Página

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Minha Patria



So quem esta ausente mas tem um amor enorme a Portugal vai entender melhor do que ninguem este post e pensar que afinal nao esta sozinho, tal como eu, mesmo ausente tem um enorme amor a Portugal.

Portugal sempre foi e sera um Pais de imigrantes penso que se pode considerar Portugal como tal desde da altura mediaval em que portugueses partiam para terras distantes do outro lado do mar e ate de outro continente e procurando uma vida igualmente digna mas melhor chegavam finalmente a terras de Vera Cruz e como sempre, alguns voltavam com alguma coisa outros sem nada, alguns optavam por ficar e nao voltavam e havia os que nao voltavam porque morriam por la, por essas terras de Africa, por essas terras das americas que eram agora portuguesas.

Portugal como dira o Poeta tondelense, Tomas Antonio Ribeiro Ferreira (1831-1901) mais conhecido como Tomas Ribeiro e que descreveu Portugal como sendo um Jardim a beira-mar plantado, onde considero eu que Portugal e na verdade nao um Jardim a beira-mar plantado mas um jardim para o mundo enviando muitas vezes suas flores para as terras mais distantes do imaginario, onde cada flor e claro, cada homem, cada mulher ou cada portugues que longe do seu jardim a beira-mar plantado, vive e trabalha sem nunca se esquecer de que e uma flor desse mesmo jardim.


Viver longe de Portugal muitas vezes e uma opccao, uma escolha mas isso nao significa que nos esquecemos de que somos portugueses ou que simplesmente detestamos, odiamos a nossa patria, o lugar onde nascemos.

Ser portugues e ter muitas vezes caracteristicas e gostos proprios. Comer sardinhas assadas com as maos, ou frango assado e um gesto tipico portugues mas isso tanto o podemos fazer em Portugal como no Brasil, Australia ou China.

Ser portugues e vibrar com o Benfica mesmo estando alem fronteiras, o Futebol ja e dito popular, e o opio do Povo. Portugues que se preze e aquele que se senta a mesa de uma esplanada com amigos a beber cerveja e o assunto principal so pode ser, futebol e mulheres.

Ser portugues e saber, ter decorado alguns dos melhores poemas dos Lusiados, e saber quem foi Camoes, Pessoa, Bocage e outros tais. Um bom portugues honrara sempre sua patria, sua cultura, sua lingua. Longe e distante tenho feito isso e defendido os nossos valores, a nossa cultura que em muito nos dignifica e faz nos sentir um orgulho imenso e enorme.

Senti repulsa quando muitos perante tudo e todos se meteram a criticar Portugal, defendi as minhas origens, minha patria, minha lingua com unhas e dentes e teve ocasioes que ate cortei relacoes com algumas pessoas.

Ser portugues nao e recusar-se a falar na nossa lingua, nosso idioma quando isso e possivel mesmo estando em outra terra, outro pais, dominado por outro idioma. Ja passei por essa situacao, em que gente que gosta de se armar em posh exigia que eu falasse com ela em ingles quando eramos portugueses, somente estavamos em Inglaterra, resultado, deixei de falar com tal pessoa.

Minha patria, sou teu filho, es minha raiz que me viu nascer e ouviu meu primeiro grito de vida, talvez o momento mais marcante da vida de uma pessoa, o nascimento. Tenho defendido sempre a ideia de que um portugues, tal como eu, pode ate viver uma vida mais anos fora de Portugal do que em Portugal mas e sempre um portugues, jamais o deixara de ser. Nao adianta tratar de alterar a nacionalidade. A nacionalidade nao se ganha com documentos, tratando de burocracias, alterando o que nao se pode alterar, a nacionalidade nao se ganha com documentos mas com o lugar onde nascemos, eis a razao porque nunca quis pedir nacionalidade britanica, me tornar ingles, como se isso fosse possivel na pratica, ja que em teoria e possivel a conta de documentos.

Sou o portugues tipico que ama o Fado e que melhor que ninguem entende o sentimento de tristeza que raramente o mesmo genero musical deixa de exibir. O Fado e um dos embaixadores mundiais da Cultura portuguesa e tal como Benfica, Amalia Rodrigues, Eusebio, Nossa Senhora de Fatima sao o expoente maximo da identificacao de Portugal no estrangeiro. Pode parecer inacreditavel mas certa vez trabalhei com um sul-africano que ao saber que eu era portugues elogiou o Benfica, falou me de Eusebio e de seguida me perguntou. qual e a capital de Portugal?

Minha patria que nao esqueco mesmo longe distante ou que em todo o momento me recordo a vida que em ti vivi e que o destino tao cedo me levou em ti a deixar de viver. Minha amada patria, es meu principio e como gostaria que em ti fosse o meu fim. Gostaria de em ti patria minha viver os meus ultimos dias, em ti queria dar o meu ultimo suspiro.

Minha patria ou patria minha que diferenca faz. Nada muda mesmo se distante penso em ti, mesmo que distante morra de saudade, de vontade de em ti estar. Penso que gostar de ti, te amar minha patria e minha virtude, meu fado, meu prazer e orgulho, sim orgulho me de ser portugues, tao portugues como foram aqueles que levaram a cultura e a lingua portuguesa mais longe e a fizeram ouvir mais alto como Camoes, Pessoa entre outros que souberam honrar nossa patria e que certamente como eu viveram uma vida com orgulho da mesma.

Um bom portugues pode nao ser aquele que vive em Portugal mas aquele que esta longe e nao esquece o seu pais, sua patria e ncao assim como sua cidade ou adeia do interior. Um bom portugues e saber que a forma perfeita ofender alguem sem muitas palavras e simplesmente mandando-o ir a "merda" se nao tiver coragem ou intimidade de o mandar para um sitio pior que o nome vulgar a que temos o habito de dar ao "penis". Um bom portugues e aquele que sabe o sentido de chamar "filho da puta a alguem". Um bom portugues e aquele que nao consegue conter as lagrimas nos olhos e as deixa escorrer pelo rosto quando num jogo de futebol da seleccao nacional ou em qualquer outro evento escuta, ouve o hino nacional.

Nao sera um bom portugues quem nao goste de Bacalhau, Feijoada a Transmontana, quem nao goste de um bom Cozido a Portuguesa num almoco de final de semana com a familia toda reunida. Nao seria um bom portugues aquele que nao insulta o arbitro de tudo quando ve o mesmo roubar a sua equipa as claras e as escuras.

Algumas tradicoes da cultura portuguesa vao morrendo. As touradas que eram um espectaculo de anos, seculos estao cada vez mais em risco de terem continuidade. E certo que as touradas continuam a ter muitos apoiantes e aficionados mas os grupos de defesa dos animais estao ganhando cada vez mais forca.

O portugues tipico e aquele que come e fala com a boca cheia, aquele que arrota e se peida, e aquele que tipicamente quando discute fala alto e nao respeita a ordem da conversa estando sempre a interromper, como disse Antonio Variacoes numa cancao "Quando fala um portugues falam dois ou tres, ninguem espera a sua vez". 

Minha patria, ou patria minha anseio voltar a pisar o teu mas ao longo dos anos tem sido sempre complicado e os problemas sempre tem surgido e originado o contrario das minhas vontades e desejos. Portugal estar cada mais tempo longe de ti mas nao esqueco que es a minha patria amada, meu lugar primeiro que sonho qualquer dia em ti me encontrar e voltar a encantar-me pela nossa amada Lisboa que igualmente eu tanto amo, sentir me feliz enquanto numa das ruas dos teus bairros tipicos em uma das tascas  que ainda conseguem manter-se abertas e manter as tradicoes das mesmas ir ouvindo, escutando a tristeza dos teus fados

                                                                                                 Manuel Goncalves






Sem comentários:

Enviar um comentário