Página

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

O Caso de Rui Pedro (1998).



Nao sou Pai mas quando a minha Mae faleceu alguem me deu os sentimentos e disse-me: - Ainda nao sei o que e isso mas nem imagino o deves estar a sentir, acho que e a maior do que se pode sentir - ao que respondi - Acho que nao - ao que me questionaram - Entao se nao e essa, diz-me qual e, nao estou a ver? - Respondi sem exitar - Acredito que seja a morte de um filho. - A pessoa que me questionou acerca de qual era a maior do que podiamos ter na vida concordou comigo de imediato.

Na altura considerei que a perda de uma Mae ou Pai fosse a segunda maior dor que podemos ter na vida mas agora estou em duvida. Nao sei se realmente semelhante a morte de um filho e ficar sem saber nada dele durante, anos, decadas, ficar na duvida se o mesmo esta vivo, se morreu, o que Aconteceu com o mesmo? Este caso que vou apresentar nesta mesma cronica e sem duvida o espelho disso, e sem duvida uma enorme dor que deixa uma Mae viver quase que sem vida. Acredito que essa Mae jamais voltou a ter na vida um unico dia de felicidade completa.

Tenho o prazer de trazer aos leitores que seguem o meu blog um dos maiores misterios da justica portuguesa, o que tera realmente acontecido a esta crianca que na altura tinha 11 anos de idade e acredito que infelizmente se podia ter descoberto nao toda a verdade mas algo mais se a Policia portuguesa tivesse dado o mesmo interesse e valor que deu ao caso da menina britanica desaparecida no Algarve, na Quinta da Luz em 2007, Madeleine Beth McCann. Um dia irei certamente escrever sobre este caso, mas, primeiro e ao contrario das autoridades portuguesas considero estar aquilo que e nacional embora reconheca que o caso da menina britanica venha a ter muitas mais visualizacoes e impacto, foi de facto muito mais mediatico, creio que pela Imprensa Internacional em alguns paises o Caso que vou agora falar jamais tenha sido falado e sido noticia.


O Caso de Rui Pedro refere-se ao desaparecimento de um menino de 11 anos na altura dos factos de nome Rui Pedro Teixeira Mendonca (1987) e que ocorreu em 04 de Marco de 1998 em Lousada, onde residia com os pais. O caso tornou-se mediatico na Imprensa Nacional e nunca pareceu esquecido ou arquivado perante a imprensa portuguesa. O rapaz nunca foi encontrado. O Advogado dos pais de Rui Pedro, Ricardo da Paixao Moreira de Sa Fernandes (1954) mais conhecido como Ricardo Sa Fernandes ou somente por Sa Fernandes, conhecido tambem por ser um Advogado de casos mediaticos, celebres e polemicos, iniciou um processo contra o Estado portugues por considerar que havia "falhas gravissimas" na investigacao.

Jornalistas e membros da propria familia de Rui Pedro criticaram as investigacoes da Policia direccionada ao caso. Em 2019, transcorridos 20 anos sobre o desaparecimento, foi declarada a morte presumida de Rui Pedro, nao sendo entao mais procurado pelas autoridades policiais. Contudo, o msiterio sobre o desaparecimento persiste.

. Caso Rui Pedro:

. Vitima: Rui Pedro Teixeira Mendonca (11 anos).
. Data: 04 de Marco de 1998.
. Tipo de Crime: Rapto (possivel assassinato).
. Local do Crime: Lousada, Portugal.
. Reu(s): Afonso Dias.
. Local do Julgamento: Tribunal da Lousada.
. Pena: 3 anos de cadeia reduziada para dois por bom comportamento.


Em 04 de Marco de 1998, por volta das 14 horas, Rui Pedro foi andar de bicicleta para um terreno perto de casa da familia, apos pedir permissao a sua mae, Filomena Teixeira, para passar a tarde com seu <<amigo>> Afonso Dias de vinte e dois anos, Filomena recusou atender ao pedido do filho, e disse-lhe para ir brincar la para fora.

A investigacao sobre o desaparecimento da crianca diminuiu devido a falta de pistas que fossem confiaveis. No entanto, o caso despertou um enorme interesse publico ao ponto dos avistamentos de Rui Pedro serem numerosos ao longo dos anos desde o seu desaparecimento. A Prostituta, Alcina Dias confirmou que Afonso Dias havia levado Rui Pedro para ve-la no dia em que ele desapareceu. Afonso Dias teria-se dirigido para ve-la em seu carro e perguntou se a mesma estava trabalhando. Quando ela consentiu, ele se ofereceu para paga-la para ela fazer sexo com Rui Pedro. Alcina Dias disse que Rui pedro estaria extremamente nervoso e chorando quando saiu para fora do veiculo, dizendo que Afonso o havia forcado a ir ao seu encontro. Alcina acrescentou que ela tentou acalmar o rapaz e que lhe teria perguntado se sua mae sabia que ele estava ali, ao qual o menino respondeu que nao. Rui Pedro, em seguida, suspostamente teria partido no veiculo de Afonso Dias. Alcina supostamente tentou fazer o seu depoimento as autoridades, mas nunca conseguiu identificar Afonso Dias pelo seu nome. Em 2011, ela finalmente o identificou em Tribunal.

Em Abril de 1998, o Comentador Politico e Jornalista portugues, Nuno de Assis Simoes Costa Rogeiro (1957) conhecido como Nno Rogeiro, viajou para a Disneyland Paris (1992) conhecida tambem como Euro Disney Resort ou EuroDisney com sua familia (somente se tinha passado um mes ou menos que isso apos o desaparecimento misterioso de Rui Pedro). Durante a viagem, a familia Rogeiro tirou varias fotografias enquanto passeava; uma dessas fotos mostra uma crianca sentado atras da familia que supostamente se parece muito com Rui Pedro. Sentado ao lado menino esta um homem que aparenta ter os seus quarenta anos vestindo uma jaqueta vermelha. A Policia portuguesa confiscou as fotografias para se fazer uma analise mais aprofundada, mas nenhum progresso foi feito em relacao a esse avistamento.

Em 01 de Setembro de 1998, 13 forcas de policia desencadearam uma operacao internacional de pornografia infantil conhecida como, The Wonderland Club (O Clube do Pais das Maravilhas). A mesma recebeu o codinome de Operacao Catedral e resultou no confisco de 750.000 imagens e videos, representando 1263 criancas diferentes. Rui Pedro estava de facto entre as poucas criancas (apenas 16) que puderam ser identificadas. No entanto, seu paradeiro permanece desconhecido. A Policia suspeita que ele tenha sido assassinado pelos seus raptores depois de ter sido abusado diante das cameras por outros membros de um grupo de pedofilos. Na Suica, escutaram num restaurante uma crianca dizer em 2007: "Eu tambem fui raptado. Sou de Famalicao e a mim ninguem me procura". A Policia nao informou a familia dizendo que a pista nao era consistente. Tambem foi apontado um rapaz que poderia ser Rui Pedro, que desapareceu dois dias antes de Rui Pedro.


O Professor de Rui Pedro ligou para os pais porque o filho deles nao compareceu na Escola para assistir a aula das 17:00 horas e eles rapidamente comecaram a procura-lo. Como Rui Pedro havia dito a mae que estava a pensar em se encontrar  com seu amigo Afonso, a Policia o questionou e suspeitou do mesmo. Afonso Dias estava em alterado estado emocional enquanto era interrogado e simplesmente respondeu que nao sabia do paradeiro do rapaz, mas que sendo assim e nao se sabendo do menino que a Policia "deveria fechar as fronteiras".

Afonso Dias foi interrogado pela Policia. O primo de Rui Pedro, Joao Andre Mendonca, revelou a Policia de que ele e Rui Pedro tinham tido uma conversa em que Afonso os tinha convidado para se irem encontrar com uma Prostituta. Joao Andre disse que nao se havia juntado a Rui Pedro e a Afonso naquela tarde, porque a sua mae nao iria deixa-lo sair de casa. Foram levantadas varias hipoteses como rapto, escravidao, homicidio e suicidio.

O julgamento de Afonso Dias teve inicio em Novembro de 2011. Alcina Dias, a Prostituta, o identificou em Tribunal.

A 03 de Outubro de 2014, Afonso Dias, quase tres anos apos o inicio do julgamento, foi condenado a tres anos de prisao pelo sequestro do menor, Rui Pedro, durante a tarde do desaparecimento do mesmo, e nao pelo proprio desaparecimento. A 18 de Marco de 2015, Afonso Dias foi levado para a prisao pelo seu Advogado, depois que o mandato de dentencao foi emitido pela Policia. Ele iria cumprir uma sentenca no total de tres anos, mas viu a mesma ser reduzida para dois anos por bom comportamento. No dia 29 de Marco de 2017, Afonso Dias foi libertado. 


Filomena Teixeira, a mae do jovem Rui Pedro, disse nao investigou membros da familia, vizinhos e o proprio carro de Afonso Dias, no qual testemunhas disseram ter visto Rui Pedro entrar. Tambem disse que chegou a ser assediada sexualmente por um dos inspectores:

"Na Policia Judiciaria eram uns incompetentes no inicio, o caso foi muito mal tratado. Foi o pior pesadelo que eu podia ter. Eu estava sozinha a lutar contra pessoas incompetentes. Eles chegaram-me a dizer que nao estavam preparados para este tipo de coisas. Como e que e possivel? (...) Na altura nao fizeram nada. Diziam que [eu nao podia] ir para os montes [procurar o meu filho]. Diziam que nao gostavam de mim".

(...)

"[Eu] ia todos os dias a Policia para saber se eles tinham feito alguma coisa. Procurava la no dossier deles, aquilo era tudo em papel e depois tinha cassetes. No inicio tinham computadores e eles nao sabiam trabalhar com computadores, porque os que estavam la eram velhos e nao sabiam trabalhar com os computadores".

- Filomena Teixeira, 2019.

Filomena Teixeira ligou para hospitais, viajou varias vezes ate para fora de Portugal, em uma dessas viagens para o exterior chegou a ser internada apos ver material pedofilo, em busca de uma pista na Suica para encontrar o filho. Quando em Tribunal foram apontadas falhas na investigacao, Filomena Teixeira lembrou e disse "Serviu para constatar que o que eu dizia era verdade. Durante 13 anos chamaram-me louca, e agora, passado este tempo todo, vem dar-me razao: afinal, nao estava louca, estava certa. (...) Sempre disse que eles estavam a ir pelo caminho errado, que nao estavam a procurar, que nao estavam a fazer nada...". Ricardo Sa Fernandes disse que "ficamos chocados com o que foi dito hoje neste Tribunal, tivemos conhecimento de que desde o primeiro momento os inspectores da Judiciaria sabiam da existencia da Prostituta Alcina Dias. Nunca a ouviram formalmente e justificaram tal facto como um esquecimento". Manuel Mendonca acreditava que Afonso Dias poderia falar algo sobre Rui Pedro quando foi preso, ate que teve a vida facilitada ao poder escolher, e ser posto em uma cadeia que mais parecia um "hotel" (quando comparada as outras).


Ao longo dos anos, o Jornalismo de Investigacao de Ana Maria de Sousa Leal Santos Marques Vaz de Carvalho (1968) uma famosa Jornalista portuguesa mais conhecida como Ana Leal da TVI (1993) trouxe a publico novas pistas acerca do Caso Rui Pedro, sempre antes das autoridades policiais. Seguiu pistas do video de Benidorm, em Espanha, informacoes de varias fotografias de pedofilia na Holanda e na Suica. Segundo a Jornalista de renome "isso so tem uma explicacao: negligencia por parte das varias equipas da Policia Judiciaria (...) Nao houve vontade politica (...) Andaram a reboque da investigacao da TVI (...) vergonha para uma equipa da Policia Judiciaria".

Em duas fotos apresentadas no processo da PJ para a reportagem da SIC (1992), o Inspector Luis Bordadagua disse que era possivel ver semelhancas com Rui Pedro nos arquivos encontrados com pedofilos. O reconhecimento foi prejudicado devido ao facto do menino estar com os olhos fechados em uma das fotos. Um Agente do Ministerio Publico alegou que as pistas eram falsas e a PJ disse mais tarde que nao tinha provas para seguir tal linha e fonte de informacao.

Em uma outra foto que Ana Leal teve acesso em 2002 e que entregou ao poder judiciario, e possivel ver-se um menino amordacado e com sinais de tortura que a familia reconheceu como sendo Rui Pedro. Com o aparecimento das pistas, Ricardo Sa Fernandes questionou a "passividade oficial preocupante das autoridades da Uniao Europeia para destruir as redes de pedofilia internacional" e a "falta de capacidade de investigacao, sobretudo a nivel europeu". Ana Leal obteve a foto a partir de um computador de um pedofilo que havia sido assassinado e questionou o facto de quatorze pedofilos terem sido identificados na serie de 60 mil fotos, porem as investigacoes mais uma vez nao avancavam. Na epoca um suspeito foi preso provisoriamente. Quando a foto do suposto Rui Pedro foi apresentada a imprensa em Outubro de 2002, Ricardo Sa Fernandes nao conseguia consultar o processo na PJ fazia quase um mes. Essa atitude da PJ fez mais uma vez a familia de Rui Pedro desconfiar sobre e acerca do que estava realmente de facto acontecendo.

Segundo uma investigacao publicada naquele que e conhecido como o mais famoso jornal portugues diario, Correio da Manha (1979) em Maio de 2019, a Policia Judiciaria "usa fotos e segredos para despistar informacoes e segredos acerca de imagens falsas de Rui Pedro. Seria uma tentativa de usar uma tactica para despistar imagens de pessoas parecidas com Rui Pedro que estao em sites de pedofilia. Ainda segundo a Policia portuguesa, exames de pericia comprovaram que nao era de facto Rui Pedro que estava nas fotos. Nao foi mencionado na pericia o video de Benidorm.


Quando Afonso Dias foi acusado pela primeira vez e muito tempo apos o inicio do processo, o tambem Jornalista portugues de renome, Hermani Manuel Marques de Carvalho (1960) conhecido mais como Hermani Carvalho, criticou em diversos pontos o trabalho do Estado e da Policia portuguesa:

"Isto so tem o lado mal da Justica. Tem o lado mal da Justica que nao quis saber disso para nada e tem o lado envergonhado da Justica que treze anos depois vem tentar emendar a mao (...) O Caso Maddie (2007) [Madeleine McCann] teve governos, exercitos, bombeiros, toda gente a procura da miuda [estrangeira]. Este era portugues e ninguem quis saber dele (...) Nos deviamos ter todos vergonha do que esta a acontecer. (...) Quando o Rui Pedro desapareceu ninguem quis saber de nada e o Afonso Dias, quando o miudo desapareceu disse na frente de varias pessoas (...) 'se querem recuperar o menino fechem as fronteiras'. Nao fizeram nada . E tudo o que fizeram foi mal feito.

(...)

Se hoje se sabe muito, ou alguma parte do que aconteceu e porque (...) a [Jornalista] Ana Leal fez mais por isto do que muitos policias que tinham esta obrigacao. Isto e uma vergonha. (...) O Estado portugues ja devia ter tomado conta desta senhora [Filomena Teixeira] que esta ai a sofrer (...) apenas porque nao lhe sabem dar uma resposta, nao lhe quiseram dar uma resposta.

(...)

Houve um Procurador que pediu uma autorizacao para que fosse libertado um Preso que garantia que sabia onde e que tava Rui Pedro. O resultado: desapareceu o Preso. Nao e. E evidente nao e? Deram ao Preso cartoes de credito. Deram ao Preso carro, deram dinheiro e (...) [desapareceu tudo]. Se isso fosse mentira eu ja estava preso, porque e facil prender os jornalistas, trabalhar e que e dificil.

O Jornalista tambem nao se esqueceu de criticar a Justica por ter deixado o Avo de Rui Pedro ter feito o papel que o Estado portugues fez gastando dinheiro no Caso de Madeleine McCann. Porem, o Avo de Rui Pedro gastou toda a fortuna ao cair em todo o tipo de golpes em busca do neto. tambem questionou o facto da PJ ter uma alta taxa de sucesso para resolver com sucesso o caso de criancas desaparecidas, mas este passou por tres equipas de investigacao sem qualquer sucesso. Em outra entrevista, disse que o Estado portugues deveria estar no banco dos reus no julgamento de Afonso Dias, por ter deixado a duvida no ar sobre quem seria o, ou os acusados ao longo de quatorze anos, o que pode ter afectado o depoimento das testemunhas em Tribunal.


Em uma das audiencias do Julgamento de Afonso Dias, foram levantados e questionados os pontos do acusado vir de uma familia pobre, ter 22 anos e brincar com uma crianca de 11 anos na epoca do desaparecimento. Tambem e igualmente foi levantado um ponto bastante importante, o facto do acusado se encontrar escondido com Rui Pedro quando o menino passou a ser proibido pelos pais de se encontrar com tal pessoa, apos Afonso Dias voltar mudado do Exercito e como desertor.

Manuel Mendonca disse que ele e os vizinhos observaram que os recursos e condicoes financeiras de Afonso Dias aumentaram e melhoraram apos o desaparecimento de Rui Pedro e que a primeira equipa da PJ a tomar conta do caso nao acreditava nas informacoes recebidas, nem da Prostituta, nem da familia. Afonso Dias era uma pessoa de pouca higiene, porem contra o habitual da sua parte no dia do desaparecimento tomou dois banhos. Quando Manuel Mendonca chegou na PJ disseram que nao era possivel extrair nada das roupas do suspeito. Manuel Mendonca disse que Afonso Dias falou rindo quando se encontrou com Filomena Teixeira. Tambem disse que o Advogado do acusado ou ninguem da familia quiseram ajudar a fazer algo para tentar a reencontrar Rui Pedro.

O Inspector-Chefe da PJ Henrique Noronha disse que em 2011 que na reconstituicao teve "um hiato de tempo que nao conseguimos perceber (...) Ficamos um pouco perplexos [quando Afonso Dias disse que ficou] parado num local a olhar para nada e a fazer horas". O Inspector tambem disse nao perceber o motivo de nao ter seguido a pista de Alcina Dias.

Helder Silva, que era uma das cinco criancas a ver Rui Pedro pela ultima vez antes do mesmo ter desaparecido, disse ao Correio da Manha que o Afonso Dias "Era muito estranho. O Afonso sabia a vida toda do Rui Pedro, onde estava, com quem estava, o que ia fazer no dia seguinte. Nas duas semanas antes do desaparecimento ele criou uma obsessao por ele, nao o deixava em paz". Apos falar contra a Afonso Dias, Helder Silva disse que ele e as outras testemunhas de acusacao ficaram com medo e nao receberam proteccao da Policia. Em 2011 Joao Andre Mendonca disse que quando prestava o seu depoimento na GNR em 1998, Afonso Dias lhe pediu para "nao abrir a boca" e que "as autoridades deviam fechar as fronteiras (...) Pode ser que ainda vao a tempo".

Em 2012 Paulo Gomes o Advogado de Afonso Dias declarou que "O Senhor Afonso nao fala porque esta em causa a sua liberdade". No mesmo ano Afonso Dias quebrou o silencio e disse que ia falar o que de facto tinha acontecido com Rui Pedro, mas que o iria fazer fora dos tribunais.

Em entrevista ao "Grande Entrevista" (2002) da RTP em 2012, disse que nao fala mais porque toda a ajuda que deu as autoridades so serviram para ajudar a reforcar a sua acusacao treze anos depois. Quando questionado sobre o que de facto acontecera com Rui Pedro ele respondeu com muita incerteza depois de um longo silencio: "A meu ver... nao sei,,, tres semanas depois desapareceu outro miudo em Famalicao. Ou foi rapto ou caiu para um poco... nao sei". Alguns anos mais tarde (em 2018), disse nao ter nenhuma teoria sobre o que aconteceu com a crianca.

Ricardo Sa Fernandes, Advogado dos pais de Rui Pedro declarou em 2017: "Continuo a dizer que aquilo de que gostaria mesmo muito era que o Afonso Dias nos dissesse o que aconteceu com o Rui Pedro depois de sairem da Prostituta. Mas ele nao prestou declaracoes no Tribunal, e continua sem revelar aquilo que gostaria que revelasse. E, repito, o que mais gostava era mesmo que ele dissesse aquilo que sabe".

Em 2011 Ricardo Sa Fernandes disse que tinha uma acusacao solida, mas nao queria transformar Afonso Dias em um "bode expiatorio", e caso sobrasse alguma duvida, nao iria pedir a sua condenacao:

"Temos a certeza que o arguido consumou o crime [de rapto] (...) nao tem o minimo sinal de arrependimento. Comporta-se com total indiferenca (...) Provou-se que o arguido raptou Rui Pedro, levando-o a Lustosa contra a vontade dos pais do menor. (...) Avaliei a prova e cheguei a conclusao que o arguido e autor dos factos aqui julgados. Peco justica e humanidade para a resolusao do caso. No final deste processo fica a magoa e angustia por nao se descobrir o que aconteceu ao Pedro. O Ministerio Publico pede justica e espera que esta seja feita".

- Ministerio Publico, 2012

Quando foi anunciada em definitivo a condenacao e prisao de Afonso Dias, Manuel Mendonca disse que o agora condenado teve diversas oportunidades para contar o que fez ao Rui Pedro, ate por carta anonima e salientou que nao queria a sua condenacao.

Apos ser libertado, Afonso Dias disse em 2018 que foi vitima de "uma grande injustica" e culpou a familia de Rui Pedro por sua condenacao e prisao.


Por medo de ser raptado e sentindo a falta de Rui Pedro, um dos amigos do menino na escola tentou suicidio, dois meses depois do desaparecimento. Na reconstituicao do crime, Afonso Dias nao conseguiu explicar o que fez entre as 14 e 18 horas do dia em que Rui Pedro desapareceu. Com a reconstituicao ficou comprovado que os investigadores que estiveram a frente da mesma investigacao deixaram escapar pistas e testemunhas importantes. Os inspectores se recusaram a explicar a imprensa o motivo de ter desvalorizado o depoimento da Prostituta Alcina Dias.

Um homem que trabalhava num posto de combustivel garantia que na epoca do desaparecimento tinha visto Rui Pedro, no Centro da Vila de Lousada, caminhando ao lado de outros dois rapazes. O Tribunal questionou a testemunha sobre as suas declaracoes que teria feito a GNR no dia a seguir ao desaparecimento, onde disse que viu duas criancas passarem de bicicleta, mas que nenhuma seria o Rui Pedro. A testemunha insistiu que nao se lembrava de ter dado o depoimento a GNR, mesmo constando nos autos a sua assinatura. Tambem foi ouvida a testemunha que disse ter visto a bicicleta de Rui Pedro as 16 horas.

Sem ser identificado, um rapaz que tinha 14 anos na epoca do desaparecimento de Rui Pedro, disse a RTP que a PJ nao valorizou os diversos depoimentos dados a Policia. A testemunha se encontrava com mais quatro jovens aguardando que Rui Pedro chegasse para irem jogar a bola. Quando Rui Pedro chegou disse que nao ia mais jogar Futebol, escondeu a bicicleta e entrou no carro.

Em 2003, no Processo Casa Pia um homem declarou que esteve com Rui Pedro em uma pensao para encontros sexuais, no final de Janeiro de 2001. Acrescentou tambem que a mesma crianca apareceu em um filme pornografico. Foi dito que a mesma pista estava desconsiderada por nao se sustentar.

Eduardo Souza que foi um dos inspectores chefes da equipa de investigacao da PJ, disse em entrevista para a SIC que na primeira reconstituicao dos desaparecimentos de Rui Pedro que ocorreu em 2002, era possivel ver-se com evidencia de que Afonso Dias estava a mentir:

"Esta reconstituicao deu para ver as incongruencias (...) que Afonso tinha se metido (...) Por nervosismo demostrado, pelo trajecto que fez e pela inseguranca que sempre manteve durante a reconstituicao. Notava-se perfeitamente que aquilo nao era verdadeiro. Ele estava a inventar".

- Eduardo Souza

A Policia investigou, mas o Ministerio Publico nao acusou. Eduardo Souza tambem disse que pode ter ocorrido algumas falhas no processo


"O silencio de Afonso Dias faz-nos pensar no pior. A unica explicacao que encontro para ele continuar sem falar e a de que esta a esconder algo pior do que esta aqui em causa. (...) O Afonso tem o direito juridico de estar calado, mas nao tem o direito moral (...) Ele ainda esta a tempo de se arrepender. Temos a esperanca remota que Afonso Dias caia em si como homem e diga o que aconteceu".

- Ricardo Sa Fernandes, 2012

No Julgamento de Afonso Dias a Juiza Carla Fraga nao exitou em dar como provados os seguintes factos:

1. No dia do desaparecimento do Rui Pedro um homem apresentou um menino de onze anos para a Prostituta Alcina Dias. Porem, segundo hipotese do Tribunal poderia ser outro homem e outro menino.

2. Rui Pedro entrou no carro de Afonso Dias e deixou sua bicicleta para tras proximo do local do encontro.

3. Sete testemunhas comprovaram que Rui Pedro teve dois encontros com Afonso Dias.

4. Afonso Dias ia apresentar Rui Pedro e Joao Andre Mendonca as prostitutas. Em contradicao, o Tribunal entendeu que nao ficou provado que Afonso Dias tivesse formulado um plano para que Rui Pedro mantivesse relacoes sexuais com as Prostitutas.

5. Afonso Dias pediu que Joao Andre Mendonca nao contasse sobre o convite que fez para irem as prostitutas por receio de se "tornar suspeito".

Tais factos provados nao evitaram que o unico Reu do processo, Afonso Dias, viesse a ser absolvido em Marco de 2012. Manuel Mendonca questionou as coincidencias que o Tribunal usou para formular a hipotese que desvincula Rui Pedro de Alcina Dias, alem do facto de caso fosse mesmo outra crianca, nao seria normal ir acompanhada de um homem para conhecer e ter um futuro encontro de cariz sexual com uma Prostituta e este evento nao ser investigado para alem de inicialmente ser ate bastante ignorado. Um dos inspectores da primeira equipa de investigacao, Jose Ribeiro dos Santos colocou em duvida no Tribunal os depoimentos de Carlos Teixeira e Alcina Dias, mesmo sendo interrompido varias vezes para nao contar depoimentos de pessoas que mais tarde estavam como testemunhas. O Advogado da familia de Rui Pedro, Ricardo Sa Fernandes disse que o uso de depoimentos dos inspectores para descrebilizar Alcina Dias no Tribunal, foi ilegal. Segundo um outro Advogado, Fernando Arrobas da Silva foram as duvidas levantadas em Tribunal que viriam a evitar a condenacao no Julgamento de 2012.

Joao Rouxinol, um dos inspectores da primeira equipa de investigacao da PJ declarou em Tribunal em 2012 que mentiu a imprensa em 2005 quando acusou a familia de Rui Pedro de esconder o facto de que o rapaz sofria de Epilepsia. Ao ser questionado pela imprensa sobre a seguinte declaracao dada no Tribunal disse que a mesma nao condiz com uma mentira:

"Quando o disse, disse-o, nao sendo verdadeira a afirmacao. O que disse de so em 2005 saber da Epilepsia nao e verdadeiro de facto, eu dei essa entrevista animado por alguma revolta que sentia por aquilo que se ia dizendo contra a nossa equipa de investigacao".

O Inspector nao ficou inpune e recebeu uma punicao pela mentira. Joao Rouxinol tambem disse em genero de confissao que por "esquecimento" nao ouviu a testemunha do caso, Alcina Dias. Outras testemunhas cruciais no caso foram somente ouvidos varios anos apos o desaparecimento de Rui Pedro e por outra equipa de investigacao. Uma delas e um Comerciante que disse que viu Alcina Dias com um menino.

                                                             
No programa de televisao Praca da Alegria (1995), da RTP, foi questionado o Juiz Desembargador, Rui Rangel (1955), sobre treze anos de investigacao para uma acusacao de rapto e a falta de eficiencia dela. O Juiz respondeu que a Policia e eficiente, mas que era "preciso que o Ministerio Publico explique com clareza porque levou treze anos". Quando questionado pela imprensa , a resposta do Procurador-Geral da Republica, Pinto Monteiro, foi a seguinte: "provavelmente nao pode demorar menos tempo (...) Nao posso acompanhar 550 mil processos, especialmente um que comecou nove anos antes de eu ser Procurador-Geral (...) os investigadores, melhor do que ninguem, poderao dizer (...) a Procuradoria nao tem qualquer comentario a fazer".

Em 2007, o Caso Rui Pedro foi colocado em segredo de Justica por alguns meses.

Apos o Mediatico caso de Madeleine McCann, que chamou a atencao para os raptos de criancas em Portugal, o Caso Rui Pedro recebeu outra equipa de investigacao. Porem essa nova equipa tambem ficou notada por ter um desempenho ruim, com a familia de Rui Pedro acabando por pedir a troca de equipa de investigacao. As pistas que entretanto ligavam Rui Pedro a redes internacionais de pedofilia foram encerradas em 2011. Segundo Candida Almeida, do Departamento Central de Investigacao e Accao Penal (DCIAP) nao existiam mais indicios e tudo relacionado com essa linha de investigacao tinha sido apurado a "exaustao". Outro motivo para o encerramento, tinha sido o facto de o Ministerio Publico considerar "haver indicios suficientes" para que Afonso Dias fosse acusado. O DCIAP entrou no Caso Rui Pedro em Setembro de 2003. Essa nova equipa avanca, com uma das hipoteses trabalhadas sendo a que de Rui Pedro acidentalmente possa ter tido um ataque de epilepsia enquanto estava com Afonso Dias.

Em 2019, Hermani Carvalho entrevistou Carlos do Carmo, um antigo coordenador de investigacao da PJ na Linha Aberta (2003), da SIC. Carlos do Carmo considerou que o caso deveria ter-se tratado logo como sendo um rapto, porque a crianca seguia uma rotina quando desapareceu. Acrescentou que a bicicleta do Rui Pedro e o local onde foi encontrada ainda no dia do desaparecimento deveriam ter sido examinados, o que nao aconteceu pois era o caso de uma pessoa desaparecida. Procuraram a bicicleta de Rui Pedro, mas nao a encontraram.

Carlos do Carmo disse nao saber o motivo de Afonso Dias ter dito: "Se querem o Rui Pedro fechem as fronteiras". Hermani Carvalho dirigiu a entrevista e terminou-a dirigindo-se ao entrevistado e dizendo:

"Gostaria de te deixar com este enigma: por curiosidade, por paradoxo ou por pura coincidencia, dois dias antes de Rui Pedro desaparecer (...) desapareceu um menino com onze anos (...) tambem nunca ninguem soube nada dele".


Julia Eduarda Santos Afonso Martins Pinheiro Pego (1962) conhecida Apresentadora de programas de televisao e Escritora portuguesa de renome, Julia Pinheiro questionou Francisco Maria Moita Flores (1953) conhecido Inspector da PJ, Investigador, Politico, Analista e Escritor portuges mais conhecido como Francisco Moita Flores ou Moita Flores em 2011 sobre a Policia nao ter ligado o facto de Afonso Dias ter contactos na Holanda, um pais onde e comum frequentes casos de pedofilia. Francisco Moita Flores concordou que era um caminho que deveria ter sido feito. Tambem foi questionado o facto da vida financeira de Afonso Dias nao ter sido investigada como deveria ter sido e que durante a reconstituicao do crime realizada pela Policia, a camera parou de gravar o evento, sem que o mesmo facto fosse notado.

Manuel Mendonca, o pai de Rui Pedro, disse que a Policia andou a "brincar" com o caso do desaparecimento do seu filho por tres ou quatro anos, sem fazer registos, recolher vestigios ou realizar testes de ADN, sempre achando que Rui Pedro iria voltar por estar brincando ou ter fugido de casa.

Em 2007, um representante da Innocence en Danger (1999) uma organizacao nao governamental golbal  criada em Franca para combater a pedofilia, na epoca com escritorios internacionais na Alemanha, Franca e Estados Unidos, disse  que "policias corruptos [de Portugal] nao querem saber" do problema, e citou como exemplo o Caso de Rui Pedro e da britanica Madeleine McCann. Depois de tres ano ja passados estudando a ideia a Innocence en Danger desistiu de abrir um escritorio em Portugal, dizendo que foi pressionada por autoridades locais.

Segundo avaliacao da Investigadora da Universidade do Minho (1973), Helena Machado, uma Sociologa que tem estudado esse campo, "O Caso de Rui Pedro nao mobilizou os recursos de investigacao que foram usados no Caso de Madeleine McCann. E muito menos captou a atencao ou o envolvimento de membros do governo, como aconteceu com o caso da menina britanica (...) [Somando a fata de contactos com redes de poder, nao foram reunidos] todos os ingredientes necessarios para cativar os media a respectivas audiencias, conteve todos os ingredientes de uma narrativa criminal excepcionalmente notavel".

Segundo tambem Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio a Crianca (1983) uma fundacao tambem conhecida unicamente como IAC, "O Caso Rui Pedro foi um marco, fez despertar uma maior sensibilidade quanto a casos como este". Para Patricia Cipriano, Presidente da Associacao Portuguesa  de Criancas Desaparecidas (APCD), "A Policia teve a humildade de assumir que houve no passado algumas falhas, o que e de grande importancia para se alterarem as mentalidades de quem investiga e os procedimentos utilizados (...) Ha uma atitutde mais sensibilizada, mais empenhada e mais cautelosa das autoridades (...) ainda ha policias que persistem no erro de informar os pais das criancas desaparecidas que apenas poderao aceitar a denuncia 48 horas depois do desaparecimento (...) [Uma atitude que e] inadmissivel, errada e irresponsavel".


Filomena Teixeira lancou em 2007 uma associacao para criancas desaparecidas, a Associacao de Familiares de Criancas Portuguesas Desaparecidas . Na inauguracao esteve presente Laurinda Meira, mae de Rui Pereira , que igualmente desapareceu em Famalicao, tambem em 1998 tal como Rui Pedro. O evento contou com a presenca e participacao de duas mil criancas.

Igualmente em 2007 foi criado o primeiro site para Rui Pedro. No mesmo ano o nome de Rui Pedro foi listado em "Oito Casos Portugueses", do conhecido jornal diario, Diario de Noticias (1888), com casos de criancas que desapareceram e continuam sem solucao. No dia em Rui Pedro completaria ou completou 16 anos de idade, Filomena Teixeira, a mae, escreveu uma carta ao filho desaparecido. A carta foi apresentada nas redes sociais e no Jornal, Diario de Noticias. Onze anos depois, no aniversario de 27 anos de Rui Pedro (caso estivesse vivo), foi lancado um video em 28 de Janeiro de 2014 que se tornou popular nas redes sociais. O Actor Paulo Manuel Goncalves Pires (1967) mais conhecido como Paulo Pires e a Actiz Ana Paula Lopes Padrao (1967) conhecida como Ana Padrao, entre outros participaram no video de forma gratuita. Em Janeiro de 2020, Filomena Teixeira escreveu uma segunda carta, dessa vez fazendo referencia ao aniversario de 33 anos de Rui Pedro.

Uma actualizacao no site da PJ fez com que Rui Pedro fosse retirado da lista de desaparecidos online por algumas horas em Agosto de 2017.

Em 2005 o Caso Rui Pedro foi adaptado e lancado na Longa-Metragem "Alice" realizado por Marco Martins (1972) um conhecido Realizador portugues. Foi vencedor do Premio Regards Jeunes para Melhor Filme da Quinzena de Realizadores em 2005 no Festival de Cannes (1946). Em 2019 Rui Pedro foi mencionado no documentario da Netflix (1997), The Disappearance Of Madeleine McCann. Em Junho de 2019 foi anunciada a producao de um filme inspirado em Rui Pedro e outras criancas desaparecidas com o titulo de "Sombra - Uma Mae Sabe". Tambem foi declarado que as gravacoes iriam comecar em Setembro sendo finalizadas em Novembro de 2019. O roteiro foi escrito por Bruno Gascon. O filme Patrick (2019), dirigido por Goncalo Filipe Waddington Marques de Oliveira (1977) um conhecido Actor, Encenador, Dramaturgo, Argumentista e Realizador portugues foi comparado com o Caso Rui Pedro.

O livro "Levaram-me" (2010) foi escrito pelo Escritor portugues por Paulo Pereira Cristovao (1969) que foi tambem funcionarios dos quadros da Policia Judiciaria entre 1990 e 2006 apos ter pedido exnoracao das sias funcoes.


Dados Pessoais de Rui Pedro:

. None Completo: Rui Pedro Teixeira Mendonca.
. Data de Nascimento: 28 de Janeiro de 1987, Lousada, Portugal.
. Data de Falecimento (?): Provavelmente em 04 de Marco de 1998 (11 anos), Provavelmente em Lousada, Portugal.
. Nacionalidade: Portugues.
. Parentescos: Filomena Teixeira (Mae).
                          Manuel Mendonca (Pai).
                         Carlos Teixeira (Padrinho).
                        Afonso Mendonca (Avo).
                       Carina Mendonca (Irma).
                       Andre Mendonca (Primo).

Sei que este meu contributo e talvez menos do que um milesimo de uma gota no oceano para que aconteca o "Milagre" e algures apareca como que do nada alguem que nos leve ate ao Rui Pedro ou que revele a verdade do que aconteceu com o mesmo.

E um verdadeiro misterio o seu desaparecimento e se por acaso esta vivo nunca se entendeu porque nao voltou, regressou para a familia ou pelo menos deu um sinal de vida, o que me leva de facto a acreditar no pior cenario.

Nao cheguei a entender ao certo o que Afonso dias alegou em sua defesa, onde deixou Rui Pedro? Onde o deixou com vida pela ultima vez? Entre muitas outras questoes que tanto eu como familiares e pessoas que trabalharam no caso gostariam de saber e ouvirem ser respondidas ao certo.

Nao acredito que o jovem possa estar vivo e pelo que sei ja que nunca apareceu em breve pode ser considerado como morto sem o corpo ter aparecido, pelo que sei sao precisos 25 anos para que isso possa acontecer, ja la vao 24 anos e alguns meses e creio que legalmente isso possa acontecer.

Caro (a) leitor (a) espero que tenha gostado desta cronica porque a mesma revela um caso pelo qual sempre tive enorme interesse e que nao podia deixar de apresenta-lo neste meu blog, neste meu espaco. Sei que o mesmo nao tera muita utilidade para a solucao do caso mas ja me da um certo prazer em leva-lo ate aos meus leitores fora de Portugal, que em alguns casos irao ouvir falar do mesmo pela primeira vez, um abraco e ate a proxima.

                                                                                                         Manuel Goncalves
            
















2 comentários:

  1. Sempre te achei um porco, nojento da pior especie e parece que nao estava em nada enganado.

    E sabido que tens um aspecto gay, tendencias de tal ao ponto de nao desistires de mim de maneira nenhuma. Ja te disse nao quero nada contigo, nao gosto de "homens" isto e se alguem como tu pode ser chamado de homem. Enfim, devias ter vergonha de brincares com um assunto tao serio como este. Esqueci-me para pessoas como tu, insensatas nada e serio.

    Vou-te contar um segredo, nao sei porque mas quando estava a escrever esta cronica, cada vez que o assunto falava do Afonso Dias lembrava-me de ti, nao sei porque?

    ResponderEliminar
  2. Imagina tu que a publicacao tem apenas 14 visualizacoes e tu ja foste chafurdar nela, tu deves mesmo sonhar comigo! Ou sera que pelo tema te e familiar.

    ResponderEliminar