Página

domingo, 7 de dezembro de 2014

Jessica e Holly o Crime Que Chocou o Reino Unido

 

Nunca poderei esquecer a historia destas duas meninas de 10 anos, nao somente pelo destaque que a imprensa britanica deu ao assunto mas pelo facto de eu estar em Inglaterra e a mesma historia ter-se passado muito proximo do local de onde me encontro a morar a mais de 15 anos.

Tambem achei louvavel a forma rapida como o criminoso foi apanhado muito gracas as cameras CCTV na rua em que veem as duas criancas passarem numa camera sem chegar a proxima logo concluem com toda a certeza que foi ali naquele espaco de metros que as mesmas desapareceram. No fim gostaria de acresentar que gosto me teria dado o tribunal ter-me escolhido a mim na lista de eleitores locais para servir no grupo do Juri formado por um numero a definir mas habitualmente de numero impar de Jurados (e assim que funciona os julgamentos mais mediaticos em Inglaterra como nos EUA um grupo de pessoas da sociedade sao eleitas para integrarem o mesmo grupo e nao so acompanham, como colocam questoes ao Reu ou Arguido e dao a opniao final ja aconteceu serem eleitos dois amigos meus um deles tres vezes ja e outro uma que por sinal ate e portugues nao havendo problema por tanto ter-se que ser ingles para fazer o mesmo papel de Jurado, apenas estar registado como Eleitor no local onde ocorreu o crime) gostaria de o fazer para dizer na cara de Ian Huntley autor confesso do crime que lamentava o sistema judicial ingles nao ter a pena de morte, seria a unica sentenca aceitavel de lhe ser aplicada e mesmo assim isso seria pouco ja que as criancas nao voltariam a vida.

Tudo comecou no dia ja distante dia 4 de Agosto de 2002, duas meninas inglesas foram assassinadas na aldeia de Soham no Condado de Cambridgeshire. As vitimas eram Jessica Chapman Aimee e Holly Marie Wells, ambas com 10 anos de idade.

Ian Huntley Kevin, era funcionario na escola secundaria local Soham Village College, foi condenado em Dezembro do ano seguinte ja em 2003 pouco mais de um ano do crime ser cometido, Ian Huntley foi condenado a duas penas de prisao perpetua, com o High Court (Tribunal Superior de Justica) a definir mais tarde a pena num prazo minimo de 40 anos. Huntley havia-se livrado dos corpos apos matar as meninas em sua propria casa escondendo os mesmos perto da RAF Lakenheath (Estacao da Forca Aerea Real)em Suffolk, na floresta a volta da mesma Base Aerea, onde viriam a ser descobertos em 17 de Agosto de 2002 ou seja 13 dias quase duas semanas apos o crime ser cometido ocasionalmente por um trabalhador agricola local.

Sua namorada da altura, Maxine Ann Carr, foi Assistente de ensino das meninas na St Andrew's Primary School. Maxine serviu inicialmente de falso alibi para Huntley e foi condenada a 21 meses de prisao por perverter o curso da justica.


A historia da tragedia comeca no domingo, 4 de Agosto de 2002, Hooly Wells e Jessica Chapman, amigas intimas ambas de 10 anos, tinham participado de um churrasco na casa da familia Wells em Soham. A certa altura sairam para comprar doces. No caminho de volta para casa que passava pela casa alugada de Ian Huntley, um funcionario da escola secundaria local. Huntley viu as meninas e convidou-as para entrarem em sua casa. Ele disse que a sua namorada, Maxine Carr, sua Assistente de ensino na  St Andrew's Primary School, estava em casa tambem, mentiu. Ela tinha de facto ido visitar a familia em Grimbsy, Lincolnshire. As meninas acreditaram na mentira de Huntley e isso iria-lhes custar a ambas as suas curtas vidas, pouco depois de as meninas entrarem em casa Ian Huntley as assassinou e viria a tornar-se conhecido pelo "Monstro de Soham".


O verdadeiro motivo pelo qual Huntley matou Jessica e Holly e desconhecido e pode ate mesmo nunca vir a ser conhecido, porem minutos antes de ve-las ele tinha desligado o telefone na cara de Carr na sequencia de uma discussao violenta; Huntley alegadamente suspeitava que a namorada Carr o estaria traindo. A policia suspeita que Huntley teria matado as meninas na origem de um ataque de ciumes. A mae do "Monstro de Soham" afirmou tambem mais tarde de que a policia nao encontrara qualquer evidencia de premeditacao isto significa que nada esta planeado podendo mesmo sem se conhecer as razoes considerar-se que a mesma tragedia foi originada por um acidente.

Logo apos as meninas terem sido dadas como desaparecidas, a policia liberou as fotos - tiradas horas apenas antes do desaparecimento - uma delas com as replicas das camisolas de futebol da Equipa do Manchester United e uma descricao fisica de cada uma delas, descrevendo-as como "brancas, cerca de 4 ft 6 altas e magras".

Enquanto isso e ainda no inicio da investigacao policial, Huntley apareceu dando entrevistas de televisao sobre o caso no Sky News e no programa de noticias regional da BBC Look East, falando daquilo que era um choque na comunidade local. Entao um Reporter questionou Huntley de que ele poderia ter sido a ultima pessoa a falar com as meninas antes de as mesmas desaparecerem, ao que Huntley respondeu: "Sim, isso e o que parece" Huntley afirmou de que o desaparecimento das meninas era "absolutamente" um misterio e que "enquanto nao ha noticias ha ainda um vislumbre de esperanca, e isso e o que estamos todos sobre pendurados" Carr tambem foi entrevistada pela imprensa. Ela mostrou a um Reporter um cartao de agradecimento que Holly Wells lhe tinha dado a ela no ultimo ano lectivo. Carr disse: "Ela era adoravel, realmente adoravel" e incentivou as meninas desaparecidas a voltarem para casa".

No dia 16 de Agosto e passado 12 dias de as meninas terem desaparecido, o casal de namorados Huntley e Carr foram interrogados pela primeira vez pela policia e concordou em dar declaracoes de testemunhas durante um longo interrogatorio de sete horas antes de serem libertados. Naquela noite, a policia revistou a casa do casal e recuperou itens de "grande valor  e importancia vital" para a sua investigacao assim como tambem acabaram por descobrir os restos das roupas das meninas incluindo as T-shirts do Manchester United no recinto da escola onde Huntley era funcionario. Embora nao tenha sido tornado publico, no momento, os itens recuperados a partir dos jardins da escola combinando com as que as meninas foram vistas vestidas pela ultima vez, incluindo as suas camisas desportivas do Manchester United. Huntley e Carr foram presos, na madrugada de 17 de Agosto sob a suspeita de assassinato. Esta foi a primeira vez que a policia admitiu que temiam que as meninas pudessem estar mortas.


Os corpos das meninas foram encontrados em uma vala perto do perimetro da RAF Lakenheath em Suffolk, cerca de seis quilometros de Soham, na tarde de 17 de Agosto, menos de 24 horas apos as suas roupas terem sido descobertas no recinto do Soham Village College. Os corpos foram formalmente identificados como sendo os das duas meninas desaparecidas somente quatro dias depois em 21 de Agosto. As meninas tinham desaparecido ha 13 dias, quando os corpos foram encontrados, com a policia afirmando que ambos os cadaveres foram "severamente decompostos e parcialmente esqueletizados" . Huntley tinha feito de tudo para destruir as tentativas de provas forenses numa tentativa desesperante de apagar todas as provas presentes nos corpos que pudessem conduzir a descoberta do assassino. DRa. Patricia Wiltshire foi a Medica legista que realizou as autopsias aos corpos, foi, porem, capaz de identificar o momento em que os corpos foram mortos e apresentar provas em que provou que Ian Huntley Kevin era o assassino, com base na analise do ambiente do solo.

O ate entao simples cidadao inofensivo e funcionario escolar foi acusado de dois crimes de homicidio em 20 de Agosto e detido sob a seccao 48 da Lei de Saude Mental no Rampton Secure Hospital, em Nottinghamshire, onde o seu estado de saude mental foi avaliado para determinar se ele sofria de alguma doenca mental e se ele estava apto para ser julgado. O Psiquiatra que o consultara DR. Christopher Clark realizou a avaliacao e declarou:

"Embora o Sr Ian Huntley tenha feito tentativas claras para parecer insano, eu nao tenho duvidas de que o homem actualmente, e na epoca dos assassinatos, era fisicamente e mentalmente saudavel e, portanto, devera ser considerado culpado, tendo realizado os assassinatos totalmente consciente de suas accoes". 

A conclusao dos psiquiatras que consultaram Huntley o deixara com a total hipotese de apanhar uma pena de prisao perpetua, se um Juri estivesse convencido de sua culpa. Um Juri decidiu em 8 de Outubro de 2002, que o considera apto para ser julgado. Huntley foi posteriormente mudado do hospital psiquiatrico para a Prisao de Woodhill em Milton Keynes, Buckinghamshire, onde viria a tentar suicidio em 9 de Junho de 2003 por tomar 29 antidepressivos que ele havia escondido em sua cela. Temia-se que Ian Huntley poderia morrer vitima de uma overdose de antidepressivos, porem dentro de 48 horas ele estava de volta na prisao e mais tarde foi novamente transferido para a Prisao de Belmarsh, em Londres.
                                                              

Ian Huntley Kevin o "Monstro de Soham" nasceu em Grimsby, Lincolnshire, no dia 31 de Janeiro de 1974, primeiro filho de Kevin e Linda Huntley. Viveu dois meses na aldeia de Hopton-on-Sea, Norfolk, e tambem passou algum tempo vivendo em Scunthorpe, Lincolnshire em sua juventude.

Em Fevereiro de 1999, Huntley (entao ja com 25 anos), trava conhecimento com Maxine Carr de 22 anos durante uma saida de diversao nocturna num Pub de Hollywood no centro da cidade de Grinsby. Mais tarde ela viria a vir morar com ele em sua casa em Barton-upon-Humber, uma pequena cidade na margem sul do rio Humber. Carr estava desempregada ou procurando um novo emprego e se empregou numa fabrica de embalar peixe dos pescados locais, enquanto Huntley trabalhava como Barman. Ele tambem viajava ate Cambrigeshire nos seus dias de folga para ajudar seu pai, que trabalhava como funcionario da escola na aldeia de Littleport perto de Ely.

Em Setembro de 2001, Huntley se candadita a uma vaga de trabalho para o cargo de Zelador no Soham Village College, uma escola secundaria secundaria numa pequena cidade entre Newmarket e Ely. A vaga de emprego tornou-se disponivel apos o Zelador anterior ter sido demitido por ter um relacionamento considerado de conduta impropria com uma aluna da escola. Huntley foi aceite para exercer o cargo a que se candidatara na escola em 26 de Novembro de 2001.

Apos o crime, detencao e alegacoes o julgamento teve inicio no Old Bailey, em Londres, no dia 5 de Novembro de 2003 justamente um ano, tres meses e um dia apos ele ter cometido o crime perante o Juiz Moses. Ele foi acusado de dois crimes de homicidio. As familias de Holly Wells e Jessica Chapman fizeram questao de estar presentes na audiencia.

Durante a audiencia Huntley admitiu que as meninas tinham morrido em sua casa; ele alegou que acidentalmente tinha batido em Holly enquanto estavam na casa de banho provocando-lhe uma hemorragia nasal e que isso provocara tambem o seu afogamento na banheira. Jessica testemunhara tudo isso e ele alegou que a sufocara acidentalmente numa tentativa de faze-la parar de gritar. Ate ao momento em que ele percebe o que estava fazendo, ja era tarde demais para salvar qualquer uma das meninas. Com base nessa versao dos acontecimentos, ele admitiu o homicidio culposo. (parece-me uma historia completamente falsa e confusa para Holly ter morrido afogada na banheira era preciso que a mesma tivesse agua e a menina nao se afogaria sozinha simplesmente alguem "Huntley" o fizera creio que Jessica apenas foi morta por ser testemunha ocular de tudo o que acontecera e igualmente me parece que Huntely sabia o que estava fazendo e preparara tudo para o fazer por alguma razao e motivo as chamara para sua casa mentindo dizendo que Carr estava em casa, por alguma razao tinha a banheira cheia com agua nao creio que a tivesse enchido depois das meninas terem entrado em casa. A verdadeira razao talvez como os proprios peritos de policia e Saude Mental afirmaram talvez jamais se conheca so Huntley e Deus o sabem).

O Juri rejeitou todas as alegacoes de que as meninas tinham morrido acidentalmente e, em 17 de Dezembro de 2003, o mesmo Juri deu o seu veredicto e concluiu por maioria de que Huntley era culpado de ambas as acusacoes de assassinato. Huntley foi posteriormente condenado a prisao perpetua, com um prazo minimo a ser decidido pelo Lord Chief Justice em uma data posterior.

Apos Huntley ser condenado, foi revelado de que ele ja havia sido investigado no passado por crimes sexuais e roubo, mas que mesmo assim ainda havia sido autorizado a trabalhar em uma escola porque nenhuma dessas investigacoes resultaram em condenacoes.

Em Agosto de 1995, quando Huntley tinha 21 anos, uma investigacao conjunta foi lancada pela policia e pelos servicos sociais em Grimsby, depois de uma adolescente de 15 anos, ter admitido que havia tido relacoes sexuais com Huntley. A policia nao prosseguiu com o caso para a frente contra Huntley, de acordo com os desejos da propria jovem.

Em Marco de 1996, Huntley foi acusado de conexao no roubo a uma casa em Grimsby, que teve lugar em 15 de Marco de 1995, quando ele e um cumplice supostamente haviam roubado, bens electricos, joias e dinheiro da mesma casa. O mesmo caso chegou a tribunal e acabou por ser arquivado. Tambem em Marco de 1996, Huntley foi novamente investigado por acusacoes de relacoes sexuais com uma menor de idade, mas novamente nao chegou a ser acusado.

Um mes depois, Huntley foi novamente investigado e mais uma vez por alegadas acusacoes de manter sexo com menores de idade, mas essa alegacao tambem nao resultou em uma acusacao. O mesmo resultado viria a suceder-se no mes seguinte, quando ele foi investigado por acusacoes de manter relacoes sexuais com uma jovem de 13 anos.

Em Abril de 1998, Huntley foi preso por suspeita de violar uma mulher. Ele porem admitiu ter tido relacoes sexuais com essa mulher, mas alegou que fora com o consentimento da mesma. A policia talvez por falta de provas decidiu nao acusar Huntley.

No mes seguinte em Maio de 1998, Huntley voltou a ser acusado do crime de violacao e ficou em prisao preventiva depois de uma jovem de 18 anos de Grimsby ter alegado ter sido violado por ele em seu caminho para casa depois de ter saido de um dos pubs da cidade. A mesma acusacao foi abandonada uma semana mais tarde, apos o Grown Prosecution Service ter analisado as imagens das cameras de CCTV do Pub e ter determinado que nao haveria nenhuma possibilidade de Huntley vir a ser condenado.

Ainda no ano de 1998 mas em Julho, Huntley voltou a ser investigado pela policia sobre as alegacoes de que ele indecentemente teria agredido uma menina de 11 anos de idade, em Setembro de 1997. No entanto, ele nunca viria a ser acusado, embora ja em Abril de 2007 ele viria a confessar que atacara a menina. Ele foi igualmente investigado por acusacoes de violacao de uma menina de 17 anos de idade, em Fevereiro de 1999, mas nenhuma acusacao viria a ser feita contra ele.

A alegacao final veio em Julho de 1999, quando uma mulher foi violada por Huntley - na altura a policia local suspeitava estar perante um agressor sexual em serie - ele foi interrogado. Huntley na altura forneceu amostras de DNA e tinha um alibi fornecido por Maxine Carr para afirmar a sua inocencia. A mulher disse posteriormente que Huntley nao era o violador. Este foi o unico caso de que Huntley fora acusado em que a vitima nao tenha nomeado Huntley como o atacante.

O entao Ministro do Interior David Blunkett ordenou um inquerito sobre estas revelacoes, presidido por Sir Michael Bichard, e mais tarde ordenou a suspensao de David Westwood, entao Chefe da Policia de Humberside. A conclusao do inquerito foi critica para a Policia de Humberside por apagar as informacoes relativas as alegacoes anteriores contra Ian Huntley e criticou o Cambridgeshire Constabulary por nao ter seguido as orientacoes de habilitacao. Uma complicacao adicional nos procedimentos de habilitacao foi o facto de que Huntley tinha conseguido o trabalho de Zelador na escola, sob o nome de Ian Nixon, embora ele tenha colocado no fomulario da inscricao de que ele ja se havia chamado de Ian Huntley. Acredita-se que a Policia de Humberside nao tenha verificado o nome de Huntley no computador da policia - se eles o tivessem feito, teriam descoberto uma acusacao de roubo a esquerda no arquivo - ou talvez nem tenha verificado qualquer nome.

Huntley viria a ser julgado e condenado a prisao perpetua em 29 de Setembro de 2005 quando ja se haviam passado mais de tres anos apos o crime o prazo minimo da pena foi decidido. Nesta data o Juiz do High Court e o Juiz Moses (que havia sido o seu Juiz quase dois anos antes) anunciaram a sentenca afirmando que Huntley devera permanecer na prisao ate que tenha servido pelo menos 40 anos; um prazo minimo que nao vai permitir mesmo assim que ele seja libertado antes de 2042, na epoca se for vivo o mesmo tera entao 68 anos de idade. Ao estabelecer este prazo minimo o Mr Juiz Moses declarou: "A ordem que eu oferece pouca ou nenhuma esperanca de uma eventual libertacao do reu". 

Huntley foi um dos ultimos de mais de 500 prisioneiros a espera de ter o prazo minimo estabelecido pelo Senhor Chefe de Justica, apos os procedimentos de revisao de tarifas do Home Secretary foi declarado em Novembro de 2002 na sequencia de um desafio legal por um assassino condenado Anthony Anderson, cujo o prazo minimo da pena tinha sido aumentado pelo Ministerio do Interior em 1990. Qualquer condenado por assassinato apos 18 de Dezembro de 2003 teria o prazo minimo fixado pelo Juiz de primeira instancia, com a decisao final a competir ao High Court, em vez de como anteriormente a nova lei ao Ministro da Administracao Interna.


Dados Pessoais de Ian Huntley:

Nome: Ian Kevin Huntley.
Outro Nome: Ian Nixon.
Nascimento: Grimsby, Lincolnshire 31 de Janeiro de 1974 (40 anos de idade).
Ocupacao: Zelador escolar.
Sancao penal: Prisao Perpetua (40 anos como prazo minimo).
Estatuto Criminal: Condenado.
Crime: Assassinato.

Talvez toda a tragedia pudesse ter sido evitada se a policia tivesse conseguido reunir provas reais contra Huntley durante todas as acusacoes que ele sofrera por cometer actos de pedofilia e acusacoes de abusos e tentativas de abusos sexuais. Ele chegara a estar preso mas sempre fora solto ou por falta de provas ou simplesmente por ver as queixas serem retiradas. Tambem se poderia ter evitado que um criminoso, alguem com um passado de suspeitas de crimes de pedofilia e abusos sexuais viesse a trabalhar numa escola penso que Huntley foi macabro na forma como conseguiu dar a volta a situacao mas tambem houve em parte muita neglicencia das autoridades competentes que so resolveram alterar as regras e as leis de admissao numa vaga de emprego como a que Huntley conseguira vir a ter apos os crimes terem sido cometido, a verdade descoberta e algumas cabecas terem rolado.


Maxine Carr inicialmente serviu de alibi de Huntley para a policia, afirmando ter estado com ele na epoca dos assassinatos, quando ela estava, na verdade, em Grimsby. A mentira mais tarde valeu-lhe uma acusacao de perverter o curso  da justica e investigacao policial, logo apos a sua prisao em Agosto de 2002, e em Janeiro de 2003, ela foi acusada por duas acusacoes de ajudar um criminoso. Ela se declarou culpada da primeira acusacao e nao culpada da segunda.

Sua incapacidade de expor as mentiras de Huntley nas fases iniciais do inquerito (antes dele ser preso) fez com que a policia inicialmente tenha eliminado Huntley de suspeito; devido a sua informacao falsa, levou que a policia demora-se quase duas semanas para prende-lo e acusa-lo.

O tribunal aceitou que Carr so havia mentido para a policia para proteger Huntley, pois aceitava as suas alegacoes de inocencia e por isso nao a considerou culpada por ajudar um criminoso, decidindo que ela tinha tido conhecimento de que Huntley havia cometido os assassinatos. Ela foi condenada a tres anos e meio de prisao e foi libertada em liberdade condicional em 14 de Maio de 2004, depois de servir 21 meses (incluindo 16 meses em prisao preventiva). Foi-lhe dada uma nova identidade secreta para a proteger de ameacas e ataques de membros do publico que lhe haviam sido feitas durante a sua prisao preventiva, bem como durante e depois do seu julgamento. Apos a libertacao, Carr e sua familia estavam a negociar no sentido de um negocio que passava pela escrita de um livro autobiografico, mas a Mirage Publishing retirou a proposta depois de um recurso no BBC Radio Newcastle levando dezenas de acusacoes.


Dados pessoais de Maxine Carr:

Nome: Maxine Carr Ann.
Nascimento: Grimsby, Lincolnshire, 16 de Fevereiro de 1977.
Ocupacao: Assistente de ensino.
Sancao penal: 42 meses de prisao.
Estatuto Criminal: Lancado.
Crime: Perverter o curso da justica.

Considero a pena de Maxine demasiado pequeno e no final a mesma aparece quase como no papel de vitima condenada a uma pena de 42 meses de prisao cumpre apenas metade da pena e ainda recebe toda a proteccao da justica e da policia ao ponto de receber uma nova identidade e tudo o que diz respeito a mesma ser quase um segredo de sigilo absoluto a comecar pela sua actual residencia e localidade onde vive no entanto a conta da tragedia, a conta do crime que ela tentou cobrir e ocultar que custou a vida a duas criancas de 10 anos ainda tentou embora tenha fracassado tentado vender a historia do crime escrevendo uma autobiografia. Foi lamentavel que as presidiarias que estavam com ela nunca tenham conseguido realizar seus desejos e intentos da cadeia chegavam noticias que as mesmas reclusas so diziam que a queriam era apanhar a jeito de acabarem com ela.

Apos o julgamento as familias Wells e Chapman receberam 11.000 libras em indenizacao pela morte de suas filhas. Este foi um pagamento legal administrado por um organismo publico nao-departamental, os Criminal Injuries Compensation Authority. Os valores da compensacao sao definidos pelo Parlamento do Reino Unido e administrado pelo Servico Civil. O valor da quantia foi amplamente criticado nos meios de comunicacao; o Director das Vitimas de Crime Confianca, Clive Elliott, descreveu a mesma quantia como "ninharia". Os meios de comunicacao em destaque afirmaram que pagamentos muito mais elevados haviam sido pagos a vitimas de outros crimes ou as suas familias, bem como o facto de qualquer payout maximo possivel recebido ao abrigo do regime da epoca foi de 500.000 libras.

Apos o anuncio da condenacao de Huntley, verificou-se que varias autoridades estavam cientes das alegacoes, a partir de uma serie de fontes e dados, que o mesmo tinha cometido um acto de atentado violento ao pudor, quatro actos sexuais com menores de idade e tres esturpos, embora por estranho e incrivel que possa parecer nenhuma das acusacoes resultou em conviccao mas mesmo assim no momento do crime Huntley nao era um criminoso primario no entanto a opniao publica a sociedade em si e a comunicacao social estava chocada. Como e que alguem que ja fora acusado de quatro actos sexuais com menores se empregara numa escola!

A apenas uma dessas denuncias que resultaram em acusacao de esturpo, na qual ele chegou a estar detido preventivamente, mas logo libertado quando o Crown Prosecution Service decidiu que nao havia provas suficientes para uma condenacao (foi necessario que duas criancas fossem assassinadas por ele para que houvesse provas, a justica esteve mal o crime de Soham podia ter sido evitado se Huntley tivesse sido detido antes foram acusacoes a mais). Huntley nao esteve so envolvido em crimes de pedofilia e de abusos sexuais em 1996, havia sido acusado de roubo por um vizinho em Grimsby, acabou por nao ser condenado, embora a acusacao estivesse permanecido aberta no arquivo.

No dia da condenacao de Huntley, o Secretario do Interior David Blunkett anunciou um inquerito sobre o sistema de habilitacao que permitiu que Huntley pudesse conseguir obter o trabalho de Zelador de uma escola apesar de quatro acusacoes distintas contra ele pelos servicos sociais. Uma das questoes imediatamente apontadas era que a Policia de Humberside (onde todas as supostas ofensas haviam sido cometidas) afirmavam que acreditavam e consideravam ser ilegal sob a Lei de Proteccao de Dados para armazenar dados relativos a acusacoes que nao haviam dado origem a uma condenacao; essa foi contrariada por outra forcas policiais que pensavam isso tambem em estrita interpretacao da lei (ora isto leva-me a querer entender que certas autoridades nao sao conhecedores das leis).

Houve tambem a preocupacao com a investigacao policial sobre o assassinato das meninas. Demorou quase duas semanas antes que a policia tomasse conhecimento das alegacoes de crimes de abusos sexuais contra Huntley (a policia foi contactada por uma mulher que ele havia conhecido em Grimsby e a mesma estava ciente de que uma vez ele havia sido acusado de esturpo) e embora ele tivesse sido a ultima pessoa a ver as duas meninas, sua historia nao foi devidamente verificada no inicio da investigacao.

Huntley nunca havia sido condenado por qualquer uma das acusacoes criminais, mas a acusacao de roubo permanecia ainda aberta no arquivo. Howard Gilbert, entao Reitor do Soham Village College, viria a dizer mais tarde que ele nao teria empregado Huntley como Guarda da escola se ele tivesse conhecimento da acusacao de roubo, uma das principais responsabilidades de Huntley em seu trabalho era garantir a seguranca no recinto da escola - um papel portanto improprio para um suspeito de assaltante. Os assassinatos de Soham, levou a escassez de procedimentos no sistema Criminal Records Bureau que tem por obrigacao verificar os antecedentes criminais de pessoas que trabalham com criancas, apos as fortes criticas de que o mesmo sistema tinha fraquezas e lagunas.

Na prisao em 14 de Setembro de 2005, Huntley foi escaldado com agua a ferver quando outro preso, Mark Hobson (que serve por toda a vida por um assassinato quadruplo de 2004, em Yorkshire), o atacou. Um porta-voz do servico prisional disse que, devido a natureza de presos de alta seguranca, "e impossivel prevenir para que incidentes destes nao acontecam ocasionalmente", mas Huntley por sua vez alegou que as autoridades penitenciarias nao cumpriram o seu dever de cuidado em relacao a ele, e lancou um pedido de 15000 libras de compensacao (algo anedotico poderia assim considerar-se ele recebia 15000 libras as familias das meninas receberam 11000 libras cada uma) acabou por receber apenas 2500 libras em apoio judicial para perseguir essa afirmacao, um acto fortemente criticado pela Soham MP James Paice, que insistiu em rigidas restricoes sobre o uso do dinheiro publico para a compensacao a pagar a Huntley, e disse: "As pessoas que representamos nao tem em todo nenhuma simpatia por ele". Os ferimentos em Huntley levaram a que ele nao comparecesse na audiencia no prazo minimo que havia sido decidido.

Em 5 de Setembro de 2006, Huntley foi encontrado inconsciente em sua cela na prisao, ele aparentemente tinha tido uma nova overdose tal como em Junho de 2003 ao tomar uma dose excessiva de antodepressivos na prisao, enquanto aguardava julgamento. Ele esteve dois dias no hospital sob vigia policial, antes de ir para a prisao em Wakefield, o que provocou muita reacoes nos presentes da cena do crime, assim como viria a ser noticia na primeira pagina dos jornais do Reino Unido na manha do dia seguinte. Na sequencia desta tentativa de suicidio sua cela foi revistada e uma gravacao foi encontrada em uma cassete. Nessa gravacao acredita-se estar o conteudo das confissoes de Huntley sobre o que ele fez e como fez. Acredita-se que Huntley fez a gravacao em troca de antidepressivos de um prisioneiro companheiro, que esperava obter e, posteriormente, vender a confissao para a midia apos a sua libertacao. Em 28 de Marco de 2007, o jornal The Sun comecou a publicar transcricoes da confissao gravada de Huntley.

Em Abril de 2007, Huntley confessou ter agredido sexualmente uma menina de 11 anos de idade, depois de arrasta-la em um pomar em 1997. A vitima ganhou o direito de um pedido de compensacao contra Huntley. Ele, Huntley foi considerado insolvente e tornou-se improvavel que viesse a pagar quaisquer danos causados a quem quer que fosse. Isto seguiu-se apos repetidas negacoes de Huntley de que alguma vez tivesse havido um elemento sexual nos crimes de Soham, algo que o Juiz que o condenara descreveu e considerou como provavel, mas nao comprovado, e que, se tivesse vindo a comprovar-se teria levado Huntley a receber uma pena de prisao para toda a vida.

No inicio de 2008, no dia 23 de Janeiro, Huntley foi de novo transferido para uma outra prisao de alta seguranca em classe A. Huntley esta desde entao ai na prisao de Frankland perto de Durham.

Em 21 de Marco de 2010, Huntley foi de novo levado para o hospital, com os midia afirmando e relatando de que o mesmo tinha tido a sua garganta cortada por outro preso; seus ferimentos apesar de tudo nao eram considerados de lhe por em risco de vida. O prisioneiro que feriu Huntley mais tarde foi nomeado companheiro de prisao numa sentenca de prisao perpetua de nome Damien Fowkes. Huntley fez um pedido de compensacao de 20000 libras pelos seus ferimentos. Em 11 de Junho de 2011, o Daily Mirror um jornal britanico informou de que Fowkes nao podia ser julgado pelo ataque a Huntley por preocupacoes com a sua saude mental. No entanto, em Outubro de 2011, Fowkes declarou-se culpado no Hull Crown Court de uma tentativa de assassinar Ian Huntley, assim como do homicidio de Colin Hatch, e por repetidas ofensas e abusos sexuais a uma crianca, preso pelo assassinato de um menino de sete anos de idade, preso na prisao de Suton em Fevereiro de 2011 Fowkes recebeu uma segunda sentenca de prisao perpetua pelos dois ataques.


Maxine Carr a namorada de Huntley na altura do duplo assassinato e seu falso alibi foi libertada da prisao em 14 de Maio de 2004, concedendo-lhe o anonimato ao longo da vida com o fundamento de que de outra forma a sua vida estaria em perigo constante. Os custos desta seguranca foram e sao demasiado altos. Carr tornou-se um dos quatro ex-prisioneiros a ser dada uma nova identidade por inteiro, juntamente com o duplo assassino de criancas Mary Bell e os dois assassinos (Robert Thompson e Jon Venables ambos com dez anos de idade na epoca do crime) da crianca de tres anos James Bulger.

Pelo menos uma duzia de mulheres foram atacadas e perseguidas por aqueles "furiosos com historias falsas sobre Carr publicados por jornais red-top", como viria a dizer Greenslade. A Channel 4 lancou um documentario em que descreve como sendo uma moderna caca as bruxas contra mulheres desconhecidas de aparencia visual semelhante a Carr que recentemente se haviam mudado para uma area nova.

Em Novembro de 2011, foi relatado que Carr tinha dado a luz o seu primeiro filho com o seu novo marido. Sua ordem de anonimato se estende para incluir a crianca sendo que entao a mesma pode nunca vir a saber a verdadeira identidade da sua mae.

Um inquerito foi anunciado em 18 de Dezembro de 2003, Sir Michael Bichard foi nomeado como Presidente do mesmo inquerito. O objectivo declarado do mesmo era:

"Urgencia em investigar os procedimentos de proteccao a crianca  na Policia de Humberside e Cambridgeshire Constabulary a luz do recente julgamento e condenacao de Ian Huntley pelo assassinato de Jessica Chapman e Holly Wells.

Em particular para avaliar a eficacia de conservacao dos registos relevantes baseados em inteligencia, as praticas de habilitacao nesse sentido desde de 1995 e compartilhamento de informacoes com outras agencias, e que se informasse o Ministro da Administracao Interna sobre as questoes de interesse local e nacional e fazer recomendacoes, conforme apropriado".

O inquerito foi aberto em 13 de Janeiro de 2004. As conclusoes do inquerito Bichard foram publicadas em Junho daquele ano. As forcas policiais de Humberside e Cambridgeshire foram mais uma vez fortemente criticadas por suas falhas na manutencao de registos de inteligencia em Ian Huntley.

O mesmo inquerito tambem viria a recomendar um novo sistema de registo para pessoas que trabalham com criancas e adultos vulneraveis, como os idosos. O desenvolvimento desta recomendacao levou a fundacao Independent Safeguarding Authority. Igualmente no mesmo inquerito tambem se sugeria que um sistema nacional deveria ser criado pelas forcas policiais para compartilhar informacoes de inteligencia. O relatorio disse ainda que deveria tambem ser criado e haver um codigo claro da pratica em manutencao de registos por todas as forcas policiais.

O relatoria do Bichard criticou severamente o Chief Constable da Policia de Humberside, David Westwood, por ordenar a destruicao de registos criminais dos abusadores de criancas. Embora tivesse o apoio da autoridade policial de Humberside, ele, Westwood foi suspenso pelo entao Secretario do Interior David Blunkett usando poderes concedidos ao abrigo da nova lei de Reforma da Policia de 2002, Blunkett ordenou a suspensao como sendo "necessario para a manutencao da confianca do publico na forca em questao". A mesma suspensao foi posteriormente revogada, com Westwood a concordar em se aposentar no ano seguinte em Marco de 2005.

O Chefe da policia de Cambridgeshire Constabulary, Tom Lloyd, tambem sofreu duras criticas por sua forca nao conseguir entrar em contacto com a Policia de Humberside durante o procedimento de habilitacao. Llody foi criticado pela inspeccao da policia estar a ser lenta. Os servicos de investigacao tambem criticaram a "falta de aderencia", sobre a investigacao, que incluiu um apelo a nivel nacional na televisao realizado pelo futebolista David Beckham, e o superintendente, David Beck, que anunciou que ele teria deixado uma mensagem para os sequestradores no telemovel de Jessica antes do caso lhe ter sido retirado.

Outra complicacao com o caso e que dois oficiais da polica de Cambreigeshire se viram envolvidos com a familia das meninas assassinadas na Operacao Ore em suspeitas um mes antes do crime. Antony Goodridge, um dos oficiais de exposicoes, mais tarde, se declarou culpado pelo crime de pornografia infantil e foi condenado a seis meses de prisao. O Detective Constable Brian Stevens, que havia falado durante o decorrer do memorial, foi absolvido das acusacoes de agressao ao filho e acusacoes relativas a pornografia indecente porque nenhuma evidencia havia sido apresentada pelo Ministerio Publico a provar o mesmo.


Dados pessoais de Jessica e de Holly:

Nomes: Jessica Chapman Aimee / Holly Marie Wells.
Nascimentos: Soham, Cambridgeshire, 1 de Setembro de 1991 (Jessica) / Soham, Canbridgeshire, 4 de Outubro de 1991 (Holly).
Morte: Ambas em Soham, Cambridgeshire, 4 de Agosto de 2002 (ambas com 10 anos de idade).
Corpos descobertos: Lakenheath, Suffolk, 17 de Agosto de 2002 (ambas).
Pais: Leslie e Sharon Chapman / Kevin e Nicola Wells.

Em genero de comentario final ao caso considero que tudo poderia ter sido evitado se a policia tivesse feito algo antes, Huntley tinha sido ja diversas vezes acusado de crimes de abusos sexuais e violencia alem de roubo. Nunca houve provas concretas que pudessem ajudar a uma acusacao convincente e sucessiva condenacao porem eram demasiados casos ja onde o crime era quase sempre o mesmo onde o acusado era sempre Huntley. Lamentavel tambem era a forma muito incompetente como trabalhavam os servicos de justica e policia que nem trocavam informacoes entre si o que ajudou que Huntley um sujeito acusado de crimes de abusos sexuais alguns ate com menores conseguisse obter emprego numa escola. O sistema foi alterado considera-se claro que esteja mais seguro mas foi preciso acontecer a tragedia de Soham para que as medidas a altura fossem tomadas. Como pode ver caro leitor(a) nao e apenas em Portugal que nem sempre o sistema trabalha correctamente isso existe em toda a parte do mundo, erros grosseiros acabam por custar vidas Ian Huntley passara 40 anos na cadeia mas nem a pesada pena podera trazer as meninas de volta a vida agora se tivesse havido o cuidado devido talvez nem mesmo elas tivessem morrido, Ian Huntley e o "Monstro de Soham" criminoso e autor confesso do crime mas talvez nao seja o unico culpado de toda esta tragedia. Considerei esta cronica como um daqueles casos insolitos nao apenas pelo crime mas por ter detalhes que comprovaram a negligencia dos servicos policiais que deixaram incredula a sociedade em geral dai que ao parecer algo dificil de se acreditar possa ser considerado insolito.

Caro(a) leitor(a) espero que tenha gostado desta minha mais recente cronica faco votos para que possa ler mais uma brevemente.

                                                                                                             Manuel Goncalves












3 comentários:

  1. Esta é uma história dramática. Custa a acreditar que um ser humano possa matar duas meninas inocentes. É muito triste, infelizmente o nosso mundo tem muitos dramas destes. Os instintos mais baixos podem levar a praticar coisas hediondas. Desejo que a próxima crónica seja mais alegre :)

    ResponderEliminar
  2. Por viver perto acompanhei a tragedia. A verdade em absoluto jamais se ira descobrir, possivelmente o propio Huntley jamais saira da cadeia e mesmo que o faca sera demasiado controlado. A proxima cronica esta quase pronta nao sei se podera ser-se considerada mais alegre o tema e segredo por isso nao vou abrir mais nada acerca do mesmo. Quanto ao resto sim creio e concordo que tudo tenha sido triste mas temos que aprender a viver com as tristezas sem duvida que ficaram 3 familias marcadas a das duas meninas e a do propio Huntley.

    ResponderEliminar
  3. Pior ainda mas bem pior e mais macabro considero a historia do crime de James Bulger(Robert Thompson e Jon Venables ambos com dez anos de idade na epoca do crime) mataram e torturaram de forma macabra a vitima que tinha somente 3 anos.

    ResponderEliminar