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quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O Misterio do Triangulo das Bermudas

 

Este penso que sera um ano com cronicas de assuntos interessantes e esta e ja uma delas. O tema e de interesse e embora tenha sido tantas vezes investigado e um daqueles temas que gosto de pesquisar e do qual gosto de escrever, gosto talvez de despertar a curiosidade de algum, talvez ate meter veneno, mas sobretudo abordar temas envolvidos e rodeados de muitas perguntas mas com poucas respostas.

Gosto de assuntos a envolver a Historia como sabem mas igualmente gosto de assuntos que debatem fenomenos paranormais e ate o ocultismo e a Parapsicologia e a verdade e que o Misterio do Triangulo das Bermudas acaba tambem por ser tudo isso um pouco e a ciencia misturada com o oculto e sempre rodeado de incertezas com a certeza de poucas certezas.

Ouvi falar no tema ainda na Escola Primaria embora nao fosse tema a ser estudado no momento mas uma Professora falou-nos do mesmo e de avioes e navios que desapareciam ou dos quais se perdiam o contacto, ali, na mesma zona de forma quase que inexplicavel. O tema interessou-me mas nunca o pesquisei profundamente por isso igualmente para tambem aprender algo sobre o mesmo, saber nunca fez mal a ninguem, estou agora a apresentar esta cronica.


O Triangulo das Bermudas (ou Poligono das Bermudas) e uma area que varia, aproximadamente, de 1,1 milhoes de  km² ate 3,95 milhoes km². Essa variacao ocorre em virtude de factores fisicos, quimicos, climaticos, geograficos e geofisicos da mesma regiao, que influem decisivamente no calculo da sua Area, situada no Oceano Atlantico entre as Ilhas  Bermudas, Puerto Rico (Porto Rico), Fort Lauderdale no Estado da Florida e as Bahamas. A regiao notabilizou-se como palco de diversos desaparecimentos de avioes, barcos de passeio e navios, para os quais se popularizaram explicacoes extrafisicas e/ou sobrenaturais.

Uma das possiveis explicacoes para estes fenomenos sao os disturbios que esta mesma regiao passa, no Campo Magnetico da Terra. Um dos casos que ficou mais famoso e o do chamado Voo 19 (1945). Muito embora existam diversos eventos anteriores, os primeiros relatos mais sistematicos comecaram a ocorrer entre 1945 e 1950. Alguns tracam o misterio ate a epoca de Cristovao Colombo (1451-1506). Mesmo assim, os incidentes vao de 500 a nao mais de 1000 nos ultimos 5 seculos. Howard Rosenberg afirmou que em 1973 a Guarda Costeira respondeu a mais de 8000 pedidos de ajuda na Area e que mais de 50 navios e 20 avioes se perderam na Zona, durante o Seculo XX.

Muitas teorias foram criadas e apresentadas para explicar o extraordinario misterio doa avioes e navios desaparecidos. Extraterrestres, residuos de cristais da Atlantida, humanos com armas antigravidade ou outras tenologias esquisitas e vortices da quarta dimensao estao entre os favoritos de escritores de fantasias. Campos magneticos estranhos e emissoes de Gas Metano do fundo do oceano sao as teorias e explicacoes encontradas favoritas dos mais tecnicos. O tempo (tempestades, furacoes, tsunamis, terramotos, ondas e correntes) e outras causas naturais e humanas sao as favoritas entre os diversos investigadores ceticos que dedicaram algum do seu tempo a pesquisar o tema e ate a investigar o mesmo.


Desde o remoto tempo da Era das navegacoes conhecida igualmente como Era dos Descobrimentos, nos seculos XV e XVI, os navios que navegavam e viajavam na Europa com destino as americas passavam continuamente por esta Area com intuito de aproveitar os ventos da Corrente do Golfo. Depois, com o desenvolvimento das maquinas a vapor e dos barcos com motores de combustao interna, grande parte do trafego do Atlantico Norte deixou de passar tanto pela mesma Area.

A Corrente do Golfo, e uma Area com clima instavel (conhecida sobretudo pelos seus furacoes), tambem passa pelo Triangulo das Bermudas ao sair do Mar das Caraibas. A combinacao de um intenso trafego maritimo e o clima instavel pode ter feito e estar na origem de alguns barcos a entrarem em tespestades e ter alguns acidentes, perdendo-se sem deixarem pistas, isso sobretudo principalmente antes do desenvolvimento das telecomunicacoes, do radar e dos satelites em finais do Seculo XX.

A primeira obra documentada sobre os desaparecimentos misteriosos nesta Area de barcos e avioes e de 1950, por E. V. W. Jones, um Jornalista da Associated Press, que escreveu alguns artigos e materias sobre o tema de desaparecimento de barcos no Triangulo das Bermudas. Jones afirmou que os desaparecimentos de barcos, avioes e pequenos botes eram "misteriosos". E baptizou a mesma Area com um outro nome, passando a chama-la de "Triangulo do Diabo".

Em 1952, George X. Sand afirmou em um artigo da Revista do Destino que na mesma Area aconteciam "estranhos desaparecimentos marinhos".

Ja em 1964, o Escritor sensacionalista Vincent Hayes Gaddis (1913-1997) cunhou o tema "Triangulo das Bermudas" em um artigo da Revista Argosy. Um ano depois publicou o livro Invisible Horizons: True Mysteries  of the Sea ("Horizontes Invisiveis: os Verdadeiros Misterios do Mar"), onde no mesmo incluia um capitulo chamado "O Mortal Triangulo das Bermudas". Geralmente, Gaddis e considerado o "Inventor" do Triangulo das Bermudas.

Mas foi somente dez anos depois, em 1974, que o misterio se tornou mito atraves do Escritor, Linguista, Poliglota, Arqueologo e Mergulhador Norte-Americano, Charles Frambach Berlitz (1914-2003) e seu proprio livro, O Triangulo das Bermudas (1974), no qual aproveitou alguns textos de Gaddis e recompilou alguns casos de desaparecimentos, misturados com falsidades e flagrantes invencoes o que nao impediu do livro ser um Bestseller que vendeu quase 20 milhoes de copias, tendo sido publicado em 30 idiomas. Foi depois da publicacao desse livro que os eventos foram conhecidos atraves da Imprensa de uma forma mais abrangente e completa. Apos terem achado a cabeca de um homem no mar todos afirmaram que havia ali naquele lugar acontecimentos sobrenaturais.

Um canal de televisao americano especializado em Ficcao Cientifica produziu em 2005 uma minisserie com o nome de The Bermuda Triangle : Starling new secrets.

Possiveis explicacoes:

. Anomalias no Campo Electromagnetico do Planeta Terra.
. Teoria conspiratoria forjada para desenvolver reaccoes no Mundo da Guerra Fria.
. Redemoinhos gigantes.

De notar que algumas explicacoes nao sao cientificamente aceitas.


Alguns escritores tem usado alguns conceitos sobrenaturais para explicar os eventos no triangulo mais famoso do mundo. Uma das explicacoes apresentadas e de uma suposta tecnologia do Continemte perdido da Atlantida. As vezes conecta-se esta historia a formacao rochosa submersa conhecida como Bimini Road ("Estrada de Bimini"), perto da Ilha Bimini, nas Bahamas, que esta no triangulo em alguns casos. Seguidores de Medium Norte-Americano, Edgar Evans Cayce (1877-1945) tiveram a previsao de que a evidencia da Atllantida seria encontrada em 1968, referindo-se a descoberta da Bimini Road. Alguns descrevem a formacao como uma estrada, uma parede, ou outra estrutura, apesar dos geologos considerarem isso como sendo de origem natural.

Outros escritores buscaram explicacoes mais sensacionalistas e atribuiram os eventos aos OVNIS. Esta ideia foi usada pelo reconhecido Realizador e Produtor cinematografico Norte-Americano, Steven Allan Spielberg (1946) em seu filme de Ficcao Cientifica, Encontros Imediatos de Terceiro Grau (1977), que mostra os tripulantes do Voo 19 como humanos abduzidos.

Charles Berlitz, Autor de varios livros de fenomenos anormais atribuiu os desaparecimentos no Triangulo das Bermudas como uma anomalia ou forcas inexplicaveis.

Os problemas com as bussolas de navegacao e orientacao sao aqueles mais citados em varios incidentes que aconteceram no misterioso Triangulo das Bermudas. Enquanto alguns tem lancado e apresentado ou simplesmente defendido que anomalias magneticas locais incomuns podem existir nesta Area, tais anomalias nao tem sido reveladas como existentes. Tambem deve ser lembrado de que as bussolas tem variacoes magneticas naturais em relacao aos polos magneticos. Por exemplo nos Estados Unidos os unicos lugares onde o Polo Norte Magnetico e o Polo Norte Geografico (igualmente chamado de Norte Verdadeiro) sao exactamente os mesmos estao em uma linha passado do Estado Wisconsin ate ao Golfo do Mexico. O facto e de conhecimento dos navegadores ja a seculos, mas o publico com menos conhecimento de navegacao pode nao nao estar informado e algumas pessoas pensam que existe alguma coisa misteriosa na "mudanca" que acontece na bussola numa Area maritima tao extensa como e o Triangulo das Bermudas, apesar de estar provado ja de que se trata de um simples e so fenomeno natural.

Os actos deliberados de destruicao podem cair em duas categorias: actos de guerra e actos de pirataria. Registos em alguns arquivos tem sido verificados com inumeras perdas; enquanto varios afundamentos tem sido atribuidos a invasores na superficie ou submarinos durante as guerras mundiais e documentados nos varios livros de bordo, muitas outras suspeitas igualmente de afundamentos nao foram de todo provadas. Existem fortes suspeitas que a perda do USS Cyclops em 1918, assim como de seus navios-irmaos Proteus e Nereus na II Guerra Mundial (1939-1945), tenham sido causadas por submarinos mas nao foram encontradas provas nos registos nazis, ou seja alemaes.

A pirataria, que e definida como a tomada e assalto a um navio ou barco pequeno, em pleno alto-mar, e um acto muito antigo mas que continua ainda nos dias de hoje com algumas mudancas fruto da evolucoes. Enquanto a pirataria aos cargueiros sequestrados e mais comum no Oeste dos oceanos Pacifico e Indico, o contrabando de drogas causa o roubo de barcos para operacoes contrabandistas, que pode ter sido a causa do misterioso desaparecimento de tripulacoes e iates no mar das caraibas. A pirataria no Mar das Caraibas foi uma pratica comum durante dois seculos ou seja 200 anos, entre 1560 e 1760, incluindo por piratas famosos como o Pirata ingles, Edward Teach ou Thatch (c.1680-1718) conhecido como o "Barba Negra" ou pelo Pirata frances Jean Lafitte (1776-1826). O frances e algumas vezes suspeito de ser uma vitima do Triangulo das Bermudas.

A Corrente do Golfo e uma corrente oceanica que tem origem no Golfo do Mexico, entao passa atraves do Estreito da Florida, indo ao Atlantico Norte. Em essencia, e um rio dentro do oceano, e como um rio, pode e carrega objectos flutuantes. Tem uma velocidade de superficie ao redor de 2,5 m/s (6 MPH). Um pequeno aviao fazendo uma aterragem na agua ou um barco tendo algum problema no no motor serao carregados para longe da reportada posicao pela corrente, como aconteceu com um barco cruzeiro chamado, Witchcraft, em 22 de Dezembro de 1967, quando foi reportado um problema no motor proximo a um marcador de boia a uma Milha (1,6 KM) da costa, mas estranhamente o navio nao estava la quando a Guarda Costeira chegou para prestar auxilio e socorro.


Uma das explicacoes mais citadas em inqueritos oficiais sao as perdas de qualquer aeronave ou embarcacao como sendo um erro humano. Sendo voluntario ou acidental. os humanos tem sido conhecidos por cometerem erros que tem resultado em catastrofes e tragedias de perdas no Triangulo das Bermudas. Nao sao excepcoes teorias e explicacoes para incidentes no Triangulo das Bermudas que passam somente por, erros humanos. Por exemplo a Guarda Costeira que controla o local citou uma falta de treinamento adequado para a limpeza volatil residuo de Benzeno como razao para a perda do tanque V.A.Fogg em 1972. A teimosia do ser humano pode ter sido a causa do Negociante, Harvey Conover, perder o seu iate veleiro, o Revonoc, assim que velejou ao Centro de uma tempestade ao Sul do Estado da Florida em 1 de Janeiro de 1958. Muitas outras perdas permanecem inconclusivas devido a falta de naufragios que ate poderiam ser estudados, um facto citado em muitos registos oficiais.

Os furacoes sao poderosas tempestades geradas em aguas tropicais e tem historicamente sido responsaveis por milhares de vidas perdidas e bilhoes de dolares em prejuizos. O naufragio da frota espanhola do Conquistador espanhol, Francisco de Bobadilla (c.1450-1502) em 1502 foi o primeiro registo de um furacao destrutivo. Este tipo de tempestades tem ao longo dos tempos provocado varios incidentes relacionados com o Triangulo das Bermudas.

Em varios oceanos ao redor do Mundo, as ondas gigantes tem causado o afundamento de navios e a queda de plataformas de petroleo. Essas ondas sao consideradas como sendo um misterio e ate recentemente eram vistas como sendo um mito embora hoje sejam vistas como algo credivel. No entanto, a teoria das ondas gigantes nao consegue encontrar explicacao para a perda de avioes.

Uma outra explicacao para alguns desaparecimentos aponta para a presenca de varias zonas de hidratos de metano sobre as placas continentais.

Em 1981, o United States Geological Survey (USGS) (1879) informou a aparicao destes hidratos na Area de Blake Ridge (no Sudeste dos EUA). As erupcoes frequentes de metano poderiam produzir regioes de agua espumosa que nao dao sustentacao suficientes aos barcos.

Se se formasse uma Area deste tipo ao redor de um barco, este mesmo afundaria muito rapidamente sem aviso.

As experiencias em laboratorio tem provado que realmente as bolhas podem afundar um barco em modelo de escala, devido a deminuicao da densidade da agua.

Alguns escritores tem sugerido que hidrato de metano libertado repentinamente na forma de bolhas gigantes de gas, com diametros comparaveis ao tamanho de um barco, poderia afunda-lo. Esse fenomeno e em termos fisicos impossivel.

Alem disso, se fosse possivel que se criasse uma bolha de gas metano desde o fundo do oceano, tal como e descrito, essa mesma bolha gigante se romperia devido a grande pressao da agua e se converteria em varias bolhas de menor dimensao antes de alcancar a superficie. Ao emergir, estas bolhas formariam uma grande turbulencia, mas nao tanto ao ponto de jamais por em perigo a sustentabilidade de um barco.

Ainda que as bolhas formadas em um tanque de laboratorio possam ser grandes comparadas com um barco em modelo de escala, o efeito nao pode ser comparado na natureza devido a relacao entre as forcas de tensao superficial e gravidade.

O gas metano ao contrario das ondas gigantes poderia fazer e causar a queda de avioes. Tecnicamente o ar menos denso faria com que os avioes perdessem o poder de sustentacao o que como e evidente provocaria a sua queda. Alem disso, no altimetro do aviao, a Altura e determinada pela densidade do ar. Como o metano e menos denso, o Altimetro indicaria que o aviao estaria subindo. O Piloto que viajasse de noite ou entre nuvens, situacoes em que nao e possivel ver o solo, suporia que o aviao estava subindo e reagiria descendo, fazendo com o aviao acabasse por colidir com o mar.

Outro factor e que o metano aspirado pelo motor arruinaria a mistura de combustivel e ar. Motores de avioes queimam hidrocarbonetos (como a gasolina) misturados com o oxigenio que provem do ar. Quando os niveis de oxigenio no ambiente diminuem bruscamente, a combustao pode ate parar por completo, fazendo com que o motor se desligue. Todos estes efeitos do gas metano tem sido demonstrados experimentalmente.


Lista de Eventos ocorridos no Triangulo das Bermudas:

. 1840 - Rosalie: Uma embarcacao francesa acabou por ser encontrada meses apos o seu desaparecimento, na Area do Triangulo das Bermudas, navegando com as velas recolhidas, a carga intacta, porem sem vestigios da sua tripulacao.
. 1880 - Atlanta: Uma fragata britanica, desapareceu em Janeiro, com 290 pessoas a bordo.
. 1902 - Freyas: Uma embarcacao alema, ficou um dia desaparecida. Saiu de Manzanillo, em Cuba no Dia 3 de Outubro. Foi no entanto encontrada no dia seguinte ao desaparecimento, Dia 4 de Outubro, exactamente no mesmo local de onde tinha saido no dia anterior, porem sem nenhuma pessoa a bordo: todos os tripulantes haviam desaparecido misteriosamente.
. 1909 - The Spray: Um pequeno iate do Aventureiro, Navegador, Marinheiro, Velejador e Escritor canadense Joshua Slocum (1844-desaparecido no mar em 14 de Novembro de 1909, foi declarado legalmente morto em 1924), desapareceu nesta misteriosa Area do Triangulo das Bermudas.
. 1917 - S S Timandra: Uma embarcacao que iria para Buenos Aires, Argentina, partindo de Norfolk (Virginia), Estados Unidos, com uma carga de carvao e uma tripulacao de 21 passageiros, desapareceu. Nao emitiu nenhum sinal pelo radio.
. 1918 - Cyclops: Uma embarcacao carregada com 19.000 toneladas de aprovisionamentos para a Marinha Norte-Americana, com 309 pessoas a bordo. Desapareceu a 4 de Marco em mar calmo, sem emitir qualquer tipo de aviso, mesmo dispondo de radio a bordo.
. 1921 - Carroll. A, Deering: Foi um cargueiro que afundou no Cabo Hatteras, cerca de 1.000 KM  a Oeste das Ilhas Bermudas.
. 1925 - Raifuku Maru: Uma embarcacao que afundou em uma tempestade a cerca de 1.000 KM a Norte das Ilhas Bermudas.
. 1925 - Cotopaxi: Embarcacao desaparecida proximo a Cuba.
. 1926 - SS Suduffco: Embarcacao que afundou em um furacao no Triangulo das Bermudas.
. 1931 - Stavenger: Cargueiro desaparecido com 43 homens a bordo.
. 1932 - John and Mary: Embarcacao desaparecida em Abril de 1932. Foi encontrado posteriormente a deriva, a cerca de 80 quilometros das Ilhas Bermudas.
. 1938 - Anglo-Australian: Embarcacao desaparecida em Marco de 1938, com uma tripulacao de 39 homens a bordo. Pediu socorro quando estava proximo do Arquipelago dos Acores.
. 1940 - Gloria Golite: Embarcacao desaparecida em Fevereiro de 1940. Foi encontrada mais tarde com tudo intacto, mas sem tripulacao.
. 1942 - Surcouf: Submarino frances que foi atacado pelo cargueiro Norte-Americano Thompson Lykes perto do Canal do Panama, a cerca de 1.800 KM do Triangulo das Bermudas.
. 1944 - Rubicon: Um cargueiro cubano desapareceu em 22 de Outubro de 1944. Foi encontrado mais tarde pela Guarda Costeira Norte-Americana proximo a costa da Florida.
. 1945 - Super Constellation: Aeronave da Marinha Norte-Americana desapareceu a 30 de Outubro, com 42 pessoas a bordo.
. 1945 - Voo 19 ou Missao 19 ("Flight 19): Esquadrilha de cinco avioes TBF Avenger, desapareceram em 5 de Dezembro de 1945.
. 1945 - Martin Mariner: Um hidroaviao enviado ao local em busca do Voo 19 e na tentativa de encontrar o mesmo, desapareceu igualmente no mesmo dia que o Voo 19, 5 de Dezembro, apos somente 20 minutos de voo, com treze tripulantes a bordo.
. 1947 - C-54: Aeronave do Exercito dos Estados Unidos, jamais viria a ser encontrada.
. 1948 - DC-3: Aeronave comercial, desapareceu em 28 de Dezembro de 1948, com 32 passageiros.
. 1949 - Tudor IV Star Ariel: Aeronave que desapareceu no Triangulo das Bermudas.
. 1950 - GLOBEMASTER: Aviao comercial dos Estados Unidos desaparecido em Marco de 1950.
. 1950 - Sandra: Um cargueiro que transportava insecticida, desapareceu em Junho de 1950 e como tantos outros jamais voltou a ver encontrado.
. 1952 - YORK: Aviao de transporte britanico, desapareceu em 2 de Fevereiro de 1952, transportava 33 passageiros a bordo, alem dos elementos de tripulacao. Desapareceu a Norte do Triangulo das Bermudas.
. 1954 - Lockheed Constelation: Aeronave militar com 42 passageiros a bordo desapareceu no Triangulo das Bermudas.
. 1955 - CONNEMARA IV: Desapareceu em Setembro de 1955 e apareceu no entanto mais tarde a 640 KM, das bermudas. Como em tantos outros casos sem qualquer tripulacao apos ser encontrada.
. 1956 - MARTIN P-5M: Hidroaviao desaparecido em 5 de Novembro de 1956 quando fazia uma patrulha a costa dos Estados Unidos. Desapareceu com  10 tripulantes a bordo nas proximidades daquele que era ja considerado do triangulo da maldicao.
. 1957 - CHASE YC-122: Desaparecido em 11 de Janeiro de 1957. Era um aviao cargueiro com quatro passageiros a bordo.
. 1962 - KB-50: Um aviao KB-50 desapareceu em 8 de Janeiro de 1962. Tratava-se de um aviao tanque da Forca Aerea dos Estados Unidos. Desapareceu como tantos outros quando cruzava o Triangulo das Bermudas.
. 1963 - MARINE SULPHUR QUEEN: Cargueiro que desapareceu em fevereiro de 1963 sem emitir nenhum pedido de socorro.
. 1963 - SNO'BOY: Desaparecido em 1º de Julho. Era um pesqueiro com vinte homens a bordo. Nunca foi encontrado como a maioria das embarcacoes e avioes que desapareceram no Triangulo das Bermudas.
. 1963 - 2 STRATOTANKERS KC-135: Eram dois avioes de quatro motores cada, novos, que prestavam servico a Forca Aerea Americana. Iam em missao secreta para uma base aerea no Atlantico, mas nunca chegaram ao local. Desapareceram em 28 de Agosto de 1963.
. 1963 - CARGOMASTER C-132: Desaparecido em 22 de Setembro perto das ilhas do Arquipelago dos Acores.
. 1965 - FLYNG BOXCAR C-119: Desaparecido desde 5 de Junho de 1965. Era um aviao comercial com dez passageiros a bordo.
. 1967 - WITCHCRAFT: Desaparecido em 24 de Dezembro de 1967. Considerado um dos casos insolitos mais extraordinarios que se sucedeu no Triangulo das Bermudas. Tratava-se de uma embarcacao que realizava cruzeiros maritimos. Estava amarrado em uma boia em frente ao Porto Maritimo de Miami, Estado da Florida, Estados Unidos, a cerca de 1600 metros do Solo. Simplesmente desapareceu sem deixar rasto com sua equipa da tripulacao e um passageiro a bordo.
. 1970 - Milton Latrides: Cargueiro frances que partiu da cidade de New Orleans, no Estado do Luisiana, Estados Unidos em direccao a Cape Town na Africa do Sul. Levava como transporte uma carga de azeite vegetal e refrigerantes. Afundou no Triangulo das Bermudas em Abril de 1970.
. 1973 - ANITA: Desaparecido desde Marco de 1973. Era um cargueiro de 20.000 toneladas que estava a fazer a travessia da sua rota de destino e desapareceu proximo do Triangulo das Bermudas com 32 tripulantes a bordo.
. 1976 - Grand Zenith: Petroleiro que afundou com pessoas e bens a bordo. Deixou uma grande mancha de petroleo que pouco depois tambem desapareceu.
. 1976 - SS Sylvia L. Ossa: Embarcacao que afundou em um furacao a Oeste das Ilhas Bermudas.
. 1978 - SS Hawarden Bridge: Embarcacao que foi encontrada e que estava abandonada no Triangulo das Bermudas.
. 1980 - SS Poet: Embarcacao que afundou em um furacao no Triangulo das Bermudas. Transportava graos para o Egipto.
. 1995 - Jamanic K: Cargueiro que afundou na zona do Triangulo das Bermudas, depois de sair do Cap-Haitien (Cabo Haitiano) no Haiti.
. 1997 - Iate: E encontrado um iate alemao.
. 1999 - Genesis: Cargueiro que afundou depois de sair do Porto de Sao Vicente. Sua carga incluia o transporte de 465 toneladas de tanques de agua, tabuas, concreto e tijolos; informou ainda de problemas que estava a ter numa bomba pouco antes de perder o contacto. Foi realizada uma tentativa de busca sem qualquer sucesso em uma Area de 85.000 KM² (33.000 milhas quadradas).


Nao deixa de ser curioso o facto de desde 1840 ate aos dias de hoje por vezes haver longos espacos de tempo em que nao ocorrem incidentes insolitos no Triangulo das Bermudas. O ultimo de que a notas de registo foi em 1999 portanto ja vai para quase 20 anos que nao a registo de incidentes do Triangulo das Bermudas e o mesmo nao e a primeira vez que acontece, no entanto, houve anos em que houve ate mais do que um e dois ou ate mais de tres incidentes no triangulo mais conhecido do mundo como foi o ano de 1925 (2), 1945 (3),1948 (3), 1950 (2), 1963 (4) e 1976 (2) so aqui se regista nem mais nem menos do que 16 incidentes. Sao inumeros os conhecidos e creio mesmo que alguns ate tenham ficado no anonimato e que muito nem tenham ficado associados ao Triangulo das Bermudas.

Outros Eventos:

. Um Cessana 172 e "cacado" por uma nuvem, o que resultou num funcionamento defeituoso de seus instrumentos, com consequente perda de posicao e morte do Piloto, como vieram a informar os passageiros sobreviventes ao incidente.
. Um Beechcrafti Bonanza voava dentro de uma monstruosa nuvem cumulo ao largo de Andros, perdeu o contacto pelo radio mas logo o recuperou, quatro minutos depois, mas descobre que naquele momento estava sobrevoando os ceus de Miami, com mais 25 galoes de gasolina do que deveria ter - quase exactamente a quantidade de gasolina que seria gasta pelo aparelho no trecho percorrido (Andros-Miami).
. Um 727 da National Airlines fica sem radar durante dez minutos, tempo em que o Piloto informa estar voando atraves de um leve nevoeiro. Depois da aterragem descobre-se que todos os relogios a bordo e o cronometro do aviao perderam exactamente dez minutos, apesar de uma verificacao da hora cerca de trinta minutos antes da aterragem.


Quase a terminar esta foi uma das cronicas que ja algum tempo tinha vontade de escrever mas foi ficando esquecida.

O tema em si e desde logo muito atractivo e envolvido de misterios e curiosidades tal nao e o assunto que envolve a mesma. Nos dias de hoje com tanta tecnologia avancadas, radares, radios e equipamentos modernos e de se questionar como e possivel o misterio ainda por resolver, onde foram parar os barcos e avioes desaparecidos que jamais se encontrou pista ou rasto? Sou sincero e acredito que muitos nao apareceram porque entidades muito poderosas e fortes assim o desejaram. Aponto para uma teoria de conspiracao.

Caro leitor hora de despedidas. Espero que esta cronica tenha sido do seu inteiro agrado e que nos possamos encontrar sempre aqui virtualmente ao longo deste novo ano de 2018 que penso apos esta cronica contar ja com uma nova perola. Tenho faro para estas coisas ja e acredito que esta cronica possa ate ao final do ano atingir as centenas de visualizacoes, ate a proxima.

                                                                                                              Manuel Goncalves






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