Página

segunda-feira, 30 de março de 2020

A Dor de se Perder Alguem



Nao importa se estamos bem ou mal no momento mas quando alguem importante nas nossas vidas falece raramente ficamos na indiferenca.

Recentemente tive a infelicidade de ver duas pessoas partirem talvez as duas mais importantes da minha infancia e adolescencia foram chaves fundamentais da minha vida que infelizmente ja ca nao estao. A minha mae e o meu ex padrasto, tambem padrinho de baptismo, partiram exactamente com um mes e dois dias de diferenca e para maior infelicidade da minha parte coube-me a mim dar a noticia da morte do pai ao meu meio-irmao, ja me tinha calhado a mim dar a noticia da morte de alguem a outra pessoa, nao e facil e uma tarefa que quem ja teve tambem nao e facil mas torna-se mais dificil quando se trata de dizer a um filho que o pai havia morrido, sobretudo, sabendo que o mesmo ainda estava abalado e procurava recompor-se da morte da mae, que havia sido um mes e dois dias antes.

Por razoes que nao sao para ser aqui nomeadas e faladas porque fogem do tema da Cronica eu e a minha mae nao tinhamos uma boa relacao, desde que eu tinha 17 anos que nunca tivemos mesmo assim nao foi facil viver com a nova realidade e saber que eu jamais iria ver a minha mae.


Nao e facil perder um pai e uma mae, nunca estamos a espera ou simplesmente nao conseguimos aceitar tal facto. Por vezes vemos nos nossos pais uma figura com uma forca enorme, um exemplo a seguir e pensamos que eles sao como imortais. Jamais irao morrer, jamais nos irao deixar mas nao e bem assim.

Eu nunca tinha sentido tao perto o que era perder alguem, os meus avos morreram mas nao foi a mesma coisa com o meu avo paterno custou-me bastante mas nao foi a mesma coisa. Lembro-me dos grandes conselhos que recebi, das conversas que tive com o meu avo tenho pena dele ter morrido quando eu ainda nao sabia dar valor a muita coisa que ele me disse mas perder um pai e como se perder um pouco de tudo e como sentir que nos desligamos de algo, creio que so existe dor maior que perder um pai, ou seja, perder um filho.

E na dor de se perder alguem que ficamos sempre, ou quase sempre a pensar se muitas coisas na vida fazem sentido, mas, ai por vezes, ja e tarde demais.

Pensamos se vale a pena ficar-mos de costas viradas anos e anos que agora vao ser uma verdadeira eternidade tudo por razoes as vezes banais, e algo onde infelizmente posso tocar, um assunto do qual posso falar porque infelizmente isso aconteceu comigo.

Sei que agora e tarde para procurar estar novamente com a minha mae e tenho a consciencia tranquila nesse ponto porque algumas vezes no passado tentei faze-lo mas realmente nao e possivel obrigar-se alguem ao que nao se quer e nesse ponto pelo menos sinto-me descansado, fiz o que me era possivel e tudo o que estava ao meu alcance.

Vivemos tempos dificeis com este virus que e uma nova epidemia que esta a devastar o mundo nao escolhendo entre rico e pobre, jovem ou idoso, bonito ou feio, desconhecido e anonimo ou famoso e poderoso. O Coronavirus e a nova ameaca mundial e essa nova ameaca faz-nos tambem pensar nos verdadeiros sentidos da vida, faz-nos pensar em coisas banais que estao nos habitos de rotina diaria e dar mais mais valor por exemplo, ao levantar de manha da cama, abrir uma janela, respirar o ar e brisa matinal, sao coisas que agora estamos impedidos de fazer e talvez assim apredamos que as coisas banais tem muito valor na nossa vida.

A dor de perder alguem faz-me tambem pensar no Milagre do Perdao e por vezes se em vida vivemos relacoes de inmizade com alguem que nos e proximo quando o mesmo falece o coracao nos amolece e para a mesma pessoa partir em paz para o mundo espiritual sentimo-nos no dever de a perdoar por tudo o que fez, sentimos nao so o dever mas obrigacao de o fazer, tentei ignorar isso com a minha mae quis passar por cima desse sentimento, continiar como se nada fosse mas nao o consegui fazer. Penso que so nao tendo coracao e possivel viver com essa ideia a nos atormentar. A minha mae dependendo do meu perdao pode partir descansada para o mundo espiritual e celestial tal como o meu ex-padrasto. Se dependesse do meu perdao (sei que nao depende apenas disso) a minha mae e padrasto foram absolvidos no julgamento perante Deus.

A dor de perder alguem para quem nunca passou por isso pode ser visivel num funeral sempre envolvido com um ar pesado, triste e com muitas lagrimas alem das cores que se vestem de escuro habitualmente preto e em certos paises o branco. Por vezes nao fica apenas pelo funeral ja que alguem mais chegado (filho, pai, viuvo) fica em sofrimento muito tempo, por vezes durante anos, O mesmo sofrimento pode ser visivel sobretudo quando se faz uma visita ao cemiterio onde o mesmo esta sepultado.

Acredito que a morte seja uma passagem nao apenas para um mundo espiritual e celestial mas para uma nova vida neste mundo em que vivemos. Acredito na reencarnacao, nao creio que apos a morte uma pessoa venha a este mundo com intuito de vir ao encontro de outa ou simplesmente de vir pagar por erros da vida anterior (julgo que ai falamos em Karma) mas acredito que esta vida no mundo em que vivemos seja uma forma de nos aperfeicoarmos ate sermos capazes e dignos de viver a eternidade junto de Deus e Cristo.

Muitos entendem bem o que escrevo neste texto porque certamente ja passaram pelo mesmo e dao me razao quando digo que a vida e curta demais para viver em relacoes de odios com pessoas que ate nos sao bem proximas. A vida nao e apenas curta mas igualmente rodeada de incertezas e a maior delas e nao saber se amanha estaremos vivos.

                                                                                                            Manuel Goncalves

Sem comentários:

Enviar um comentário