Página

terça-feira, 21 de junho de 2022

Candido Portinari (1903-1962)


Desconhecendo o Artista e Pintor ate a bem pouco tempo resolvi redimir-me e escrever aqui no Blog a sua Biografia, ate porque apos uma pesquisa parece me ser talvez um dos maiores pintores artisticos de lingua portuguesa embora seja de facto brasileiro mas podemos considera-lo obviamente de lingia portuguesa.

Pelas suas obras e pela fama que adquiriu considero de facto Portinari como e chamado por muitos como o maior Pintor Artistico de expressao portuguesa ou pelo de nacionalidade Brasileira, embora de facto ate o nome da cidade onde nasceu em 29 de Dezembro de 1903 nao demostre inicialmente que tenha nascido no Brasil mas a verdade e que de facto Brodowski ou como alguns lhe chamam de  Brodosqui e mesmo um municipio brasileiro do Estado de Sao Paulo, fazendo parte da Regiao Metropolitana de Ribeirao Preto e uma populacao que estava em 2020 estimada em 25.277 habitantes estando a 27 KM de Ribeirao Preto.

Por mero acaso ouvi falar neste Pintor que inicialmente pelo sobrenome pensei que pudesse ser de um pais da America Latina ou ate mesmo italiano, vindo depois a saber Candido Portinari tinha de facto pais que eram imigrantes italianos mas ele proprio tinha nacionalidade e cidadania brasileira, sendo filho de italianos pelo menos nesse ponto de o considerar como italiano pelo sobrenome eu nao estava completamente errado. Talvez tambem para ajudar outras pessoas a nao cometerem o mesmo erro que eu resolvi fazer esta cronica biografica acerca de Portinari. Sao de facto cronicas destas que eu gosto de fazer, sobre temas em que tinha certa curiosidade mas pouco conhecimento, ao transmitir o trabalho que faco, ao apresenta-lo tambem eu acabei por ficar a aprender.


Candido Portinari (Brodowski, 29 de Dezembro de 1903 - Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 1962) foi um Artista Plastico Brasileiro, talvez o mais famoso ou importante de todos os artistas plasticos brasileiros e de expressao portuguesa. Portinari pintou mais de cinco mil obras, de pequenos esbocos e pinturas de proporcoes padrao, como o Lavador de Cafe (1934), ate gigantescos murais, como os paineis Guerra e Paz (1952-1956), presenteados a Sede da Organizacao das Nacoes Unidas (1945) ou ONU em New York em 1956 (foi gracas a esta obra e ao local onde se encontra que tomei maior conhecimento com o seu autor e resolvi fazer esta cronica), e que, em Dezembro de 2010, gracas aos esforcos do seu filho, retornaram ao Brasil para serem exibidos, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1909).

Portinari e considerado como um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o Pintor brasileiro a atingir e alcancar maior projeccao internacional.

O Projecto Portinari possui em seu acerco documental, os principais documentos de identidade pessoais do Pintor. Em nenhum deles figura o sobrenome "Torquato" Certidao de Nascimento, Atestado de Obito, Certidao de Casamento, Registo de Identidade, todos os passaportes, etc, registam o seu nome completo apenas como "Candido Portinari".

O famoso Pintor brasileiro era de facto filho de imigrantes italianos. Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, originarios de Chiampo (Veneto), Candido Portinari nasceu no Dia 29 de Dezembro de 1903, numa fazenda de cafe nas proximidades de Brodowski, no interior de Sao Paulo. Com uma particular vocacao artistica demostrada logo na infancia, Portinari teve poucos estudos nao completando sequer o ensino primario. Aos 14 anos de idade um conjunto de pintores e escultores italianos que trabalhavam nas restauracoes de igrejas, passam algum tempo pela regiao de Brodowski e recrutam Portinari para ser ajudante dos mesmos. Seria o primeiro indicio do talento do Pintor Artistico brasileiro.


Ja com 16 anos, decidido a aprimorar os seus dons, Portinari decide deixar Sao Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes (1890-1965). Durante o periodo de seus estudos na ENBA, Portinari comeca a se destacar e a chamar a atencao para o seu talento nao apenas de seus professores mas como tambem da propria Imprensa. Tanto que com apenas 20 anos de idade ja participa de diversas exposicoes, ganhando elogios da critica e em varios artigos de jornais. Mesmo com toda essa badalacao, comeca a despertar no Artista o interesse por um movimento artistico ate entao considerado como que marginal: o Modernismo.

Um dos principais premios desejado por Candido Portinari era a Medalha de Ouro do Salao da ENBA, Nos anos de 1926 e 1927, o Pintor conseguiu realmente ate importante destaque, mas faltou-lhe conseguir vencer. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juizes presentes para avaliar as obras que estavam em concurso. Tendo aprendido a licao dos dois anos anteriores, em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos academicos tradicionais e finalmente ganha a tao desejada medalha de ouro e uma viagem para a Europa.

Os dois anos que passou vivendo na Europa, em Franca, mais exactamente em Paris foram de facto decisivos no estilo que consagraria Portinari. Na capital francesa e do amor o Pintor brasileiro teve contacto com outros artistas alguns ja conhecidos e consagrados como o holandes Cornelis Theodorus Maria Van Dongen (1877-1968) tambem conhecido como Kees Van Dongen e Van Dongen e com o frances, Achille-Emile Orthon Friesz (1879-1949), alem de conhecer Maria Martinelli (1912-2006), uma uruguaia de 19 anos com quem o Artista Plastico passaria o resto da sua vida. A distancia de Portinari de suas raizes acabou aproximando o Pintor do Brasil, e despertou no mesmo um interesse social muito mais profundo,

Em 1931, Portinari regressa ao Brasil completamente renovado. Muda completamente a estetica de sua obra, valorizando mais as cores e a ideia de suas pinturas. Ele quebra o comprimisso volumetrico e abandona  a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o Artista deixa de lado as telas pintadas a oleo e comeca a dedicar-se a murais e afrescos. Ganhando nova notoriedade por parte da Imprensa. Portinari consegue expor tres telas no Pavilhao Brasil da Feira Mundial de 1939 em New York, nos Estados Unidos. Os quadros entao chamam a atencao do especialista em Historia de Art Norte-Americano que se tornou o primeiro Director do Museu de Arte Moderna de New York City (1929) tambem conhecido como MoMA, Alfred Hamilton Barr Jr. (1902-1981) mais conhecido unicamente como Alfred Barr.

A decada de 1940 nao podia comecar melhor para o Pintor brasileiro. Alfred Barr compra a tela "Morro do Rio" (1933) e imediatamente a expoe no MoMa, ao lado de telas de artistas ja consagrados mundialmente. O grande interesse pelo trabalho do Artista brasileiro por parte de Barr fez o mesmo preparar uma exposicao individual somente com trabalhos de Portinari em plena New York. Nessa mesma epoca, Portinari pintou dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao Visitar o MoMA, Portinari ficou impressionado com uma obra que iria influenciar a mudanca do seu estilo de pintura novamente: "Guernica" (1937) do Pintor, Escultor, Poeta, Dramaturgo, Ceramista e Cenografo espanhol, Pablo Ruiz Picasso (1881-1973).


Candido Portinari esteve activo no movimento politico-partidario, inclusivamente, candidatando-se a uma vaga como Deputado Federal em 1945 pelo PCB ou seja Partido Comunista Brasileiro e a Senador, em 1947, curiosamente aparecendo como vencedor em todas as sondagens, mas perdendo sempre com uma pequena margem de votos, facto que levantou suspeitas de fraude para derrota-lo devido ao cerco que se fazia aos membros do PCB.

Dados Pessoais de Candido Portinari:

. Nome: Candido Portinari.
. Nascimento: 29 de Dezembro de 1903, Brodowski, Sao Paulo.
, Falecimento: 06, de Fevereiro de 1962 (58 anos), Rio de Janeiro, Guanabara.
. Nacionalidade: Brasileiro.
. Cidadania: Brasileiro.
. Profissao: Pintor, Artista Plastico.
. Ocupacao: Pintor, Politico, Desenhador.
. Premios: Ordem de Merito Cultural.
. Empregador: Universidade Federal do Rio de Janeiro (1792).
. Obras de Destaque: O Lavador de Cafe (1934).
                                       Construcao de Rodovia (1936).
                                      Retirantes (1944).
                                     Casamento na Roca (1947).

.Movimento Estetico: Arte Moderna.
. Causa da Morte: Vitima de intoxicacao pelas tintas que utilizava.

Em 1952, uma amnistia geral faz com que Portinari voltasse ao Brasil. No mesmo ano, a Primeira Bienal de Sao Paulo expoe obras de Portinari com destaque em uma sala particular. Mas a decada de 1950 seria marcada por diversos problemas de saude. Em 1954, Portinari apresentou uma grave intoxicacao provocada pelo chumbo (conhecida clinicamente como Saturnismo ou Plumbismo) presente nas tintas que utilizava.

Desobedecendo as ordens medicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequencia nos Estados Unidos, Europa e Israel. No comeco de 1962, a Prefeitura de Barcelona convida o Pintor brasileiro para uma grande exposicao de 200 telas. No Dia 6 de Fevereiro do mesmo ano, no Rio de Janeiro, Portinari morre de intoxicacao causada pelas tintas que usava nas suas telas. Encontra-se sepultado no Cemiterio de Sao Joao Batista (1852), no Rio de Janeiro.


"Nenhum Artista pintou mais um Pais do que Portinari pintou o seu..." (Israel Pedrosa (1926-2016) ). Seus temas sociais, historicos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, os tipos populares, a festa popular, a infancia, o folclore, os retratos dos grandes brasileiros de sua geracao, a fauna, a flora e a paisagem, demostram com eloquencia a reflexao de Israel Pedrosa. Inumeras foram as suas influencias. Suas pinturas se aproximam do Renascimento italiano, do Cubismo, Surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos. Foi um dos mais importantes representantes do Neo-Realismo tendo sido ele a influenciar inumeros artistas deste movimento artistico. Para se compreender mais a fundo a importancia de Portinari para a arte mundial, recomenda-se a leitura do texto magistral de Pedrosa, intitulado, "Portinari o Pintor do Novo Mundo".

Entre suas obras mais prestigiadas e famosas havia destaque para os paineis Guerra e Paz (1952-1956), que foram presenteados em 1956 a sede da ONU em New York. Na epoca, as autoridades dos Estados Unidos nao permitiram que Portinari fosse a inauguracao dos murais, devido as conhecidas ligacoes do Artista Plastico com o Partido Comunista Brasileiro. Antes de as obras seguirem para ps EUA o Empresario, Politico e Mecenas italo-brasileiro, Francisco Antonio Paulo Matarazzo Sobrinho (1898-1977) conhecido como Ciccilo Matarazzo tentou trazer os paineis para Sao Paulo, terra Natal de Portinari, para apresentar as mesmas obras ao publico. Porem, isso nao foi possivel. Ja, em Fevereiro de 1956, os paineis foram exibidos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presenca do Pintor e em Novembro de 2010, depois de 53 anos, os paineis voltaram ao Brasil, onde foram exibidos em exposicao, em Dezembro do mesmo ano, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em 2012, no Memorial da America Latina (1989), em Sao Paulo.

As telas Meninos com Pioes (1959) e Favela (1957) sao parte do acervo e coleccao permanente da Fundacao Maria Luisa e Oscar Americano (1974). Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, esta exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde (1815), Centro da Cidade de Batatais, no interior da Cidade de Sao Paulo, situada a 16 quilometros de sua cidade Natal, Brodowski. E uma acervo com 23 obras, incluindo 2 retratos.

Uma das obras mais importantes de Portinari, O Lavador de Cafe, foi roubado do segundo andar do Museu de Arte de Sao Paulo (1947) conhecido tambem como Museu de Arte de Sao Paulo Assis Chateaubriand e igualmente conhecido como MASP na madrugada do Dia 20 de Dezembro de 2007 em uma accao de roubo que durou apenas tres minutos, tendo os ladroes ainda tempo para juntamente terem furtado o quadro, Retrato de Suzane Bloch (1904), do famoso Pintor espanhol, Pablo Ruiz Picasso. Estas obras foram resgatadas e recuperadas poucos dias depois e restituidas ao museu no Dia 08 de Janeiro, sem terem sofrido qualquer tipo de danos.


Obras de Candido Portinari:

. Os Milagres da Nossa Senhora.
. O Sofrimento de Laio.
. O Lavador de Cafe (1934).
. Mestico (1934).
. Colhedores de Cafe (1935).
. Futebol (1935).
. Construcao da Rodovia (1936).
. Espantalho (1940).
. Grupo de Meninas Brincando (1940).
. O Sapateiro de Brodowski (1941).
.  Sao Sebastiao (1942).
. Lavadeiras (1944).
. Sao Francisco de Assis (1944).
. Os Retirantes (1944).
, Crianca Morta (1944).
. Casamento na Roca (1947).
. Menino Com Piao (1947).
. Meninos Soltando Pipas (1947).
. A Primeira Missa no Brasil (1948).
. Tiradentes (1948).
. A Ultima Ceia (1949).
. Sagrada Familia (1952).
. O Baptismo de Jesus (1952).
. Martirio de Sao Sebastiao (1952).
. Menino Com Carneiro (1953).
. Via Sacra (Composto de 14 quadros) (1954).
. Cena Rural (1954).
. Fuga Para o Egipto (1955).
. Jesus e os Apostolos (1957).
. Menino Com Passaro (1957).


No ramo das ilustracoes literarias, Portinari, atraves da Sociedade dos Cem Bibliofilos do Brasil (1943-1969), realizou ilustracoes para as obras, Memorias Postumas de Bras Cubas em 1944 e O alienista em 1948. Portinari ilustrou a obra Dom Quixote mas as ilustracoes so foram lancadas decadas depois atraves do Projecto Dialogo Cultural Brasil-Espanha.

. Homenagens, Titulos e Premios:

. A Universidade de Chicago publica o primeiro livro sobre o Pintor brasileiro, Portinari His Life and Art, com introducao do Artista e Pintor americano, Rockwell Kent (1882-1971) - Chicago, Estados Unidos (1940).
. Ordem Nacional da Legiao de Honra, concedida pelo Governo frances - Paris, Franca (1946).
. Medalha de Ouro, como melhor Pintor do ano, concedida pelo Internacional Fine Arts Council - Varsovia, Polonia (1950).
. Medalha de Ouro, pelo painel Tiradentes (1949), concedida pelo Juri do Premio Internacional da Paz - New York, Estados Unidos (1955).
. Premio Guggenheim de Pintura, por ocasiao da inauguracao dos paineis Guerra e Paz na sede da ONU - New York, Estados Unidos (1956).

. Postumos:

. Ordem de Rio Branco em seu grau maximo, a Gra-Cruz suplementar, pelo Presidente, Luiz Inacio Lula da Silva (1945) - Brasilia, Brasil (2005).
. Tema Enredo da Escola Mocidade Independente de Padre Miguel - "Por ti, Portinari, Rompendo a Tela, A Realidade"  - Rio de Janeiro, Brasil (2012).

                       
Com este trabalho acabo por redimir-me de pensar que Candido Portinari fosse italiano ou de origem de um pais da America Latina, nao estando completamente errado derivado as suas origens italianas por seus progenitores, penso que e sempre bom pesquisar-se e escrever-se porque com isso aprendemos imenso tambem, considero que conhecimento, cultura geral foram coisas que em excesso nunca fizeram mal a ninguem e tenho aprendido muito com estes trabalhos no meu blog.

Posso considerar que Candido Portinari seja considerado o maior Pintor de expressao portuguesa mas nao considero que seja dele o melhor quadro pintado por um Pintor, Artista Plastico de expressao portuguesa, ai estou com Jose Vital Branco Malhoa (1855-1933) mais conhecido como Jose Malhoa e o seu, O Fado (1910) mas e a minha opniao pessoal.

Caro(a) leitor(a) quase na altura de fazer as habituais despedidas e de desejar um ate breve fazendo votos que tenham gostado da cronica resta-me acrescentar que muito mais se podia ainda escrever sobre Candido Portinari, escrevendo sobre o Projecto Portinari mas isso e algo que pode vir a tornar-se uma realidade no futuro, por agora e mesmo hora de me despedir, abraco e ate breve.

                                                                                                    Manuel Goncalves







                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário