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quarta-feira, 7 de abril de 2021

Senna VS Prost A Grande Rivalidade "Magico" VS "Professor"

 

Nunca na vida dentro do desporto vi uma rivalidade tao grande como entre o brasileiro Ayrton Senna da Silva (1960-1994) e o frances Alain Marie Pascoal Prost (1955) eles ate que eram bons amigos mas a amizade comecou a azedar quando o jovem Senna em 1988 chega a equipa McLaren ( criada em 1963, estreia em 1966) e comeca a tirar destaque e prestigio a Prost, tornando-se inclusive o Piloto de primeiro plano da equipa britanica, Prost ja era um piloto consagrado, ja havia sido campeao anteriormente, Senna nao tinha ainda nada disso, mas em uma equipa de primeira linha adivinhava-se que facilmente o brasileiro teria muito para conquistar inclusive titulos de campeao.
 
A rivalidade entre ambos os pilotos continuou mesmo apos Prost ter trocado a equipa britanica pela famosa equipa italiana, Ferrari (1929) por onde permaneceu 2 anos e apos estar um ano sem competir, regressou novamente a uma equipa britanica, desta vez para a, Williams (1976) que era de facto a melhor equipa na altura devido a ter os melhores motores e a McLaren correr com motores de segunda linha muito menos potentes.
 
A mesma rivalidade durou entre 1988 e 1993 embora muitos nao considerem assim, considerando que a rivalidade entre ambos so se tornou uma verdadeira rivalidade nos tempos em que ambos corriam pela equipa britanica. Durante essa rivalidade entre 1988 e 1993 se realizaram 6 campeonatos de Formula 1 tendo o brasileiro ganho 3 (1988, 1990, 1991) e o frances 2 (1989 (muito contestado), 1993) tendo o outro campeonato sido ganho por um piloto que considero ter vivido um pouco na "sombra" do brasileiro e do frances, falo do britanico, Nigel Ernest James Mansell (1953) campeao em 1992, de salientar que o britanico foi o unico Piloto a conseguir ser campeao de Formula 1 em um ano e no ano seguinte iniciar-se na Formula Indy e ser igualmente campeao na primeira temporada e unica que fez nas corridas Indy mas de facto o "Leao Britanico" nunca conseguiu superar verdadeiramente os rivais, o titulo de 1992 foi muito motivado pela diferenca entre a qualidade e potencia dos motores Mclaren e Williams Racing, mas avancemos e vamos ao que realmente interessa e me levou a escrever esta cronica, que dedico ao meu idolo da F1 de sempre, Ayrton Senna.
 

A rivalidade entre Prost-Senna era uma rivalidade bem conhecida de todos e provocou alguns problemas e confusoes na Formula 1 entre o frances e o brasileiro. A rivalidade entre os dois pilotos foi muito mais intensa na epoca em que eram companheiros de equipa na McLaren no Campeonato Mundial de Formula 1 em 1988 e na temporada do Campeonato Mundial de Formula 1 com um titulo para cada lado quando ainda hoje alguns reclamam que o titulo de Prost foi conquistado com ajudas superiores e que deveria ter sido Senna a ser campeao em 1989. A rivalidade continuou nao apenas entre os pilotos, mas tambem entre as equipas quando Prost partiu para a Ferrari ja no inicio da decada de 90. O relacionamento entre os condutores era tao polarizador quanto feroz, com confrontos entre os condutores a ser uma ocorrencia regular.

Como companheiros de equipa, Senna e Prost venceram 25 das 32 corridas nas temporadas de 1988 e 1989, significando o dominio puro dos pilotos e daquele que penso ter sido apesar de tudo o "Dream Team" da Formula 1, os dois eram a "Equipa Maravilha", significando o dominio puro e total dos dois colegas sobre os restantes rivais e campo competitivo e outros fabricantes. Senna acumulou 14 vitorias e teve 26 pole positions, enquanto Prost teve 11 vitorias e conquistou apenas 4 vezes o primeiro lugar na grelha de partida e ambos conquistaram um Campeonato Mundial de Formula 1. Como adversario, Senna acumulou 21 vitorias contra a 12 de Prost. Durante o periodo de seis anos (1988-1993) em que a rivalidade estava activa, Senna venceu os seus tres campeonatos mundiais de Formula 1 com o frances ganhando apenas 2 durantre esse periodo, incluindo um ano de ausencia por parte de Prost em 1992 e a rivalidade so nao se prolongou por 1994 porque o frances se retirou da Formula 1 de vez no final da temporada de 1993 apos conquistar o seu quarto titulo. 


A rivalidad entre Senna-Prost e amplamente considerada como uma das mais ferozes na Formula 1 ate aos presentes dias de hoje. Com os dois pilotos sendo considerados por muitos como dos dois melhores para competir na modalidade, o brasileiro e o frances estiveram na vanguarda da direccao sem medo, com a determinacao implacavel de vencer. Prost chegou a McLaren em 1984, tendo como companheiro de equipa o ja experiente austriaco e campeao, Andreas Nikolaus Lauda (1949-2019) que ficou mais conhecido como Niki Lauda. O frances venceu seu primeiro campeonato em 1985 e repetiu a proeza novamente um ano depois em 1986. Foi o proprio Prost que convenceu os dirigentes da McLaren a contratar Senna quando o mesmo corria ainda pela britanica, Lotus, em 1988. Curiosamente foi nesse ponto que a rivalidade comecou, com Senna vencendo por pouco o campeonato de 1988 contra Alain Prost. A batalha pela supremacia entre os dois companheiros de equipa veio a tona nos anos seguintes com alegacoes de tratamento preferencial e favoritismo em relacao a Senna, levando mesmo Prost a deixar a equipa e a ir para a rival italiana, Ferrari, em 1990. Isso levou a que a rivalidade deixasse de ser uma questao pessoal entre os dois pilotos e passou a ser igualmente uma rivalidade de equipas entre a McLaren e a Ferrari e mais tarde entre a McLaren e a sua compratriota Williams.

Senna venceu o Campeonato Sul-Americano de Kart em 1977 quando era ainda um jovem de 17 anos, com seu sucesso se traduzindo na arena global de Karting, onde acabou por vir a ser vice-campeao no Campeonato Mundial de Kart de 1979 e de 1980. Senna continuaria a ter uma carreira rodeada de exito e sucesso sua ascensao a Formula nos anos seguintes era algo obvio nos anos correspondentes.

Cinco anos mais velho que Senna, Prost nasceu na cidade de Saint-Chamond, perto das cidades de Lyon e de Saint-Etienne, na Franca. Optando por deixar a escola e os estudos em 1974 para apostar numa carreira a tempo integral de Piloto de corridas, Prost deu nas vistas, tendo ganho varios campeonatos nacionais e mundiais de Kart, veio a fazer a sua estreia na Formula 1 em 1980 tornando-se Piloto da McLaren sob o comando do americano, Edward Everett "Teddy" Mayer (1935-2009).


Senna entrou no cenario da Formula 1 pela primeira vez por ter chamado a atencao pelos seus excelentes resultados e actuacoes no Campeonato Britanico de Formula 3 em 1983, equipas como, Williams, McLaren e Brabham (1961-1992) ainda tiveram Senna como Piloto testando os seus carros. No entanto, sem sucesso ou pelo menos sem o Piloto conseguir chegar a acordo para assinar contrato com uma das referidas equipas anteriores, tendo o jovem talentoso mas ainda desconhecido piloto brasileiro que se contentar com a vaga conseguida numa equipa de segundo plano bem mais modesta e foi pilotar para a Toleman (1981-1985) ficando um ano na equipa britanica na temporada de 1984. A Toleman realizava apenas a sua quarta temporada na F1 e ainda assim apesar de ser uma equipa modesta, Senna deu nas vistas e fez bons resultados terminando inclusive uma corrida acima do quarto lugar. Ate 1988 Senna e Prost nao foram rivais, apenas pilotos que pilotavam em equipas diferentes e de outro patamar. Em 1988 tudo iria mudar os dois estavam prestes a comecar a epoca na McLaren uma equipa revigorada e extremamente rapida, a partir dai os dois enfrentaram uma rivalidade tenaz.

Apesar do frances ja ter conquistado o Campeonato Mundial de Formula 1 por duas vezes (1985, 1986), a natureza implacavel do estilo de conducao de Senna muitas vezes desafiou a natureza calculada do estilo de Prost. Suas abordagens contrastantes de corrida, em combinacao com dois homens tendo um carro dominante, era inevitavel que houvesse momentos altamente controversos dentro e fora de pista. Ao longo de seu tempo na Formula 1, Prost terminou com 51 vitorias e 4 campeonatos mundiais (1986, 1987, 1989, 1993). Senna, antes de morrer tragicamente num acidente em 1994 no Grande Premio de San Marino, teve 41 vitorias e 3 campeonatos (1988, 1990, 1991) em seu nome. Tudo isto com Prost a disputar entre 1980 e 1993, 202 grandes premios (199 largadas) e Senna entre 1984 e 1994, 162 grandes premios (161 largadas).


A Pre-temporada de 1988 foi repleta de especulacoes sobre e acerca de quem ganharia o campeonato como seriam as escalacoes dos pilotos. Foi entao anunciado que Ayrton Senna ingressaria na Equipa McLaren-Honda, tendo a equipa Alain Prost como Co-Piloto. Muitos entendidos de Formula 1 esperavam que Prost dominasse, no entanto, a natureza implacavel de Senna e as suas actuacoes no fio da navalha, a forma arrojada de pilotar ate ao limite maximo fizeram o brasileiro ganhar o campeonato de 1988 e conquistar o seu primeiro titulo de Campeao Mundial de Formula 1 no final da temporada o que para muitos era algo que se adivinhava apesar do favoritismo inicial de Prost, sobretudo por ser um Piloto aparentemente mais experiente e estar a mais tempo em equipas de grande plano.
 
A equipa McLaren como se adivinhava com dois dos maiores pilotos que passaram pela Historia da Formula dominaram a temporada, com ambos os carros a serem muito superiores aos dos adversarios e restantes concorrentes. Venceram 15 do total das 16 corridas que faziam o campeonato naquele mesmo ano, a Ferrari foi a unica equipa a conseguir vencer a McLaren uma corrida naquele ano de ouro da equipa britanica durante a temporada, com a sua unica vitoria no Grande Premio de Italia. A McLaren como seria obviamente de esperar venceu igualmente o Campeonato Mundial de Construtores de forma evidente e notavel sem deixar margem para duvidas da sua superioridade e arrecadando um recorde de 199 pontos. Senna especificamente teve ate um mau inicio de temporada, com uma falha na caixa de velocidades terminando seu grande premio em casa - o Grande Premio do Brasil de 1988 - com o agora seu colega de equipa a conquistar a vitoria. Senna registou um total de 8 vitorias com 13 poles, enquanto Prost terminou a linha de chegada em primeiro sete vezes com duas poles no seu nome. Esses numeros comecaram a demostrar o dominio de Senna em uma unica volta contra a estrategia  de corrida calculada de Prost.
 
A tensao aumentou no final da temporada e adivinhava-sse que seria praticamente impossivel manter os dois pilotos juntos na mesma equipa, pelo menos um ambiente amigavel e sereno, era uma questao de tempo para o "Dream Team" da Formula 1 em particular da McLaren estar finalizado. Tudo comecou a piorar quando Prost comecou a temer que os dirigentes da McLaren estivessem a dar um tratamento preferencial a Senna. Seus temores foram mais tarde provados como estando correctos atraves de uma reuniao com o Chefe do departamento de P&D da Honda, Nobuhiko Kawamoto (1936), que tinha notado que o fabricante de motores com sede no Japao tinha uma afinidade com o "estilo samurai" de Senna. Posteriormente, foi prometido a Prost uma abordagem de equipa que fosse de uma forma mais transparente, favorecendo a igualdade entre os pilotos, mas tal nao viria a acontecer.


A temporada de 1989 talvez contra as indicacoes que todos ou que muitos esperavam, viu Prost conquistar o seu terceiro titulo mundial, titulo que lhe fugia desde de 1986, foi o seu ultimo titulo com a McLaren, a mesma viria a conquistar mais dois titulos mas com Senna em 1990 e 1991. A McLaren viria tambem em 1989 a conquistar o titulo de Campeao Mundial de Construtores pela segunda vez de forma consecutiva, embora menos evidente, com 141 pontos, mesmo assim muito superior a Williams que viria a ficar em segundo. O campeonato foi decidido em circunstancias altamente controversas na penultima corrida do ano; o Grande Premio do Japao de 1989, realizado em Suzuka, em 22 de Outubro. Senna, precisando vencer, colidiu com Prost nas voltas finais da corrida, quando tentava a ultrapassagem, o embate entre os dois provocou que Prost tivesse que abandonar a corrida sem ter condicoes para continuar. Senna conseguiu continuar pois o motor do seu carro nao havia parado, viria a vencer a corrida mas viria igualmente mais tarde a ser desclassificado por voltar pista de forma considerada ilegal. Consequentemente, isso viria a dar o titulo de Campeao em 1989 a Prost.

O inicio da Temporada de 1989 viria a ver uma serie de mudancas nos regulamentos, a principal delas vendo terminar a Era dos turbocompressores na Formula 1. Um novo motor de 3, 5 litros com aspiracao natural deveria passar a ser utilizado. Apesar da Ferrari ter vencido o Grande Premio do Brasil de 1989, a McLaren-Honda viria a continuar a sua exclente forma e performace do ano anterior. Tanto Senna quanto Prost conquistaram vitorias ao longo da temporada, com a Ferrari em algumas ocasioes conseguindo desafiar o poderoso V 10 McLarens. Os primeiros problemas comecaram a aparecer na garagem da McLaren no Grande Premio de San Marino de 1989. Prost destacou e demostrou seu descontentamento para com Senna, devido a um suposto acordo em que quem vencesse a largada fora da linha nao seria desafiado para a primeira curva em Tosa. Na retirada, Senna passou Prost para Tosa, depois que Prost assumiu a lideranca desde o inicio e venceu por mais de um minuto. John Hogan (1944-2021) da Marboro (1924), apoiou o acordo proposto por Prost, porem Senna veio a negar que tal acordo alguma vez tivesse sido feito.


No Grande Premio de Italia de 1989, Prost deixou claras e evidentes as suas intencoes para a temporada de 1990, sinalizando a sua mudanca para a Ferrari. Prost venceria o GP da Italia depois do motor de Senna ter explodido quando o mesmo comandava o GP. Apos a vitoria, ja quando estava no podio, Prost colocou o seu trofeu de vencedor da prova num fanatico pela Ferrari, Tifosi, para desgosto e furia de Ron Dennis (1947) o Patrao da McLaren e depositando iguais sentimentos em varios funcionarios da equipa. Senna viria a redimir-se no Grande Premio de Espanha, deixando o campo mais uma vez, mas o ainda Campeao Mundial de Formula 1 precisava vencer as duas restantes corridas para repetir a proeza do ano anterior e tornar-se nao Campeao mas sim, Bi-Campeao Mundial de Formula 1.
 
O Grande Premio do Japao de 1989 continua ainda nos dias de hoje (quase 32 anos depois) sendo uma das corridas mais infames e polemicas da Historia da Formula. Senna conquistou a Pole Position, com Prost largando atras de si na grelha de partida em segundo lugar. Prost passou Senna na arrancada e liderou na primeira curva. Senna recuou e as posicoes permaneceram inalteradas. Na volta 46 de 53 voltas, Senna, desesperado para ultrapassar Prost e manter vivas as suas esperancas de vencer aquele campeonato, tentou ultrapassar o frances na ultima chicane, mas Prost a quem bastava apenas que Senna nao vencesse aquela corrida para ele se tornar Campeao, fechou a porta e os dois acabaram por colidir sem ferimentos. Prost, naquela epoca, alegando a sua inocencia por ter forcado deliberadamente a colisao entre os dois carros e ainda a reclamar sobre a tentativa falhada de ultrapassagem perigosa de Senna, o empurrou e forcou a ir para uma porta que ja estava fechada. Essa foi a atitude implacavel de Senna, ele acenou para os fiscais de corrida para ser empurrado - dentro das regras se um carro for estacionado em uma situacao perigosa. Senna voltou a entrar em prova atraves de uma corrida off-road (voltou a entrar em pista por um atalho, cortando caminho), conseguiu voltar as boxes para colocar uma nova asa dianteira no seu carro, conseguindo voltar a lideranca da prova nas ultimas voltas, cruzando a linha da meta em primeiro, vencendo a prova. Um longo periodo de silencio se seguiu com regularidades de podio regendo sem Senna. Senna havia sido desclassificado por reentrar na pista de forma considerada ilegal, o que o impediu de conquistar o seu segundo titulo de Campeao Mundial de Formula 1 e tal decisao viria a beneficiar Prost com a conquista do seu terceiro titulo mundial. Senna nao aceitou a decisao e apresentou o caso e queixa na Federacao Internacional Automovel (FIA), (1904), mas seu recurso foi reprovado e rapidamente rejeitado. Senna continuaria a protestar durante o periodo de entressafra, nao se conformando nunca com a decisao tomada pelos orgaos maximos que regiam a Formula 1, com a sua batalha final apenas comecando a acalmar-se.
 

A Temporada de 1990 de Formula 1 deu inicio a uma rivalidade agora nao apenas entre pilotos mas de construtores entre a Ferrari e a McLaren . Com Senna ainda no comando do seu McLaren e Prost com um motor Honda, recem-sentado em um Ferrari pela primeira vez. Semelhante a temporada de 1989, o campeonato voltou a atingir seu apice em Suzuka. Depois de Prost ter montado um desafio significativo a conquista do titulo na Ferrari, conquistando tres vitorias consecutivas no meio da epoca no Mexico, Franca e Reino Unido. O campeonato seria unicamente disputado entre Senna e Prost pela terceira temporada consecutiva, embora agora, em equipas diferentes e nao como rivais que ate eram colegas de equipa. Senna, na penultima prova do campeonato em Suzuka, sabia que ao contrario do ano anterior naquele ano a vantagem era sua, sabia que qualquer posicao a frente de Prost, ou se os dois nao terminassem a prova, ele, Senna seria Campeao Mundial.

Senna, apesar de ter garantido o primeiro lugar na grelha de partida para a arrancada, ficou angustiado, reclamando que a linha interna onde o titular da Pole Position se encontrava do lado mais sujo da pista. Senna protestou com o Presidente da Federacao Internacional do Automobilismo Esportivo (FISA), o frances, Jean-Marie Balestre (1921-2008), alegando que a Pole Position deveria comecar na linha de corrida, mas os apelos de Senna foram mais uma vez rejeitados. Foi um Senna enfurecido que prometeu tentar assumir a lideranca, custasse o que custasse, indo para a primeira curva. Posteriormente, Prost, largando do outro lado da pista, passou Senna. Indo para a primeira curva, Senna embateu por dentro no Ferrari de Prost, colidindo e levando os dois pilotos para baixo do cascalho e para fora da corrida. Senna viria a tornar-se Campeao Mundia de Formula 1 de 1990, ali, naquele momento. Com a Benetton (1986-2001) invadindo o podio, isso significava que a equipa McLaren-Honda viria a ganhar o seu sexto titulo mundial a nivel de construtores de Formula 1. Em discussoes acaloradas apos a corrida, Prost viria a revelar o seu desagrado com as tacticas de Senna, vindo publicamente a criticar o rival como "nojento... e um homem sem valor", alegando que ele quase se aposentou naquele momento por causa daqueles acontecimentos.


Mantendo a sua linha de pilotos de sucesso da epoca 1990 com Senna e o austriaco, Gerhard Berger (1959), a McLaren estava no banco para a temporada de 1991. Na temporada de 1991, Senna viria a conquistar o seu terceiro de titulo de Campeao Mundial de Formula 1, longe estaria de pensar qualquer pessoa de que seria o seu ultimo titulo, com a McLaren igualmente conquistando o seu quarto titulo de Mundial de Construtores. Apesar de nas temporadas anteriores se ter visto Senna e Prost batalharem pela supremacia, seria desta vez o britanico Nigel Mansell que estaria mais perto de desafiar Senna pelo titulo, ja que os ferraris estavam um pouco abaixo da forma. No entanto, Senna dominaria as quatro primeiras corridas da temporada, efectivamente conquistando o titulo antes do meio da temporada . Prost, apesar do seu sucesso nas temporadas anteriores, viria a nao conseguir ganhar qualquer Grande Premio em um ano de temporada de Formula 1 algo que nao acontecia desde 1980. Na verdade, a Ferrari lutou muito ao longo da temporada , o Ferrari 642 e ate mesmo o seu sucessor, o Ferrari 643, eram incompetentes em termos de potencia do motor ou de manutencao, deixando de chegar perto dos Williams ou dos McLaren, A temporada de 1991 tambem viu uma serie de mudancas nas regras com uma vitoria agora que valia 10 pontos, e cada resultado de corrida contaria para o campeonato em comparacao com as temporadas anteriores, onde apenas as 11 melhores corridas foram contadas.

Com pouca competicao, Senna, ao contrario dos anos anteriores conquistou o titulo com extrema facilidade e sem a luta de Prost que o levara a conquistar os seus primeiros dois titulos com muita luta e dificuldade. Com seu ritmo consistente e implacavel, conquistou o campeonato com 96 pontos contra 72 de Mansell. Em 1988 conquistara o titulo com 90 pontos contra 87 de Prost, em 1990 conseguiu ser campeao com apenas 78 pontos contra 71 de Prost. Ja o frances em 1989 conquistara o titulo com 76 pontos contra 60 de Senna. Prost em 1991 foi retirado da competicao pela Ferrari na ultima corrida da temporada devido a uma forte desavenca com os chefes da Ferrari, depois de descrever o carro da Ferrari como um "camiao" e gozar publicamente como tambem criticar o desempanho da equipa Ferrari.


A temporada de 1992 na Formula 1 viu o fim do periodo dominante da McLaren e o comeco do dominio da Williams por duas temporadas (1992 e 1993), com Nigel Mansell, da Williams, a tornar-se o primeiro Piloto britanico desde, James Hunt (1947-1993) em 1976, vencer um Campeonato Mundial de Formula 1. Apesar de ter conseguido ainda tres vitorias em corridas na temporada de 1992 (uma onde era chamado de "Rei" Grande Premio do Monaco), Senna viria a conseguir somente um amargo quarto lugar no final da temporada, vendo Nigel Mansel vencer sem grande oposicao com 108 pontos. O italiano, Riccardo Gabriel Patrese (1954) mais conhecido como Riccardo Patrese ou Patrese coega de equipa do britanico na Williams viria a ficar na segunda posicao com 56 pontos. Em terceiro ficou aquele que penso que seria o proximo rival de Senna com quem o mesmo teria uma rivalidade igual ou pior a que teve com o frances Prost, nao fosse a morte do brasileiro em 1993. O conhecido alemao, Michael Schumacher (1969) viria a ficar em terceiro lugar com 53 pontos, enquanto isso, logo a seguir, Senna apareceria com apenas 50 pontos.

Prost nao competiu em 1992 por nao ter conseguido arranjar contrato com nenhuma equipa, esteve essa temporada retirado da competicao tornando-se comentador na televisao francesa.

Em 1993 com Mansell a retirar-se da F1 apos ser campeao viu Prost regressar a competicao justamente para ocupar o lugar que pertencia a Mansell. Senna esteve quase com um pe na Williams mas uma havia uma clausula de contrato que determinava que Senna nao seria seu companheiro de equipa. Ao saber dessa exigencia do frances no seu contrato, Senna que tinha o desejo de ir para uma equipa mais competitiva, ofereceu-se para correr aquela temporada na equipa britanica, gratuitamente, mas nem isso convenceu os britanicos a rescindirem o contrato com Prost. O frances viria finalmente a conquistar o seu tao desejado quarto titulo, com Senna em segundo lugar a conduzir um McLaren com motores Ford que eram considerados de segunda linha. A vitoria de Prost no campeonato sinalizou a sua reforma da Formula 1, terminado o campeonato com 99 pontos, enquanto Senna apesar de ter conseguido 5 vitorias nao foi alem dos 73 pontos. Senna viria a vencer no GP da Australia a ultima da temporada, estariam longe de calcular que seria nao so a ultima vitoria da sua carreira, como a ultima prova que conseguira terminar. Era igualmente o fim da rivalidade entre o brasileiro e o frances. A rivalidade terminara com a conquista de dois campeonatos para cada lado e se o frances conseguira o seu quarto campeonato, o brasileiro com a vitoria no GP da Australia conseguira que Prost se retirasse da Formula 1 sem conseguir a tao desejada vitoria que queria na sua ultima corrida.

Senna Vs Prost:

foto de Senna

Ayrton Senna:

Infornacao Pessoal:

. Nome Completo: Ayrton Senna da Silva.
. Nascimento: 21 de Marco de 1960, Sao Paulo, Brasil.
. Falecimento: 01 de Maio de 1994 (34 anos), Bolonha, Emilia-Romanha, Italia.
. Nacionalidade: Brasileiro.
. Altura: 1 M, 75 CM.
. Apelido(s): "Beco"
                       "O Chefe"
                       "O Rei do Monaco"
                       "Magic Senna"
                       "Rei da Chuva"

Registos na Formula 1 de Ayrton Senna:

. Temporadas: 1984-1994.
. Equipas: 4 (Toleman (1984), Lotus (1985-1987), McLaren (1988-1993), Williams (1994).
. GPs Disputados: 162 (161 largadas).
. Primeiro GP: GP do Brasil de 1984.
. Ultimo GP: San Marino 1993.
. Primeira Vitoria: GP de Portugal de 1985.
. Ultima Vitoria: GP da Australia de 1993.
. Voltas Mais Rapidas: 19 voltas.
. Pole Positions: 65 Poles Positions.
. Vitorias: 41 vitorias.
. Podios: 80 podios.
. Pontos: 610 (614) pontos.
. Titulos: 3 (1988, 1990, 1991).

foto de Alain Prost

Alain Prost:

Informacao Pessoal:

. Nome Completo: Alain Marie Pascal Prost.
. Nascimento: 24 de Fevereiro de 1955 (66 anos), Saint-Chamond, Loire, Rodano-Alpes, Franca.
. Nacionalidade: Frances.
. Altura: 1 M, 64 CM.
. Apelido(s): "Professor".
                       "Calculista".
                       "O Rei do Rio".

Registos na Formula 1 de Alain Prost:

. Temporadas: 1980-1991, 1993.
. Equipas: 4 (McLaren (1980, Renault Elf (1981-1983), McLaren (1984-1989), Ferrari (1990-1991), Williams (1993).
. GPs Disputados: 202 (199 Largadas).
. Primeiro GP: GP da Argentina 1980.
. Ultimo GP: GP da Australia 1993.
. Primeira Vitoria: GP de Franca 1981.
. Ultima Vitoria: GP da Alemanha 1993.
. Pole Positions: 33 Pole Positions.
. Vitorias: 51 vitorias.
. Podios: 106 podios.
. Pontos: 798.5 (768.5) pontos.
. Titulos: 4 (1985, 1986, 1989, 1993).


. Resultados Completos:

. 1988:

1. GP do Brasil:

Prost, 1.
Senna, Desclassificado.

2. GP de San Marino:

Senna, 1.
Prost, 2.

3. GP do Monaco: 
Prost, 1.
Senna: Retirou-se.

4. GP do Mexico:

Prost, 1.
 Senna, 2.

5. GP do Canada:
 Senna, 1.
 Prost, 2.

6. GP de Detroit (EUA):

Senna, 1.
Prost, 2.

7. GP de Franca:

Prost, 1.
Senna, 2.

8. GP da Gra-Bretanha:

Senna, 1.
Prost, Retirou-se.

9. GP da Alemanha:

Senna, 1.
Prost, 2

10. GP da Hungria:

Senna, 1.
Prost, 2.

11. GP da Belgica:

Senna, 1.
Prost, 2.

12. GP de Italia:

Senna, 10 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova).
Prost, Retirou-se.

13. GP de Portugal:

Prost, 1.
Senna, 6.

14. GP de Espanha:

Prost, 1.
Senna, 4.

15. GP do Japao:

Senna, 1.
Prost, 2.

16. GP da Australia:

Prost, 1.
Senna, 2.

Pontos:

Senna 90 (94) Pontos - Campeao.
Prost 87 (105) Pontos - Vice-Campeao.


Resultados Completos:

. 1989:

1. GP do Brasil:

Prost, 2.
Senna, 11.

2. GP de San Marino:

Senna, 1.
Prost, 2.

3. GP do Monaco:

Senna, 1.
Prost, 2.

4. GP do Mexico:

Senna, 1.
Prost, 5.

5. GP dos Estados Unidos:

Prost, 1.
Senna, Retirou-se.

6. GP do Canada:

Senna, 7 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova).
Prost, Retirou-se.

7. GP de Franca:

Prost, 1.
Senna, Retirou-se.

8. GP da Gra-Bretanha:

Prost, 1.
Senna, Retirou-se.

9. GP da Alemanha:

Senna, 1.
Prost, 2.

10. GP da Hungria:

Sena, 2.
Prost, 4.

11. GP da Belgica:

Sena, 1.
Prost, 2.

12. GP de Italia:

Prost, 1.
Senna, Retirou-se.

13. GP de Portugal:

Prost, 2.
Senna, Retirou-se.

14. GP de Espanha:

Senna, 1.
Prost, 3.

15. GP do Japao:

Prost, Retirou-se.
Senna, Desqualificado.

16. GP da Australia:

Prost, Retirou-se.
Senna, Retirou-se.

Pontos:

Prost 76  (81) Pontos - Campeao.
Senna 60 Pontos - Vice-Campeao.

.1990:

1. GP dos Estados Unidos:

Senna, 1.
Prost, Retirou-se.

2. GP do Brasil:

Prost, 1.
Senna, 3.

3. GP de San Marino:

Prost, 4.
Senna, Retirou-se.

4. GP do Monaco:

Senna, 1.
Prost, Retirou-se.

5. GP do Canada:

Senna, 1.
Prost, 5.

6. GP do Mexico:

Prost, 1.
Senna, 20 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova).

7. GP de Franca:

Prost, 1.
Senna, 3.

8. GP da Gra-Bretanha:

Prost, 1.
Senna, 3.

9. GP da Alemanha:

Senna, 1.
Prost, 4.

10. GP da Hungria:

Senna, 2.
Prost, Retirou-se.

11. GP da Belgica:

Senna, 1.
Prost, 2.

12. GP  de Italia:

Senna, 1.
Prost, 2.

13. GP de Portugal:

Senna, 2.
Prost, 3.

14. GP de Espanha:

Prost, 1.
Senna, Retirou-se.

15. GP do Japao:

Senna, Retirou-se.
Prost, Retirou-se.

16. GP da Australia:

Prost, 3.
Senna, Retirou-se.

Pontos:

Senna: 78 Pontos - Campeao.
Prost: 71 (73) Pontos - Vice-Campeao.

. 1991:

1. GP dos Estados Unidos:

Senna, 1.
Prost, 2.

2. GP do Brasil:

Senna, 1.
Prost, 4.

3. GP de San Marino:

Senna, 1.
Prost, Nao Compareceu na Prova.

4. GP do Monaco:

Senna, 1.
Prost, 5.

5. GP do Canada:

Senna, Retirou-se.
Prost, Retirou-se.

6. GP do Mexico:

Senna, 3.
Prost, Retirou-se.

7. GP de Franca:

Prost, 2.
Senna, 3.

8. GP da Gra-Bretanha:

Prost, 3.
Senna, 4 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova, terminou a Prova a boleia com nigel Mansel).

9. GP da Alemanha:

Senna, 7 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova).
Prost, Retirou-se.

10. GP da Hungria:

Senna, 1.
Prost, Retirou-se.

11. GP da Belgica:

Senna, 1.
Prost, Retirou-se.

12. GP de Italia:

Senna, 2.
Prost, 3.

13. GP de Portugal:

Senna, 2.
Prost, Retirou-se.

14. GP de Espanha:

Prost, 2.
Senna, 5.

15. GP do Japao:

Senna, 2.
Prost, 4.

16. GP da Australia:

Senna, 1.
Prost, Excluido por problema com a Ferrari.

Pontos:

Senna: 96 Pontos - Campeao.
Prost: 34 Pontos - Quinto Lugar.

1993:

1. GP da Africa do Sul:

Prost, 1.
Senna, 2.

2. GP do Brasil:

Senna, 1.
Prost, Retirou-se.

3. GP da Europa:

Senna, 1.
Prost, 3.

4. GP de San Marino:

Prost, 1.
Senna, Retirou-se.

5. GP de Espanha:

Prost, 1.
Senna, 2.

6. GP do Monaco:

Senna, 1.
Prost, 4.

7. GP do Canada:

Prost, 1.
Senna, 18 (Classificado por ter ccompletado mais de 90% da Prova).

8. GP de Franca:

Prost, 1.
Senna, 4.

9. GP da Gra-Bretanha:

Prost, 1.
Senna, 5 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova).

10. GP da Alemanha:

Prost, 1 (Ultima Vitoria de Prost na Formula 1).
Senna, 4.

11. GP da Hungria:

Prost, 12.
Senna, Retirou-se.

12. GP da Belgica:

Prost, 3.
Senna, 4.

13. GP de Italia: 

Prost, 12 (Classificado por ter completado mais de 90% da Prova).
Senna, Retirou-se.

14. GP de Portugal:

Prost, 2.
Senna, Retirou-se.

15. GP do Japao: 

Senna, 1.
Prost, 2.

16. GP da Australia:

Senna, 1 (a ultima Vitoria de Senna na Formula 1 e ultima Prova que termina).
Prost, 2.

Pontos:

Prost: 99 Pontos - Campeao.
Senna: 73 Pontos -  Vice-Campeao.


Sempre conhecida como uma das, senao, a maior rivalidade da Formula 1 (penso que foi a maior). O brasileiro Ayrton Senna e Alain Prost foram duas das influencias mais poderosas e marcantes no automobilismo ate hoje e sobretudo, igualmente, da Formula 1. Com uma vontade e determinacao insaciavel para vencer, Senna, ate hoje e amplamente considerado um Piloto que aparece uma vez em uma geracao. Com uma conducao arrojada e uma velocidade estonteante e um nivel de forca de vontade muito superior ao dos seus oponentes, Senna foi considerado em vida um exemplo para os outros pilotos e ainda hoje e sempre apontado como uma referencia para os pilotos de todo o Mundo. No entanto, em um aspecto algo complementar, Alain Prost em abordagem intensa tactica e metodica das corridas o viu competir ate ao fim com Senna. Prost, ao contrario de qualquer outro Piloto, foi capaz de enfrentar um reves no olho e se transformar em algo tao grande quanto uma vitoria de corrida. Prost exemplificou e mostrou um nivel de profissionalismo talvez maior do que Senna (pessoalmente nao creio, nao e a minha opniao), reconhecendo os momentos-chaves para capitalizar.

Com Prost a finalizar a sua carreira no final da temporada de 1993 e talvez a melhor que fez durante os anos de batalha com Senna em 1989 nao venceu o campeonato de forma tao expressiva e em 1993 finalmente conquistara o tetra. O cenario estava em aberto para a epoca 93-94. No entanto, como costuma ser o caso num desporto tao perigoso e implacavel como e a Formula 1, foi cruelmente negada a oportunidade a Senna de agraciar e mostrar suas habilidades no futuro, todos esperavam que durante alguns anos Senna dominasse na Formula porque aparentemente nao tinha nenhum rival a altura. Basta notar-se que na altura da morte de Senna nao havia em actividade nenhum Piloto que fosse Campeao Mundial de Formula 1, Senna era ja Tri-Campeao. Viria a falecer nas voltas iniciais do GP de San Marino em 1994, o carro de Senna colidiu em alta velocidade com uma barreira na infame curva 4 "Tamburello", causando dor e perdas generalizadas. Com Prost regularmente presente na grade e paddock, ele mais do que ninguem reconheceu o significado da passagem de Senna pela Formula 1 e o que significou a morte do antigo rival. A Formula 1 na minha opniao nunca mais foi a mesma sem Senna, nunca mais sera a mesma, nao so pela ausencia de Senna, mas pela forma que se deu a origem dessa ausencia forcada. Senna era capaz de animar sozinho um GP de Formula 1, sobretudo, se estivesse a chover.

Felizmente ainda antes de sua morte, logo que o frances abandonou a Formula 1 no final da epoca de 1993 e apos ter arrecadado para si o tao desejado tetracampeonato Senna e Prost reconciliaram o seu relacionamento, como foi visto atraves de uma volta a bordo do carro de Senna, onde foi lembrado por ter citado "Um alo especial ao nosso querido amigo Alain. Todos nos sentimos a sua falta, Alain". Prost ficou emocionado com as palavras gentis do agora antigo rival brasileiro. A dupla considerada os maiores rivais da Formula 1 concordou em se encontrar antes do GP do Monaco para discutir a seguranca e a mudanca dos regulamentos da Formula 1.


Caro(a) leitor(a) termino por aqui um pouco emocionado esta cronica. Emocionado porque a morte de Senna me marcou imenso, diquemos que foi a primeira vez na vida que eu via morrer praticamente alguem diante dos meus olhos. Sendo a Formula 1 o meu desporto de eleicao a seguir ao Futebol e ao Hoquei Patins na altura os meus desportos de eleicao nao podia deixar de assistir a um GP de Formula 1. Estando na terceira prova do campeonato e nao tendo terminado nenhuma das duas anteriores todos pensavam que era altura de Senna ganhar alguma coisa, ainda que, como o mesmo disse, com uma carroca como ele se referiu ao seu Williams. Hoje acredito que Senna ganhou naquele GP mas ganhou esse premio cedo demais, Senna ganhou um encontro celestial com Deus, ainda que demasiado cedo.

Fico desejando que tenham gostado desta Cronica que acaba sendo uma das que me deu mais prazer escrever sendo Senna um dos meus idolos de juventude e adolescencia se torna uma mistura de sentimentos prazer em ter escrito a mesma e ate mesmo emocao.

Senna para mim nao foi apenas um Piloto de Formula 1, Senna foi o melhor Piloto de Formula 1 que alguma vez existiu e foi tambem um exemplo de homem, de valores, exemplos que nos deixou por suas grandes palavras e gestos.

                                                                                           Manuel Goncalves





















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