Página

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A Visao Religiosa de Adolf Hitler



Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de Abril de 1889 - Berlim, 30 de Abril de 1945) foi talvez uma das figuras mais importantes da Historia Universal da primeira metade do Seculo XX, talvez uma das mais marcantes de todos os tempos. Faz lembrar o ditado de que "dos bons nao reza a historia".

Hitler para mim tendo provocado uma Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial (1939-1945) sobretudo por motivos raciais que acabaram tambem por ser religiosos ou pelo menos acabou por atingir um grande numero de Judeus deixa-me com a curiosidade de pesquisar, saber mais de qual era a verdadeira visao e opniao de Hitler acerca do tema Religiao e por isso nao resisti a escrever agora esta cronica sobre este tema tao interessante e profundo.

Na minha opniao Hitler como ser humano cometeu varios erros mas hoje podemos ver que as "vitimas" da Segunda Guerra Mundial hoje em dia tambem estao longe de demostrarem serem santos. Nao vou adiantar muito sobre isso porque conheco a Igreja e Religiao Judaica muito mal, nunca estive numa Sinagoga e de facto o tema nao e esse em si a Religiao Judaica mas a visao religiosa de Hitler, tenho outro tema sobre o mesmo para lancar que achei interessante mas deixo para mais tarde e por enquanto no segredo dos Deuses.


Adolf Hitler foi criado pelo seu pai que era Catolico, e por sua mae, que tambem era uma Crista devota. Hitler, contudo, deixou de participar dos sacramentos da Igreja Catolica Apostolica Romana e passou a apoiar o Movimento Cristao Alemao liderado por nomes como o do Teologo suico, Karl Barth (1886-1968) e pelo Protestante alemao, Ludwig Muller (1883-1945), um movimento racista e antissemita, que prentendia fazer a fusao do Nazismo e do Cristianismo. Hitler em seu livro,Mein Kampf (1925) com o titulo portugues de, Minha Luta, o entao Hitler, Escritor e Autor da mesma obra, afirmou seguir os principios do Cristianismo. Antes do comeco da Segunda Guerra Mundial, Hitler promovia o chamado "Cristianismo Positivo", tambem conhecido como "Cristianismo Nazista", um movimento que expurgava do Cristianismo todos os elementos do Judaismo e inseria entao os ideais nazistas. De acordo com manucritos que acabaram por se tornar controversos redigidos pelo Advogado alemao, Heinrich Heim (1900-1988), Henry Picker (1912-1988), que era tambem outro Advogado alemao e de, Martin Bormann (1900-1945) um importante Oficial alemao que era tambem Secretario pessoal do Fuhrer, ou seja, de Hitler, intitulados, Tischgesprache im Fuhrerhauptquartier ("Conversas de Hitler a Mesa"), alem o testemunho de amigos proximos de Hitler, ele tinha uma profusao de visoes negativas sobre e acerca do Cristianismo. Mas a maioria das pessoas que conviviam com o mesmo afirmavam de que ele era Teista.

Ha muitos debates acerca da relacao de Hitler com a Religiao como um todo; o consenso maior entre os historiadores e que, na maioria dos casos, ele apresentava uma visao irreligiosa, Anti-Crista, Anti-Cleriga e Cientistica. Ainda assim, em publico, Hitler frequentemente, durante as suas campanhas e os seus discursos politicos, expressava o apoio a Religiao e afirmava se opor ao Ateismo, chegando a banir, em 1933, um grupo anti-cristao Materialista. Historiadores e academicos acreditam que Hitler, com o passar do tempo, pretendia suplantar a influencia do Cristianismo na sociedade alema e entao substitui-la por um novo credo associado a ideologia Nazista.


O pai de Adolf Hitler, Alois Hitler (1837-1903) nascido Alois Schicklgruber, era nominalmente um Catolico embora um pouco cetico religiosamente, enquanto ja sua mae, Klara Hitler (1860-1907) nascida Klara Polzl, era uma Catolica praticante. Na escola do Mosteiro Beneditino, que Adolf Hitler frequentou quando era crianca durante um Ano Escolar (1897-1898), Hitler tornou-se o primeiro Aluno da sua classe, recebendo o mais alto grau no ultimo trimestre. Hitler recebeu o Sacramento do Crisma em 22 de Maio de 1904, e tambem cantou no coro do mosteiro. Segundo o Historiador, Michael Rissmann, o jovem Hitler foi influenciado na escola pelo Pangermanismo, e comecou a rejeitar a Igreja Catolica, recebendo somente o Crisma a contragosto. Andrew N. Wilson comenta que embora muito se fale da educacao Catolica de Hitler, "era algo ao qual o proprio Hitler frequentemente fazia alusao, e ele era quase sempre violentamente hostil". Hitler chegou a gabar-se de expressar ceticismo aos professores clerigos quando frequentou a escola religiosa.

Algo da crenca religiosa de Hitler pode ser recolhido a partir de suas declaracoes publicas e privadas, no entanto, estas mesmas fontes apresentam um quadro conflitante de um homem que parece espiritual e religioso ou crente, porem contra a Religiao organizada. Algumas declaracoes privadas atribuidas a ele mesmo permanecem em disputa quanto a sua veracidade. Em sua posicao como Chefe das Forcas Armadas, ordenou a colocacao da frase, "Gott Mit Uns" ou seja "Deus Esta Conosco", nas fivelas dos cintos dos uniformes militares.

Um famoso episodio e narrado pelo Arquitecto alemao, Berthold Konrad Hermann Albert Speer (1905-1981) que foi o Arquitecto do Regime Nazi, no seu livro de memorias, Erinnerungen (1970), publicado no Brasil e em Portugal com o titulo de, Por Dentro do III Reich. Speer relata que "Hitler ficou muito impresionado com um pedaco de Historia que ele tinha conhecido a partir de uma delegacao de arabes distintos". A delegacao especulou de que o Mundo tornar-se-ia Muculmano se o berberes e os arabes tivessem vencido a Batalha de Poitiers (732), tambem conhecida como Batalha de Tours no Seculo VIII D.C e que os alemaes se tornariam herdeiros de "uma Religiao que acreditava espalhar a fe pela espada e subjugar todas as nacoes a essa fe. Tal credo era perfeitamente adequado ao temperamento alemao".

Ainda de acordo com Berthold Speer, Hitler declarou em particular: "veja, foi nossa desgraca ter a Religiao errada. Por que nao tivemos a Religiao dos japoneses, que consideram o sacrificio pela Patria como o bem supremo? A Religiao Muculmana tambem teria sido muito mais compativel conosco do que com o Cristianismo. Por que tinha de ser o Cristianismo com a sua mansidao e flacidez?".

O Historiador britanico, Alan Louis Charles Bullock (1914-2004) conhecido como Alan Bullock ou como Barao Bullock afirma que Hitler nao acreditava em Deus e considerava o Cristianismo "uma rebeliao contra a lei natural da seleccao por meio da luta e da sobrevivencia do mais apto", ou seja, uma Religiao para escravos.

Nas suas memorias o alemao, Paul Joseph Goebbels (1897-1945) conhecido como tendo sido Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista entre 1933 e 1945, na entrada de 29 de Dezembro de 1939, escreveu: "O Fuhrer e profundamente religioso, embora completamente Anticristao. Ele ve o Cristianismo como um sintoma de decadencia. Com razao. E um ramo da raca Judaica".


Em seus discursos publicos, especialmente no comeco do seu governo, Hitler frequentemente descrevia positivamente a Cultura Alema, e a sua crenca em Cristo ariano. Pouco antes da sua subida e ascensao ao poder Hitler discursou perante uma multidao em Munique:

"Meus sentimentos, como Cristao, mostram-me meu Deus e Salvador como um lutador. [...] Quao formidavel foi sua luta contra o veneno Judaico! [...] Como Cristao, [...] eu tenho o dever de ser um guerreiro pela verdade e pela justica".

Embora Hitler expressasse publicamente apoio ao Cristianismo, uma vez ja depois da sua subida ao poder, passou a tentar diminuir a influencia da Religiao na vida publica.

Hitler prometeu ao Reichstag, em 23 de Marco de 1933, que ele nao interferiria nos direitos das igrejas. No entanto, com o poder ja assegurado na Alemanha, Hitler rapidamente quebrou essa mesma promessa.

No Campo de Concentracao de Dachau (1933-1945), Hitler encarcerou o Clero que se opos ao Regime Nazista. A partir de Dezembro de 1940, ordenou a transferencia dos prisioneiros clericais mantidos em outros campos, e Dachau tornou-se o centro de detencao dos clerigos. De um total de 2720 clerigos registados como presos nesse mesmo campo, cerca de 2579 (ou 94,88%) eram catolicos romanos. Entre as outras denominacoes, havia 109 protestantes, 22 ortodoxos gregos, 8 catolicos antigos e mariavitas e 2 muculmanos. Os jesuitas eram o maior grupo entre os clerigos encacerados em Dachau.


Em genero de finalizacao resta-me dar a minha opniao propria e de facto creio que embora o facto de Hitler dar indicios de ser Anticristao nao quer dizer e nao devemos considerar que o mesmo fosse de facto Ateu. Eu proprio acredito em Deus, acredito em Cristo, acredito em muito do que esta escrito na Biblia, creio que aja uma forca superior a nossa, a chamada forca divina e de facto nao acredito nas religioes.

As religioes hoje em dia sao praticamente meros partidos politicos, uns mais a direita e outros mais a esquerda, sao a causa de muitas guerras. Tambem declaro que para mim Religiao e um grupo, uma identidade religiosa que detem uma maioria numa parte do Mundo, digo isto porque considero que nao se devem confundir meras seitas religiosas por mais forca e influencia que tenham com as chamadas religioes.

Deixo a opniao dos leitores para considerarem o que verdadeiramente Hitler era em termos religiosos.

Caro(a) leitor(a) me despeco por aqui apos ter lancado sem duvida um dos artigos e cronicas do Blog que mais pode deixar-nos a pensar. Hitler que perseguiu os chamados inocentes e vitimas da Segunda Guerra Mundial, hoje que vemos nao serem assim tao vitimas, podia Hitler acreditar em Deus? Creio que sim, creio sobretudo que Hitler quis mostrar-se igualmente grande e poderoso como um Deus para o mais humilde e simples dos mortais e de facto para muitos Hitler foi visto como esse mesmo Deus. Abraco e ate a proxima.

                                                                                                    Manuel Goncalves





Sem comentários:

Enviar um comentário