Página

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023

 

Como tantos outros eventos, competicoes e festivais devido as restricoes do Covid a Jornada Mundial da Juventude foi cancelada em 2022 e realizada em 2023 entre os dias 01 de Agosto e 06 de Agosto de 2023 tendo como ponto mais forte e maior atractivo a presenca do Papa Francisco (2013) ou seja Jorge Mario Bergoglio (1936).

O evento chegou a ser constestado devido aos inumeros custos financeiros. Muitos criticavam o custo do evento como por exemplo do palco onde o Papa seria recebido e que originalmente se falavam em 4,2 milhoes de euros tendo-se falado depois em valores mais contidos de 2,9 milhoes de euros e por fim viria a ser anunciado que o mesmo teria o custo apenas de 450 mil euros e que seria inteiramente pago pela Igreja Catolica. Em Janeiro de 2023 era divulgado que o valor total do evento rondaria a volta dos 80 milhoes de euros, muito para um pais com economia em crise e com os impostos altos a crescer como Portugal.

Do Norte a Sul do Pais varias cidades se encheram de jovens a caminho de Lisboa, portugueses e estrangeiros lotaram transportes para realizar o seu desejo e objectivo de estarem presentes neste evento e festival organizado pela Igreja Catolica. Resta saber se tudo foi suficiente para dar lucro a organizacao e sobretudo a economia nacional. Gostaria de lembrar casos como a Expo 98 (1998), o Euro 2004 (2004) e todos os Rock In Rio que se tem passado em Lisboa. Alguns assumidamente tornaram-se um fracasso e a Expo 98 so trouxe e continua a trazer lucro por causa da mesma Expo homenagear os "oceanos" e o Oceanario continuar no mesmo local aberto ao publico, cada vez mais caro e que eu ja visitei duas vezes sendo o maior da Europa e o segundo maior Oceanrio do Mundo.


A XVII Jornada Mundia da Juventude foi um evento religioso que decorreu na Cidade de Lisboa e parte do Municipio de Loures, em Portugal, do Dia 01 de Agosto de 2023 ao dia 06 de Agosto de 2023, sendo que eventos adjacentes, que contaram com a presenca do Papa Francisco, tambem vieram a ocorrer nos municipios da grande Lisboa, como Oeiras, e no Santuario de Fatima. Tendo recebido mais de um milhao e meio de pessoas, viria a tornar-se na quinta maior Jornada Mundial da Juventude que ja haviam sido realizadas, juntamente com Madrid, Espanha e Czestochowa, Polonia (1991). Foi anunciada pelo Papa Francisco em 27 de Janeiro de 2019, no final da missa que assinalou o final da XXXII Jornada Mundial da Juventude, no Panama. Esta foi a decima vez que a Jornada Mundial da Juventude se realizou na Europa (1984, 1985, 1989, 1991, 1997, 2000, 2005, 2011, 2016, 2023); a terceira na Penisula Iberica (1989, 2011, 2023); e a segunda num pais lusofono (2013, 2023) e a primeira vez que Portugal recebeu a organizacao do evento.

A Jornada Mundial da Juventude de 2023, que deveria ter sido realizada em 2022, foi no entanto adiada para 2023 devido a Pandemia do Covid-19 (2019). O evento viria a realizar-se entre 01 e 06 de Agosto de 2023, e foi anunciado por Manuel Jose Macario do Nascimento Clemente (1948) mais conhecido como Dom Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, que tambem viria a explicar que a intencao da data foi a de conciliar da forma melhor possivel a agenda do Papa com as ferias escolares, para que o maximo de peregrinos pudessem participar e estar presentes. O anuncio por comunicado foi realizado em 04 de Outubro de 2021, propositalmente escolhido por ser o dia dedicado a Giovanni di Pietro Bernardone (1181 ou 1182-1226) um Frade Catolico italiano mais conhecido como Sao Francisco de Assis. As pre-jornadas foram organizadas em todas as dioceses portuguesas, a fim de preparar a juventude do pais para a grande Jornada Mundial da Juventude realizada em Portugal.

O Presidente da Republica Portuguesa, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa (1948), um conhecido Catolico devoto - que em Janeiro de 2019 ate protagonizou um video que viria a tornar-se viral na internet onde comemorava a realizacao da JMJ em Portugal - declarou, durante a JMJ que aquela era, "no seu genero, o maior acontecimento da democracia portuguesa".

No dia 06 de Agosto pelas 08 da manha, um Padre sul-coreano, confirmou que o seu pais iria receber a proxima edicao das jornadas mundiais da juventude. O anuncio foi igualmente confirmado pelo Papa Francisco na missa final da Jornada Mundial da Juventude 2023.

"Desejamos que todos conhecam a JMJ e se sintam convidados a participar. Mais do que estimar o numero de participantes, nesta fase gostavamos que a mensagem da jornada chegasse ao maior numero de jovens possivel. A JMJ e para todos. E um convite sempre renovado a uma experiencia maior da fraternidade universal a que o Papa Francisco nos desafia e de que tanto necessitamos actualmente".

                                                        - Nota do Comite Organizador Local da JMJ 2023.


Na celebracao que marcou o encerramento da Jornada Mundial da Juventude de 2019, na Cidade do Panama, no Panama, na presenca de milhares de jovens de todo o mundo, incluindo 300 jovens portgueses, estiveram, alem do Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, o Presidente da Republica Portuguesa, o Secretario de Estado da Juventude e Desporto, Joao Paulo Rebelo (1974), em representacao do Governo de Portugal, e igualmente do ex Presidente da Camara Municipal de Lisboa, Fernando de Medina Maciel Almeida Correia (1973) mais conhecido como Fernando Medina, alem de embaixadores, seis bispos (das dioceses de Lisboa, Guarda, Coimbra, Braga e Braganca-Miranda) e varios sacerdotes. Em conferencia de imprensa, o Presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa (CEP), Jose Ornelas Carvalho (1954) que havia sido Bispo de Setubal entre 2015 e 2022 e mantem o cargo de Bispo de Leiria-Fatima, afirmou que esperava que Portugal recebesse entre 1 a 2 milhoes de jovens no Verao de 2023 e adiantou que o local "mais provavel" para os eventos conclusivos da JMJ 2023 seria a margem direita do Rio Tejo, junto ao Mar da Palha, em Lisboa, e que evoca o Mar da Galileia por onde Jesus andou.

Embora o evento principal tenha decorrido junto ao Parque do Tejo, em Lisboa, foram esperadas peregrinacoes dos jovens participantes ao Santuario Nacional do Cristo Rei (1959), em Almada, na margem Sul do Tejo, ao Santuario da Nossa Senhora de Fatima - que o Papa Francisco visitou no Dia 6 de Agosto - na Cova da Iria, e, ainda, ao local do nascimento do Santo Antonio de Lisboa (1195 (?)-1231).

No dia 20 de Abril de 2020, o Estado do Vaticano anunciou oficialmente a mudanca de data, inicialmente prevista para a jornada, devido a pandemia COVID-19. O Comite Organizador Local (COL) aceitou a decisao do Pontifice. O Encontro Mundial das Familias, que estava programado para ser em Roma em Junho de 2021, tambem acabaria por vir a sofrer um adiamento de um ano ficando programado para Junho de 2022 pelas mesmas razoes. Em nota o Vaticano, dentre outras coisas afirmaria na altura:

"Devido a actual situacao de saude e suas consequencias no movimento e agregacao de jovens e familias, o Santo Padre, juntamente com o Dicasterio para os Leigos, a Familia e a Vida (2016), decidiu adiar o proximo Encontro Mundial da Familia por um ano, agendado para Roma em  Junho de 2021, e a proxima Jornada Mundial da Juventude, agendada em Lisboa em Agosto de 2022, respectivamente em Junho de 2022 e Agosto de 2023".

                                                       - Nota do Vaticano sobre a mudanca de data da JMJ 2022 para 2023.


O logotipo do evento foi revelado e apresentado no Dia 16 de Outubro de 2020. A Autora do mesmo logotipo e a Designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, uma jovem de 24 anos. Estudou Design em Londres e actualmente trabalha numa agencia de comunicacao em Lisboa.

- Significados do Logotipo:

. Cruz:

A cruz de Jesus Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, e o elemento central, de onde tudo nasce.

. Caminho: 

Tal como indica o relato da Visitacao que da tema a JMJ 2023, a Virgem Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir sua prima Santa Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem "o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperanca e a generosidade" (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinamica que evoca o Espirito Santo.

. Terco:

A opccao pelo Terco do Santo Rosario  celebra a espiritualidade do povo portugues na sua devocao a Nossa Senhora de Fatima. Este e colocado no caminho para invocar a experiencia de peregrinacao que e tao marcante em Portugal.

. Virgem Maria:

A Virgem Maria foi desenhada para representar a figura do Evangelho de Sao Lucas (C.1-16-C.80-100) igualmente conhecido como Sao Lucas, o Evangelista em Lucas (1, 39) e potenciar uma maior identificacao com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade propria da sua idade, caracteristica de quem ainda nao foi mae, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida de Virgem Maria.

- Dados Pessoais da JMJ 2023 em Lisboa:

. Local: Lisboa, Portugal.
. Data: 01 a 06 de Agosto de 2023.
. Tema: "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc. 1, 39).
. Papa: Papa Francisco.
. Hino: "Ha Pressa no Ar".
. Anterior: JMJ 2019 na cidade do Panama, Panama.
. Posterior: JMJ 2027, Seul, Coreia do Sul.
. Site: https://www.lisboa2023.org/


- Patronos: 

Os patronos da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa foram figuras catolicas que, na sua juventude, deram passos decisivos no caminho da santidade:

. Sao Joao Paulo II (Papa).
. Sao Dom Bosco (Sacerdote e Fundador da Congregacao Salesiana).
. Sao Vicente de Saragoca (Diacono e Martir).
. Santo Antonio de Lisboa (Frade Franciscano e Doutor da Igreja).
. Sao Bartolomeu dos Martires (Frade Dominicano e Arcebispo Catolico).
. Sao Joao de Brito (Missionario Jesuita e Martir).

- E o Bem Aventurado:

. Beata Joana de Portugal e Coimbra (Princesa portuguesa e Freira Dominicana).
. Beato Joao Fernandes (Jovem Jesuita e Martir).
. Beata Maria Clara do Menino Jesus (Fundadora da Congregacao das Irmas Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceicao).
. Beato Pier Giorgio Frassati (Jovem Leigo italiano).
. Beato Marcel Callo (Jovem Escuteiro e Martir).
. Beata Chiara Badano (Jovem Leiga italiana do Movimento dos Focolares).
. Beato Carlo Acutis (Jovem Leigo italiano).

. Devocao:

A imagem da Nossa Senhora de Fatima viajou, na madrugada de 21 de Janeiro de 2019, ate ao Panama para assim estar presente na Jornada Mundial da Juventude de 2019 evocando a memoria do cunho mariano que o Papa Joao Paulo II desejou imprimir quando idealizou a realizacao da primeira jornada. Dando continuidade a isso, na Jornada Mundia da Juventude de 2023, os jovens serao especialmente convidados a rezar e aprofundar a principal devocao recomendada nas aparicoes da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fatima, especificamente a Oracao do Santo Rosario.

. Tema:

A Jornada Mundial da Juventude de 2023 teve como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente". (Lc 1, 39).


A organizacao da Jornada Mundia da Juventude de 2023 corresponde ao Dicasterio para os Leigos, a Familia e a Vida (2016). No momento do anuncio no Panama da JMJ de Lisboa, o seu Prefeito era o Cardeal da Republica da Irlanda, Kevin Joseph Farrell (1947), o Secretario, o Monsenhor brasileiro de Minas Gerais, Gleison de Paula Souza (1984).

A preparacao directa da Jornada Mundial da Juventude de 2023 em Lisboa foi entregue e confiada ao Comite Organizador Local (COL), presidida pelo Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente (1948), e contou com a participacao dos bispos auxiliares Dom Manuel Aguiar (1973), no sector logistico-pastoral, e Dom Joaquim Mendes (1948), na area pastoral.

A sustentabilidade da Jornada Mundial da Juventude de 2023 em Lisboa foi divida em 3 eixos principais: sustentabilidade financeira, com utilizacao adqueada de materiais e recursos; sustentabilidade social, trabalhando pela fraternidade universal; e sustentabilidade ambiental, cuidando e reduzindo o impacto do evento no Meio Ambiente.

No dia 22 de Abril, Dia Internacional da Mae Terra tambem chamado unicamente como Dia da Terra, a Comissao Organizadora Local (COL), com o apoio da Camara Municipal de Lisboa, Camara Municipal de Loures, Electrao, ERP, EPAL, Lipor, Novo Verde, Sociedade Ponto Verde, SIMAR, Valorsul, Movimento Laudato Si', Corpo Nacional de Escutas, EFG, Associacao de Limpeza Urbana, EGF - Environment Global Facilities e Grupo de Projecto para a JMJ de Lisboa 2023 (Governo XXIII) publicaram um texto onde se comprometiam a "fazer da sustentabilidade um objectivo central da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023". Estas entidades e organizacoes trabalharam com o LOC no desenvolvimento da estrategia para a sustentabilidade da JMJ de Lisboa 2023.

A partir da Enciclica do Papa Francisco Laudato Si' na qual no Capitulo II da mesma Ponto 95 afirma que"o Meio Ambiente e um bem colectivo, patrimonio de toda a humanidade e r0esponsabilidade de todos (LS 95), 50 fundacion Jornada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, em Associacao Global Tree Initiative, lancou um desafio global a plantacao de arvores que teve entao como objectivo alertar sobre a importancia da biodiversidade e igualmente das alteracoes climaticas para aumentar a conscializacao sobre e acerca dos seus efeitos. 

Antes do evento foram plantadas e dedicadas 17.980 arvores para a JMJ de Lisboa 2023.


A JMJ de 2023 realizada em Lisboa revelou se um evento muito significativo para Portugal do ponto de vista economico e de reputacao, tendo vindo a fortalecer consideravelmente a "marca Portugal". A Consultadora OnStrategy, especializada na avaliacao financeira e estrategica de marcas, considerou que as dimensoes de notoriedade, admiracao, confianca, ambiente politico, ambiente economico, ambiente social, valores, cultura, beleza e relevancia internacional do Pais tiveram com a JMJ um impulso notavel.

Em 2022, um relatorio da OnStrategy classificou Portugal como tendo uma forca e reputacao moderadas internamente (62, 7 pontos) e vulneravel externamente (57, 9 pontos). No entanto, era esperado que esses indicadores melhorassem na proxima edicao de 2023, gracas a JMJ. Pedro Tavares comparou a influencia da JMJ na reputacao de Portugal com alguns eventos anteriores realizados em terras lusitanas, como a Exposicao Mundial de 1998 e o Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que tambem tiveram um impacto positivo na imagem do Pais sendo o Euro 2004 sido considerado o segundo melhor de todos os tempos em termos de organizacao, atras somente do Euro 96 realizado em Inglaterra.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, Portugal esteve nos centros das atencoes da imprensa internacional, com 40.733 noticias online sobre o evento, segundo dados da Cision. Paises como Estados Unidos, Italia, Espanha, Alemanha, Franca, Brasil, Reino Unido, Argentina e Coreia do Sul deram um enorme destaque a cobertura da JMJ de 2023 em Lisboa. Marta Bicho, Directora da IPAM de Lisboa, sublinhou que gracas a JMJ, pessoas de mais de 151 paises aprenderam mais sobre Portugal, o que podera influenciar ate futuras decisoes turisticas e ate na escolha de realizacao de outros eventos internacionais.


Segundo um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers (1849) conhecida tambem como PwC, o evento teria um custo total de 161 milhoes de euros (sendo que somente 80 milhoes seriam financiados pela Igreja, a mesma multinacional de consultadoria britanica previu, no inicio de Julho de 2023, que apesar dos custos altos para a realizacao o evento teria um retorno de investimento entre 411 milhoes e 564 milhoes de euros (Valor Acrescentado Bruto), tendo ainda entre 811 milhoes e 1100 milhoes de impacto em termos de producao. Contudo, os dados do Banco de Portugal (1846) revelavam uma certa retraccao de actividade economica, em particular no sector do turismo, durante o periodo do evento, uma vez que o fluxo turistico normal viria a ser interrompido, tendo em consideracao que muitos turistas evitariam o periodo do evento para visitar Lisboa, devido ao afluxo significativo de peregrinos. De acordo com os dados do Banco de Portugal, os indicadores de dormidas em hoteis, consumo em restaurantes e compras de vestuario e calcado registaram uma evolucao negativa logo a partir da segunda semana de Julho e ate ao final da Jornada Mundial da Juventude.

Estimativas de lucros anunciadas antes do evento colidiram com a perspectiva de alguns comerciantes de Lisboetas, alguns deles deram conta da ausencia dos clientes habituais (incluindo moradores) e de turistas com o perfil habitual, que evitaram estes locais devido a enchente de pessoas na cidade e as alteracoes no funcionamento da mesma que foram feitas, como cortes de transito, durante a mesma semana em que o evento foi realizado. No sector da restauracao e bebidas, os peregrinos eram um tipo de clientes, segundo o testemunho de alguns empresarios do sector, que consumiam pouco cerveja e muitas aguas, o que, tendo em consideracao a ausencia dos clientes habituais, nao deu um impulso particular ao negocio, tendo este sido mesmo afectado pelas dificuldades dos fornecedores chegarem aos estabelecimentos, devido aos cortes que haviam sido efectuados no transito, foram tambem registados cancelamentos de reservas, encerramentos de restaurantes e quebras na facturacao dos restaurantes que mesmo assim se mantiveram abertos, tambem devido a ausencia do afluxo habitual de turistas. O regresso dos turistas habituais, que veio a acontecer logo apos o fim do evento, impulsionou novamente o sector da restauracao, depois do impacto negativo do evento anterior no sector.

Por outro lado, durante o periodo de realizacao da JMJ, foi notavel o aumento de visitantes na Cidade de Lisboa, os hoteis estavam lotados ou apresentavam taxas de ocupacao bastante elevadas e bem acima da media normal e habitual, com quartos livres a precos superiores ao normal, o que gerou um mercado paralelo de aluguer de apartamento e ate de particulares a alugarem quartos vagos e disponiveis em suas casas. Em 2022, a taxa de ocupacao das camas nos hoteis em Portugal nas mesmas datas atingiu uma media de 33,1%, durante a JMJ a taxa de ocupacao atingiu uma taxa de 89% a 91%, segundo um inquerito da Associacao da Hotelaria de Portugal tambem conhecida como AHP. A visita do Papa Francisco a Portugal que era uma das atraccoes do evento da JMJ fez disparar a ocupacao e o preco nos alojamentos em Lisboa, na sua area metropolitana e nos arredores do Santuario de Fatima.


Esta edicao do evento foi alvo de varias polemicas, como o facto de decorrer nos meses seguintes a revelacao das conclusoes da Comissao Independente Para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Criancas na Igreja Catolica Portuguesa e a subsequente resposta da Igreja Catolica Portuguesa, vista por catolicos e associacoes como insensivel e/ou insuficiente; os custos do evento e o seu avultado financiamento por parte do Estado Portugues, prevendo-se que viesse a custar 80 milhoes aos cofres publicos (num momento em que Portugal passa por uma grave crise habitacional, registando a maior taxa de inflacao desde o inicio da Decada de 1990), os gastos relativos a contratos por ajusto directo por parte da Camara Municipal de Lisboa e tambem igualmente de outras autarquias portuguesas de varias partes do pais (principalmente quatro municipios da Grande Lisboa: Loures, Oeiras, Cascais e Almada) sendo o exemplo mais mediatico foi a construcao do palco-altar feita de proposito e em particular especialmente para receber o Papa Francisco no Parque do Tejo (1998) tambem conhecido como Parque do Tejo e do Trancao, que contrasta com o financiamento em parte privado da edicao de Madrid, em 2011, o desmontar do monumento falico do Escultor portugues, Joao Pires Cutileiro (1937-2021) no Parque Eduardo VII (1945) igualmente conhecido como Parque Eduardo VII de Inglaterra e anteriormente chamado de Parque da Liberdade, onde o Papa Francisco tambem viria a marcar presenca; as greves por parte do pessoal medico e das forcas publicas de seguranca, assim como uma marcacao de greve por parte dos revisores da Empresa Comboios de Portugal, E.P.E (1860) vulgarmente conhecida como CP que acabaria por ser suspendida uma semana antes do evento; o simples empreendimento num evento de cariz religioso por parte do Estado Portugues que, segundo a Constituicao da Republica Portuguesa, e, na pratica, laico, nomeadamente na pessoa do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa e do Presidente da Camara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Felix Moedas (1970), que preside a Autarquia desde de 2021, que nas vesperas das jornadas foi uma das pessoas que carregou uma cruz para o interior do edificio daquele organismo autarquico.

Em termos de protestos contra o evento, no Dia 27 de Julho de 2023, um dos ultimos dias para a preparacao do Campo da Graca, o Espaco do Parque Tejo dedicado ao evento, o Artista Plastico portugues, Artur Bordalo (1987) mais conhecido pela alcunha de Bordalo II ou Bordalo Segundo, estendeu uma "passadeira da vergonha", composta por representacoes de notas de 500 euros, no palco-altar do Parque Tejo, numa critica aos "milhoes do dinheiro publico" investidos nesta edicao da Jornada Mundial da Juventude. Tendo em conta a facilidade com que esta accao fora levada a cabo, e devido a questao de falta de seguranca do local, o Sistema de Seguranca Interna, um dos orgaos dos Servicos Secretos do Estado Portugues, emitiu um comunicado no dia seguinte, 28 de Julho de 2023. De igual modo, o Observatorio de Seguranca, Criminalidade Organizada e Terrorismo criticou a falta de segurancao no espaco nesse dia. Tambem ranto e igualmente Carlos Moedas como o Ministro da Admnistracao Interna portugues, Jose Luis Carneiro (1971), vieram a publico dizer que nao tinha havido nenhuma falha de seguranca. O Presidente da Camara Municipal de Lisboa tambem reagiu ao protesto de Bordalo II ao gravar um video em que satirizou o mesmo polemico protesto, afirmando de que ali todos eram bem-vindos, no mesmo local no Dia 28 de Julho. Alem disso,  um Tweet viral apelidou Bordalo II de "hipocrita", "por acumular mais de 700 mil euros em ajustes directos com entidade publicas desde de 2019". Isto confirmado pela plataforma de verificacao de factos Poligrafo, que corrigiu a data para Abril de 2018.


No Dia 02 de Agosto de 2023, a Camara Municipal de Oeiras viria a remover, sem fundamento legal e alegando de que se tratava de <<publicidade ilegal>>, um cartaz colocado num suporte em Alges , que chamava a atencao dos participantes no evento para as mais de 4800 criancas abusadas pela Igreja Catolica em Portugal. Apos os mesmos protestos e acusacoes de censura e coercao do direito de liberdade d expressao, a Camara Municipal de Oeiras repos o cartaz num outro suporte em Alges no dia seguinte.

Tambem e ainda no Dia 02 de Agosto, um Peregrino icou, como forma provocatoria e com intuito de demostrar a suposta hipocresia da Igreja Catolica relativamente a inclusao de todos, a bandeira trans no Parque Eduardo VII, onde decorria um dos eventos da mesma jornada, e foi censurado e criticado por outros peregrinos, que o acusaram de promocao ideologica. A organizacao da jornada defendeu o Peregrino que icava a bandeira.

No Dia 03 de Agosto de 2023, um grupo de fanaticos e religiosos ultraconservadores, com crucifixos de madeira e metal, e com o proposito de efectuar uma <<oracao reparadora para os pecados mortais da ideologia LGBTQIA+>>, invadiu uma eucaristia organizada pelo Centro Arco-Iria - um evento que, apesar de ocorrer durante a JMJ, nao estava estritamente relacionada com o evento -, na Igreja da Ameixoeira, em Lisboa. A Policia de Seguranca Publica foi chamada pelo Sacerdote que presidia a eucarista e o grupo foi removido depois pelos agentes da PSP, incorrendo no crime de impedimento, perturbacao ou ultraje a acto de culto. A eucarista ja tinha inicialmente antes da realizacao sofrido uma alteracao de local devido a ter se recebido ameacas de boicotear a mesma. O Ministerio Publico anunciou a abertura de inqueritos devido aos factos sucedidos.

No Dia 04 de Agosto de 2023 - durante o evento -, centenas de pessoas participaram numa manifestacao em plena Praca Martim Moniz, em Lisboa, intitulada "Sem PAPAS na Lingua", que pretendeu contestar os abusos perpetrados pela Igreja Catolica, a sua influencia sobre o poder secular no Pais e os elevados montantes investidos por organismos publicos portugueses no evento.

No Dia 05 de Agosto de 2023, cinco peregrinos LGBTQIA+, pertencentes ao Centro Arco-Iris, foram insultados, empurrados, apedrejados e viram as suas bandeiras LGBTQIA+ serem-lhes roubadas por um grupo de outros peregrinos, durante a vigilia, durante a vigilia que decorreu durante a noite desse dia no Parque Tejo, em Lisboa. O grupo teve que ser escoltado para uma zona segura do recinto do Parque Tejo e pediu a organizacao da jornada  para se reunir com os grupos de catolicos LGBTQIA.


Continuando a escrever sobre jornadas, estou eu agora chegando ao final de mais uma jornada e ja sao de facto muitas, devo dizer que foi com todo o prazer que as percorri sem nunca ter apresentado o minimo cansaco ou pensado em voltar para tras e desistir embora saiba que isso seria a alegria de muitos.

E lamentavel que num evento destes, um encontro de jovens, ainda para mais organizado pela propria Igreja Catolica acabassem por existir desacatos, divergencias de opnioes como foi relatado quase no final da cronica, pessoalmente penso que esses actos que chegaram a terminar em violencia com peregrinos a serem insultados, empurrados e apedrejados verdadeiramente lamentaveis, sobretudo porque no fundo talvez estivessem ali todos (ou quase) todos pela mesma razao, socializar com outros jovens e ate acabarem por estar na presenca do Papa Francisco.

Acredito que Portugal mais uma vez esteve bem na organizacao de mais um evento de grande impulso internacional. Somos um Pais pequeno mas que mais uma vez demostramos que sabemos receber e organizar eventos desta envergadura tal como foi com o Euro 2004, a Expo 98 e muitos outros eventos como varios Rock In Rio Lisboa.

Caro (a) leitor (a) em altura de despedidas espero que tenham gostado de mais uma destas cronicas do blog que conta ja com esta em 393 posts publicados dividos sobretudo entre Cronicas sobre os mais diversos assuntos, Poemas e Contos breves, etc. Espero te-lo por aqui em breve lendo novos posts que estarao ao seu inteiro dispor em breve, ate la, abraco.

                                                                                                        Manuel Goncalves
















Sem comentários:

Enviar um comentário