Página

domingo, 13 de novembro de 2022

A Igreja Catolica e a Pedofilia

 

Li num certo livro uma vez que Hollywood em tempos para la do grande industia  do cinema, dos filmes, actores e actrizes famosas era igualmente uma fabrica de escandalos.

Concordo plenamente com a afirmacao do livro embora se note que nos ultimos anos de facto Hollywood ou quem gere o cinema em Hollywood que se tem afastado dos grandes escandalos, talvez alguns casos tenham servido de exemplo para algumas estrelas como foi o caso de Michael Joseph Jackson (1958-2009) mais conhecido como Michael Jackson e considerado o "Rei"da Musica Pop e os escandalos de Pedofilia pelos quais passou e que lhe custaram enfrentar a justica em 1993 que acabou por ser arquivado e o processo pelo qual foi julgado e absolvido entre 2002 e 2005. Certo e que parece que as estrelas de Hollywood e da Musica comecaram a viver de uma forma mais discreta e afastando-se dos grandes escandalos.

Igualmente e procurando tornar-se a maior nova fabrica de escandalos embora sempre o tenha sido tem vindo a ser o Vaticano, sobretudo pelos escandalos de pedofilia conhecidos mundialmente mais recentemente e que foram praticados ja em certos casos a algumas decadas, sendo igualmente crimes que o proprio Vaticano e a Santa Se atraves dos seus lideres maximos sempre procuraram ocultar e esconder para o bem da propria Igreja Catolica, considerando entao que crimes que a propria Igreja Catolica condena devem ser abafados e ficarem impunes para o bem do proprio nome da Igreja Catolica.


Os abusos sexuais de menores por parte de membros da Igreja Catolica referem-se aos actos de abusos sexuais de criancas por parte de clerigos - padres, freiras e membros de ordens religiosas (cerca de 2% a 4% dos clerigos nos EUA foram acusados) da Igreja Catolica. Foram feitas denuncias de abusos sexuais de menores em muitas outras partes do Mundo, com os casos mais notorios a chegarem as primeiras paginas, ganhando destaque em paginas de jornais e importantes noticiarios no Brasil, Portugal, Alemanha, Australia, Espanha, Belgica, Franca, Reino Unido, Republica da Irlanda, Canada e Estados Unidos da America.

Nos seculos XX e XXI, os casos envolveram muitas alegacoes, investigacoes, julgamentos, condenacoes e revelacoes que se tornaram enormes escandalos sobre decadas de tentativas por parte de funcionarios da Igreja Catolica de encobrir os incidentes relatados. Os abusos incluiem sobretudo rapazes, mas tambem meninas, algumas com apenas tres anos de idade, com a maioria com idades compreendidas entre 11 e 14 anos de idade. Os casos criminais, na sua grande maioria, nao cobrem o assedio sexual de adultos. As acusacoes de abusos e encobrimentos comecaram a receber atencao publica durante o final da decada de 1980. Foram tambem e igualmente instaurados processos contra a membros da hierarquia catolica que encobriram acusacoes de abusos sexuais e transferiram padres que tinham cometido abusos sexuais para outras paroquias, onde mesmo assim nada mudou, os abusos continuaram. Os casos de encobrimento de pedofilos nao sao monopolio da Igreja Catolica no meio Cristao. Na Suica, na mesma epoca, a Presidente, Doris Leuthard (1963), defendeu a ideia de se criar um "cadastro de padres pedofilos", como medida cautelar e, nos EUA, o jornal The New York Times (1851) acusava o Papa Bento XVI (2005-2013) de ter directamente se omitido nos casos de pedofilia ocorridos naquele pais e na Alemanha, na decada de 1980.

Em 2013, ja no papado do Papa Francisco (2013), o Vaticano criou uma comissao especial para proteger as criancas menores vitimas de abusos sexuais e combater os casos que pedofilia que pudessem surgir no Clero.

Ja mais recentemente em Junho de 2021, uma equipa de Special Rapporteurs da Organizacao das Nacoes Unidas (1945) para o Gabinete do Alto Comissario Para os Direitos Humanos criticou o Vaticano referindo-se a alegacoes persistentes de que a Igreja Catolica tinha obstruido e nao tinha cooperado com os processos judiciais internos, a fim de impedir a responsabilizacao dos abusadores e a indemnizacao das vitimas.


Varios grandes processos foram abertos nos EUA em 2021, alegando-se que padres tinham abusado sexualmente de menores. Alguns sacerdotes apos a abertura dos mesmos processos optaram por se demitir, outros foram afastados dos seus cargos que desempenhavam por autoridades superiores dentro da Igreja Catolica e alguns foram mesmo presos sendo realizados acordos financeiros com algumas vitimas que atingiram centenas de milhoes de dolares. Todos os esforcos para que tudo nao se tornasse um enorme escandalo foram em vao, os casos se tornaram noticia nacional recorrente nos Estados Unidos com acusacoes feitas contra ao Padre Catolico, Paul Richard Shanley (1931-2020) mais conhecido como Paul Shanley e que pertencia a Arquidiocese de Boston. Igualmente foram levantadoas acusacoes contra John Joseph "Jack" Geoghan (1935-2003) mais conhecido como John Geoghan e que era um Padre Catolico e que era membro igualmente da Arquidiocese de Boston e publicados pelo Boston Globe (1872) em 2002. No mesmo ano, a Conferencia dos Bispos Catolicos dos Estados Unidos (1966) aprovou uma politica de "tolerancia zero" para acusados dessa infraccao. A Conferencia dos Bispos Catolicos dos Estados unidos encomendou um estudo que constatou que quatro por cento de todos os sacerdotes que ja tinham servido nos Estados Unidos da America entre os anos de 1950 e 2002 enfrentaram algum tipo de acusacao sexual. De acordo tambem com esse mesmo relatorio, o John Jay Report (2004), as accoes comuns incluiam tocar adolescentes do sexo masculino por baixo de suas roupas, mas actos mais graves foram cometidos em muitos casos.

A igreja, nesse caso, nos EUA, foi muito criticada quando se veio a descobrir que alguns bispos sabiam sobre as alegacoes e transferiram os acusados, em vez de remove-los, embora administradores escolares procedam de forma semelhante quando lidam com professores acusados dos mesmos crimes, assim como escuteiros.

Sejam escandalos de abusos sexuais por meios de autoridades religiosas ou nao, muitas vezes com o encobrimento ou omissao sucedem tambem em outras religioes, seitas e cultos, como na Convencao Baptista do Sul (1845), Igreja Episcopal dos Estados Unidos (1785), Islamismo, Testemunhas de Jeova (decada de 1870), Igreja Luterana (Seculo XVI), Igreja Metodista (1739), Judaismo Ortodoxo, varias escolas buditas como Zen e Tibetana, grupos de Yoga e outras.

Alguns bispos e psiquiatras alegaram que a Psicologia actual sugere que as pessoas poderiam ser curadas de tal comportamento atraves de aconselhamento. Muitos dos sacerdotes que cometeram os mesmos abusos alegadamente terao recebido aconselhamento antes de serem transferidos, sem que qualquer resultado fosse visivel.

Em termos tecnicos, cada diocese opera independentemente de suas dioceses vizinhas, ao passo que as ordens religiosas de cada diocese nao respondem ao Bispo nem se encontram sob as ordens do mesmo. Consequentemente, as suspeitas sobre os comportamentos de padres seculares (os que pertencem a uma Diocese) nem sempre sao transmitidas e de conhecimento de outras dioceses ou hospitais e escolas geridas por ordens religiosas, ao passo que aparentemente os abusos dos padres religiosos (padres pertencentes a uma ordem religiosa) nem sempre eram transmitidos pela ordem respectiva as dioceses e as suas escolas.

Um famoso exemplo desses factos envolveu o Frei da Irlanda do Norte, Brendan Smyth (1927-1997), um Padre da Ordem Norbertina (1120) na Irlanda, cujas as actividades (conhecidas desde 1945) nao foram relatadas ao Clero diocesano e muito menos a Policia. Em 1994, Brendan Smyth deu-se como culpado de uma amostra de 17 acusacoes de abusos sexuais em criancas em Belfast, as acusacoes foram retiradas de uma lista muito maior. Varias dioceses, o Cardeal Arcebispo de Armagh e a ordem religiosa a que pertencia Smyth culparam-se mutuamente entre si publicamente, sem assumirem as proprias responsabilidades pelo fracasso em por travao ao agora conhecido Padre pedofilo condenado, Brendan Smyth pelos seus crimes e actividades ao longo de 47 anos.

Apos investigacoes levadas a cabo nos Estados Unidos da America e igualmente na Europa no Reino Unido, ficou provado que alguns bispos transferiram por diversas vezes os padres suspeitos de abusos em detrimento de medidas mas drasticas. As dioceses defenden-se dando a indicacao que tais transferencias deveram-se apenas a procura de tratamento adequado aos casos em questao. Em 1962 Angelo Guiseppe Roncali (1881-1963) mais conhecido como Papa Joao XXIII (1958-1963), enviou um documento confidencial a todos os bispos catolicos - "De Modo Procedendi in Causis Solicitationis" - em que indicava expressamente que as investigacoes de actos de abusos sobre menores dentro da Igreja deveriam ser mantidos em segredo, e todos, tanto as alegadas vitimas como os acusados, teriam a obrigacao de guardar "silencio perpetuo" sob pena de virem a sofrer uma excominhao. O documento, que foi valido ate 2001, acrescenta (Ponto 52) que nunca e correcto para o Juiz obrigar o acusado a jurar dizer a verdade, O Vaticano, em 2010, pela voz do Padre italiano Frederico Lombardi (1942), afirmou que nem esse documento nem o Codigo de Direito Canonico proibiam os bispos que deixassem de informar os casos as autoridades.


Um estudo nacional, de 2004, encomendado pela Conferencia Americana de Bispos Catolicos ao John Jay College of Criminal Justice (Universidade John Jay de Justica Criminal) e que investigou 10667 alegacoes contra a 4392 padres entre 1950 e 2002, revelou as seguintes percentagens de abusos: 6 por cento sobre criancas ate 7 anos de idade, 16 por cento de criancas dos 8 aos 10 anos, 51 por cento com idades compreendidas entre os 11 a 14 anos, e 27 por cento com idades entre 15 a 17 anos de idade.

O Medico Dr. Rick Fitzgiboons, principal elaborador da declaracao Homossexualidade e Esperanca (Homosexuality and Hope), da Associacao Medica Catolica dos EUA (1932), defende uma reforma completa nos seminarios catolicos para incluir no programa ensinamentos sobre a moralidade sexual.

Criticos dessa posicao defendem que os estudos cientificos demostram que o facto de alguem ter abusado sexualmente de menores do mesmo sexo nao esta de todo relacionado com a orientacao sexual da pessoa adulta e, como tal, essa medida seria ineficaz e ate abusiva.

. Australia:

O Padre australiano John Kevin O'Donnell, um dos pedofilos mais notorios da Australia, ao longo dos seus quase 50 anos de carreira, abusou de dezenas de criancas. Segundo mesmo algumas fontes, abusou continuamente das mesmas desde o momento em que foi ordenado em 1942 ate ao fim da sua carreira, em 1992.

Em 1942, tinha sido ordenado Sacerdote para a Diocese de Melbourne. Ele passou a realizar missas, casamentos e funerais entre agressoes sexuais por quase 50 anos - e a Igreja Catolica veio a admitir que sabia dos mesmos factos. Seus colegas e superiores sabiam o que se passava, e varias vitimas relataram os abusos de que eram vitimas a outros padres, mas ninguem fez nada para parar O'Donnell. Entre as numerosas vitimas do Padre Kevin O'Donnell, sobressairam os casos de Emma e Katie Foster.

Finalmente, em 11 de Agosto de 1995 o Padre John Kevin O'Donnell foi condenado a 39 meses de cadeia. Foi mantido Padre e ainda com o titulo de "Pastor Emerito" (aposentado com honra).

. Brasil:

O Padre Tarcisio Tadeu Spricigo, na altura com 48 anos, foi detido e entregue a Policia apos ter sido encontrado o seu Diario, uma especie de "manual de instrucoes" para a escolha das vitimas. Ele tinha abusado e molestado criancas em pelo menos cinco paroquias. A Avo de uma das criancas que sofrera abusos por parte de Spricigo (de apenas cinco anos de idade) conta que apos ter acusado o Padre foi excluida e marginalizada pela comunidade local e mal vista pela Igreja.

O caso tornou-se popular e ainda mais conhecido apos ter sido apresentado num episodio da serie documental Panorama da BBC (1953) Sex, Crimes and the Vatican (Crimes Sexuais e o Vaticano) e tornou-se um exemplo das politicas do Vaticano em relacao aos padres pedofilos. Em Novembro de 2005, Tarcisio viria a ser condenado a uma pena de prisao superior a 14 anos.

. Estados Unidos da America:

Varios grandes processos foram abertos nos EUA em 2001, alegando-se que varios padres tinham abusado sexualmente de menores. Alguns sacerdotes acabaram por pedir a demissao, outros foram afastados dos cargos que exerciam e alguns ate presos e acordos financeiros que chegaram a atingir centenas de milhoes de dolares foram feitos com muitas vitimas em uma forma de pagar pelo seu silencio ou indemniza-las pelos crimes de que haviam sido vitimas. Os casos se tornaram noticia nacional recorrente nos Estados Unidos com acusacoes feitas contra os padres Paul Shanley e John Geoghan e que viriam a ser publicadas pelo conhecido jornal Boston Globe em 2002. Exactamente no mesmo ano, a Conferencia dos Bispos Catolicos dos Estados Unidos aprovou uma politica de "tolerancia zero" para os acusados dessa mesma infraccao. A Conferencia dos Bispos Catolicos dos Estados Unidos encomendou um estudo em que veio a constatar que quatro por cento de todos os sacerdotes que tinham prestado servico nos Estados Unidos entre 1950 a 2002 vieram a enfrentar algum tipo de acusacao de abuso sexual. De acordo com esse mesmo polemico relatorio, o John Jay Report, as accoes mais comuns incluiam tocar em adolescentes do sexo masculino por baixo de suas roupas e a remocao de suas roupas, mas actos mais graves haviam sido cometidos em muitos casos.

A Igreja nos EUA, viria a ser muito criticada quando se veio a saber que alguns bispos sabiam sobre as alegacoes e em vez de agirem judicialmente ou afastar os mesmos sacerdotes dos seus cargos e ate mesmo expulsa-los da Igreja optaram por transferir os acusados, em vez de remove-los, embora alguns admnistradores escolares procedam de forma semelhante quando lidam com acusacoes contra professores, assim como acaba por acontecer o mesmo em grupos de escuteiro.

. Franca:

Em 2021, foi divulgado terem existido entre 2900 a 3200 casos de abusos sexuais contra a menores do sexo masculino - padres ou religiosos - na Igreja Catolica francesa desde 1950 ate 2020. Ao longo desse periodo de 70 anos a populacao geral de padres ou religiosos no pais cifra-se nos 115.000.

                                           
. Mexico:

. Caso Marcial Maciel:

As primeiras suspeitas contra o Padre mexicano Marcial Maciel Degollado (1920-2008) um Sacerdote Catolico mais conhecido como Marcial Maciel, fundador da Congrecacao dos Legionarios de Cristo (1941) tambem conhecida como Legiao de Cristo, haviam surgido em 1948. Em 1956, o Cardeal italiano Valerio Valeri (1883-1963) viria a receber queixas muito graves de abusos sexuais sobre menores, vindas do Mexico, e suspende o Padre Maciel de suas funcoes ja que as denuncias e queixas eram contra o mesmo. A morte de Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli (1876-1958) que viria a ser mais conhecido como Papa Pio XII (1939-1958) em 1958, no entanto, interrompe a investigacao. Entretanto, o Cardeal de Roma, Clemente Micara (1879-1965), restituiu a Maciel todos os seus cargos que exercera antes de ser suspendidos das suas funcoes e afastado dos seus cargos por Valeri, e nos quarenta anos seguintes, todas as acusacoes anteriores e posteriores contra a Maciel sao consideradas calunias.

Por tres vezes diferentes em 1976, 1978 e 1989, o Bispo John Raymond McGann (1924-2002) enviou para o Vaticano uma carta de um ex-Padre da Legiao de Cristo, acusando novamente o Padre Maciel de abusos sexuais, mas nada aconteceu contra o Padre mexicano.

Em 1997, oito ex-seminaristas, observando o silencio da Igreja e a nulidade de accao por parte do Vaticano, sobre o assunto da pratica de abusos sexuais por parte do Padre Maciel, tomaram a corajosa decisao de publicarem no Jornal dos EUA um artigo a falar no assunto e a fazerem acusacoes contra Maciel, The Hartford Courant (1764). Nas acusacoes alegaram terem sido abusados sexualmente pelo mesmo durante os anos de 1940 a 1960, quando eram criancas e ja adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 16 anos.

Em Maio de 2006, Joseph Aloisius Ratzinger (1927), ainda como Papa Bento XVI, apos ter investigado o caso atraves da Congregacao para a Doutrina da Fe (1542) tambem conhecida como Dicasterio para a Doutrina da Fe, as acusacoes de abusos sexuais feita spor ex-seminaristas contra o Padre Maciel, decidiu - levando em consideracao tanto a idade avancada de Maciel como o seu fragil estado de saude - renunciar a um processo canonico e convidar o Padre mexicano a uma vida reservada dita de "oracao e penitencia", renunciando assim a todo o ministerio publico.

Num comunicado publicado no seu site logo apos o anuncio do Vaticanom a Legiao de Cristo disse que Maciel havia declarado sua inocencia, mas "Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, decidiu nao se defender de forma alguma".

Somente em 25 de Marco de 2010 a direccao da Ordem religiosa Legionarios de Cristo finalmente veio a admitir que Maciel havia cometido abusos sexuais sobre ex0seminaristas no passado. E pediu perdao aos mesmos "que tenham sido afectados, feridos ou escandalizados com as accoes reprovaveis do nosso fundador". O documento reconheceu outros factos que tinham ja sido divulgados pela propria imprensa desde a muito: que Maciel havia tido uma filha que havia sido fruto de um longo relacionamento seu com uma mulher, e que apareceram outras duas pessoas, irmaos entre si, que haviam afirmado serem filhos do mesmo Maciel, frutos de uma relacao com outra mulher. O comunicado assinado pelo Director-Geral do tambem Padre Mexicano Alvaro Corcuera Martinez del Rio (1957-2014), entre outros integrantes da direccao, resume a lista enorme de crimes e delitos de Maciel com a expressao de que ha "outras condutas graves". Em uma edicao de Fevereiro de 2009, o Jornal Norte-Americano New York Times afirmou que o Padre Maciel levava uma "Vida dupla" e que possuia de facto "pelo menos" uma filha. Posteriormente, o jornal frances, Le Monde (1944) apresentou uma reportagem onde afirmava e revelava a existencia de tres filhos mexicanos, nascidos de uma outra mae, um filho no Reino Unido e uma filha francesa, que ja teria falecido no passado, os jornais ainda alegaram que ele seria um plagiador, viciado em drogas e que cometia crimes sexuais contra novicos. O proprio Vaticano reconheceu as "dificuldades" pelas quais passaram os acusadores de Maciel durante os anos que foram ostracizados ou ridicularizados, e elogiou sua "coragem e perseveranca para demandar a verdade".

Marcial Maciel nunca chegou a ser castigado, nem como predador sexual, nem sob qualquer outra das acusacoes que recaiam contra o mesmo; foi apenas afastado. Passou os ultimos anos da sua vida sem mostrar qualquer tipo de arrependimento pelo crimes de abusos sexuais que cometera no passado, e jamais pedira desculpa a quem quer que fosse ou de que forma fosse, numa luxuosa villa pertencente a Legiao de Cristo, em Jacksonville, nos EUA. Este desfecho desapontou as vitimas, mas impediu um aprofundamento do caso que viria a ser ainda mais embaracoso nao so para a Igreja como para a propria Legiao de Cristo.

O anuncio oficial da morte do Padre Marcial Maciel foi feito pelo Padre Corcuera, que viria a ser o seu sucessor a frente da Legiao de Cristo, que disse que Marcial Maciel partira para a "Gloria Celeste".

                                                                                                 
. Portugal:

. Caso do Padre Frederico:

Em 1993, o Padre brasileiro a residir em Portugal de nome Frederico Marques Cunha (1950) conhecido como Frederico Cunha, Padre Frederico ou Padre Cunha, membro da Obra dos Santos Anjos (1949), foi condenado pelo Tribunal Distrital de Santa Cruz, Madeira, Portugal pelo homicidio de Luis Miguel Correia , de 15 anos de idade. O seu cadaver foi encontrado no fundo da Falesia do Canical, na Ponta de Sao Lourenco, no extremo Oriental da Ilha da Madeira, o corpo do jovem mostrava sinais de agressoes. O crime, segundo a acusacao, deu-se no miradouro, sem testemunhas presentes. Durante o Julgamento, quatro testemunhas, ja adultos, contaram em Tribunal que tinham sido abusados sexualmente pelo Padre Frederico.

O Bispo portugues Teodoro de Faria (1930), Bispo do Funchal na altura dos factos protestou contra a detencao do Padre Frederico Cunha e veio mesmo a descrever o mesmo publicamente como "Inocente como Jesus Cristo", tambem ele atacado injustamente pelos judeus. O proprio Padre Frederico, no Jornal da Madeira (1932), se comparou com Jesus Cristo, dizendo que tal como o filho de Deus, era "vitima da injustica e do absurdo". Destacadas figuras foram testemunhas abonatorias. O conhecido Presidente do Governo Regional da Madeira, o Jurista, Funcionario Publico, Jornalista e Politico portugues, Alberto Joao Cardoso Goncalves Jardim (1943) que esteve a frente do Governo Regional da Madeira 1978 e 2015, acusou "certa comunicacao social do Continente" de utilizar o caso "para denegrir a imagem da Madeira". Ja em Abril de 1998, Cunha fugiu para o seu pais natal, ficando a viver na famosa cidade brasileira do Rio de Janeiro, onde ainda vive, aproveitando uma saida temporaria. So dez anos apos o assassinato, o Bispo Faria admitiu que tinha conhecimento das praticas pedofilas de Cunha. Em 2015, o Padre Frederico Cunha comparou o sistema judiciario portugues e da propria imprensa portuguesa com o Nazismo. Em Fevereiro de 2016, Cunha ainda era Sacerdote da Diocese do Funchal. O homicidio prescreveu, segundo a Lei Portuguesa, em Abril de 2018.

O Procurador Joao Marques de Freitas, que liderou a equipa do Ministerio Publico no Julgamento do Padre Cunha em 1993, deu entrevistas sobre o caso, afirmando de que foi alvo de pressoes de varias quadrantes, mas nao so da Igreja Catolica.

. Caso Luis Miguel Mendes:

Em 02 de Dezembro de 2013, o Padre Luis Miguel Mendes (1976), antigo Vice-Reitor do Seminario do Fundao, foi julgado em Tribunal e acabou por ser condenado a dez anos de prisao por agressao sexual contra a seis jovens, num total de 19 casos. Foi a primeira condenacao de um Padre Catolico por delito sexual e abuso de menores em Portugal desde o Caso do Padre Frederico Cunha (aqui discordo um pouco ja que considero que Frederico Cunha nao foi condenado pelos mesmos crimes de pedofilia que cometera mas pelo assassinato de Luis Miguel Correia). O caso do Padre e Vice-Reitor do Seminario do Fundao, Luis Miguel Mendes, chegou as maos da Policia Judiciaria em 2012, atraves dos pais de quatro seminaristas do Fundao, mas ja tinha sido denunciado quatro anos antes ao Ministerio da Educacao por email - e a mesma denuncia na altura viera a ser completamente ignorada. Mas tambem autoridades da propria Igreja souberam do caso algumas semanas antes e nada fizeram igualmente . O Director da Escola explicou mais tarde a PJ que o seminario era "uma familia", pelo que nao tinha que se meter em assuntos familiares.

. Caso Anastacio Alves:

No Verao de 2018, o Padre Jose Anastacio Alves (1963) um Padre portugues mais conhecido como Anastacio Alves, Padre Anastacio ou Padre Alves, suspeito de accoes de pedofilia pela terceira vez, desapareceu sem deixar rasto, mais um vez o caso passou-se na Ilha da Madeira tal como mais de duas decadas se passara o caso do Padre Frederico. Alegacoes de abusos em 2005 e 2007, durante o Episcopado do ja referido Bispo no caso do Padre Frederico Cunha, Teodoro de Faria, nao tinham sido esclarecidas; Anastacio Alves, tal como o proprio Padre Frederico, foi apenas sendo transferido por Faria. As recentes alegacoes de abusos sexuais tinham sido ocultadas pela Igreja contra a Policia, que so tomou conhecimento do caso atraves da Comissao de Proteccao de Criancas e Jovens do Ministerio da Justica. Tambem a Congregacao para a Doutrina da Fe do Vaticano nao instaurou qualquer tipo de processo de qualquer forma que fosse contra Alves. A partir de Marco de 2019, Alves nao pode ser interrogado pelo bispado local de Nuno Bras da Silva Martins (1963).


O Cardeal alemao Reinhard Marx (1953), proximo do Papa Francisco, afirmou que, durante decadas, a Igreja acabou por ignorar o direito das vitimas e acabou por vezes ate por proteger membros do Clero envolvidos em escandalos sexuais. Em uma reuniao de representantes de conferencias episcopais, convocada pelo Papa Francisco, admitiu ainda que a Igreja tinha destruido documentacao que viria a permitir identificar abusadores.

Face as crescentes denuncias e aos escandalos descobertos, o Cardeal portugues Jose Saraiva Martins (1932), a proposito do caso do Padre Norte-Americano Lawrence Murphy, afirmou que "nao devemos estar muito escandalizados se alguns bispos sabiam dos casos, mas mantiveram o segredo. E isso que acontece em qualquer familia, nao se lava roupa suja em publico", acrescentando que, na sua opniao, as denuncias que vem ocorrendo derivam de interesse financeiro e que sao parte de um complo contra a Igreja. O Jornalista Ferreira Fernandes (1948) comenta que "a questao nao e o caso da Igreja ter pedofilos - e um pecado de que nenhuma familia esta livre. O problema e que eles, conhecidos, nao terem sido expulsos".

Contrariando o tom do Cardeal portugues Saraiva Martins, o Papa Bento XVI escreveu, em Marco de 2010, uma carta pastoral condenando mais uma vez a pedofilia, que ja era condenada pela Doutrina Catolica. Nessa carta, o Papa Bento XVI, que foi acusado de encobrir varios casos de padres pedofilos, expressou sua profunda "vergonha" pelos crimes de pedofilia cometidos pelos clerigos catolicos, "pediu desculpa as vitimas" e disse ainda "que os culpados devem responder "diante de Deus e dos tribunais". O Papa ainda "assinalou erros graves de julgamento e falhas de lideranca" dentro da Igreja e pediu a continuacao dos "esforcos para remediar os erros passados e prevenir situacoes identicas atraves do Direito Canonico e da cooperacao com as autoridades civis".

O Cardeal Arcebispo de Sao Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer (1949), nao negou as denuncias de pedofilia mas criticou as tentativas de orgaos de imprensa de responsabilizar o Papa Bento XVI por todos os males da instituicao.

Em Janeiro de 2014, o Vaticano anunciou a expulsao de 400 padres por denuncias de pedofilia. Segundo Frederico Lombardi, Porta-Voz da Santa Se, em 2011 foram por volta de 300, enquanto em 2012 cerca de 100.

Em 2016, foi lancado o filme O Caso Spotlight, que mostra o trabalho de uma equipa de jornalistas de investigacao do jornal Boston Globe em casos de abusos sexuais e pedofilia praticados por membros da Arquidiocese de Boston. Em 2019 foi lancada na Netflix (1997) a serie documental Examination of Conscience, que investiga casos de abusos em escolas catolicas.


Caro (a) leitor (a) quase prestes a chegar ao fim tenho a acrescentar que como tendo varios amigos no facebook religiosos e ate padres onde publico todos os meus trabalhos aqui do blog gostaria de acrescentar que nao foi minha intencao ofender os mesmos ou a religiao que defendem ou ate atingir a mesma. Sei ou pelo menos espero que entendam isso.

Em minha opniao pessoal tenho a dizer que os mesmos crimes sao altamente reprovaveis e condenaveis onde so mesmo as vitimas dos mesmos e Deus tem o direito de perdoar os criminosos. Por outro lado considero que se os casamentos de padres fossem aceites pela Igreja Catolica talvez os mesmos crimes nao tivessem em alta escala, sei que os seminaristas quando decidem tornar-se padres ja sabem o que terao de cumprir mas sei que e dificil viver no celibato, creio que e tempo da Igreja Catolica deixar de ser tao conservadora e fazer uma renovacao de suas leis. Na Igreja Ortodoxa Russa os padres podem casar, antes de se tornarem padres e tomam essa decisao pessoal sabendo que casando e tornando-se padres nao irao poder subir na herarquia da propria Igreja.

Considero condenavel o que muita vezes o que a propria Igreja Catolica fez para que os mesmos crimes ficassem ocultados, afinal muitos consideram que tao criminoso e quem comete o crime como por vezes quem o oculta. Nao responsabilizo este ou aquele Bispo, Cardeal ou Papa porque ao longo das decadas e seculos os mesmos tem vindo a ser mudados com eleicoes, escolhas e ate conclaves.

Fico por aqui por agora com desejo que a mesma cronica tenha sido do seu agrado e o assunto do seu interesse, ate a proxima, brevemente, espero.

                                                                                               Manuel Goncalves 


















Sem comentários:

Enviar um comentário