Página

quarta-feira, 29 de março de 2023

Pedrinho "Matador" (1954-2023)



 "Quem com ferro fere com ferro sera ferido", seria a expressao exacta e indicada para a pessoa a quem se dedica esta cronica, mudando apenas um pouco a expressao, "Quem com ferro mata com ferro morrera" . E assim mesmo quando se tem uma vida quase que completa dedicada ao crime e a matar quase que como prazer, sera um certo candidato a um dia ser ele a vitima do assassinato.

Eis o homem que viveu uma vida para o crime, que chegou a afirmar que matava por prazer. Eis o homem que com 11 anos cometeu o primeiro assassinato, tendo cometido mais dois assassinatos envolvoendo familiares do primeiro assassinado, e que vivendo uma vida rodeada de casos insolitos afirmou ter matado o proprio pai e mastigado seu coracao. Pedrinho Matador como ficou conhecido podia nao ser o maior assassino Serial Killer do Brasil mas foi sem duvida um homem frio, de atitudes desumanas e insolitas.

Nao e de agora, depois de ter sido assassinado que tinha conhecimento de Pedrinho "Matador" mas sempre tive curiosidade de ler artigos acerca do mesmo e se fosse Psicologo, Psicanalista ou Psiquiatra seria uma das mentes e personalidade que gostaria de ter estudado, fascina-me a ideia de procurar descobrir o que leva alguem a sentir prazer em matar e ate o fazer apenas por diversao e que desde o inicio da sua adolescencia sentia desejo de matar.


Pedro Rodrigues Filho (Santa Rita do Sapucai, 29 de Outubro de 1954 - Mogi das Cruzes, 05 de Marco de 2023), mais conhecido como Pedrinho Matador, foi um assassino em serie brasileiro e um dos criminosos brasileiros mais temidos.

E considerado o maior Serial Killer brasileiro, tendo sido condenado a mais de 400 anos de prisao por matar 71 pessoas (com o facto de quando foi condenado ate ter ficado admirado, julgava que tinha matado ja mais de 100 pessoas). No entanto alegou ter matado mais de 100. Gostava de aumentar sua fama contando varios casos, que nao se sabe se eram totalmente veridicos ou se eram mesmo verdadeiros em algum ponto.

Pedro Rodrigues Filho nasceu em uma fazenda localizada em Santa Rita do Sapucai, no Sul de Minas Gerais, nasceu com o cranio ferido, resultado por actos de violencia domestica praticados por seu pai, Pedro Rodrigues, que desferiu pontapes na barriga de sua mae durante uma briga enquanto a mesma se encontrava ainda gravida e esperava pelo nascimento do filho, Pedro Rodrigues Filho, futuro, Pedrinho Matador.


Aos 9 anos fugiu de casa e chegou durante um tempo a viver com seus padrinhos em Santa Rita do Sapucal, mas acabou por fugir novamente, desta vez para a Cidade de Sao Paulo. Na capital paulista entrou no mundo do crime e comecou a praticar roubos no Centro e na zona Leste da cidade. Quando completou 11 anos, assassinou Jorge Galvao, traficante em Itaquera localizada na zona Leste de Sao Paulo. O Irmao e Cunhado de Galvao tambem foram mortos por Pedrinho.

Antes mesmo de completar 18 anos, Pedrinho matou diversas pessoas. Em uma entrevista a Revista Epoca (1998), declarou que:

"teve vontade de matar pela primeira vez (teve vontade mas ja o tinha feito 2 anos antes) aos 13 anos. Numa briga com um Primo mais velho, empurrou o rapaz para uma prensa de moer cana. Ele nao morreu por pouco".

Aos 14 anos matou o Vice-Prefeito de Alfenas, no Estado de Minas Gerais, com uma espingarda que pertencia ao seu Avo, em frente a prefeitura da cidade, porque o mesmo havia despedido o seu Pai, um Guarda Escolar, na epoca acusado de roubar merendas. Depois assassinou um Vigia, que supunha ser o verdadeiro ladrao.


Apos os crimes de assassinato em Alfenas, Pedrinho partiu, fugindo para Mogi das Cruzes, localizada na grande Regiao Metropolitana de Sao Paulo, onde comecou a roubar em pontos de droga popularmente chamados de Boca de Fumo e a matar traficantes. Conheceu a viuva de um Lider do narcotrafico, conhecida como Botinha, e foram morar juntos. Assumiu as tarefas ilicitas do ex-marido de Botinha e logo foi "obrigado" a eliminar alguns rivais, matando tres deles. Pedrinho morou em Mogi e com Botinha ate a sua companheira acabar por ser morta pela Policia. Pedrinho conseguiu escapar dos Policias, mas nao deixou o trafico e a venda de drogas e acabou montando o seu proprio negocio.

Envolveu-se depois com outra mulher, desta vez com, Maria Aparecida Olimpia, por quem dizia estar apaixonado, e que chegou a engravidar, mas ela perdeu o bebe. Ele a encontrou mais tarde morta a tiros, tendo depois torturado e matado varias pessoas para saber quem havia cometido o crime. Quando soube de quem se tratava, um traficante rival, invadiu uma festa de Casamento com mais quatro amigos e matou, alem do assassino de Maria, outras seis pessoas, alem de deixar 16 feridas. Na epoca, ele ainda nao havia completado a maioridade.

Pedrinho foi finalmente preso em 1973, com 18 anos, apos o julgamento acabou por ser condenado como se esperava a uma pena de prisao bem alta, 128 anos de pena. Algumas pessoas acreditam que ele tenha assassinado 48 pessoas na prisao, incluindo o seu proprio pai e por certa vez tera alegadamente morto um companheiro de cela, o motivo, seria que o mesmo ressonava muito alto. "Ja matou na rua, no refeitorio, na cela e ate no "bonde" - o camburao, na linguagem dos bandidos", escreveu a Revista Epoca.

Eram "pessoas que nao prestavam", disse, referindo-se a estrupadores, violadores e traidores. Numa prisao em Araraquara localizada no interior do Estado de Sao Paulo degolou com uma faca sem fio o homem que estava acusado do assassinato de sua Irma. "Era meu amigo, mas tive de matar", disse. Em seu braco esquerdo, trazia tatuada a frase "Mato Por Prazer".


Aos 20 anos, Pedrinho teria cometido o assassinato mais marcante de sua vida, matou o proprio Pai, mas marcante nao pela vitima ser quem era mas pelo o que o Assassino fez de seguida. Matou o proprio Pai na cadeia onde ambos cumpriam pena, depois de ficar sabendo que o Pai havia matado sua Mae com 21 golpes de facao. "Ele deu 21 facadas na minha Mae, entao dei 22", disse durante uma entrevista ao conhecido Jornalista brasileiro Marcelo Luiz Rezende Fernandes (1951-2017) mais conhecido como Marcelo Rezende em um programa de Tv Record (1953). "O povo diz que comi o coracao dele. Nao, eu simplesmente cortei, porque era uma vinganca, nao e? Cortei e joguei fora. Tirei um pedaco, mastiguei e joguei fora", explicou ainda.

Pedrinho tambem explicou durante uma entrevista que tinha um revolver preso a cintura, mas que usou uma faca grande (cutelo). Respondendo a Marcelo Rezendo como tinha conseguido o revolver, disse que tinha prendido um Policia numa cela e lhe tirado a arma.

Pedrinho foi preso definitivamente pela primeira vez em 24 de Maio de 1973 e viveu na prisao por boa parte da sua vida adulta. Enquanto estava sendo transferido para a estabelecimento Prisional, assassinou seu companheiro de viagem. Ambos estavam algemados mas isso nao impediu Pedrinho Matador de cometer mais um assassinato, e ele matou o homem que havia sido condenado por violacao.

Durante uma passagem pela penitenciaria de Araraquara,  foi acusado pelo Juiz Corregedor de ser um dos fundadores da suposta organizacao criminosa "Serpentes Negras". Apos uma rebeliao ocorrida em 1985, quando Pedrinho participou na morte de quatro presidiarios, foi transferido para o Hospital da Custodia de Taubate (1914) tambem conhecida como Casa da Custodia de Taubate, considerado na epoca o mais seguro do Estado. Em 1986, uma reportagem do jornal brasileiro, O Estado de S. Paulo (1875) o apresentou como o Autor de quarenta homicidios ate aquele momento. No ano seguinte, durante uma briga na Casa da Custodia, Pedrinho quase assassinou Osmane Ramos (1947) tambem conhecido como Hosmany Ramos um Criminoso, Escritor e ex-Medico Cirugiao brasileiro.

Pedrinho nao frequentou a escola, afirmava no entanto que se tinha alfabetizado na cadeia, onde teria tido tempo para a leitura e lera livros como Negras Raizes (1976) do Escritor estadunidense, Alexander Murray Palmer Haley (1921-1992) mais conhecido como Alex Haley ("o mais triste que eu li"), e a coleccao do Escritor estadunidense Sidney Schechtel (1917-2007) mais conhecido como Sidney Sheldon.

Em 2003, apesar de ja ter sido condenado a 126 anos de prisao, esteve para ser solto, porque a lei judicial brasileira proibe que alguem passe mais de 30 anos preso, disposto no Artigo 75 do Codigo Penal de 1940 (em 2019, talvez por casos como o de Pedrinho, o artigo passou por mudancas e alteracoes com o pacote anti-crime, sendo elevado ate 40 anos, sofrendo assim um aumento e alteracao de 10 anos). No entanto, por causa dos crimes cometidos dentro dos presidios, que fizeram aumentar sua pena para quase 400 anos, sua permanencia na prisao teve continuidade ate 2007.

Depois de ser solto em 2007, Pedrinho voltou a ser preso em 2011 pelos crimes de motim e rapto, cometidos quando ainda estava detido em Sao Paulo.


Apos permanecer 34 anos na prisao da sua vida de quase 53 anos, foi solto no Dia 24 de Abril de 2007. Informacoes dos servicos de inteligencia da Forca Nacional de Seguranca Publica (2004) igualmente conhecida como Forca de Seguranca Publica ou FNSP indicavam que Pedrinho se havia mudado para o Nordeste, mais precisamente para a Cidade de Fortaleza no Estado do Ceara.

No Dia 15 de Setembro de 2011, a Imprensa do Estado brasileiro de Santa Catarina publicou noticias informando que Pedrinho Matador tinha sido preso numa casa na zona rural do Municipio de Camboriu no Estado de Santa Catarina, onde o mesmo tinha comecado a trabalhar como Caseiro e aparentemente fazia uma vida normal, longe da criminalidade de outros tempos em que sempre estivera envolvido. Segundo o telejornal do Grupo RBS Noticias (1957), ele teria que cumprir ainda uma pena de 8 anos pelos crimes de motim e rapto quando ainda estava detido em Sao Paulo e pelos quase ainda nao respondera e nao cumprira pena anteriormente pelos mesmos.

Pedrinho voltou a ser solto em 2018, tendo se convertido ao Cristianismo e dizia estar arrependido. Tinha entao 64 anos de idade e havia ficado 42 anos preso. Na epoca tambem, ele criou um canal no YouTube (2005) e acompanhava a gravacao de um documentario sobre a sua vida. Andreia dos Santos, Actriz e Assistente de Producao, chegou a descreve-lo como "uma crianca querendo voltar a viver".

"O crime nao e brincadeira. Muitos estao entrando por ver os galhos [Fama e Dinheiro], nao a raiz, prisao e morte. E como o Diabo: da com uma mao e tira com a outra. Tem muitos jovens que entram e, quando querem sair, ja e tarde demais", disse a Folha de S. Paulo em 2018.

Pedrinho costumava usar uma faca, mas a revista Epoca disse que matou cerca de 10 pessoas partindo-lhes o pescoco.

. Dados Pessoais de Pedrinho Matador:

. Nome:Pedro Rodrigues Filho.
. Data de Nascimento: 29 de Outubro de 1954.
. Naturalidade: Santa Rita do Sapucai, Minas Gerais.
. Data do Falecimenro: 05 de Marco de 2023 (68 anos de idade).
. Local da Morte: Mogi das Cruzes, Sao Paulo.
. Nacionalidade: Brasileiro.
. Apelidos: Pedrinho Matador.

. Crime(s): Homicidios.
                    Motim.
                   Rapto.
. Pena(s): 128 anos (libertado em 2007, retornou a prisao em 2011. Cumpriu pena ate 2018).

. Assassinatos:
                            . Vitimas: + de 100.
                            . Feridos: + de 16.
. Situacao: Morto (assassinado).


A Especialista brasileira em Criminologia e Escritora Ilana Casoy (1960) considerou e afirmou que Pedrinho Matador nao era um justiceiro, mas antes sim um vingador, com vontade e desejo de matar todos aqueles que ele considerasse ser o de pior que havia na sociedade. Ilana tambem afirmou que ele conseguia exercer fascinio nas pessoas, como reflexo de uma visao distorcida da sociedade, em que so apenas 10% dos homicidios sao resolvidos no Brasil. Ainda a Criminologista, o problema e que as vitimas de Pedrinho nao tiveram direito a um Advogado como ele sempre havia tido.

Os psiquiatras Antonio Jose Elias Andraus e Norberto Zoner Junior, que avaliaram Pedrinho em 1982 para Laudo Pericial, escreveram que a maior motivacao de sua vida era "a afirmacao violenta do proprio eu" e o diagnosticaram com "caracter paranoide e comportamento anti-social".

Apos seu lancamento inicialmente planeado para 2003, Pedrinho foi uma das fontes de inspiracao para a personagem de ficcao, Dexter Morgan, o anti-heroi protagonista da serie de livros Dexter de 2004 escrita por o estadunidense Jeffry P. Freudlich (1952) um Escritor de suspense mais conhecido como Jeff Lindsay, bem como a sua adaptacao para a serie de televisao de 2006 homonina do tambem estadunidense James Manos Jr, na qual ele, Pedrinho, e interpretado principalmente pelo Actor estadunidense Michael Carlisle Hall (1971) mais reconhecido como Michael C. Hall, que ganhou um Globo de Ouro de Melhor Actor em Series de Televisao por Realizacao Individual em Drama e foi indicado cinco vezes para um Primetime Emmy Award (1949) de Melhor Actor Principal em Serie Dramatica por sua interpretacao do personagem, antes de repetir a representacao de seu papel como Dexter na miniserie de revival de 2021-2022 Dexter: New Blood (Dexter: Sangue Novo) de Clyde Phillips. O sucesso da reconhecida Serie Televisiva, Dexter (2004-2015) tambem levou Pedrinho Matador a adquirir um novo apelido da midia internacional e a ficar reconhecido como "O Dexter Brasileiro". Ele tambem foi uma fonte de inspiracao base para os personagens de Takumi Hijirihara e Shuji Fujigawa na serie japonesa de Manga e jogos de computador, Danganronpa (2010-2021), em 2016, pelo criador da serie o japones Kazutaka Kodaka.

Por causa da sua lista de crimes e comportamento na cadeia, Pedrinho Matador entrou para a lista de assassinos citada pela ja referida Escritora brasileira, Ilana Casoy no seu livro, Serial Killer - Made In Brasil (2010). A obra conta historias de assassinos como o Vampiro de Niteroi (1991) como ficou conhecido Marcelo Costa de Andrade (1956) e de Chico Picadinho (1966-1976) apelido pelo qual ficou conhecido Francisco da Costa Rocha (1942).


Uma testemunha disse que Pedrinho estava sentado em uma cadeira no passeio quando os assassinos chegaram de carro, um Wolkswagen Gol G5, parou no meio da rua e dele sairam dois individuos, enquanto um terceiro continuou no banco do Motorista. Ambos usavam mascaras - um deles com uma mascara do Coringa e estavam armados. 

Eles efectuaram varios disparos contra Pedrinho Matador e, depois que ele ja estava caido no chao, um dos homens cortou seu pescoco utilizando uma faca de cozinha para realizar o mesmo degolamento.

Os assassinos fugiram do local depois disso. O veiculo utilizado para transportar os assassinos na realizacao do crime foi depois encontrado pela Policia abandonado na Estrada Cruz do Seculo, em Mogi das Cruzes, no inicio da Via. Uma municao aparentemente intacta foi encontrada no piso do banco dos passageiros.

Assim foi descrito o assassinato e morte de um dos criminosos com mente e historia mais complexa do Brasil, que so por alguns testemunhos e declaracoes do proprio Pedrinho provoca interesse de estudo nos proprios especialistas do homem que afirmava sem problema sentir prazer em matar.

"(...) Nao mexo com ninguem, levo minha vida. Mas se atravessarem no meu caminho, mato mesmo. Todos que matei quiseram me desafiar, me enfrentar. Quando dou meu primeiro golpe, nao me controlo mais. Sou assim mesmo. Mato, mato e mato", disse em uma entrevista a reportagem da Revista Epoca.

"Nao tenho nenhum arrependimento. Mato e tudo natural", afirmou. "Nao temo nada. Nunca temi. Desde que fugi de casa e cai no mundo. O importante e estar preparado. Tenho uma forca que me ajuda a matar. Mas esse assunto e segredo".


Quase no momento da despedida para finalizar acredito que esta cronica possa ajudar muitos a saber e conhecer melhor quem era Pedro Rodrigues filho mais conhecido como Pedrinho Matador um criminoso com lugar de destaque e reconhecimento num pais onde existem tantos crimes e violencia.

Pedrinho Matador teve uma vida quase inteira dedicada ao crime nos seus 68 anos de vida, cometeu seu primeiro assassinato quando ainda era uma crianca de 11 anos e logo realizando um duplo homicidio. Pedrinho viveu os seus 68 anos passando 42 anos na cadeia, muito mais que metade da sua vida.

Caro(a) leitor(a) sei que esta Biografia e acerca de alguem que aparentemente nada fez de util pela sociedade ou talvez o tenha feito, matando outros criminosos mas e sem duvida um texto bem interessante pelo que aconselho a leitura e um profundo pensamento acerca do mesmo Pedrinho Matador um criminoso que nem muitos especialistas conseguem entender a razao do mesmo ser tao anti-social, sentir prazer em matar e assumi-lo sem problemas. Nao creio que tenha sido pela infancia dificil que teve onde teria apanhado muita pancada, por esse facto nao teria sido o unico a passar por isso e nao seria razao para ser uma pessoa com tanto odio e revolta dentro de si. Ate a proxima.

                                                                                                           Manuel Goncalves





               








Sem comentários:

Enviar um comentário