Página

domingo, 16 de julho de 2023

O Farao Tutancamon (C. 1341 A.C - C. 1323 A.C)


Muitas outras etiquetas podia ter colocado nesta Cronica se o mesmo espaco nao me fosse limitado tanto a mim como a qualquer outro Bloguista. Etiquetas como Mitologia, Mitologia Egipcia, Opniao Publica e outras tiveram que ficar de fora, tendo eu que escolher as que considerava mais importantes ou prioritarias para identificar a Cronica.

Ja a algum tempo que tinha vontade de escrever sobre este assunto e estou finalmente agora a faze-lo. Fico feliz por saber que tambem eu ficarei a saber mais acerca do Farao egipcio Tutancamon (C. 1341 A.C - C. 1323 A.C) porque os assuntos que envolvem o mesmo sao do meu interesse maximo devido a minha paixao pela Historia como tambem pelo Antigo Egipcio. E importante desde ja lembrar que Tutancamon embora se tenha tornado um dos faraos mais conhecidos e famosos do Egipto mesmo nos tempos de hoje, morreu de facto muito jovem e sua morte esta envolvida de misterios, duvidas e incertezas um pouco tal como toda a sua vida.

Imagine que se torna lider de um dos maiores imperios da humanidade e antiguidade talvez mesmo ainda (devido a tenra idade) nao soubesse o poder que isso lhe traria, sem saber sequer o que isso de ser Farao do Egipto lhe traria e que importancia teria. Creio que foi isso mesmo que aconteceu com Tutancamon ao se tornar Farao do Egipto quando de facto ainda era uma crianca de 9 ou 10 anos. De facto a vida de Tutancamon e envolvida de tantas incertezas e misterios como a propria morte ao ponto de nao se saber com toda a certeza a data do seu nascimento, assim como da sua morte.
                                   

Tutancamon ou Tutankhamon (C. 1341 A.C - C. 1323 A.C) foi um Farao da decima oitava dinastia egipcia (1550 A.C-1295 A.C), governou de cerca de 1332-1323 A.C, durante o periodo da Historia Egipcia conhecido como O Imperio Novo (C. 1550 A.C-C. 1069 A.C). Desde da descoberta de sua tumulo intacto, foi referido coloquialmente como "Rei Tut". Seu nome original, Tutankhaten, tem como significado "imagem viva de Aton", enquanto que por sua vez Tutankhamun, tem como significado "imagem viva de Amon". Em alguns hieroglifos egipcios, o nome Tutankhamun era tipicamente escrito da seguinte forma Amen-tut-ankh, devido a um costume dos escribas de colocarem um nome que fosse divino no comeco de uma frase para a reverencia apropriada. Tutancamon e possivelmente Nibhurrereya mencionado nas Cartas de Amarna, tambem conhecidas como, As Cartas de Tell Amarna e provavelmente o Rei da Dinastia XVIII, Rathotis, que, de acordo com o Historiador e Sacerdote egipcio, Manetao, reinou por apenas nove anos - uma hipotese que esta de acordo com a versao de Flavio Josefo (37 ou 38 D.C-100 D.C) tambem conhecido como Josefo ou pelo nome hebraico de Yosef ben Mattiyahu e ainda apos se ter tornado cidadao romano como Tito Flavio Josefo tendo sido um Historiador e Apologista Judaico-Romano do epitome de Manetao.

Com uma das maiores descobertas arqueologicas em 1922 por parte do famoso Arqueologo e Egiptologo britanico Howard Carter (1874-1939) da tumba de Tutancamon, financiado pelo Lorde britanico, George Edward Stanhope Molyneux Herbert (1866-1923), recebeu enorme cobertura e destaque da imprensa mundial. Isso despertou e veio a renovar um interesse publico pelo Antigo Egipto (3100 A.C-30 A.C), do qual a Mascara Mortuaria de Tutancamon, tambem conhecida como Mascara de Tutancamon ou Mascara Funeraria de Tutancamon descoberta em 1925 continua sendo um simbolo popular. Exibicoes de artefactos que se encontravam em sua tumba percorreram o mundo. Em Fevereiro de 2010, os resultados obtidos atraves de um teste de DNA confirmaram que ele era o filho da mumia encontrada na tumba KV55 (descoberta em 1907 pelo Arqueologo ingles Edward Russell Ayrton (1882-1914) no Vale dos Reis), que alguns acreditavam ser Aquenaton (1372 A.C-1336 ou 1334 A.C). Sua Mae era a irma e a esposa de seu Pai, cujo o nome e desconhecido, mas cujos os restos mortais sao positivamente identificados com a mumia "Dama Jovem" (encontrada na tumba KV35 ou tambem conhecida e chamada de KV55YL em 1898 pelo Egiptologo frances Victor Clement Georges Philippe Loret (1859-1946) mais conhecido como Victor Loret) (podendo ser possivelmente Nefertiti (1370 A.C-1330 A.C) ). A morte de alguns dos envolvidos na descoberta da mumia de Tutancamon tem sido popularmente atribuida a Maldicao do Farao.


Tutancamon era filho de Aquenaton (anteriormente Amenhotep IV) com alguma irma do proprio Aquenaton ou possivelmente uma de suas primas. Ainda como Principe, Tutancamon era conhecido como Tutancaten. Ele viria a subir ao trono em 1333 A.C, com a idade incerta de 9 ou 10 anos, assumindo ai entao o nome de Nebkheperure. Sua Ama de Leite foi uma mulher chamada Maia, segundo conta em seu tumulo em Sacara. Seu Professor foi Sennedjen.

Quando se tornou Rei, vei-o a casar-se com uma meia-irma Anquesenpaatem, que mais tarde mudou seu nome para Anquesenamom. Tiveram duas filhas, nenhuma das quais sobreviveu ao periodo da infancia. Em exames de Tomografia Computorizada realizados em 2011 acabariam por revelar que uma das filhas teria nascido prematuramente aos 5-6 meses de gestacao e a outra a termo, aos 9 meses. A filha que teria nascido aos 9 meses de gestacao tinha varios problemas de saude como Espinha Bifida, Escoliose e deformidade de Sprengel (uma condicao que afecta a posicao da Escapula).

Dado a sua jovem e tenra idade quando subiu ao trono, o Rei provavelmente teria conselheiros muito poderosos, presumivelmente incluindo o General Horemebe (1319 A.C-1292 A.C) (Grao-Vizir, o possivel filho de Ai (? A.C-1319 ou 1323 A.C) na lei e sucessor e o Grao-Vizir Ai (que viria a suceder a Tutancamon e a tornar-se o penultimo Farao da XVIII Dinastia Egipcia (1550 A.C-1295 A.C). Horemebe  regista que o Rei o nomeou "Senhor da Terra" como Principe hereditario para manter a lei. Ele tambem notou sua capacidade para acalmar o jovem monarca quando o temperamento do mesmo se agitava.

Ja no terceiro ano do seu reinado, sob a influencia dos seus conselheiros, Tutancamon reverteu varias mudancas feitas durante o reinado do seu Pai. Ele terminou com a adoracao do Deus Aton e restaurou o Deus Amom a supremacia. A proibicao do culto de Amom foi suspensa e os privilegios tradicionais foram restauradas ao seu sacerdocio. A capital foi transferida de volta para Tebas e a Cidade de Aquetatem foi entao abandonada. Foi quando ele mudou seu nome para Tutancamon, "imagem viva de Amom", reforcando a restauracao de Amom.

Igualmente como parte de sua restauracao, o jovem Rei iniciou projectos de construcao, em particular em Carnaque em Tebas, onde dedicou um templo a Amom. Muitos outros monumentos foram erguidos, uma inscricao na porta do seu tumulo declara que o Rei havia "passando a vida modelando a imagem dos Deuses". Os festivais tradicionais foram novamente celebrados, incluido os que estavam relacionados com o Touro Apis, o Horemaquete e o Festival de Opet. Sua estrela de restauracao diz:

"Os templos dos Deuses e Deusas... estavam em ruinas. Seus santurarios estavam desertos e cobertos pelo mato. Seus santuarios estavam tao esquecidos que suas cortes eram usadas como estradas... os Deuses viraram as costas para esta terra... Se alguem fizesse uma oracao a um Deus por um conselho, ele nunca responderia".

O pais estava em crise, economicamente fraco e em tumulto apos o reinado de Aquenaton. As relacoes diplomaticas com outros reinos foram negligenciadas, e Tutancamon procurou restaura-las, em particular as relacoes com o Imperio Mitano (1600 A.C-1150 A.C). A evidencia de seu sucesso e sugerida pelos presentes de varios paises encontrados em sua tumba. Apesar de seus esforcos para melhorar as relacoes diplomaticas com outros reinos e imperios, foram registadas batalhas contra os nubios e asiaticos em seu templo mortuario em Tebas. Seu tumulo continha expostas armaduras corporais, bancos dobraveis apropriados para campanhas militares e arcos, alem dele proprio ter treinado na arte de lidar com o arco e flecha. No entanto, dado a sua tenra juventude (morto aos 19 anos de idade) e deficiencias fisicas que aparentemente pareciam exigir o uso de uma bengala para caminhar, a maioria dos historiadores que tem estudado Tutancamon, sua pessoa e sua vida especula que o mesmo nao teria participado pessoalmente destas mesmas batalhas.


Tutancamon era uma pessoa magra e tinha quase 1,67 m de altura. Ele aparentemente teria grandes dentes incisos frontais e a propria arcada dentaria superior projectada para a frente, caracteristica da linhagem real Tutemessida a qual o mesmo pertencia. Entre Setembro de 2007 e Outubro de 2009, varias mumias foram submetidas a estudos antropologicos, radiologicos e geneticos detalhados, como parte do King Tutankhamun Family Project. A pesquisa mostrou que Tutancamon tambem tinha "um pouco de Fissura Palatina" e possivelmente um caso leve de Escoliose, uma condicao medica da qual a coluna se desvia para o lado da posicao normal. Foi reconhecido no documentario de 2002 "Assassination of King Tut" para o Discovery Channel (1985) que ele sofria de Sindrome de Kippel-Feil, mas a analise subsquente excluiu isso como um diagnostico aceitavel. O exame ao corpo do Farao Tutancamon tambem revelou deformacoes no seu pe esquerdo, causadas por necrose do tecido osseo. O mesmo problema pode ter obrigado Tutancamon a andar usando uma bengala, muitas das quais terao sido encontradas em sua tumba. Nos testes realizados ao DNA da mumia de Tutancamon, os cientistas encontraram DNA dos parasitas transmitidos por mosquitos que causam a Malaria. Esta e actualmente a prova genetica mais antiga da doenca. Mais de uma cepa do parasita da Malaria foi encontrada, indicando entao que Tutanvamon tera contraido varias infeccoes motivadas pela Malaria. De acordo com a National Geographic (1888), "a Malaria enfraqueceu o sistema imunologico do Farao egipcio Tutancamon e acabou por interferir na cicatrizacao do seu pe. Esses factores, combinados com a fractura em seu osso da coxa esquerda, que os cientistas descobriram em 2005, pode ter sido uma das causas que acabou por vir a provocar a morte do jovem Farao".

Em 2008, uma equipa de investigadores iniciou pesquisas de DNA em Tutancamon e aos restos munificados de outros membros de sua familia. Os resustados obtidos concluiram e indicaram que seu Pai era Aquenaton e que a sua Mae nao era uma das esposas conhecidas de Aquenaton, mas sim uma das cinco irmas de seu pai. As tecnicas que foram utilizadas no estudo, no entanto, tem sido questionadas. A equipa de investigadores relatou que estava 99,99% certa que Amenotep III era o Pai do Individuo da Tumba KV55, que por sua vez seria o Pai de Tutancamon. A Mae do jovem Rei foi encontrada atraves dos testes de DNA realizados em uma mumia designada como "The Younger Lady" (KV35YL) (Dama Jovem), que foi encontrada ao lado da Rainha Ti (1398 A.C-1338 A.C) tambem conhecida como Tiyi, Tiye ou Teye na alcova da Tumba KV35. Seu DNA provou que, como seu Pai, ela era filha de Amenofis III (? A.C-1353 ou 1351 A.C) tambem conhecido como Amenotepe e Rainha Ti; assim sendo os Pais de Tutancamon eram irmaos e poderia considerar-se ao mesmo tempo que ele era filho e sobrinho dos proprios pais tal como o seu Pai era igualmente seu Tio e sua Mae tambem sua Tia, talvez em termos geneticos isso prove os problemas de saude que Tutancamon teve ao longo da vida. A Rainha Ti teve muita influencia politica na corte e acabou por agir como conselheira para seu filho apos a morte do seu marido. Alguns geneticistas contestam essas descobertas e "reclamam que a equipa de investigadores usou tecnicas inadequadas de analise".

Embora os dados ainda estejam incompletos, o estudo sugere que um dos fetos mumificados encontrados na tumba de Tutancamon e a filha do proprio Tutancamon, e o outro feto provavelmente tambem e seu filho. Ate agora, apenas dados parciais para as duas mumias femininas de KV21 foram obtidos.


Nao existem registos sobre a morte de Tutancamon. A causa da sua morte tem sido objecto de consideraveis debates e importantes estudos foram realizados para estabelece-la. Uma tomografia computarizada realizada em 2005 mostrou que ele havia sofrido uma fractura na perna esquerda pouco tempo antes da sua morte e que a perna havia sofrido uma infeccao. A analise de DNA realizada em 2010 mostrou a presenca de Malaria em seu sistema, levando a se acreditar que uma combinacao de Malaria  e Doenca de Kohler o acabaram por levar ao estado debilitado e a propria morte.

Uma pesquisa realizada em 2005 por arqueologos, radiologistas e geneticistas que realizaram tomografias na mumia, descobriu que ele nao foi morto com um golpe na cabeca, como se chegara a pensar anteriormente. Novas imagens de tomografia computurizada descobriram falhas congenitas, que sao mais comuns e habituais em filhos originados de incestos. Irmaos sao mais provaveis para transmitirem copias duplas de alelos deleterias, razao pela qual os filhos frutos de um incesto manifestam defeitos geneticos com mais frequencia. Suspeita-se que ele tenha tido uma Fisura Palatina, um outro defeito congenito.

Varias outras doencas, sao invocadas como possiveis explicacoes para a sua morte precoce, incluindo a Sindrome de Marfan, Sindrome de Wilson-Turner, Sindrome de Frohlich (distrofia adiposogenital), Sindrome de Klinefelter, Sindrome de Insensibilidade Androgenica, Sindrome de Excesso de Aromatase em conjunto com Sindrome de Craniossinostose Sagital, a Sindrome de Antley-Bixler ou uma de suas variantes.

Uma equipa de pesquisa realizou mais exames de Tomografia Computarizada, a analise de STR rejeitou a hipotese de Ginecomastia e Craniossinostose (por exemplo, Sindrome de Antley-Bixler) ou Sindrome de Marfan, mas uma acumulacao de malformacoes da familia de Tutancamon sao bastante evidentes. Varias patologias, incluindo a doenca de Kohler II, foram diagnosticadas. Nenhuma delas teria causado a sua morte. Testes geneticos para genes STEVOR, AMA1, ou MSP1 especificos para Plasmodium Falciparum revelaram indicacoes de Malaria Tropica em quatro mumias, incluindo a do proprio Tutancamon.

Como foi escrito anteriormente acima, a equipa de pesquisadores descobriu DNA de varias cepas de um parasita, deixando provaodo que ele foi repetidamente infectado com a mais severa cepa da malaria, varias vezes em sua curta vida. A Malaria pode causar uma resposta imune fatal no corpo ou desencadear um choque circulatorio que tambem pode acabar por levar o infectado a morte. Se o jovem Monarca egipcio, Tutancamon, sofreu de uma doenca ossea que seria incapacitante, pode igualmente nao ter sido fatal. "Talvez ele tenha lutado contra outras [falhas congenitas] ate que um ataque severo de Malaria ou uma perna partida em um acidente tenha acrescentado uma cepa a um corpo que nao poderia suportar a carga", escreveu o Arqueologo e Egiptologo egipcio, Zahi Hawass (1947), Chefe do Conselho Supremo Egipcio de Antiguidade envolvido na pesquisa.

Uma revisao dos achados medicos ate ao momento conseguiu constatar e concluir que Tutancamon sofria de leve Cifoescoliose, Pe Chato, Hipofalangismo do pe direito, Necrose do segundo e terceiro Metatarsiano Osseo do pe esquerdo, Malaria e uma Fractura Osseacomplexa do joelho direito, que tera ocorrido pouco antes da sua morte.

Varios especialistas argumentam que o DNA egipcio antigo nem sempre sobrevive a um nivel que venha a ser facilmente recuperavel e questionam a validade confiabilidade dos dados geneticos coletados de fontes egipcias antigas. Um especialista argumenta que a maioria dos ferimentos infligidos a Tutancamon tinha que ter acontecido antes e durante a mumificacao, devido a um teste realizado em ossos secos que desmoronaram quando ele tentou corta-los, descartando que o peito do jovem Farao tivesse sido cortado por Carter ou por qualquer oitra pessoa depois dele. Varios especialistas apoiam a ideia de que Tutancamon morreu como resultado de um acidente, seja de um acidente de caca ou de biga. Alguns acreditam mesmo de que Tutancamon morreu repentinamente longe de casa e teve que ser levado de volta para a mumificacao. A Jornalista e Historiadora especialista em Historia e Ciencia, Jo Marchant (1973), adimite em seu livro The Shadow King: The Bizarre Afterlife of King Tut's Mummy (2013) que ela pessoalmente, acredita que Tutancamon morreu como resultado de um acidente, afirmando de que todas as evidencias sugerem que Tutancamon tinha sido um jovem que deve ter assumido um risco a mais e terminou sua vida cedo, afirmando tambem que a teoria do acidente apoia todas as esquisitices em torno da mumificacao e do enterro de Tutancamon; ela tambem aponta que muitos cientistas concordam que, embora Ashraf Selim um Professor Universitario Egipcio e a sua equipa sejam radiologistas maravilhosos, experientes e com bastante competencia , eles nao tem experiencia em examinar mumias antigas e, portanto, nao conseguem diagnosticar facilmente uma mumia antiga.


Tutancamon foi enterrado em um tumulo excepcionalmente pequeno considerando o seu Status. Sua morte pode ter ocorrido inesperadamente, antes mesmo da conclusao de uma grandiosa tumba real, fazendo com que a mumia de Tutancamon fosse enterrada em um tumulo que a partida estaria destinado para uma outra pessoa. Isso preservaria a observancia dos habituais 70 dias entre a morte e o enterro.

Em 1915, George Herbert, o Quinto Conde de Carnavon, o financiador da busca e escavacao do tumulo de Tutancamon no Vale dos Reis, empregou o Arqueologo ingles Howard Carter para explora-lo. Apos uma busca sistematica, Carter descobriu o verdadeiro tumulo de Tutancamon (KV62) em Novembro de 1922, e abriu a camara funeraria em 16 de Fevereiro de 1923.

Em 04 de Novembro de 2007, 85 anos apos a descoberta de Carter, a mumia de Tutancamon foi exposto em seu tumulo subterraneo em Luxor, quando a mumia foi removida do seu sarcofago de ouro para uma caixa de vidro com temperatura controlada. O estojo foi projectado para evitar a alta taxa de decomposicao causada pela humidade e calor dos turistas que visitam a tumba.

Sua tumba foi saqueada pelo menos duas vezes na antiguidade, mas com base nos itens e objectos retirados (incluindo oleos e perfumes pereciveis) e a evidencia de restauracao da tumba apos as intrusoes, esses saques provavelmente ocorreram alguns meses apos o enterro inicial. A localizacao da tumba foi perdida porque havia sido soterrada por detritos de tumbas posteriores, alem disso, foram construidas casas de trabalhadores sobre a entrada da tumba.

A tumba continha 5398 itens e objectos, incluindo um caixao de ouro macico, a Mascara Mortuaria de Tutancamon, tronos, arcos de arco e flecha, trompetes, um calice de alabastro, 130 bengalas e suportes, comida, vinho, sandalias e roupas intimas de linho. Howard Carter levou 10 anos para catalogar os itens e objectos. Uma analise de 2016 descobriu que a lamina de punhal de ferro pertencente a Tutancamon, uma adaga recuperada dos muitos objectos encontrados na sua tumba, tinha uma lamina de ferro confeccionada a partir de um meteorito, o estudo dos artefactos da epoca, incluindo de outros artefactos da tumba de Tutancamon, poderia fornecer informacoes valiosas sobre as tecnologias de usinagem em todo o Mediterraneo na epoca.

De acordo com o Historiador brasileiro, Felipe Daniel Ruzene, gracas aos vestigios arqueologicos encontrados por Carter na tumba de Tutancamon, temos o prazer de saber hoje que o Antigo Egipto produziu uma grande diversidade de vinhos: tintos e brancos baratos e caros, abundantes e escassos em qualidade, doces e secos, bem tratados e ate adulterados. Das oito anforas encontradas na sepultura do jovem Farao egipcio, duas continham ainda residuos de vinho tinto, cinco de vinho branco e uma de Shedeh (uma qualidade distinta de vinho que inicialmente se pensava ser feita com romas, mas mais tarde os estudos provaram ser, na realidade, produzidos com uvas de vinho tinto). Apesar do status do vinho no periodo faraonico, a cerveja permaneceu como bebida mais consumida entre os egipcios durante toda a antiguidade.

Quase 80% do equipamento funerario de Tutancamon se originou dos bens funerarios do Farao Neferneferuaten, incluindo a Mascara de Tutancamon. Em 2015, o Egiptologo ingles Carl Nicholas Reeves (1956) mais conhecido como Nicholas Reeves publicou evidencias mostrando um cartucho que na mascara mortuaria dizia "Ankhkheperure mery-Neferkheperure"(Ankhkheperure amante de Akhenaten); portanto, a mascara foi originalmente feita para Nefertiti, a Rainha principal de Akhenaton, que usou o nome real Ankhkheperure quando ela propria provavelmente assumiu o trono apos a morte de seu marido. Neferneferuaten (provavelmente Nefertit se ela assumiu o trono apos a morte de Akhenaton) pode ter sido deposta em uma luta pelo poder e possivelmente destituida de um enterro real, ou ela foi enterrado com um conjunto de equipamentos funerarios diferentes de Akhenaton pelas autoridades de Tutancamon, desde que Tutancamon a sucedeu como Rei. Neferneferuaten foi provavelmente sucedida por Tutancamon baseado na presenca de seus bens funerarios em seu tumulo.

Em Janeiro de 2019, foi anunciado de que a tumba seria reaberta aos visitantes apos passar por um periodo de nove anos para restauracao.


Por muitos anos, rumores de uma "Maldicao do Farao" (provavelmente abastecida por jornais que estavam procurando vendas no momento da descoberta) persistiram, enfatizando a morte prematura de alguns dos elementos que haviam entrado no tumulo. O mais proeminente foi a morte de Carnarvon, que viria a morrer em 05 de Abril de 1923, apenas cinco meses apos a descoberta do primeiro degrau que levou a descoberta da tumba em 04 de Novembro de 1922.

Um estudo de documentos e fontes academicas levou a revista cientifica britanica sobre Medicina The Lancet (1823) a concluir que a morte de Carnarvon nao tinha nada a ver com a tumba de Tutancamon, independentemente de ser por causa de uma maldicao ou exposicao a fungos toxicos (Micotoxinas). A causa da morte de Carnarvon tera sido uma Pneumonia que sobrevinha [facial] (uma infeccao estreptococica da pele e tecido mole subjacente). A Pneumonia foi considerada apenas uma das varias complicacoes decorrentes da infeccao progressivamente invasiva que acabou resultando em uma falencia multipla de orgaos. O Conde era "propenso a infeccoes pulmonares frequentes e graves" segundo a mesma revista cientifica britanica e havia uma "crenca geral... de que um ataque agudo de bronquite poderia ter-lhe provocado a morte. Em um estado tao debilitado, o sistema imunologico do Conde era facilmente oprimido pela erispela".

Um estudo demostrou que das 58 pessoas que estavam presentes no momento em que a tumba e o sarcofago foram abertos. apenas oito morreram nos doze anos seguintes; Howard Carter morreu vitima de Linfoma em 1939 com 64 anos. Os ultimos sobreviventes incluiam a filha de George Herbert, o Conde Carnarvon, que estava incluida no grupo das primeiras pessoas a entrar no tumulo apos a sua descoberta em Novembro de 1922 e que viria a viver por mais 57 anos ate morrer em 1980, e o Arqueologo americano J. O. Kinnaman que morreu em 1961, 39 anos apos a descoberta da tumba e sarcofago de Tutancamon, assim como sua mumia.

Dados pessoais de Tutancamon:

. Nome: Tutancamon
. Nascimento: 1341 A.C
. Falecimento: 1323 A.C
. Sepultado em: KV62 Vale dos Reis
. Dinastia: XVIII Dinastia Egipcia
. Reinado: Cerca de 1332 A.C - 1323 A.C
. Consorte: Anquesenamon
. Filho(s): Duas filhas uma natimorta e outra logo apos nascer
. Religiao: Politeismo egipcio
                   Anteriormente: Atonisssmo
Antecessor(a): Semencare
Sucessor(a): Ai


A fama de Tutancamon e principalmente o resultado de uma tumba bem preservada e das exibicoes globais de seua artefactos associados. Como Jon Ewbank Manchip White (1924-2013) um Escritor nascido em Gales com nacionalidade americana escreveu, em seu prefacio a edicao de 1977 de The Discovery of the Tomb of Tutankhamun of Carter (1972), "O Farao que em vida foi um dos menos estimados faraos do Egipto se tornou em morte o mais renomado".

As reliquias encontradas na tumba de Tutancamon estao entre os artefactos mais viajados do mundo. Esses objectos estiveram expostos temporariamente em muitos paises, possivelmente a exibicao mais conhecida foi a exposicao "The Treasures of Tutankhamon" que durou entre 1972 e 1979. Esta mesma exposicao foi mostrada pela primeira vez em Londres no famoso museu britanico situado na capital inglesa British Museum (1753) entre 30 de Marco de 1972 e 30 de Setembro do mesmo ano. Mais de 1, 6 milhao de visitantes estiveram na exposicao, alguns esperaram em fila durante 8 horas. Ate hoje e considerada a exposicao temporaria mais popular do museu. A exposicao seguiu e viajou para muitos outros paises, incluindo Estados Unidos, Uniao Sovietica, Japao, Franca, Canada e Alemanha Ocidental. O Museu Metropolitano de Arte (1870 fundacao - 1872 Abertura ao publico) situado em Central Park  (1858) na 5th Avenida no numero 1000 em Nova Iorque organizou a exposicao nos EUA, que viria a decorrer de 17 de Novembro de 1976 a 15 de Abril de 1979. Mais de oito milhoes de visitantes nao deixaram de estar presentes.

Em 2005, o Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto (1994), em parceria com a Arts and Exhibitions Internacional e a National Geographic Society (1888), lancou um Tour pelos tesouros de Tutancamon e outros objectos funerarios da 18a Dinastia, desta vez chamados Tutankhamun and Golden Age of the Pharaohs. Apresentava as mesmas exibicoes que: Tutankhamen: The Golden Hereafter em um formato ligeiramente diferente. Era esperado que a exposicao viesse a atrair a presencao de mais de tres milhoes de visitantes.

A exposicao comecou nos Estados Unidos mais concretamente na conhecida cidade de Los Angeles, depois continuou nos Estados Unidos passando por cidades como Fort Lauderdale, Chicago, Filadelfia ate chegar ao Reino Unido estando presente em Londres antes de finalmente retornar ao Egipto em Agosto de 2008.


As principais descobertas da tumba de Tutancamon, incluindo a famosa mascara mortuaria de ouro, podem ser encontradas no Museu Egipcio (1902), no Cairo, e em replicas no Cairo e Luxor. A mumia do Farao e a unica de um monarca egipcio que ainda esta na sua sepultura original no conhecido Vale dos Reis apos a descoberta e abertura do tumulo. No decorrer da Revolucao Egipcia de 2011 entre 25 de Janeiro e 11 de Fevereiro, os saques ao Museu Egipcio tambem afectaram os achados do tumulo de Tutancamon. Uma pequena estatueta dourada (JE 60710. 1) e o topo de outra encontram se desaparecidos desde entao.

No inicio de 2015, a mascara mortuaria foi danificada durante um trabalho de limpeza: a barba do Farao se rompeu e nao foi novamente reparada por especialistas profissionais em restauro com cola de resina colocou-se um adesivo na mascara que ao ser raspado provocou ainda danos maiores. No inicio de 2016,  foram apresentadas acusacoes contra oito egipcios, incluindo mesmo o ex-Director do Museu Egipcio e entao Chefe dos restauradores de arte. Enquanto isso, a mascara foi finalmente restaurada.

Em Julho de 2019, parte de uma escultura Quartzito com o rosto do Farao Titancamon foi entao leiloada pelo equivalente a 3,71196 milhoes de euros pela reconhecida casa de leiloes Christie's (1766), em Londres. O leilao ocorreu apesar de criticas por parte de identidades egipcias, que haviam alertado que provavelmente o artefacto de Tutancamon havia sido roubado nos anos de 1970; segundo a casa dos leiloes, o artefacto pertencia desde de 1960 a coleccao de arte do Principe alemao, Maximiliano Carlos de Thurn e Taxis (1802-1871) e foi vendido entre 1873 e 1874 a um Mercador austriaco. Tanto o comprador como o vendedor sao anonimos.


Caro (a) leitor (a) como sempre existe uma despedida quando apresento uma Cronica deste tipo. Sinto prazer em faze-lo ja que sobretudo por vezes sou eu o primeiro a tomar conhecimento de coisas que eu nem sabia acerca dos mais diversos assuntos.

Em relacao a Tutancamon uma das coisas que tenho mais pena foi de nao ter ido ver a exposicao em Londres onde a alguns anos atras se encontrava a sua mumia. O Egipto e sem duvida um dos paises que mais gostaria de ter como destino de ferias e um pais com uma cultura que qualquer apaixonado pela Historia gostaria de descobrir e conhecer pessoalmente. Quem sabe um dia? Um bom destino para uma Lua-de-Mel :).

Espero que a leitura deste trabalho tenha sido do vosso maior agrado como foi para mim apresenta-lo aqui, ate a proxima e como sempre, grande abraco.

                                                                                                                    Manuel Goncalves


























 

Sem comentários:

Enviar um comentário