Página

domingo, 24 de outubro de 2021

Agradecimento ao Consulado Geral de Portugal em Londres

 


Embora muitos afirmem o contrario quem me conhece sabe que uma coisa que eu nao sou e ingrato e sei agradecer bem ainda que muitas vezes (como e o caso de agora) apenas com palavras ou accoes, de facto para certas pessoas so estamos gratos se agradecemos com um agradecimento em dinheiro.

Esta meu agradecimento vem apos o final de algo que na pratica comecou a 6 de Setembro deste ano e so terminou a 20 Outubro e apos 4 deslocacoes a Londres. Isto em termos praticos porque em teoria comecou com a marcacao para o Consulado Geral de Portugal em Londres onde pretendia renovar Cartao de Cidadao e Passaporte ainda em Fevereiro ou Marco fiz essas marcacoes ja que as dificuldades em viajar a Portugal devido ao Covid-19 me fizeram desistir de ir de ferias a Portugal este ano, em Setembro-Novembro como e habitual.

Como emigrante e residente no UK para a renovacao do Cartao de Cidadao e Passaporte restava-me apenas penso que duas hipoteses, deslocar-me a Londres ou a Manchester sendo mais perto optei por Londres.

Ao fazer as marcacoes ficou logo a saber que me tinha de registar no consulado coisa que ainda nao havia feito e que alias em 23 anos de residir no Reino Unido ainda nem sequer conhecia mas que certamente ia conhecer brevemente da forma como as coisas estavam.

Era do meu conhecimento ja a demora de uma marcacao no Consulado Geral de Portugal em Londres por isso optei por fazer os pedidos meses antes onde tambem fiquei a saber que a equipa do consulado devido a pandemia nao se tem deslocado as localidades como fazia anteriormente e onde era previsto deslocar-se a Peterborough.

Com tudo ja marcado e fiquei surpreso pela rapidez com que me fizeram o apontamento das marcacoes. Num dia a tarde fiz o mesmo pedido de marcacao e no dia seguinte ja tinha o email com resposta positiva e ja com as datas marcadas. Dia 6 de Setembro para fazer Cartao de Cidadao, dia 14 de Outubro para fazer Passaporte. Fiquei logo ai com uma impressao positiva do Consulado pela rapidez com que me responderam quando ja tinha ouvido pessoas reclamarem que enviam os emails e demora por vezes mais um mes a receberem resposta, isto quando recebem, que nunca lhes atendem o telefone e em casos de quando fazem demoram imenso tempo a responder as solicitacoes. Comigo devo dizer desde ja que tal nao aconteceu.

Tendo de tratar apenas de Cartao de Cidadao e Passaporte seria necessario deslocar-me apenas duas vezes a Londres mas optei por ir buscar pessoalmente os documentos para me distrair um pouco, poder tambem dar um passeio, comprar qualquer recordacao da capital inglesa e... para poder ir almocar num bom restaurante nas zonas portuguesas de Londres, o que tambem nao foi sempre possivel porque nos dias de tratar dos documentos tendo as minhas marcacoes para depois das 12:00 horas e tendo terminado perto das 15:00 tive que tomar outra opccao que nao fossem os restaurantes portugueses de Stockwell, South Lambeth ou Vauxall. Por sorte descobri um Steakhouse perto da Estacao de Metro de Oxford Circus e entao os meus almocos nas 4 deslocacoes a Londres foram divididos entre o Angus Steakhouse e um restaurante portugues que encontrei em South Lambeth Road apos anos de ir a um outro restaurante em Stockwell Road, The Three Lions Cafe & Restaurant foi o meu ponto de almoco em dois momento, o ultimo rematado com um optimo Arroz de Marisco e para quem tambem vai um agradecimento pela simpatia com que servem os clientes e pela qualidade da comida.

Esta publicacao no meu blog e facebook serve para agradecer pessoalmente a todo o Staff do Consulado Geral de Portugal em Londres com quem me cruzei desde de segurancas a pessal das relacoes publicas em particular aos que trataram do meu caso, a todos o meu obrigado.

Logo a chegada no dia 6 de Setembro fiquei a entender a razao do tempo de demora para se conseguir uma marcacao em caso de nao se conseguir comprovar urgencia. Sao talvez centenas de pessoas portuguesas e de outros paises com nacionalidade portuguesa que passam certamente por ali diariamente.

Quero dizer que o servico do Consulado Geral de Portugal em Londres nao me parece ser o inferno que muitos parecem querer fazer parecer. E uma realidade o tempo de demora para se conseguir chegar ate a data da marcacao mas quero frisar a simpatia dos funcionarios, sempre sorridentes, sempre mostrando boa disposicao, sempre dispostos a dar uma ajuda, super comunicativos, chegando a criar um ambiente agradavel e quase familiar quando estamos a espera ja no interior do edificio e quando estamos ja a ser atendidos.

Para fazer a documentacao tambem e super rapido e igualmente posso dizer o mesmo quando se trata de ir levantar os documentos. Tenho lido casos de pessoas que foram para ir buscar os documentos e os mesmos ainda nao estavam prontos, reclamando de perder um dia de trabalho, tempo e dinheiro com a viagem, comigo isso nao aconteceu.

Fiz o Cartao de Cidadao a 6 de Setembro fui busca-lo a 21 de Setembro sem qualquer problema. Com o Passaporte aconteceu o mesmo fi-lo a 14 de Outubro fui busca-lo a 20 de Outubro com bastante receio ja que entre faze-lo e ir levanta-lo tinha-se passado apenas cerca de 3 dias e meio uteis (segunda a sexta nao estou a contar com sabado e domingo) e tinha esse receio porque o tempo de demora para o Passaporte com urgencia ficar pronto era de 4 dias mas a verdade e que estava.

Quero mais uma vez agradecer com o meu testemunho proprio a identidade que e o Consulado Geral de Portugal em Londres por existir e ajudar os cidadaos portugueses que se encontravam mediante do mesmo problema que eu. Agradecer pelo Staff que tem a trabalhar e quais as qualidades me agradaram e ja referi anteriormente. Em meu testemunho particular tenho a dizer que nao sei se fui eu que tive sorte ou se muitas pessoas inventam ou fazem um bicho de sete cabecas mas os servicos do Consulado Geral de Portugal em Londres sao bastante eficientes e nao o a inficiencia que muitos querem fazer crer. Continuem assim que estao bem apesar das criticas de muitos sei que havera muitos a ficar com a mesma impressao positiva com que eu fiquei.

Para finalizar em uma nota de 0 a 10 entrego-vos a nota 9. Porque nao o 10? Pelo tempo de espera entre a altura em que fazemos uma marcacao e o dia da mesma, e pelo facto de se permitir que se falem outras linguas no interior do edificio para la do portugues e quanto muito claro, do ingles. Assisti a isso quando dois sujeitos de aparencia indiana estavam ao meu lado a falarem um dialecto qualquer que nao era nem portugues e nem ingles quando tenho conhecimento por exemplo que semelhante atitude em certos consulados e embaixadas de paises estrangeiros em Portugal tal atitude nao e permitida.

O meu obrigado mais uma vez pelo servico prestado e tentarei chegar ate ao vosso conhecimento o meu testemunho pessoal. Em relacao aos leitores do meu blog, ate a proxima.

                                                                                                                    Manuel Goncalves


Sem comentários:

Enviar um comentário