Página

quarta-feira, 24 de julho de 2024

40 Contos, 40 Autores


Ainda um dia vou escrever uma analise acerca deste mesmo livro por enquanto esta cronica serve mais como resposta aquele Senhor que nos comentarios de alguns dos meus posts aqui do blog sempre me tem criticado e colocado em causa as minhas qualidades a escrever.

Seria algo aceitavel se nao tivesse conhecimento das verdadeiras razoes desta mesma inamizade, que por mim muitas vezes ate levo com total desprezo. Pois e caro amigo Diogo Santos agora quero ver qual e a desculpa, sim, certamente vai dizer que isto de eu aparecer neste livro, de um trabalho meu ser apresentado neste livro somente aconteceu porque sendo a minha forma de escrever tao ma eu acabei por pagar a alguem para estar aqui nesta obra literaria.

A unica verdade e que eu nao sou e nem nunca fui alguem que ja criou varios blogs sempre sem qualquer tipo de sucesso. Nao sou nem nunca fui alguem que se intitulava e intitula por coisa que nao e, que nao fez.
                                       

A prova esta aqui, agora bem presente diante de todos os que a quiserem ver, agora peco entao ao mesmo Senhor que sempre me criticou, que sempre procurou me humilhar que demostre aqui o que vale, que prove aqui o seu valor. Valor esse que me parece ser como ja fiz referencia o de alguem que escreve em blogs sem qualquer tipo de sucesso porque o que escreve nao tem qualquer tipo de interesse.

Pode me criticar, pode continuar a faze-lo que o meu sucesso esta a mostrar-se, o meu talento tem tido o seu reconhecimento, ja nao tenho a provar nada para ninguem. O problema do mesmo Senhor sem duvida, cheguei mesmo a dize-lo aqui em comentarios do blog e a inveja. A inveja de querer escrever e nao ter alem do mesmo talento que eu o mesmo sucesso. O problema do mesmo Senhor e algo ja com barbas e saber que eu andei com pelo menos uma mulher com quem ele apenas sonhava andar, saber que essa mulher foi minha, se entregou a mim e que certamente nao fomos para a cama para estar a jogar as cartas.

Tive a sorte de seguir uma Editora portuguesa que procurava escritores que aceitassem escrever um conto breve para publicar numa antologia que a mesma Editora planeava publicar, onde, igualmente pretendia dar uma oportunidade de publicar algo a escritores como eu. Encontrei esse post da Editora e resolvi arriscar, tentar, nao tinha mesmo nada a perder. 

Inicialmente eram 20 Contos, 20 Autores mas a concorrencia era tanta e a Editora apos escolher 20 viu que existiam contos breves excluidos com tantas qualidade (por sorte nem todos escrevem como o Senhor Diogo Santos, sem qualidade alguma) decidiu que seriam 40 Contos, 40 Autores. Eu procurei participar ainda era para serem apenas 20 e ja nessa altura fui um dos seleccionados.

Eu escrevo com amor, paixao, com uma entrega total e nunca me preocupei com a quantidade daquilo que escrevo, prefiro me preocupar com a qualidade.

Nunca me preocupei muito em demasia com as criticas desse senhor aqui para comigo mas nunca fui de deixar alguem sem resposta. Eu tenho talento, talento reconhecido por muita gente que mesmo antes do dito senhor ter nascido ja eram pessoas formadas com as quais me cruzei na vida e que reconheceram o meu talento, somente precisava de uma oportunidade e a mesma me foi dada. E certo que esta obra nao e so minha, ate podia ter sido escrita e publicada sem a minha presenca, mas a realidade e bem diferente.


Sim ainda nao ganho dinheiro a escrever como uma vez veio a insinuar o dito senhor, e verdade nao ganho mas ao contrario do que ele afirmou ele tambem nao ganha, outra das suas mentiras. A diferenca que existe entre nos, primeiro e que eu tenho talento, tenho capacidades, ele nao. A outra diferenca e que ambos podemos escrever e nunca ganhamos dinheiro com isso mas eu vou ganhando nome, vou ganhando fama, vou conquistando o meu lugar.

Podem acreditar de que um dia aparecera uma obra semelhante a esta, talvez ate muito semelhante porque sera mais uma obra que reunira um numero de contos breves e essa sera apenas da minha autoria. Esse Senhor Diogo deveria saber que nunca deve desafiar alguem com o sobrenome de Botas, e um sobrenome demasiadamente grande e nao engolem ofensas mas respondem as mesmas na medida certa.

Vou continuar em principio a minha relacao de amizade com esta Editora, nada tenho a perder e apostaram em mim quando eu ainda nao tinha publicado nada em um livro fisico. Anteriormente publiquei poemas em um jornal da escola depois apareceu a Antologia Poetica africana, mas essa foi publicada apenas em e-book.

Pergunto, se tiver coragem e tomates o dito senhor que me diga nos comentarios para que Editora literaria habitualmente escreve, diga-me o titulo dos livros que escreveu. Sim tem que existir isso, porque afinal o dito sujeito afirmou me que ganha a vida a escrever enquanto eu trabalhava numa fabrica de flores.

Tenho pena de gente que vive a vida fazendo da sua realidade aquilo com que sonha e nao do sonho realidade, e como viver uma ilusao, viver uma vida artificial, viver aquilo com que se sonha sem o sonho se tornar uma realidade, e triste, tenho ate mesmo pena.

Espero que tenha servido de licao ao camarada que e uma das pessoas que sem duvida mais me inveja na vida, nao apenas por eu mostrar talento e capacidades para escrever e por ter sucesso ao contrario do mesmo mas por outras razoes pessoais. Quanto a isso nada posso fazer e ate e algo que me deixa profundamente feliz, so os grandes homens sao profundamente odiados e se duvidam vejam varias partes da Historia, estudem mais sobre Hitler e Napoleao e vejam se apesar do que fizeram e serem odiados nao acabam por serem grandes homens.

Sem qualquer tipo de ressentimento ainda era capaz de ensinar essa pessoa a escrever, mas a escrever com qualidade de maneira a que consiga ter um blog e a dar continuidade ao mesmo e a nao ter que fazer um blog, publicar no maximo meia duzia de coisas que nem ao menino Jesus desperta qualquer tipo de interesse e depois a abandonar o mesmo. Caro DS escrever nao e para quem quer e para quem sabe e tem talento, como o amigo nao tem talento para o mesmo, o melhor seria como se costuma dizer, va dedicar-se a pesca.

Em relocao ao resto Caro (a) leitor (a) um enorme abraco e ate a proxima, para breve assim espero.

                                                                                                      Manuel Goncalves


17 comentários:

  1. Isto é tão triste, tão irreal, tão esquizofrénico, tão fora de contexto, tão abjeto, tão megalómano, tão completamente demente, descabido e sobretudo tão evitável. Tu escreves as coisas e nem sequer percebes as contradições em que te envolves, mercê da tua escrita torpe.
    Porque se tu realmente fosses um escritor de renome ias ser pago pelo teu trabalho, em royalties, mas tu próprio admites que não viste um tostão disto, e não vais ver. Vais continuar nas flores até aos 60, vais continuar a viver num quarto alugado, a comer refeições pré-cozinhadas, e tens muita sorte disso.
    Quanto ao resto, dou-te a liberdade de pensares o que quiseres de quem te escreve estas palavras, de verdade. Reduz-me ao teu nível, ou ainda menos, se isso te faz feliz. Pensa fixamente que eu quis mesmo a outra senhora, e nunca a tive. Pensa que sou um desgraçado que anda aí aos caídos pela rua, sem trabalho, sem casa e sem sequer saber escrever um cheque.
    Pensa em tudo isso se te faz sentir melhor contigo mesmo e com a tua escrita miserabilista. Mas continua a falar do "Diogo Santos", sempre. Só demonstra, que a bem ou a mal, a minha criação ainda por aí ainda na cabecinha de muita gente. Se achas que criar uma personagem destas que (quase) ninguém sabe quem é, mas toda a gente odeia, é próprio de alguém que não sabe escrever, então ok, tu é que és talentoso ;)

    PS: essa foto a meia página diz muito sobre ti. Um escritor que se diz de sucesso, mas sempre sozinho, com um copo de vinho carrascão na mão... Fodasse Paulo.. Tem dó.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu calculava ficaste mesmo fulo que nem me respondeste a perguntas importantes.

      Diz ai tu que ganhas dinheiro a escrever, diz ai qual e a tua Editora e os teus livros?

      Nunca escondi de ninguem e tenho muito orgulho nisso de me considerar um pouco boemio. Todos os bons escritores o sao, sobretudo os poetas, mas isso ja e muita areia para a tua camioneta entender.

      Vinho carrascao queres tu dizer, no fundo um bom Moscatel de Setubal. Gosto de bebe-lo, inspira-me para escrever bons contos como esse que foi publicado e esta provado (ao contrario de ti, eu provo o que digo), bons poemas e tambem inspira me a mandar foder gajos como tu. Nao te esquecas, estou a espera que me digas onde e que ganhas a vida a escrever.

      Tu fazes me lembrar um Arqueologo alemao de nome Heinrich Schliemann o autor da descoberta da cidade de Troia mas que esta comprovado de que nao passava de um mentiroso compulsivo e que muito provavelmente a descoberta do tesouro de Troia ate foi uma invencao sua.

      Eliminar
  2. Eu chateado? Longe disso, não é qualquer mequetrefe que me chateia. Mas, já agora, para além de nunca te ter dito que os meus proventos vêm de royalties de livros, também nunca te disse que tenho ou preciso de editora literária. Assumiste tudo, mas tudo, nessa cabecinha tonta e careca, como sempre.
    Há muitas atividades de escrita que dão bom dinheiro e não têm nada a ver com escrever livros. Mas tu és demasiado limitado e quadrado para perceber esse mundo da escrita teleológica.
    Enfim, não vale mesmo a pena. És um falhanço espetacular, mas continua a sonhar com o Diogo Santos. Compadeço-me que continues com essa paixão assolapada. Até acho que se um dia fosses mesmo ter um filho, e não um nenuco da feira, o irias apelidar de Diogo. Para quem chama o Heinrich Schliemann de mentiroso compulsivo, tens uma lata do caneco.

    ResponderEliminar
  3. E claro que ficaste chateado e para alem disso ficaste fulo, em bom portugues (ficaste fodido).

    Nao me parece que o falhado espetacular seja eu. Contribui para a publicacao de um livro, tenho combinado com a Editora apresentar-lhe o projecto de um livro semelhante, desta vez com contos apenas meus. Ai sim poderemos falar de royalties de um livro como e obvio.

    Sou tao falhado que voltando a tal senhora eu comi-a, fui com ela para a cama. Enquanto para ti isso foi um sonho, uma ilusao para mim foi uma realidade, uma realidade em que quando pensas nisso tens que ir para a casa de banho bater uma.

    Sonho contigo nao, vejo me e obrigado a dar-te a resposta certa porque afinal es tu que vens para aqui, sonhas tu sim comigo, espero que nao aja erotismo nesses sonhos porque nao estou virado para esse lado.

    Vendo que nao tens sucesso comigo ao procurar o que queres porque nao te viras para o Jose Castelo Branco, para o Ramos ou Goucha ate mesmo para o Cristiano Ronaldo?

    Nao tens cultura nem sabes quem e o Heinrich Schliemann faz-te falta muita leitura para teres metade da minha cultura, da minha inteligencia ja que esta provado nao tens metade do meu talento para escrever.

    PS: continua assim e mais uma vez te digo, ainda te vou dando trela porque sempre me ajudas a aumentar as visualizacoes aqui do blog com esse teu odio, os leitores gostam de acompanhar esse tipo de historias e tal como eu devem te achar um louco esquizofremico ao estilo de Vicent Van Gogh (figura que muito admiro) com a diferenca de que Van Gogh quando pegava num pincel sabia pintar, tu quando pegas numa caneta nao sabe escrever.

    ResponderEliminar
  4. Tu vives mesmo numa ilusão Kafkiana e numa bolha de ilusão surrealista.
    Fazes-me lembrar o outro que tinha vergonha de ser ele próprio, por isso se transformou em Diogo, pensando que isso ia tornar a sua vida melhor, mais interessante e mais preenchida.
    Depois de fazer incontáveis merdas e magoar profundamente alguém e depois de ter ido parar a uma cama de hospital por sua inteira culpa, ganhou coragem para mandar o Diogo, o Manuel, o Tomás e tantos outros personagens para o caralho, com a ajuda de uma psicóloga e a vida mudou. Se não para melhor, pelo menos para algo mais genuíno e autêntico. Percebes o porquê do blogue, meu anormal do cacete? Não era para ter sucesso, não era para ser lido por ninguém, era apenas uma terapia. Mas tu insistes na porcaria do sucesso, como se soubesses o que é isso.
    Sabes porventura o que é purgar sentimentos? Obviamente que não, nem sei porque te pergunto.
    Só ressalvo que mudança parte de nós, e nós temos de querer mudar, mas por vezes o passado não colabora, daí a terapia. Tu com quase 50 anos continuas a acreditar em unicórnios e pó de fadas, que vais ser rico, um potencial Paulo Minhalma, pai de um miúdo sobredotado chamado Diogo Santos Botas e casado com uma mulher que nunca te quis. Com sorte ainda vais escrever a biografia do João Neves.. Enfim, não é que não perceba o objetivo, mas é triste de mais. Nem falo do resto, é demasiado patético tentares posar como um homem de cultura e das artes e letras, porque és como um peixe fora de água...Quando atacas as qualificações dos outros então...tu que dás erros que nem um miúdo da quarta classe tem coragem de dar.
    Com isto me fico. Fico triste por ver alguém ir por um caminho que não é o dele, e que só vai levar a becos de frustração, e sem saída.
    Não te julgo, só tenho dó. Que Deus te proteja, e que ainda vás a tempo de viver a realidade.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A unica coisa que digo e que es tu triste, alem de miseravel claro. Tu estas doente, precisas seriamente de um tratamento e de um bom Psiquiatra para teres a certeza de que o mundo nao es somente tu ou as pessoas que odeias. Por falar em erros explica me la tu o que essa merda de "Minhalma"?

      Eliminar
  5. Tens de começar a beber menos vinho de pacote. Está-te a foder os cornos todos.
    E olha, não precisei de psiquiatra, mas também não tenho medo de dizer que recorri a psicólogos.
    Não estou doente não, te garanto: tu é que estás e nem entendes. Seu tonto megalómano, assassino da língua portuguesa.
    Nem o Raúl Minh'Alma conheces. Vai procurar na wikipedia, porco.

    ResponderEliminar
  6. As vezes tenho a sensacao de que pensas que estas a falar com o gajo que te anda a comer a peida, nao, nao estas. Estas apenas a falar com alguem que gosta de te meter no teu devido lugar.

    Estas doente sim e isso e grave. Os esquizofremicos nunca aceitam que estao doentes e esse o teu mal.

    Sou assassino da lingua portuguesa mas sempre que tenho procurado entrar em concurso de poesia, de escrever numa antologia de um livro, sempre que tentei isso nunca deixei de ser escolhido.

    Raul Minh'Alma, pois ouvi dizer que era o gajo que agora te comia.

    ResponderEliminar
  7. Sempre a mesma conversa porca, gasta, reciclada e recauchutada.
    Mas olha amigalhaço, vou de férias: foi um ano díficil e trabalhoso para mim, que não trabalho numa fábrica de florzinhas, por isso acho que mereço.
    Daqui a 3 semanas falamos. Até lá não endoideças com os convites das editoras. Sabemos o que os $$$$ podem fazer à mente de um homem cheio de (pouco) talento como tu.
    Abraço, dia 24 venho cá ver se és vivo ou se já transcendente o patamar dos eternos.

    ResponderEliminar
  8. Sim eu sei que ate os panilas vao de ferias. Acredito que tenha sido um ano dificil, afinal quem e que te quer para alguma coisa.

    Es e seras sempre uma criatura ignobil, sem talento, invejoso e facilmente capaz de odiar quem esta acima de ti.

    Ja te expliquei qual a unica razzao pela qual te dou alguma trela a ti que es tao lindo que ate se recusa a colocar foto na conta do google e por isso tens que ter nos comentarios o simbolo do blogger.

    O meu talento ou nao certamente nao sera a ti, gente inferior a minha pessoa que o terei de provar. Ja agora boas ferias, ja sei que vais acampar no Parque Eduardo VII.

    ResponderEliminar
  9. Fodasse mano, tanto ódio, aposto que escreveste essa merda com espuma no canto da boca. Adoro :D
    Estás no teu direito de opinar, cidadão. E sim, totalmente correto: acampei no parque Eduardo VII, sim casei com um travesti, sim sou subsidio-dependente, nunca trabalhei na vida, sim sou feio e careca, desdentado e, claro, sou demente, e ainda por cima não escrevo uma linha de texto sem erros.
    A desgraça alheia faz-te sentir melhor, com a tua vidinha de faz de conta? Ok, então ainda bem, continua a assumir :D
    Quanto à foto: era para te mandar a minha cabeça do cacete, mas achei melhor não. Obcecado já tu és, não precisamos de mais motivos.
    Morde-te aí, pulguento, é até ficar em ferida :D

    ResponderEliminar
  10. Vai la chamar mano a quem te fez as orelhas que nao tenho qualquer mistura de sangue contigo (agradeco a Deus por isso).

    Entao pa nao ias de ferias e so voltavas dia 24. Deves ter sentido que qualquer circo precisa de um palhaco, e ai sim, ninguem melhor do que tu para animar a malta. Es aqui o gozo da festa, o cromo da companhia.

    Nao me sinto melhor do que ninguem mas terias que comer muito pao para me chegares aos calcanhares.

    Em relacao a foto nao a colocas porque a tua cara ja e bem conhecida dos sites de gays a procura de pareceiro e corrias o risco de alguem te reconhecer. Nao sou obcecado por nada e nem por ninguem, nao te chamei para vir para aqui, comecaste a vir a partir do momento em que viste que eu papei a carne a quem nem conseguiste roer os ossos, isso porque? Porque es, sempre foste daqueles caes que ladram muito mas nao mordem. Chupa ai que e cana doce e a chupar ja tu estas habituado.

    ResponderEliminar
  11. Pilas, cús, gays, mamadas, contos de sopeiras e adolescentes envolvidas com homens de meia-idade, Master Tina, fantasias e delírios com fama, riqueza e agora paternidade.
    Essa tua cabecinha não dá mesmo para mais, são sempre os mesmos tópicos de arremesso.
    Eu nem sou muito de me queixar dos cromos que trollo pela net - e tu foste sem dúvida o maior (honroso segundo lugar para o meu finado amigo Augusto Rodrigues) - mas já começas a dar fastio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensavas tu pobre infeliz que aguentavas comigo. Nao companheiro tens muito pao para comer para me conseguires levar a derrota.

      Eu estou a realizar os meus sonhos, enquanto tu que ate ias estar de ferias para te sentires vivo tens que procurar marrar aqui com o Boss. Digo-te que es, nao passas mesmo de um morto, um merdas que nada faz na vida.

      Os cromos que trollas pela net nao sei quem sao, mas o que eu trollo sem duvida tu es o numero 1, se fosses aos Jogos Olimpicos vinhas de la com uma medalha, pensa nisso quando fizerem a modalidade desportiva de dar saltos de cu para a picha que e o que mais gostas de fazer.

      Acredito que os miseraveis tem sempre um fim muito triste e tu es um deles, otario do caralho que ves que so te dou trela porque assim sempre me vais aumentando aqui as visualizacoes com a tua presenca mas tambem com os leitores a acompanharem a tua triste figura nos comentarios.

      Conheci ja muitos cromos mas sem duvida tu es o maior de todos, so te faltava dizer que tinhas ido a Tailandia passar ferias e que agora estavas na Jamaica. Sempre foste assim? Muita mentiroso.

      Eliminar
  12. Ponto 1- Mas quais sonhos é que estás a realizar?? Trabalhas numa fábrica de flores, vives num quarto alugado, não tens mulher, não tens filhos, és um solitário que não sabe escrever nada sem erros de palmatória. Só te iludes com o contrário e andas sempre a bater nessa tecla a ver se cola, a ver se te auto-validas (a ver se alguém te diz que sim, que tens jeito). Podias perfeitamente ter um hobby em que fosses bom, mas tiveste logo de escolher uma coisa para a qual não tens o mínimo jeito. É galo, Paulinho !
    E não, não é por pagares para aparecer numa edição de autor de meia tigela que isso se vai modificar. E se disseres que não é a pagar, és um mentiroso do mais reles que há, porque sabes que é.

    Ponto 2 - Não estou na Jamaica não, nem estou na Tailândia, não senhor. Mas de uma coisa te dou a certeza: as minhas férias não as passo na Moita, num quartinho esquálido e reles, como tu te vês obrigado a fazer. E, milagre (!!) tenho net por aqui. A tecnologia é uma coisa maravilhosa não é?

    Ponto 3: Ao contrário do que me ensejas, eu estou muito bem na minha vida. Já estive mal, já estive no fundo do poço, mas tive (e tenho) uns grandes colhões para sair dessas situações. Se eu, resiliente e tomatudo não chego a lado nenhum na vida, então ninguém chega meu querido. Tu então....
    Mas, com sinceridade, não te desejo mal nenhum. Tu é que te odeias a ti mesmo com esta mitomania: enfastias um gajo com paciência de santo como eu, por isso imagina o que não pensarão os outros.

    Cresce e aparece. Vai rosnando por ossos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto 1- Os sonhos que estou a realizar foi aqueles com que sempre sonhei, e apenas o comeco, o resto ainda esta para vir. Tenho orgulho em trabalhar em uma fabrica, sim tenho, e um trabalho honesto e digno. Nao sei quem te contou que vivo num quarto alugado, e absolutamente falso, mas isso e criacao tua para tentares me deitar por terra aqui, vivo numa casa com 3 quartos, nao tenho mulher sim e uma verdade mas ao contrario de ti nao ando atras de homens, eu ja teria muito valor, ja teria muito talento, seria um futuro Fernando Pessoa e um romancista a altura de Camilo de Castelo Branco ou Eca de Queiroz, seria tudo isso se te desse bola no sentido que pretendias de me engatar para te comer a peidola.

      Nao paguei para aparecer em nada vi uma oportunidade, concorri e ganhei entre centenas fui um dos 40 escolhidos, com muito orgulho consigo deixar louco de raiva por duas razoes, uma por mostrar que te sou superior em tudo, duas porque nao consegues o que querias de mim, que te fosse ao pacote.

      Ponto 2- As minhas ferias qualquer pessoa pode ver que quando vou a Portugal ando sempre a rodar como convem Lisboa, Setubal, Sintra, Porto, queres mais? Nao posso e dizer que como tu trabalhas no Parque Eduardo VIII. Ainda acabas na TVI e para la que vao as bichas todas.

      Ponto 3- Colhoes foi coisa que nunca tiveste. Eu nao me odeio pelo contrario tenho orgulho em mim proprio. Ja agora quando for possivel vai ao El Corte Ingles, passa pela FNAC e compra a obra prima em que fui um dos 40 autores a participar, sim porque eu costumo agir, fazer ao contrario de ti que so consegues falar.

      Estou a espera de que um dia consigas me mostrar qual e o teu valor, talvez seja em conseguires levar com mangueiras de pretos por tras.

      Eliminar
  13. A doença deste animal a pedir provas daquilo que faço. Queres os recibos de ordenado também? Diplomas? Carta de recomendação da chefe?
    Cada dia estás mais louco, é o que é. Ou isso ou exageras no vinho de pacote.
    De qualquer modo vou sem dúvida adquirir essa sublime peça literária - porque quero gozar contigo até ao fim da tua vida com qualquer erro ortográfico que lá esteja, e que não tenha sido corrigido pelos angolanos. Vai ser bonito vai :D
    Ainda que 17 euros para limpar o cú ainda seja um preço elevado... E desses 17 não vais ver um tusto... ah escritor bem sucedido :D

    ResponderEliminar