Página

domingo, 21 de dezembro de 2014

As Duas Esposas de Napoleao Bonaparte



Ja aqui em tempos apresentei duas cronicas semelhantes com esta que se vai seguir. As tres esposas do Imperador Nero publicada em 25 de Abril de 2014 e esposas essas que foram Claudia Octavia, Popeia Sabina e Estatilia Messalina. Algum tempo depois aventurei-me num dos episodios mais marcantes dos casamentos e divorcios de um so Rei e historia essa que levou a Inglaterra e o Reino Unido da Gra bretanha a desligarem-se da Igreja Catolica, apresentei aqui, as seis esposas de Henrique VIII da Inglaterra que foram Catarina de Aragao, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr, na cronica apresentada em 1 de Junho de 2014 ou seja as duas cronicas foram escritas ainda neste presente ano.

Tambem aqui ja falei da da intencao de escrever uma cronica com a biografia de Napoleao Bonaparte quando escrevi a cronica de Antonio de Oilveira Salazar apresentada em 22 de Julho de 2014, porem ainda nao sera desta que o farei, desta o tema vao ser mesmo as suas duas esposas Josefina de Beauharnais e Maria Luisa da Austria. Napoleao foi um homem de muitos amores numa vida amorosa com varias amantes no entanto a cronica englobara apenas aquelas que foram suas esposas legitimas consortes.


Josefina de Beauharnais (nascida Marie Josephe Rose Tascher de la Pagerine; Martinica, 23 de Junho de 1763 - Iie-de-France, 29 de Maio de 1814) Foi Imperatriz de Franca de 20 de Marco de 1804 a 10 de Janeiro de 1810 como primeira mulher do Imperador e General Napoleao Bonaparte, sendo, portanto, a mulher mais influente de Franca durante o Primeiro Imperio.

Com a apenas 15 anos de idade, foi para Franca para casar com o Visconde de Beauharnais. Apos ter dois filhos com Josefina, Alexandre seu marido foi guilhotinado em consequencia dos anos de terror, em meio da Revolucao Francesa.

No ano de 1796, vuiva mas ainda jovem (33 anos) voltou a casar, dessa vez com o General Napoleao Bonaparte, que mais tarde viria a se tornar o 1° Imperador dos franceses. E sabido que Napoleao gostava muito de seus filhos, ao ponto de os adoptar oficialmente como sendo seus, nao permitindo que os chamassem de seus filhos adoptivos ou enteados.

Josefina tornou-se Imperatriz de Franca quando Napoleao se auto coroou na Catedral de Notre-Dame que fora o local para executar essa cerimonia, ocasiao em que se retirou a coroa das maos do Papa Pio VII, colocando ele mesmo a coroa na cabeca. Imediatamente depois, o proprio Imperador coroou a sua esposa.

Hortensia de Beauharnais, filha de Josefina se casou com Luis Bonaparte, irmao de Napoleao e Rei da Holanda (posicao que conseguiu gracas a Napoleao, tal como a sua propria patente no exercito anos antes). Hortensia era contra ao casamento, e so aceitou casar sob a influencia de Josefina, que temia um desentendimento familiar.


Em 1809 porem, o Imperador divorciou-se dela - supostamente Josefina teria ficado esteril, nao podendo de forma alguma dar a Franca o herdeiro que Napoleao e muitos tanto desejavam -, por essa ocasiao a Imperatriz se retirou para o seu lugar de refugio preferido, o Castelo de Malmaison. Relatos historicos comprovam e descrevem  na narrativa que Napoleao desconfiava que a esposa o traia. Ainda que mandasse cartas desesperadas, sabedor da volupia de Josefina, a perdoou ate descobrir a infertilidade da esposa, Josefina faleceu no ano de 1814 aos 51 anos.

Josefina nasceu em Les Trois-Iiets, uma comuna francesa do territorio da Martinica, e pode desde de sempre testemunhar a prosperidade economica das fazendas de cana-de-acucar de sua familia. Entretanto uma serie de furacoes pos fim ao negocio de seu pai em 1766.

Sua tia, Edmee era amante de Francois de Beauharnais, um certo aristocrata frances. A saude de Francois, porem, deteriorou-se e Edmee propos o casamento de sua outra sobrinha, Catherine-Desiree, com Alexandre de Beauharnais, filho de Francois. O casamento servia apenas para haver uma forma de Edmee herdar os bens financeiros de seu amante e erguer sua familia, que na realidade fazia muitos anos que estava na miseria. Tudo corria bem mas apesar das expectativas Catherine viria a morrer em 1777, antes de viajar para Franca e teve que ser substituida por sua irma mais velha, Josefina.

Dois anos mais tarde ja em 1779, Josefina mudou-se para Franca com seu pai e deposou entao o seu prometido noivo, agora esposo, Alexandre Beauharnais em 13 de Dezembro de 1779 a cerimonia foi privada e aconteceu nas redondezas de Noisy-le-Grand. O casamento acabou por nao ser prospero, mas rendeu-lhe dois filhos: Eugenio e Hortensia de Beauharnais. Seu casamento chegou ao fim em 1794, quando o seu marido se viu preso pelo Comite de Salvacao Publica.

Considerando que Josefina tambem era muito influente no ciclo da burguesia parisiense, o comite ordenou a sua prisao. Seu marido foi sentenciado a morte e morreu executado na guilhotina da Praca da Revolucao. Josefina porem foi liberada alguns dias depois do ocorrido durante a queda do chamado Reino do Terror.

A entao viuva Josefina passou a relacionar-se com varias figuras de Estado e da politica francesa e finalmente em 1795 conhece Napoleao Bonaparte, tornando-se desde logo o grande amor de sua vida. Varios politicos da epoca influenciaram a uniao dos dois.

Josefina logo caiu nas boas gracas da burguesia e foi bem recebida mas cerimonias em que acompanhou Napoleao. A futura Imperatriz foi descrita como uma verdadeira dama, sendo de "estatura mediana, cabelos sedosos, olhos castanhos e boca pequena". Foi demasiado elogiada por sua elegancia, classe, estilo e voz.

Em Janeiro de 1796, Napoleao, seguindo o conselho de uns amigos, pediu sua mao em casamento e a cerimonia foi realizada em 9 de Marco do mesmo ano. Ate a data do casamento, Napoleao a conhecia como Rose, mas optou depois por chama-la de Josephine.

Dois dias apos o casamento, em 11 de Marco, Napoleao dirigiu-se a Italia para liderar o exercito frances, mas ela aparentemente manteve-se fiel a Napoleao agora seu recente marido e enviou-lhe muitas cartas amorosas, mas ela Josefina teve um caso amoroso com o Tenente hussardo Hippolyte Charles. Os rumores dos encontros secretos de Josefina foram-se tornando em boatos que caem de boca em boca e chegaram aos ouvidos de Napoleao. Durante o decorrer da Campanha do Egipto em 1798, Napoleaao contraiu uma relacao amorosa com Pauline Bellisle Foures - esposa de um Oficial subalterno - que viria a ficar conhecida em toda a historia como "A Cleopatra de Napoleao". Apos o caso, acredita-se que Josefina nao tenha tido nenhum outro amante mantendo-se fiel a Napoleao desde entao, mas Napoleao continuou a encontrar-se com outras mulheres ao longo do casamento com Josefina e por toda a vida.

Pouco antes da ascensao de Napoleao, Josefina o apanhou num dos quartos do Castelo de Saint-Cloud com Elizabeth de Vaudey, sua Dama-de-companhia. Apos o incidente Napoleao ameacou por varias vezes divorciar-se de Josefina, sempre alegando que ela nao lhe daria herdeiros - ja que era infertil ora consequencia de maus tratos que recebera na prisao, ora em decorrencia da queda de uma bancada.

A cerimonia de coroacao, presidida pelo Papa Pio VII, teve lugar na Catedral de Notre Dame, em 2 de Dezembro de 1804. Num acto de egocentrismo, Napoleao tomou a coroa das maos do Papa e coroou-se, em seguida colocou a corao na cabeca de Josefina, proclamando-a Rainha e Imperatriz dos franceses.

O relacionamento entre o Imperador e a Imperatriz era muito abalado, apesar de todo o amor que ambos demostravam sentir um pelo o outro. Durante todo o seu casamento, Josefina manteve-se longe dos assiuntos politicos de Napoleao, mas ambos eram vistos juntos em quase todas as cerimonias de Estado, onde ocasionalmente fazia pequenos discursos. A Imperatriz era conhecida pelos seus habitos finos, que incluiam ler romances e fazer compras nas mais selectas lojas de Paris. Josefina tambem costumava cultivar flores raras e coleccionar obras de arte e, ate mesmo, reliquias adquiridas durante as campanhas de seu marido.

Apos algum tempo ficou claro e evidente para o Imperador que sua esposa e Imperatriz Josefina nao lhe poderia dar filhos e ele sentia que tinha de ter um herdeiro do seu sangue e de sua Imperatriz para que o herdeiro nao fosse considerado um filho bastardo do Imperador para governar a Franca depois de si. Entao, ambos concordaram com o divorcio de modo que Napoleao pudesse livremente casar com outra mulher, na expectativa de ter um herdeiro. O documento de divorcio foi assinado em 10 de Janeiro de 1810. Ja em 11 de Marco do mesmo ano portanto, dois meses e um dia apos o divorcio ser assinado, o Imperador Napoleao Bonaparte casou-se por procuracao com Marie-Louise da Austria e a cerimonia viria a ser realizado no Palais du Louvre em 1 de Abril.

Apos o divorcio, Josefina passou a residir em Malmaison, nas redondezas de Paris, mas mesmo com a distancia, a ex-imperatriz manteve um relacionamento amigavel com o ex-marido Napoleao.

Josefina foi acometida de uma forte pneumonia, que provavelmente contraiu apos acompanhar o Czar Alexandre I num dos passeios pelos jardins do Castelo de Malmaison. Josefina viria a falecer em 29 de Maio de 1814. Foi sepultada na Igreja de Saint-Pierre-Saint Paul em Rueil-Malmaison, onde mais tarde viria a ser sepultada a sua filha, Hortensia. Napoleao, o amor de sua vida, morreria 7 anos depois na Ilha de Santa Helena (territorio), aprisionado pelas tropas britanicas.

O anel que Napoleao usou para pedir Josefina em casamento, em Janeiro de 1796, acabou por ser leiloado em Fontainebleau em 24 de Marco de 2013 pela Casa Osenat, atingindo o exorbitante valor de 730 mil euros.

A joia tem 18 milimetros de diametro, e de ouro e decorado com uma safira azul e um diamante como se nao bastasse toda a riqueza da joia o valor da mesma tambem sobe devido a ter servido para o que serviu e ter pertencido a quem pertenceu.

Apos o divorcio, Josefina continuou a estimar o mesmo anel de noivado, que viria a dar a dua filha, Hortensia que mais tarde viria a tornar-se Rainha da Holanda, essa deixou-o, por sua vez, ao filho, Napoleao III, e a mulher deste Eugenia, a cujo  familia a joia pertencia ate ao leilao de 2013.

Josefina era tambem uma eximia amante de Floricultura, tendo sido ela propria a introduzir varias especies de flores em Franca.

A Imperatriz como qualquer outra mulher da nobreza poderia ser era obcecada por joias. Sabe-se que ela possuia uma invejavel coleccao em Malmaison.

Dados pessoais de Josefina de Beauharnais:

Nome: Marie Josephe Rose Tascher de La Pagerie.
Nascimento: Les Trois-Iiets, Martinica, 23 de Junho de 1763.
Morte: Rueil-Malmaison, Franca, 29 de Maio de 1814 (50 anos).
Sepultamento: Igreja de Saint-Pierre-Saint Paul em Rueil-Malmaison, Franca.
Casa Real: Casa de Beauharnais.
Pai: Joseph-Gaspard de Tascher de La Pagerie.
Mae: Rose Claire de Verges de Sannois.
Maridos: Alexandre de Beauharnais.
                  Napoleao I.
Descendencia: Eugênio, Duque de Leuchtenberg.
                           Hortênsia de Beauharnais.
Titulos: Imperatriz consorte dos franceses (20 de Marco de 1804 - 10 de Janeiro de 1810).
               Imperatriz consorte da Italia (26 de Maio 1805 - 10 de Janeiro de 1810).


Maria Luisa da Austria ou Maria Luisa da Franca (nascida Maria Luisa Leopoldina Francisca Teresa Josefa Lucia; Viena, 12 de Dezembro de 1791 - Parma, 17 de Dezembro de 1847) foi a segunda esposa e consorte de Napoleao I de Franca (Napoleao Bonaparte). Filha do Imperador Francisco I e de Maria Teresa da Sicilia, casou-se com Napoleao que nao tivera de Josefina um herdeiro para seu trono (possivel causa do fim do casamento e divorcio) e se tornou assim Imperatriz dos franceses e Rainha de Italia.

Do casamento, realizado em Viena por meio de procuracao legal em 11 de Marco de 1810 e em pessoa em St Cloud o Civil e no Palais du Louvre o religioso entre 1 e 2 de Abril de 1810, do casamento nasceu apenas o filho Napoleao II. Maria Luisa de Austira era irma de Dona Maria Leopoldina da Austria (1797-1826), que se casaria com Dom Pedro I Imperador do Brasil.

Quando Napoleao foi exilado para a Ilha de Elba, Maria Luisa e o filho mudaram-se para a Austria mas Maria Luisa conservou o titulo de Imperatriz dos Franceses.

Forcada a se afastar do filho, tornou-se Duquesa de Parma, Piacenza, Guastalla e Duqesa de Lucca de 1814 a 18147. Maria Luisa deixou o filho em Viena e se mudou para Parma com seu ajudante de ordens, o General Conde Adao Adalberto de Neipperg, do qual viria a ter varios filhos, casando-se com o mesmo em Parma secretamente, em 1821 ou 1822, depois da morte do Imperador Napoleao. Ao enviuvar de Neipperg  em 1829, ainda se voltou a casar em terceiras nupcias de novo tambem secretamente com Carlos Renato ou Charles Rene, Conde de Bombelles, nascido em Paris em 1785 e morto em 1856, de familia italiana estabelecida na Franca desde o Seculo XVI e na Austria desde do Seculo XVIII. Grao-Mestre de cerimonias da corte austriaca, era filho do Marques Bombelles e de Angelique de Mackau, e tambem viuvo de Mlle de Cavanagh, de quem tivera dois filhos. Enviuvado, o Imperador o nomeou Grao-Mestre; seguiu-o em sua abdicacao para Praga em 1855. 

Maria Luisa nasceu no Palacio Imperial de Hofburg em Viena. Ela era bisneta de Maria Teresa da Austria e, portanto, sobrinha-neta de Maria Antonieta. Pelo lado paterno, era neta de Leopoldo II.


Maria Luisa da Austria casou-se com Napoleao Bonaparte em 11 de Marco de 1810, quando a mesma contava apenas com 18 anos de idade e Napoleao 41 anos de idade. Seu pai tinha a intencao e desejo de aproximar as relacoes politicas entre o Imperio Austriaco e o Imperio Frances atraves da uniao matrimonial e Napoleao, por sua vez, via Casa Habsburgo uma tradicional Casa Real e uma chance valida de validar seu poder na Europa.

Em 1811 mais exactamente no dia 20 de Marco com 19 anos de idade, Maria Luisa deu a luz Napoleao II, o tao esperado herdeiro que Napoleao tanto desejara e os franceses igualmente.

Maria Luisa teve apenas um filho de Napoleao Bonaparte mas teve outros filhos do seu segundo casamento aqui fica a lista dos mesmos e sua descendencia:

1 - Napoleao II (1811-1832) tornou-se Duque de Reichstadt.
2 - Albertina di Montenuovo (Parma, 1 de Maio de 1817 - Castel di Fontanellato, 1867); que viria a casar em Parma 1833 com Luigi San Vitale (Parma, 1799 - Parma, 1876), Conde Fontanellato.
3 - Guilherme Alberto (Salagrande, Parma, 8 de Agosto de 1819 - Viena, 6 de Abril de 1895), Conde de Montenuovo, Feito pelo Imperador Francisco Jose I em 20 de Agosto de 1864 Furst von Montenuovo. Casou-se em Viena, em 1850, com Estefania Julianade Batthyani-Strattman (1827-1871) Gfn Batthyany von Nemet-Ujvar.
4 - Filha (1821-1822).

. Albertina, casada em 1873 com o Conde Sigismundo Wielopolski.
. Maria Sofia, casada em 1879 com o Conde Antonio d'Apponyi, hungaro.
. Alfredo, casado em 1879 com a Princesa  Francisca de Kinsky de Wchynitz e Tettan.

Dados pessoais de Maria Luisa da Austria:

Nome: Maria Luisa Leopoldina Francisa Teresa Josefa Lucia (Maria Luisa da Austria ou Maria Luisa de Franca).
Nascimento: Viena, Sacro Imperio Romano-Germanico 12 de Dezembro de 1791.
Morte: Parma, Ducado de Parma, 17 de Dezembro de 1847.
Sepultamento: Cripta Imperial de Viena, Austria.
 Adao Adalberto de Neipperg
Pai: Francisco I da Austria.
Mae: Maria Teresa da Sicilia
Maridos: Napoleao I
                  Adao Adalberto de Neipperg.
Descendencia: Napoleao II de Franca (com Napoleao Bonaparte).
                            Albertina di Montenuovo (com Adao Adalberto de Neipperg). 
                           Guilherme Alberto (com Adao Adalberto de Neipperg).
                           Filha (com Adao Adalberto de Neipperg).
Casa Real: Habsburgo.
Dinastia: Bonaparte.
Titulos: Imperatriz consorte dos franceses.
               Rainha consorte de Italia.
               Arquiduquesa da Austria.

Tive o prazer de escrever esta cronica que envolve uma das personalidades mais fortes e inteligente da historia, Napoleao Bonaparte. Escrever a seu tempo uma biografia do mesmo e algo mais que certo. Lembro-me de estar em casa dos meus avos paternos que eram Testemunhas de Jeova e ter pegado num livro da Religiao aquele que eles na altura estavam a estudar nas sessoes de estudo biblico "O Maior Homem Que Ja Viveu" o titulo intrigou-me embora nao fosse necessario abri-lo e muito menos le-lo para obter a resposta ao titulo, Jesus Cristo, seria a resposta como todos devem calcular. O que nao me passou despercebido foi julgo que na introducao do mesmo tinha sido feito um inquerito e Napoleao Bonaparte havia ficado colocado em segundo lugar.

No comentario final da-me a sensacao que Napoleao so casou com Maria Luisa da Austria primeiro porque era sempre um boa alianca politica e talvez ate militar mediante as ambicoes de Napoleao que parecia querer conquistar o mundo ou pelo menos a Europa. Segundo porque de pouco lhe adiantava construir um grande imperio se nao deixava um herdeiro para governar o mesmo e ao que parece Josefina nao podia realizar esse seu desejo, um dos filhos de Josefina nao servia de forma alguma tinha que ser um herdeiro com o sangue Bonaparte a escorrer-lhe nas veias.

Caro(a) Leitor(a) como sempre termino mais uma cronica com os votos que esta tenha sido do seu gosto e aproveito desde ja isto se nao publicar mais nada ate la para lhe desejar um Santo e Feliz Natal nao acrescento Feliz Ano Novo 2015 porque ate la devo ainda apresentar alguma coisa de novo, obrigado.

                                                                                                       Manuel Goncalves





                             























2 comentários:

  1. Um tema muito interessante! As grandes figuras históricas costumam ter uma vida amorosa atribulada, porque o poder costuma ser embriagante. O tempo de Napoleão foi muito perigoso e as relações pessoais também deviam ser especiais. Vale a pena ler sobre esse período para saber mais. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sim e verdade uma vida amorosa bastante atribulada sempre dividida entre esposas(os) e amantes. Vejamos o caso bem conhecido de Henrique VIII, agora quando se trata de escolher entre o amante e o marido o segundo ganha quase sempre.

    ResponderEliminar