Página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O Massacre do Dia de Sao Valentim



O Dia de Sao Valentim esta associado aquele que talvez considere a nivel universal ser o dia mais romantico do ano, para alguem romantico como eu e sempre uma data que jamais se pode esquecer mesmo quando nao se tem namorada.

O caso que apresento agora nesta cronica passou-se no Dia de Sao Valentim o chamado Dia dos Namorados mas considero que de nada teve a sua parte romantica e que somente teve a coincidencia de se ter passado na mesma data tendo ao que me parece ter-se tratado de um acerto de contas entre dois grupos mafiosos rivais da mesma cidade, Chicago nos Estados Unidos, durante o dificil tempo da Era da Lei Seca nos Estados Unidos (1920-1933) o que viria a dificultar ainda mais o trafico e outros tipos de crimes pela falta de comercializacao.


E quem mais teria de estar com o nome envolvido neste massacre senao aquele que e consierado um dos maiores mafiosos de todos os tempos, Alphonse Gabriel "Al" Capone (1899-1947) mais conhecido como Al Capone.


O Massacre do Dia de Sao Valentim ou Massacre do Dia dos Namorados e o nome pelo qual ficou conhecido o assassinato de sete pessoas ocorrido em 7 de Fevereiro de 1929 no Lincoln Park, em Chicago, durante a Era da Lei Seca nos Estados Unidos. Foi causado por um conflito entre duas poderosas quarilhas da cidade. As quadrilhas eram o "Gangue do Lado Sul", liderada pelo famoso Gangster italo-americano Al Capone, e a "Gangue do Lado Norte", cujo o Lider era o polaco-irlandes, George Clarence "Bugs" Moran (1893-1957) mais conhecido como Bugs Moran. Tambem membros da antiga quadrilha Egan's Rats (1890-1924), tambem foram suspeitos de terem participado do sangrento massacre, apoiando, Al Capone.

Na manha do Dia 14 de Fevereiro de 1929, Dia dos Namorados (Dia de Sao Valentim), os corpos de seis membros da quadrilha de "Bugs" Moran e outro homem, Reinhardt H. Schwimmer (1898-1929) foram encontrados caidos ao lado de um muro da garagem da SMC Cartage Company (North Road Clark, 2122) no Lincoln Park, em Chicago, no Lado Norte da cidade. Os corpos eram todos de homens e tinham sido assassinados com varios tiros, provavelmente por criminosos comandados por Al Capone, tanto locais como provavelmente por pistoleiros de fora da cidade. Dois homens que estavam com uniformes da Policia de Chicago foram vistos na garagem na hora do crime, conforme relato de algumas testemunhas. Uma das vitimas foi encontrada em estado agonizante, Frank  enberg (1893-1929), era um Matador de Aluguer, quando lhe perguntaram quem o havido baleado, apenas respondeu: "I'm not gonna talk - nobody shot me" ("Eu nao vou falar - ninguem me baleou"). Foram no entanto contados 14 ferimentos de bala em seu corpo. Al Capone tinha partido para a Florida de ferias.

A hipotese mais aceite como provavel e a de que o massacre tenha sido resultado do plano da quadrilha de Al Capone para eliminar Bugs Moran, que se tornara o grande Chefe da Quadrilha do Lado Norte apos ter substituido Charles Dean O'Banion (1892-1924), assassinado cinco anos antes. Jack "Machine Gun Jack" McGurn (1902-1936) conhecido como Jack McGurn e nascido Vincenzo Antonio Gibaldi que era um Gangster siciliano-americano. Ele foi o principal suspeito de ter chefiado o crime. O massacre teria sido planeado por Al Capone por varias razoes: como retaliacao por uma tentativa mal-sucedida de Frank Gusenberg e seu irmao Peter Gusenberg (1888-1929) de matarem Jack McGurn, pouco tempo antes, no comeco daquele ano; a cumplicidade do Lado Norte no assassinato de Pasquale Lolordo (1887-1929) um decendente de italianos nascidos nos Estados Unidos tambem conhecido como Pasqualino or "Patsy" e de Antonio Lombardo (1891-1928) tambem conhecido como "Tony the Scourge"; e a concorrencia de Bugs Moran no contrabando de bebidas no suburbios da cidade.

Foi aceite a hipotese de que os homens do "Lado Norte" foram a garagem com a suposta falsa promessa da divisao de carga de whisky vinda da Cidade de Detroit fornecidas pela Purple Gang (1919-1932) tambem conhecida como Sugar House Gang. Contudo, mais recentemente, foram apresentadas outras hipoteses: observou-se que todas as sete vitimas (excluindo o Mecanico, John May (1894-1929) ) estavam vestidos com as suas melhores roupas, logo demostra que nao estavam ali para fazer trabalhos pesados como carregar uma carga de whisky, o que sugeriu que pretendiam viajar nos camioes para ir buscar a carga de bebida. O verdadeiro motivo para o crime ser cometido nunca foi conhecido sendo ainda um misterio.

Quatro homens estavam na entrada do predio, dois deles vestidos com uniforme de policias, foram os que atiraram em Moran e nos seus comparsas. Antes da chegada de Moran, Al Capone usara dois pistoleiros nao identificados em salas alugadas no armazem do outro lado da rua, para fazerem a vigilancia.

Por volta das dez e meia da manha, quatro homens chegaram ao armazem em dois carros: um Cadillac Sedan e um Peerless, ambos com aparencia de carros de detectives. Dois homens estavam vestidos com o uniforme de policiais e os outros dois estavam vestidos com roupas civis. A quadrilha de Moran foi ao armazem, mas o mesmo acabou por nao entrar. Foi dito que Moran se aproximara do local, mas parara apos avistar os carros e saira dali. Outras informacoes adiantam uma versao um pouco diferente, foi dito, que Moran chegara atrasado e, por isso, nao foi morto, acabando por ele, que certamente era o alvo principal a abater por sobreviver, nao sendo morto.

Os pistoleiros teriam confundido alguns dos homens da garagem como sendo Moran e outros membros da quadrilha (principalmente Albert Weinshank (1893-1929), que tinha a mesma altura, fisico e aparentemente fazia lembrar Moran o que pode ter confundido os pistoleiros). Foi dado o sinal para que os pistoleiros entrassem no armazem. Os dois falsos policias, carregando metralhadoras, sairam do Peerless e entraram no predio por duas portas. La dentro eles encontraram os comparsas de Moran, um sexto homem chamado, Reinhart Schwimmer (1898-1929), que nao era conhecido como sendo membro de qualquer quadrilha criminosa, e o ja referido, John May, um Mecanico de carros que provavelmente prestava servicos aos bandidos. Os pistoleiros ordenaram que os homens ficassem em linha junto a parede. Aparentemente nao houve qualquer tipo de resistencia, pois devem ter acreditado tratar-se mesmo da Policia, fazendo uma exibicao para sairem bem nos jornais do dia seguinte.

Entao, os dois falsos policias abriram a porta que dava para a Clark Road e os outros dois do cadillac entraram. As rajadas de metralhadoras comecaram, vindas das submetralhadoras Thompson (1921). Foram contadas setenta balas de armas disparadas no local.

Alertados pelo ladrar de um cao, os moradores proximos do local chamaram a Policia. Quando as autoridades chegaram ao local o cao de John May, Highball, alem de Frank Gusenberg, eram os unico sobreviventes. As fotos do crime foram tiradas pelo Fotojornalista Japa-americano, Jun Fujita (1888-1963) e publicadas no Chicago Daily News (1875-1978).


As vitimas:

1. Peter Gusenberg. - Um dos principais homens de Moran.
2. Frank Guenberg. - Era irmao de Peter Gusenberg e tambem de outro Assassino. Inicialmente foi o unico homem a sobreviver ao massacre mas morreu 3 horas depois da chegada da Policia.
3. Albert Kachellek (1887-1929). - Conhecido como "James Clark", era o braco direito de Moran.
4. Adam "Frank" Heyer (1889-1929). - Era o Contabilista e Chefe Admnistrativo de Moran.
5. Reinhart Schwimmer. - Acompanhante dos criminosos mas nao era na verdade um deles, nao fazia parte da quarilha de Moran.
6. Albert Weinshank . - Era o homem que limpava o terreno para as operacoes de Moran. Possivelmente foi confundido com o mesmo Moran.
7. John May. - Era um Mecanico, tinha mulher e sete filhos, o que provavelmente o levava a aceitar trabalhar para os bandidos.

Primeiramente a Policia de Chicago foi apontada como tendo a autoria do massacre, mas os 255 detectives nao puderam ser incriminados. Entao os investigadores foram atras do Purple Gang, pois era sabido que eles forneciam as bebidas para Moran. Apenas os irmaos Keywell foram mantidos como suspeitos de terem participado no crime. Uma semana depois do massacre, o cadillac foi encontrado desmontado e parcialmente queimado em uma garagem. Esta ficava proxima do Circus Cafe, de propriedade de Claude "Screwy" Maddox (1901-1958), um Bandido de St. Louis ou Saint Louis, no Estado do Missouri, e aliado de Al Capone.

Os detectives descobriram conexoes com os membros da antiga quadrilha Egan's Rat's daquela cidade e chegaram a anunciar de que o Ladrao e Matador de Aluguer, Fred Burke (1893-1940) tambem conhecido como Fred "Killer" Burke e James Ray eram os dois criminosos difarcados de policias. Esses eram ja conhecidos por usarem desses artificios para enganarem as vitimas. A Policia indicou Joseph Lolordo como sendo um dos atiradores assassinos. O irmao dele, Pasqualino, tinha sido morto recentemente pela  quadrilha do "Lado Norte". Outros suspeitos apontados pela Policia foram o Italo-Americano, John Scalise (1900-1929) nascido como, Giovanni Scalise e o Italo-Americano, Albert Anselmi (1883-1929) nascido como, Alberto Anselmi, alem do proprio, Jack Mcgurn e   Franklin Rio (1895-1935) tambem conhecido como Frank Rio, o Guarda-Costa de Al Capone. John Scalise foi assassinado antes do Julgamento e Jack McGurn conseguiu manter o seu alibi gracas ao testemunho da sua namorada, Louie May Rolfe (1906-1995) que viria a ficar conhecida no meio social dos gangsters como "Blonde Alibi" ou seja "Alibi Loiro".

O caso ficou parado ate 14 de Dezembro de 1929, quando os policias do Condado de Berrien, no Estado do Michigan invadiram o chale de Frederick Dane (1861-1948) em St. Joseph (Michigan). Dane aparecia como sendo o proprietario do carro conduzido por Fred "Killer" Burke. O mesmo Ferd Burke estava embriagado e acabara por colidir com outro veiculos enquanto conduzia no estado de embriaguez na frente de uma Delegacia. O Policia, Charles Skelly, tentou para-lo mas foi atingido por um disparo, morrendo pouco tempo depois.

Quando as autoridades policiais foram a casa de Burke, eles encontraram titulos que tinham sido roubados de um banco no Estado do Wisconsin, duas submetralhadoras, pistolas e municoes. Foi determinado que as metralhadoras eram as que tinham sido utilizadas no massacre. Burke foi preso um ano depois numa fazenda no Estado do Missouri. Ele foi julgado pela morte de Skelly e condenado a Prisao Perpetua. Fred Burke acabou por morrer na cadeia em 1940.

O massacre marcou a queda, o fim e declinio do poder criminoso de Moran que ate entao fora o principal rival de Al Capone. Ele apenas conseguiu o poder no seu territorio e controlar o mesmo ate o inicio dos anos 1930, ate ser sucedido pelo Italo-Americano, Francesco Raffaele Nitto (1888-1943)  mais conhecido como Frank "The Enforcer" Nitti ou somente Frank Nitti. O Governo Federal tambem passou a acompanhar as actividades de Al Capone. Em Marco de 1931, Al Capone foi julgado por evasao de impostos e foi sentenciado e condenado a 11 anos de reclusao. Jack McGurn foi assasinado em 15 de Fevereiro de 1936. Algumas teorias apontam para, Bugs Moran ou Frank Nitti, como sendo os suspeitos do assassinato, com quem McGurn mantivera alguns negocios.


Em 8 de Janeiro de 1935, os agentes do Federal Bureau of Investigation (1908) mais conhecida como FBI invadiram um apartamento na Cidade de Chicago, no North Road, Pine Grove, 3920, usado por membros da Quadrilha Barker-Karpis. Depois de um curto tiroteio, o Assaltante de bancos Russell Gibson foi morto. Foram igualmente depois presos, Arthur R. Barker (1899-1939) tambem conhecido como Doc Barker,Byron Bolton (1898(?)-1977) e mais duas mulheres. Durante o interrogatorio as mulheres pareciam nao saber de nada sobre Kate "Ma" Baker (1873-1935) tambem conhecida como, Ma Baker, mas Byron Bolton rapidamente se mostrou um grande conhecedor de crimes. Ele fora Atirador da Marinha e membro da Quadrilha Egan's Rats. Trabalhara por anos com Fred Samuel Goetz (1897-1934) tambem conhecido como "Shotgun" George Ziegler natural de Chicago. Byron participara de muitos crimes dos Baker e foi ele quem contou acerca do esconderijo no Estado da Florida de Kate "Ma" Baker e Frederick George Barker (1901-1935) tambem conhecido como Freddie Baker ou Fred Baker (assassinados pelo FBI uma semana mais tarde). Bolton continuou a dar com a lingua nos dentes e foi contando tudo o que sabia ou quase tudo e surpreendeu os agentes ao dizer numa das suas confissoes que tomara parte no Massacre de Sao Valentim, juntamente com seus parceiros Goetz, Fred Burke e outros.

O FBI (que nao tinha jurisdicao sobre aquele caso) tentou manter em segredo as revelacoes de Bolton ate que o Jornal Chicago American (1893-1974) publicou uma segunda versao da "confissao" do Bandido. O jornal anunciara entao a solucao do crime por John Edgar Hoover (1895-1972) e o FBI. Bolton tinha declarado que o assassinato de Bugs Moran tinha sido planeado em "Outubro ou Novembro" de 1928 num resort na Vila de Couderay localizada no Estado Norte-Americano de Wisconsin, no Condado de Sawyer, de propriedade de Fred Goetz. No encontro, estavam Goetz, Al Capone, Frank Nitti, Fred Burke, o Gangster Americano, Gus Winkler (1901-1933), tambem o Gangster Americano, Louis Campagna (1900-1955) igualmente conhecido como, Louis "Little New York" Campagna. Estavam tambem presente, Daniel Serritella e  William Pacelli. Os homens ficaram hospedados no resort duas ou tres semanas, cacando e pescando e sobretudo pensando na melhor forma de realizarem o crime de matar Bugs Moran. Bolton declarou que os assassinos seriam, na verdade, Burke, Winkeler, Goetz, Bob Carey, Raymond Nugent (1895-1931) e Claude Maddox (quatro atiradores e dois motoristas). Bolton disse que ninguem usava o uniforme de Policia. Bolton confessou tambem que se enganara quando pensou que Moran estava com os seus homens, o que viria a deixar Al Capone furioso, ameacando-o inclusivamente de morte. Ele teria dissuadido por Fred Goetz.

Suas declaracoes foram corroboradas pela viuva de Gus Winkeler, Georgette Winkeler tambem conhecida como Georgette (Bence) Winkeler, em suas memorias que foram publicadas em quatro partes numa revista de Historia de detectives no Inverno de 1935-1936. A senhora Winkeler revelou que seu marido e os comparsas formavam uma equipa especial usada por Al Capone para trabalhos de "alto risco". William Drury, um certo Detective de Chicago que tinha ficado no caso, tambem acreditou em Bolton. O Ladrao de bancos Amero-Canadense, Alvin Francis Karpis (1907-1979) nascido com o nome de  Albin Francis Karpavicius, disse ter ouvido que Ray Nugent chegara a falar sobre o massacre e que os "American Boys" (o apelido da equipa especial de Al Capone segundo Georgette) recebiam 2000 dolares americanos por semana mais gratificacoes. Karpis tambem afirmou que Al Capone contara que Goetz fora quem planeara o massacre.

Apesar do importante depoimento de Byron Bolton, nenhuma medida foi tomada pelo FBI. Todos os homens que foram implicados, excepto Burke e Maddox, ja haviam morrido em 1935. Os historiadores que mesmo a titulo de curiosidade ou qualquer outro interesse tem estudado o caso estao ainda divididos sobre se a execucao do crime foi mesmo realizada por parte dos "American Boys".


Durante anos, muitos mafiosos de Chicago e de fora, foram nominados e apontados como tendo participado no massacre. Dois dos restantes principais suspeitos foram os homens de Al Capone, John Scalise e Albert Anselmi; ambos eram assassinos violentos e frequentemente eram apontados como sendo eles os atiradores. Nos dias que se seguiram ao crime, Scalise supostamente tera dito que era ele "o homem mais poderoso de Chicago". Ele tinha assumido recentemente o cargo de Vice-Presidente da  Unione Siciliana, cujo o Presidente era Joseph Giunta (1887-1929) conhecido como Joseph "Hop Toad" Giunta. Scalise, Anselmi e Guinta foram encontrados mortos numa auto-estrada de Hannond, uma Cidade do Estado Americano de Indiana no Condado de Lake, em 8 de Maio de 1929. Foi contado que Al Capone desscobrira de que o trio tinha planos de o trair . No climax de um Jantar em sua homenagem, Capone bateu com um taco de baseball e decidiu matar o trio.

Uma adicao recente a lista de suspeitos foi o nome de Anthony Joseph Accardo (1906-1992) um Motorista de 22 anosd de Jack McGurn. Muitos anos depois, Accardo teria contado que participara em parte do massacre (numa conversa ouvida numa escuta do Agente do FBI, William F. Roemer Jr (1926-1996). Os historiadores porem nao acreditam que ele tenha sido um dos atiradores. Outro suspeito foi o futuro Chefe da mafia, Salvatore Giancana (1908-1975), nascido Gilorma Salvatore Giangana e mais conhecido como Sam Giancana, que entao contava com 20 anos de idade e era Membro do 42 Gang. Giancana foi preso nos dias que se seguiram ao massacre, mas nao foi confirmado que efectivamente teria participado no mesmo sangrento crime.

O Informador da mafia de Nova Iorque, Dominick Montiglio (1947), escreveu no seu livro, Murder Machine, que seu tio, Anthony Frank Gaggi (1925-1988), mais conhecido como, Anthony 'Nino' Gaggi ou Antonino, obrigado por seu tio Frank Scalice (1893-1957) um Italo-Americano tambem conhecido como "Don Ciccio" e "Wacky", tinha sido um dos assassinos do massacre. Isso mostra que o mesmo massacre ainda mesmo nos dias de hoje continuar a ser alvo de interesse sobretudo por parte dos peritos. Inclusive a rumores e especula-se de que Al Capone na verdade era inocente e nada tinha a ver pelo menos com este crime.

As duas submetralhadoras Thompson (com numeros de series 2347 e 7580), encontradas em casa de Fred Dane (isto e, Fred Burke) em Michigan, foram examinadas pelo perito em balistica, Calvin Hooker Goddard (1891-1955), que determinou que as mesmas armas haviam sido aquelas que tinham sido utilizadas no massacre. Uma das armas tambem fora utilizada no assassinato do Chefe da mafia em Nova Iorque, o Gangster Italo-Americano, Francesco Ioele (1893-1928), mais conhecido como Frank Uale ou Frank Yale e tambem como tendo sido o primeiro Patrao de Al Capone, que confirmou a teoria de que Burke e por extensao Al Capone, foram os responsaveis pelo assassinato de Yale.

A metralhadora 2347 tinha sido registada por Les Farmer em 12 de Novembro de 1924, um Ajudante de Xerife de Marion, Illinois. Marion e a Area ao redor eram disputadas pelas faccoes da Quadrilha dos irmaos Shelton e Charles Birger (1881-1928). Farmer tinha declarado que a arma ficara com os Egan’s Rats de St. Louis. No comeco de 1927 a arma ja estava na posse de Fred Burke e possivelmente foi usada em Detroit, no Massacre de Milaflores (1927), em 28 de Marco.

A Metralhadora 7580 foi vendida pelo proprietario, Peter von Frantzius (?-1968) para Victor Thompson (tambem conhecido como Frank V Thompon). Actualmente, nos dias de hoje, ambas as armas estao na posse da policia do Condado de Allegan.


Referencias ao massacre:

. O massacre foi usado no roteiro do filme, Some like it Hot (1959) e no filme de Roger William Corman (1929) The St. Valentine's Day Massacre (1967). Esse filme, e possivelmente o mais conhecido sobre e acerca do crime, mistura evidencias historicas com a ficcao.

. O massacre fez parte de uma cena do filme, Scarface (1932).

. "St. Valentine's Day Massacre" e tambem usado como referencia da sexta e luta final entre o pulgilitas Walker Smith Jr.(1921-1989) mais conhecido como Sugar Ray Robinson e Giacobbe La Motta (1922-2017) mais conhecido como Jake LaMotta, a luta ocorreu em 1951, no Dia de Sao Valentim, com a luta ser interrompida no decimo terceiro assalto com a derrota de LaMotta.

. No filme The Untouchables: Capone Rising (1987), ha uma versao ficticia do massacre. O Detective, Jim Malone (interpretado pelo Actor escoces, Sir Thomas Sean Connery (1930) mais conhecido unicamente por Sean Connery, no primeiro filme e pelo tambem Actor escoces, Gerard James Butler (1969) nessa pre-sequencia) lidera a quadrilha dos irlandeses  contra Al Capone, como um meio e modo de vinganca por ele ter assassinado uma testemunha do crime.

. Em um episodio do documentario da British Broadcasting Corporation (BBC) (1922) "Days that shook the world" (2003), a segunda metade do programa foi sobre o massacre (a primeira parte e sobre o Tiroteio do O.K. Corral) (1881).

. Em um episodio da serie Estadunidense de Comedia Dramatica, Todos Contra o Chris (2005-2009), Chris fala que tem medo de comemorar o Dia dos Namorados, e mostra imagens de mafiosos matando algumas pessoas.

. A Musica "Valentine's Day", de David Robert Jones (1947-2016), mais conhecido como David Bowie, lancada no Disco "The Next Day" (2013), se refere ao massacre. No videoclipe, e possivel se ver diversas "mensagens subliminares" que indicam isso, como sombras de metralhadoras, rastos de balas, e ate mesmo a forma como Bowie empunha a guitarra em algumas cenas, como se segurasse uma arma.

. O massacre e citado em um episodio da serie televisiva Norte-Americana, Bones (2005-2017) em sua sexta temporada.

. No Episodio "Valentine's Day" da Serie "The Golden Girls" (1985-1992) em portugues "Sarilhos Com Elas", Sophia conta uma historia na qual o mesmo massacre se torna um dos elementos.

. O massacre e citado no livro do Escritor canadiano naturalizado estadunidense, Saul Bellow (1915-2005) no seu Livro, As Aventuras de Augie March (1953) na pagina 186.


No Mundo do crime existe um forte impulso de se querer ser mais forte e ter-se mais poder que o rivais ao ponto de se considerar os mesmos os seus piores inimigos, fazendo ver a realidade do que e a lei da selva.

Al Capone era sem duvida o criminoso mais forte da Epoca da Lei Seca nos Estados Unidos e creio que a nao aceitacao do mesmo facto e realidade custou a vida a muitos rivais e inimigos de grupos e organizacoes criminosas da concorrencia.

Nao posso afirmar com toda a certeza de que o crime do massacre narrado nesta cronica possa ter tido a mao do famoso Gangster de origem italiana mas posso dar a minha opniao pessoal e dizer que penso que o mesmo massacre nao so teve a mao de Al Capone como o mesmo foi o proprio mentor do mesmo e que o mesmo massacre so nao foi um exito total porque falhou o alvo principal que era, George Clarence "Bugs" Moran.

Caro(a) leitor(a) por aqui me despeco esperando que a mesma cronica tenha sido do vosso agrado, abracos para todos e ate breve.

                                                                                                         Manuel Goncalves







Sem comentários:

Enviar um comentário