Página

quarta-feira, 4 de maio de 2022

A Morte de Ayrton Senna (1960-1994) em 1994



Aquele Domingo de 01 de Maio de 1994 era um dia em muitos passavam a tarde frente a televisao sentados no sofa e assistindo a um Grande Premio de Formula. So que era um Domingo de clima pesado nao pelo que viria a acontecer mas pelo que ja tinha acontecido antes da maior tragedia daquele Grande Premio e aquela que muitos (eu incluido) considera a maior tragedia de todos os tempos na Formula 1.

O clima e ambiente era de pesar e tenso tudo porque no dia anterior numa sessao de qualificacao para a prova do dia seguinte o austriaco, Roland Ratzenberger (1960-1994) nao sobrevivera ao grave acidente que sofrera e ficava assim encerrado um periodo de 12 anos (1982-1994) em que nao tinha havido acidentes com vitimas mortais na Formula 1 aquele fim de  semana em Imola viria a ficar conhecido como o mais negro de todos os tempos na Formula 1 e em todo o automobilismo, dificilmente alguem iria pensar que uma tragedia semelhante fosse possivel de vir a acontecer, foi um verdadeiro inferno desde da sessao de treinos com dois acidentes em que um deles envolveu a morte do Piloto ja referido. Foi sem duvida o fim de semana mais negro na Formula 1 e ninguem podia imaginar tal mas, o pior, o pior ainda estava por vir.

O pior viria a ser a morte de Ayrton Senna da Silva (1960-1994) ja durante a corrida. Senna foi um dos meus idolos de infancia e me acompanhou ate quase aos 17 anos, eu ainda tinha 16 anos mas me lembrava de Senna desde as primeiras vitorias. Senna era um dos meus idolos ja de adolescencia e ainda hoje sou um dos muitos que o considera o maior Piloto de todos os tempos. Com a morte de Senna a Formula 1 nao so ficou mais pobre como morreu um pouco, de lembrar, que na altura em actividade para alem de Senna que ja era tri-campeao mundial (1988, 1990, 1991) nao havia mais nenhum Piloto a ter sido Campeao Mundial naquela epoca. Senna e ainda hoje aquele que eu considero ter sido o melhor de Piloto de todos os tempos na Formula 1 e igualmente o mais completo.


A morte de Ayrton Senna da Silva ocorreu em 01 de Maio de 1994, resultante de uma colisao entre o carro do Piloto brasileiro e tri-campeao mundial e um muro de concreto, enquanto participava e liderava o Grande Premio de Sao Marino, no Autodramo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Italia.

No dia anterior, 30 de Abril de 1994, o austriaco Roland Ratzenberger, Piloto da modesta equipa de Formula 1, Simtek (1994-1995) morreu quando o seu carro bateu violentamente durante os testes de qualificacao para a corrida do dia seguinte. O acidente do Piloto austriaco e o de Senna foram os piores entre varios acidentes ocorridos durante aquele fim de semana e foram os primeiros acidentes fatais ocorridos em uma corrida oficial de Formula 1 em 12 anos. Esses mesmos acidentes se tornaram um divisor de aguas na seguranca da Formula 1, o que levou a implementacao de novas medidas de seguranca e uma reformulacao  da Grand Prix Driver's Association (1961-1982 e retorno em 1994).

Desde entao, apenas o frances Jules Bianchi (1989-2015) morreu devido a um acidente em pista na Formula 1. O Piloto sofreu um grave acidente, no Grande Premio do Japao, em 05 de Outubro de 2014, sendo declarado morto em Julho de 2015.


Na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em Imola, Senna declarou que aquela deveria ter sido para ele a primeira corrida da temporada, pois nao havia terminado as duas anteriores e agora faltavam apenas quatorze corridas. O brasileiro mais uma vez, como das duas anteriores, havia conquistado a Pole, mas o fim de semana nao seria tao facil. Ele estava particularmente preocupado com dois eventos. Um deles, na sexta-feira anterior, durante a sessao de qualificacao da tarde. O Piloto brasileiro Rubens Goncalves Barrichello (1972), envolveu-se em um grave acidente perdendo o dominio do seu Jordan Grand Prix (1991-2005) numero 14, passou por cima de uma zebra e voou da pista, chocando violentamente contra uma barreira de pneus. Apesar do aparatoso acidente Barrichello saiu desse acidente com pequenas escoriacoes e o nariz fracturado, ferimento suficiente para impedi-lo de correr no domingo seguinte. Senna visitou o compatriota e amigo no hospital - ele saltou o muro depois que foi impedido de visita-lo pelos medicos - e ficou convencido de que as normas de segurancas deveriam ser revistas.

O segundo ponto que preocupava Senna, ocorreu no sabado, durante os treinos livres, quando o austriaco Roland Ratzenberger correndo pela modesta equipa inglesa Simtek, bateu violentamente na curva Villeneuve num acidente que comecar a formar-se na fatidica curva Tamburello, quando a asa dianteira do seu carro se soltou fazendo-o perder o control do veiculo a alta velocidade. Levado para o Hospital Maggiore de Bolonha, ele viria a falecer 8 minutos depois. Esta foi a primeira morte de um Piloto em pista em oito anos - desde que a Federacao Internacional do Automobilismo (1904) tambem conhecida como FIA criara serias medidas de seguranca. Senna convenceu os oficiais de pista a leva-lo ao local do acidente para ver ele mesmo o que poderia ter acontecido e essa ousadia lhe custou mais uma advertencia e algum desgaste na ja dificil e atribulada relacao entre o Piloto brasileiro com a FIA.

Senna passou o final da manha reunido com outros pilotos, determinado a recriar a antiga Comissao de Seguranca dos Pilotos, a fim de tentar mrlhorar a seguranca na F1. Como um dos pilotos mais velhos e experientes (no momento unico a ser Campeao Mundial em actividade), ele se ofereceu para liderar esses esforcos. Apesar de tudo, Senna e todos os outros pilotos concordaram em correr. Ele saiu em primeiro, mas o Piloto finlandes, Jyrki Juhani Jarvilehto (1966) popularmente conhecido como, JJ Letho, deixou seu carro morrer seu Benetton (1986-2001), fazendo os outros pilotos se desviarem dele. Porem, o portugues, Jose Pedro Mourao Nunes Lamy Vicoso (1972) conhecido unicamente por Pedro Lamy da Lotus (1958-1994), bateu na parte traseira do finlandes, o que levou a entrada em pista do Safety Car por cinco voltas. Esse acidente tambem acabou por atingir quatro espectadores  que foram atingidos pelos destrocos.


Na sexta volta da corrida a mesma foi reininciada, e no inicio da setima volta Senna rapidamente impos a ordem e fez a melhor volta da corrida ganhando um pouco de vantagem em relacao ao segundo classificado que era o alemao Michael Schumacher (1969). Senna iniciara aquilo em que poucos podiam acreditar, aquela seria a sua ultima volta na Formula 1 na sua vida, que estava prestes a terminar. Ele entrou na curva Tamburello (a mesma onde outro brasileiro, Nelson Piquet Souto Maior (1952) mais conhecido como Nelson Piquet havia sofrido um grave acidente em 1987 e o austriaco, Gerhard Berger 1959) mais conhecido como Berger em 1989) e perdeu o controlo do seu carro, seguindo recto quando deveria fazer a famosa curva e chocou violentamente contra a um muro de cimento. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o a falta de controlo no carro, ainda conseguiu nessa fraccao de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 Km/h (cerca de 195 MPH) para cerca de 200 Km/h (cerca de 135 MPH). Os comissarios de pista chegaram ao local do acidente e, ao perceberem se da gravidade do acidente, so puderam esperar a equipa medica. Por um breve momento e instante a cabeca de Senna se mexeu ligeiramente, e o mundo. que assistia pela televisao, respirou de alivio imaginando que apesar do aparatoso acidente ele estivesse bem, mas infelizmente esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi retirado do seu carro pelo Professor e Medico ingles, Eric Sid Watkins (1928-2012) um Neurocirugiao de renome internacional pertencente aos quadros da Comissao Medica e de Seguranca da Formula 1 e Chefe daquela equipa Medica da corrida, Senna acabaria por vir a receber os primeiros socorros ainda na propria pista, ao lado do seu carro que nao passava agora de destrocos quase que completamente destruido, antes de ser levado de emergencia no helicoptero que estava no local para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi oficialmente declarado morto.

Mais tarde o Professor Watkins declarou:

"Ele estava sereno. Eu levantei suas palpebras e estava claro, por suas pupilas, que ele teve um ferimento macico no cerebro. Nos o tiramos do cockpit e o pusemos no chao. Embora eu seja totalmente agnostico, eu senti sua alma partir nesse momento".

Foi encontrada no carro de Senna uma bandeira austriaca que, em caso de uma possivel vitoria, o tricampeao a empunharia em homenagem ao austriaco Roland Ratzenberger, falecido um dia antes tambem vitima de um acidente.

Foi um GP tragico. Alem dos acidentes de Barrichello e das mortes de Ratzenberger e por fim de Senna, o acidente entre J.J Lehto e Pedro Lamy fez com que dois pneus fossem parar a arquibancada, ferindo varios espectadores presentes. O italiano, Michele Alboreto (1956-2001) da Minardi F1 Team (1985-2005), perdeu um pneu na saida das boxes e se chocou contra os mecanicos da Ferrari, ferindo tambem um mecanico da Team Lotus (1958-1994). Logo apos o acidente de Senna, durante alguns minutos, as comunicacoes no circuito entraram em colapso, permitindo que o Piloto frances, Erik Comas (1963), da equipa, Larrousse (1987-1994), deixasse o Pit-Stop e retornasse a corrida quando a mesma ja havia sido interrompida por um breve momento. Comas somente entendeu o que estava a acontecer quando os fiscais de pista mais proximos do acidente tremularam nervosamente suas bandeiras vermelhas indicando-lhe a situacao. Se nao fosse por essa atitude, ele poderia ter se chocado com o helicoptero que se encontrava ja pousado no asfalto da pista aguardando para levar Senna para o Hospital.

A imagem de Ayrton Senna apoiado no seu Williams, filmado pelas televisoes, com um olhar distante e perdido, pouco antes do inicio do GP, ficaria marcada para sempre entre os seus fas. No Brasil, ficou muito difundida uma frase dita pelo Jornalista brasileiro, Francisco Roberto Cabrini (1960) conhecido como Roberto Cabrini ao Plantao da Globo, boletim de noticias extraordinario da Rede Globo (1965) tambem conhecida como Tv Globo. Logo apos a confirmacao da morte de Ayrton Senna, pelo hospital, Cabrini deu a noticia a todos o Brasil e brasileiros dizendo, por telefone:

"Morreu Ayrton Senna da Silva... Uma noticia que a gente nunca gostaria de dar".


De acordo com a pericia, Senna perdeu o controlo do carro devido a uma quebra na barra de direccao do seu Williams. O documento da investigacao da pericia sugere que houve negligencia dos tecnicos da equipa numa reparacao feita na barra de direccao. Em Novembro de 1996, a denuncia do Promotor de Justica, Maurizio Passarini foi recebida pelo Juiz, Diego Di Marco. O britanico, Francis Owen Garbatt Williams (1942-2021) mais conhecido como Frank Williams e patrao de Senna, dono da Williams, o britanico, Patrick Head (1946) Projectista do carro de Senna e suposto culpado pelo acidente, o britanico, Adrian Newey (1958) tambem apontado por alguns como um dos supostos culpados pelo acidente de Senna, o italiano, Ferderico Bondinelli (um dos responsaveis pela empresa que administrava o circuito de Imola, o italiano, Giorgio Poggi (o responsavel pela pista), Roland Bruinseraed (o Director da prova), e o Mecanico que soldou a barra da direccao do Williams de Senna foram indicados e acusados de homicidio voluntario, por negligencia e imprudencia. Porem, em Dezembro de 97, o Juiz, Antonio Constanzo absolveu todos os acusados.

Em 2004, o programa "Seismic Seconds" ("Seconds From Disaster") da National Geographic (1997) produziu um episodio denominado "A Morte de Ayrton Senna", que foi transmitido para o Mundo inteiro. A producao considerou os dados disponiveis do carro do brasileiro para reconstituir a sequencia de eventos que conduziu ao acidente fatal. O programa concluiu que o longo periodo que o Safety car permaneceu na pista, fez reduzir a pressao nos pneus do carro de Senna, abaixando o carro. Com o carro mais baixo, o chassi tocou no solo, fazendo o carro saltar e tornando assim a direccao incontrolavel. Senna ainda tera reagido, mas, com os pneus travados, ele foi sem que nada conseguisse impedir arremassado para fora da curva. Segundo a conclusao do programa, se as reaccoes do Piloto tivessem sido mais lentas, ele talvez pudesse ter sobrevivido. Alguns pilotos e especialistas em Formula 1 consideram parte dessa teoria como sendo improvavel, pois os pneus de Formula 1 aquecem ate atingirem a temperatura ideal, depis de percorrer apenas 2 Km, meia volta no circuito de San Marino, assim na setima volta os pneus de Senna ja estariam aquecidos.

Em Abril de 2002, o FW16 que Senna pilotava e no qual sofreu o acidente fatal que lhe custaria a vida foi devolvido para a Williams. A equipa britanica informou pouco tempo depois que o carro estava em avancado estado de deterioracao e foi posteriormente destruido. O capacete que Senna usava no momento do acidente foi devolvido a Bell, e foi incinerado. O motor do carro foi devolvido para a Renault (1899), e seu destino tornou-se desconhecido.


Senna tinha 34 anos quando morreu. Sua morte aconteceu porque o impacto da batida no muro de cimento apos ter saido da pista, um pedaco da suspensao dianteira direita se partiu, transformando-se em uma especie de lanca no meio dos destrocos do carro que se partiram e voaram que penetrou a viseira do capacete e adentrou a orbita acima do olho direito, danificando irreversivelmente o Lobo Frontal do cerebro de Senna.

Na analise dos medicos que se encontravam na pista e que foram os primeiros a socorrer e assistir Senna, no hospital e na autopsia, depois de constatada a morte cerebral de Senna, foram encontrados tres graves traumas: alem do dano no Lobo Frontal, um grande choque que provocou fracturas na Tempora e rompeu a Arteria Temporal e uma fractura na base do cranio, devido a potencia do impacto. Tanto a FIA como as autoridades italianas mantiveram a versao de que Senna nao havia sofrido morte instantanea, e sim no hospital horas depois, para onde fora levado rapidamente de helicoptero. Existe uma interminavel discussao entre as autoridades a esse respeito.

Ainda se discute porque razao Senna nao foi declarado morto na pista ja que a sua autopsia revela a hora do acidente como sendo a hora da sua morte. Especula-se que isso se deve as leis italianas que dizem que, quando uma pessoa morre em um evento desportivo, essa morte deve ser investigada, fazendo com que o evento tenha que ser imediatamente cancelado. O Director do Instituto de Medicina Legal do Porto (Portugal) Jose Eduardo de Lima Pinto da Costa (1934-2021), informou o seguinte:

"Do ponto de vista etico, o tratamento dado a Senna foi errado. Isso se chama Distanasia que significa que uma pessoa esteve mantida viva impropriamente depois que a morte biologica devido aos ferimentos de cerebro tao serios que o paciente nunca poderia permanecer vivo sem meios mecanicos de sustentacao. Nao haveria nenhuma perspectiva de vida normal. Mesmo se ele tivesse sido removido do carro quando o seu coracao ainda estava batendo e irrelevante a determinacao de quando morreu. A autopsia mostrou que Senna sofreu fracturas multiplas na base do cranio, esmagando a testa e rompendo a Arteria Temporal com hemorragia nas vias respiratorias.

E possivel reanimar uma pessoa depois que o coracao para de bater com procedimentos cardiorrespiratorios. No caso de Ayrton, ha um ponto sutil: as medidas de ressuscitacao foram executadas.

Ainda sob o ponto de vista etico isto pode bem ser condenado, porque as medidas nao foram em beneficio do paciente, mas um pouco porque serviram ao interesse comercial da organizacao. A ressuscitacao ocorreu de facto, com a traqueostomia e quando a actividade do coracao foi restaurada com o auxilio dos procedimentos cardiorrespiratorios. Atitutde na pergunta era certamente controversa. Qualquer Medico saberia que nao havia nenhuma possibilidade de sucesso em restaurar a vida na circunstancia em que o Senna tinha sido encontrado".


O Professor Jose Pratas Vital, Director do Hospital Egas Moniz (1902) em Lisboa, um Neurocirugiao e Chefe da Equipa Medica no Gramde Premio de Portugal, oferece uma opniao e testemunho diferente"

"As pessoas que conduziram a autopsia indicam que, na evidencia de seus ferimentos, o Senna estava morto. Mas eles nao poderiam dizer isso. Ele realmente teve ferimentos que conduziram a morte, mas nesse ponto o coracao pode ainda ter funcionado. Os medicos que atendem a uma pessoa ferida, e que percebem que o coracao ainda esta batendo, tem apenas duas atitudes a tomar: uma e assegurar-se de que as vias respiratorias do paciente permanecam livres, o que significa que ele pode respirar. No caso de Senna, eles realizaram uma traqueostomia, liberando as vias respiratorias. Com oxigenio e a batida do coracao, passamos a segunda atitude: a perda de sangue. Estas sao as etapas a ser seguidas em todo o caso envolvendo ferimento serio, se na rua ou em pista. A equipa de salvamento nao pode pensar de nada mais nesse momento excepto imobilizar a coluna cervical do paciente. Entao a pessoa ferida deve ser levada imediatamente a unidade de cuidados intensivos do hospital o mais proximo".

Rogerio Morais Martins:

"De acordo com o primeiro boletim clinico emitido pela Dra. Maria Teresa Fiandri as 16:30, o paciente Ayrton Senna teve um dano de cerebro com choque hemorragico e encontrava-se em coma profundo. Entretanto, a equipa medica nao notou nenhuma ferida na caixa toracica ou abdomen. A hemorragia foi causada pela ruptura da Arteria Temporal. O Neurocirugiao que examinou Senna no hospital mencionou que as circunstancias nao exigiam uma cirugia porque a ferida foi generalizada no cranio.

As 18:05, a Dra Fiandri leu um outro comunicado, com a voz agitada, anunciando que Senna estava morto. Nesse momento ele ainda estava ligado aos equipamentos que mantiveram sua pulsacao. A liberacao pelas autoridades italianas dos resultados da autopsia de Senna que revelaram que o Piloto tinha morrido instantaneamente durante a corrida em Imola, inflamou ainda mais controversia. Agora havia perguntas a serem respondidas pelo Director da corrida e pelas autoridades medicas. Embora os porta-vozes do hospital indicassem que Senna ainda estava respirando na sua chegada a Bolonha, a autopsia em Roland Ratzenberger [que morreu um dia antes] indicou que a morte tinha sido instantanea. Sob a lei italiana, uma morte dentro do circuito exigiria o cancelamento da corrida e toda a area deveria ser mantida intacta para a investigacao.


Estima-se que as forcas envolvidas no acidente do Piloto brasileiro sugerem uma taxa de desaceleracao equivalente a uma queda vertical de 30 metros. A autopsia realizada ao Piloto revelou e concluiu que o impacto a 200 km/H causou os ferimentos multiplos na base do cranio, tendo por resultado a insuficiencia respiratoria. Havia um esmagamento do cerebro (que foi arremassado junto a parede do cranio que causou o edema, a hemorragia e o aumento da pressao intracraniana) junto com a ruptura da Arteria Temporal que causou a hemorragia nas vias respiratorias e a consequente paragem cardiaca.

Quanto a possibilidade dos pilotos estarem ainda vivos quando foram colocados nos helicopteros que os levaram para o hospital, os especialistas acreditam que os organizadores da corrida atrasaram o anuncio das mortes a fim de evitarem o cancelamento da prova e assim proteger os seus interesses financeiros. A Sagis, organizacao que administra o circuito de Imola, chegou a cancelar a prova mesmo com um prejuizo estimado em US$ 6.5 milhoes. A FIA desmente essa informacao.
                                                

O tambem ex-Piloto de Formula 1 e brasileiro, Nelson Piquet, disse que Senna estaria sobre pressao, sofrimento e stress emocional em seus ultimos dias. Em 1994, Senna estava namorando a Modelo brasileira, Adriane Kelemen Galisteu (1973) mais conhecida como Adriane Galisteu, por quase um ano. No fim de semana do GP, ela estava em Portugal e a sua antiga namorada, Maria da Graca Xuxa Meneghel (1963) bem mais conhecida como Xuxa, foi ate Imola tentar quebrar o relacionamento de Senna com Adriane e tentar convence-lo a voltar para ela. Tambem uma alegada cassete dada a Senna por seu irmao mais novo, Leonardo Senna da Silva (1966), dias antes do acidente onde supostamente estaria gravada uma conversa de Adriane com seu ex-namorado. Tudo isso, e mais o acidente de Rubens Barrichello, a morte de Roland Ratzenberger poderiam ter stressado Senna, como visto em sua ultima aparicao na grelha de partida, minutos antes do acidente. O ex-Piloto de Formula 1 frances e maior rival de Senna na sua carreira, Alain Marie Pascal Prost (1955) conhecido unicamente como Alain Prost ou Prost disse no documentario, Senna (2010), que havia algo de errado com o brasileiro quando se viram duas semanas antes e no GP. Teorias no entanto nunca comprovadas sobre um possivel suicidio tambem surgiram na imprensa internacional que foram vistas como meros boatos.

Ao longo dos anos a morte de Ayrton Senna foi sendo alvo de varias teorias conspiratorias que se tornaram boatos mas que nenhum jamais veio a ser comprovado, entre essas teorias a destacar; que o Williams pilotado por Senna teria sido sabotado a mando da propia FIA. Em 2015, cerca de 20 anos apos a morte do Piloto brasileiro comecou a circular e propagar na internet a teoria de que Ayrton Senna tinha na realidade sido assassinado com um tiro. Outra teoria afirma de que o Piloto teria sofrido um desmaio ou um colapso como um Infarto. Alem dessas, outras teorias como a de que Senna na realidade teria provocado o acidente para cometer suicidio ou ate mesmo a de que ele nao teria morrido, sao as principais historias, boatos e polemicas criadas em torno do assunto.

Ayrton tinha uma apolice com um seguro de vida, imposicao da FIA, paga pelo Piloto na Inglaterra. O seguro feito por Senna foi no valor de 35 milhoes de dolares e previa uma indemnizacao por morte, invalidez, acidentes pessoais, rapto e lucros cessantes (prejuizos causados pela interrupcao da actividade profissional). A indemnizacao a ser paga a familia, girava em torno de 100 a 145 milhoes de dolares, segundo especialistas ouvidos na epoca.


Quando a morte de Senna foi declarada oficialmente pela equipa medica do "Hospital Maggiore" de Bolonha, os plantoes de noticias das principais emissoras brasileiras anunciaram o facto, parando a programacao normal para faze-lo. Tanto a TV Globo (1965), como o Sistema Brasileiro de Televisao (1981) conhecido pela sigla de SBT, a Record TV (1953) conhecida como Record ou TV Record, a Rede Bandeirantes (1967) conhecida como Bandeirantes e a Rede Manchete (1983-1999) conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete, interromperam as suas respectivas programacoes para informar da morte do Tricampeao mundial, pelo mundo fora varios canais de televisao o fizeram tambem como em Portugal e outros paises onde Senna era mais adorado.

No dia da sua morte, no classico entre Sociedade Esportiva Palmeiras (1914) mais conhecido como Palmeiras e o Sao Paulo Futebol Clube (1930) mais conhecido como Sao Paulo pelo Campeonato Paulista, foi feito um minuto de silencio em sinal de respeito para com o agora falecido Ayrton Senna, alem de uma homenagem ao Piloto no placar do Estadio Cicero Pompeu de Toledo (1960) mais conhecido como Estadio do Morumbi e que e a casa do Sao Paulo. As claques de ambas as equipas gritavam; "Ole, ole, ole, ole Senna, Senna". Ja no classico carioca, entre Clube de Regatas Vasco da Gama (1898) conhecido como Vasco da Gama e o Clube de Regatas do Flamengo (1895) popularmente mais conhecido como Flamengo, pelo torneio estadual, houve igualmente um minuto de silencio e gritos da claques em homenagem sentida ao Piloto. Igualmente no classico mineiro, entre o Clube Atletico Mineiro (1908) conhecido como Atletico, e o Cruzeiro Esporte Clube (1921) mais conhecido como Cruzeiro, houve homenagens por parte de ambas as claques.

No Brasil, todas as emissoras transmitiram o cortejo e velorio do Piloto e multidoes e multidoes sairam as ruas de Sao Paulo para ver passar o carro com os restos mortais de Senna, eram certamente centenas de milhares a quererem se despedir dessa forma do seu idolo. Somadas todas as emissoras, o Instituto Brasileiro de Opniao Publica e Estatistica (1942-2021) tambem conhecido como IBOPE e como IBOPE Inteligencia marcou uma marca historica de 73 pontos em Sao Paulo no dia de seu enterro, numero semelhante ao dia anterior, quando da chegada de seu corpo ao Brasil.

Compareceram no velorio do Piloto varias autoridades brasileiras e mundiais das mais diversas areas, entre outras, o Presidente da Republica, Itamar Augusto Cautiero Franco (1930-2011), o Governador de Sao Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho (1949), o Prefeito da cidade de Sao Paulo, Paulo Salim Maluf (1931) e o ex-Governador do Estado do Rio Gramde do Sul e Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola (1922-2004).

O SBT adiou em uma semana a estreia da telenovela, Eramos seis (1994), por causa da morte de Ayrton Senna . Prevista para ser lancada em 02 de Maio, a producao do canal de Senor Abravanel (1930) mais conhecido pelo seu nome artistico de Silvio Santos estreou somente no dia 09 de Maio. No horario inicialmente anunciado para a estreia, Irene Yolanda Ravache Paes de Melo (1944) uma Actriz brasileira mais conhecida como Irene Ravache deu um depoimento dizendo que a telenovela nao poderia ir para o ar num momento tao triste para a populacao brasileira.


Em 01 de Maio, a etapa da National Association for Stock Auto Racing (1948), conhecida como Nascar, Winston Select 500, e realizada, e durante a transmissao pela, Entertainment and Sports Programming Network (1979) conhecida como ESPN americana, a noticia da morte de Ayrton e divulgada em varias ocasioes. Uma homenagem ao idolo brasileiro e exibida pelo canal durante a prova.

A sua morte repercutiu no mundo inteiro, sendo capa de diversas publicacoes, desde de revista ate jornais. A revista americana, Time (1923), em sua versao internacional, estampou Senna na capa com o titulo; "The Last Lap" ("A Ultima Volta"). Ja na versao americana da revista, uma reportagem, com o mesmo titulo, foi destaque na publicacao. Entre os jornais, o suico, Le Matin (1907), o seguinte titulo; "Magic Senna para sempre". O El Pais (1976) um dos jornais mais famosos de Espanha e Europa, igualmente deu destaque ao acontecimento tragico publicando a noticia da morte do Piloto brasileiro em sua capa. Ja em terras de Sua Majestade, o Daily Mail (1896) na Inglaterra estampou em sua capa o titulo; "A Morte do Campeao". O jornal frances, Liberation (1973), escreveu; "Formula 1, Morte na Curva". Na Alemanha, o Bild (1952) tambem destacou em sua primeira pagina a recente tragedia de Imola. Nos Estados Unidos, o The New York Times (1851), bem como o "Sports Monday", igualmente noticiaram a morte de Senna em sua capa. Pela televisao, o seu funeral foi transmitido para o mundo todo atraves da Cable News Network (1980) conhecida como CNN, Eurosport (1989) e pela, Eurovision, especificamente para a Europa. No Japao, onde Senna era visto como um idolo e heroi, adorado pelos niponicos, os principais jornais do pais deram grande atencao e enorme destaque ao assunto, sendo capa em boa parte dos jornais e revistas japonesas. Os reporteres que transmitiram o Grande Premio de San Marino de 1994 pela televisao japonesa, choraram ao anunciar a morte do Piloto brasileiro.

Cerca de 2000 jornalistas do mundo inteiro, incluindo brasileiros, foram chamados para cobrir o velorio e o enterro do Piloto entao tricampeao mundial.

Os presidentes da Argentina, Italia e Portugal entre outros, mandaram mensagens de pesames ao Governo Brasileiro.
                                                           

A morte de Ayrton Senna foi considerada pela maioria dos brasileiros como uma tragedia nacional e ciente disso o Governo Brasileiro declarou tres dias de Luto Oficial. O Governo Brasileiro tambem concedeu honras de Chefe de Estado ao falecido Piloto, com a caracteristica salva de tiros. Entre o cortejo do caixao com o corpo do Piloto desde o Aeroporto Internacional de Sao Paulo/Guarulhos - Governador Andre Franco Montoro (1985) conhecido como Aeroporto de Guarulhos ate a Assembleia Legislativa, o velorio, que durou aproximadamente 24 horas, e o corteho final desde da Assembleia ate ao Cemiterio do Morumbi (1968), aproximadamente 2 milhos de pessoas marcaram presenca. O corpo de Senna foi sepultado no Jazigo 11, Quadra 15, Sector 7, do Cemiterio do Morumbi, em Sao Paulo na Quinta-Feira do dia 05 de Maio de 1994.

A maioria dos pilotos de Formula 1 estiveram presentes no funeral de Senna. Porem o entao Presidente da FIA, o ingles, Max Rufus Mosley (1940-2021), foi uma ausencia de destaque e notavel, alegaria que estava no funeral de Roland Ratzenberger no dia 07 de Maio, em Salzburgo na Austria. Mosley disse a imprensa, dez anos mais tarde: "Fui a esse funeral porque todos estavam no de Senna. Achei que era importante alguem ir a esse".

Varias coroas de flores foram enviadas e entregues na Assembleia Legislativa de Sao Paulo durante o velorio do corpo do Tricampeao Mundial. O Presidente Itamar Franco, a Petrolifera britanica, Shell PLC (1907) conhecida como Shell, os fa-clubes de Ayrton na Irlanda do Norte e Franca, a japonesa Honda Motor Company Limited (1948) conhecida como Honda, o Banco Nacional S.A (1944). Ate as equipas para as quais Senna correra anteriormente Williams e Mclaren enviaram flores alem da italiana Pirelli S.p,A (1878) conhecida empresa italiana especialista na producao de pneus e borrachas mais conhecida como Pirelli, a alema, Audi AG (1909) conhecida como Audi, a Autolatina (1987-1996) e a Alema, Volwagen (1937) foram algumas das personalidades e empresas que enviaram coroas para o funeral de Senna. Ate paises como Cuba, que nao tinha nenhuma tradicao no automobilismo, alem de sofrer com uma grave crise economica, enviou uma coroa de flores em respeito a memoria do falecido Piloto brasileiro.


A reforma no Autodramo Jose Carlos Pace (1938) mais conhecido como Autodramo de Interlagos, situado em Sao Paulo, Brasil em 1990 teve uma mudanca radical no tracado, foi proposta para seguir as regras de limites de distancia de um circuito da FIA, e uma grande curva inclinada foi sugerida para ligar a recta das boxes a Curva do Sol. Ayrton propos um "S" que ligasse as duas rectas, dai o nome de "S do Senna", pelo design do Tricampeao Mundial, e nao somente uma homenagem dada a ele. Com a morte de Ayrton Senna, novas normas de seguranca foram implementadas para a F1. Novas barreiras, curvas redesenhadas, altas medidas de seguranca e o proprio cockpit dos pilotos foram mudancas feitas na F1, ligadas directamente a sua morte. Por exemplo, a Curva Tamburello e a Curva Villeneuve foram transformadas em chicanes.

Em Dezembro de 2009, a revista inglesa, AutoSport (1977) publicou um artigo onde fez uma eleicao para a escolha do melhor Piloto de Formula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria da F1, e Ayrton venceu tal votacao.

A rede de comunicacao estatal britanica, a BBC, elegeu o brasileiro, Ayrton Senna como sendo considerado o melhor Piloto de Formula 1 da historia. "Provavelmente nenhum Piloto de Formula 1 tenha se dedicado mais ao desporto e dado mais de si mesmo em sua rigida busca pelo sucesso. Ele era uma forca da natureza, uma combinacao incrivel de muito talento e, em alguns casos, uma determinacao espantosa", aponta o texto publicado no site da BBC.

Senna e considerado o maior Idolo do desporto no Brasil, conquistando inclusivamente a alcunha de Heroi Nacional por parte da midia especializada.

No ano de 2000, Senna foi postumamente incluido no Internacional Motorsports Hall of Fame.


Na corrida seguinte a Imola, no GP do Monaco, a FIA decidiu deixar as duas primeiras posicoes na grelha da largada, e elas foram pintadas com as cores das bandeiras brasileira e austriaca, em homenagem a Senna e a Ratzenberger.

A temida Curva Eau Rouge, no Autodramo Malmedy em Spa-francorchamps, Stavelot, Belgica, foi temporariamente readequada para a o GP da Belgica de 1994. Na chicane foi escrita uma homenagem a Senna.

No dia da morte de Senna, 01 de Maio de 1994 e nos dias seguintes da tragedia, varios especiais de televisao foram realizados em ultima da hora pois ninguem esperava tal fatalidade em diferentes emissoras brasileiras. Programas como Globo Reporter (1973) e o Placar Electronico (1991-1997) da Rede Globo, exibiram exibiram programas especiais sobre a vida e carreira de Ayrton Senna. Bem como, o Aqui Agora (1991-1997 e segunda versao 2008), o SBT Sports e o Trofeu Imprensa (1952-2019), do SBT, Programa de Domingo (1983-1999) da TV Manchete, Mesa Redonda (1970) do TV Gazeta (1970), Globo Sports (1978), Fantastico (1973), Domingao do Faustao (1989-2021) e Crianca Esperanca (1985), da Rede Globo, Cartao Verde (1993-2020) da TV Cultura  (1960) tambem conhecido como Rede Cultura e todos os principais telejornais do pais exibiram reportagens especiais realizadas a ultima da hora sobre o Piloto. Emissoras como TV Cultura e Sportv, produziram programas sobre o Tricampeao durante suas respectivas programacoes.

No mesmo ano, varios livros foram lancados sobre o Tricampeao, entre eles: "Ayrton Senna: A Tribute (1994), de Ivan Rendall; "Ayrton Senna: A Tribute (1994), de Christopher Davies; "Ayrton Senna do Brasil" (1994), de Francisco Santos; "Remembering Ayrton Senna" (1994), de Alan Henry; "Grazie Ayrton, Grazie Campione" (1994), de Paolo D'Alessio; "Recordando Ayrton Senna" (1994) versao portuguesa de "Remembering Ayrton Senna".


No dia 04 de Maio, dia da chegada do corpo de Ayrton a Sao Paulo com realizacao do cortejo/funeral, a Seleccao Brasileira de Futebol (1914) realizou, em Florianopolis, o seu ultimo jogo amigavel antes da disputa do Campeonato Mundial de Futebol nos Estados Unidos (1994) contra a Islandia. Os adeptos brasileiros presentes exibiam cartazes com homenagens a Senna.

Logo apos a disputa nos penaltys no campeonato do mundo frente a Italia, que garantiu o quarto titulo de campeao mundial de Futebol ao Brasil, os jogadores da Seleccao mostraram uma faixa com os seguintes dizeres: "Senna... Acelaramos Juntos, o Tetra e Nosso!".

Ayrton Senna foi homenageado pelos correios do Brasil, com um selo, logo apos a sua morte.

No campo musical, varios tributos foram feitos em homenagem ao brasileiro naquele ano; o Musico britanico, Chistopher Anton Rea (1951) mais conhecido como Chris Rea compos uma cancao dedicada ao falecido Piloto brasileiro denominada "Saudade Part 1 and 2". Em digressao no Brasil, a Banda Norte-Americana de Punk Rock, Ramones (1974-1996) prestaram uma homenagem a Ayrton Senna. Uma cancao do Cantor brasileiro, Elymar Santos (1952) intitulada, "Guerreiros Nao Morrem Jamais", homenageou o compatriota brasileiro. Ja a dupla sertaneja Leandro & Leonardo (1983-1998) lancou em 1994 o disco Leandro & Leonardo Vol. 8 com a cancao "Cavaleiro do Asfalto", em homenagem a Ayrton Senna. Uma outra dupla que homenageou o Piloto foi Milionario & Jose Rico (1970-1991 e 1994-2015), com a cancao "Heroi da Velocidade", que marcou presenca no disco "Nasci Para Te Amar" (1994).

Ja no campo das condecoracoes, Ayrton nao ficou esquecido e foi galardoado em varias ocasioes e momentos; "Grau da Gra-Cruz" da Ordem do Merito Judiciario do Trabalho (1970), em uma homenagem realizada em Agosto, a Ordem Nacional do Merito (1946) igualmente no "Grau de Gra-Cruz", entregue pelo Governo Federal e a Ordem do Ipiranga (1969) que e a mais alta honraria prestada e concedida pelo Estado de Sao Paulo, sendo reservada a cidadaos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado servicos notorios aos paulistas, tambem no "Grau de Gra-Cruz" pelo Governo do Estado de Sao Paulo.

Um album de figurinhas intitulado "The Magic Senna" foi publicado na Italia, tambem em 1994.

O  Advogado, Politico, Deputado Federal e Senador brasileiro pelo Estado do Ceara, Carlos Mauro Cabral Benevides (1930), fez um discurso no Plenario do Senado intitulado; "Ayrton Senna: Gloria Nacional", em 02 de Maio, enaltecendo o Piloto brasileiro.

Em 06 de Novembro de 1994, no Grande Premio do Japao  a Fuji Television (1957) tambem conhecida como Fuji TV, prestou uma homenagem ao falecido Piloto brasileiro que era tao querido em terras niponicas, antes do comeco da transmissao do Grande Premio do Japao daquele ano. A propria emissora japonesa realizou uma exposicao chamada "Senna Forever" que percorreu nove cidades japonesas e teve como destino final o GP em Suzuka.


Quando se deu o primeiro aniversario apos a morte do Piloto, varios tributos e homenagens foram feitas e prestadas ao brasileiro. A Casa da Moeda do Brasil (1694) conhecido igualmente como CMB, lancou duas moedas comemorativas, de dois e de vinte reais, feitas respectivamente em prata e ouro.

A Republica da Guine Equatorial, conhecida como Guine Equatorial lancou um selo em sua memoria.

A "Medalha Ayrton Senna" foi criada pela Camara Municipal de Vitoria no Estado do Espirito Santo.

No Carnaval de 1995, Ayrton Senna recebeu varias homenagens nos desfiles em Sao Paulo; O Gremio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro De Itaquera (1982) - varios componentes da escola, a maioria delas criancas, se vestiram com as cores da equipa Williams de 1994, ultima equipa do brasileiro na Formula 1. O carro da equipa britanica, assim como o proprio Piloto, foram retratados na avenida em bonecos gigantes. O Gremio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gavioes da Fiel (1969) - homenageou Senna criando um carro alegorico no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (1991) popularmente conhecido como Sambodromo do Anhembi. A Sociedade Rosas de Ouro (1971) - o Piloto brasileiro foi representado na comissao da frente da escola com os integrantes usando um capacete alusivo ao tricampeao. No mesmo ano, o bloco carnavalesco "Pavilhao 9" homenageou Senna com o enredo "Ayrton Senna, nosso eterno campeao".

A "Semana Ayrton Senna" da educacao e orientacao de transito foi criada em Abril de 1995 pela Prefeitura de Sao Paulo. A "Semana Ayrton Senna" para a prevencao de acidentes de transito foi instituida em 1995 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de Sao Paulo (1880) conhecido tambem pela sigla CBMESP prestou homenagem ao tricampeao mundial com o capacete da corporacao em alusao ao capacete usado pelo brasileiro na cor amarela. O Piloto tambem foi declarado "Bombeiro Honorario" da corporacao.

Foi lancado somente no Japao, onde Senna era tao amado, o jogo electronico para a Sega Saturn (1994) "Ayrton Senna Personal Talk: Message for the Future".

O album de figurinhas, "Senninha e Sua Turma", tambem foi lancado em 1995 no Brasil.

Durante o primeiro ano apos a sua morte, a familia Senna recebeu cartas de diversos paises do mundo, incluindo de nacoes sem tradicao na Formula 1 ou ate mesmo onde nao e transmitida, provocando assim um desconhecimento quase total do mesmo desporto, como por exemplo o Afeganistao e Letonia, alem de outros como o Japao e Portugal paises onde Senna era muito amado e ate tinha raizes como residencias, com 160 quilos de cartas, recebidas cerca de tres semanas antes do, 01 de Maio de 1995.

A "Torcida Ayrton Senna" (TAS) realizou uma serie de enventos para lembrar a memoria de Ayrton, entre eles um concerto com o cantor brasileiro, do Rio de Janeiro, Elymar Santos (1952) em Sao Paulo, no Memorial da America Latina (1989).

Em 21 de Maio de 1995 nascia Raoul Ayrton Meyer Jr, filho da famosa Actriz, Apresentadora, Cantora e Modelo dinamarquesa, Gitte Nielsen (1963) mais conhecida como a popular e famosa, Brigitte Nielsen e do marido da altua, Raoul Meyer. Raoul Meyer e o brasileiro Ayrton Senna eram amigos e Meyer quis assim homenagear o falecido amigo e piloto brasileiro colocando no seu filho o nome de Ayrton.


Quase a terminar gostaria de salientar mais uma vez que assisti a este tragico acontecimento ao vivo, no proprio momento assistindo pela televisao que em Portugal transmitia o GP de Sao Marino de 1994. Que me recorde foi a primeira vez que assisti a algo assim de alguem morrer na minha frente e uma das primeiras vezes que vi alguem que tinha como idolo, morrer sendo tao jovem.

Eu fui uma das pessoas que nao precisou de receber a noticia, da morte de Senna, naquele comunicado em que anunciaram a sua morte, quando eu vi aquela imagem de Senna mexendo o pescoco e deixando cair a cabeca, eu disse para mim proprio, "O Senna se foi", infelizmente o meu pensamento estava certo, sou daqueles que acredita que quando saiu do autodramo de helicoptero, Senna ja ia morto, so o coracao batia devido a reanimacao, mas o cerebro ja estava morto.

Caro(a) leitor(a) esta foi uma cronica especial para mim, foi reviver um pouco a carreira de um dos meus idolos do desporto de juventude e adolescencia, eu assisti a primeira vitoria de Senna que foi justamente no Estoril, em Portugal, num piso molhado como Senna tanto gostava de correr e fazia-o melhor do que ninguem, em casa do meu padrasto foi um dia que nao deu para esquecer, sobretudo, pelo sobrenome do meu avo materno, Antonio Sena de Oliveira Goncalves, por piada e como tivemos nessa familia algumas geracoes atras um parente que partiu para o Brasil e de quem nada mais se soube, Senna por graca, passou a ser um primo nosso afastado. 

Tive uma enorme honra e orgulho em homenagear Senna nesta cronica. Era um homem muito crente em Deus e demostrava isso em varias entrevistas, declaracoes e testemunhos. Senna era um simbolo de humildade e sobretudo de alguem que batalhava para conseguir conquistar tudo o que tinha. Acredito que muitos dos leitores que irao ler esta cronica concordarao comigo.

Espero que esta cronica tenha muitas visualizacoes pelo mundo fora, em particular no Brasil, patria amada de Senna, por agora resta-me despedir-me como faco habitualmente com um enorme abraco e a promesa de tentar voltar brevemente, ate a proxima.

                                                                                             Manuel Goncalves










Sem comentários:

Enviar um comentário