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domingo, 20 de novembro de 2022

Desastre Aereo e Tragedia de Munique (1958)



Quando na Final da Taca dos Clubes Campeoes Europeus (1955) de 1967-1968 uma partida disputada no emblematico estadio londrino o velho Wenbley Stadium (1923-2003) o emblematico gigante ingles Manchester United Football (1878) em 28 de Maio de 1968 vence a mesma final frente ao meu Sport Lisboa e Benfica (1904) por um categorico 4-1 num jogo que foi decidido apenas no prlongamento apos o empate de 1-1 no final do tempo regulamentar perante um publico de 92.225 mil pessoas nunca ninguem pensaria a tragedia pela qual o clube britanico havia passado pouco mais de 10 anos antes.

O que acontecera em Fevereiro de 1958 ao Manchester United foi a maior tragedia do clube e certamente uma das maiores tragedias do desporto mundial, uma das mais conhecidas e apos a ja referida vitoria na Final da Taca dos Clubes Campeoes Europeus tudo ficou visto como uma recuperacao que se podia considerar milagrosa. A vida tem dessas coisas e este e um dos exemplos. O Manchester United em 1958 era quase que um desconhecido clube europeu que nunca havia ganho nada a nivel europeu e que somava apenas no seu palmare 5 campeonatos ingleses, duas tacas de Inglaterra, 5 supertacas e 1 campeonato ingles da segunda divisao.

A tragedia aerea que vou narrar nesta cronica provocou a morte entre outras pessoas de 8 jogadores do clube de Manchester entre os quais algumas das suas maiores estrelas da equipa principal e que eram jogadores que embora jovens ja eram tambem vedetas das suas seleccoes tanto inglesa como irlandesas. O que o Manchester United tratou de fazer apos a tragedia foi a sua reconstrucao e em 1968 mostrara a todos os amantes do Futebol, a Europa e ao Mundo e a todos os que tinham acompanhado o seu caminho desde da tragedia a vitoria na Taca dos Clubes Campeoes Europeus como em pouco mais de 10 anos os tambem chamados hoje de Red Devils estavam na terra, caido no Inferno e apos a vitoria de 1968 acabavam de cair no Paraiso


O Desastre Aereo de Munique (1958) ocorreu em 06 de Fevereiro de 1958, quando o Voo 609 da Brithis European Airways (1946) caiu na sua terceira tentativa de descolar de uma pista coberta de neve derretida no Aeroporto Internacional de Munique-Riem (1939-1992), na Alemanha Ocidental  (1949-1990) tambem conhecida como Republica Federal da Alemanha. O aviao transportava a equipa de Futebol ingles, apelidado tambem de "Busby Babes", junto com adeptos e jornalistas. Havia 44 pessoas a bordo, 20 das quais morreram no local. Os feridos, alguns inconscientes, fora logo que possivel levados para o Hospital Rechts der Isar (1834) em Munique, onde mais tres vitimas vieram a morrer, resultando a tragedia num final com 23 vitimas mortais e com 21 sobreviventes.

Tudo aconteceu quando a equipa voltava de um jogo a contar para a Taca dos Clubes Campeoes Europeus em Belgrado, na Republica Federal da Jugoslavia, tendo eliminado o Estrela Vermelha de Belgrado (1945) e tendo conseguido avancar para a semi-final da competicao. O voo parou para reabastecer em Munique porque um voo sem escala de Belgrado para Manchester estava fora do alcance do Airspeed Ambassador da classe "Elizabetana". Apos o reabastecimento, os pilotos James Thain (1921-1975) e Kenneth Gordon Rayment (1921-1958) abortaram duas vezes a descolagem por causa do impulso do motor esquerdo. Tememdo que eles ficassem muito atrasados, o Capitao Thain rejeitou a ideia de cancelar o voo e pernoitar-se em Munique em favor de uma terceira tentativa de descolagem. Naquele momento, a neve estava caindo, causando a formacao de uma camada de lama no final da pista. Depois de bater na neve derretida, a aeronave passou por uma cerca para la do final da pista e a asa esquerda foi arrancada depois de ter atingido uma casa. Temendo desde de logo que a aeronave explodisse, Thain comecou a evacuar os passageiros enquanto o Guarda-Redes do Manchester United, Harry Gregg (1932-2020), ajudva a retirar os sobreviventes dos destrocos da aeronave.


Uma investigacao das autoridades aeroportuarias da Alemanha Ocidental culpou o Capitao Thain, alegando que ele nao teria descongelado as asas da aeronave, apesar das declaracoes de testemunhas oculares indicando que o degelo era desnecessario. Mais tarde, foi estabelecido de que o acidente havia sido causado por culpa da neve derretida na pista, o que reduziu a velocidade do aviao demais para que a descolagem fosse permitida. Thain somente foi considerado inocente pelas culpas que causaram o acidente em 1968, dez anos apos o mesmo.

O Manchester United era ainda quase que desconhecido na Europa mas uma equipa ambiciosa, os Red Devils pretendiam se tornar o terceiro clube a conquistar tres titulos consecutivos da Liga de Futebol Inglesa; eles estavam 6 pontos atras do lider da Liga, Wolverhampton Wanderers Football Club (1877); tambem conhecidos como Wolverhampton Wanderes, quando ainda faltavam 14 jogos para o fim da Liga. O Manchester United veio a conquistar a Supertaca de Inglaterra (1908) mais conhecida como FA Charity Shield e haviam acabado de avancar para a segunda semi-final conscutiva da Taca dos Clubes Campeoes Europeus. A equipa nao perdia ja a 11 jogos. A tragedia nao so veio a atrapalhar as ambicoes da equipa pela conquista do titulo naquele ano, como tambem, veio a destruir o nucleo daquele que prometia vir a ser uma das maiores geracoes de jogadores da Historia do futebol ingles. Demorou dez anos para que o cluble demostrasse nitidas recuperacoes em termos e aspectos de vitorias desportivas apos a tragedia. O Treinador escoces, Alexander Matthew Busby (1909-1994) mais conhecido como Matt Busby veio a reconstruir a equipa e venceu a Taca dos Clubes Campeoes Europeus em 1968 com uma nova geracao de "Babes".

. Dados do Desastre Aereo de Munique:

. Data: 06 de Fevereiro de 1958.
. Local: Residencias proximas do Aeroporto de Munique-Riem, Munique, Alemanha Ocidental.
. Causa do Acidente: Pista com neve derretida causando uma desaceleracao da aeronave.

. Origem: Aeroporto Internacional de Belgrado, Jugoslavia.
. Escala: Aeroporto Internacional de Munique-Riem, Munique, Alemanha Ocidental.
. Destino: Aeroporto de Manchester, Reino Unido.

. Passageiros: 38.
. Tripulacao: 6.
. Mortos: 21.
. Feridos: 19.
. Sobreviventes: 21.

. Modelo da Aeronave: Airspeed Ambassador AS-57.
. Voo: BE609.
. Companhia Aerea: British European Airways.


. Vitimas Mortais do Desastre Aereo e Tragedia de Munique:

. O Capitao Kenneth "Ken" Rayment. Co-Piloto. Sobreviveu, mas sofreu ferimentos multiplos e viria a falecer no hospital, cinco semanas depois.

. Passageiros:

. Jogadores do Manchester United:

. Geoffrey Bent (1932-1958).
. Roger Byrne (1929-1958) - era o Capitao da equipa do Manchester United no momento da tragedia.
. Edward "Eddie" Colman (1936-1958).
. Ducan Edwards (1936-1958) - sobreviveu ao acidente, mas viria a morrer no hospital 15 dias depois.
. Mark Jones (1933-1958).
. David Pegg (1935-1958).
. Thomas "Tommy) Taylor (1932-1958).
. William Augustine Whelan "Billy Whelan" (1935-1958).

. Equipa Tecnica do Manchester United:

. Walter Raymond Crickmer (1900-1958) - Secretario do Clube.
. Tom Curry (1894-1958) - Estagiario e antigo Jogador do Clube.
. Herbert Whalley "Bert" Whalley (1913-1958)

. Jornalistas e Fotografos:

. Frank Victor Swift (1913-1958) - era Jornalista do News of the World, tambem tinha sido Guarda-Redes do Manchester City Football Club principal rival do United na cidade de Manchester e da seleccao inglesa; morreu a caminho do hospital.
. Harry Donald Davies "Donny Davies" (1892-1958) - Jornalista do Manchester Guardian e antigo Jogador profissional de Cricket.


Sobreviventes do Desastre Aereo e Tragedia de Munique:

. Tripulacao:

. George William "Bill" Rodgers - Oficial de Radio - (falecido em 1997).
, Capitao James Thain - Piloto - (falecido em 1975).

. Passageiros:

. Jogadores do Manchester United:

. Reginald John Berry (1926-1994), nunca voltou a jogar.
. John Blanchflower (1933-1998), nunca voltou a jogar.
. Robert "Bobby" Charlton (1937).
. Bill Foulkes (1932-2013).
. Henry Gregg (1932-2020).
. Kenneth Godfrey Morgans (1939-2012).
. Albert Joseph Scanlon (1935-2009).
. Dennis Sydney Viollet (1933-1999).
. Raymond Ernest Wood (1931-2002).

. Equipa Tecnica do Manchester United:

. Alexander Matthew Busby (1909-1994), Treinador.

. Jornalistas e Fotografos:

. Frank Taylor - Jornalista do News Chronicle - (falecido em 2002).


Dos 21 sobreviventes da Tragedia nos dias de hoje somente o famoso futebolista ingles Bobby Chartlon se encontra vive. Somente ele nos dias de hoje podia dar o seu testemunho do que foi a Tragedia do Desastre Aereo de Munique, naquele dia negro de 06 de Fevereiro de 1958, em que apesar do rigoroso dia de Inverno em Munique tudo apontava para que fosse um dia normal, pelo menos dentro dos cuidados necessarios devido ao clima tipico para a altura do ano.

Mesmo apos a tragedia se nos dias de hoje Chartlon e o unico sobrevivente da mesma, logo apos o acidente, a equipa tecnica ficou reduzida a um so homem, o Treinador Principal, Matt Busby, todos os seus assistentes se tornaram vitimas mortais da mesma.

Tambem de todos os jornalistas e fotografos que acompanhavam a equipa o unico sobrevivente viria a ser Frank Taylor, todos os seus colegas estavam no grupo das 23 vitimas mortais.

Caro (a) leitor (a) eis que o final do ano se aproxima a passos largos. Penso que ainda posso vir a publicar 2 ou 3 posts ate ao final do ano mas estou igualmente entusiasmado por ter criado uma meta e estar muito perto de a cumprir. Recentemente tive o sonho e ambicao de chegar as 450.000 visualizacoes, atendendo que as minhas visualizacoes nao contam ja que o contador da mesmas esta programado para nao fazer isso, devido ao registo do IP fico feliz de com a vossa ajuda estar muito perto de atingir essa meta tao importante para mim, seria comecar o sonho e ambicao de chegar as 500.000 no final de 2023.

Agradeco pela vossa ajuda, por perderem um pouco do vosso tempo para estarem aqui comigo e espero que em breve possam vir ate aqui, ver as novidades, ate a proxima.

                                                                                                     Manuel Goncalves







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