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segunda-feira, 13 de abril de 2020

As Principais Obras de Claude Monet



Lancei a questao no facebook. Nao me considero nenhum genio mas simplesmente, um admirador, simples admirador das mais diversas areas e temas. Imagine ficar-se cego e ter que atravessar uma rua movimentada de transito e peoes. Agora imagine Claude Monet o mais celebre entre os pintores impressionistas a quem nem a cegueira tirou o habito e o prazer e pintar e o amor pela Arte que tao bem sabia apresentar.

Esta Cronica nao se trata de nenhuma biografia sobre o grande Mestre frances da Pintura e criador do Moviento Artistico Impressionismo, Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de Novembro de 1840 - Giverny, 5 de Dezembro de 1926) mais conhecido unicamente como Claude Monet ou ainda simplesmente como Monet. A intencao e fazer uma referencia as suas principais obras e tambem, sobretudo, prestar homenagem ao grande homem que demostrou ser, nao se deixando abater quando uma catarata o levou a cegueira, continuando a pintar, a pintar a moda de Monet apresentando as grandes obras suas que conhecemos e ate ja tivemos o prazer de ver algumas em alguns casos. Deixando sua producao artistica estar presente nos principais museus de Arte do Mundo.

Claude Monet teve uma catarata no fim da sua vida. A doenca o atacou por causa do mesmo passar muitas horas com os olhos expostos ao sol, pois sempre gostou de pintar ao ar livre em diferentes horarios do dia e em varias epocas do ano, o que viria a tornar-se outra caracteristica do Movimento Artistico na Pintura do Impressionismo. Embora ja doente, Monet nao parou de pintar, - usou exactamente nessa epoca cores mais fortes como varios tons de vermelho, cor de tijolo, entre outras.


Monet morreu em 1926 e esta enterrado no cemiterio da igreja de Giverny, Distrito de Eure, na Alta Normandia, Norte da Franca.

Entre as muitas obras de Monet mesmo quando se tem muitas de grande qualidade e fama acabam sempre por ficar algumas das melhores entre as melhores.

Entre as muitas obras de Claude Monet, podem destacar-se as seguintes:

. Coin d'atelier (1861).
. Femmes au jardin (1866-1867).
. Femme en blanc au jardin (1867).
. Banhistas na Grenouvilliere (1869).
. Le Pont Neuf (1871).
. Impression, soleil levant (1872).
. Nature morte avec melon (c.1872).
. Regata a Argenteuil (1872).
. La Seine a Asnieres (1873).
. Boulevard des Capucines (1873-1874).
. Femme assise sur un banc (1874).
. Les bateaux rouges (1875).
. Madame Monet en costume japonais ou La japonaise (1875).
. Dans la Prairie (1876).
.  Eglise Vetheuil (1879).
. Veheuil dans le brouillard (1879).
. Marine (1880-1890).
. Paysage a Port-Goulphar, Belle-Ile (1886).
. A canoa sobre o Epte (1890).
. Nenufares (1904).
. Le Bassin aux Nympheas (1919).

Esta e uma lista das muitas pinturas de Claude Monet, Pintor Impressionista frances, de Paris.

No inicio da sua brilhante carreira, o Artista foi influenciado pelo Gravurista e Pintor japones, Katsushika Hokusai (1760-1849) e pelo Pintor frances, seu compatriota, Eugene Boudin (1824-1898), considerado um dos percursores do Impressionismo. Foi tambem um entusiasta da Escola de Barbizon (1830-1870), movimento artistico formado por pintores franceses no periodo de 1830-1870.

O Estilo Impressionista passou a ser caracterizado quando o quadro Impressao, nascer do sol (c. 1872) de Oscar-Claude Monet, participou de uma exposicao em 1874, e foi criticado por retratar a impressao de uma cena e nao a realidade.

Claude Monet estudou no estudio do Pintor suico,Marc Gabriel Charles Gleyre (1806-1874) mais conhecido unicamente como Charles Gleyre em Paris, aonde teve oportunidade de conviver com outros futuros grandes mestres da Pintura Artistica como o frances Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) mais conhecido como Renoir apenas e apontado como tendo sido ele a iniciar o desenvolvimento do Movimento Impressionista. Conviveu ainda com outros como o frances Paul Cezanne (1839-1906), aquele que e considerado como a ponte entre o Impressionismo do final do Seculo XIX e o Cubismo do inicio do Seculo XX, o Frances Edouard Manet (1832-1883) foi outro Pintor compatriota seu que Monet conheceu ai e o mesmo Manet viria a ver considerado uma das figuras mais importantes da Arte no Seculo XIX, tal como conhecera ai tambem  o Pintor frances de acendencia e nacionalidade britanica, Alfred Sisley (1839-1899). Por fim no mesmo estudio viria a conhecer o Pintor frances, Jacob Abraham Camille Pissarro (1830-1903) mais conhecido como Camille Pissaro de quem viria a tornar-se amigo pessoal.


Sua volumosa producao artistica teve o merecido reconhecimento desde a muito estando quadros seus presentes nos principais museus do Mundo e tendo um quadro seu "Charijng Cross Bridge" (1899) chegado a ser leiloado pelo valor de 27, 6 milhoes de dolares (25 milhoes de euros) em 13 de novembro de 2019.

. Coin d'atelier:
                                                                    

Coim d'atelier e uma Pintura do Frances Claude Monet. Realizada a Oleo sobre Tela em 1861, a tela, ou seja o quadro, integra a coleccao de Pintura de Arte do Museu de Orsay (1986), em Paris, Franca, e a mesma obra marcou a fase inicial da carreira de Claude Monet.

Monet esforcou-se por apresentar as cores humidas da caixa de pinceis e a tinta pastosa que consome a madeira da paleta, o veludo baco da boina vermelha, a lombada usada dos velhos livros e as partes metalicas das armas, sob um excentrico e sumptuoso papel de parede. E claro que nao conseguiu atingir a perfeica de um, Impression, soleil levant, mas, neste inicio de carreira, e observando a Natureza-Morta, percebemos qual o verdadeiro projecto de Monet: a luz.

A obra impoe-se claramente na sua juventude. A paleta varia entre os restos de verde, vermelho, amarelo e preto, compondo uma exuberante composicao tematica. cuja enfase seria muito menor sem o papel de parede. Este representa uma ribeira e as suas margens e conferem um exotismo mutuo de uma ponta a outra da tela. Destaca-se da composicao da mesa de madeira torneada, que surge em primeiro plano e destaca-se na tela, ao ponto de parecer querer sair da mesma tela.

Dados da Obra:

. Nome: Coin de'atelier.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1861.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Natureza-Morta.
. Dimensoes: 1.82 M x 1.27 M.
. Localizacao: Museu de Orsay, Paris, Franca.

. Femmes au jardin:
                                                       

Femmes au jardin (em Portugues: Mulheres no jardim), e uma Pintura do Artista Impressionista frances Claude Monet. Datado de 1866-1967, e um Oleo sobre Tela e, actualmente, faz parte da coleccao de Pintura de Arte do Museu de Orsay, em Paris, Franca onde estao expostas algumas das maiores obras primas pintadas nao so do Impressionismo como do Realismo.

O retrato retrata o quotidiano burgues de quatro senhoras, que ocupam a manha a colherem flores no jardim, sob a sombra das arvores. Nesta cena primaveril, observa-se a habilidade de Claude Monet na representacao do traje feminino. No quadro, o Artista tambem explora de forma intensa a luz, mostrando no mesmo um jogo de luzes, estudo que lhe viria a ser mesmo muito util durante o seu percurso Impressionista, iniciado poucos anos mais tarde.

O quadro foi relativamente bem recebido no Salon, ao contrario de Impression, soleil levant, apresentado ao publico posteriormente.

Dados da Obra:

. Nome: Femmes au jardin.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1866-1867.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de genero figurativo, retrato.
. Dimensoes: 2.55 M x 2.05 M.
. Localizacao: Museu de Orsay, Paris, Franca.

. Femme en blanc au jardin:


Femme en blanc au jardin (em Portugues: Mulher de branco no jardim ou somente Mulher no jardim) e uma Pintura do Impressionista Claude Monet. Datada de 1867, e uma Pintura a Oleo sobre Tela, actualmente pertencente ao Museu Nacional do Hermitage (1764) tambem conhecido como Museu do Hermitage ou unicamente por Hermitage, em Sao Petersburgo, na Russia.

O quadro retrata uma mulher vestida de branco, sob a sombra do seu guarda-sol, de pe sobre a relva de um jardim, apreciando as flores. A tela exibe uma rica paleta de cores, baseada no verde, e um dominio soberbo sobre a luz e a conjugacao desta com os elementos naturais.

A Modelo do quadro e Marguerite Lecadre, a prima do Artista, e o mesmo jardim que serviu de pano para a Pintura do quadro pertence a casa da Modelo, em Le Havre, onde Monet e a sua familia estavam hospedados e onde, dez anos antes, em 1857, tinha falecido a mae de Monet.

A Pintura e uma das mais celebres deste periodo de Monet, cujo o interesse se voltava para mulheres em convivio no jardim. Femmes au jardin antecedeu a esta Pintura, e as duas antecedem o Impressionismo, criado em 1873. Neste quadro notam-se vagas passagens caracteristicas da tecnica Impressionista que Monet viria a explorar como ninguem apos a formacao oficial do grupo.

Dados da Obra:

. Nome: Femme en blanc au jardin.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1867.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de paisagem.
. Dimensoes: 82 Cm x 100 Cm.
. Localizacao: Museu Hermitage, Sao Petersburgo, Russia.

. Bain a la Grenouilliere:


Bain a la Grenouilliere (em Portugues: Banhistas na Grenouillere) e mais uma Pintura a Oleo sobre Tela de Monet, datada de 1869, que viria a ficar como uma das mais famosas do Pintor do frances.

Este mesmo quadro foi pintado por Claude Monet no Verao de 1869, quando de sua estadia em Bougival, situada na regiao francesa de Ile-de-France.

No Verao de 1869, Monet, a sua esposa e o filho fixaram-se no local, perto de Le Grenouilliere. Trabalhando Monet lado a lado com Auguste Renoir, Monet viria a pintar preferencialmente este tipo de cenas pouco quotidianas, mas muito populares na sociedade parisiense.

Hoje, a tela encontra-se National Gallery of London (1824) tambem conhecida como National Gallery, em Londres, no Reino Unido.

O tema principal da Pintura sao os banhistas no Rio Sena, em Bougival. Entretanto, Monet acabou por fazer referencia a outros elementos. Esta Pintura reflete o gosto popular por passeios de barco e pelos banhos no rio e faz elegante referencia aos conhecidos cafes-fluviais do Rio Sena. Todavia, a cena representada passa-se, nao em Paris mas sim nos arredores da capital francesa, mais precisamente como ja foi referido em Bougival, local muito popular entre os impressionistas de Franca e muito retratado pelos mesmos.

Monet, anos antes de 1869, havia sido aluno de Eugene Boudin, e ate fora o mesmo seu antigo Mestre que o aconselhou a pintar fora do estudio. Certo dia, Boudin referiu que a Pintura ao ar livre, sem paredes por perto, nos dava uma liberdade estupenda e, enquanto num estudio o Pintor tem tendencia a modificar ecleticamente as suas obras, de forma a que as mesmas se tornem mais prudentes e prodigiosas entre a sociedade, na Pintura ao ar livre ganha liberdade e nao faz mais do que aquilo que ve na sua frente, perante os seus olhos.

As cores da agua e os elementos luminosos nesta foram excelentemente bem retratados por Monet, o que mostra nao so a sua extrema maturidade mas experiencia a nivel da cor e o seu conhecimento sobre esta.

Dados da Obra:

. Nome: Bain a la Grenouilliere.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1869.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de genero.
. Localizacao: National Gallery of London, Londres, Reino Unido.

. Le Pont Neuf:


Le Pont Neuf (em Portugues: A Ponte Nova) e uma Pintura do Pintor frances, Claude Monet. Realizadda em Oleo sobre Tela, em 1871, a obra retrata uma cena do quotidiano parisiense, na celebre Pont Neuf (1607). Actualmente integra a coleccao do Museu de Arte do Dallas (1903), Dallas, Texas, Estados Unidos da America.

Monet retornou a Paris depois de uma ausencia no Inverno de 1871, depois de ter estado um ano no exilio no Reino Unido e Holanda, durante a ocorrencia da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) ou Guerra Franco-Germanica. A capital francesa, apos o seu regresso, continuava estagnada, situacao que levou a que explodissem algumas revoltas e greves. Monet somente concebeu um trabalho durante esse conturbado periodo de Pos-guerra. La Pont Neuf foi essa mesma obra.

A estrutura tematica leva o espectador a colocar os olhos sobre uma cena quotidiana parisiense de 1871, dois anos antes da revolucao Impressionista, de um Inverno chuvoso, tal como o periodo historico em que se vivia. A cena desenrola-se sobre a Ponte Neuf, uma das mais celebres e reproduzidas pontes parisienses, num primeiro plano. O segundo plano desenrola-se sobre as aguas do Rio Sena, dado pelos barcos atracados e pelos que empreendem a travessia. A composicao da obra cujo a base parece sobrepor tres pentagonos da margem direita para a esquerda do quadro, joga com tres rectangulos no fundo da cena, formados entao por tres conjuntos de predios diferentes.

No exercicio cromatico, a paleta varia entre resquicios de verde oliva e azul, juntamente com uma purpura e amarelo torrado, com o branco - que se da pelo fumo saindo das chamines dos barcos no Rio Sena - e com uma subtil invasao do cinzento. O local - na tela - para cada tonalidade e quase escolhido geometricamente. O semi-pentagono que retrata o Sena, a verde. Sobre a ponte e nos rectangulos que compreendem os edificios da direita e da esquerda, o amarelo e umas introducoes de branco. No ceu e no rectangulo do fundo, o cinzento, com a ligeira diferenca de que este ultimo conserva tonalidades azuladas. Os transeuntes e os veiculos sao retratados em purpura.

E considerada por alguns como uma obra profunda e triste, cujas cores tornam a percepcao e a localizacao historica do periodo mais facil de visualizar e compreender.

Dados da Obra:

. Nome: Le Pont Neuf.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1871.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 51.6 Cm x 72.3 Cm.
. Localizacao: Museu de Arte do Dallas, Dallas, Texas, Estados Unidos.

 . Impression, soleil levant:


 Impression, soleil levant (em Portugues: Impressao, nascer do sol) e a famosa Pintura Impressionista de Claude Monet, realizada em 1872. A Pintura nasceu em Le Havre, no Noroeste de Franca, na Normandia. Oeste de Paris, o Porto fluvial frances representado na obra, com um cerrado nevoeiro sobre o estaleiro, os barcos e as chamines no fundo da composicao. A Pintura em Oleo sobre Tela esta exposta no Museu Marmottan Monet (1934) em Paris, Franca e tambem e conhecido unicamente como Museu Marmottan.

Claude Monet deu a Pintura o nome de Impressao. O "nascer do sol", que segue o nome da obra, foi adicionado pelo Autor do manual da exposicao. A partir desta tela, nasceu entao finalmente o Movimento Impressionista. Se tornou conhecida quando estava presente em um evento indepenente. Um grupo de artistas fora do Salon de Paris (1667) (em Portugues: Salao de Paris) disponibilizou as obras ao estudio do Fotografo, Caricaturista e Jornalista frances, Gaspard-Félix Tournachon (1820-1910) mais conhecido pelo seu pseudonimo de Felix Nadar, ou apenas Nadar, em 1874, em uma fracassada exposicao, que deveu o seu fracasso sobretudo por ter sofrido um forte abatimento pela critica, que gozou, inclusive, do proprio nome do quadro. Apesar da exposicao contar com pintores e quadros de Claude Monet, Eugene Boudin (o Mestre de Monet), Alfred Sisley, Edgar Hilaire Germain Degas (1834-1917) um Pintor, Gravurista, Escultor e Fotografo frances mais conhecido como Degas e contou ainda com Pierre-Auguste Renoir nao deixou de ser um fracasso o que demostra claramente o quanto foram incompreendidos em vida estes grandes mestres da Pintura. Sendo assim nao so na Pintura mas em quase todas as outras areas da Arte nestes tempos.

No quadro consegue imaginar-se uma grelha (grade) por detras da Pintura, que Monet tera utilizado, sobre a qual, solidamente, sao sobrepostas pinceladas de tinta sem grandes misturas, ou seja, a Pintura foi realizada praticamente com as cores originais.

A sobreposicao de cores originais, cruas, sem misturas, e uma grande caracteristica da tecnica Impressionista, continuada a partir do momento em que os espectadores e os artistas se deram conta de que conseguiam obter resultados que ficavam mais proximos da realidade.

Embora fracassada, a exposicao converteu alguns dos espectadores presentes mais liberais a essa nova tendencia, que viria, mais tarde, a resultar na chamada, Arte Moderna. Esta pintura rompeu todos os padroes tidos ate ao momento e com barreiras realistas que ainda sobressaiam. Como tal, a Pintura marcou uma profunda revolucao social sobretudo no Mundo e meio artistico, embora demorada.

A ideia principal dos pintores impressionistas e fazer com que a imagem pareca, quase que completamente, iluminada pelo sol. Para conseguir este efeito, o Autor implica a sua tela pinceladas em tons mais claros (areas iluminadas pelo sol) e tons mais escuros (areas sombreadas).

Dados da Obra:

. Nome: Impression, soleil levant.
. Autor: Claude Monet.
. Data: c. 1872.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Arte Marinha.
. Dimensoes: 48 Cm x 63 Cm.
. Localizacao: Museu Marmottan Monet, Paris, Franca.

. Nature morte avec melon:


Nature morte avec melon (em Portugues: Natureza-Morta com melao), e mais uma Pintura de Claude Monet, esta tela tive oportunidade de a ver varias vezes ao vivo no museu onde esta exposta. Realizada a Oleo sobre Tela em 1872, e uma Natureza-Morta, das poucas que se conhecem da tematica de Monet. Integra a rica coleccao de Pintura do Museu Calouste Gulbenkian (1969) no Edificio sede da Fundacao Calouste Gulbenkian (1956) em Lisboa, Portugal.

A Pintura, realizada em 1872, ano de que e datado tambem, Impression, soleil levant, embora se pense que este foi concebido no ano seguinte, possivelmente tera resultado da inspiracao do Pintor frances da Era do Romantismo,  Henri Fantin-Latour (1836-1904). Latour procurou representar de uma forma classica, academica, o tema, mas Monet, encontrando paralelo noutro Pintor com alcunha parecida, Manet, acabou por preferir encorporar a sua propria apreciacao e um conteudo subjectivo intencional ao objectos inanimados.

A formas esfericas e circulares sucedem-se estruturadamente na Pintura. Os frutos estao pautados por um encandeamento ritmico e cromatico subtil com os objectos de porcelana chinesa dispostos sobre uma toalha branca, conseguindo manter uma coerencia plastica. Atraves de um jogo luminico verdadeiramente sublime, Monet faz a Pintura ao ar livre, algo tao apreciado por si, pelo seu antigo Metre, Boudin - que teve uma importancia fulcral na carreira artistica de Claude Monet e na sua obra - e pelos outros impressionistas. A luz que invade a superficie da tela da alas para imaginar um amanhecer, conferindo a obra de Monet uma percepcao diferente do comum.

Esta acaba por ser uma obra rara pois poucas naturezas-mortas sao de todo conhecidas no trabalho de Monet, e ainda mais sendo desta epoca, pois Monet so se comecou realmente a interessar pelo mesmo estilo em meados de 1880, meio ano apos a sua esposa, Camille Doncieux (1847-1879), sua primeira esposa, ter falecido. A obra pertenceu ao Comerciante de Arte frances, Paul Durand-Ruel (1831-1922) antes de chegar ao Museu Calouste Gulbenkian.

Dados da Obra:

. Nome: Nature morte avec melon.
. Autor: Claude Monet.
. Data: c. 1872.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Natureza-Morta.
. Dimensoes: 53 Cm x 73 Cm.
. Localizacao: Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

. Regata a Argenteuil:


Regata a Argenteuil (em Portugues: Regata em Argenteuil) e mais uma obra do Pintor Impressionista frances, Claude Monet. E mais uma obra sua que esta no Museu de Orsay, em Paris, Franca desde a sua abertura em 1986.

Historia da Obra:

. De 1876 a 1894 - Na Coleccao Gustave Caillebotte.
. Em 1894  - Legado ao Estado Frances.
. De 1896 a 1929 - Museu du Luxembourg (1750), Paris, Franca.
. De 1929 a 1947 - Museu du Louvre (1793), Paris, Franca.
. De 1947 a 1986 - Museu du Louvre, Galeria Nacional do Jeu de Paume (1861), Paris, Franca.
. Desde 1986 - Museu de Orsay.

A obra esteve em Lisboa em 1965 na Exposicao intitulada, Um Seculo de Pintura Francesa 1850-1950 organizada pela Fundacao Calouste Gulbenkian.

Dados da Obra:

. Nome: Regates a Argenteuil.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1872.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de Paisagem.
. Dimensoes: 48 Cm x 75 Cm.
. Localizacao: Museu de Orsay, em Paris, Franca.

. La Seine a Asnieres:


La Seine a Asnieres( em Portugues: O Sena em Asnieres) e uma Pintura de Claude Monet. Realizada em 1873 a Oleo Sobre Tela, a obra, ofuscada pelo brilhantismo Impression, soleil levant (pintada um ano antes ou no mesmo ano), pertence a coleccao do Museu Herimitage, em Sao Petersburgo, Russia.

Asnieres, localizada nas proximidades de Paris, era uma comunidade independente no Seculo XIX, muito popular como local de recreio e passeio da nova Burguesia parisiense e pelo seu pequeno Porto Fluvial, onde atracavam varios barcos e onde os pescadores, matinalmente, descarregavam a sua carga.

Alem de atrair a Burguesia que, querendo manter-se alheia a confusao da grande metropole francesa nos tempos de recreio e passeio, procuravam o abrigo da povoacao, a boa fama do local acabaria por atrair os amigos que pouco tempo mais tarde viriam a formar o Grupo dos Impressionistas. Monet, o <<Lider>>, do Movimento ou visto como tal, foi o primeiro a frequentar o local.

Neste quadro, o tema principal sao os bancos de areia nas margens do Rio Sena, em frente a populacao. Do rio, veem-se as duas margens. De uma delas, na margem esquerda da tela, nao ve mais do que uma pequena quantidade de areia e uma quantidade massiva de barcos atracados deste lado do rio oposto a povoacao, visivel em segundo plano.

Apesar da brilhante representacao dos reflexos das embarcacoes e das casas nas aguas do Rio Sena, o que se vem a tornar mais interessante no quadro e mesmo o segundo plano. O segundo plano e formado pela outra margem do Rio Sena, pelo casario disposto de forma irregular e pelas arvores que o sucedem. A disposicao aparentemente confusa das casas, coordena um encadeamento ritmico destas, numa sequencia feita desde a margem direita da tela ate a margem esquerda, com as arvores.

Segundo a sequencia supra-apresentada, as casas maiores, nomeadamente as mais nobres, localizam-se na margem direita da tela, as de altura media, dispostas de forma frenetica, a meio da tela, e as mais baixas, na margem esquerda. As arvores acabam por merecer a mesma coordenacao que as casas, sendo que as maiores, nomeadamente ciprestes, sucedem as casas mais altas, e assim sucessivamente ate se chegar a margem esquerda do quadro.

O quadro reflete uma cena perto do final da tarde. Nao e somente uma visita sobre uma zona de recreio ou passeio em voga, mas, mais do que isso, e uma enfatica composicao poetica construida sobre a impressao da luz do sol da tarde pairando sobre a povoacao piscatoria, antes do por-do-sol e da chegada da noite ao local.

O quadro foi transferido da Alemanha para o Museu Hermitage, Sao Petersburgo, Russia, apos a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Dados da Obra:

. Nome: La Seine a Asnieres.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1873.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 46.4 cm x 55 Cm.
. Localizacao: Museu Hermitage, Sao Petersburgo, Russia.

. Boulevard des Capucines:


Boulevard des Capucines (em Portugues: Avenida dos Capucines) e uma Pintura a Oleo sobre Tela do Pintor Impressionista, Claude Monet, datada com uma incerteza entre os anos de 1873 e 1874. A Pintura mostra-nos o Bairro, Boulevard des Capucines, em Paris, e apresenta-nos uma cena representando o mesmo no Seculo XIX. O quadro encontra-se no Museu de Arte Nelson-Atkins  (1933), Kansas City (Missouri), Estados Unidos da America e uma outra replica da Pintura e outra copia no Museu Pushkin (1912), em Moscovo, na Russia tambem conhecido como Museu Estatal Pushkin de Belas Artes.

A partir da Decada 60 do Seculo XIX, Monet e outros artistas semelhantes em atitude e pensamento, ficaram frente-a-frente com a rejeicao da conservadora Academie des Beaux-Arts (1816), em Paris, e assim, viram-se impedidos de exibirem os seus trabalhos na exposicao anual do Salao de Paris. Durante o periodo final de 1873, Monet, Renoir, Pissarro e Sisley, organizaram a Sociedade Anonima dos Artistas, pintores, escultores e gravadores para exibirem as suas obras de forma independente. Na sua primeira exposicao, em Abril de 1874, Monet exibiu o trabalho que iria dar o nome ao grupo e movimento, Impression, soleil levant. Entre as pinturas que Monet expos na primeira exposicao, impressionista, estava o The Luncheon (1868) com Camille Doncieux sua primeira esposa e seu filho mais velho, Jean Monet (1867-1914) a serem inseridos na Pintura. A Pintura havia sido rejeitada 4 anos antes pelo Salon de Paris de 1870.

Tambem nesta exposicao estava uma Pintura intitulada Boulevard des Capucines, uma Pintura do bairro feita a partir do apartamento do Fotografo e Jornalista Felix Nadar, no n.º 35. Monet pintou esta cena por duas vezes, e desconhece-se de todo, qual das duas pinturas - a que se encontra no Museu Pushkin em Moscovo, ou a de Museu de Arte Nelson-Atkins, Kansas City (Missouri), Estados Unidos da America -, foi a que apareceu na exposicao de 1874, embora a mais consensual e provavel seja a do Museu Pushkin.

Dados da Obra:

. Nome: Boulevard des Capucines.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1873-1874.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Paisagem na Cidade.
. Dimensoes: 80.3 Cm x 60.3 Cm.
. Localizacao: Museu de Arte Nelson-Atkins , Kansas City (Missouri), Estados Unidos da America - e - Museu Pushkin, em Moscovo, na Russia.

. Femme assise sur un banc:


Femme assise sur un banc (em Portugues: Mulher sentada num banco), e uma Pintura do Pintor frances Claude Monet. Realizada a Oleo sobre Tela em 1874, a obra esta exposta National Gallery, em Londres, Reino Unido, por emprestimo da Tate Gallery (1897) situada em Londres.

Exemplar obra impressionista, a mesma Pintura foi concebida dois anos apos a realizacao do maior marco da carreira de Claude Monet, Impression, soleil levant, tem um tema peculiar representando de maneira peculiar, neste periodo da vida do Artista que se mostrou tao importante na sua carreira.

O observador da Pintura contempla-se com uma imagem pintada de uma mulher ainda jovem, sentada de pernas elegantemente tracadas num banco de jardim, resguardada da luz pela sombra das arvores que a sucedem na composicao do quadro. O que torna a Pintura Peculiar e que este tema (<<mulheres no jardim>>) ja tinha sido exposto na fase inicial da carreira de Monet, em meados da Decada de Sessenta. A tela representou para o Pintor um revisitar do tema e do seu proprio passado artistico. Acontece que, nessa epoca, as telas exibiam articulacoes e detalhes realistas, sorvidos de Manet. Basta reparar em Femmes au jardin. Nesta Pintura isso nao acontece. Monet insurgia-se contra as mares da sociedade, que de forma conservadora remavam em oposicao a modernidade, e impunha o seu proprio estilo. Essa foi a grande marca de Monet, a imposicao do seu proprio estilo, algo tao visivel neste quadro.

A Modelo, que foi tambem a primeira esposa de Claude Monet e a Musa do Impressionismo, Camille Doncieux, era de facto sem duvida uma Modelo profissional e de grande talento, que chegou a posar para outros artistas, como Degas.

Provavelmente, esta Pintura foi realizada no Verao de 1874 mais exactamente em Argenteuil. O fundo assemelha-se a uma estampagem japonesa, e nesta mesma tela que Monet comeca a demostrar e a exprimir interesse pelo estilo japones, em voga epoca, e que culminou no sacrificio de Madame Monet en costume japonais ou La japonaise. O exercicio tonal tambem e frenetico e o traco do Pintor e seguro e muito agil. O quadro apresenta uma estetica no seu conteudo quase explosiva em segundo plano, frenetica e brilhante, que no entanto vai acalmando a medida que se chega ao meio da tela. A modelo transparencia paz e reverencia, com uma expressao sempre serena e subtil, contrasta com o resto da composicao.

A Pintura pertence a Tate Gallery mas esta exposta, atraves de mais um emprestimo da famosa galeria, na National Gallery, de Londres.

Dados da Obra:

. Nome: Femme assise sur un banc.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1874.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 73.7 Cm x 55.9 Cm.
. Localizacao: National Gallery of London, Londres, Reino Unido.

. Les bateaux rouges:


Les bateaux rouges (em Portugues: Os barcos vermelhos) e mais uma das famosas pinturas impressionistas do Pintor frances Claude Monet. Realizada, tambem, a Oleo sobre Tela, e outra famosa Pintura de Monet realizada, nos arredores de Argenteuil no Ano de 1875, a obra pertence a coleccao do Museu de l'Orangerie (1852) que e um Museu de Arte e Museu Nacional e Galeria de Arte impressionista e pos-impressionista localizada na, Place de la Concorde (1775) em Paris, Franca.

O tema e regular na obra de Monet, representando o quadro alguns barcos atracados em Argenteuil, entre eles sobresaindo e ganhando destaque na Pintura, dois barcos vermelhos. E uma tela de tecnica puramente impressionista, pintada no mesmo ano em que concebeu Madame Monet en costume japonais, e, se comparadas as duas telas, embora com temas distintos e diferentes, tem uma notavel e evidente particularidade em comum: o excesso de, vermelho, que ate entao estava ate um pouco abandonado.

Em ambas as telas o Pintor parece ter colocado a quantidade certa de vermelho na Pintura, ligando-o ritmicamente com a restante composicao em cada Pintura. Nesta obra, Les bateaux rouges, o vermelho acaba por sobressair nos cascos dos barcos de pesca e no reflexo na agua, salpicada de um verde lodoso.

A composicao e uma mistura de tons frios com tons quentes, ambos muito diferentes, mas tambem pintados de forma frenetica, que faz com que o olhar de quem observa o quadro seja controlado pela cor dos barcos. As cores parecem ganhar vida e rodopiar, respeitando uma grelha imaginaria colocada por Monet nas suas telas, tornando as formas um pouco simetricas.

Na orla ou canto esquerdo do quadro, duas pessoas, entre elas uma mulher trajando um vestido branco sob um guarda-sol, envolvem a tela, admirando a paisagem. No fundo da tela, e atras das duas figuras observadoras, veem-se casas e ate uma pequena igreja, cuja a torre da mesma sobressai com um telhado azul escuro, difuso no horizonte.

A obra e um proeminente ensaio luminico de enfase impressionista, este quadro reside em um dos melhores trabalhos de Claude Monet.

Dados da Obra:

. Nome: Les bateaux rouges.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1875.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 55 Cm x 65 Cm.
. Localizacao: Museu de l'Orangerie, Paris, Franca.

. Madame Monet en costume japonais:


Madame Monet en costume japonais ou La japonaise (em Portugues: Madame Monet trajando um kimono ou A japonesa), e um celebre quadro de Claude Monet. Realizado a Oleo sobre Tela em 1875, pertence a coleccao do Museu de Belas Artes de Boston (1876), Massachusetts, Boston, Estados Unidos da America. Foi exibido pela primeira vez em 1876 um ano depois de Monet o ter terminado.

O Japao se abriu ao Oriente em meados no Seculo XIX. Nesta altura, cerca de 1875, era ja uma moda. O Ocidente, principalmente a Europa - que firmemente ditava as modas, nao so no continente, como tambem igualmente no resto do Mundo ocidental -, havia deixado de lado a influencia chinesa. A mesma moda do Chinoiserie era ja um marco do passado. Com a abertura do Japao ao Mundo ocidental, notou-se uma instabilidade na Cultura em que se potenciavam, no Japao, as influencias ocidentais (principalmente dos EUA), e, na Europa, as infuencias japonesas. Tera acabado por ser uma excentrica troca de culturas.

As estampas japonesas, cujos motivos de excelencia se contavam entre montanhas e o ocenao, mas todas pautadas por um notavel encadeamento ritmico, influenciaram alguns dos grandes pintores da epoca, e Monet nao fugiu a regra. Mais tarde, a Pintura perturbada e perturbante do famoso Pintor holandes, Vincent Willem Van Gogh (1853-1890) mais conhecido como Van Gogh ou Vicent Van Gogh, viria a refletir mais claramente este gosto orientalista.

A esta moda sacrificou-se Monet, quando pintou La Japonaise. A Modelo e a esposa de Monet, Camille. Trajada com uma magnifico Kimono bordado ate ao maiss intimo pormenor, cujas orlas bordadas em relevo parecem animadas, vivas, Camille posa para Monet voltada para o Pintor. A Modelo abana, com uma suavidade e leveza reforcada pela palidez das maos e do rosto, um leque tricolor (cujas cores curiosamente sao iguais as da bandeira francesa) e olha o espectador com um terno olhar sedutor.

A luz incidente nos seu cabelos loiros, faz juz a luz adjacente dos bordados dourados. Contudo, nao sao verdadeiros. Camille usa uma peruca.

Ao fundo, numa parede de tons oliva, tambem em voga na altura, estao dispostos varios leques, espalhados ao acaso. Refletem o gosto da epoca, e Camille de japonesa so tem a roupa. Ou seja, o quadro e uma farsa (visivel mas farsa), um sacrificio de Monet ao gosto orientalista da epoca em que se situava. E, com efeito, vendeu a tela pela respeitavel soma de 2000 francos.

Dados da Obra:

. Nome: Madame Monet en costume japonais ou La japonaise.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1875.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Retrato.
. Dimensoes: 231.8 Cm x 142.3 Cm.
. Localizacao: Museu de Belas Artes de Boston (1876), Massachusetts, Boston, Estados Unidos da America.

. Dans la Prairie:


Dans la Prairie (em Portugues: No Prado) e uma Pintura a Oleo sobre Tela de Claude Monet, pintada no ano de 1876.

A Pintura retrata a esposa do Pintor, Camille, lendo num campo florido. Foi exibida pela primeira vez em Paris em 1877.

Foi leiloada em 4 de Fevereiro de 2009, pela, Christie's (1766) de Londres por 11,2 milhoes de libras (16,16 milhoes de dolares).

Foi anteriormente leiloado na Sotheby's (1744) de Nova Iorque em 11 de Novembro de 1999 por  $15,402,500 dolares.

A Pintura actualmente faz parte de uma coleccao privada, ou seja, pertence a um particular e nao se encontra exposta em nenhum museu de Arte do Mundo.

Dados da Obra:

. Nome: Dans la Prairie.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1876.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 60 Cm x 82 Cm.
. Localizacao: Coleccao Privada.

. Eglise de Vetheuil:


Eglise de Vetheuil (em Portugues: Igreja de Vetheuil) e uma celebre Pintura de Claude Monet. Realizada a Oleo sobre Tela, em 1879, alguns anos apos a <<explosao>> impressionista no Salon, e pertence actualmente a coleccao do Museu de Orsay.

No Verao de 1878 a familia Monet, agora com mais um membro, Michel, o filho mais novo,  instala-se numa pequena casa nas margens do Sena, em Veutheuil. Arruinados, os Hoschede juntam-se a eles. Monet e a sua familia permaneciam numa situacao financeira quase insustentavel. Monet ja nem credito tinha dos fornecedores. Enviava dia apos dia cartas a Manet, a Durand-Ruel e a outros amigos seus sempre com intuito de pedir dinheiro emprestado.

Porem, no Outono, alguns dias de sol restabeleceram em Monet a vontade e coragem de pintar. Do seu celebre barco-atelier, ele pinta a margem e a pequena vila com a sua igreja romanica. Esse e o tema desta obra, que e um dos mais significantes dos finais de 1879.

Para alem de uma situacao financeira precaria, Camille deixou com o Pintor os dois filhos de ambos, a sua esposa e sua unica Modelo ate entao, falecera em 5 de Setembro de 1879. Monet entrou em desespero, amaldicou-se a si e a sua obra. Num grito de desespero Monet pinta o ultimo retrato da verdadeira Musa do Impressionismo, desta vez, no seu leito de morte. Camille Monet sur son lit de mort e a tela mais significante deste periodo. Nessa tela, e a partir dai, as pinceladas de Monet tornam-se confusas, desregradas, furiosas e vibrantes, revelando todo o seu sofrimento pela perda da sua unica Modelo ate entao e, mais que tudo, da sua esposa, companheira afectiva e mae dos seus filhos.

Nesta obra, o Pintor frances, pinta, a margem do Sena, e os telhados e arvores da pequena povoacao de Vethueil cobertos de neve, surgem com a mesma sensacao. Os tracos surgem abruptamente, vibrantes. As cores, que variam entre o castanho e uns resquicios de vermelho e contrastam com o branco da neve e os tons oliva das aguas do Sena, parecem rodopiar pela tela sem nenhuma direccao concreta. O Quadro retrata uma quase total ausencia de vida. Mesmo com uma situacao financeira desesperante, anteriormente a morte de Camille sentia-se uma pudica alegria nas telas do Pintor. Agora, ja nao. E este e um grande testemunho de um dos periodos mais dificeis daquela que me parece nunca ter sido facil vida de Claude Monet.

O quadro acassala em perfeicao com sentimento de dor e furia de Monet e isso exprime-se a cada passagem, a cada pincelada. Mais tarde, diria o proprio conhecido Escultor tambem frances Francois-Auguste-Rene Rodin (1840-1917) mais conhecido como Auguste Rodin ou simplesmente por Rodin. <<Este e o verdadeiro Monet>>.

Dados da Obra:

. Nome: Eglise de Vetheuil.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1879.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de Paisagem.
. Dimensao: 65 Cm x 50 Cm.
. Localizacao: Museu de Orsay, em Paris, Franca.

. Vetheuil dans le brouillard:


Vetheuil dans le brouillard (em Portugues: Vetheuil no nevoeiro), e um Pintura do Artista impressionista frances, Claude Monet. Realizada a Oleo sobre Tela em 1879, consta na coleccao do Museu Marmottan Monet, em Paris.

Pintaddo no mesmo ano em que faleceu Camille Doncieux, nome de solteira da primeira esposa de Monet e sua unica Modelo ate entao, o que veio a torna-la uma musa do impressionismo, facto que teve relevancia na concepcao das pinturas desta epoca, o quadro representa a povoacao de Vetheuil, onde a familia Monet de havia instalado nas margens do Rio Sena, pouco antes de tudo isto se suceder.

Esta pintura e muito representativa do periodo de vida atribulado pela qual passou o Artista: estava falido, endividado, a mulher adoeceu e faleceu, deixando-lhe os filhos pra criar, ninguem se parecia interessar pelo seu trabalho e o dinheiro que mal o sustentava provinha da ajuda de amigos como Manet e Durand-Ruel. A vila aparece como uma miragem na bruma matinal, uma imagem que parece esfumar-se, desaparecer entre o nevoeiro. A tela parece estar vazia, tal como se sentia Monet.

A tela viria a ser comprada pelo Baritono reputado da Opera de Paris (1669) Jean-Baptiste Faure (1830-1914), que curiosamente lhe veio a devolver a mesma obra de Arte pouco tempo depois. Apesar de gostar da tela e da mesma lhe agradar bastante, os amigos do Cantor nao paravam de gozar com ele, dizendo-lhe que a tela estava vazia. Monet viria a guardar a tela consigo ate ao final da sua vida.

O exercicio tonal e pouco variavel, entre o azul e uns resquicios de verde, e o jogo de luz e sumptuoso, criando uma atmosfera de um grande equilibrio, que contrasta com o periodo de vida do Pintor. Se comparada com Eglise de Vetheuil, pintada pouco tempo antes, e notavel um auto-controlo que nao e visivel na Pintura supra-referida, cujos os tracos parecem quase descontrolados.

Monet entrara numa fase de profunda e dura reflexao e questionamente das suas proprias vivencias, e este quadro reflete uma maturidade inequivoca e uma reflexao sobre a sua obra e sobre o sentido do Mundo que o rodeava. Esta tela significa, ainda assim, um largo passo para o  Modernismo.

Dados da Obra:

. Nome: Vetheuil dans le brouillard.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1879.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de Paisagem.
.  Dimensoes: 70 Cm x 61 Cm.
. Localizacao: Museu Marmottan Monet, Paris, Franca.

. Marine (Monet):


Marine (em Portugues: Marinha) e uma Pintura a Oleo sobre Tela,executada pelo Pintor frances, Claude Monet, por volta da penultima decada do Seculo XIX. A obra retrata uma paisagem litoranea, possivelmente uma falesia de Dieppe, na Alta Normandia. Foi adquirido pelo Empresario e Coleccionador brasileiro nascido em Paris, Franca, Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), em um leilao realizado em Londres e legada ao Museu Chacara do Ceu (1972) (equipamento dos museus Castro Maya (1963) ), Rio de Janeiro, Brasil.

Em 24 de Fevereiro de 2006, aproveitando-se de um desfile de Carnaval do Bloco das Carmelitas (1990) que ocorria no Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, um grupo armado invadiu o  museu e roubou a tela, junto com tres outras pinturas: Os Dois Balcoes (1929) tambem denominado Homem de Compleicao Malsa Escutando o Barulho do Mar do Pintor espanhol, Salvador Dali i Domenech (1904-1989), 1º Marques de Dali de Pubol, mais conhecido como Salvador Dali,  a Danca (1956) do famoso Pintor, Escultor, Poeta e Dramaturgo, Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) e o Jardim do Luxemburgo do Pintor e Escultor frances, Henri-Emile-Benoit Matisse (1869-1954), alem do Livro, Toros, com poemas de, Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto (1904-1973) o Poeta chileno praticamente conhecido como Pablo Neruda ou unicamente como Neruda e ilustracoes de Pablo Picasso, foram obras roubadas neste roubo. As obras, todas tombadas pelo Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional (1937) tambem conhecido como IPHAN permanecem desaparecidas. A Associacao de Amigos dos Museus Castro Maya oferece uma recompensa de 10.000 reais a quem apresentar informacoes que possam levar a recuperacao dos bens roubados. Segundo relatos de segurancas que testemunharam a accao do roubo, a obra de Monet pode ter sido danificada durante o roubo. Um dos ladroes usou uma faca do proprio acervo para cortar a corda de nylon que prendia a tela a parede e acabou derrubando-a quando tentava solta-la. A tela foi novamente derrubada enquanto os ladroes fugiam.

Uma outra Pintura de Monet, de composicao quase identica a Marinha (Monet) do Museu Chacara do Ceu, intitulada Falesias perto de Dieppe (1897), havia sido roubada de um museu da cidade francesa de Nice, em 1998, no entanto recuperada pela Policia local no mesmo ano. Esta mesma obra foi novamente roubada em 2007 e recuperada tambem no ano seguinte na cidade francesa de Marselha.

Dados da Obra:

. Nome: Marine.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1880-1890.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 65 Cm x 91 Cm.
. Localizacao: Roubada do Museu Chacara do Ceu, Rio de Janeiro, Brasil.

. Paysage a Port-Goulphar, Belle-Ile:


Paysage a Port-Goulphar, Belle-Ile (em Portugues: Paisagem em Port-Goulphar, Belle-Ile) e uma Pintura de Claude Monet. Realizada a Oleo sobre Tela em 1886 e considerada um dos melhores trabalhos do Artista Plastico, integra a coleccao do Instituto de Arte de Chicago (1879), Illinois, Estados Unidos da America.


A obra e uma exemplar notavel da Pintura Impressionista, a Pintura marca uma fase notavel e importante da carreira de Monet, que se sucedeu a morte de Camille Monet, a sua primeira esposa. Monet passou de um efemero Pintor das aguas do Rio Sena para se tornar no Pintor das paisagens maritimas. O seu amigo, Auguste Rodin, chegou a dizer que o mesmo havia sido o que Monet sempre havia procurado.

Esta Pintura tambem constitui um impressionante registo de sabedoria sobre a luz de Monet, consistindo num estudo luminico perfeito conjugado com um exercicio tonal sumptuoso, ja corriqueiro nesta fase de maestria pictorica representada pela Decada de 80 e 90 do Seculo XIX. Na imagem residem efeitos dramaticos criados a partir destes detalhes.

O tema consiste basicamente na representacao dos penedos rochosos e das falesias no Inverno em Belle-Ile, uma grande ilha, carecida de desenvolvimento das margens do Sena que Monet retratava, e que se localizava na Costa da Bretanha. O Inverno e tratado atraves de exercicio luminico e assume forma no ceu nublado na margem da tela.

A Pintura pertence a uma serie de pinturas pintadas em Port-Goulphar, representando as escarpas rochosas.

Dados da Obra:

. Nome: Paysage a Port-Goulphar, Belle-Ile.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1886.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 82 Cm x 66 Cm.
. Localizacao: Instituto de Arte de Chicago, Illinois, Estados Unidos da America.

. A canoa sobre o Epte:


A canoa sobre o Epte (tambem conhecido como Passeios no Barco no Rio Epte) e uma Pintura a Oleo sobre Tela, feita em 1890, pelo Pintor frances, Claudde Monet. Actuamente, o quadro encontra-se no Museu de Arte de Sao Paulo (1947), Sao Paulo, Brasil. O museu tambem e conhecido como Museu de Arte de Sao Paulo Assis Chateaubriand ou mais conhecido pelo acronimo de MASP.

Entre 1887 e 1890, Monet se preocupou em retratar cenas do Rio Epte, o qual banhava a sua propriedade em Giverny. As irmas, Suzanne Hoschede (1868-1899) e Blanche Hoschede (1865-1947), posaram para esta serie de pinturas. O pai de ambas era o Banqueiro frances, Ernest Hoschede (1837-1891), um Patrono das artes e coleccionador das obras de Monet, e sua mae, Alice Raingo Hoschede (1844-1911) e que viria a tornar-se segunda esposa de Monet, tal, como Blanche viria alem de se tornar sua enteada viria a ser sua nora apos casar-se com o filho mais velho de Monet, Jean Monet (1867-1914).

Esta serie de pinturas comecou com La Barque Rose (que se encontra em uma coleccao particular). Tambem desta serie de pinturas sao dignas de mencao as telas La Barque a Giverny (1887) que esta no Museu de Orsay, em Paris, Franca, e En Barque, tela do Museu Nacional de Arte Ocidental (1959), Toquio, Japao.

A tela A canoa sobre o Epte, que tambem tem um estudo preparatorio, foi mencionada pelo proprio Artista numa carta a critica e amiga Geffroy, datada de 22 de Junho de 1890:

"Estou novamente incomodado com coisas que sao impossiveis de fazer: agua com vegetacao ondulante no fundo".

De facto, uma das caracteristicas mais singulares de A canoa sobre Epte, no contexto do estilo de Monet, e a proximidade da agua, que assume na parte inferior da composicao uma realidade quase tactil, como se o Pintor nao quisesse descrever, dessa vez, os reflexos luminados da sua superficie, mas sua profundidade. Embora pertenca a uma serie, esta tela e um caso unico. Nela, Monet retrata a materialidade, sendo que essa nova dimensao visual da agua so sera obtida novamente pelo Pintor mais de trinta anos depois, em suas pinturas do Periodo de 1918 a 1924.

Sua amizade com o Fotografo, Felix Nadar e seu interesse genuino pela fotografia explicam o enquadramento da composicao, bem como o efeito fora de foco produzido pelo proprio movimento do barco na agua, que pode ser visto nas irmas Hoschede. Alem disso, uma possivel referencia para esta Pintura e a gravura de Hozumi Harunobu conhecido como Suzuki Harunobu, intitulada Woman Collection Lotus Flowers.

Dados da Obra:

. Nome: A canoa sobre Epte.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1890.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Genero: Pintura de Genero.
. Dimensoes: 133 a 133,5 Cm x 145 a 146 Cm.
. Localizacao: Museu de Arte de Sao Paulo, Sao Paulo, Brasil.

. Nenufares (1904):


Nenufares e uma Pintura realizada a Oleo sobre Tela, pintado no Ano de 1904, realizada nos arredores da capital francesa, Paris. Foi vendido mais de um seculo depois de ter sido pintado no dia 19 de Junho de 2007 na Sotheby's, no Reino Unido, Inglaterra, em Londres a um comprador anonimo por 26 milhoes de euros, o terceiro valor mais alto de sempre para a venda e compra em leilao de um quadro de Monet.

O quadro representa e retrata os nenufares no lago do jardim do Pintor, em Giverny. A tela e vista como um testemunho vivo da busca pela perfeicao luminica de Monet, nos seus trabalhos. A paleta de cores e exuberante, variando entre verdes, castanhos, azuis, rosas esquicos ou salmao, remetendo-nos para o inicio da matina, o nascer do sol. Na agua do lago estao patentes perfeitos reflexos das arvores, que rodeiam o lago de Giverny.

Esta tela e trabalho pertence a celebre serie de pinturas com o mesmo nome que o presente trabalho: Nenufares. Esta obra e talvez o melhor trabalho pertencente a mesma serie de pinturas de Arte, e considerada uma das obras mais prodigiosas entre as pinturas concebidas por Monet.

Ao contrario de algumas das telas da mesma serie, esta Pintura nao exibe qualquer vestigio de movimento. Pelo contrario, o lago e os seus nenufares parecem estaticos, imoveis e parados. As cores e o jogo luminico remetem o espectador para o nascer da manha, no jardim do Pintor, muito frequentemente retratado pelo impressionista. Monet comecou a sua carreira como Ilustrador e Caricaturista, actividade em que alcancou uma certa fama quando ainda era praticamente um adolescente. Em 1856 conheceu o Pintor frances Boudin de quem viria a ser amigo e Aluno. Alem de o iniciar nas tecnicas da Pintura Paisagistica Eugene Boudin ensinou-o a pintar ao ar livre, para captar melhor as cores e a luz. Tres anos depois, mudou-se de Havre, onde vivia com os pais, para Paris, comecando a estudar na Academia Suica. Alguns anos mais tarde frequentou tambem a Escola de Belas-Artes, no estudio de Gleyre, onde encontrou e fez amizade com Renoir, Sisley e com o tambem Pintor frances, Jean Frederic Bazille (1841-1870). Depois de uma tentativa de suicidio fracassada em 1868, Monet viajou para Londres com o amigo Renoir, fugindo da guerra com a Prussia. La conheceu o Pintor frances, Charles-François Daubigny (1817-1878), e por meio do mesmo o Marchand Durand-Ruel. Os seus quadros de Londres refletem o interesse do jovem Pintor pela Pintura Oriental e pela Fotografia. O espaco e a perspectiva sao obtidos pela contraposicao de estruturas geometricas e um intenso contraste cromatico. Depois da apresentacao em Paris, em 1874, do seu quadro, Impression, soleil levant ele e todo o seu grupo de amigos foram mencionados por um critico de Arte como impressionistas e mais depreciativamente como "a turma de Monet". Aos poucos, foi abandonando as tonalidades escuras e tenebrosas de suas primeiras obras e adoptou por uma paleta de cores frias e ao mesmo tempo transparentes. Em Argenteuil, passa a pintar com Sisley e Pissaro, tanto no Inverno como no Verao. Alem das paisagens, tentou incluir motivos da vida moderna, como as locomotivas. Deu inicio tambema celebres quadros de catedrais, de contornos quase inexistentes, em que a forma e dada pela reproducao da luz e da cor. A sintese da sua obra sao os quadros que compoem a serie Ninfeias, especialmente o Tanque dos Nenufares. Monet foi o mais puro representante do espirito impressionista.

Dados da Obra:

. Nome: Nenufares.
. Autor: Claude Monet.
. Data: 1904.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 81 Cm x 100 Cm.
. Locaizacao: Coleccao Privada.

. Le Bassin aux Nympheas:


Le Bassin aux Nympheas e mais uma das famosas pinturas a Oleo sobre Tela de Claude Monet, pintada no Ano de 1919, em Giverny. O quadro pertence a uma coleccao privada.

O mesmo quadro foi criado quando Monet ja estava quase cego. No jardim desta sua casa, onde viria a falecer alguns anos depois. existiam os nenufares que ele reproduziu em varios dos seus quadros.

Le Bassin aux Nympheas foi vendido num leilao de Arte em 24 de Junho de 2008, na Christie's, em Londres pelo valor de 40,9 milhoes de libras (51,6 milhoes de euros), atingindo assim o recorde mundial para a venda de uma obra de Monet.

Dados da Obra:

. Nome: Le Bassin aux Nympheas.
. Autor: Claude Monet.
. Ano: 1919.
. Tecnica: Oleo sobre Tela.
. Dimensoes: 100,4 Cm x 201 Cm.
. Localizacao: Coleccao Privadda.



Caro(a) leitor(a) esta no presente ano foi ate ao momento a Cronica que me deu mais trabalho realizar e por isso tambem ate ao momento a que me deu mais prazer escrevers. Aprendi muito nao so sobre Claude Monet, sua obra, sua vida mas tambem sobre o Impressionismo.

Mais uma vez ficou provado que por muitas dificuldades que tenhamos com paciencia, persistencia, vontade, esforco e dedicacao podemos continuar a fazer aquilo que mais gostamos e amamos. Dificilmente uma pessoa sem uma perna pode jogar Futebol mas com uma protese ja e possivel faze-lo um quadro de Monet nunca teria atingido o valor de 51,6 milhoes de libras se o Pintor frances acredita-sse que depois de estar quase cego nao conseguiria pintar com o mesmo talento.

Fico-me por aqui por agora, espero que tenha gostado da Cronica, que o tema tenha sido do seu interesse como foi do meu escreve-lo, beijos e abracos, ate a proxima que espero seja breve.

                                                                                                        Manuel Goncalves









































































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