Página

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Robin Hood (Robin dos Bosques)



Comeco por dizer que como emigrante aqui no Reino Unido ainda nao viajei muito e ainda nao estive em locais onde gostaria de estar, cidades que gostaria de conhecer. Nao sei se algum dia realizarei o meu sonho de fazer a minha viagem de sonho pelas altas terras da Escocia, ou ir ate Liverpool conhecer a terra dos Beatles e o famoso Pub onde eles comecaram a tocar. Tambem no desejo esta uma deslocacao ate Stratford-upon-Avon conhecida como Stratford e que por curiosidade e so a cidade Natal de um dos meus dois escritores estrangeiros preferidos, William Shakespeare (1564-1616).

Ainda nao tive oportunidade de conhecer estes sitios que ja frisei mas nao deixo de ter o prazer de ter conhecido um dos sitios mais encantadores que conheci ate hoje a cidade de Nottingham e ter conhecido um pouco da sua famosa Floresta de Sherwood. Tanto na cidade como na propria floresta o Mito de Robin dos Bosques e algo que ainda hoje vive e na floresta pude assistir a representacoes com artistas representado cenas da epoca do mitico (ou real) Robin dos Bosques.

Em crianca nao liguei muito a personagem de Robin dos Bosques embora tenha visto alguns filmes, series de televisao e lido alguns livros com as historias escritas acerca do mesmo e algo que deixo ficar na curiosidade de cada um, tera sido Robin dos Bosques uma lenda e mito ou alguem real que pode ser comparado ao nosso portugues "Ze do Telhado"? A minha opniao guardo-a para mim para nao influenciar ninguem mas creio que faltam muitos comprovativos que possam comprovar a existencia real do famoso ladrao britaniico que roubava aos ricos para dar aos pobres.


Robin Hood (conhecido em Portugal como Robin dos Bosques) e um heroi mitico ingles, um fora-da-lei que ficou conhecido por roubar a nobreza e aos ricos para dar aos pobres. Teria vivido no Seculo XII, nos tempos do Rei Ricardo I (1157-1199), tambem conhecido como Ricardo Coracao de Leao, e das grandes cruzadas. Era tambem conhecido pela sua extrema habilidade com arco e flecha e vivia na Floresta de Sherwood, onde era ajudado por um grupo e bando de amigos, do qual faziam parte Joao Pequeno, Frei Tuck, Allan Dale e Will Scarlet, entre outros moradores da floresta. Prezava a liberdade, a natureza e a vida ao ar livre, e o inevitavel espirito aventureiro. Ficaria igaulmente imortalizado e conhecido como "O Principe dos ladroes". Tenha ou nao conhecido tal como o conhecemos, "Robin Hood" e, para muitos, um dos maiores herois da Inglaterra.

A Historia mais famosa e repassada a respeito de Robin Hood envolve o conto de um homem chamado Robin De Locksley. Este, apos servir ao lado do Rei Ricardo I em uma grande Cruzada, retorna salvo a casa. Ao chegar, encontra seu feudo, seus bens e suas terras devastadas pela tirania dos regentes, alem de estarem a ser postas em pratica leis abusivas, e a proibicao de caca como forma de sustento ao homem comum. Indignado, ele de imediato se recusa a aceitar tal situacao, sendo entao declarado um fora-da-lei. Aproveitando o seu conhecimento na Arte da Cavalaria, Arquearia e Combate adquirido na Guerra, ele une um grupo de foras da lei, e com todas as forcas e conhecimento com ajuda dos seus amigos e bando inicia um combate a tirania da Nobreza, passando entao, a roubar dos ricos para dar aos pobres.

Na Historia, Robin Hood, que ganha o mesmo apelido por usar um capuz (hood) tipo de chapeu com pena vence o Principe Joao e casa-se com Lady Marian, sobrinha de Ricardo I. No fim da Historia, Ricardo Coracao de Leao reaparece apos a sua derrota em terras estrangeiras e finalmente nomeia Robin Hood Cavaleiro, tornando-o Nobre novamente.

Ja em outra versao conhecida, escrita pelo Ilustrador e Escritor Norte-Americano, Howard Pyle (1853-1911), Robin Hood era um rapaz que, quando ia competir numa competicao de arco-e-flecha na cidade de Nottingham, acabou por se envolver em uma enorme confusao com os guardas, e com intencao ou intencionalmente acabou matando um deles, tornando-se um criminoso para la de assassino. O livro conta em oito partes como Robin Hood reuniu um bando de homens alegres, que so tinham o habito de roubar nobres arrogantes e clerigos abastados. E uma obra literaria interessante, ricamente abastecida de baladas e cantigas da epoca, o que nos acaba por mostrar bastante acerca dos costumes e tradicoes da epoca.

Se realmente de facto Robin Hood existiu e nao e mero mito, lenda e ficcao, tera vivido durante o Seculo XIII, provavelmente entre os anos de 1250 e 1300. Uma das primeiras referencias a tal personagem e o Poema Epico, Piers Plowman, escrito pelo Poeta ingles, William Langland (C. 1330-C. 1400) por volta de 1377. A compilacao Gesta de Robin Hood, datada de 1400, sugere que as historias que compoem a lenda ja circulavam bastante e que eram conhecidas do publico anos antes, pelo menos desde 1310.


Para quem vive hoje na Cidade de Nottingham, uma cidade no centro da Inglaterra que serve de cenario a maioria das baladas iniciais, Robin dos Bosques continua a existir e a atrair turistas estrangeiros a localidade para conhecerem os locais onde supostamente tera vivido ou onde a lenda tera sido criada. Alem das estatuas, ha ruas baptizadas com o seu nome ou o festival anual que lhe e dedicado. Ha tambem o que ainda resta do cenario principal da lenda ou mito ou seja a Floresta de Sherwood, onde e possivel encontrar a arvore em redor da qual o bando de Robin Hood se reunia em conselho. E claro que, caso tenha vivido no Condado de Yorkshire a floresta nao podera ter sido a de Sherwood mas a Floresta de Barnsdale. No Convento de Kirklees, hoje lamentavelmente em ruinas, existe tambem aquela que se pensa ser a campa e o tumulo de Robin Hood e onde se pode ler: "Aqui Jaz Robard Hude". La acredita-se que a Lady Marian a esposa de Robin tenha se tornado Prioresa Matilda conhecida pela sua caracteristica bondade.

"Robin Hood" e, desde sempre, por motivos que as versoes as vezes alteram, um fora-da-lei. As referencias historicas que sustem as varias teorias da sua existencia prendem-se, alias, na maior parte dos casos, com registos de comparencias em tribunais. Por Robin ter existido como "Robin Hood", por a lenda ser ja contada ou simples coincidencia, parece ter havido antes de 1300, na mesma regiao, pelo menos cinco homens acusados de actividade criminal conhecidos pela alcunha de "Robinhood".

Existem muitos candidatos a ter em conta, se quiser acreditar que Robin Hood de facto existiu. De acordo com a investigacao do Antiquario ingles, Joseph Hunter (1783-1861), em 1852, Robin era Robert Hood e tornou-se fugitivo por ter ajudado o Conde Lancaster, que se revoltara contra a cobranca abusiva de impostos do Principe Joao I de Inglaterra (1166-1216) tambem conhecido como Joao Sem-Terra e que reinou de 1199 ate a data da sua morte, e que por sua vez usurpara o trono do seu irmao, Ricardo I (apelidado de "Coracao de Leao", desaparecido numa cruzada).

Ja mais recente no Seculo XX em 1998, Tony Molyneux-Smith, publicou um livro onde sustenta e alega que a origem da lenda e Sir Robert Foliot, Lorde de uma familia Nobre que escolheu usar o nome de "Robin Hood" para esconder a sua verdadeira identidade como forma de proteccao numa sociedade violenta. Para dar enfase a essa suposicao, no final da obra de Pyle, quando Robin e morto no Convento de Kirklees, em sua lapide ha a seguinte inscricao e mensagem: "Sob esta lapide Jaz Robert, Conde de Huntington Pessoa tao boa como alguem pode ser, Robin Hood fora da lei como ele e seus homens a Inglaterra jamais vera. Morreu em 24 de Dezembro de 1247".

Em qualquer um dos casos, o Heroi escolheu a vida clandestina da floresta depois de ter sido injusticado e a sua opccao faz escola, acabando mesmo por conseguir formar um exercito com o qual se opoe a maldade que o rodeava.

Os pobres veem-no como livre e generoso, os governantes poderosos e os nobres afortunados temem-no . Na Historia de Pyle, tal como em muitas outras, Robin se veste de verde, maneja o arco como ninguem, nao teme nada, nem ninguem e vive feliz, rodeado de amigos que se ajudam a cada nova ameaca.

A lenda viria a espalhar-se primeiro nas baladas medievais, passou aos poemas e chegou ao Teatro antes de como seria de esperar chegar ao Cinema. A Historia foi escrita, ilustrada, encenada e filmada vezes sem conta ate se tornar eterna e versao mais conhecida, provavelmente seja a com textos e ilustracoes de Howard Pyle. Mas, como notou o Escritor e Biografo ingles, Roger Gilbert Lancelyn Green (1918-1987), foi so nos finais do Seculo XVIII, depois das baladas, romances e pecas antigas coligidas e reimpressas pelo Escritor e Ensaista ingles, Joseph Ritson (1752-1803), um amigo do Escritor, Romancista, Poeta, Dramaturgo e Historiador escoces, Sir Walter Scott (1771-1832), "que Robin dos Bosques entrou realmente na Literatura" (R. L. Green, As Aventuras de Robin dos Bosques, publicacoes Dom Quixote, Lisboa, 1990, p. 10). E notavel que Ritson, um conhecido Escritor e Antiquario, fornecia ao proprio Walter Scott material para o mesmo continuar a escrever os seus romances historicos, notavelmente, Ivanhoe (1820). O famoso Escritor frances, Alexandre Dumas (1802-1870) escreveu dois romances sobre o Heroi: O Principe dos Ladroes (1872), a inspiracao para o Filme com o mesmo nome de 1948 e Robin Hood, O Fora da Lei (1873).

                                                    
. Robin Hood no Cinema:

. Robin Hood (1922): Com o Norte-Americano, Douglas Fairbanks (1883-1939), no papel principal.
. As Aventuras de Robin Hood  (1938): com Norte-Americano, Errol Leslie Thomson Flynn (1909-1955), no papel do Heroi e a Actriz de nacionalidade Britanica, Norte-Americana e Francesa, Olivia Mary Havilland (1916-2020) - esta foi considerada a versao mais marcante dos filmes de Robin Hood.
. O Filho de Robin Hood (1946): com o Actor de nacionalidade Hungaro-Americano, Cornel Wilde (1912-1989) no principal papel.
. Rogues of Sherwood Forest (1950): com o Actor John Delevan Harris (1926-1998) conhecido como John Derek desempenhando o papel de Robin dos Bosques.
. The Story of Robin Hood and His, Merrie Men (1952): com o Actor irlandes, Richard Andrew Palethorpe-Tood (1919-2009) conhecido como Richars Todd no papel do famoso heroi desta vez, o filme foi lancado pelos Estudios da Disney (1923).
. Robin Hood (1973): em formato de desenho animado e lancado pelos Estudios da Disney. Nesta versao, todos os personagens da Historia foram transformados em animais, que agiam como humanos: "Robin Hood" e "Lady Marian", por exemplo, se tornaram raposas e o "Principe Joao" juntamente com o "Rei Ricardo" se viram representados por leoes, uma vez que o projecto inicial era uma adaptacao de Reynard, a raposa, uma outra Historia do folclore europeu.
. Robin Hood, o Trapalhao da Floresta (1973): comedia brasileira com os actores brasileiros Antonio Renato Aragao (1935) mais conhecido como Renato Aragao e Manfried Sant'Anna (1936) conhecido como Dede Santana.
. Robin and Marian (1976): dirigido pelo Actor  Estadunidense, Richard Lester Liebman (1932) conhecido como Richard Lester ou ainda Dick Lester, com o famoso Actor escoces, Thomas Sean Connery (1930-2020) conhecido como Sean Connery no papel de Robin dos Bosques e a Actriz Britanica, Audrey Kathleen Hepburn-Ruston (1929-1993) como Lady Marian. O filme mostra desta vez um Robin Hood ja idoso voltando das cruzadas 20 anos depois.
. O Misterio de Robin Hood (1990): filme brasileiro com Os Trapalhoes.
. Robin Hood, o Principe dos Ladroes (1991): uma nova versao de Robin dos Bosques no Cinema e mais uma vez um grande Actor a representar o seu papel, desta vez, o Norte-Americano, Kevin Michael Costner (1955) mais conhecido como Kevin Costner no seu papael.
. Robin Hood - O Heroi dos Ladroes (1991): com o irlandes Patrick Bergin (1951) no papel principal.
. Robin Hood: Men in Tights (1993): uma comedia dirigida pelo Norte-Americano, Melvin Kaminsky (1926) mais conhecido pelo seu nome artistico, Mel Brooks.
, Robin Hood (2010): dirigido pelo britanico, Sir Ridley Leighton Scott (1937) conhecido como Ridley Scott e com o conhecido Actor neozelandes, Russell Ira Crowe (1964) conhecido como Russell Crowe no papel principal.
. Tom e Jerry, Robin Hood e seu Ratinho Feliz (2012): em formato de desenho animado, e lancado pelos Estudios Warner Bros Entertainment (1923), Dirigido pelo Norte-Americano Christopher John Brandt (1961) conhecido como, Spike Brandt e pelo Norte-Americano Anthony Joseph Cervone (1966) conhecido por Tony Cervone e com o britanico Jamie Bamber St John Griffith (1973) conhecido mais como Jamie Bamber no papel principal.
. Robin Hood, a Origem (2018): o filme teve o Actor Gales, Taron David Egerton (1989) conhecido como Taron Egerton no papel principal, segue a trajectoria de Lorde Locksley para se tornar no famoso Heroi ingles Robin Hood.


. Robin Hood na Televisao:

Robin de Locksley (que mais tarde se viria a tornar Robin Hood) regressa das cruzadas, onde lutava ao lado do Rei da Inglaterra, quando descobre que a sua terra natal mudou, e justamente para pior. O Xerife assumiu o comando e homens terriveis aterrorizam a populacao.

Em 1990, o Estudiode Animacao japones, Tatsunoko (1962) lancou uma versao animada da Historia. A mesma versao contou na originalidade com 52 episodios. No Brasil viria a ser lancado, ainda na versao VHS e posteriormente exibido na TV Record (1953), junto com Kaiketsu Zorro (1996-1997).

Em 1991, o Estudio Hanna-Barbera (1959-2001) criou sua versao chamada "O Jovem Robin Hood". O desenho nao faz o sucesso que fora idealizado e apenas 26 episodios foram produzidos. O Sistema Brasileiro de Televisao (1981) mais conhecido como SBT e tambem o Canal Norte-Americano, Cartoon Network (1992) exibiram o desenho animado.

Ja em 2014, o personagem adquire espaco na Serie televisiva americana, Once Upon Time (2011-2018) na Quarta temporada da Serie, produzida pela American Broadcasting Company (1943) uma Estacao de Telvisao americana mais conhecida como ABC, transmitida no Brasil pelo Canal Sony (1996), no mesmo ano, e lancada a Serie animada de origem francesa, Robin Hood, Mischief in Sherwood (2014), produzido pelo estudio indiano, DQ Entertainment (2007) em parceria com a produtora francesa Method Animation (2008).


. Robin Hood na Banda Desenhada:

Como e um personagem de dominio publico e com reputacao estabelecida, Robin Hood e um personagem atraente para as editoras de Banda Desenhada. As primeiras historias continuas de Robin Hood foram escritas e desenhadas peloEscritor,  Artista Plastico sueco, Herbert Swen Frederik Frykholm (1897-1969) mais conhecido como Sven Elven publicadas pela Editora Norte-Americana DC Comics (1934) em New Adventure Comics vol.1 #23-30 (1938).

Em 1935 o jornal canadiano The Toronto Evening Telegram (1876-1971) publicou uma tira de banda desenhada "Robin Hood and Company" pelo Escritor e Jornalista canadiano, Edwin Reid (Ted) McCall (1901-1975) e (inicialmente) o Ilustrador Charles Snelgrove. Ele apareceu em varios outros jornais, e em 1941 foi convertido em forma de revista de quadradinhos canadense Anglo-American Publishing (1941-1951) como uma das primeiras revistas de quadradinhos canadense.

Robin dos Bosques serviu de principal inspiracao para a criacao do personagem Arqueiro Verde (Green Arrow). Oliver "Ollie" Queen, cujo o verdadeiro nome como personagem e, Oliver Jonas Queen (1941), da Banda Desenhada do Universo DC, criado por Mort Weisinger (1915-1978) e por George Edward Papp (1916-1989) tambem conhecido como Greg Papp. O personagem e um milionario que se torna naufrago e que aprende a usar um arco e flecha numa ilha deserta para sobreviver, passando tres meses na mesma sozinho, ate ao dia em que grupo de plantadores de canabis desembarcou na mesma para fazer uma colheita. Queen os apanha de surpresa apanha o comando do barco dos traficantes e os entrega a Guarda Costeira. Embora se tenha mantido anonimo, a imprensa local publicou a Historia e o chamou de Robin Hood dos tempos modernos.

Por ironia, assim que Oliver Queen anunciou que estava sao e salvo, sua representacao a alta sociedade foi num baile de mascaras de beneficiencia, aonde ele compareceu disfarcado de Robin Hood. Mas, apos os meses na ilha, Oliver passou a enxergar a vida de uma forma diferente. Ele nao tinha mais paciencia para as futilidades e mexericos dos ricos ociosos. Assim, quando um assaltante apareceu na festa, o mascarado Queen assumiu o controlo da situacao e, armado apenas com as suas flechas falsas e a habilidade que desenvolveu na ilha, deteve o ladrao.

Esse acto heroico foi perigoso, porem nao deixou de ser estimulante, mais divertido do que qualquer coisa que ele tivesse feito em anos. Sem querer, Queen havia encontrado de manter e praticar a etica em que acreditava. Ja possuia ate mesmo um Alter Ego pronto: o assaltante preso na festa repetira incansavelmente para a imprensa que um "arqueiro verde grandalhao" o havia conseguido dominar, levando os jornais locais a alcunhar o nome "Arqueiro Verde".

Robin Hood tambem aparece numa aventura de Zagor (1961) - no caso, e um assaltante comum, que pratica os seus roubos fantasiado como o personagem, o mesmo valendo para os seus capangas, que adoptam apelidos semelhantes ao do bando tradicional.


Esta e sem duvida uma Cronica especial aqui no Blog. Depois de me ter dedicado muito a Poesia e ate aos Contos Breves, ainda que em menor quantidade, desde 07 de Abril de 2021 com, Senna VS Prost A Grande Rivalidade "Magico" VS "Professor" que nao escrevia uma cronica verdadeiramente em si. Quando digo verdadeiramente refiro-me a um trabalho que me obrigue sempre a uma pesquisa para poder efectua-lo.

E com prazer que posso anunciar que para este ano, 2022, pretendo continuar a dedicar-me e talvez a continuar a dar destaque a trabalhos de Poesia mas procurarei nao colocar os outros de parte e ate tenho ja algumas ideias em mente.

Sei que posso nao agradar a todos, a alguns ate nao agrado nao pelo que escrevo aqui mas por meras questoes pessoais, questoes que pretendo de uma vez por todas ignorar ja que e impossivel discutir-se com pessoas assim.

Queria aproveitar o momento da finalizacao para desejar a todos os leitores e leitoras tudo de bom em 2022, com muita saude e amor, ate a proxima.

                                                                                                              Manuel Goncalves










Sem comentários:

Enviar um comentário