Página

segunda-feira, 10 de abril de 2023

O Assassinato de James Patrick Bulger (1993)



Eis mais uma cronica e continuo escrevendo sobre assuntos que envolvem crimes, alguns ate bem insolitos e sobre Justica. O que crime que sera lembrado e relatado nesta cronica se tornou conhecido e famoso nao apenas em Inglaterra, no Reino Unido onde foi cometido mas no Mundo inteiro em geral, nao apenas pela tenra idade da vitima, um pequeno e inocente bebe de dois anos mas, pelo facto de igualmente os assssinos na altura serem tambem apenas duas criancas, embora consideradas pelos psiquiatras capazes de reconhecer o certo e o errado, mais chocante ainda foi o facto de terem agiso com tanta frieza, crueldade e sem mostrarem qualquer respeito por uma vida humana e de nunca terem demostrado qualquer, ate mesmo o mais pequeno remorso pelo crime cometido.    

E.u era um jovem de 15 anos mas sobretudo pela idade nao so da vitima mas sobretudo dos assassinos o caso foi mais um dos muitos que ao longo da vida me chamou a atencao e despertou o meu interesse em acompanha-lo nas noticias em Portugal, sempre considerando de que os assassinos apesar da tenra idade que tinham ao agirem de forma tao cruel eram merecedores de uma pena de Prisao Perpetua sem hipotese de um dia serem libertados ou ate de serem condenados a Pena de Morte, algo que infelizmente nao foi possivel.

Pode ser cruel a forma como dei a minha opniao sobre a qual deveria de ter sido a pena mais justa e aproriada para os assassinos mas de lembrar que apos terem cumprido pena a vitima continuou morta e o sofrimento da sua familia tambem continuou ate mesmo nos dias de hoje, continuam sofrendo enquanto os criminosos e assassinos podem viver livremente tendo ate novos nomes e proteccao policial.



James Patrick Bulger (16 de Marco de 1990 - Liverpool, 12 de Fevereiro de 1993) era um menino britanico, um bebe de apenas 2 anos que foi raptado, torturado cruelmente e por fim assassinado por Robert Thompson (1982) e Jon Venables (1982) quando os dois tinham apenas 10 anos no Dia 12 de Fevereiro de 1993.

Robert e Jon foram julgados e condenados em Novembro de 1993, mas acabariam por receber liberdade condicional em 2003, quando completaram 21 anos, ganhando novas identidades e o direito ("Ordem  Mary Bell) de viver anonimamente.

Porem Venables voltou a ter problemas com a Justica e foi preso novamente devido ao seu envolvimento num caso de Pornografia Infantil, estando para ser solto em Setembro de 2019. O Jornal diario britanico The Daily Mirror (1903) escreveu "Venables, 37, sera solto em poucos dias e recebera dinheiro para viver no Canada".

O crime e considerado um dos mais chocantes que se sucedeu no Reino Unido e ate veio a tornar-se filme indicado ao Oscar em 2019. A Mae de James, Denise Fergus, afirmou na epoca "se sentir enojada pelo facto do Director do filme ter humanizado os assassinos". Ja o Pai de James, Ralph Bulger, lancou uma campanha em meados de 2019 para que a ordem que garantia o anonimato de Venables fosse suspensa. "Ele e perigoso e um predador, abusador e assassino de criancas. Estou chocado que ele seja solto de novo para abusar de outra crianca como fez com o meu filho".


Em 12 de Fevereiro de 1993, James Bulger, de dois anos, foi raptado e levado a um cemiterio, onde foi espancado com uma barra de ferro de 10 KG e tijolos. Os criminosos e raptores ainda jogaram tinta azul turquesa em seu rosto e colocaram baterias em sua boca e anus, alem de abusarem sexualmente do menor manipulando seu orgao sexual. O corpo de James foi deixado pelos agora assassinos em uma linha dos caminhos de ferro de Liverpool para fazer com que a sua morte parecesse um tragico acidente.

O cadaver de James Bulger somente foi encontrado dois dias depois de cortado ao meio, apos ter sido atropelado por um comboio. James estava sem sapatos, meias, calcas e cuecas, sua roupa havia sido removida pelos assassinos.

Uma camera de seguranca registou o momento em que James Bulger foi conduzido por um dos seus assassinos para fora do centro comercial New Strand Shooping Centre de Bootle, Merseyside, onde estava com a mae, que se descuidou dele por apenas alguns instantes. Algumas testemunhas alegaram ver James chorando e com um ferimento na cabeca.

Venables e Thompson foram considerados culpados pelos crimes de rapto, tortura e assassinato de James Patrick Bulger em 24 de Novembro de 1993, se tornando desde entao as pessoas mais jovens condenadas por assassinato na Historia da Inglaterra.

No primeiro momento os assassinos foram condenados de oito anos, mas apos diversos pedidos, ate mesmo uma peticao com 280 mil assinaturas, o tempo minimo foi aumentado para quinze anos.

Em 2001, o conselho europeu avaliou os dois e considerou que nenhum dos assassinos representava qualquer risco para a sociedade e, autorizou a saida de ambos em liberdade. Hoje, eles vivem com outros nomes em um local protegido para as testemunhas , devido as ameacas de morte que sofreram quando o caso ganhou destaque na midia. As autoridades afirmam que o regime de vida que eles levam permite a volta imediata para a prisao se for detectado que possam representar qualquer sinal de perigo para o publico.

Ambos cumpriram pena num centro para menores ate serem soltos em liberdade condicional aos 18 anos.

No Reino Unido a idade minima para a imputacao criminal e de 10 anos, enquanto em outros paises europeus e de 14, 15, 16 ou 18 anos.

No Julgamento, eles nao foram identificados pelos seus nomes, mas sim como Crianca A e Crianca B, para preservar a identidade dos acusados. Entretanto, o Juiz responsavel ordenou que seus nomes fossem revelados, devido a gravidade do crime.

Usando o depoimento de psiquiatras que entrevistaram Thompson e Venables, o Tribunal considerou que os assassinos eram capazes de distinguir o que era certo e o que era errado. Os mesmos assassinos nao falaram durante o julgamento, foram utilizadas fitas com gravacoes das conversas em interrogatorio. Nos interrogatorios os mesmos tentaram atirar com as culpas um para cima do outro, mas Thompson foi identificado como figura principal na morte brutal, no entanto, ambos demostravam apatia e falta de remorsos pelo que haviam cometido.


Venables foi preso novamente em Novembro de 2017, devendo cumprir uma pena de tres anos e quatro meses apos ter admitido navegar na Dark Web para encontrar imagens de abusos extremos de criancas. Ele tambem admitiu que havia baixado um manual de Pedofilia e em sua posse foram encontradas mais de 1000 imagens indecentes de criancas.

Ele ja havia sido apanhado anteriormente com imagens do mesmo tipo de conteudo e deveria ser libertado em regime de liberdade condicional no inicio de 2023.

Nao foram somente apenas os pais de James Patrick Bulger, mas diversas outras pessoas que frequentemente fazem campanha para que o caso nao seja esquecido. Algumas delas divulgam em suas redes sociais os novos nomes e fotos actualizadas dos assassinos. Em Agosto de 2019 um homem chegou a ser preso por fazer um twitter de uma foto e expor o novo nome de Jon Venables. Anthony John Wixted tinha feito uma publicacao em Fevereiro de 2018, ao se completarem 25 sob o assassinato, onde apenas dizia "Compartilhe, compartilhe" (em ingles: Share, Share, Share).


Quase  a finalizar sao estes casos que me fazer acreditar, ter mesmo a certeza de que nao e apenas em Portugal que a Justica nao funciona, que a Justica falha e o sistema da Justica apenas comete em muitos casos a (in)justica.

Sou como alguns devem lembrar defensor assumido da Pena de Morte, para casos extremos tem mesmo que ser assim, as medidas mais drasticas que possam existir.

Em alguns paises ate mesmo evoluidos no caso descrito nesta cronica a Pena de Morte seria a sentenca final, creio que ate mesmo nos estados dos Estados Unidos da America que defendem e usam ainda a Pena de Morte seria a sentenca final e acredito que fosse a mais justa e correcta.

Bem sei que nao seria a morte dos assassinos que traria a vida do assassinado mas enquanto um foi assassinado e continua assassinado os assassinos hoje vivem protegidos, com novas vidas e novos nomes, podem ate ser hoje homens de bem, bons pais e chefes de familia mas nada altera o crime que cometeram e a partir do momento em que os exames psiquiatricos declaram que os dois sabiam o mal que estavam a fazer, sabiam o crime que estavam a cometer, creio que falando de Justica o mesmo destino que teve James Bulger seria o unico que os assassinos mereciam, morrer sob tortura.

Caro (a) leitor (a) peco desculpa pelo desabafo e se realmente o mesmo nao concorda com a Pena de Morte tenho a lamentar sermos de opnioes diferentes. Posso perder um seguidor, um leitor mas nunca deixarei de expressar a minha opniao verdadeira e sincera. Ate a proxima.

                                                                                                          Manuel Goncalves




Sem comentários:

Enviar um comentário