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terça-feira, 1 de agosto de 2023

O Caso da Tragedia do Titan (2023)



Um preco considerado muito exagerado e so mesmo gente rica e milionaria pode paga-lo. Sem querer estar a ser ironico mas 250 mil dolares foi quanto pagaram cada uma das vitimas desta tragedia, foi esse o preco do bilhete para a morte.

Desde o inicio que calculei que o que tivesse acontecido fosse o submersivel ter descido demasiado sem que o tivessem conseguido deter e que tivesse chegado a um limite de profundidade superior ao que o mesmo conseguiria resistir e suportar acabando por explodir mas afinal, viria a ser uma implosao a causa da tragedia que viria a vitimar todas os passageiros que estavam no submarino submersivel Titan e que para usufruirem desse direito tinham pago bem por isso, sem saberem, terminariam por pagar ainda muito mais ja que partiram para a aventura tao desejada (ou pelo menos pela qual tinham pago um preco tao alto, repito 250 mil dolares por cabeca) desconhecendo que era uma partida para a qual nao iriam ter regresso.

Tivesse eu o dinheiro que qualquer um destes milionarios tinha e podem ter a certeza de que nao seria eu a meter me neste tipo de aventuras, para alguns claro, e orgulho dizerem que foram ver os destrocos do transatlantico mais famoso do mundo que viria a naufragar e a ter como vitimas mortais 1500 pessoas com o que se sucedeu agora a tragedia de 1912 passaria a causar 1505 vitimas mortais, enorme foi a irresponsabilidade de quem aceitou correr este risco, de quem teve que assinar um termo de responsabilidade pela propria vida ja que sabiam que era demasiado arriscado partir nesta aventura e provocando que muito possivelmente a companhia que responsavel por estas expedicoes nao tenha que pagar indemnizacoes as familias das vitimas mortais, ja que assinaram o mesmo termo de responsabilidade.
                                       

Em 18 de Junho de 2023, o Titan (2013), um submersivel operado pela OceanGate Expeditions (2009), desapareceu em pleno Oceano Atlantico, na Costa da Terra Nova, no Canada. O submersivel, projectado e construido para acomodar ate cinco pessoas no maximo (1 tripulante e 4 passageiros), levava uma expedicao de turistas para ver os destrocos do RMS Titanic. Seria apenas mais uma expedicao ja que a OceanGate ja realizava este tipo de "excursoes" desde de 2021. Era esperado que o submersivel tivesse um suprimento de ar respiravel de ate 4 dias (96 horas), que teria acabado no inicio do Dia 22 de Junho de 2023, aproximadamente as 04:00 NDT (UTC-02:30, 07h:30m no horario de Portugal.

As tentativas e esforcos de buscas e resgates foram realizados por uma equipa internacional composta pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), Pela Marinha dos Estados Unidos (USN) e pela Guarda Costeira do Canada. Aeronaves da Real Forca Aerea Canadense (RCAF) e da Guarda Aerea Nacional dos Estados Unidos (ANG), um navio da Marinha Real Canadense (RCN) e varias navios comerciais e de pesquisas e veiculos subaquaticos operados de forma remota (ROVs) tambem estiveram presentes a ajudar nas buscas.

Em 22 de Junho de 2023, apos quase 80 horas de buscas sem sucesso ate entao, a Guarda Costeira dos Estados Unidos e a propria OceanGate confirmaram que um veiculo subaquatico controlado por remoto havia descobrido um campo de destrocos que continham partes do Titan a aproximadamente 488 metros (1 600 pes) da proa do RMS Titanic (1912). Presume-se que o Vaso de Pressao implodido durante ou apos a descida do Titan, matando instantaneamente todos a bordo.


O RMS Titanic foi um luxuoso transatlantico britanico que afundou no Oceano Atlantico em 15 de Abril de 1912 apos bater em um icberg. Em 1985, seus destrocos foram descobertos a cerca de 400 milhas nauticas (740 KM) da Costa da Terra Nova, na semi-eponima Provincia de Terra Nova e Labrador, no Canada.

O Titan era uma embarcacao para cinco pessoas feita de Fibra de Carbono e Titanio operada pela OceanGate. O submergivel e tinha capacidade de vida para sustentar cinco tripulantes por 96 horas (4 dias).

Normalmente, a bordo de cada mergulho estava "um Piloto, tres convidados pagantes e o que a empresa chama de especialista em conteudo". Uma vez que se estivesse perto do local do mergulho, a descida da superfice ate o Titanic durava por volta de tres horas, enquanto a imersao total levava aproximadamente oito horas. Durante a viagem, o submersivel deveria comunicar com a tripulacao acima de agua de 15 em 15 minutos.

Era intencao da OceanGate realizar varias expedicoes para se verem os destrocos do Titanic em 2023, mas devido ao mau tempo que fazia em Newfoundland, a empresa optou por fazer apenas uma expedicao em 2023. A empresa cobrava US$ 250 000 pela oportunidade de se participar da expedicao que tinha como duracao oito dias.


O submersivel tornou-se amplamente discutido nas redes sociais: conforme a historia se desenrolou. O incidente como sempre viria a inspirar memes na internet atraves sobretudo das redes sociais, que criticaram e ridicularizaram as (supostas ou) deficiencias de construcao do submersivel e as vitimas; alguns jogos electronicos de computador e playStation recriaram o Titan como um veiculo jogavel em Grand Theft Auto V (2013) e ate mesmo jogadores de Roblox (2006) fizeram uma recriacao do veiculo - frequentemente incluindo o evento que transcorria - como um jogo multiplayer interactivo. Os memes foram considerados como insensiveis e severamente criticados com o estadunidense David Welch Pogue (1963) comentando que os mesmos eram "inapropriados e um pouco doentios"; reaccoes negativas similares ocorreram sobre os memes do Grand Theft Auto (1997), pois alguns fas os consideraram intempestivos e inapropriados, em razao da morte dos envolvidos. Alguns afirmaram ainda que a reaccao combativa contra as vitimas da tragedia podia estar relacionada com a cobertura midiatica de outras expedicoes de bilionarios e suas proprias empresas, em condicoes extremas, como a Space Exploration Technologies Corp. (2002) tambem conhecida como SpaceX e a Blue Origin (2000) ambas relacionadas com actividade aeroespacial e a SpaceX ainda ter ligacao com o ramo das comunicacoes. Molly Roberts escreveu ao jornal estadunidense The Washington Post (1877) onde considerava que essas piadas sobre o acidente demostravam o impulso dos usuarios na Internet serem ironicos, provocativos e agressivos uns com os outros, combinado com a atitude de "comam os ricos".

Houve criticas a escala das buscas e dos esforcos para se tentar fazer um resgate e a cobertura midiatica em comparacao ao Desastre do Barco de Migrantes na Messenia (2023), que ocorrera alguns dias antes (14 de Junho de 2023). As buscas efectuadas na procura e descoberta do Titan provavelmente custou milhoes de dolares aos cofres publicos. 

Ishaan Tharoor, do The Washington Post, notou que alguns usuarios da internet no Paquistao constrastaram as vitimas paquistanesas envolvidas nos dois acidentes. No Mar Jonico, proximo a Costa de Pilos, na Grecia, um bote de pesca afundou enquanto carregava algo estimado entre 400 a 750 imigrantes, resultando em aproximadamente 100 mortes confirmadas, outras 100 pessoas resgatadas, e algumas centenas desaparecidas na mesma altura do desaparecimento do Titan. Esforco de busca e resgate ao barco dos imigrantes foram conduzidos pelo Exercito e pela Guarda Costeira da Grecia.

O Senador brasileiro Marcos Cesar Pontes (1963) ex-Ministro da Ciencia, Tecnologia e Inovacao (1985) do Governo de Jair Bolsanaro (2019-2022) Presidido por Jair Messias Bolsonaro (1955), oferecia pacotes turisticos para o Titanic no Titan por meio da sua agencia de viagens. O anuncio, veiculado no site da agencia, foi removido apos as noticias sobre o incidente do submersivel Titan. A assessoria de imprensa de Cesar Pontes declarou que nao chegou a vender esse pacote para tripulantes dessa viagem especifica.


Em 25 de Junho de 2023, o Youtuber estadunidense James Stephen "Jimmy" Donaldson (1998) mais conhecido como MrBeast, o Youtuber com mais inscritos na plataforma, revelou que foi convidado para entrar no submersivel, mas acabou por vir a recusar a oferta.

Discutindo a escala de buscas e a resposta de resgate, Sean Leet, Co-Fundador e Presidente da Horizon Maritime Service Ltd (2015), a empresa proprietaria do navio quebra-gelo My Polar Prince (1959) a operar para a mesma companhia desde 2021, disse: "Eu estive na industria naval desde uma idade muito tenra e presenciei uma serie de situacoes diferentes, e nunca vi uma aparelhagem daquela natureza mobilizar-se tao rapidamente [...] A resposta da Guarda Costeira e do Exercito dos Estados Unidos, as pessoas no aeroporto, a gente aqui, varias companhias que estiveram envolvidad na mobilizacao dessa aparelhagem [...] isso foi feito de forma impecavel".

Park Stephenson, um importante e reconhecido pesquisador do Titanic, comentou inicialmente sobre o desaparecimento do Titan. "Nao importa o que voce ler nas proximas horas, tudo que se sabe verdadeiramente no momento e que as comunicacoes com o submergivel foram perdidas e isso e atipico o suficiente para levantar a mais seria consideracao". Stephenson tem experiencia com exploracoes do mar-profundo em algumas expedicoes como as do Titan, e mergulhou anteriormente nos destrocos do Titanic em cinco ocasioes.

James Francis Cameron (1954) o Realizador de Cinema mais conhecido como James Cameron e que atingiu uma fama maior justamente com a realizacao do Filme, Titanic (1997), e ja visitou os destrocos do navio 33 vezes, disse que estava "espantado pela similaridade" entre a similaridade" entre a implosao do submergivel e os eventos que levaram ao desastre do Titanic. Cameron criticou a escolha de se construir o vaso de pressao com fibra de carbono, apontando que esse material nao tem "resistencia a ruptura sob compressao", quando sujeita as imensas pressoes das profundezas. O famoso Realizador de Cinema tambem criticou o sistema de monitoramento real de Richard Stockton Rush III (   1962-2023) Empresario, Engenheiro, Co-Fundador e Chefe Executivo da Companhia OceanGate mais conhecido como Stockton Rush uma das vitimas da tragedia e era o mesmo que pilotava o submersivel, porque seria uma solucao inadequada e pouco faria para previnir uma implosao.


Como o Titan operava em aguas internacionais, nao era objecto de regulacoes de seguranca. A embarcacao nao era certificada como navegavel por qualquer identidade que pudesse regularizar a mesma ou organizar a mesma regulamentacao. O Reporter David Pogue, que participou da expedicao em 2022 como atracao do CBS New Sunday Morning (1979) um conhecido noticiario televisivo estadunidense afirmou que todos os passageiros do Titan assinavam um termo de responsabilidade onde afirmavam e declaravam saber e estar cientes e que tinham conhecimento de que aquela era uma embarcacao "experimental", "que nao tinha sido aprovada ou certificada por nenhum orgao regulador, e poderia resultar em lesao fisica, incapacidade, trauma emocional ou morte". O Produtor Televisivo e Escritor estadunidense Michael Reiss (1959) conhecido como Mike Reiss, que tambem participou da expedicao, notou que o termo mencionava a palavra "MORTE" tres vezes na primeira pagina. Um artigo de 2019 na revista estadunidense mensal especializada em assuntos como Historia, Ciencia, Arte e Natureza Smithsonian (1970) referiu-se a Rush como sendo um "inventor audicioso". No artigo descreve-se que Rush afirmou que a Lei de Seguranca de Embarcacoes de Passageiros de 1993 dos EUA "priorizou desnecessariamente a seguranca dos passageiros, em detrimento da inovacao comercial". Em uma entrevista de 2022, Rush disse na CBS News: "em um determinado ponto, seguranca e so puro desperdicio. Quero dizer, se voce quer estar seguro, nao saia da cama. Nao entre em seu carro. Nao faca nada". Numa entrevista, em 2021, Rush entao observou: "Eu quebrei algumas regras para faze-lo [o Titan]. Eu acho que as quebrei com logica e boa engenharia. A fibra de carbono e titanio, existe uma regra que voce nao faz isso".

A OceanGate afirmava que o Titan era o unico submersivel tripulado que usava RTM "um sistema integrado de monitoramento de saude em tempo real". O sistema proprietario, pantenteado por Rush, empregava sensores acusticos e extensometros no limite para analisar os efeitos da pressao, que ia aumentando a medida que a embarcacao submergia mais profundamente no oceano, e para monitorar a integridade do casco em tempo real. Isso supostamente funcionaria para avisar prematuramente sobre problema e possibilitar que a descida fosse abortada em tempo suficiente para que voltassem a superficie.


Em 2018, o Director de Operacoes Marinhas da OceanGate o escoces, David Lochridge (1974), compos um relatorio documentando as preocupacoes que tinha a respeito justamente da seguranca do Titan. Nos documentos, o mesmo Lochridge disse que insistiu com a empresa para que avaliasse e certificasse o Titan com uma agencia, mas a OceanGate recusou-se a fazer o mesmo, mencionando falta de interesse em pagar. Ele tambem disse que a janela transparente na parte posterior do Titan so tinha certificacao uma ir ate uma profundidade de 1300 metros, apenas um terco da profundidade requerida para alcancar o Titanic. Lochridge tambem afirmou se preocupar porque a OceanGate nao havia efectuado um ensaio nao destruitivo no casco da embarcacao antes de efectuar mergulhos tripulados, e alegou que foi "repetidamente informado de que nao seria possivel efectuar uma varredura na embarcacao devido a espessura do casco".

A OceanGate afirmou que Lochridge, nao era Engenheiro, recusou-se a aceitar o parecer da equipa de engenheiros da empresa, que atestou a seguranca da embarcacao, e que a avaliacao da companhia sobre o casco do Titan era mais forte que qualquer avaliacao que Lochridge pensava ser necessaria. A OceanGate acabaria por processar Lochridge por alegadamente o mesmo ter violado termos do contrato de confidencialidade e por fazer declaracoes que a empresa afirmava serem fraudulentas. Lochridge tambem acabou por processar a empresa, afirmando e alegando que havia sido despedido de forma injusta e incorrecta, como se tivesse sido um informador por ter trazido a tona preocupacoes sobre a possibilidade do Titan operar em seguranca, ou com falta de seguranca. Meses depois porem, ambas as partes, Lochridge e OceanGate, chegaram a um acordo.

Mais tarde, ainda em 2018, a Marine Technology Society (1963) escreveu uma carta a Rush onde expressava "preocupacoes unanimes a respeito do desenvolvimento do Titan e da expedicao que estava sendo planeada aos destrocos do Titanic", indicando que, "a actual abordagem experimental poderia levar resultados negativos (de menores a catastroficos) que poderiam vir a ter serias consequencias para todos na industria". Um dos elementos que escreveu a carta contou, posteriormente, ao jornal estadunidense, The New York Times (1851) que Rush lhe havia telefonado, apos receber e ler a carta, para lhe dizer que acreditava que os padroes da industria sufocavam a inovacao.

                                             
O Titan fizera anteriormente tres expedicoes ao local de onde se encontram os destrocos do Titanic, o primeiro em Julho de 2021. Em 2022 o Reporter David Pogue estava a bordo do navio de superficie quando o Titan se perdeu e nao pode localizar o Titanic durante aquele mergulho. Em Dezembro de 2022, no CBS News Sunday Morning, Pogue questionou a seguranca do Titan em um relato que viralizou nas redes sociais, apos o submersivel perder contacto com o navio que estava a superficie em Junho de 2023. Em sua opniao e analise, Pogue disse a Rush que "parecia que o submersivel tinha improvisoes ao estilo do MacGyver (1985-1992). Notou, inclusive, que o comando de jogos electronicos Logitech (1981) F710 sem fios, no valor de 30 dolares, com analogicos modificados era usado para conduzir e comandar o submersivel, e que os tubos de construcao eram usados como lastro.

Em 2022, durante um mergulho semelhante em direccao aos destrocos do Titanic, um dos propulsores do Titan foi instalado acidentalmente ao contrario e o submersivel comecou a girar em circulos quando tentava mover-se para a frente, proximo ao Leito Marinho. Como descrito pelo documentario da BBC, Take me to Titanic (2022), o problema foi resolvido ao conduzir enquanto segurava o controlo de lado. De acordo com documentos judiciais de Novembro de 2022, a OceanGate relatou que, durante um mergulho em 2022, o submersivel teve problemas envolvendo a bateria e teve que ser engatado manualmente na plataforma de elevacao, o que viria a causar danos em alguns componentes externos.


Em 16 de Junho de 2022, a Expedicao do Naufragio do Titanic partiu de St. John's, Newfoundland, a bordo do navio de expedicao e pesquisa MV Polar Prince e chegaram ao local do mergulho em 17 de Junho, e a operacao de mergulho comecou no dia seguinte as 9h apos uma comunicacao gravada as 11h47m. Era esperado que o barco ressurgisse as 18h10m. As 18h35m as autoridades foram notificadas do incidente.

Varios erros potenciais podem ter ocorrido. Uma possibilidade e que o equipamento de comunicacao do Titan possa ter falhado, o que significa que eles nao tinham mais condicoes para se comunicar com a tripulacao acima de agua, mas podiam no entanto continuar a navegar livremente. Tambem e possivel que tenha havido um problema com o sistema de lastro, que tem como funcao controlar a descida ou subida da embarcacao, Outro cenario e que o Titan "pendurou em um pedaco de detritos que poderia impedi-lo de fazer a subida e retornar a superficie".

Durante a tarde do Dia 22, a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou ao Mundo de que um veiculo operado remotamente pelo navio canadense Horizon Arctic havia encontrado os destrocos do Titan perto de onde estariam igualmente os destrocos do Titanic. Logo apos a realizacao do anuncio, a empresa OceanGate emitiu um comunicado publico informando que acreditava que todos a bordo haviam falecido, o que fazia daquela uma tragedia sem qualquer sobrevivente.

De acordo com Aileen Maria Marty, uma Professora de Medicina de Catastrofes estadunidense nascida em Cuba da Universidade Internacional da Florida e ex-Oficial da Marinha dos Estados Unidos, a implosao do submersivel ocorreu numa fraccao de Milissegundo, de modo que os ocupantes do Titan terao morrido sem se aperceber de que havia um problema e muito menos nao se aperceberam do que iria acontecer e que com toda a certeza nao iriam sair dali com vida.


Em 19 de Junho, equipas do Sector Nordeste da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), com sede em Boston, lancaram missoes de busca do submersivel e das cinco pessoas a bordo a 900 Milhas Nauticas (1700 KM) da costa de Cape Cod. O Centro Conjunto de Coordenacao de Resgate de Halifax (JRCC Halifax) informou que uma aeronave Lockeed CP-140 Aurora da Royal Canadian Air Force (RCAF) fazia parte das buscas.

A Guarda Costeira indicou que a missao de buscas e salvamentos era dificil devido a localizacao remota, mas o Contra-Almirante Mauger afirmou que eles estavam "aplicando todos os recursos disponiveis". Apesar da dificuldade do local, todas as operacoes de busca e salvamento sao afectados por "condicoes climaticas, falta de luz a noite, estado do mar e temperatura da agua"; buscas e salvamentos subaquaticos sao ainda mais dificeis. Embora muitos submersiveis sejam equipados "com um dispositivo acustico, muitas vezes chamado de pinger, que emite sons que os socorristas podem detectar debaixo de agua", inicialmente nao era claro se o Titan possui-a tal dispositivo.

As buscas foram realizadas em duas frentes: uma busca na superficie da agua e uma busca por sonaraubaquatico. Isso envolveu o uso de tres aeronaves C-130 Hercules (1954), duas dos Estados Unidos e uma do Canada, bem como igualmente um Boeing P-8 Poseidon (2009) canadense equipado com boias de sonar. Nenhum dos dois paises possui-a embarcacoes submarinas capazes de auxiliar facilmente em missoes de busca e investigacao. A Marinha dos Estados Unidos possui um veiculo de resgate subaquatico, embora ele nao pudesse atingir a profundidade potencial onde o Titan deveria estar, assim como os veiculos operados remotamente, que podem ter dificuldade em chegar ao local a tempo.

Um navio de lancamento de tubos, Deep Energy (2013) operado pela TechnipFMC (2017), chegou ao local em 20 de Junho de 2023 com dois ROVs e outros equipamentos adequados para as profundezas do fundo do mar na area.

Os destrocos do submersivel chegaram ao Porto Naval de St. John's Newfoundland, no Canada, no Dia 28 de Junho a bordo do navio Horizon Arctic (2016), da Guarda Costeira do Canada. A investigacao dos destrocos iria ser conduzida pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. No mesmo dia, a Guarda Costeira Americana disse ter encontrado possiveis restos humanos nos destrocos agora recuperados. Uma analise formal passaria a ser conduzida num futuro proximo por medicos especialistas.


Em 23 de Junho os governos federais do Canada e dos Estados Unidos anunciaram a abertura de inqueritos sobre o incidente. En 25 de Junho, as autoridades francesas (Bureau d'Enquetes sur les Evenements de Mer, BEAmer) (1997) e britanicos (Marine Accident Investigation Branch, MAIB) (1989) juntaram se a eles; o relatorio final sera aprensentado pela Organizacao Maritima Internacional (OMI) (1948). Nao e certo que do inquerito resultem reformas duradoras, uma vez que a OMI nao tem uma autoridade reguladora.

. Estados Unidos:

A investigacao nos Estados Unidos ficou sendo conduzida pela Guarda Costeira dos Estados Unidos com o apoio da National Transportation Safety Board (NTSB) (1967); no entanto a Guarda Costeira assumiu a lideranca porque considerou o incidente como um "acidente maritimo grave". O Capitao Jason Neubauer da Guarda Costeira dos Estados Unidos foi nomeado investigador principal de um Conselho de Investigacao Maritima.

. Canada:

O Conselho de Seguranca de Transportes do Canada (TSB) ficou investigando porque o navio de apoio ao Titan, MV Polar Prince, e um navio com bandeira canadiana. Uma equipa de investigadores da TSB se dirigiu ao Porto Maritimo de origem em St. John's Newfoundland, com intuito de "recolher informacoes, realizar entrevistas e avaliar a ocorrencia", prevendo-se no momento a participacao de outras agencias. A Real Policia Montada do Canada (RCMP) (1920) anunciou tambem que estava efectuando um exame preliminar acerca do incidente, a fim de determinar se deveria iniciar uma investigacao completa, o que viria a ocorrer se a RCMP viesse a determinar e concluir de que haviam sido infringidas leis criminais, federais ou provinciais.


. Dados da Tragedia do Titan (2023):

. Data: 18 de Junho de 2023.
. Local: Oceano Atlantico a aproximadamente 500 metros dos destrocos do Titanic.
. Objectivo: Observar os destrocos do transatlantico Titanic afundado em 1912.
. Causa da Tragedia: Implosao do Submersivel Titan.
. Expedicao Organizada Por: OceanGate.
. Resultado: Destrocos encontrados proximos ao RMS Titanic, todos os ocupantes morreram.
. Mortes: 5 (todos).

. Pessoas a Bordo (Vitimas da Tragedia):

. Shahzada Dawood: Empresario paquistanes, era Vice-Presidente de um dos maiores grupos financeiros do Paquistao, a Engro Corporation (1965), tinha 48 anos de idade.

. Suleman Dawood: Era filho de Shahazada Dawood, o filho do Empresario paquistanes, tinha 19 anos de idade, foi a vitima mais jovem da Tragedia do Titan.

. Hamish Harding: O Bilionario, Empresario e Explorador britanico fundou a Action Aviation, uma empresa especializada em servicos de aviacao e aeroespaciais, tinha 58 anos de idade.

. Paul-Henri Nargeolet: O ex-Comandante da Marinha Francesa e Piloto do Submersivel , era considerado o principal especialista no naufragio do Titanic, tinha 77 anos, foi a vitima mais idosa da Tragedia do Titan.

. Stockton Rush: O Director-Executivo e Co-Fundador da OceanGate , participou do desenvolvimento das embarcacoes submersiveis da OceanGate, incluindo do submersivel Titan, tinha 61 anos de idade.


Caro (a) leitor (a) a Tragedia do Titan mais uma vez nos comprova uma coisa, o dinheiro nao compra uma das coisas mais importantes (talvez ate a mais importante) que podemos ter, ou seja, o direito a viver. Nehuma das vitimas da Tragedia do Titan aparentemente era uma pessoa com problemas financeiros ou dificuldades economicas, como disse e bem "Era", ja nao e.

Deixou de ser porque aparentemente mantinham o espirito da aventura, o gosto por explorar coisas que nao estao a disposicao dos comuns mortais (poucos sao os que teem 250 mil dolares para ir passar 8 horas observando os destrocos do Titanic). Nao tenho nada contra a que cada um gaste o dinheiro que tem como melhor entende mas considero que o Titanic e os seus destrocos sao como um cemiterio para as vitimas da tragedia de 1912 e que por isso deveriam ser mantidas em paz, para seu descanso eterno.

Creio que esta tragedia nao vai servir de licao para alguns, outros vao querer estar em expedicoes para observar os destrocos do Titanic mas acredito que ja estejam rodeados de maiores condicoes de seguraca. Considero uma loucura alguem partir numa aventura apos ter sido obrigado a assinar um termo de responsabilidade declarando que sabia que podia morrer.

Caro (a) leitor (a) mantenham-se por ai porque como sempre existirao novidades para breve, ate la um forte e sincero abraco.

                                                                                                           Manuel Goncalves








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