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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Caso do Boicote aos Autocarros de Montgomery (1955-1956)



Em qualquer motivo pode estar uma forma de racismo e discriminacao social de uma raca por outra. O caso mais evidente e de conhecimento publico passou pela escravatura no Brasil que durou por seculos e nos tempos mais recentes foi o Apartheid na Africa do Sul (1948-1994) um tema que por acaso ja tinha tido oportunidade anteriormente de falar no mesmo.

O tema de hoje aborda um tema bem conhecido da america negra, entre especial afro-americanos que apesar de negros nao deixavam de se considerar americanos, ja que tinham nascido no Estados Unidos da America, mas que, mesmo tendo nascido nos Estados Unidos por serem negros eram tratados de forma diferente. Foram anos de luta, de luta para atingirem os mesmo direitos de qualquer cidadao americano que fosse branco. Uma luta que chegou a custar a vida a lideres que lutaram por essa causa como foi o caso de Martin Luther King Jr. (1929-1968) que bem conhecemos pelo seu espirito de luta e de discurso, poucos sao os que jamais ouvirem falar ou escutaram o seu memoravel discurso, Eu Tenho um Sonho (I Have a Dream) de 1963.

O tema desta cronica passa por uma afro-americana que resolveu nao respeitar a lei que obrigava que no autocarro um negro cedesse o seu acento a qualquer branco que fosse em pe e reclamasse o mesmo, foi o que fez a afro-americana na altura de Rosa Louise McCauley (1913-2005) uma Activista afro-americana que lutou pelos direitos de igualdade racial mais conhecida como Rosa Parks na altura de 42 anos que viria a tornar-se um dos maiores simbolos da luta do povo afro-americano pelos direitos de igualdade entre racas nos Estados Unidos. O tema passa pela mesma mas nao e de todo a mesma o tema em si, apenas porque foi algo que a mesma originou e mais tarde lutou e defendeu.


O Boicote aos autocarros de Montgomery (1955-1956) foi um boicote politico e social, realizado entre 1955 e 1956 na Cidade de Montgomery no Estado do Alabama, com o objectivo de se opor a politica de segregacao racial que era posta em pratica nos transportes publicos da mesma cidade. Estiveram envolvidas na mesma luta muitas pessoas conhecidas, tais como os ja referidos Martin Luther King Jr, Rosa Parks entre outros. O boicote causou um enorme defice financeiro no sistema de transportes publicos em Montgomery, em funcao de uma grande percentagem de pessoas que usavam os transportes publicos terem deixado de o fazer. A luta e boicote se estendeu de 01 de Dezembro de 1955 ate 20 de Dezembro do ano seguinte e levou a uma decisao da Suprema Corte dos Estados Unidos (1789) tambem conhecido como Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarando as exigencias legais de separacao racial nos autocarros no Estado do Alabama e na Cidade de Montgomery inconstitucionais.

Durante o sistema de separacao racial nos autocarros de Montgomery, os brancos que entrassem no veiculo sentavam-se na parte da frente do autocarro, preenchendo-o em direccao ao fundo. Os negros que entrassem no autocarro deveriam sentar-se no fundo do mesmo, preenchendo os lugares em direccao a parte frontal do veiculo. Quando os dois grupos se encontrassem e nao houvesse mais lugares disponiveis, era exigido que o negro que entrasse depois permanecesse em pe. Se uma outra pessoa branca entrasse no autocarro, um negro que se sentasse no lugar mais a frente do veiculo teria que se levantar para dar o lugar ao branco, permitindo a expansao do espaco de lugares destinado aos brancos.


Rosa Parks nasceu em 04 de Fevereiro de 1913, em Tuskgee, Alabama. Ela era Costureira e trabalhava como Secretaria para a seccao local da National Association for the Advancement of Colored People (1910) conhecida igualmente como NAACP. Logo apos a sua prisao em 01 de Dezembro de 1955, Rosa havia terminado um curso de "Relacoes Raciais" no Highlander Research and Education Center (1932) tambem conhecido como Highlander Folk School no Tennessee, no qual a desobediencia civil nao violenta foi discutida como tactica.

Na quinta-feira, 01 de Dezembro de 1955, Rosa Parks estava sentada nos lugares mais a frente destinados a pessoas negras. Quando um homem branco entrou no autocarro, o Motorista, James Frederick Blake (1912-2002), disse a todos na fileira onde Rosa Parks se encontrava sentada que se movessem para tras para assim criar uma nova fila para os brancos. Ao mesmo tempo que todos os outros negros na fila respeitaram a ordem e cumpriram com o determinado, Rosa recusou-se e foi presa por desobedecer a ordem do Motorista do autocarro, pois embora a legislacao municipal nao determinasse explicitamente a separacao racial, dava poderes discriminatorios ao Motorista para determinar os lugares dentro do autocarro.

Rosa Parks foi julgada e declarada culpada em 05 de Dezembro de 1955, Rosa foi multada em 10 dolares americanos, mais os custos judiciais de 4 dolares, punicao da qual ela recorreu. O boicote teve origem na prisao de Rosa. Como consequencia, Rosa Parks e considerada uma pioneira dos Movimentos dos Direitos Civis nos Estados Unidos.


Algumas accoes e manifestos contra a separacao racial ja haviam sido realizadas mesmo algum tempo antes da prisao de Rosa Parks, sob a lideranca de Edgar Daniel Nixon (1899-1987) um Politico e Sindicalista afro-americano tambem conhecido como E. D. Nixon, que era Presidente da seccao local da NAACP e igualmente membro da Brotherhood of Sleeping Car Porters (1925) tambem conhecida como BSCP. Nixon pretendia que a prisao de Rosa fosse um teste para motivar os cidadaos negros da Cidade de Montgomery a desafiar a separacao racial nos autocarros da cidade. Com esse mesmo objectivo, os lideres comunitarios esperavam a "pessoa certa" para ser presa, aquela que iria provovar a ira da comunidade negra, motivando-a a agir, que levaria a discussao sobre as leis separatistas raciais ao Poder Judiciario e que, por fim, fosse "acima de qualquer suspeita". Quando Claudette Colvin (1939), de 15 anos de idade, foi presa naquele mesmo ano por recusar-se a dar o lugar a um homem branco tal como fizera Rosa Parks posteriormente, Edgar Nixon, acreditou que tinha encontrado a pessoa certa, mas havia o problema de a adolescente ter ficado gravida. Nixon mais tarde explicou: "eu devia ter a certeza de estar com alguem com quem eu pudesse vencer". Parks, entretanto, era uma boa candidata por estar empregada, por ser casada e estar bem vista na comunidade.

Entre a prisao em 01 de Dezembro e o julgamento de Rosa Parks em 05 de Dezembro, Edgar Nixon conseguiu organizar um encontro com os lideres religiosos locais na igreja onde Martin Luther King Jr pregava. Embora Nixon nao tivesse podido ir a reuniao por causa do seu trabalho, ele pode fazer com que nao houvesse a realizacao de uma eleicao para eleger um lider para o boicote ate que ele pudesse chegar ao local. Quando Edgar Nixon finalmente chegou, encontrou-se entao com Teologo, Ralph David Abernathy (1926-1990), e o Reverendo E. N. French para dar um nome a associacao que seria responsavel pelo boicote (o nome escolhido foi entao "Montgomery Improvement Association" (MIA) ) enquanto Martin Luther King Jr viria a ser escolhido para liderar de futuro o movimento. Nixon queria de facto King para a lideranca do boicote porque o ainda jovem Pastor era novo em Montgomery e os outros pastores nao haviam tido tempo suficiente para intimida-lo. Numa reuniao maior e posterior aquela, a agenda de Nixon foi ameacada por certos religiosos relutantes em apoiar a campanha. Nixon ficou indignado, mostrando como as congregacoes desses mesmos pastores trabalhavam para contribuir o bem-estar desses pastores e que agora essas mesmas pessoas precisavam que esses mesmos pastores se levantassem por elas, enquanto agora naquele momento eles se recusavam a faze-lo. Edgar Nixon lancou a sua derradeira cartada e, amecou revelar essa covardia a toda a comunidade negra, no qual foi seguido e apoiado por King, negando estar com medo de apoiar o boicote. King concordou em liderar a associacao e Nixon foi eleito o seu Tesoureiro.


Na noite da prisao de Rosa Parks Jo Ann Gibson Robison (1912-1992), lider do "Women's Political Council", imprimiu e fez circular um panfleto em meio a comunidade negra de Montgomery, em que dizia:

"Outra mulher foi presa e jogada na cadeia porque se recusou a levantar-se de seu lugar no autocarro para que um branco se sentasse. E a segunda vez desde o caso de Claudette Colvin que uma mulher negra foi presa pela mesma razao. Isto nao deve continuar. Os negros tambem tem direitos e se os negros nao andarem de autocarro, eles nao poderao operar. Tres quartos dos usuarios sao negros e ainda que sejamos presos ou tenhamos de  ficar de pe com bancos vazios. Se nada fizermos para parar com essas prisoes, elas continuarao. Da proxima vez podera ser voce, ou sua filha, ou sua mae. O caso dessa mulher sera julgado na segunda-feira. Nos estamos, desta forma, pedindo a cada negro para nao entrar nos autocarros na segunda-feira em protesto pela prisao e pelo julgamento. Nao andem nos autocarros para ir trabalhar, para ir a cidade, para ir a escola ou para qualquer coisa na segunda-feira. Voces podem se dar ao luxo de nao ir a escola por um dia se nao tiverem outros meios de ir que nao seja por autocarro. Voce tambem pode deixar de ir a cidade por um dia. Se voce trabalha, apanhe um taxi ou caminhe. Mas por favor, criancas e adultos, nao andem de autocarro na segunda-feira. Nao andem em nenhum autocarro na segunda-feira".


Na manha seguinte, em uma reuniao liderada pelo Chefe da MIA, King, um boicote ao transporte publico da cidade foi proposto para exigir uma linha divisoria nas seccoes de separacao racial dos autocarros. Assim a mesma linha significaria que, se a parte que estava destinada aos brancos fosse toda ocupada, os brancos teriam de ficar de pe e os negros nao seriam forcados a ceder seus lugares aos brancos.

Esta exigencia foi um comprimisso entre os lideres do boicote, que acreditavam que a Cidade de Montgomery estaria mais disposta a aceitar tal medida em vez de uma proposta demandando a integracao total nos autocarros. A esse respeito, a lideranca da MIA seguiu o padrao de boicotes anteriores no Sul dos Estados Unidos durante a decada de 1950. Um exemplo foi o boicote vitorioso alguns anos antes nas estacoes de servico no Estado do Mississipi, em que se era recusado a providenciar casas de banho para os negros. O MIA exigiu a presenca de uma linha divisoria fixa, suplementada por uma outra exigencia: a de que todos os passageiros dos autocarros fossem tratados com delicadeza, bons modos e educacao pelos Motoristas. A proposta acabou por ser aprovada e o boicote ficou marcado para comecar na segunda-feira seguinte. Para dar publicidade ao boicote e assim ganhar o maximo de forca e seguidores, ele foi noticiado em todas as igrejas negras de Montgomery no domingo anterior a segunda feira em que se iria por em pratica o mesmo boicote.

No sabado, 3 de Dezembro, era evidente que a comunidade negra apoiaria o boicote e foram poucos os negros que andaram de autocarro naquele dia. Na noite daquele mesmo dia houve uma grande reuniao para determinar a possibilidade de se dar continuidade ao protesto, o que motivou uma resposta entusiastica do publico presente. O boicote comecou a mostrar-se bastante efectivo e a produzir efeitos, os negros comecaram a obter bons resultados do seu esforco e sacrificio, a ponto do sistema municipal de transporte ficar seriamente comprometido em termos financeiros e ate a sua continuidade posta em causa, era possivel virem a falir, caso os negros continuassem com o protesto e boicote. Martin Luther King Jr mais tarde viria a escrever:" [um] milagre aconteceu". Em vez de andarem nos autocarros publicos, os participantes do boicote criaram e organizaram um sistema de boleias solidarias, com donos de carros oferecendo os seus veiculos e/ou a si proprios e seus servicos para levarem as pessoas a varios destinos. Quando a cidade pressionou as empresas de seguros locais a que nao fossem mais fornecidas apolices para os carros presentes nas multidoes de boleias solidarias, os lideres do boicote recorreram entao ao Lloyd's of London (1686).

Os taxistas negros cobravam  US$ 0,10 pela viagem, tarifa semelhante ao do autocarro, em apoio ao boicote. Quando os administradores souberam desse mesmo facto, em 08 de Dezembro, determinaram que qualquer Taxista que cobrasse menos de US$ 0,45 fosse multado. Alem de se valerem de carros particulares, algumas pessoas passaram a utilizar bicicletas, andavam a pe, ou mesmo montando em mulas, viajando em carrocas. Algumas pessoas tambem pediam boleia. Durante os horarios de ponta, as calcadas e passeios frequentemente ficavam lotados. Como os autocarros andavam com poucos passageiros, quando nao andavam ate mesmo vazios, os responsaveis pelo transporte publico pediram a municipalidade que fosse interrompido o servico para as comunidades negras. Em todo o pais, as igrejas dos negros levantavam dinheiro para apoiar o boicote e enviaram sapatos novos ou com pouco uso para repor o calcado dos cidadaos negros de Montgomery, muitos dos quais preferiam fazer caminhadas a terem que se submeter as Leis de Jim Crow (1877-1964).

Em resposta ao boicote que ainda nao tinha finalizado, os brancos opositores ao boicote que os negros estavam a realizar aumentaram em excesso o White Citizen's Council (1956) (Conselho dos Homens Brancos): a quantidade de membros dobrou ao longo do boicote. - Os conselhos as vezes se valeram da violencia - as casas de Martin Luther King Jr e de Ralph Abernathy foram atingidas por Cocktail Molotov, tendo sofrido graves danos pelo fogo gerado, assim como igualmente foram atacadas quatro igrejas baptistas. Participantes do boicote foram agredidos com frequencia.

Sob a validade de um regulamento de 1921, foram presos 156 manifestantes por "frustrar" o servico dos autocarros inclusive o lider do boicote e movimento, Martin Luther King, Foi-lhe entao oferecida a escolha entre duas opccoes entre pagar uma multa de US$ 500 dolares (um valor excessivo para a epoca), ou, passar 386 dias na cadeia. Ele acabou passando duas semanas na prisao. A medida foi frustrada pela atencao nacional que estava ja direccionada ao protesto. Martin Luther King comentou na prisao, dizendo: "Estou orgulhoso de meu crime. O crime de juntar meu povo em um protesto nao violento contra a injustica".


A pressao aumentou em todo o Pais e ja nao era um problema local, ali da Cidade de Montgomery, e em 04 de Junho de 1956 a Vara Federal local, decidiu no Caso Browder V. Gayle que as leis de separacao racial do Estado do Alabama eram inconstitucionais. Entretando, uma apelacao manteve a separacao racial intacta e o boicote se prolongou e se manteve ate que, finalmente, em 13 de Novembro de 1956, a Suprema Corte manteve a decisao da justica local. Esta vitoria levou a criacao de um novo conjunto de leis ou seja legislacao, que permitia segundo as novas regras aos passageiros negros se sentarem onde quisessem. O boicote foi entao oficialmente terminado e encerrado em 20 de Dezembro de 1956, tendo durado 381 dias. Martin Luther King encerrou a festa da vitoria com um discurso memoravel para encorajar a aceitacao da decisao. O boicote aos autocarros publicos de Montgomery tambem teve os seus efeitos que foram muito mais alem do que o importante fim da separacao racial nos autocarros publicos e ofereceu mais do que uma resposta positiva a accao da Suprema Corte contra a separacao racial. o boicote aos autocarros publicos em Montgomery vibracoes que se estenderam por todo os Estados Unidos estimulando e incentivando uma luta nacional pela liberdade e pela justica, o Movimento pelas Liberdades Civis.

O boicote - e a sua subsquente vitoria - deu origem ao Movimento das Liberdades Civis nos Estados Unidos e igualmente importante deu a seu lider, Martin Luther King Jr, notoriedade nacional, tornando-o um dos principais lideres das causas que envolviam a luta pelos direitos a igualdade social entre brancos e negros e pelo fim das separacoes raciais.



Pessoas Envolvidas no Boicote aos Autocarros de Montegomery:

. Ralphi Abernathi.
. Hugo Blacki.
. James Blakei.
. Aurelia Browder.
. Thomas Dean Brown. 
. Mary Fair Burks.
. Johnnie Carr.
. Claudette Colvin.
. Clifford Durr.
. Georgia Gilmore.
. Robert Graetz.
. Fred Gray.
. Grover Hall Jr.
. Jake Peters.
. Coretta Scott King.
. Martin Luther King Jr.
. Gregory McDonel (Youngones).
. Edgar Daniel Nixon.
. Rosa Parks.
. Mother Pollard.
. Jo Ann Robinson.
. Bayard Rustin.
. Glen Smiley.
. Mary Louise Smith.
. Kayla Michelle Smith.

Organizacoes Envolvidas no Boicote aos Autocarros de Montgomery:

. Women's Political Council.
. Montgomery Improvement Association.
. Fellowship of Reconciliation.
. Congress of Racial Equality.
. Southern Christian Leadership Conference.
. Committe For Non Violent Integration.
. Men of Montgomery.
. NAACP.


Ao chegar quase ao fim desta cronica considero que o tema que envolveu a mesma talvez depois da abolicao da escravatura nos Estados Unidos tenha sido um dos episodios mais importantes daquela que podemos chamar de America Negra no momento em que os negros, afro-americanos ou mesmo americanos lutavam pelos direitos de igualdade social.

Foram certamente sem pensar duas vezes dos momentos mais dificeis do mesmo periodo para os afro-americanos mas tambem uma das suas maiores vitorias, muitas outras se seguiram e ainda hoje muitas vezes se afirma de que por vezes nos Estados Unidos os negros sao vitimas de racismo e tratados de forma menor em relacao aos brancos. Nao posso afirmar que assim seja, o que tenho visto nao so nos EUA e que o racismo dependendo da situacao pode estar em ambas as partes e por vezes ate em quem se tem feito de vitima em certas situacoes.

Caro(a) leitor(a) este periodo de duas semanas em casa de ferias creio que me fez muito bem, foram bastante produtivas, acabando por ter escrito duas cronicas em que o assunto foram temas bastante interessantes, sinto o desejo de continuar a produzir desta forma temas como ja vos habituei, esperem novidades, ate la um abraco.

                                                                                                            Manuel Goncalves







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