Página

terça-feira, 14 de maio de 2024

A Minha Geracao



Muitas vezes  me fui baseando em artigos que li, obras que me marcaram e ate poemas que nao esqueci e tanto mais que fui escrevendo sempre procurando mostrar o que pensava, defendendo os meus ideais e procurando expor e produzir a minha originalidade, desta vez nao sera diferente.

Uma daquelas pinturas de muros que mais me ficou na memoria foi algo que vi escrito num muro quando andava a trabalhar em Alverca, perto de Lisboa, nao me recordo se foi mesmo ja em Alverca ou a caminho da Estacao de Santa Apolonia para apanhar o comboio para Alverca. A pintura nao me recordo ja como era mas o que me marcou foi a mensagem escrita, pintada com letras que nao sendo enorme eram bem evidentes, foi essa mensagem que me ficou na memoria. Longe de ser ofensiva, nao deixava de ser marcante "Se a Geracao e Rasca, a Culpa e da Geracao Que Nos Educou (ou que "Nos Educa" ja nao me recordo bem o final) segui o meu caminho com aquilo no pensamento sem nunca pensar que nao iria esquecer tal.

Recentemente ouvindo um tema de uma das bandas mais emblematicas do Rock Portugues e da minha minha preferencia, UHF (1978), fiquei com vontade de escrever este texto e homenagear a minha geracao tal como fez, Antonio Manuel Ribeiro Alves (1954) mais conhecido como Antonio Manuel Ribeiro e Vocalista da emblematica banda, que bem ele canta aquele tema, A Minha Geracao (2013) presente no decimo quinto album de estudio da banda, album esse com o mesmo nome, A Minha Geracao.


Muito eu podia falar da minha geracao tanto de bom como de mau, acho que ja nao iria sair daqui tao cedo e esta cronica fosse de eterno final, ou seja nunca teria um fim. Haveria sempre algo mais para escrever, para lembrar, para acrescentar. A minha geracao foi o que foi, e ainda o que e, ponto final.

Reconheco que sou de um geracao que nao passou por momentos faceis e que cometeu varios, diversos erros ate cruciais e fundamentais que levou a deixar marca na minha geracao.

A minha geracao foi-se vendo ficar empobrecida (ainda mais empobrecida) vendo outros ficando mais ricos sem que os mais pobres nada pudessem fazer para combater esse ideal de injustica. O problema e que foi ficando empobrecida nao apenas de riqueza, de dinheiro. A minha geracao foi ficando empobrecida porque foi esquecendo valores morais, valores culturais, foi ignorando os mesmos assim como desculpem o termo foi "cagando" mandando "foder" certas tradicoes, ignorando por completo certos valores.

A minha geracao nao e de certo aquela geracao que vai (ou ia) a Missa no Domingo de manha mas e com toda a certeza a geracao que enche estadios de futebol para ver um jogo do Benfica, Porto ou Sporting. A minha geracao nao e com toda a certeza aquela que devora livros de Filosofia para aumentar os seus conhecimentos mas e aquela que invade as redes sociais, que posta tudo o que faz no facebook mas que esconde ainda muito. E aquela que namora no Facebook sem saber muitas vezes com quem esta a namorar ou pelo menos nunca viu esse namorado ou namorada, esses sao alguns dos erros da minha geracao.

A minha geracao foi aquela que viu o desenvolver do virus da sida sem ainda saber que iria ter pela frente a luta a uma das piores pandemias de que temos conhecimento e contra a qual lutamos. A minha geracao em pleno Seculo XXI com todo o desenvolvimento cientifico, com todos os conhecimentos medicos se viu impotente, sem forcas, debil e fraca para lutar contra a essa praga que foi o Covid-19 (e que ainda e) em que quando se lutava contra a uma variante logo aparecia outra e que assim viu alguns dos seus partir.

A minha geracao nao viu o homem chegar e pisar o solo lunar pela primeira vez e nem viveu em Portugal a intensidade da Guerra do Ultramar mas talvez tenha sofrido as consequencias de uma pessima descolonizacao. A minha geracao e aquela que passa pelo Martim Moniz e fica com a sensacao de que Portugal e um pais africano ou pelo menos muculmano, e a geracao que estuda em Historia que Portugal foi um pais colonizador e hoje ve Portugal ser um pais colonizado pelos antigos colonizados, tal nao e o efeito da invasao.

A minha geracao e considerada uma geracao rasca, motivo disso maior talvez por ter sido criada, educada por uma geracao em muitos termos chamada de geracao perdida.

A minha geracao foi aquela que aprendeu a namorar ao telemovel e quase a fazer amor com o mesmo mas e a geracao que foi criada por aquela geracao que namoravam a janela da varanda com a rapariga dentro de casa e o rapaz na rua estivesse a fazer sol ou chuva, fosse dia ou noite.

A minha geracao e filha da geracao que acreditou na liberdade de Abril mas que hoje ja nao consegue acreditar que algum dia Portugal consiga sair da crise em que se encontra. A minha geraao nao viveu o tempo em que Portugal vivia a Guerra Colonial mas tambem vivia das riquezas que Africa lhe dava e que anos depois nao as soube aproveitar ou simplesmente as perdeu.

A minha geracao e hoje criticada por aquela geracao que comecou a vestir mini-saia, que viu Marlon Brando em cenas de sexo violentado como no Ultimo Tango em Paris e que vibrou com o mesmo, era o delirio e efeitos da ja referida "Liberdade de Abril" e essa mesma geracao que criticou a minha foi a geracao que comecou por fumar os primeiros charros, a primeira erva, cheirou o primeiro po por terras lusitanas.

A minha geracao nao foi aquela que fez greves e entrou em manifestacoes reclamando direitos e aumentos mas foi a que fez greves e manifestacoes contra o aumento das propinas que ficou tao bem marcado e evidente em meados dos anos 90 do seculo passado.

A minha geracao a chamada geracao rasca foi educada pela chamada geracao do Sexo, Drogas e Rock And Roll que vibrou com Rolling Stones e The Doors e quantas maes de filhos da geracao rasca nao foram aquelas que entravam em delirio e quase desmaiavam com os The Beatles.

A minha geracao hoje curte Dance Music e transe mas foi criada e educada por uma geracao que ouvia e amava os ja referidos The Doors e Rolling Stones, esses foram sem duvidas marcas e simbolos da geracao que nos educou.

A minha geracao foi aquela que se apaixonou pela arte de representar das telenovelas brasileiras e teve que esperar decadas para ver aparecer telenovelas portuguesas que apresentassem a mesma qualidade mas foi uma geracao que nao teve o prazer de acompanhar o auge das carreiras de Marlon Brando, James Dean, Charles Bronson ou Marilyn Monroe. Foi essa a minha geracao que assistiu ao fenomeno da Guerra das Estrelas mas que nao assistiu ao despertar do cinema com os filmes mudos de Charlie Chaplin.

A minha geracao nao foi apenas aquela que comecou a beber alcool cedo e a fumar praticamente depois de deixar as fraldas. A minha geracao nao foi apenas aquela que se apaixonou pelo fast-food e pelas tardes de Verao na praia. A minha geracao nao foi apenas aquela que aprendeu a fazer Surf e a enfrentar as altas ondas do mar. A minha geracao e aquela que foi julgada e condenada pela propria geracao que a criou e educou. A minha geracao fumou charros (eu proprio os fumei) talvez um vicio ou habito herdado pelos seus pais como tantos outros.

A minha geracao foi apenas aquela em que raparigas estudantes universitarias faziam convivios de sexo para pagar as propinas poruqe isso e algo cada vez mais usual e assim a minha geracao foi tambem aquela em que doutotas, advogadas, engenheiras ou arquitectas antes de o ser, mesmo que contra a vontade, mesmo por obrigacao (desculpem o termo da palavra) antes de serem alunas universitarias formadas foram nem mais nem menos do que putas.

A minha geracao foi traida, vencida tantas vezes embora tivesse sido a geracao de ouro nos juniores duas vezes campea do mundo nunca o soube ser nos seniores e nao foi nenhum desses jogadores da geracao de ouro que conseguiu ser campea europeia em 2016, essa ja foi uma geracao que sucedeu a minha geracao.

A minha geracao nao viu Portugal no Mundial de 66, talvez o melhor que os lusitanos fizeram mas essa mesma geracao que viu Portugal conquistar o terceiro lugar no Mundial de 66 muitos nao viram Portugal ser Campeao Europeu 50 anos depois, muitos nao viram Portugal ganhar medalhas de Ouro nos Jogos Olimpicos, vencer um Eurofestival da Cancao quando menos se esperava.

A minha geracao fumou cigarros finos e importados como tambem fumou tabaco de enrolar porque era mais barato mas nunca deixou de vestir as marcas mais caras tambem importadas. A minha geracao nao foi a geracao das calcas a boca de sino mas foi a geracao dos jeans da Levis, da Calvin Klein, foi igualmente a geracao que re-colocou na moda as calcas jeans rasgados nos joelhos.

A minha geracao nao assistiu ao Concerto de Woodstock e alguns nem sonham que em Portugal tivemos um concerto muito a semelhanca do Woodstock e que e chamado do "Woodstock Portugues" em Vilar de Mouros realizado pela primeira vez em 1965 embora a nivel internacional o verdadeiro Woodstock seja mais reconhecido foi em Portugal que se fez antes um concerto do genero e o verdadeiro Woodstock realizou-se 4 anos mais tarde. Mas a minha geracao tem assistido aquele que e actualmente os maiores festivais de musica que se tem realizado no mundo e que passaram por Portugal desde que realizados pela primeira no Brasil, Rio de Janeiro em 1985 e que se realizaram em varias cidades do mundo tendo o evento passado por Portugal 9 vezes sendo realizado sempre em Lisboa entre 2004 e 2022.

A minha geracao foi julgada, avaliada e criticada por tantas outras geracoes anteriores, fomos julgados por nossos pais e avos, fomos criticados ou elogiados pelo nosso proprio sangue. No tempo dos nossos avos como dizem havia respeito, havia educacao. Mas o que fez, o que originou que esse respeito, essa educacao fosse perdida, ou pelo menos aos olhos deles deixasse de existir? A educacao que tivemos, foi a que eles nos deram, talvez com a propria ausencia de valores morais e sociais, dos padroes que eles receberam, talvez e igualmente fosse um excesso de liberdade. De uma liberdade que eles nao puderam ter porque o regime nao permitia.

A minha geracao cometeu erros e fez coisas boas como as geracoes anteriores mas como ja e habitual na hora de avaliar e criticar so olham, parece pesar e ter valor o que fizemos de errado. Acredito que tenhamos feito bem, ou nao muito diferente da geracao que nos critica.

A minha geracao foi aquela em que todos jogaram e uns ganharam e outros perderam. Foi aquela geracao como todas as outras em que uns viveram e outros morreram mas em que todos ficaram com alguma coisa para contar, para dizer, divulgar, foi aquela geracao que queria trazer o ceu a terra. A minha geracao criou esperancas sem evidencias, inventou solucoes de problemas sem solucao.

A minha geracao procurou uma saida, uma luz ao fundo do tunel, procurou viver sem ter como sobreviver, ordenado minimo com rendas altas, impostos a aumentar e aumentos de salarios nem ve-los. Foi chamada de "Geracao Rasca" mas sendo mais a geracao dos aflitos, nao uma "Geracao Rasca" mas sim uma "Geracao Arrasca".

Muito ainda se podia escrever sobre esta minha geracao que viveu a sua maneira, diferente de tantas outras, com mais liberdade e certo mas igualmente com as mesmas dificuldades de sobrevivencia. Considero igualmente que esta liberdade a mais nem em tudo e bom quando se pode passar com esta por certos valores e padroes morais e sociais. 

Pelo facto de ainda se poder falar tanto desta minha geracao talvez este texto tenha o direito e honra a ser homenageado com uma Parte II ou ate III mas por enquanto ficamos por aqui sem antes mesmo de terminar declarar que tenho orgulho nesta minha geracao e em fazer parte da mesma. Ate a Proxima.

                                                                                                                Manuel Goncalves
























Sem comentários:

Enviar um comentário