Página

domingo, 10 de março de 2024

Os Milagres de Joao Paulo II

 

Longo e o caminho para alguem atingir a Santidade ou seja tornar se Santo embora como sempre para alguns foi um caminho mais facil do que para outros, mas em cada Santo certamente existem algumas curiosidades para contar, alguns pontos para debater.

Para se ser Santo nao quer dizer que sempre se tenha sido um homem de Deus e a prova disso e que apenas dos 266 papas que existiram desde o Papa Sao Pedro ate ao Papa Francisco apenas e somente foram considerados santos e proclamados pela Igreja Catolica 82 papas com Joao Paulo II a ser praticamente considerado Santo apos a sua morte, um caso particularmente diferente do que e habitual onde a Igreja Catolica aceitou abrir uma excepcao.

Joao Paulo II foi aclamado para se tornar Santo praticamente logo apos a sua morte, pedidos da multidao que assistia ao vivo ao seu funeral sao testemunhos disso e creio que se tratasse de outra pessoa nao seria tao facil desde logo a Igreja Catolica abrir o processo para que o antigo e falecido Papa e tornasse Santo e fosse tambem apontado como possivel futuro Santo Padroeiro da Polonia sua patria Natal.

Joao Paulo II ainda nao e Santo mas o processo para sua canonizacao, para se tornar Beato foi logo avancado pelo seu Sucessor Bento XVI e os alegados milagres para que tal viesse a acontecer tambem foram logo conhecidos, ninguem duvidava em vida do Papa polaco de que tal viesse a acontecer.


O caminho de reconhecimento da Santidade de alguem e extenso e passa por algumas etapas, isso e o que se chama de processo de canonizacao. Entre outras coisas, algo que e necessario para alguem ser canonizado e o reconhecimento de dois milagres alcancados por sua intercessao.

O primeiro milagre que pode levar Joao Paulo II a chegar aos altares e que fez dele um Beato foi a remissao da Doenca de Parkinson de uma Freira francesa, Irma Marie Simon-Pierre (1961).

Joao Paulo II sofreu de Parkinson e heronicamente lidou com isso no fim de sua vida, durante anos foi visivel que o estado de saude do Santo Padre era bastante debilitado e a situacao foi se agravando cada vez mais, no entanto, fontes do Vaticano confirmam de que Joao Paulo II faleceu consciente.

Pouco depois da morte do Papa, a Irma Marie orou pedindo sua intercessao e milagrosamente seu mal de Parkinson foi completamente aliviado e desapareceu.

O segundo milagre, que levou a canonizacao de Joao Paulo II ocorreu com uma mulher da Costa Rica, Floribeth Mora Diaz (1963).

Ela tinha um Aneurisma Cerebral que os medicos consideraram e disseram ser impossivel de operar, e que nao poderiam fazer nada por Floribeth Diaz, que a mesma apenas podia esperar por sua morte.

Floribeth estava na cama e nao podia fazer nada, apenas esperar a sua morte. No entanto , em um dia ela recebeu uma revista e na mesma tinha uma foto de Joao Paulo II na capa. Naquele momento a imagem falou com ela!

Ela conta que ouvia a imagem dizer: "Floribeth, o que voce esta fazendo na cama? Porque nao se levanta e vai a cozinha e ve seu marido?".

"Ok, eu vou. Eu estou me sentindo bem", contou mais tarde Floribeth.

Ela levantou se e foi ate a cozinha, conversou com o marido e milagrosamente estava curada.

Floribeth contou mais tarde que quando ouviu a imagem dizendo para ela levantar-se, sentiu tambem a mao de Joao Paulo II alcanca-la de maneira amorosa.

"Eu senti uma grande sensacao de bem-estar dentro de mim e, daquele dia em diante, fiquei completamente curada".

Quando Floribeth Mora Diaz voltou ao Medico, todos ficaram surpresos.

O Chefe dos medicos operou Floribeth Mora pela intercessao de Sao Joao Paulo II e ela foi curada.


O Papa poloco guiou a barca de Pedro entre 16 de Outubro de 1978 e 02 de Abril de 2005 e em seu caminho necessario para a subida aos altares e reconhecimento como Santo a Santa Se lhe reconheceu duas intercessoes milagrosas.

A primeira corresponde ao processo de beatificacao e a beneficiada foi a religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria do Mal de Parkinson e trabalhava numa clinica de Maternidade em Paris.

Em 14 de Janeiro de 2011 a religiosa contou ao canal de televisao frances KTO (1999) e ao canal italiano RAI (1954) no programa televisivo RAI Vaticano que sua cura aconteceu no dia 02 de Junho de 2005. "Nesse dia pela manha eu estava completamente impedida e ja nao podia mais", indicou, por isso solicitou a sua demissao a Superiora da sua comunidade para "deixar de oferecer o meu servico na Maternidade onde trabalhava (...). Eu nao consigo fazer com que isto deixe de avancar, nao e possivel".

Entretanto, o seu pedido de demissao foi rejeitado com amabilidade e em troca a Superiora lhe propos pedir a graca de sua cura a Joao Paulo II, quem no final da sua vida tambem sofreu com o Mal de Parkinson .

Quando isso aconteceu, "sentimos por um bom momento uma grande mudanca no seu escritorio, diria que uma grande paz, uma paz muito grande e uma grande serenidade, me sentia muito tranquila e ela tambem".

Nesse momento, pediu-lhe para escrever o nome de Joao Paulo II em um papel. O avanco da doenca tinha afectado o seu braco esquerdo e sofria de intensos tremores. Sua Superiora lhe propos escrever com a mao direita. "Disse-lhe que nao podia porque minha mao direita tambem ficava tremendo, mas ela insistiu: "sim pode, sim pode".

Escreveu algo ilegivel, mas pensou que de repente "ocorre um milagre se e que acredito". "Essa noite continuei os meus afazeres como de costume com a janta comunitaria, logo um pouco mais de servico e depois a oracao nocturna na capela".

No seu quarto, a religiosa se obrigou a escrever e viu com surpresa de que o podia fazer.

AS 04H30 da madrugada do dia 03 de Junho acordou sentindo de que "ja nao era a mesma. Havia uma alegria interior e uma grande paz; e logo me surpreendi muito pelos gestos do meu corpo".

Depois de rezar na madrugada, Irma Marie foi ao Oratorio da Capela, pois a sua comunidade celebrava a missa as 6 da manha. No trajecto "percebi que meu braco esquerdo ja nao ficava imovel ao caminhar, mas balancava normalmente. Na Eucaristia tive a certeza de que estava curada".

A Dicasterio Para as Causas dos santos (1588) tambem conhecida como Congregacao Para as Causas dos Santos estudou a cura da Freira francesa, Marie Simon-Pierre, e determinou que foi por intercessao de Joao Paulo II, a quem beatificou em 01 de Maio de 2011.


O segundo milagre atribuido a intercessao de Karol Wojtyla foi a ja referida cura de Floribeth Mora Diaz, uma mulher costa-riquenha que padecia de um Aneurisma Cerebral.

O facto ocorreu no dia 01 de Maio de 2011, exactamente o mesmo dia que marcou a data da beatificacao de Joao Paulo II.

Nesse mesmo dia, Floribeth foi com a sua familia a Missa Dominical. No centro do bairro estava passando uma procissao. "Nesse momento estava passando uma carroca com a imagem de Jesus Sacramento e senti um frio no corpo. Desci do carro e fui ate ali". Entao, o Sacerdote que acompanhava a Procissao declamava uma oracao: "Oh, Senhor! Ha uma cura".

"Pedimos ao nosso Papa Joao Paulo II que nos ajudasse a pedir a Deus que me ajudasse". E nesse preciso instante, algo comecou a mudar. "Sai desse parque com Fe de que tinha sido curada", expressou Floribeth Diaz.

Dias depois Floribeth foi ao Santuario da Virgem de Ujarras para rezar, consciente de que o templo tinha recebido um relicario com mostras do sangue do novo Beato. "De novo, um milagre". Quando chegou ja tinha terminado a exposicao, porem, o Padre, Donald Solano fez uma excepcao. "Mostrou me a reliquia e eu a toquei. Seis meses depois me fizeram outro exame no cerebro e me indicaram que o Aneurisma tinha desaparecido para a honra e a gloria do meu Deus", afirmou Floribeth.

Conforme publicou o Jornal "La Nacion" (1946), o Medico Neurocirugiao, Alejandro Vargas Roman, que atendeu Floribeth Mora Diaz durante a sua doenca, confirmou em suas declaracoes que nao encontrou qualquer explicaco cientifica para o desaparecimento repentino do Aneurisma que padecia quando analisaram exames posteriores aquele 01 de Maio de 2011.


O processo para a Canonizacao de Joao Paulo II, embora extraordinario por sua rapidez, seguiu todos os passos determinados e exigidos pela Igreja Catolica.

Comecou logo em 2005, o mesmo ano de sua morte, por desejo expresso do seu sucessor o Papa Bento XVI que modificou a norma e dispensou o tramite do cumprimento dos cinco anos de sua morte preceptivos na legislacao canonica.

Foi proclamado Beato em 2011, em um facto sem precendentes ja que nos ultimos dez seculos de Historia da Igreja Catolica nenhum Papa proclamou Beato o seu antecessor. Apenas e somente na Idade Media existem casos similares.

Estas sao as dataa destacadas na causa de canonizacao de Joao Paulo II.

. Cronologia do Processo de Canonizacao de Joao Paulo II:

. 13 de Maio de 2005: O Papa Bento XVI anuncia a dispensa dos cinco anos necessaria para iniciar uma causa.

. 18 de Maio de 2005: O Cardeal Vigario de Roma, Camilo Ruini (1931), assina o edito de causa de beatificacao e canonizacao.

. 28 de Junho de 2005: O Cardeal Camilo Ruini abre oficialmente o processo de beatificacao de Joao Paulo II na Basilica de Sao Joao de Latrao de Roma.

. 30 de Janeiro de 2006: Divulgado o milagre selecionado para aprovar a beatificacao de Joao Paulo II, apos a sua morte, realizou um milagre ao curar uma religiosa francesa que sofria da doenca de Parkinson, segundo Monsenhor tambem polaco tal como Joao Paulo II, Slawomir Oder (1960).

. 19 de Dezemro de 2009: Bento XVI proclama Joao Paulo II de "Veneravel" ao aprovar o decreto pelo qual se reconhecem suas "virtudes heroicas".

. 14 de Janeiro de 2011: Bento XVI promulga o decreto pelo qual se reconhece um milagre por intercessao de Joao Paulo II  a cura, inexplicavel para a ciencia, da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria da Doenca do Mal de Parkinson.

. 01 de Maio de 2011: O falecido Papa Joao Paulo II e proclamado Beato pelo seu sucessor o Papa Bento XVI no Vaticano, seis anos e um mes apos a sua morte.

. 02 de Julho de 2013: A Congragacao Para a Causa dos Santos aprova o suposto segundo milagre pelo qual o falecido Papa polaco teria intercedido na suposta cura de uma mulher da Costa Rica que estava sofrendo de uma lesao cerebral considerava incuravel e estava apenas esperando a morte chegar.

. 30 de Setembro de 2013: O Papa Francisco anuncia quee Joao Paulo II e Joao XXIII serao canonizados no Dia 27 de Abril de 2014.

. 06 de Fevereiro de 2014: O Papa Francisco anunciou que, apos ser canonizado, Joao Paulo II iria tornar se o Padroeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

. 27 de Abril de 2014: Joao Paulo II e Joao XXIII sao canonizados.


Tal como eu o leitor(a) pode verificar que existem duas versoes completamente diferentes da cura milagrosa de Floribeth Diaz Mora, considerei isso um facto curioso e nao deixei de querer expor as duas versoes, embora reconheca que para uma ser verdadeira como e obvio a outra tera que ser falsa, isto se nao existe falsidade em ambas em pelo menos alguns factos.

E do reconhecimento geral que a Imprensa e certos jornais nem sempre expoe o que e a realidade, colocam as coisas a sua maneira, como diz o velho ditado "Quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto". Compete agora a cada um de nos acreditar na versao que considera mais propria ou talvez como eu eu colocar duvidas em ambas.

A vida me fez tornar um pouco como Sao Tome e comigo e "ver para crer" e sendo assim deixo na opniao de cada um acreditarem na versao que quiserem, isso se de facto acreditam em alguma. 

Caro (a) leitor (a) e hora de apresentar as minhas habituais despedidas desejando que a mesma crónica tenha sido do seu agrado como foi do meu escrevê-la, ate a próxima. 

                                                                                                               Manuel Goncalves 







Sem comentários:

Enviar um comentário