Página

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Heysel e Hillsborough Duas Tragedias no Futebol

 

Imaginemos ir a um estadio, assistir a um jogo de Futebol procurando ter um momento de distracao e lazer e acabar por cair em uma enorme tragedia, ate sem ter nada a ver com a mesma acabar por ser vitima da mesma.

Qualquer comum adepto de Futebol pode estar sujeito a ser vitima das habituais confusoes que possam surgir em um jogo de Futebol como pancadaria e outras formas de rivais se confrontarem ainda que nao esteja envolvido na mesma situacao pode ser vitima da mesma. Foi o que certamente aconteceu com muitas das vitimas entre feridos e mortos que estas duas tragedias a envolver ambas o Futebol britanico acabaram por fazer.

Sou adepto de Futebol como qualquer outra pessoa comum vibro com as vitorias do meu clube (Benfica em Portugal e aqui no Reino Unido Liverpool FC (1892) ), com as vitorias de Portugal e ate da Inglaterra mas considero me longe de ser um adepto fanatico e em nada apoio ou defendo as atitudes do Hooliganismo. Defendo igualmente que como ja aconteceu aqui no Reino Unido alguns Hooligans tenham ficado banidos para o resto da vida de entrarem dentro de um estadio de Futebol e assistirem a um jogo de Futebol. O que acontecey em Bruxelas na Belgica no Estadio do Heysel e no Reino Unido, Inglaterra em Sheffield no Estadio Hillsborough sao episodios dos mais negros da Historia do Futebol. E nao considero apenas da Historia do Futebol britanico mas mundial. 

O mesmo facto do Heysel levou a que as equipas de futebol inglesas fossem banidas de qualquer competicao durante 5 anos (somente clubes, seleccoes nao foram banidas) e o Liverpool FC acabou por levar mais 1 ano de castigo. O mesmo episodio tambem foi criticado publicamente pela Rainha, Elizabeth Alexandra Mary (1926-2022) conhecida como Isabel II e que governou desde de 1952 ate 2022 pela violencia que envolveu o mesmo e pelo elevado numero de vitimas. A Primeira-Ministra do Reino Unido de entao Margareth Hilda Thatcher (1925-2013) para alem de criticar os britanicos pelo que tinha acontecido, defendeu e apoiou a mesma decisao das autoridades maximas do Futebol europeu tivessem punido os clubles britanicos com a banicao de todas as competicoes a nivel de clubes.


A Tragedia do Estadio do Heysel (1985), na Belgica, em Bruxelas, ocorreu no dia 29 de Maio, no mesmo momento e local em que estava a ser disputada a Final da Taca dos Clubes Campeoes Europeus, que opunha o Liverpool FC, da Inglaterra, e a Juventus Football Club (1897), da Italia.

Esta tragedia e uma das mais importantes relacionada com uma manifestacao desportiva, e fruto de originalidade do Hooliganismo.

A possibilidade de confronto entre os adeptos de ambas as equipas foi, desde do inicio, ponderada pelas autoridades belgas, que anunciaram uma serie de medidas a tomar: a proibicao de venda de alcool em estabelecimentos proximos do Estadio do Heysel, revista a todos os espectadores a entrada para o estadio, e um total de 1500 policias para salvaguardar a seguranca. Todavia, apesar dos esforcos para que as medidas de seguranca fossem cumpridas, nao foi de todo conseguido o seu cumprimento. A maior parte dos bares continuou a trabalhar normalmente e a servir os hooligans de ambas as equipas. A causa do tumulto foi atribuida por testemunhas oculares aos adeptos do Liverpool FC que bebiam muito.

Os distubios comecaram ainda fora do Estadio do Heysel com os ingleses e italianos a trocarem provocacoes. Uma joalheria foi roubada e lesada em 150 mil euros (valores actuais). Por volta das 19 horas, uma grande parte dos espectadores ja se encontravam dentro do recinto do Estadio do Heysel. Mais uma vez contratiamente ao previsto pela Policia, o lado Norte do estadio estava partilhado por adeptos das duas formacoes, separados apenas por uma pequena barreira e algumas forcas policiais.


Meia hora depois, os britanicos lancaram o primeiro "ataque" e os disturbios foram ganhando proporcoes que se tornaram incontrolaveis. As grades que separavam as bancadas cederam a pressao humana e deram lugar a tragedia (certamente a Historia e episodio mais negro e tragico de uma Final de Taca dos Clubes Campeoes Europeus). Dezenas de espectadores italianos foram espezinhados por hooligans, que usaram barras de ferro para bater nos rivais. Com a pressao dos espectadores em panico, o muro acabou por ceder e cair, arrastando na queda mais algumas dezenas de pessoas.

A expectativa em relacao ao jogo era grande e a Uniao das Associacoes Europeias de Futebol (1954) mais conhecida como UEFA decidiu nao cancelar o jogo e optou pela realizacao do mesmo. O balanco final da tragedia apontou para 39 mortos e um numero indeterminado de feridos (a quem aponte para 600 feridos ou mais). A Policia nao efectuou nenhuma detencao no momento e local da tragedia.

Os hooligans ingleses foram responsabilizados pelo tragico incidentes, o que resultou na proibicao das equipas inglesas de participarem em competicoes europeias por um periodo de cinco anos, o Liverpool FC viu ainda o seu impedimento de participar em competicoes europeias ser acrescido em mais um ano para la das restantes equipas inglesas, seis anos foi o castigo do Liverpool FC. As reaccoes do povo ingles foram todas no sentido da reprovacao e incredulidade pelos actos de violencia dos adeptos do Liverpool FC, o que levou a propria governanta, a Rainha Isabel II a condenar publicamente o comportamente dos hooligans e a apoiar a suspensao das equipas inglesas das competicoes europeias.

O jogo em si ficou para segundo plano mas acabou com a nada comemorada vitoria da Juventus diante do Liverpool por 1-0, golo este marcado pelo frances, Michel Francois Platini (1955), o frances era o grande astro do clube italiano da altura, na marcacao de uma penalidade, Platini e ainda hoje considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, um dos melhores na sua posicao e para muitos tambem o melhor jogador frances de todos os tempos ao lado de Zenedine Yazid Zidane (1972). 

O resultado da vitoria da Juventus nao deu para compensar pela tragedia, sobretudo devido ao numero de vitimas mortais mas foi vista como uma vitoria justa ja que seria demasiado injusto o Liverpool FC levantar o trofeu como vencedor quando os seus adeptos nao se souberam comportar e causaram a tragedia que se sucedeu ainda antes do inicio do jogo.


, Dados da Tragedia do Estadio do Heysel (1985):

. Data: 29 de Maio de 1985.
. Local: Estadio do Heysel, Bruxelas, Belgica.
. Causa: Hoolingans ingleses.
. Filmada Por: Uniao Europeia de Radiodifusao (1950)
. Participantes Envolvidos: Adeptos do Liverpool FC e europeus, sobretudo italianos e adeptos da Juventus.
. Consequencia: Os clubes ingleses foram banidos das competicoes europeias por cinco anos, Liverpool FC por seis anos.
. Mortes: 39 mortos.
. Feridos: 600 feridos entre ligeiros e graves.
. Detidod e Presos: 34 pessoas.
. Condenados: Varios altos funcionarios, o Comandante da Policia Johan Mahieu e 14 adeptos do Liverpool FC condenados por Homicidio Culposo.


. Os Clubes que acabaram por ser castigados de competir nas Competicoes Europeias:

. Epoca de 1985/1986:

. Taca dos Clubes Campeoes Europeus: Everton.
. Vencedores da Taca das Tacas: Manchester United (4TH).
. Taca Uefa: Liverpool FC (2ND), Tottenham Hotspur (3RD), Southampton (5TH), Norwich City (Vencedor da Taca da Liga; 20TH).

. Epoca de 1986/1987:

. Taca dos Clubes Campeoes Europeus: Liverpool FC.
. Vencedor da Taca das Tacas: Everton (2ND).
. Taca Uefa: West Ham United (3RD), Manchester United (4TH), Sheffield Wednesday (5TH), Oxford United (Vencedor da Taca da Liga; 18TH).

. Epoca de 1987/1988:

. Taca dos Clubes Campeoes Europeus: Everton.
. Vencedor da Taca das Tacas: Coventry City (10TH).
. Taca Uefa: Liverpool FC (2ND), Tottenham Hotspur (3RD), Arsenal (4TH; Vencedor da Taca da Liga), Norwich City (5TH).

. Epoca de 1988/1989:

. Taca dos Clubes Campeoes Europeus: Liverpool FC.
. Vencedor da Tacas das Tacas: Wimbledon (6TH).
. Taca Uefa: Manchester United (2ND), Notthingham Forest (3RD), Everton (4TH).
. Taca da Liga: Luton Town (Taca da Ligal; 9TH).

. Epoca 1989/1990:

. Taca dos Clubes Campeoes Europeus: Arsenal.
. Vencedor da Taca das Tacas: Liverpool FC (2ND).
. Taca Uefa: Notthingham Forest (3TH; Vencedor da Taca da Liga), Norwich City (4TH), Derby County (5TH), Tottenham Hotspur (6TH).

. Epoca 1990/1991: 

. Taca dos Clubes Campeoes Europeus: Liverpool FC.

O mesmo castigo serviu para impedir que equipa que a nivel nacional viviam o seu momento de gloria e estavam no seu maior auge conseguissem assim ir as competicoes europeias algo que nao conseguiram voltar a fazer apos o termo do mesmo castigo e hoje sao equipas de divisoes secundarias. Tambem e credivel que durante estes 5 anos, 6 para o Liverpool FC uma equipa inglesa pudesse vir a ganhar uma competicao europeia.


. Lista das 39 Vitimas Mortais (composta por 32 italianos (incluindo 2 menores de idade), 4 belgas, 2 franceses e 1 norte-irlandes:

. Italianos:

1. Rocco Acerra (29 anos).
2. Bruno Balli (50 anos).
3. Giancarlo Bruschera (21 anos).
4. Andrea Caula (11 anos).
5. Giovanni Casula (44 anos).
6. Nino Cerullo (24 anos).
7. Giuseppina Conti (17 anos).
8. Dionisio Fabbro (51 anos).
9. Eugenio Gagliano (35 anos).
10. Francesco Galli (24 anos).
11. Giancarlo  Gonnelli (20 anos).
12. Alberto Guarini (21 anos).
13. Giovacchino Landini (50 anos).
14. Roberto Lorentini (31 anos).
15. Barbara Lusci (58 anos).
16. Franco Martelli (22 anos).
17. Loris Messore (28 anos).
18. Gianni Mastroiaco (20 anos).
19. Sergio Bastino Mazzino (38 anos).
20. Luciano Rocco Papaluca (38 anos).
21. Luigi Pidone (31 anos).
22. Benito Pistolato (50 anos).
23. Domenico Ragazzi (44 anos).
24. Antonio Ragnanese (49 anos).
25. Mario Ronchi (43 anos).
26. Domenico Russo (28 anos).
27. Tarcisio Salvi (49 anos).
28. Gianfranco Sarto (47 anos).
29. Amedeo Giuseppe Spolaore (55 anos).
30. Mario Spanu (41 anos).
31. Tarcisio Venturin (23 anos).
32. Claudio Zavaroni (28 anoa).

. Belgas:

33. Alfons Bos (35 anos).
34. Willy Chielens (41 anos).
35. Dirk Daeninckx (38 anos).
36. Jean Michel Walla (32 anos).

. Franceses:

37. Jacques Francois (45 anos).
38. Claude Robert (27 anos).

. Irlandeses:

39. Patrick Radcliffe (38 anos).


Foi sem duvida uma tragedia que infelizmente nao foi a unica do genero envolvendo pessoas que eram nao mais do que simples e inocentes criancas como o caso do italiano Andrea Caula de 11 anos e que foi ate pessoas de maiores idades como Barbara Lusci de 58 anos que acabou por ser a vitima mortal mais idosa. Acredito que para la do castigo aplicado as equipas inglesas de as afastar de qualquer competicao europeia em caso de vitoria do Liverpool Fc o titulo e o trofeu lhes teria sido tirado mais tarde e entregue a equipa italiana, concordo que pelo menos deveria ter sido essa a medida a aplicar em caso de vitoria dos ingleses.

Liverpool FC e Juventus voltariam a confrontar-se somente em 2005 em 05 e 13 de Abril de 2005 nos quartos-de-final da Liga dos Campeoes  em que apos a vitoria do Liverpool por 2-1 e do empate a 0 em Italia os ingleses acabariam por levar a melhor e vencer a eliminatoria.

Mais importante que o jogo foi no inicio do jogo quase a completar-se 20 anos apos a Tragedia de Heysel os adeptos ingleses tenham levado uma coroa de flores para o relvado e mostrando mensagem dizendo "Heysel Never Again", "Heysel Nunca Mais".

Apesar da tragedia e das medidas aplicadas tudo em si nao serviu de exemplo nao so para o Liverpool FC como para as autoridades maximas que na altura controlavam o futebol ingles, caso contrario, talvez a Tragedia de Hillsborough (1989) cerca de 4 anos apos a Tragedia de Heysel pudesse ter sido evitada e a Tragedia de Hillsborough foi ainda superior a Heysel em termos de vitimas com 97 mortes e 766 feridos.


A "Tragedia de Hillsborough" (1989)  foi um incidente que ocorreu em 15 de Abril de 1989 no Estadio Hillsborough, em Sheffield, Inglaterra durante o jogo entre o Liverpool FC e o Nottingham Forest Football Club (1865), a contar para as Semifinais da Taca de Inglaterra. Foi o maior desastre do Futebol ingles e um dos maiores do mundo. Durante o incidente, 95 adeptos do Liverpool FC morreram pisados e espezinhados e outras 766 ficaram feridas. A vitima 96 morreu quase um ano depois. Em 27 de julho de 2021, mais de 32 anos apos a tragedia, morreu Andrew Devine, que sofreu de danos cerebrais no momento da tragedia e permaneceu em estado vegetativo, sendo considerado oficialmente a vitima numero 97 e ultima.

As investigacoes apontaram e consideraram que a tragedia nao foi causada por uma accao violenta por parte desses mesmos adeptos. As causas foram a sobrelotacao do estadio, bem como o seu pessimo estado de conservacao. Alem disso, o local nao cumpria com as normas minimas de seguranca.

A "Tragedia de Hilsborough" aconteceu quatro anos depois da "Tragedia de Heysel", que ocorreu tambem durante uma partida do Liverpool FC, e que fez com que o clube fosse banido das competicoes europeias durante o periodo de seis anos e todos os restantes clubes ingleses por um periodo de cinco anos pela UEFA, a Tragedia de Hilsborough ocorreu ainda durante o cumprimento do mesmo castigo mas enquanto a primeira foi a nivel internacional ja que aconteceu durante uma final europeia, a segunda embora ainda mais tragica foi a nivel nacional ja que foi em Inglaterra, com duas equipas inglesas.

. Dados da Tragedia de Hilsborough (1989):

. Local: Estadio de Hilsborough, Sheffield, Inglaterra,
. Data: 15 de Abril de 1989.
. Causa: Alegadamente as mas condicoes do Estadio e supostos abusos de alcool e violencia por parte dos adeptos do Liverpool FC.
. Mortes: 97 mortes (a ultima vitima mortal morreu 32 anos depois da tragedia mas sofreu de danos cerebrais na altura tendo ficado em estado vegetativo e nunca se recuperou)/
. Feridos: 766 feridos.


No final da Decada de 80 do Seculo 20, a Inglaterra vivia o auge do Hooliganismo que muitas envolvia invasoes de campo e muitos actos de violencia antes, durante e depois dos jogos. 

O Estadio Hillsborough era dos poucos em Inglaterra que estavam considerados aptos a receberem jogos de grande porte e era um estadio muito usado para a realizacao de jogos decisivos da Taca de Inglaterra na Decada de 1980, ja tendo recebido um total de cinco semifinais. Um acidente anterior ja tinha ocorrido oito anos antes, em um jogo entre Tottenham e Wolverhamptom, que teve um total de 38 feridos. Isso levou a que o Sheffield Wednesday tomasse a decisao de alterar o projecto do sector Leppings Lane End, dividindo-a em tres compartimentos separados. Esta foi novamente dividida, aumentando o numero de compartimentos para cinco quando o Sheffield Wednesday subiu para a Division One em 1984. Sendo um dos maiores estadios do pais foi escolhido pela Football Association para sediar a semifinal da Taca da Inglaterra em 1989. A partida ficou marcada para ser realizada as 15 horas do Dia 15 de Abril.


Como e habitual em todos os jogos importantes, o estadio foi dividido entre os adeptos rivais. A Policia optou por colocar os adeptos Nottingham Forest no Sector Spion Kop End do Estadio, o qual tinha capacidade para 21.000 mil pessoas. Os adeptos do Liverpool FC foram colocados na Leppings Lane End, com capacidade para somente 14.600 mil pessoas, isto apesar dos adeptos do Liverpool estarem em maior numero que os adeptos do Nottingham Forest. O inicio da partida estava marcada para as 15 horas da tarde, com os adeptos a serem aconselhados a ocuparem os seus lugares  com 15 minutos de antecedencia. No dia do jogo, foi comunicado pelo radio e pela televisao de que os adeptos sem bilhete nao deveriam comparecer. Foi relatado que alguns dos adeptos foram informados na autoestrada M62 sobre Pennines resultando em congestionamentos. Entre as 14H30M da tarde e as 14H40M da tarde, houve um consideravel acumulo de adeptos na pequena area fora das entradas com barreiras para a Leppings Lane End, todos ansiosos para entrarem no estadio rapidamente antes do jogo ter o seu inicio. Os adeptos que tinham sido impedidos de entrar nao puderam deixar a area por causa da multidao atras deles, continuando a permanecer ali como um obstaculo.

Os adeptos que ainda estavam do lado de fora do estadio puderam ouvir oa aplausos do interior do estadio quando as equipas entraram em campo dez minutos antes do jogo comecar, o inicio nao foi adiado, ja que alguns dos adeptos ja estavam dentro do estadio. Um portao lateral foi aberto para facilitar a acumulacao. Com um numero estimado de 5000 adeptos tentando passar as barreiras, e aumentando as preocupacoes e risco de um esmagamento do lado de fora dos portoes, a Policia, para evitar mortes fora do estadio, abriu um conjunto de portoes, originalmente uma saida, que nao tinha barreiras. Isso causou uma onda de adeptos atraves da porta para o estadio. O resultado foi um fluxo de milhares de adeptos atraves de um tunel estreito na parte traseira do campo, e para as ja superlotadas duas divisoes centrais, que veio a causar uma queda enorme na frente do campo, onde as pessoas estavam sendo pressionadas contra as grades pelo peso da multidao atras deles. As pessoas que entravam nao estavam cientes dos problemas em cima do muro; Policia e Comissarios teriam normalmente ficado na entrada do tunel se as divisoes centrais tivessem alcancado a capacidade, e teriam dirigido os adeptos para as divisoes ao lado, mas desta vez eles nao o fizeram, por razoes que alegadamente nunca foram totalmente explicadas.

Por algum tempo, o problema na parte da frente do compartimento nao foi percebido por ninguem, alem dos afectados, a atencao da maioria das pessoas foi absorvida para o jogo, que ja tinha comecado. Eram 15H06M quando o Arbitro da partida, Ray Lewis (1944), apos ter sido avisado pela Policia, parou o jogo durante alguns minutos depois dos adeptos comecarem a subir a cerca para escaparem do esmagamento. A essa mesma altura, um pequeno portao na grade havia sido arrombado e alguns fas escaparam por essa via, outros continuaram ainda a subir pela cerca, e ainda outros adeptos foram puxados para perto de outros no West Stand directamente acima da Leppings Lane. Finalmente, o muro cedeu sob a pressao das pessoas.


Um ano depois foi publicado o relatorio oficial do governo aos acontecimentos. Nele se leu que as culpas da tragedia eram dirigidas aos adeptos do Liverpool FC (tal como em Heysel) e aos seus alegados abusos de alcool e violencia.

Durante anos os adeptos do clube protestaram pela conclusao do mesmo inquerito em absoluto pelo resultado do relatorio.

Em 2009, um outro, realizado por um orgao independente, refutou essas conclusoes, alegando que o primeiro relatorio com quase 20 anos havia sido "adulterado" pelo Governo - entao liderado por Margaret Thatcher -, para desviar as culpas para os adeptos do Liverpool FC.

O famoso jornal diario britanico, The Daily Telegraph (1855) conhecido simplesmente como The Telegraph, resumiu que o relatorio mais recente desmentiu algumas coisas acerca do primeiro: a Policia pesquisou os registos criminais das vitimas para "impugnar a sua reputacao", que 116 dos 164 relatorios de agentes foram alterados para remover "comentarios desfavoraveis" e que nunca houve provas de que os adeptos do Liverpool FC estariam sob a influencia de bebidas alcoolicas.

Em 17 de Marco de 2015, o Comissario da Policia encarregado da seguranca do estadio na epoca da tragedia, David Duckenfield (1944), admitiu e reconheceu que a sua decisao de abrir a entrada durante o jogo foi a causa directa para a morte de 96 pessoas.

O Comandante da Policia foi em Novembro de 2019 ilibado pelo Tribunal de Preston, apos um julgamento que durou seis semanas.

O Juri do mesmo julgamento considerou de que David Duckenfield, em 2019 com 75 anos, era inocente do crime de negligencia grave, depois da acusacao ter alegado uma "responsabilidade pessoal".


O Relatorio Taylor (1989) e um documento, cujo o desenvolvimento foi supervisionado pelo Lorde. Peter Murray Taylor (1930-1997), Lorde Taylor of Gosforth que foi Lord Chief  Justice of England entre 1992 e 1996, sobre as consequencias e causas do Desastre de Hillsborough, em 1989. Um relatorio intercalar foi publicado em Agosto de 1989, e o relatorio final foi publicado em Janeiro de 1990. Ele procurou estabelecer as causas da tragedia, e fazer recomendacoes sobre a prestacao de seguranca em eventos desportivos no futuro.

O Relatorio Taylor e sinonimo  da recomendacao de que todos estadios devem ser um modelo de recomendacao em todos os lugares, que todos os espectadores com bilhete tem um lugar garantido, ao contrario de alguns todos deveriam ser obrigados a seguir essa regra. O Campeonato de Futebol na Inglaterra e a Liga Escocesa de Futebol, introduziram regulamentos de que os clubes das divisoes mais altas devem ser obrigados a cumprir com estas mesmas recomendacoes do Relatorio Taylor.

Alguns clubes tinham ja comecado a realizar obras para melhorar a seguranca em seus estadios mesmo antes da mesma regra ser introduzida. Por exemplo, o St Johmstone Football Club (1884) da Escocia se dispos a construir o McDiarmid Park (1989) com capacidade para 10.673 pessoas pessoas, que abriu a tempo para a Temporada de 1989-1990 e que ate hoje teve como lotacao maxima 10.525 mil pessoas tendo portanto ficado ainda com 148 lugares livres.

O relatorio afirmou que a acomodacao de pe nao e de todo um acto de inseguranca, mas o governo decidiu que nenhuma acomodacao deveria ser permitida a todos.

Outras recomendacoes do Relatorio Taylor incluem itens como a venda de bebidas alcoolicas dentro dos estadios, esmagar barreiras, cercas, os precos dos bilhetes e outros objectos nos estadios.


Quase a terminar durante esta cronica tive oportunidade de ler enquanto pesquisava sobre o mesmo assunto de que no caso da Tragedia de Hillsborough das 96 pessoas que perderam a vida mais de 40 podiam ter sido salvas se tivesse tido uma melhor assistencia de socorrismo ainda no estadio.

E de lamentar que episodios como estes tenham acontecido e que mancharam e muito em alguns pontos a reputacao dos britanicos no estrangeiro. 

Em relacao ainda a Tragedia de Heysel e a Tragedia de Hillsborough considero que foram tomadas medidas, castigos aplicados para que acidentes como estes nao se repitam so tenho a lamentar de que como sempre as medidas so sao aplicadas depois das coisas terem acontecidos, mas acredito que se nao tivessem tomado medidas do genero, tragedias piores ja podiam ter acontecido.

Certa vez tendo chegado a Portugal e apanhado um taxi no aeroporto para o terminal de autocarros tive oportunidade de falar um pouco com o Taxista durante a curta viagem onde ele me confessou considerar que os britanicos eram pessoas educadas e pacificas. Tive a oportunidade de lhe explicar que em alguns, muitos pontos isso era pura ilusao, o que eles demostravam fora nao era de todo o que eles eram dentro e fiz referencia ao caso dos Hooligans e ele acabou por me dar razao.

Caro(a) leitor(a) vou me ficando por aqui foi um prazer ter escrito esta cronica que espero tenha sido do seu agrado e prometo que o ano de 2024 vai ser um ano com alguns assuntos diferentes no Blog mas isso claro, e um pouco segredo e misterio, ate la.

                                                                                                   Manuel Goncalves



















Sem comentários:

Enviar um comentário