Página

sábado, 25 de janeiro de 2020

O Voo Airlines 752



Qualquer um pode cometer um erro acidentalmente por grande que seja isso pode acontecer. Qualquer um pode cometer um erro acidentalmente por mais experiente que se seja isso pode acontecer, ninguem e perfeito.

Um erro, acidente que custe a vida a 176 ja e um pouco diferente, pode ter sido intencional mas logo a partida nao esta livre de causar um enorme impacto e polemica a nivel mundial e sem duvida de facto uma enorme tragedia e a polemica, o impacto aumenta quando muitos envolvidos comecam a colocar em duvida que tenha sido um erro, que tenha sido um acidente e comecam com as acusacoes de que o acidente tenha sido cometido deliberadamente e que a morte de 176 pessoas tenha sido um acto propositado.


As imagens falavam por si e o Mundo estava incredulo com o que acabava de ver e com o que tinha acontecido. Era talvez nao so a primeira grande tragedia do novo Ano de 2020 mas da nova decada do Seculo XXI.


O Voo Ukraine International Airlines 752 (ICAO (1947): AUI 752) foi a identificacao da rota aerea de passageiros regular e internacional, operada pela transportadora e companhia aerea internacional ucraniana, Ukraine International Airlines (1992), entre Teerao, no Irao, e Kiev, na Ucrania. Em 8 de Janeiro de 2020, um Boeing 737-800 da companhia caiu logo apos ter feito a ddescolagem no Aeroporto de Tehran-Imam Khomeini (2004) em Teerao e o mais importante do Irao.

Horas apos o incidente e ainda com pouca ou praticamente nenhuma investigacao muito meno certezas, autoridades dos Estados Unidos, Canada e Reino Unido comecaram a afirmar de que a provavel causa que havia provocado a queda do aviao ucraniano teria sido que o aviao havia sido atingido, possivelmente por engano, por um missil Terra-Ar, diparado pelos iranianos.

Inicialmente, o Governo do Irao, negou as responsabilidades pelo acidente e afirmou de que o motivo da queda teria sido provavelmente uma falha mecanica. Tres dias depois, contudo, as proprias autoriadades iranianas voltaram atras e confirmaram de que realmente haviam abatido a aeronave da companhia aerea ucraniana por engano.

Apos a admissao de culpas por parte das autoridades, o povo iraniano sairam as ruas para protestarem e demostrarem o seu descontentamento e desagrado contra a morte dos 176 passageiros que seguiam a bordo da aeronave e que eram civis, 82 deles eram iranianos, e contra o facto de inicialmente o governo ter mentido acerca do assunto e ter tentado ocultar e esconder a verdade dos factos e acontecimentos.

A aeronave envolvida era um Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, prefixo UR-PRS. Seu primeiro voo foi realizado em 21 de Junho de 2016, sendo entregue a companhia aerea em 19 de Julho de 2016. Foi a primeira aeronave 737 Next Generation (1996) adquirida pela companhia aerea e passou por uma manutencao de rotina dois dias antes do acidente.


O voo foi operado pela Ukraine International Airlines, descolando do Aeroporto de  Tehran-Imam Khomeinim da capital iraniana, com destino ao Aeroporto Internacional de Kiev-Boryspil, na capital ucraniana, Kiev. A autoridades confirmaram que o aviao transportava 167 passageiros e 9 tripulantes, sendo 70 homens, 81 mulheres e 15 criancas.

O Voo 752 deveria ter descolado as 05:15 horario local, ma teve un atraso de uma hora. Mais tarde , descolou de Teerao as 06:12, e tinha prevista uma aterragem estimada em Kiev as 08:00. Os dados de voo do Website, Flightradar24(2006) que disponibiliza as visualizacoes do avioes do mundo todo, em tempo real atraves de mapas fornecidos pela Google nao mostraram divergencias nos dados de Velocidade e Altitude em relacao a um voo normal. Os dados finais ADS-B (Automatic dependent surveillance-broadcast) recebidos foram as 06:14, menos de tres minutos apos a descolagem. Segundo os dados, a ultima Altitude registada foi de 2.415 Metros (7.925 Pes) e uma Velocidade de 260 Nos (480 KM/Hora; 300 MPH). A aeronave estava em fase dde subida quando o registo de Altitude terminou de forma brusca.

Um video divulgado nas redes sociais supostamente registou o momento do acidente. O video sugere que o aviao estava em chamas quando iniciou a queda, com algumas partes se desintegrando ainda no ar. A Agencia de Noticias dos Estudantes Iranianos (ANEI) nao confirmou a validade do video, mas afirmou de que o aviao estava em chamas antes do acidente.

Logo apos a queda da aeronave, equipas de emergencia e salvamento chegaram ao local com 22 ambulancia e um helicoptero, mas as chamas de um forte incendio impediram qualquer tentativa de salvamento e resgate. Os agora destrocos da aeronave em chamas estavam espalhados por uma vasta Area ao redor do local do acidente, sem qualquer indicio visivel de sobreviventes.

A televisao estatal do Irao que todos os passageiros que estavam a bordo da aeronave haviam morrido apos a queda da mesma as 06:22.

O incidente ocorreu num momento de enorme tensao entre o Irao e os Estados Unidos, apos os americanos terem matado um importante General iraniano,Qasem Soleimani (1957-2020),  em Bagdade no Iraque e entao o Governo iraniano jurou vinganca e prometeu fazer justica, revidou poucos dias depois, atacando uma base militar dos Estados Unidos tambem situada no Iraque.

Tres dias depois do acidente, o Governo iraniano confirmou que eles, de facto, haviam abatido o aviao da companhia aerea ucraniana, por engano. Amir Ali Hajizadeh, o Comandante das Forcas Aeroespaciais do Exercito de Guardiaes da Revolucao Islamica conhecido popularmente como Guarda Revolucionaria Iraniana, afirmou que o Pais aceitava a responsabilidade plena pelo incidente. A Guarda revolucionaria tentou justificar o eu acto explicando que o operador do sistema de defesa se confundiu, e que em erro, imaginou que o aviao poderia ser um missil de cruzeiro americano. A aeronave que fazia o Voo 752 foi derrubada por um missil de curto alcance, segundo relatos de Hajizadeh.

Dados do Acidente do Voo 752:

. Data: 8 de Janeiro de 2020.
. Local: Teerao, Irao.
. Causa: Abatido acidentalmente pelo Exercito de Guardioes da Revolucao Islamica com uso de um missil antiaereo.
. Origem: Aeroporto de Tehran-Imam Khomeini, Teerao, Irao.
. Destino: Aeroporto Internacional de Kiev-Boryspil, Kiev, Ucrania.
. Passageiros: 167 passageiros.
. Tripulantes: 9 tripulantes.
. Mortos: 176 (todos os passageiros e tripulantes).
. Sobreviventes: 0 (nenhum sobrevivente).

Aeronave:

. Modelo: Boeing 737-800.
. Operador: Ukraine International Airlines.
. Prefixo: UR-PSR.
. Primeiro Voo: 21 de Junho de 2016.
. Ultimo Voo: 8 de Janeiro de 2020.


Segundo o Porta-Voz da Organizacao de Aviacao Civil do Irao, o numero exacto de pessoas a bordo era de 167 passageiros e 9 tripulantes. A midia estatal informou inicialmente de que o aviao levava 180 pessoas. A Agencia de Noticias dos Estudantes Iranianos afirmou que a maioria dos passageiros eram iranianos (noticia que se veio a revelar ser falsa ja que dos 167 passageiros 82 eram iranianos e 85 eram estrangeiros, mais os 9 tripulantes, estrangeiros tambem) , mas que alguns estrangeiros tambem estavam a bordo. As autoridades competentes inicialmente confirmaram que pelo menos 130 pessoas a bordo da aeronave abatida eram de nacionalidade iraniana, sendo a maioria estudantes que iriam retornar a paises europeus e Canada via Ucrania, apos as ferias de Inverno e Natal.

O Portal Obozrevatel informou igualmente tambem que, dos 167 passageiros, 82 foram confirmados como sendo iranianos, 63 canadenses, 3 britanicos, 6 afegaos, 8 eram suecos e 4 eram alemaes. Inicialmente e de forma errada tambem foi apontada a presenca de 15 ucranianos a bordo. A desigualade deste numero para com a realidade se deve ao facto de muitos serem cidadaos com uma dupla nacionalidade e o Irao reconhece cidadaos de dupla nacionalidade como sendo iranianos. O Conselho de Seguranca da Ucrania confirmou que eram apenas 11 e nao 15 os ucranianos que seguiam na aeronave, incluindo os 9 membros da tripulacao, foram mortos no acidente.

O Ministro das Relacoes Exteriores da Ucrania divulgou a lista da nacionalidade dos passageiros e da tripulacao do voo da seguinte forma: 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, 4 afegaos, 3 alemaes e 3 britanicos.

Lista de passageiros por nacionalidade:

. Irao: 82 passageiros; 0 tripulantes.
. Canada: 63 passageiros; 0 tripulantes.
. Ucrania: 2 passageiros; 9 tripulantes.
. Suecia: 10 passageiros; 0 tripulantes.
. Afeganistao: 4 passageiros; tripulantes.
. Reino Unido: 3 passageiros; 0 tripulantes.
. Alemanha: 3 passageiros; 0 tripulantes.


No inicio do processo de investigacao, em 8 de Janeiro de 2019, O Ministerio Iraniano de Estradas e Desenvolvimento Urbano divulgou uma declaracao de que a aeronave tinha pegado fogo apos um incendio comecar em uma das suas turbinas, fazendo o Piloto perder o controlo da aeronave e a mesma tendo acabado por cair. De acordo com a Organizacao para Desenvolvimento e Gestao de Desastres Iraniana, uma primeira investigacao preliminar indicou que houve problemas mecanicos em uma das turbinas da aeronave. O Governo Iraniano mudaria esta posicao pouco tempo depois.


Especialistas da Suecia e Canada foram chamados para e juntarem e ajudarem na investigacao e causas do incidente. O Conselho Nacional de Seguranca nos Transportes dos Estados Unidos (1967) supostamente tambem teria sido convidado a auxiliar nas investigacoes, mas isso nao viria a ser jamais confirmado.

Em 9 de Janeiro, autoridades dos Estados Unidos afirmaram que acreditavam que o aviao podia ter sido derrubado por engano pelos iranianos com auxilio de um Missil Tor (SA-15 Gauntlet), baseando suas suspeitas em evidencias tiradas de imagens de um satelite de reconhecimento. Justin Pierre James Trudeau (1971), o Primeiro-Ministro do Canada, afirmou que havia evidencias, de multiplas fontes, incluindo dos servicos de inteligencia canadenses, que sugeriam que de facto havia sido um missil iraniano a atingir e derrubar o aviao.

Somente em 11 de Janeiro, apos terem negado o mesmo por tres dias, o Governo Iraniano voltou atras com a sua posicao oficial e confirmou que eles de facto, por engano, realmente haviam abatido a aeronave ucraniana. O Presidente iraniano, Hassan Rohani (1948), lamentou o desastre em suas declaracoes e considerou o mesmo de um "erro imperdoavel".

Mais tarde a 14 de Janeiro, o Irao anunciou a prisao dos militares que haviam estado na causa do "erro imperdoavel" e que haviam causado o derrube da aeronave ucraniana em 8 de Janeiro e toda a sua tragedia, contudo nao foram detalhadas quantas pessoas foram detidas e quem havia sido detido, nem seus nomes e cargos.

As principais autoridades iranianas se recusaram a entregar as caixas-negras do aviao a Boeing. Falou-se de que o material haveria de ser enviado para a Ucrania para uma analise, mas a informacao foi desmentida logo de seguida.


Uma tragedia que custou inumeras vitimas, certamente destruiu familias e tudo mais penso que jamais sera compensada com a condenacao dos culpados mas certamente moralmente e eticamente ajuda, creio que nem mesmo as possiveis indemnizacoes que irao ser pagas compensara as enormes perdas. Nao basta tambem o Irao assumir o erro e a culpa do acidente e necessario encontrar-se os culpados, julga-los e condena-los ainda que segunda a dureza da justica iraniana e de uma possivel pena e condenacao a morte.

Era evidente que algo de errado se passara para la de um erro ou falha mecanica, desde o inicio que pensei que havia ali algo premeditado, suspeito e movimentado por mao humana, isto e o aviao caira porque alguem quis que ele caisse. Inicialmente suspeitei que fosse um acto de vinganca por parte de Teerao para com os Estados Unidos, e nada, penso nada comprova ainda o contrario, e uma suspeita.

Caro(a) leitor(a) assim termino mais uma cronica, aquele que considero a primeira verdadeira cronica de 2020, a primeira do novo ano e da nova decada, espero que a primeira de muitas que estao para vir e se possivel conto com a sua leitura.

                                                                                                                 Manuel Goncalves




 







Sem comentários:

Enviar um comentário