Página

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

A Ovelha Dolly (1996-2003)

  

Apos ter prometido de que o Ano de 2024 seria um ano muito bom em termos de qualidade das cronicas, espero que igualmente em qualidade, embora nao aceite que a quantidade alguma vez possa tirar lugar a qualidade.

Prometi igualmente um ano com coisas diferentes e assuntos novos ou ate ao momento pouco divulgados no Blog, este sera mais um deles ja que ainda nao tinha tido oportunidade de falar aqui em assuntos com etiquetas como clonagem e genetica entre outras coisas porque sao assuntos dos quais nao sou muito adepto e ate sou mesmo contra a clonagem, considero que isso e andar a brincar com a natureza e sobretudo com Deus, alem de ja se ter visto os riscos que trazem um ser clonado como foi o caso da Ovelha Dolly (1996-2003).

Tem se falado de que a clonagem e um bom passo para ajudar na reproducao de especies de animais em vias de extincao mas nem assim realmente me deixam convencido. Sou contra a clonagem por motivos religiosos a criacao do ser-humano e apenas digna de uma obra de Deus e o homem nao tem o direito de imita-lo e muito menos de querer ocupar o seu lugar, por outro lado tambem esta no risco de certas doencas e ficou provado que Dolly sofreu de uma doenca que lhe provocou um envelhecimento precoce. Imaginem agora se a ciencia resolve clonar um ser-humano, nao um animal mas uma pessoa. Segundo alguns rumores consta que o mesmo ate ja foi realizado mas creio que nada esta provado. De acrescentar que os problemas de saude de Dolly eram tantos que optou-se por sacrifica-la abatendo-a para evitar ainda mais sofrimento na mesma.


A ovelha Dolly (Easter Bush (Midlothian), 05 de Julho de 1996 - Easter Bush (Midlothian), 14 de Fevereiro de 2003) foi o primeiro mamifero a ser clonado com sucesso a partir de uma celula somatica adulta.

Os cientistas envolvidos tornaram publica a experiencia somente em 22 de Fevereiro de 1997, quando Dolly ja estava com sete meses de vida.

Aquela que viria a ser a ovelha mais famosa do Mundo foi criada por investigadores de Roslin, na Escocia, onde viveu toda a sua vida. Os atributos e creditos pela clonagem foram dados ao Biologo, Embriologista, Pesquisador e Professir Universitario escoces, Ian Wilmut (1944-2023), mas este admitiu, em 2006, que O Biologo britanico, Keith Campbell (1954-2012), seria na verdade o maior responsavel pela clonagem, ambos no entanto ficariam conhecidos como sendo os "pais" do projecto.

O nome de baptismo da ovelha e uma referencia ao nome da Actriz e Cantora estadunidense, Dolly Rebecca Parton Dean (1946) popularmente conhecida como Dolly Parton. A ovelha Dolly foi clonada a partir das celulas da Glandula Mamaria de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, atraves de uma tecnica conhecida como transferencia somatica de nucleo.

Apesar das suas origens, Dolly teve a vida comum de uma ovelha vulgar e deu a luz seis filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Em 1999 foi divulgado na Revista Nature (1869) que Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telomeros eram mais curtos que os das ovelhas normais. Esta questao iniciou uma acessa disputa na comunidade cientifica sobre a influencia da clonagem nos processos de envelhecimento, que nao tem solucao e estao ainda actualmente por resolver.

No ano de 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de doenca pulmonar progressiva, o que foi interpretado por alguns sectores como sendo sinal de envelhecimento. Aparentemente sem outras solucoes Dolly acabou por vir a ser abatida em 14 de Fevereiro de 2003, aos seis anos de idade, para que assim fosse evitada uma morte dolorosa por uma infeccao pulmonar incuravel. O seu corpo foi embalsemado e esta exposto no Museu Real da Escocia (1998) em ingles conhecido como Royal Museum e pelo seu antigo nome Museu Nacional da Escocia, situado em Edimburgo, Escocia.

Dados Pessoais da Ovelha Dolly:

. Nome: Dolly.
. Nascimento: 05 de Julho de 1996, Easter Bush, Midlothian, The Roslin Institute, Escocia.
. Falecimento: 14 de Fevereiro de 2003 (6 anos), Easter Bush, Midlothian, The Roslin Institute, Escocia.
. Sexo: Femea.
. Nacionalidade: Escocesa.


Depois que a clonagem foi demostrada com sucesso atraves da producao da ovelha Dolly, muitos outros grandes maniferos foram clonados, incluindo porcos, veados, cavalos e touros. A tentativa de clonar um argali (um carneiro da montanha, ou ovelha selvagem em vias de extincao das terras altas da Asia Central) nao produziu embrioes viaveis. A tentativa de clonar um touro bantengue tambem comjecido como tembadau teve mais sucesso, assim como as tentativas de clonar o muflao (uma especie de carneiro selvagem) tambem conhecido como muflao-europeu, ambas resultando em descendentes viaveis. O processo de reprogramacao pela qual as celulas precisam de passar durante a clonagem nao e perfeito e os embrioes produzidos por transferencia nuclear frequentemente apresentam um desenvolvimento anormal. Fazer maniferos clonados foi considerado altamente ineficiente - em 1996, Dolly foi a unica ovelha que sobreviveu ate atingir a idade adulta em 277 tentativas. Em 2014, foi divulgado que cientistas chineses tinham uma taxa de sucesso de 70% a 80% na clonagem de porcos e, em 2016, uma empresa coreana, Sooam Biotech (2006), produzia 500 embrioes clonados por dia, Wilmut que liderou a equipa de cientistas que conseguiu criar a ovelha Dolly, anunciou em 2007 que a tecnica de transferencia nuclear pode nunca ser suficientemente eficiente para ser usada em humanos.

A clonagem pode ter a sua utilidade  na preservacao de especies ameacadas de extincao e pode se tornar uma ferramenta viavel para reviver especies extintas. Em Janeiro de 2009, cientistas do Centro de Tecnologia e Pesquisa de Alimentos de Aragao, no Norte da Espanha, anunciaram a clonagem do ibex dos Pireneus, uma raca de cabra selvagem da montanha, que foi oficialmente declarada extinta no ano de 2000. Embora o ibex recem-nascido tenha vindo a morrer logo apos o nascimento devido a deficiencias fisicas em seus pulmoes, foi a primeira vez que um animal extinto foi clonado e o mesmo metodo pode abrir a porta como meio de salvar especies em vias de extincao ou ate mesmo recentemente extintas, ressuscitando-as de tecidos congelados.


Em Julho de 2016, quatro clones identicos a Dolly (Daisy, Debbie, Dianna e Denise) estavam vivos e viviam saudaveis aos nove anos de idade, de lembrar que Dolly morreu com seis anos e com serios e graves problemas de saude, muitos deles causado pela forma como se deu a sua origem.

A revista cientifica americana, Scientific American (1845) concluiu em 2016 que o principal legado da Ovelha Dolly nao haveria sido a clonagem de animais, mas sim os avancos na pesquisa com celulas-tronco pluripotentes induzidas, que podem ser cultivadas em qualquer tecido.

A primeira clonagem bem-sucedida de uma especie de primata usando o mesmo metodo que fora usado para criar a Ovelha Dolly foi relatada em Janeiro de 2018. Dois clones identicos de um macaco Zhong Zhong e Hua Hua, foram criados por pesquisadores na China e nasceram no final de 2017.

Em Janeiro de 2019, cientistas na China relataram a criacao de cinco macacos clonados identicos com edicao de genes, usando a mesma tecnica que fora usada com Zhong Zhong e com Hua Hua - os primeiros macacos clonados - e a ovelha Dolly, e a mesma tecnica gene-edicao CRISPR-Cas9 supostamente usada pelo Cientista chines, He Jiankui (1984) na criacao dos primeiros bebes humanos modificados por genes, Lulu e Nana. Os clones de macacos foram feitos para estudar varias doencas medicas.


Quase a terminar creio que esta cronica nao me deixa de tirar razao quando considero que a Clonagem e algo arriscado e perigoso. Pode tambem ter os seus pontos positivos mas em geral nao traz nada de bom, vejamos a prova disso, o que aconteceu com Dolly que devido a varias doencas sobretudo pelo facto de ter sido clonada acabou por vir a ser sacrificada.

Acredito que os cientistas possam ir fazendo progressos e que um dia a clonagem nao seja tao arriscada e perigosa de ser realizada mas e o que penso neste momento.

Talvez o sonho de qualquer cientista que trabalhe com a clonagem seja de facto aquele que considero um dos piores erros a ser realizado, ou seja, a criacao de um homem ou mulher totalmente clonado. Seria de facto algo que iria revolucionar o mundo da Genetica e ate de outras diversas areas, mas creio que o preco a pagar seria demasiado alto. 

Deixei a minha opniao e respeito a dos outros Caro (a) leitor (a) ate a proxima talvez ainda com novas novidades e temas diferentes como foi o caso de agora, abracos.

                                                                                                                 Manuel Goncalves

 

Sem comentários:

Enviar um comentário