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terça-feira, 21 de novembro de 2023

A Genealogia de Jesus Cristo

 

O tema pode parecer um pouco intrigante e razao para muitas pesquisas e ate controversias. Eu proprio sendo que Jesus Cristo (C. 7-2 A.C-C. 30-32) e considerado apenas filho adoptivo de Jose nao vejo com bons olhos que coloquem Cristo na Genealogia de Jose ou Jose na Genealogia do mesmo considerando e apresentando o primeiro (Jesus Cristo) como sendo filho do segundo (Jose).

A partida e consideravel que sendo filho de Deus e em teoria sendo cada ser humano considerado um filho de Deus a Genealogia de Cristo passaria por todos os filhos de Deus como seus irmaos e irmas e muitos assim o consideram, tal como eu. Porem essa visao funciona apenas em teoria porque na pratica as coisas sao bem diferentes. A Religiao e a Ciencia (mesmo a propria Historia) que tambem estuda a Religiao em muitos pontos estarao sempre em controversia e com opnioes e teses oposto gerando o desacordo e a polemica e levando depois que cada um acredite na versao que for da sua preferencia.

O assunto e um dos temas descritos na Biblia Sagrada e em outros livros sobre religiao ainda que por vezes com visoes diferentes a verdade e que mesmo as religioes nao apresentam e falam das coisas da mesma forma e mesmo os historiadores e academicos tem algumas opnioes diferentes entre si, mas isso ja sabemos que em qualquer assunto e tema sera sempre assim com duas ou ate mais versoes diferentes, sobretudo quando nao existem certezas e aquilo de que se fala como fonte principal manuscritos que tem aproximadamente 2000 anos ou mais.


A Genealogia de Jesus Cristo esta relatada em dois dos quatro Evangelhos: Mateus (conhecido como Evangelho de Mateus ou Evangelho Segundo Mateus) e Lucas (conhecido como Evangelho de Luvas ou Evangelho Segundo Lucas). Estes relatos sao substancialmente diferentes. Varias explicacoes tem sido sugeridas e tornou-se tradicional desde, pelo menos, 1490 e de pressupor que a Genealogia de Jesus Cristo apresentada e dada por Lucas e tracada atraves de Maria e a que Mateus fez atraves de Jose. Ou seja enquanto Lucas tracou a Genealogia materna de Cristo, Mateus, fez a Paterna.

Os academicos modernos geralmente veem as genealogias como construcoes teologicas. Mais especificamente, sugere-se que as genealogias foram narradas com o objectivo de mostrar e destacar o nascimento de uma crianca com linhagem real.

Mateus menciona sinteticamente um total de 46 antepassados que teriam vivido ate uns dois mil anos antes de Cristo, comecando por Abraao. Em seu relato, o Apostolo cita nao somente herois de Fe, mas tambem acaba por mencionar o nome das mulheres que fizeram parte da genealogia tanto de Jesus quanto de David (C. 1040 A.C-C. 970 A.C), que no caso foram Rute, Raabe e Tamar. Tambem nao omite os nomes dos homens perversos como Manasses (C. 709 A,C-C. 643 A.C) e Abias (? A.C-912 A.C) tambem conhecido como Abijao, ou de pessoas que nao alcaram destaque nas Escrituras. Divide entao a Genealogia de Jesus Cristo em tres grupos de catorze geracoes: de Abraao ate David, de David ate ao Cativeiro Babilonico (tambem conhecido de Exilio ou Cativeiro na Babilonia), ocorrido em 586 AC, e do exilio judaico ate Jesus.

Lucas, por sua vez, aborda a Genealogia de Jesus retrocendo continuamente ate Adao, talvez com o objectivo de mostrar um lado mais humano de Jesus Cristo. E, superando Mateus, Lucas fornece um numero maior de antepassados de Jesus Cristo, logo a sua genealogia de Cristo pode estar mais completa. Esta genealogia e considerada por alguns academicos como sendo a genealogia de Maria, sendo assim a genealogia materna de Jesus, o que vem a explicar parte das diferencas entre esta genealogia feita por Lucas e a genealogia feita por Mateus.



. Segundo Mateus:

Os Evangelhos foram escritos com uma finalidade teologica, no entanto, podem igualmente ser considerados livros historicos. E notorio que existe uma perspectiva historica por parte de Mateus que e evidenciada na propria citacao da genealogia. Como qualquer um Judeu comum, Mateus deveria ter informacoes sociais da vida historica dos antepassados judeus atraves do meio mais comum entre eles: a informacao repassada de Pai para filhos. Um outro objectivo seria o de alentar as comunidades cristas nascentes e de consolidar a nova imagem que distinguia dos judeus, mas sem por isso romper se ou afastar se da tradicao judaica, e distinguia-os ao mesmo tempo dos outros povos, chamados "pagaos".

A Genealogia de Jesus Cristo, conforme descritas nos Evangelhos, tem o intento de dar legitimidade a sua pessoa e tambem aos seus ensinamentos, proclamando que Jesus era aquele que era esperado e fora anunciado no Antigo Testamento (AT) e fruto da intervencao celestial. Portanto, trata-se de uma importante mensagem teologica, e tambem igualmente mensagem historica, que os Evangelhos querem passar.

1. Livro da Geracao de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraao.

2. Abraao gerou a Isaque; Isaque gerou a Jaco (ou Israel); Jaco gerou a Juda e a seus irmaos (cada um dos irmaos representa uma das 12 tribos de Israel, dentre elas Juda e Levi - e, desta ultima, Moises tambem e descendente);

3. Juda gerou de Tamar a Perez e a Zara; Perez gerou a Esrom; Esrom gerou a Arao;

4. Arao gerou a Aminabade; Aminabade gerou Naassom; Naasson gerou Salmom;

5. Salmom gerou Raabe; Raabe a Boaz; Boaz gerou de Rute a Obede; Obede gerou a Jesse,

6. Jesse gerou ao Rei David; David a Salomao daquela que fora mulher de Urias;

7. Salomao gerou a Roboao; Roboao gerou a Abias; Abias gerou a Asa;

8. Asa gerou a josafa; Josafa gerou a Jorao; Jorao gerou a Uzias; 

9. Uzias gerou a Jotao; Jotao gerou a Acaz; Acaz gerou Ezequias;

10. Ezequias gerou Manasses; Manasses a Amom; Amom gerou a Josias;

11. E Josias gerou a Jeconias e a seus irmaos no tempo do exilio em Babilonia.

12. Depois do exilio em Babilonia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorababel;

13. Zorababel gerou a Abiude; Abiude gerou a Eliaquim; Eliaquim gerou a Azor; 

14. Azor gerou a Sadoque; Sadoque gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliude;

15. Eliude gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Mata; Mata gerou a Jaco;

16. Jaco gerou a Jose, esposo de Maria da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.

17. Assim todas as geracoes desde de Abraao ate David sao catorze geracoes; tambem desde de David ate ao exilio em Babilonia, catorze geracoes; e desde o exilio em Babilonia ate o nascimento de Cristo, catorze geracoes.


No primeiro versiculo, e usada a expressao Filho de David, que e um titulo messianico. Mais de 400 anos se teriam passado desde as ultimas profecias do Antigo Testamento, judeus fieis espalhados pelo Mundo esperavam pelo Messias. Tanto Maria como Jose pertenciam a casa de David. As mesmas profecias do Antigo Testamento afirmavam que o Messias nasceria de uma mulher (Gn 3:15), da descendencia de Abraao (Gn 22:18), pela Tribo de Juda (Gn 49:10) e da familia de David (2 Sm 7:12, 13).

Em Mateus, quatro mulheres sao mencionadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba (Citada como cujo Mae tinha sido mulher de Urias). Destas pelo menos tres eram gentiais (Tamar, Raabe e Rute). Isso era fora do costume, talvez tenha feito indicando que Deus nao se limita aos israelitas, mas estende o seu plano de salvacao a todos os povos.

Mateus subtendeu algumas geracoes, (por exemplo: Acazias, Joas e Amazias - 2Cr 21.4-26.23) quando no Versiculo 8 diz que Jorao gerou Uzias, ele estava utilizando "gerou" no sentido de "foi antepassado de". E provavel que tenha feito isso a fim de apresentar um sumario sistematico de tres periodos na Historia de Israel (A Monarquia, o Cativeiro e o Messias), cada um deles com catorze geracoes. O valor numerico das letras em hebraico para "David" e igual a catorze. Talvez Mateus tenha usado essa abordagem a fim de ajudar seus leitores a memorizar essa lista complicada.

Mateus nao diz que Jose gerou Jesus (nesse ponto concordo em pleno com o mesmo), mas somente que era marido de Maria e que Jesus nasceu dela, sendo assim juridicamente descendente de David.


. Segundo Lucas:

<<Ora o mesmo Jesus, ao comecar o seu ministerio, tinha cerca de trinta anos, sendo filho (como se julgava) de Jose, filho de Heli, filho de Mata, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de Jose, filho de Matatias, filho de Amos, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagae, filho de Maate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de Jose, filho de Joda, filho de Joana, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatatiel, filho de Neri, Melqui, filho de Adi, filho de Cosa, filho de Elmada, filho de filho de Er, filho de Josue, filho de Eliezer, filho de Jorim, filho de Mata, filho de Levi, filho de Simeao, filho de Juda, filho de Jose, filho de Jona, filho de Eliaquim, filho de Melea, filho de Mena, filho de Matala, filho de Nata, filho de David, filho de Jesse, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Sala, filho de Naasson, filho de Aminadabe, filho de Ami, filho de Esrom, filho de Peres, filho de Juda, filho de Jaco, filho de Isaque, filho de Abraao, filho de Tera, filho de Naor, filho de Serugue, filho de Reu, filho de Pelegue, filho de Eber, filho de Sela, filho de Caina, filho de Arpachade, filho de Sem, filho de Noe, filho de Lameque, filho de Matusalem, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maleleel, filho de Caina, filho Enos, filho de Sete, filho de Adao, filho de Deus>>. (Lucas 3: 23-38).

. Ascendencia Paterna de Jesus Cristo de acordo com Lucas:

1. Deus.  
2. Adao. 
3. Sete.
4. Enos.
5. Caina.
6. Maleleel.
7. Jarede.
8. Enoque.
9. Matusalem.
10. Lameque.
11. Noe.
12. Sem.
13. Arpachade.
14. Cainan.
15. Sala.
16. Eber.
17. Pelegue.
18. Reu.
19. Serugue.
20. Naor.
21. Tera.
22. Abraao.
23. Isaque.
24. Jaco.
25. Juda.
26. Perez.
27. Esrom.
28. Arao.
29. Aminadabe.
30. Naasson.
31. Salmon.
32. Boaz.
33. Obed.
34. Jesse.
35. David.
36. Nata.
37. Mattatha.
38. Menan.
39. Melea.
40. Eliakim.
41. Jonam.
42. Joseph.
43. Judah.
44. Simeon.
45. Levi.
46. Matthat.
47. Jorim.
48. Eliezer.
49. Jose.
50. Er.
51. Elmodam.
52. Cosam.
53. Adi.
54. Melchi.
55. Neri.
56. Salathiel.
57. Zorobabel.
58. Rhesa.
59. Joannan. 
60. Juda.
61. Joseph.
62. Semei.
63. Mattathias.
64. Mattah.
65. Nagge.
66. Esli.
67. Naum. 
68. Amos.
69. Mattathias.
70. Joseph.
71. Jannai.
72. Melchi.
73. Levi.
74. Matthat.
75. Heli.
76. Jose.
77. Jesus.


A genealogia contada a partir da semente de uma mulher nao era comum na epoca. Alem de trazer diferentes nomes em comparacao a Mateus, pode-se olhar esta diferenca de maneira profetica se olharmos para a promessa de Deus quando diz que a semente da mulher esmagaria a cabeca da serpente (Gn 3:15).

No Versiculo 23, Lucas nos informa que Jesus comecou o seu Ministerio com trinta anos de idade, na mesma idade que o Levita assumia seu Ministerio (Nm. 4.47), pois acreditavam que com essa idade o homem se tornava maduro. Tambem e feita uma referencia ao facto de Jose nao ser o Pai fisico, ou seja biologico, de Jesus.

A questao da Genealogia de Jesus, dada e apresentada pelos seus antigos discipulos Mateus e Lucas, ten deixado perplexos muitos eruditas e verdadeiros estudiosos dos melhores especialistas na materia, mesmo desde o principio da Igreja primitiva. A hipotese que tem sido mais aceite e a que Lucas teria dado a Genealogia de Maria (Mae de Jesus portanto a Genealogia Materna), enquanto Mateus teria apresentado a de Jose (Pai adoptivo de Jesus ou seu Pai terrestre, assim sendo a Genealogia Paterna). Essa mesma explicacao foi dada e apresentada pela primeira vez por Anio de Viterbo, no Ano de 1490, um certo erudita Catolico-Romano. Essa explicacao foi mesmo aceita por Martinho Lutero (1483-1546) o ja conhecido Monge e Teologo alemao, e tambem por muitos protestantes desde entao. Porem nao e muito aceita pelos eruditas actualmente.

As principais diferencas nas genealogias entre os dois livros sao:

. Lucas enfileira 56 nomes, retrocendo ate Adao, em vez de 42 como refere Mateus.

. Heli apareceu como Pai de Jose, em vez de Jaco (Como diz Mateus).

. Ha 7 diferencas antepassados imediatos de Zorobabel (Lucas 3:26-27).

. Neri em vez de Jeconias, aparece como Pai de Salatiel (Lucas 3:27).

. A descendencia de Jesus passa por Nata (Lucas 3:31), em fez de faze-lo por Salomao, como menciona Mateus.

. Lucas faz retrodecer a genealogia ate Adao, passando por Abraao, ao passo que Mateus retrocede apenas ate Abraao.

Outra teoria e a de que ambos (tanto Lucas como Mateus) omitiram alguns nomes, sem ambos terem feito qualquer tentativa de apresentarem listas absolutamente completas e que se pudessem considerar originais e verdadeiras, mas apenas um sumario. Ha tambem aqueles que defendem duas linhagens diferentes, uma real (Mateus) e outra simples e humana (ou sacerdotal segundo alguns eruditas). As diferencas nos nomes tambem podem acontecer quando por exemplo for levado em consideracao de que Neri e Jeconias eram exactamente a mesma pessoa, porem chamados nos livros por nomes diferentes. Ou de que ainda Salatiel, dito filho de Neri, e Salatiel filho de Jeconias eram pessoas diferentes mas com o nome em comum entre eles. Ou ainda outra maneira que, seria segundo um costume da epoca, um deles morreu sem deixar herdeiros e o outro teria tido um filho para manter a linhagem do falecido.

No Livro da Abelha (C.1222) escrito por Salomao Akhlat, um Bispo Nestoriano sirio, texto em linha siriaca, a justificativa e o Levirato (costume entre alguns povos, que obriga um homem a casar se com a viuva do seu irmao), de forma a dar descendentes ao irmao falecido: Jaco, filho de Mata, era portanto meio-irmao, por parte de Mae, de Heli, filho de Melchi, mas como Heli morreu sem filhos, Jaco tomou a viuva do seu meio-irmao por esposa, de forma que Jose era filho natural de Jaco, mas filho legal de Heli.


No Seculo V ou VI, judeus nao-messianicos "Ante-Evangelho" classificaram o Sefer Toledot Yeshu ou Toledot Yeshu (O Livro da Historia de Jesus ou Historia de Jesus) um livro "Anti-Evangelho" (Ver M 1: 18N; aparentemente escritas para a informacao dos judeus em geral apos varios seculos de perseguicao da Igreja, representando Yeshua como sendo fruto de uma uniao ilegitima entre Maria e um Soldado romano chamado Yosef  ben-Pandera. Uma versao mais atenuada dessa Historia aparece no Talmude (Shabat 104b, Sanhedrin 67a) e na Tosefta (Chullin 2:22-23), veja igualmente em caso de interesse, Herford, Christianity in Talmud and Midrash [Cristianismo no Talmud e no Midrash].

Caro (a) leitor (a) prestes a chegar ao fim e antes de apresentar as habituais despedidas e votos de um ate breve tenho a dizer que tive um especial prazer em escrever esta cronica, talvez uma, ou ate, a mais importante deste ano e uma das mais importantes deste blog.

Deu me um enorme prazer trazer ate aqui este assunto e que sera alvo de leitura certamente para pessoas que se interessam por este tipo de assunto Historia, Genealogia, Teologia e ate mesmo Religiao e a propria Igreja. Sei que para alguns, tal como foi para mim algumas partes aqui escritas sao uma verdadeira novidade. Afinal Jesis Cristo sempre foi apontado como sendo o filho de Deus, escolhido para morrer pela salvacao dos pecados da humanidade e visto igualmente como sendo filho adoptivo de Jose "o Carpinteiro". Porem tanto como sendo filho legitimo de Maria e adoptivo de Jose tal como todos nos Jesus Cristo tem antepassados directos e por sua vez uma Genealogia a ser pesquisada e da qual fazem como seus antepassados grandes nomes descritos na Biblia desde Adao ate Abraao, Noe ou Jose e o Juiz Salomao.

Espero, agora sim no momento habitual de despedida que esta mesma cronica tenha sido do seu agrado e interesse e que possamos marcar um encontro aqui para breve, da minha parte com mais a escrita de uma cronica e pela parte do leitor com a nao menos importante leitura. Abraco e ate breve.

                                                                                                             Manuel Goncalves


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