragos verificados em termos de vento verificaram-se nas regioes de Lisboa, Porto e Aveiro.


Caro(a) leitor(a) podem talvez ter estranhado a ausencia desta cronica que faco anualmente pela sua demora podera ter parecido que a mesma nao viria a ser realizada mas o facto na realidade e que tive muito trabalho, algumas preocupacoes junto do final do ano e que se estenderam pelo Mes de Janeiro, os males de saude e uma coisa complicada sobretudo nesta altura de gripes de Inverno sobretudo num Pais como o Reino Unido, frio e humido.

Aqui fica a mesma cronica com algum atraso devido ao enorme trabalho de pesquisa, seleccao de imagens e escolha de videos, tudo leva o seu tempo. Posso por ventura ter me esquecido de um ou outro acontecimento nacional e internacional mais importante mas creio que estao aqui os de maior destaque aos dois niveis. A nivel nacional considero a tragedia de Pedrogao Grande e os incendios de Outubro os momentos mais marcantes e importantes do ano a nivel nacional. A nivel internacional a escolha vai para as decisoes mais polemicas de Donald Trump que tanto tem desagradado a outros lideres politicos mundiais sobretudo europeus.

Antes de me despedir mais uma vez quero aproveitar para desejar a todos os meus seguidores ou apenas leitores tudo de bom e o melhor em 2018. Paz, Amor, Saude e Felicidade com algum dinheiro tambem, ate a proxima, um enorme e forte abraco para todos. O mais dificil ja esta agora e so seguir em frente para mais um ano de sucesso neste blog.

                                                                                                          Manuel Goncalves


                                                                                  



































 
































































 



























































 
 







Sem comentários:

Enviar um comentário