segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O Escutismo



Escuteiro, sim tambem eu fui um deles no meu final de infancia e principio de adolescencia sendo que comecei por um Lobito e passei depois a Junior ainda durante algum tempo antes de me decidir pelo abandono do mesmo movimento. As razoes que me levaram a abandonar o Escutismo nao tem nada a ver com o mesmo em si mas com quem o praticava mas nao seguia as suas regras era assim pelo menos no Agrupamento de Escuteiros da Moita ligado a Igreja Catolica os juniores mais velhos e por vezes os seniores mais novos tinham por habito gozar e quase humilhar os mais novos sendo as vitimas claro os lobitos algo que as regras, fundamentos do Escutismo ate condena.

Considero apesar de tudo ninguem perde nada em um dia ser Escuteiro ou de alguma forma estar ligado ao Escutismo. Lembro-me e achava curioso que em casa os lobitos elogiavam tanto o Escutismo e o que se praticava na sede ou actividades ao ar livre que por vezes ja adultos eram os pais a seguir o caminho dos filhos em vez de ser ao contrario.

O que mais gostava sem duvida a forma como eramos respeitados na rua quando iamos em alguma actividade e estavamos fardados. Eramos apontados como bons meninos diferente de muitos outros, eramos visto como os bons e os que estavamos no bom caminho. Nao importava quantas pessoas estavam no domingo de manha na missa mas os escuteiros tinham o lugar garantido reservado por detras do altar. Tinhamos outros privilegios nao so nas festas da paroquia e em suas actividades como em outras situacoes em certa vez que o meu padrasto estava no hospital e fui visita-lo fui sem contar como numero de visitas limitado. Isto e so porque estava fardado mandaram-me entrar sem ter que levantar senha de visita e se eram duas as visitas por hora fomos naquela hora tres. Aconselho aos jovens sem duvida a pratica do Escutismo.

                             
O Escutismo foi fundado pelo Lorde e Tenente-General do Exercito britanico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941) em 1907, tornou-se um movimento social, mundial, educacional, voluntariado, apartidatrio e sem fins lucrativos. A sua proposta e o desenvlvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escuteira, e atraves da pratica do trabalho em equipa e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu proprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruismo, responsabilidade, respeito e disciplina.

                                                              
Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou tecnicas como primeiros socorros, observacao, seguranca, orientacao... Como simbolo do grupo, aqueles jovens levaram uma bandeira verde com uma Flor-de-lis amarela no centro.

Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell comecou a escrever o livro Escutismo para Rapazes, que viria a ser publicado em 1908, um ano mais tarde da fundacao do movimento, inicialmente como seis fasciculos, de Janeiro a Maio, vendido em bancas de jornal. Em Maio do mesmo ano, foi tambem editado como livro com ligeiras algumas ligeiras modificacoes. O pai do Movimento Escuteiro Internacional, Frederick Russell Burnham (1861-1947) e conhecido por ter ensinado Woodcraft (Escutismo) a Baden-Powell depois de ambos servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, sendo esta uma das influencias mais notaveis do fundador do Escutismo. Burnham comecou na actividade com 14 anos e foi um perito rastreador de indios no Velho Oeste. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulacao didatica do Escutismo.

Escutismo para Rapazes surge devido a outra obra literaria de Baden-Powell escrita em 1899, Aids to Scouting, um guia para recrutas do exercito, principalmente os ensinamentos que aprendeu atraves de Burnham. O mesmo livro fez muitos sucessos entre os professores de Educacao Fisica, e depois da insistencia de varios lideres da juventude, Baden-Powell decidiu adaptar o seu Manual de Escutismo especificamente para treinamento de meninos. A forma como as ideias de Baden-Powell foram bem recebidas e aceites foi tanta que, em poucas semanas, centenas de grupos de escuteiros e patrulhas estavam formados, praticando o Escutismo. Rapidamente o novo Movimento Social virado especialmente e em particular para os mais jovens se espalhou por varios paises do mundo, chegando a America do Sul em 1908, ao Chile.


Em 1909, mais de 10.000 jovens realizaram uma exibicao de suas pericias escuteiras no famoso Palacio de Cristal, em Londres. Nem mesmo a chuva e o frio, naquela manha do dia 4 de Setembro de 1909, conseguiu arrefecer o entusiasmo daqueles jovens. Nessa reuniao que ficou como que historica dentro do Movimento Social do Escutismo os rapazes formavam a maioria.

Talvez temendo a degeneracao de suas ideias, e tambem verificando a necessidade de integrar todos dentro de um movimento que crescia rapidamente, Baden-Powell passou a dedicar-se a organizacao do Movimento Escuteiro, embora essa nao fosse a sua proposta original. Desligou-se do exercito, em 1910, e ingressou naquilo que chamou de sua "segunda vida", dedicada ao crescimento e fortalecimento do Escutismo.

Ainda em 1910, e criado o Escutismo do Mar, assim como surgem dentro do proprio movimento as "Girls Guides", ou seja,as Guias Escuteiras. A partir de 1912, Bsden-Powell passou a viajar pelo mundo divulgando e unindo o Escutismo. que se desenvolve agora como uma "Fraternidade Mundial".

Tambem em 1912, foi publicado o primeiro Manual das Guias "Como as Mocas podem ajudar o Imperio..." escrito por Agnes Baden-Powell.

Foi ja em 1916 que, a pedido das criancas menores que queriam fazer parte do Movimento Escuteiro, Baden-Powell criou o Rambo Lobinho, baseado no Livro do Jangal, de Joseph Rudyard Kipling (1865-1936), com o auxilio da sua irma Agnes.

Um ano mais tarde, ja em 1917, e constituido informalmente o primeiro Conselho Internacional da Associacao de Guias da Inglaterra, e, no ano seguinte, e publicado o texto base do Guidismo, escrito por Baden-Powell, especialmente para as guias.

O Escutismo recebeu de William Frederick de Bois Maclaren (1856-1921) uma area de terra, na Floresta de Epping, nos arredores de Londres, onde entao instala o Gilwell Park que ainda hoje e um local de acampamento e actividades para escuteiros e para a realizacao de eventos sociais como casamentos com uma area de hectares (109 acres) local esta em Sewardstonebury, Epping Forest, perto de Chingford, Londres. O mesmo e tambem sobretudo um Centro de Formacao para chefes escuteiros (o curso passa a ser chamado de Curso para a Insignia da Madeira. Os que completam o curso recebem um colar de contas e um lenco com um pedaco de tecido atras com a trama caracteristica do Cla dos Maclaren). Em 1930, Lady Olave Baden-Powell (1889-1977) tambem conhecida como Olave St. Clair Soames e aclamada e nomeada Chefe Guia Mundial, funcao que exerceu ate 1976, quando veio a falecer. 

A ultima presenca publica de Baden-Powell para escuteiros foi em 1937, no Quinto Jamboree Mundial em Vogelezang, na Holanda, depois do mesmo viajou para o Quenia, onde fixou residencia a partir de 1938 juntamente com Lady Olave. Morre nesse local em Nyeri em 1941 com 83 anos de idade.


A principal organizacao representativa internacional e a Organizacao Mundial do Movimento Escuteiro (OMME), WOSM em ingles. O Escutismo e o maior Movimento Social organizado com uma educacao nao-formal. Em Setembro de 2005, as estatisticas apontavam o Escutismo presente em 216 paises e territorios com um total de 28 milhoes de filiados, havendo apenas seis paises sem Escutismo. Ja passaram pelo Movimento Escuteiro mais de 300 milhoes de jovens desde a sua criacao na Inglaterra. Em 2007, foi realizado o Jamboree Mundial do Centenario na Inglaterra, com a participacao de cerca de 42 mil pessoas em mais de 120 paises.

A Modalidade do Escutismo do Ar, nao foi realizada pelo Fundador Baden-Powell, das outras duas modalidades, Basica e Modalidade do Mar, a mesma nem mesmo teve origem na Inglaterra patria mae do Escutismo, a Modalidade teve a sua origem no Brasil.

No dia 28 de Abril de 1938, foi oficializado o primeiro Grupo Escuteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escuteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk tendo como responsaveis o Major Aviador Godolfredo Vidal (1895-1958), o Tenente Coronel Aviador (1898-1965) e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues (1906-1987), na epoca servindo no 5º Regimento de Aviacao, actual CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aerea e Controlo de Trafego Aereo (CINDACTA)) em Curitiba. Ricardo Kirk (1874-1915) foi um foi um Militar e considerado o Patrono da Aviacao do Exercito Brasileiro.

Em 19 de Abril de 1944, foi criada a Federacao Brasileira de Escuteiros do AR, a qual congregava rodos os Grupos Escuteiros da Modalidade, na epoca se restringindo aos Estados do Parana, Rio de Janeiro e Sao Paulo.

O Brigadeiro Nero Moura (1910-1994), em 26 de Julho de 1951, entao Ministro da Aeronautica, reconhecendo a tamanha expansao registada e seus valiosos objectivos, entre eles e em particular o de incentivar o interesse dos jovens pela aeronautica, determinou que todas as unidades da Forca Aerea Brasileira dessem total apoio a Modalidade de Escutismo do Ar, o que acontece ate aos dias de hoje.

Em 1951 a Portaria 262 publicada entao Ministro da Aeronautica Brigadeiro Nero Moura determina o apoio as Unidades da FAB aos Escuteiros do Ar. Essa mesma portaria foi novamente reconfirmada trinta anos mais tarde em 1981 pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Delio Jardim de Mattos (1916-1990) e tanto reformulada como substituida pela Portaria 914 de 29 de Setembro de 2003 pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Carlos da Silva Bueno (1940).

No Brasil o actual Coordenador Nacional da Modalidade do Ar e o Chefe I.M Luiz Salgado Klaes(1944), sucessor dos chefes I.M Marcelo D. V. Penteado, Chefe I.M. Paulo R. Negreiros e Chefe I.M. Fábio Augusto Giunti Ribeiro.

Apos um acampamento no Rio Beaulieu, Baden-Powell escreveu "Escutismo do Mar para Rapazes", era uma pequena explicacao do que deveria ser o Escutismo do Mar, no final da mesma obra literaria a uma nota que diz que seu irmao Henry Warington Smyth Baden-Powell (1847-1921), montaria um manual para escuteiros do mar. Com a falta de experiencia, pratica e despreparo dos chefes da modalidade basica, surgiram entao novos chefes provindos da Guarda Costeira da Inglaterra, esses sim tinham conhecimentos sobre as artes da Marinharia e nautuca. As primeiras unioes dos escuteiros do mar na Inglaterra e no exterior foram: Mercurio, 'British Boys', Petersham and Ham, Barry, Cleethorpes, Ratcliffe, Skegness, e Gibraltar.

Em 1910 foi definido o uniforme dos escuteiros do mar, branco diferente da modalidade basica caqui. Em 25 de Marco de 1911, estabelece-se os escureiros do mar como salva-vidas na costa, uma real necessidade para a epoca. Em 1912 o "Escutismo do Mar e Marinharia para Rapazes" e publicado. Em 1921 a dor da perda com a morte de Warrington Baden-Powell cai sobre o movimento, mas o Escutismo do Mar ja era uma realidade em varios paises. E actualmente praticado no mundo inteiro.


. Promessa Escuteira:

A Promessa Escuteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escuteiro. No momento da Promessa, os membros do movimento (Escuteiros) comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientacao moral do movimento, reconhecendo de livre vontade a existencia de deveres que tem de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escuteira estao contidos nos Principios do Movimento Escuteiro. Ao fazer a promessa, o Escuteiro podera passar a usar o simbolo considerado o mais honrado do Escutismo (o Distintivo de Promessa).

Promessa Original:

"Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor para cumprir meu dever para com Deus e o Rei, ajudar os outros em todas as ocasioes e obedecer a Lei Escuteira" - (versao traduzida escrita pelo Lord Baden-Powell, em ingles).

Lei Escuteira:

. Conceitos inerentes a Lei Escuteira:

Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteccao a natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, animo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confianca.

Quando o criador do Escutismo Baden-Powell idealizou a Lei Escuteira, decidiu nao estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para a formacao de pessoas benevolas, para que, desta forma, o jovem Escuteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Os dez artigos da Lei Escuteira (versao traduzida do original escrita por Baden-Powell, seguidos de breves observacoes feitas pelo proprio):

1. O Escuteiro e verdadeiro e a sua palavra e sagrada:

"A honra para um Escuteiro e ser digno de toda a confianca. Como um Escuteiro, nenhuma tentacao, por maior que seja, e embora seja secreta, ira persuadi-lo a praticar uma accao desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Voce nao voltara atras a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escuteiro equivale a um contracto. Para um Escuteiro, a verdade, e nada mais que a verdade". - Baden-Powell.

2. O Escuteiro e leal:

"O Escuteiro e leal a Patria, a Igreja, as autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes,  seus patroes e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadao, voce e de uma equipa, 'jogando o jogo' honestamente, para bem do conjunto. Voce merece a confianca do governo de sua patria, do Movimento Escuteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patroes ou de seus empregados, que esperam que voce seja correcto, fazendo o melhor possivel, em beneficio deles, assim quando eles nao corresponderem sempre bem ao que voce espera deles. Alem disso, voce e leal tambem a si mesmo; voce nao quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de proposito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher". - Baden-Powell.

3. O Escuteiro e prestavel:

"O dever do Escuteiro e ser util e ajudar a todos. Como Escuteiro, seu mais alto objectivo e servir. Voce deve merecer a confianca de que, em qualquer ocasiao, estara pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessario, a propria vida pelos demais. O sacrificio e o sal da vida". - Baden-Powell.

4. O Escuteiro e amigo de todos e irmao dos demais escuteiros:

"E amigo ou irmao, nao importando a que pais, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escuteiro, voce reconhece as demais pessoas como sendo, com voce, filhos do mesmo Pai, e nao faz caso de suas diferencas de opniao, casta, credo ou pais, quaisquer que elas sejam. Voce domina os proprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se voce poe em pratica esse amor pelas pessoas de outros paises e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isso sera o Reino de Deus na Terra. O mundo inteiro e uma fraternidade." - Baden-Powell.

5. O Escuteiro e cortes:

"Como os antigos cavaleiros, voce, sendo um Escuteiro, e, sem duvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e criancas. Mas, alem disso, voce e polido mesmo com aqueles que estao contra voce. Aqueles que tem razao, nao precisam perder a calma; aqueles que nao tem razao, nao podem se dar ao luxo de perde-la". - Baden-Powell.

6. O Escuteiro e respeitador e protector da natureza:

"Voce reconhecera como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como voce, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existencias. Maltratar um animal e, portanto, um desservico ao Criador. Um Escuteiro deve ter um grande coracao". - Baden-Powell.

7. O Escuteiro e responsavel e disciplinado:

"O Escuteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, as ordens de seus pais, monitores e chefes. Como Escuteiro, voce se disciplina e poe-se, profunda e voluntariamente, as ordens das autoridades constituidas, para o bem geral. A comunidade e feliz e a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porem, deve vir do intimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que voce der aos demais nesse sentido". - Baden-Powell.

8. O Escuteiro e alegre e sorri perante as dificuldades:

"Como Escuteiro voce sera visto como homem que nao perde a cabeca e que aguenta qualquer crise com animo alegre, coragem e optimismo". - Baden-Powell.

9. O Escuteiro e economico, sobrio e respeitador dos bens dos outros:

"Como Escuteiro, voce olhara para o futuro e nao ira dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas ao contrario, fara uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Voce fara isso com a ideia de nao ser um bonus, mas uma ajuda para os demais". - Baden-Powell.

10. O Escuteiro e integro nos pensamentos, palavras e accoes:

"O Escuteiro e limpo em pensamento, palavra e accao. Como Escuteiro, espera-se que voce tenha nao so uma mente limpa, como tambem uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendencias intemperadas do sexo; de um exemplo aos demais sendo, puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz". - Baden-Powell.


Valores do Movimento Escuteiro, segundo Organizacao Mundial do Movimento Escuteiro:

. Missao:

A missao do Escutismo e contribuir para a educacao do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escuteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realizacao individual e a participacao construtiva em sociedade.

. Visao:

O Movimento Escuteiro, e um movimento global que produz uma real contribuicao na criacao de um mundo melhor.

. Principios do Escutismo:

A Organizacao Mundial do Movimento Escuteiro define como Principios do Escutismo:

1. Dever para com Deus (crenca e vivencia de uma fe, independentemente de qual seja).
2. Dever para com os outros (participacao na sociedade. boa accao, servico ao proximo).
3. Dever para consigo proprio (crescimento saudavel e auto desenvolvimento).

. Desenvolvimento fisico:

Proporcionar o desenvolvimento fisico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercicios, excursoes e acampamentos.

. Desenvolvimento moral:

A finalidade e o caracter com um proposito. E o proposito e que essa geracao seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensao e dever para com Deus, patria e proximo.

. Desenvolvimento intelectual:

Da-se uma preparacao adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha, campismo, nos, natacao e salvamento; primeiros socorros; regras de seguranca, orientacao, transmissao de sinais, estudo da natureza...

Lema Escuteiro:

O lema escoteiro original, em ingles, "be prepared" ("esteja preparado"), foi criado pelo fundador do movimento, Robert Baden Powell, e nao e coincidencia que fosse formado pelas iniciais "B.P.", pelas quais o fundador era muitas vezes chamado, desde 1907. A maioria das organizacaoes bandeirantes de todo o mundo tambem utiliza esse mesmo lema.

No livro Scouting for Boys, Baden-Powell explica o significado do lema:

O lema Escuteiro, "BE PREPARED" (esteja preparado), entretanto, foi traduzido para "Sempre Alerta" siginifica que voce deve estar constantemente em um estado de preparacao mental e corporal para cumprir seu DEVER.

. Esteja preparado mentalmente atraves de uma disciplina que lhe permita ser obediente a cada ordem, e tambem pensando de antemao nas situacoes e acidentes que podem ocorrer, de forma a saber e desejar actuar de maneira correcta no momento correcto.

. Esteja preparado corporalmente, tornando-se forte, activo e capaz de actuar de maneira correcta no momento correcto.

Metodo Escuteiro:

O metodo Escuteiro baseia-se em sete pilares essenciais:

1. Aceitacao da Promessa e da Lei Escuteira:

Sistema de Valores e Princípios baseados na Promessa e na Lei Escoteira, todos membros assumem voluntariamente o compromisso.

2. Sistema de patrulhas (a vida em pequenos grupos de jovens):

Os escuteiros sao agrupados em pequenos grupos de 6 a 8 pessoas, para operarem como uma equipa, vivendo e trabalhando juntos, dividindo experiencias, em uma forma de democracia e regida pela Lei Escuteira.

3. Sistema de Progresso:

O Escutismo promove accoes para que o jovem realize accoes para a auto-progressao, seguindo a Lei Escuteira.

4. Aprender fazendo (educacao pela a accao):

Desenvolvimentos de actividades que mostrem a realidade, mostrem como as coisas acontecem, desde uma apresentacao a uma audicao.

5. Contacto com a Natureza:

Desenvolvimento fisico: A natureza fornece ar puro, espaco para correr, oferecendo oportunidades para promover jogos e testando os limites de resistencia.

Desenvolvimento intelectual: A natureza fornece oportunidades de explorar, desenvolver os sentidos e as habilidades.

6. Metodo Projecto:

Concepcao de objectivos, enquadramento imaginario e actividades pelos jovens.

7. Presenca de adultos:

Adultos sao voluntarios que facilitam o processo de auto-aprendizagem passando pelo Metodo Escuteiro.

Individualmente, muitos desses pontos sao ferramentas de outras formas de educacao. Mas no Escutismo eles fazem parte de um todo, tornando assim o Metodo Escuteiro unico.

Os elementos actuam como uma rede, e podem ser visto singularmente como:

. Cada um tem uma funcao especifica.
. Interacao de cada um reforca o mesmo.
. Contribuí para toda proposta a ser atingida.

Uma importante caracteristica do sistema e a sinergia criada, o efeito do sistema e muito maior do que um elemento sozinho. Cada elemento do Metodo Escuteiro tem uma funcao educacional; cada elemento completa o impacto do outro. Se algum elemento se perde ou nao e utilizado propositadamente, o sistema nao pode servir para a proposta inicial - o progressivo e holistico desenvolvimento do jovem.

O Metodo Escuteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do jovem para alem dos anos de Escutismo. Isso significa que funciona para todos os jovens de igual modo mesmo que tenham oitenta anos.

Pode parecer que ha um erro, uma pessoa nao pode estar fisicamente em contacto com o mundo natural e dando apoio e suporte a um hospital, mas ela pode sim conter elementos da natureza como um plano de fundo, ou mesmo presente utilizando metodos que nao deteriorem a natureza, por exemplo.


O Metodo Escuteiro e um sistema de progressao, a intencao e estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar solucoes; mas sempre respeitando-os individualmente, suas barreiras.

As Organizacoes Nacionais Escuteiras (ONE), sao responsaveis pelo desenvolvimento "Programa de Jovens", baseados nos principios fundamentais do Escutismo e nas necessidades dos jovens do pais. Tambem sao responsaveis por recrutarem e motivarem voluntarios para propagar o "Programa de Jovens".

O Comite do Metodo Educacional (CME) foi formado apos o World Scout Conference na Tunisia em 2005, trazendo com ele  intuito de dar apoio, suporte e desenvolver, em nivel mundial, o "Programa de Jovens" e o "Adultos no Escutismo", para oferecer uma aproximacao mais holistica entre as varias Organizacoes Nacionais Escuteiras.

O CME prioriza os jovens e adultos voluntarios, tanto dentro quanto fora do Movimento Escoteiro, desde que eles promovam a educacao a todos, educacao conjunta e o desenvolvimento espiritual.

O CME aspira oferecer suporte e apoio para disseminarem um melhor do escutismo para mais jovens.

Objectivos:

. Focar nas necessidades das ONE e regioes, reconhecendo que ha diferencas nas diferentes regioes e sub-regioes.
. Fortalecer e praticar boas accoes.
. Promover suporte e apoio efectivo, interagindo com as diferentes culturas, comunicacoes e aplicando metodos mais efectivos de trabalho.
. Desenvolver e dar suporte e apoio a comunidades do saber, ajudando na sustentabilidade de tais organizacoes e fortalecer o impacto na ONE.

O Metodo pela CME:

. A Lei Escuteira:

Os jovens sao estimulados a adopta-la entre os 10 e os 11 anos de idade, essa e a idade certa porque e a idade em que as pessoas comecam a compreender valores, assim se assimilarem a Lei Escuteira nessa epoca, ela torna-se inerente nas accoes e nas visoes do jovem Lobito, passando a ser mais do que um codigo mas sim um estilo de vida.

. A Promessa Escuteira:

O comprometimento com ela e voluntario, mas assim que aceitar o jovem Lobito tem que fazer o melhor que ele pode para cumpri-la, colocando Deus, a Patria, a honra e os valores da Lei Escuteira, acima da sua propria vida.

. A Proposta:

. Escutismo contribui para a educacao de jovens atraves de um sistema de valores. - CNE.

A missao do Escutismo e contribuir para a educacao do jovem para que ele possa ajudar na construcao de um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como individuos e como uma sociedade. Essa missao e atingida atraves do Metodo Escuteiro, que capacita o jovem a ser o responsavel pelos seus actos, seu desenvolvimento, seu comprometimento, sua responsabilidade, auto-evoluído-o.

. Os valores propostos e um projecto para a vida toda e para todos os escuteiros. - CNE.

Os principios constituem uma proposta sao comprimissos individuais, que representam um desafio para todos os que sao escuteiros. Os principios convidam a todos os jovens e adultos a constantemente enfrentar os desafios para cumprir com os compromissos assumidos. Algumas associacoes nacionais tem diferentes palavras para essa proposta de educacao, mas todas as versoes de expressao dos mesmos sistemas de valores. O texto que se segue abaixo mostra o que o Metodo Escuteiro busca:

Todos os homens e mulheres que dividem a experiencia de ser Escuteiro aspiram fazer o melhor para ser:

"Uma pessoa com liberdade e integridade, de mente aberta e com um coracao verdadeiro, forte em sua determinacao, responsavel e ter confianca sobre seus julgamentos e accoes. Uma pessoa que coloca acima de sua vida, a verdade de suas palavras.

Pronto para servir outros, envolvido com a comunidade, compromissado com a democracia e com o desenvolvimento, amante da justica e promovedor da paz, que valoriza o trabalho humano e constroi a sua familia em amor, consciente de sua propria dignidade e de outros, dividindo com todos a alegria e a afeicao.

Uma pessoa criativa que deixa  mundo melhor do que quando ele encontrou e que promove grandes esforcos para manter a integridade da natureza, aprende continuadamente e procura por caminhos que permanecem inexplorados; que faz os seus trabalhos e esta livre de avidez para com posses e independente de bens materiais.

Uma pessoa espiritualizada, com um senso transcendental de vida, que tem o peito aberto para com Deus, vive a sua vida com alegria e faz dela parte do dia; e aberto ao dialogo, compreende, respeita a fe e a religiao do proximo".


O poder da Lei e o principal assunto na pre-adolescencia:

Neste periodo o jovem lobito tende a questionar a autoridade dos pais e de adultos em geral, de uma perspectiva do adulto, o Metodo Escuteiro tenta reforcar os pontos que sao necessarios para a integridade da crianca, mesmo ela questionando os valores que lhe foram apresentados na sua infancia, o Metodo Escuteiro utiliza atraves "do realizar" argumentos para nao duvidar de certos pontos, pois sabe que so falar e nada se fazer nao adianta, alem disso sabe que falhando na apresentacao da moral nessa fase, pode haver serias consequencias na personalidade desse.

Simples observacoes de como as criancas veem e aceitam as regras dao uma certa luz no desenvolvimento da concepcao das regras. Entre os 7 e 8 anos as criancas gradualmente melhoram no trabalho de grupo, dividem responsabilidades, e comecam entao a reconhecer regras. Nesse periodo elas aprendem a seguir as regras, o grupo Escuteiro nessa fase tenta mostrar o "ouvir e respeitar os outros". Depois dessa fase eles entram no estagio dessa vida em comunidade, eles sao depois divididos em pequenos grupos de seis membros, aproximadamente, ja que estao entre seus 10 e 11 anos, nessa idade eles entendem as regras e veem varios angulos da mesma, podendo criar novas regras e o grupo vir a aceitar.

Nas seccoes escoterias ha dois "motores". Um e a Lei Escuteira e o outro e o modo de auto-gerencia oferecida pelo Metodo Escuteiro nos pequenos grupos autonomos (patrulhas). A vida em grupo faz as regras serem sempre lembradas e sempre seguidas para manter-se uma vida em comum, na luz da Lei Escuteira.

A Lei Escuteira cobra e ordena valores propostos pelo sistema educacional Escuteiro e que o jovem Lobita naquela idade pode e deve compreender e vivenciar.

Mas a Lei Escuteira e mais do que ordenar a disposicao das ideias. E um codigo de conduta que oferece para o jovem uma opcao para conduzir a vida. E mais, ele e convidado para tomar os valores parte da sua personalidade. Consciente disso mesmo ele precisa de pensar e agir de acordo com os proprios valores.

A Lei Escuteira porem e sempre proposta, nunca imposta.

O balanceamento entre as "actividades distintas" e "actividades habituais" e essencial para o manter a unidade, o espírito Escuteiro, o contacto com a comunidade e com o mundo.

Fortalece o Metodo Escuteiro assegurando a participacao do jovem, a colectividade e assegurando a presenca dos valores. Contribui para criar a atmosfera do Escutismo na Unidade Escuteira e dar ao Escuteiro a experiencia tipicamente Escoteira.

Assegura que o programa corresponde aos interesses e projectos dos jovens respeitando a diversidade. Sao tambem actividades directamente relacionadas com as necessidades presentes na comunidade que cerca o Grupo Escuteiro.

Mas as actividades habituais e distintas sao conectadas, algumas actividades incluem aspectos  majoritarios de uma com um ou mais aspectos de outra.

Todos os membros pertencem a grande Fraternidade Escuteira Mundial, sendo assim, pregam a paz e a proto-cooperacao entre os seres.

A boa accao diaria e inerente a todos os membros, o cumprimento do dever covico, apoio a comunidade, ao proximo, a conservacao dos meios naturais e cooperacao a movimentos semelhantes, e incentivado pelo Movimento Escoteiro.

Em caso de conflito social o Escutismo nao interveem em nenhum dos lados interessados, mas voluntariamente, pode ele ajudar na diminuicao dos efeitos de calamidade publica.


Existem tres vertentes do Escutismo (Modalidade Basica, Modalidade do Mar, Modalidade do Ar), diferenciado somente no foco de suas actividades, mas preservando os valores:

. Modalidade Basica:

A Modalidade Basica, caracterizada pelo Escuteiro tipico, sendo a Modalidade com maior numero de integrantes, apresenta grande flexibilidade de actividades e com formacao geralmente mais voltadas para a actividade excursionista, campismo e montanhismo.

Os acampamentos exigem inumeras tecnicas escuteiras, dentre elas a que se destaca e a Pioneiria, uma forma de suprir a necessidade de moveis e como um modo de proteccao, normalmente constituidas por troncos de madeira e unidas atraves de amarras.

. Modalidade do Mar:

O que caracteriza o Escutismo na Modalidade do Mar e que eles realizam suas actividades preferencialmente na agua, onde quer que exista agua em quantidade e profundidade suficientes para que possa ter uma embarcacao e praticar tecnicas marinheiras, pela navegacao a vela e a motor, pelas viagens e transportes maritimos, pela pesca, pelo estudo da Oceanografia, pela exploracao e pelos desportos nauticos, incentivando o culto das tradicoes da Marinha. A gama de actividades que podem ser realizadas e enorme, indo da tradicional navegacao a Remo ou Canoagem ate Mergulho e Windsurf.

. Modalidade do Ar:

O Escutismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, alem dos valores da Modalidade Basica, o gosto pelo Aeromodelismo, aeroplanos ou aeronaves, pelos problemas de aeroportos, aeronavegacao ou navegacao aerea, aeropropulsao, pelo paraquedismo, e pelos desportos aereos, pelo estudo da Meteorologia e tambem da Cosmografia, pelo mundo Aeroespacial e pela Cosmonautica, incentivando o culto das tradicoes da Aeronautica do pais.

As enfases educativas das modalidades do Mar e do Ar sao sugeridas aos ramos Escuteiro e Senior. No Ramo do Lobito o desenvolvimento nas modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de actividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em projectos de equipas de interesse.


O Fundador do Escutismo Baden-Powell destaca alguns pontos para se ser Escuteiro:

. Vida ao Ar Livre:

O acampamento e o auge da vida de um Escuteiro. O contacto com a natureza e imprescindivel, ja que se afastar da cidade e entrar em contacto com as davidas naturais traz saude e felicidade.

Excursionar faz o escoteiro encontrar novos lugares, descobrindo novas vidas. A aventura tornando-o mais forte e rijo. Com um sorriso no rosto, enfrenta de peito aberto as intemperes.

Mas para acampar e fazer excursoes tem que haver uma preparacao, conhecimento de tecnicas que possibilitem a vivencia nas condicoes mais adversas.

. Conhecimento sobre a Natureza:

Observar a natureza pode trazer grandes beneficios, Baden-Powell na sua obra Escutismo para Rapazes diz que seguir rastos e uma maneira divertida para saber mais sobre os animais, levando a pessoa a um alto nivel de observacao; assim como observar pessoas. E vergonhoso para um Escuteiro nao reparar em algo e outra pessoa mostrar-lhe.

. Os Cavaleiros da Idade Media:

Em uma visao idealizada, os cavaleiros sao lembrados por sua honra. O Escuteiro e equiparado com eles, na medida em que para um Escuteiro a sua honra esta acima de sua propria vida, assim como a sua Patria. E tambem pela hierarquia e fraternidade de um grupo de cavaleiros, da mesma forma que se estrutura uma patrulha Escuteira.

. O Codigo de cavaleiros:

Assim como os cavaleiros tambem os escuteiros seguem alguns codigos de honra, lembrando que sua honra e sagrada; sua Patria; seu Deus estao sempre presentes em sua mente; cortesia para com mulheres, criancas, idosos e mais fracos, tem que ser presente todo o tempo; prestativos sem discriminacao; poupar dinheiro e comida para doar para aqueles que nao podem ter; aprender o manejo de ferramentas que possam defender seus principios; manter-se forte, saudavel e activo para cumprir o Codigo.

O Escuteiro tambem deve praticar boas accoes diariamente, pequenas coisas, mas sempre e nunca esperar algo em troca.

. Salvamento de Vidas:

O Escuteiro tem que estar preparado para salvar vidas, para isso nao basta ler livros, tem que praticar e sentir-se preparado para tal, esse e dos motivos para o lema: Be Prepared, estar preparado para qualquer situacao e agir com frieza e saber o que esta fazendo.

So that others may live.
- Traducao: Para que os outros possam viver.
 
. Resistencia:
 
O Escuteiro tem que estar com o corpo preparado para os desafios, para isso deve manter um excelente condicionamento fisico, ter resistencia para aguentar noites no frio, ja que muitas vezes dormira ao ar livre, assim como banhos diarios.
 
. Ame sua Patria:
 
\Viver pelo prazer, deixando a Patria em segundo plano nao faz a pessoa um Escuteiro, segundo Baden-Powell deve haver sempre accoes que colaborem com a Patria e com  Globo. Ser Escuteiro e ser um bom Cidadao.
 
Minha Patria antes de mim. - Baden-Powell em Escutismo para Rapazes.
 
 
No Escutismo o jovem aprende fazendo, ou seja em forma de actividades.
 
O jovem e o principal da actividade, ele e quem prepara, desenvolve e avalia, com o suporte, ajuda e apoio dos escuteiros.
 
Eles acreditam que as actividades dao aos jovens experiencias que podem influenciar positivamente no seu comportamento.

Exemplificando, plantar arvores e promover seu crescimento, para assim entender mais sobre a natureza; compartilhar bens pessoais com outros para entender o que e solidariedade; cozinhar para o consumo proprio e deixar tudo limpo apos cozinhar, ajudar a incorporar essas actividades essas habilidades no dia-a-dia.

Afirmam tambem que aprender fazendo e aprender descobrindo, o resultado e que o conhecimento, atitudes e habilidades sao assimiladas de uma forma mais profunda e duradoura.

Embora as experiencias e a realizacao de objectivos pessoais sao coisas essencialmente individuais, as actividades fixas e variaveis sao quase sempre feitas em grupo e envolvem toda a patrulha, grupo ou toda a unidade Escuteira. No entanto, certas actividades fixas sao realizadas individualmente, como ingressar na unidade, aceitar uma responsabilidade dentro de uma patrulha, fazer a Promessa...

Certas actividades variaveis tambem sao realizadas individualmente, como actividades de Back-up, tarefas pessoais dentro de uma actividade, tarefas pessoais dentro de uma actividade de grupo ou de proficiencia. Actividades de Back-up sao tarefas especificas dentro ou fora das patrulhas, que sao sugeridas para um jovem pelo Monitor da patrulha ou pelo Escuteiro, a fim de adquirir experiencias que irao ajuda-lo a reforcar um tipo de comportamento que tem sido dificil de alcancar.

Essas actividades nao sao normalmente ligadas ao resto das actividades de patrulha ou da unidade Escuteira e nao necessitam ser planejadas ou efectuadas dentro de um circulo de determinado programa. Eles resultam do dialogo em curso entre o jovem em questao e os outros membros da patrulha, o Monitor da patrulha ou de um Lider adulto.

Tarefas pessoais, dentro de uma actividade de grupo, sao as pequenas tarefas individuais que cada jovem tem a responsabilidade de realizar para ajudar a alcancar um objectivo comum.

As actividades sao divididas  em habituais e distintas.

Na primeira sao actividades com a mesma forma, geralmente relacionadas ao mesmo tema, tem tambem a funcao de criar a atmsfera Metodo Escuteiro,  contribui de um modo geral para o atingir os objetivos educacionais.

Isso inclui cerimonias, acampamentos e qualquer outra actividade rotineira, como tambem a simples manutencao de equipamentos, jogos ou cancoes...

As "Actividades Distintas", sao actividades amorfas, sem temas especificos, dependentes do interesse do jovem, nao se repetem a menos que o jovem ache necessario e nesse caso deve haver um intervalo consideravel de tempo entre uma e outra, contribui objectivamente para um ou mais topicos do sistema educacional.

Visitas a certos locais, aprender a reciclar papel, sa exemplos de "Actividades Distintas".

As actividades ocorrem com certa periodicidade e existem dois tipos de encontros a de patrulhas e a de Unidades Escuteiras.

O encontro de Patrulha ocorre pelo menos uma vez por semana, dependendo tambem dos interesses e da propria disponibilidade dos escuteiros, pode ocorrer tambem mais de uma vez por semana. Um desses encontros coincide usualmente com o encontro da Unidade Escuteira.

Esses encontros  podem ocorrer na casa de algum dos membros da Patrulha, no local de onde costumam praticar e realizar os encontros da Unidade Escuteira, no campo, ou em outro lugar que for apropriado para a mesma actividade e reuniao. O encontro da Patrulha nao precisa ter a presenca de todos os membros, as vezes somente dois ou poucos mais membros podem unir-se para um tema especifico, o que ocorre normalmente com qualquer jovem dessa idade.

O proposito e pre-selecionar, selecionar, preparar ou avaliar actividades; participar de algum projecto, assegurar que o encontro do Conselho da Unidade Escuteira aconteca. Mas tambem pode ser um encontro informal, como um grupo de jovens.

O encontro da Unidade Escuteira ocorre usualmente aos fins-de-semana e podem durar em torno e tres horas. O encontro da Unidade Escuteira ou do Grupo Escuteiro ocorre em um local determinado, normalmente cedido pela comunidade local.

Ele comeca pontualmente com uma abertura, simbolica: Hastear a bandeira, fazer uma oracao ecumenica, entoar os canticos ou gritos de patrulha. Entao sao dadas as noticias principais e os jovens sao encaminhados para as actividades do programa.

O encontro alterna entre actividades de patrulha e da Unidade Escuteira, e quando estao desenvolvendo as actividades os escuteiros avaliam os mais jovens ou seja os lobitos, tanto como individuos quanto em grupo. Elas tambem variam quanto a estrutura e ritmo, pois podem haver actividades externas, por exemplo, onde ha interacao com a comunidade, com a natureza, ou ainda com outro grupo ou Unidade Escuteira.

Os escuteiros nao sao orientados e sao desestimulados a padronizar as actividades, lembrando que a Unidade Escuteira e essencialmente suportada e organizada pelo sistema de patrulhas. O ideal e que a Unidade Escuteira trabalhe como uma unidade feita pelo jovem e nao ditada pelo ritmo imposto pelo Escuteiro.

O fim da actividade assemelha-se com o inicio, com o arriamento da bandeira, uma oracao ecumenica. Mas ha tambem a limpeza do local utilizado e as vezes discussoes sobre a administracao.

O acampamento e a mais importante das actividades habituais. O Metodo Escuteiro nao faz sentido sem a vida ao ar livre. - CNE.

Os escuteiros acampam normalmente entre tres a seis vezes por ano, tentando acumular um total de no minimo quinze dias acampados. Dependendo da seccao, acampamentos duram de dois a cinco dias, excepto pelo acampamento que finaliza o ano que tem em torno de dez dias.

Um calendario anual de um Grupo Escuteiro seria algo assim:

. Um acampamento de dois dias a cada semestre.
. Um acampamento de tres a cinco dias nas ferias nao principais.
. Um acampamento de dez dias, durante o Verao ou nas ferias mais longas dos jovens.
Comprometendo-se a no meio do desse acampamento encerrar o "ano escoteiro".

Acampar e uma actividade que envolve outras actividades, mantendo-se dentro do programa, durante o acampamento jogos de escalada, Fogo-de-Conselho, exploracao e algumas outras, essas actividades sao para o desenvolvimento do jovem. Acampamento nao e somente uma versao expandida das actividades normais, sao actividades que oferecem contacto com a natureza e desenvolvimento da observacao.

As excursoes sao actividades curtas que duram de um a dois dias, organizadas pelas patrulhas e podem acontecer em qualquer momento do ano dentro do "Calendario Escuteiro".

Os acamapamentos e as excursoes sao ambas actividades voltadas para aumentar o contacto com a natureza, tambem a exploracao de novos territorios com um grupo de amigos.  Ajuda o jovem a desenvolver autonomia, exercitar a responsabilidade e superar barreiras e fortalece a coesao entre a Patrulha. Tanto no acampamento quanto nas excursoes a intencao e que os escoteiros:

. Redescubram o ritmo natural;
. Utilizem os seus sentidos e desenvolvam a imaginacao;
. Percam o medo do desconhecido;
. Descubram a importancia da solidariedade, do trabalho em grupo e as limitacoes do grupo;
. Experimentem a vida simples e condicoes rudimentares;
. Encontrem-se cara-a-cara com eles mesmos;
. Maravilharem-se com a criacao e renovam os questionamentos ou certezas sobre Deus.


Entre as varias actividades estao envolvidos varios tipos de jogos que podem ser vistos sob duas perspectivas:

Primeira, o jogo como uma atitude. Dessa perspectiva, jogar e aproximar-se de um estilo de ser, um jeito de fazer. Esse e o ponto de vista de quem encara as coisas de modo optimista e sempre com bom-humor, permitindo que a vida o supreenda. Essa atitude e introduzida para as criancas atraves do Metodo Escuteiro, como se esse fosse um "grande jogo" que cada Escuteiro se apropria dele e torna e o que torna o Escutismo atraente. Essa atitude "brincalhona" e o que faz os jovens deixarem suas inibicoes de lado.

Segundo, jogos podem ser vistos como actividades , um modo espontaneo de descobrir-se e descobrir outros e o mundo. Jogar implica experimentar, ver o que tao longe pode-se chegar, aventurar-se, esforcar-se e alcancar. Jogar com outros envolve compartilhar, ajudar um ao outro, organizar-se, aprender a ganhar e perder. Dessa perspectiva, jogar e um modo de entrar na vida em sociedade, assim como na vida cotidiana, onde a regras a serem seguidas e respeitadas.

Organizar jogos atraem jovens e facilita a aprendizagem. Na organizacao cada participante tem a responsabilidade cumprir as suas obrigacoes com inteligencia e habilidade, tem que estar focado naquilo que faz, caso ele falhe a sua equipa falha.

Os escuteiros tambem aprendem que nao podem ganhar sempre, tambem que os mais habilidosos devem partilhar as suas habilidades com os menos aptos.

Passos definidos pela Organizacao Mundial do Movimento Escuteiro (OMME) para um bom jogo:

. Ter uma gama de jogos e escolher o correcto para cada ocasiao;
. Preparar-se para ele o tanto o quanto for necessario;
. Implementar regras simples para nao haver espaco para ambiguidade e explica-los claramente, deixando explicito como jogar e, se for o caso, explicar como se ganha e como se perde;
. Deve-se incentivar jogos onde os escuteiros adultos nao participem dos jogos;
. Nao se deve interromper o jogo a menos que haja alguma razao bem forte que justifique tal acto;
. O jogo deve acabar antes dos jovens perderem interesse nele, assim pode-se aplica-lo novamente;
. Deve-se garantir o respeito pelo perdedor e dar merito ao vencedor;
. Os jogos nao devem ter uma alta incidencia, nao repetir os mesmos jogos;
. Tem que existir uma avaliacao dos jogos e dos seus participantes e deve haver alguem designado para realizar tal tarefa.

Nao ha uma fase para contar historias, mas entre os 11 e 15 anos de idade o jovem e tipicamente curioso (fase em que deixou de ser Lobito e ja e Junior), ama ter aventuras e sentem prazer em se perder no desconhecido e no misterio. Os jovens sempre apreciam uma boa historia, uma boa anedota (gosta de ouvir uma boa anedota e depois contar a mesma vezes sem conta), ou ainda, uma lenda com certo impacto, especialmente se essa contem elementos simbolicos ja presentes na cabeca do jovem.

Historias sao vistas como bons temperos: pouco e tao ruim quanto muito. Por esse mesmo motivo, os escuteiros as introduzem em certas oportunidades, como um acampamento, um fogo de conselho, longas caminhadas. As historias servem de exemplo para os escuteiros tambem como ferramentas para exemplificarem valores, mostrarem modelos socias, incentivarem a imaginacao ou ainda mostrar situacoes que devem ser seguidas ou simplesmente rejeitadas.

O jovem pode inventar e criar historias para emponderar seu repertorio. Isso encorajora-o a desenvolver a criatividade e a habilidade de inventar situacoes magicas. O testemunho de exploradores, inventores e cientistas geralmente sao historias verdadeiras, mas nada impede o Escuteiro de ler ficcoes de boa Literatura Universal, especialmente criada para jovens.

O som e a danca sao extremamente importantes para o desenvolvimento das habilidades artisticas do jovem, aprendendo a lidar com seu corpo e se socializando. Cantar e dancar sao actividades que aproximam as pessoas, ajuda a superar inibicoes e a elevar o espirito. Cada cultura tem as suas musicas, mas e importante que haja o incentivo ao canto e a danca dentro do Movimento Escuteiro, para que eles recebam esses beneficios, mas muitas unidades escoteiras nao cantam, reflexo de seus escuteiros nao cantarem e isso deve ser evitado.

As cancoes nao necessitam ter o "Tema Escuteiro", ou ser uma Musica Folclorica. As musicas veem dos jovens, que incorporam as que mais lhe agradam, so se deve prezar para que as mesmas nao fujam  dos valores ou do espirito Escuteiro, ou seja, ter uma tematica adequada.


O Fogo-de-Conselho da Unidade consiste basicamente  em uma reuniao artistica ao redor do fogo, dura normalmente entre uma hora a uma hora e meia. Ele e uma "diversao planejada" que mistura sons, pequenas esquetes, pequenas historias, dancas e outras actividades artisticas apresentadas pelos jovens. O Fogo-de-Conselho e normalmente organizado em aniversarios importantes para todos, no fim da programacao, na ultima noite e em ocasioes semelhantes.

O bom Fogo-de-Conselho pela OMME (Organizacao Mundial do Movimento Escuteiro):

, O Programa do Fogo-de-Conselho deve ser preparado com antecedencia. Todos os jovens e suas patrulhas devem participar, seguindo o que foi decidido pela Unidade Escuteira;
. Todo o Escuteiro tem um papel dentro da actividade, mesmo que na organizacao, mantenha a atmosfera artistica no numero de suas patrulhas;
. A apresentacao da Patrulha deve ser curta, variada e de bom gosto;
. Cada Unidade Escuteira tem seus rituais para acender e encerrar o fogo, isso da a celebracao um sabor, uma tradicao e um sentido adequado ao momento;
. Com as actividade do dia, o Fogo-de-Conselho deve comecar animado e calmamente ir atenuando seu ritmo e se tornando mais sobrio, concluindo-se com um momento de reflexao e oracao;
. No campo, o fim do Fogo coincide com a hora de dormir dos jovens, a menos que haja um breve intervalo.
.O Fogo-de-Conselho pode ter um tema principal e particionado em actividades menores, como as esquetes.

Actividades variaveis ou distintas, sao actividades que envolvam actividades alem do Escutismo, mas mantendo os mesmos valores, essas devem ser desafiadoras, uteis, gratificantes e atractivas sendo essas as unicas restricoes, segundo a propria OMME.

Sobre a exigencia:

. Desafiadora: significa que se deve envolver um desafio proporcional a habilidade dos jovens, estimula-los a fazer o melhor. Uma actividade que exige menos esforco do que os jovens sao capazes de nao adicionar nada as suas competencias, nem incentivar o desenvolvimento de novos conhecimentos, atitudes ou habilidades. Por outro lado, se o desafio é muito alem de suas habilidades e nivel de maturidade, os jovens tendem a perder o ímpeto e nao vai atingir o comportamento desejado.

. Util: significa que as actividades devem ter como objectivo gerar experiencias que propiciam a aprendizagem real.

 Para serem consideradas actividades educacionais, no calor do momento, devem ser mais do que apenas diversao, ou cheias de accao. Elas devem ter foco no desenvolvimento pessoal, em outras palavras, elas devem oferecer oportunidades para se praticar desejados padroes de comportamento.

. Gratificante: elas devem dar aos jovens o sentimento de que vao conseguir algo atraves da actividade, ou porque ha alguma vantagem para ser adquerida ou porque ira satisfazer alguma necessidade ou desejo.

. Atraente: Significa que cada actividade deve despertar o interesse dos jovens e entusiasmo. Isso pode ser simplesmente por gosto, porque e original ou porque se sentem comprometidos com um valor que esta implicita nele.

                                               
Temas:

Actividades distintas podem envolver os mais diversos assuntos, basicamente em funcao dos interesses dos jovens e as necessidades da comunidade em que a Unidade opera o Grupo Escuteiro. Os temas ou grupos de temas, que aparecem com mais frequencia entre as actividades variaveis de uma Unidade Escoteira sao:

. Tecnicas manuais e habilidades;
. Reflexao, autoconhecimento e conhecimento do proximo;
. Desportos;
. Diferentes tipos de artes;
. Conhecimento e proteccao da natureza;
. Servico comunitario;
. Vida familiar;
. Compreensao intercultural;
. Direitos humanos e democracia;
. Educacao para a paz e desenvolvimento.

O facto de que esses sao temas mais comuns para as actividades distintas de forma alguma exclui outras areas que tambem possam ser do interesse dos jovens ou relevantes para suas comunidades. No entanto, deve-se lembrar-se que, em conformidade com seu metodo de ensino, o Escutismo proporciona prioridade para aqueles que estao relacionados a jogos, servicos e a natureza.

A duracao das actividades distintas e muito relativa: Ha activiades espontaneas ou instantaneas que sao quase sempre "actividades de surpresa" e destinam-se a captar a atencao dos jovens, criar um momento de diversao ou preencher algum tempo imprevisto. Todos os monitores e escuteiros precisam ter um estoque pronto de actividades, a experiencia demostra que eles sempre serao necessarios. Alguns podem assumir a forma de um jogo ou musica.

As actividades de curta duracao, geralmente ocupam uma unica reuniao, exemplo uma apresentacao acerca de uma Lei Escuteira, e actividades de media duracao podem durar de duas a tres semanas (por exemplo: depois de aprender um metodo de reciclagem de papel, os jovens podem fazer um livro de patrulha com folhas que fizeram).

As actividades de longa duracao podem durar mais de um mes ou ate mesmo um programa conjunto em ciclo, ou demorar varios dias, durante um acampamento (por exemplo: escolher uma melodia, compor uma musica, fazer os instrumentos para tocar, organizar um festival, apresentam as musicas e escolher um numero vencedor). Neste caso, todas as patrulhas estao engajadas na mesma actividade, mas trabalham separadamente.

Os projectos sao de medio ou longo prazo tipo actividades de duracao, que envolvem um conjunto de actividades complementares realizadas pelas patrulhas a fim de alcancar um comum objectivo(por exemplo: para preparar uma festa de Natal em um lar para idosos que envolve presentes, fazendo e preparando numeros artisticos, a decoracao do local coordenando com a gestao do estabelecimento, a obtencao de recursos e muitas outras tarefas). Neste caso, as patrulhas realizam diversas actividades que contribuem para o sucesso do grupo. O comprimento de uma actividade e relevante para  planejamento, para os jovens, para os escuteiros na proposicao, seleccao e elaboracao dos mesmos.

As actividades espontaneas nao precisam ser planejadas e podem nao estar incluidas no calendario das actividades. As mesmas normalmente sao propostas pelo Chefe de Patrulha ou pelo Escuteiro. Actividades de curta duracao devem estar no ciclo do programa de planejamento, mas uma actividade do mesmo tipo tambem pode ser aplicada para substituir outra que nao pode ser realizada devido a circunstancias imprevistas. No primeiro caso, a participacao dos jovens nas propostas e na seleccao, e obviamente maior que no caso do segundo, em que o Monitor da Patrulha ou o adulto responsavel traz a actividade do seu "estoque" para estas situacoes.

Actividades de media e longa duracao sao as mais frequentes nas actividades escuteiras. Estas resultam de propostas dos jovens atraves de suas patrulhas e necessitam de muito apoio dos escuteiros no planejamento, ja que exigem uma combinacao de diferentes tipos de actividades complementares.

Para uma maior dinamicidade ou ate por uma questao de disponibilidade, pode haver mais de uma actividade ocorrendo ao mesmo tempo. Um exemplo e a plantacao de algo, ha uma necessidade de espera para que a actividade esteja concluida, o tempo da planta crescer, ate la ocorrera outras actividades em paralelo.

Proficiencia ou Especialidade sao actividades que tem como objectivo incentivar os jovens a adquirirem e praticarem habilidades em areas especificas, desenvolverem aptidoes inatas e explorarem novos hobbies. Como resultado, as mesmas actividades elevam a auto-estima dos jovens atraves da confianca que vem com uma destreza. As actividades podem ser agrupadas em conjunto de:

. Ciencia e tecnologia;
. Expressao, cultura e a arte;
. Desportos;
. Servico a outros;
. Vida na natureza.

Uma proficiencia que oferece a oportunidade de explorar um novo campo de conhecimento, faz com que o jovem saiba mais sobre o tema escolhido, o Escutismo procura tambem fazer com que  jovem efectue algum servico usando os novos conhecimentos. O mais importante e ter a oportunidade de fazer as coisas e aprender com a experiencia adquirida e alcancada com o resultado. Uma vez que se precisa de certa quantidade de informacoes para fazer efectuar esse tipo de actividade, os jovens sao primeiro incentivados a procurar informacoes para eles mesmos. Os jovens sao tambem encorajados a aprender por si proprios atraves das actividades que fazem, ou tem em plano fazer. O Monitor incentiva esta busca de informacoes, apresentando o tema, estimulando o jovem para fazer novas descobertas e ajudando a que eles tirem novas conclusoes sobre o processo. Excepcionalmente e somente se o processo de auto-informacao se revelou insuficiente, o Monitor pode proporcionar o conhecimento directamente . Pela mesma razao, os requisitos para reconhecer a competencia so podem vir a ser avaliados por aquilo que o jovem fez realmente. Um Fotografo que expoe as fotos que tirou ou uma Actriz que representa um esquete no Fogo-de-Conselho, ambos acabam por mostrar o que conseguiram aprender e demostraram as respostas certas sobre a medicao de luz ou tecnicas de linguagem corporal. A avaliacao sera ainda melhor se o jovem demostrar, para alem da forma, como a proficiencia permitiu que constituissem um servico util a outras pessoas. O Fotografo poderia ilustrar o problema de leitos na area local e a Actriz poderia participar de uma peca num lar de idosos. Isso ajuda os adolescentes a experimentarem a sensacao de aprofundar sua integracao social atraves da aprendizagem para si proprio e para outros. O emblema proficiencia, assim, testemunha a vontade do perito jovem a servir os campos da sua proficiencia.



Apesar do numero de escuteiros parecer elevado em numeros absolutos, e pouco relevante se analisado demograficamente.

Os dez paises com maior numero de escuteiros:

1. Indonesia. - 8,100,000,1912 escuteiros.
2. Estados Unidos da America. - 7,500,000,1910 escuteiros.
3. India. - 4,000,000,1909 escuteiros.
4. Filipinas. - 2,300,000,1910 escuteiros.
5. Tailandia. - 1,250,000,1911 escuteiros.
6. Reino Unido. - 1,000,000,1907 escuteiros.
7. Bangladesh. - 1,000,000,1920 escuteiros.
8. Paquistao. - 590,000,1909 escuteiros.
9. Quenia. - 420,000,1910 escuteiros.
10. Coreia do Sul. - 280,000,1922 escuteiros.

Como se pode ver os adeptos do Escutismo em alguns paises sao em numero maior que os habitantes de alguns outros paises porem em alguns paises o Escutismo nao e ainda praticado sobretudo e em alguns casos devido ao severo regime politico como sao os casos mais conhecidos de Cuba, Birmania, Laos e Coreia do Norte.


Simbologia do Escutismo:

. Flor-de-Lis:

A Flor-de-Lis e o simbolo do Escutismo a nivel mundial, a origem deve-se a utilizacao da mesma em cartas nauticas representando o Norte com a sua ponta, assim como uma rosa dos ventos, alem de ser o simbolo da Monarquia Francesa desde o Seculo XII.

Baden-Powell entao a escolheu como representacao do movimento que ele proprio criara, pois idealizava a direccao que o Escutismo seguiria desde entao, a Flor-de-Lis para os franceses representava tambem a pureza de espirito, luz e perfeicao, atributos incorporados no Escutismo ate os dias de hoje.

. Chapeu e lenco Escuteiro:

Tal como Frederick Russell Burnham, Baden-Powell era um Batedor Militar. Depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, Burnham introduziu Baden-Powell ao ponto de ebulicao a maneira do Oeste americano e do Woodcraft, e aqui ele usou seu Chapeu Stetson e Lenco Escuteiro pela primeira vez.

Hoje em dia, o uso das cores dos lencos entre as diferentes associacoes e paises, mas a honra que lhe devemos sera sempre igual. Usado geralmente em cerimonias, o lenco e enrolado, colocado ao redor do pescoco e entao preso com um anel. Cada Organizacao Escuteira tem liberdade para definir as cores e o emblema de seu lenco. E uma tradicao em acampamentos e eventos ao redor do mundo trocar lencos com outros escuteiros, sendo que alguns chegam mesmo a formar verdadeiras coleccoes.

. Aperto de mao:

Diferente do habitual aperto com a mao direita, o Escuteiro se cumprimenta com a mao esquerda, devido a uma passagem vivida por Baden-Powell, aonde o Chefe de uma tribo indigena estendeu a mao esquerda, com o argumento de que para tal ele teria que largar o escudo, depositando toda a sua confianca no outro, mesmo que esse fosse seu adversario.

. Sinal Escuteiro:

Com os dedos Medio, Indicador e Anular unidos, simbolizando os tres pilares da Promessa Escuteira (Deus, Patria e o Proximo), e o Polegar se sobrepondo ao Minimo, indicando a proteccao do mais forte para com o mais fraco.

. Saudacao Escuteira:

Em todas as esferas, todos os membros do Movimento Escuteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saudam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar. A tradicional saudacao tambem e realizada para cumprimentar as autoridades, durante cerimonias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. A posicao dos dedos, e a do Sinal Escuteiro, mas ligeiramente de lado a frente da testa.
                                                                       

O  Escutismo respeita e estimula os jovens a buscarem ou participarem de uma Religiao, seja ela qual for, e nao impoe determinada Religiao. Incentivando ainda, o jovem a seguir os preceitos que ela lhe apresenta.

Deus e sempre presente no dia-a-dia do Escuteiro, e se espera que ele esteja no coracao de todos os jovens.

Deus e muito mais do que comprometimento. Ele nao e apenas uma grande presenca devido a Promessa. Ele e uma parte da vida do Escuteiro, mas alem disso em todas as relacoes interpessoais Deus tem que estar presente.

A Promessa contem um profundo comprometimento para com Deus. Assim, a primeira promessa que um Escuteiro faz e prometer amar a Deus, ja que o amor e uma dadiva cedida por Ele. Mas amar a Deus nao significa amar somente a ele e sim dedicar o amor aos outros, a familia, aos amigos, as coisas criadas por ele e a Patria.

E obvio que a visao do amor a Deus depende da cultura e da Religiao de cada ser e isso e respeitado.

O Escutismo algumas vezes tornou-se controverso, tanto na America do Sul como por movimentos da Resistencia Nacionalista na India. Entre uma das criticas ao movimento criado por Baden-Powell estava a nao-permissao de jovens homosexuais em alguns paises. O Escutismo foi introduzido em Africa por militares britanicos como um instrumento de dominio colonial, afim de legitimar a supremacia do Imperio Britanico nos lugares conquistados. Tambem sofreu criticas ao longo dos anos por nao permitir a presenca de ateus no movimento, embora em alguns paises, actualmente, seja permitido a entrada e presenca de jovens ateus no Movimento Escuteiro.

Em certos paises comunistas, na maioria dos paises facistas no Seculo XX e em alguns paises do regime totalitario, ha tempos atras, a pratica do Escutismo foi proibida. A URSS baniu o Escutismo em 1922, criando um movimento adaptado chamado Organizacao Pioneira da Uniao Sovietica. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a pratica do Movimento Escutista foi banida da Alemanha, Italia, Japao, Hungria e Romenia. Em contrapartida. Em Portugal foi criada a Mocidade Portuguesa (1936-1974). O governo romeno criou a Strajeria. Actualmente o Escutismo esta presente em todos os paises do mundo, com excepcao para de Cuba, Coreia do Norte, Laos, Birmania e na Republica Popular da China, excepto nas regioes administrativas especiais de Hong Kong e Macau.
 

Dados pessoais da Organizacao do Escutismo:

Nome: Movimento Escuteiro.
Pais: Mundial.
Sede: Genebra, Suica.
Data da Fundacao: 1907.
Local da Fundacao: Inglaterra.
Fundador: Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (83 anos).
Membros: 30 milhoes de associados.

Quase a terminar esta cronica nao queria deixar de salientar que para se ser um verdadeiro Escuteiro e preciso cumprir-se com os ideiais do Escutismo e contra a tudo e contra a todos cumprir com os seus principios. Aquilo que alguns escuteiros juniores faziam no meu tempo aos mais novos era algo completamente contra aos ideais da pratica do Escutismo e tanto que era que os senioress e caminheiros chegaram mesmo a criticar tais atitudes. Apesar de tudo aconselho e incentivo qualquer jovem a pratica dos Escutismo pois entre outras coisas acredito que quando se segue verdadeiramente os ideais do mesmo movimento o mesmo faz de criancas e jovens grandes homens, mulheres e pessoas dignas e honradas.

Para se ser Escuteiro e preciso ser-se Escuteiro e nao ser-se Escuteiro so porque o pai ou a mae sao escuteiros ou a rapariga de quem se gosta e Escuteira.

Termino esta cronica que nao e de todo uma das minhas favoritas mas que me fez recuar na minha infancia e peco desculpa pela demora mas devido a problemas de saude durante alguns dias estive impossibilitado de escrever e nem me recordava bem de muitas coisas que escrevi aqui mas agora que as coisas voltaram ao normal e seguir para a frente. Caro(a) leitor(a) espero que a mesma cronica tenha sido do seu agradado e faco votos para que lhe possa oferecer um novo momento de leitura brevemente.

                                                                                                             Manuel Goncalves































 
 
 
 
 
















































2 comentários:

  1. Tambem fui Escuteiro e pelo que descreve no seu agrupamnento o que os Juniores faziam aos mais novos era tudo menos por em pratica o espirito do Escutismo.

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  2. Depois de ler, fiquei a saber quase tudo sobre este movimento. Sim, ele é uma boa contribuição para tornar as crianças e os adultos melhores pessoas.
    Desejo uma total recuperação ao autor, cá ficamos a aguardar mais notícias :)

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