Página

sábado, 15 de janeiro de 2022

Poemas e Poesia IX



Com a vontade e graca de Deus comeco mais um ano neste Blog. Nao vou comecar de uma forma muito diferente que andei no ano passado de 2021, a Poesia e sem duvida uma optima terapia, dai que nos ultimos meses por uma questao de terapia ou porque preciso de aumentar o meu numero de poemas originais e Poesia que tenho escrito e sao os meus poemas em questao que aqui tenho editado e apresentado.

Tenho referido nao so no facebook a situacao de ter tres amigas que sao as minhas musas poeticas. Uma da cidade do Porto, outra alentejana a viver em Lisboa e ainda uma brasileira de Bento Goncalves no Estado do Rio Grande do Sul. Chamo as mesmas de minhas musas porque ja me serviram de fonte, base de inspiracao para escrever no passado alguns poemas e ate Contos Breves. Desta vez tive inspiracao em alguem para escrever o Poema que se segue mas nao foi de forma alguma, uma, das minhas musas.

Antonio Joaquim Rodrigues Ribeiro (1944-1984) conhecido por muitos apenas como Antonio Variacoes e de facto o meu maior idolo na Musica Portuguesa e uma enorme fonte de inspiracao para o que escrevo, quero seguir e tambem um exemplo pessoal pela sua forma de estar na vida e de viver a sua maneira, aprendi isso com ele e segui o seu exemplo nao me importando hoje se escandalizo com a forma como me apresento e visto. 

Este poema e uma justa homenagem a Antonio Variacoes e antes de ser apresentado aqui, apresentei-o a um amigo mesmo antes de o publicar no Facebook, um amigo que e nem menos, nem mais do que irmao do proprio Antonio Variacoes e com quem criei amizade no Facebook e tenho tido muitas conversas acerca do nosso idolo. Apos uma publicacao na minha pagina do Facebook e em dois grupos dedicados a Antonio Variacoes e a sua obra, o mesmo Poema recebeu em menos de 12 horas mais de 50 likes e varios comentarios sempre com fortes elogios, sao estas pequenas coisas e detalhes que me dao forca para continuar e a perseguir o meu sonho.


Em Memoria de Variacoes (14-01-2022)

Antonio teu nome
O Minho te viu nascer
Ribeiro teu sobrenome
Tua raiz nunca conseguiste esquecer
E por Variacoes, Antonio Variacoes
Todos te ficaram a conhecer

Na tua pequena aldeia
Pequena demais para esse teu sonho
Que cedo te fez em Lisboa querer viver
Por la cresceste, por la viveste
Mas teu sonho, teu sonho querias realizar
O sonho de tuas cancoes cantar

Foste tambem Antonio Barbeiro
Nunca te viste como Cabeleireiro
Foste mais alem Londres e Amesterdao
Mas tambem Nova Iorque ficou no teu coracao
Mesmo assim teu Minho nao ficou esquecido
E foste de Fiscal, Amares o filho mais querido

Tuas cancoes jamais esquecidas
No tempo nao ficaram perdidas
Nasceste dizem que fora do tempo
Porque estavas muito a frente
Mas em ti a Musica sempre presente
Tu foste o maior, foste diferente
Antonio que cedo, tao cedo partiste
Jamais seras esquecido pela tua gente

Antonio tuas cancoes
Encantaram sempre multidoes
Que se apaixonaram pela obra de Variacoes
Cantar em vida tua cruz
Lindas cancoes como a tua, Deolinda de Jesus

Cedo partiste, ao ceu subiste
Hoje es uma estrela a brilhar
Cantaste do melhor que tem Portugal
Mesmo com erva daninha a alastrar
Tu cantando lembraste aquele dia
Em que tudo para amanha podia ficar
E uma cabeca sem juizo que fazia o corpo tudo pagar

Tiveste o teu Anjo da Guarda
Nao o vias, nem ouvias mas sempre o sentias
Sempre tua vida a iluminar
Cantaste tao bem um povo no rio lavando
E as tabuas do teu caixao iam talhando

Querias, sonhavas ir mais alem
Partiste e o Mundo foste ver
A tua vida, a tua maneira soubeste viver
E assim foi o teu dar e receber
Que ficamos a aprender.

                                                                                                 Manuel Goncalves

Apos partilhar este Poema com voces que para grande alegria minha teve o sucesso que esperava no facebook nos grupos de Antonio Variacoes aos quais pertenco, resta-me agora despedir-me de todos os leitores com aquele habitual abraco e votos de um encontro para breve, ate a proxima.

Ps: igualmente queria tambem aproveitar para desejar a todos um bom ano de 2022 com muito amor e saude.




Sem comentários:

Enviar um comentário