Página

sábado, 28 de agosto de 2021

Nao Tem Sido Facil

 


Nao tem sido facil, e o titulo deste post, e de facto e uma realidade, nao tem sido mesmo nada facil mas irei sobreviver, penso que a parte mais dificil ja passou, preciso somente agora de me adaptar a certas coisas e ter a certeza de que coisas que eu queria muito nao vao acontecer e que pessoas que um dia eu amei, amei loucamente, nao vou voltar a amar e talvez ate, nao vou voltar a ver.

Tentei esconder isso, esconder que essa depressao nao existia mas era tao evidente. Sem apoios medicos, sem ter falado muito com amigos acerca disso vivi um estado de depressao desde que a minha mae morreu.

Tive discussoes aqui com outra pessoa em trocas de comentarios e acusacoes mas acredito que isso ja tenha passado ou se nao passou o melhor seria ignorar mas nao sou pessoa de levar desaforos para casa sem dar resposta.

Nunca pensei sentir-me assim, ter perdido a vontade de fazer o que mais gostava, escrever no meu blog. Faltava-me vontade, paciencia e muitas outras coisas e tudo porque a minha mae nao me tinha dado o que eu mais queria. Nao me chamou, nao falou comigo a pedir-me desculpa por ter sido uma ma mae, tao diferente para mim do que fora para os meus irmaos. Acredito que ela tenha sentido isso mas o orgulho nao permitiu faze-lo e agora ja nao o pode fazer, nunca mais.

Nao foi facil adaptar-me a uma nova vida e sempre no pensamento recordando alguem que me jurara tanta coisa que quebrou e feito tantas promessas que nao cumpriu, uma das mais importantes, "- vou estar sempre a teu lado seja de que forma for" e no fim por opccao e vontade propria abandonou-me fazia ja algum tempo e quando eu mais precisava dela, nao esteve presente.

Fiz de tudo para que isso nao acontecesse mas a verdade e que vi o amor que tinha por essa pessoa tornar-se o oposto, sentimento de odio e o que sinto agora, poucas vezes odiei alguem, poucas vezes nao fui capaz de perdoar mas agora acontecesse exactamente o contrario.

Os poucos amigos que me acompanharam nesta depressao deram-me muito apoio e forca desde da primeira hora, desde o momento em que lhes comuniquei que a minha mae tinha morrido mas nao foi o suficiente. Fui me lembrando de grandes idolos meus que tiveram o mesmo problema que eu e que cometeram suicidio: Van Gogh, Camilo de Castelo Branco e Florbela Espanca. Cheguei a temer que viesse a ter o mesmo fim que estes meus idolos, que me faltassem forcas para lutar, sobreviver, estas depressoes nervosas muitas vezes sao mais fortes que nos, infelizmente.

Eu nunca me tinha sentido assim, talvez tivesse sentido algo semelhante mas nunca tao forte e nem comigo a dedicar-me a coisas que gostava conseguia esquecer muita coisa. Nao conseguia estar bem comigo proprio, estava revoltado com o mundo e nao foi facil suportar isso. Nao procurei ajuda medica porque sei que eles nesses casos gostam logo de dar uma medicacao muito forte que nos faz quase andar a dormir em pe e por outro lado, sou, sempre fui contra o uso de drogas.

Comecei a sentir que estava a melhorar muito recentemente com o comecar a voltar a normalidade e a recuperar o gosto por muita coisa. Escrever por enquanto nao tenho escrito muito, apenas por falta de tempo, nem tanto por falta de vontade.

A Poesia para mim nesta fase da vida foi para mim uma grande terapia, foi um verdadeiro refugio, ponto de salvacao. Escrevi alguns poemas e ate publiquei aqui no blog e no facebook que sofreram como sabem duras criticas mas eu tinha a certeza da qualidade deles e que as criticam eram derivadas a outro motivo.

No facebook acabei por tomar conhecimento de uma editora africana que estava a procura de Poetas em que cada um podia concorrer com um Poema para ser publicado numa Antologia "Esperancas Perdidas" seria o nome da Antologia que me chamou a atencao, despertou o meu interesse inicialmente apenas pelo nome, "Esperancas Perdidas", eu que a tanto ja tinha perdido a esperanca em muita coisa, ganhava agora nao "Esperanca" em vencer mas interesse e vontade em participar.

Ja estavam quase no final mas ainda fui a tempo. Apostei depois de receber as informacoes do que era necessario para participar. Enviar um Poema original e uma pequena Biografia.

Escolhi para participar o meu Poema, Quando Eu..., e a minha entrada neste projecto foi mais uma brincadeira, tinha vontade ou desejo de ser um dos vencedores mas sabia das dificuldades que iria enfrentar. Eu era um inexperiente que estava a concorrer em tais concursos pela primeira vez e iria concorrer com Poetas com mais experientes e ate reconhecidos do publico mas era apenas um concurso em que nao tinha nada a perder.

Segundo a editora estava a ser muito dificil selecionar os 27 finalistas para participar na mesma Antologia, eram centenas de Poetas e Poetisas a quererem concorrer e a querer participar no mesmo trabalho literario. Falavam que muitos iriam ter que ficar de fora apesar da qualidade mas para os que nao fossem escolhidos nao perderem a esperanca.

Pensei que seria um dos que nao seria escolhido. Uma editora africana certamente iria apostar mais em Poetas africanos, em temas relacionados com Africa e comecei a pensar que seria mesmo um dos que nao seria escolhidos.

Finalmente chegara o grande dia, podia ver no facebook editada a lista dos finalistas vencedores, aqueles que em centenas tinha sido escolhidos. Como eu tinha pensado a maioria pelo nome dos autores eram africanos, o titulo de alguns poemas tambem era relacionado com Africa mas... mas, eis que eu estava la, podem mesmo ver, o 17., sou eu.

E uma alegria que tive porque sei que nestes eventos as editoras tem os melhores criticos literarios a fazer as seleccoes e eu passei, estava la. Agora posso dizer, vou ser um Poeta com trabalhos editados e expostos.

Esta alegria serviu em muito para destruir esta depressao que estava a dar cabo de mim e se ja sentia melhoras, sinto me muito melhor agora. Serviu igualmente para eu acreditar ainda mais em algo que ja sabia, eu tenho valor, qualidade, potencial, so faltam as oportunidades e quando elas surgem terei mais e de as agarrar.

Meus amigos e amigas este episodio que se passou comigo tanto na depressao como na tentativa de participar na Antologia Poetica e a prova viva que por muito grande que a escuridao seja podemos sempre alcancar um pouco de luz. Podemos ter grandes problemas mas a solucao pode ser sempre encontrada e alcancada. E que este seja o primeiro de muitos poemas meus a chegar a ser publicado e a ser lido pelos grandes amantes da Poesia.

Bem aja a todos e ate a proxima, abracos e ate breve.

                                                                                                                 Manuel Goncalves


Sem comentários:

Enviar um comentário