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quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

A Mulher de Branco (Dama de Branco)



Este e um trabalho de uma personagem ficticia com lendas espalhadas por varias partes do Mundo, dai que entendi juntar ao mesmo trabalho a etiqueta de Mitologia Universal. Comparando o mesmo com o tema do Lobisomem nao coloquei na altura Mitologia Universal, embora seja uma personagem universal a verdade e que as historias do Lobisomem mais antigas derivam da Mitologia Grega.

A primeira vez em ouvi falar neste fantasma foi em uma telenovela brasileira, Tieta (1989) em que a verdadeira identidade da "Mulher de Branco" viria a ser sem duvida alguem que inicialmente nao levantaria qualquer suspeitas e que ate veio a trazer erros de producao, ja que num dos ataques da misteriosa "Mulher de Branco" a Actriz entrou em uma outra cena ao mesmo tempo.

Tenho andado um pouco afastado aqui do meu blog e de facto nao tenho publicado muito neste mesmo ano. A razao e que obrigacoes laborais nao perdoam e me condenam por vezes a uma enorme falta de tempo, depois e a propria vida pessoal que me vai trazendo alguns problemas e questoes por resolver e por fim e o facto de ter ainda em rascunho uma cronica que sera publicada neste blog que ainda nao esta finalizada e me tem ocupado muito tempo com pesquisa e escrita, a mesma e um sonho antigo e espero apresenta-la ainda este ano.


Uma Dama de Branco (ou Mulher de Branco) e um tipo de fantasma femenino. Ela normalmente usa um vestido branco ou vestimenta semelhante, sendo vista em areas rurais e associada a lendas locais de tragedias. Lendas sobre a Mulher de Branco sao encontradas em muitos paises ao redor do Mundo. Muitas dessas lendas tem em comum a morte acidental ou iminente, assassinato ou ate suicidio, e o tema da perda, da traicao do marido ou noivo e do amor nao correspondido.

Na Lenda Medieval popular, uma Dama de Branco aparece tanto de dia quanto de noite em uma casa onde um membro da familia esta prestes a morrer. Elas tambem aparecem em fotos pouco antes ou depois da morte. De acordo com A Nuttall Encyclopaedia: Being a Concise  and Comprehensive Dictionary of General Knowledge (1900) tambem conhecida como Enciclopedia Nuttall, esses espiritos eram considerados fantasmas de ancestrais falecidos.


- Lendas da Mulher de Branco ao redor do Mundo:

. Brasil:

Chamada de Dama de Branco ou Mulher de Branco, a Dama brasileira de Branco e considerada o fantasma de uma jovem que morreu de parto ou de causas violentas.

Segundo a lenda, ela aparece como uma mulher palida com um longo vestido branco ou robe de dormir. Embora geralmente sem palavras, ela ocasionalmente conta seus infortunios. As verdadeiras origens do mito nao sao claras. O Dicionario do Folclore Brasileiro (1954) do Historiador, Antropologo, Advogado e Jornalista brasileiro, Luis da Camara Cascudo (1898-1986) propoe que o fantasma esteja relacionado as mortes violentas de jovens mulheres brancas que foram assassinadas por seus pais ou maridos em um assassinato de "honra". Os motivos mais frequentes para esses assassinatos de honra eram adulterio (real ou suspeito), negacao de sexo ou abuso. O conhecido Escritor brasileiro, Jose Bento Renato Monteiro Lobato  (1882-1948) no seu livro, Urupes (1918), descreve uma jovem morta de fome pelo marido porque ele suspeitava que ela estaria apaixonada por um escravo negro e so lhe dava a carne cozida de seu cadaver como alimento.

. Canada:

No Canada as Damas de Branco sao chamadas de Dames Blanches em frances. Uma lenda conhecida e popular afirma que os arredores das Cataratas de Montmorency, perto da Cidade de Quebec, sao assombrados por uma Dama de Branco. Diz-se que e o espirito de uma jovem franco-canadense cujo o seu noivo foi morto numa luta enquanto lutava contra os britanicos na Batalha de Beauport (1759) tambem conhecida como Batalha de Montmorency. O jovem casal supostamente tinha por habito e costume encontrar-se perto do topo das cataratas. Consequentemente, a mulher ja em luto teria escolhido o mesmo local para acabar com a propria vida, atirando-se e vindo a afogar-se nas aguas turbulentas enquanto usava o mesmo vestido de noiva que ela havia recentemente encomendado. Uma cachoeira menor nas proximidades agora leva o nome de Chute de la Dame Blanche (Cachoeira da Dama Branca) em referencia a essa mesma lenda.

. Republica Checa:

A Mulher de Branco mais conhecida da Republica Checa e o Fantasma de Perchta da familia da Casa de Rozmberk no Castelo de Rozmberk. Perchta de Rozmberk (C, 1429-1476) era filha de um importante Nobre boemio, Oldrich II de Rozmberk (1403-1462). Ela se casou com um outro Nobre, Jan de Lichtenstejn (Joao de Liechtenstein) em 1449. O casamento nao viria a ser o conto de fadas que Perchta imaginara e foi ate uma relacao bastante infeliz. Um dos motivos para tal pode ter sido que o pai de Perchta estava relutante em pagar o dote que havia sido acordado entre ambas as partes. Durante sua vida de casada, Perchta escreveu muitas cartas para seu pai e seus irmaos com descricoes explicitas de sua vida familiar infeliz e do mau tratamento que a mesma recebia por parte de seu marido, Jam de Lichtenstejn. Cerca de 32 dessas cartas foram transmitidas. Diz a lenda que, quando seu marido estava morrendo, ele lhe pediu perdao pelo tratamento que lhe havia dado ao longo do casamento. Perchta recusou se a perdoa-lo, e seu marido entao a amaldicou. Apos sua morte, ela retornou como um fantasma para as suas propriedades familiares. De acordo com as lendas, o fantasma era mais aparente nos assentamentos de Rozmberk, Castelo de Cesky Krumlov, na cidade de Jindrichuv Hradec situada numa regiao boemia do Sul da Republica Checa, em Trebon uma cidade terminal no Distrito de Jindrichuv Hradec e na cidade de Telc no Distrito de Jihlava. A Historia da Mulher de Branco tambem esta incluida  nas Lendas Antigas da Boemia (1894) um livro do Escritor Checo, Alois Jirasek (1851-1930).

. Estonia:

Diz-se que a Mulher de Branco mais famosa da Estonia reside no Castelo de Haapsalu tambem conhecido como Castelo Episcopal de Haapsalu, ou simplesmente como Castelo do Bispo. Segundo a lenda, um Padre se apaixonou por ela, entao ela se escondeu no castelo disfarcada de Acolita, mas foi descoberta quando o Bispo de Osel-Wiek visitou Haapsalu e posteriormente sepultada viva na parede da capela  pelo seu crime. Ate aos dias actuais, diz-se que ela olha pela janela do Baptisterio e lamenta a morte de seu amado homem. Segundo a lenda, ela pode ser vista nas noite claras de lua cheia do Mes de Agosto.

. Alemanha:

Na Alemanha as mulheres de branco sao chamadas de Witte Wiwer no Norte da Alemanha e Weibe Frauen no alemao padrao (variedade padrao da lingua alema usada na Alemanha, Austria e Suica). Historias de fantasmas de damas de branco estao associadas a castelos residenciais da Familia da Casa de Hohenzollern. Duas mulheres supostamente sao a base historica de um fantasma que assombra Plassenburg e o seu Castelo. Segundo a lenda, a Condessa Kunigunda de Orlamunde (1303-1382) assassinou seus dois filhos porque acreditava que isso poderia permitir que ela se casasse com Albert de Nuremberg, que se viria a casar com Sophie von Henneberg (1326-1372) em vez de se casar com ela. Ela viria a tornar se Freira e morreu como Abadessa do Mosteiro Himmelskron. Um fantasma de uma Mulher de Branco teria aparecido em 1486, 1540, 1554 e 1677 como um prenuncio de infortunio. Uma variacao do conto afirma que a Dama de Branco do Plassenburg e a infeliz viuva Bertha de Rosenberg da Boemia, derrubada pelo pagao Perchta.

Um fantasma de uma senhora vestida de branco, considerado um prenuncio de morte e infortunio, foi alegadamente visto no Berliner Schloss (Palacio de Berlin) em 1598, pouco tempo antes da morte de John George of Brandenburg (1525-1598), e novamente em 1618, 1625, ate 1940. O castelo e a residencia dos reis da Prussia, e as historias e lendas associam a senhora de branco a varias figuras historicas, principalmente Anna Sydow (1525-1575) amante de Joachim II (1505-1571) tambem conhecido como Joachim II de Brandemburgo, que lhe deu dois filhos fora do casamento. Sydow acabou por ser aprisionada  na Cidadela de Spandu apos a morte de Joaquim II por Joao Jorge, filho de Joaquim II, apesar de sua promessa de cuidar dela. Ela morreu em 1575 sem que jamais tivesse conseguido recuperar a sua liberdade.

Diz-se que o Castelo da cidade alema de Dusseldorf  e assombrado igualmente por uma Dama vestida de branco. O mesmo castelo foi construido em 1260 e demolido em 1896, restando ainda apenas uma antiga torre. Segundo outra lenda, uma Duquesa chamada Jakobine e seu amante foram assassinados por seu marido ciumento. Dizia-se que o seu fantasma era visto antes de cada um dos incendios que assombraram o castelo.

Dizia-se que Friedland, em Brandemburgo, e assombrado por uma Dama de branco, supostamente filha de um Barao amaldicoada pelo Pai por nao lhe dar um herdeiro. Segundo a mesma lenda, o seu fantasma assombra o castelo e as florestas circundantes, estrangulando qualquer um que fale com a mesma.

Tambem ainda na Alemanha e desta vez no castelo da Cidade de Lahneck e o local sobre a criacao de uma lenda de o fantasma de uma mulher vestida de branco que supostamente assombra o castelo. Diz-se que o fantasma e Idilia (a personagem principal de um romance, O Diario de Miss Idilia (2022) o livro tambem e conhecido como, O Diario de Miss Idilia: Uma Historia Tragica de um Amor Jovem Perdido).

Existe uma lenda sobre uma esposa adultera de um Nobre na Freguesia de Batenhorst, Rheda-Wiedenbruck, Vestfalia. A lenda tem a sua origem na epoca da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Segundo a Historia da lenda, o Nobre acabou por trancar a esposa no porao de sua mansao, Haus Aussel, para garantir que ela nao o traisse enquanto ele estivesse na guerra, mas acontece que ele nunca viria a retornar da mesma guerra, e seu espirito supostamente passou a assombrar o local para sempre. Durante reformas na mansao ja nos dias de hoje, os trabalhadores nao encontraram restos mortais que pudessem dar fundamento factual a lenda.

Segundo uma outra lenda, uma Dama Branca assombra os restos de um mosteiro na Floresta de Uhlberg, perto do famoso Parque Natural do Vale de Altmuhl, com seu subterraneo calcario e muitas crateras.

. Hungria:

Na Mitologia Hungara, uma Dama Branca era o fantasma de uma menina que morreu violentamente; geralmente, jovens que comentem suicidio, foram assassinadas ou que morreram enquanto estavam presas. O fantasma geralmente esta ligado a um local especifico e esta frequentemente identificado como uma pessoa especifica (por exemplo, a Condessa Elizabeth Bathory (1560-1614) ).

. Republica da Irlanda:

Em Charles Fort, existe a Historia e lenda de uma Dama Branca, que e o fantasma de uma jovem que havia morrido na noite de nupcias. Sua morte foi um suicidio que provocou a morte por assassinato de seu marido as maos de seu Pai. Ela teria voltado como um fantasma para procurar seu Pai, e agora supostamente, todos os anos, na data da noite de seu casamento, os presentes podem ouvi-la gritar.

. Holanda:

As "Vrouwen in Wit" (plural de Vrouw in Wit). ou "Witte Wieven" considerado "Mulheres Sabias", como essas mulheres sao chamadas em dialectos locais, sao criaturas miticas de origem Baixo-Saxonica, sendo mais conhecidas nas regioes Leste e Norte dos Paises Baixos. As vezes chamadas de "Whitte Joffers" ("Donzelas Brancas"), elas podem ter uma natureza benevolente ou malevola. Frequentemente associadas as bruxas e/ou fantasmas, apresentam muitas semelhancas com a Banshee (Espirito do Folclore Irlandes que anuncia a morte tambem conhecida como "mulher do monte das fadas" ou "Mulher Fada"), a Fada e o Elfo. Consideradas seres e criaturas malevolos, elas raptam ou trocam recem-nascidos, raptam mulheres e punem aqueles que as maltratam. Como seres benevolentes, podem auxiliar ajuda no parto ou oferecer bons conselhos. Na verdade, embora o adjectivo "Wit" signifique "Branco" ele pode originalmente se referir a palavra Germanica "Wid", relacionada ao ingles "Wit" e "Wise" e assim poderia ser melhor entendido como "mulheres sabias", como sao conhecidas na Alemanha, onde estao ligadas ao Volva (Videntes alemas).

Acredita-se que elas habitem tumulos, o Hunebedden (tumulos de portal tambem conhecidos como "Dolmen") e os pantanos. Fios de nevoa e bancos de nevoeiro sao as vezes chamados de Whtte Wieven.

A Floresta de Schinveldse Bossen tambem abriga outra Historia da Dama Branca. Evidencias de arquivo sugerem que a floresta abrigava uma fazenda-castelo construida em 1396. No Seculo XVII (estimado em 1667) esse local sofreu um incendio, matando a filha do Lorde Lambert reynart (?-?). Este evento historico gerou algumas variacoes da Historia do Fantasma da Dama de Branco, baseada na Historia de uma mulher que foi queimada junto com a fazenda-castelo. As versoes mais comuns da Historia envolvem a mulher tendo dois amantes brigoes ou o local sendo incendiado no dia do seu casamento por um Nobre ciumento. No entanto, todas as versoes afirmam que ela agora vaga pela floresta como um fantasma em um longo vestido branco, algumas versoes dizendo que ela so aparece a Meia-Noite e outras afirmando que ela so aparece nas noites de lua cheia. O local da antiga fazenda-castelo e chamado de Lammendam, em homenagem ao fantasma que supostamente assombra a area. O termo e uma adaptacao holandesa do frances "La Madame blanche". Actualmente esta protegido por ser considerado como um sitio historico-cultural.

. Filipinas: 

As Damas de Branco, conhecidas localmente como Kaperosa, sao temas populares em historias de fantasmas nas Filipinas. Elas sao frequentemente usadas para transmitir horror e misterio as criancas em contos infantis. Avistamentos de Damas de Branco sao comuns em todo o Pais. O mais famoso e o da Dama de Branco da Rua Balete na Cidade de Quezon City. Diz-se que o fantasma de uma mulher de cabelos longos e vestida de branco que, segundo a narracao da lenda, morreu em um acidente de carro enquanto conduzia pela Rua Balete. A maioria das historias sobre ela foram contadas por taxistas que faziam o turno da noite, como quando um Taxi cruza a Rua Balete  e uma mulher deslumbrante pede os servicos do mesmo. O Taxista entao olha para tras e ve o rosto da mulher coberto de sangue e hematomas, o que o faz abandonar o proprio Taxi aterrorizado.

Em outros casos, diz-se que quando pessoas sozinhas dirigem por aquela rua de madrugada, veem brevemente o rosto de uma mulher vestida de branco no retrovisor do carro antes que ela desapareca rapidamente. Alguns acidentes nessa rua sao atribuidos a supostas aparicoes da Dama de Branco.

Muitas fontes afirmaram que un Reporter inventou essa lenda na decada de 1950, combinando varias historias da regiao.

. Russia: 

"As Donzelas de Uley" e uma lenda da Siberia Oriental, do Povo Buriate Ocidental, ou Buriate Mongol da Aldeia de Ulei (ou Ungin) de Oblast de Irkutsk, Russia. A lenda conta a historia de uma jovem, Bulzhuuhai Duuhai, que nao queria casar se. Ela insistia em fugir constantemente do marido, que a tratava com derespeito e a trancava em uma Iurta preta, em vez da tradicional branca. Bulzuuhai entao se enforcou em um celeiro depois de cantar e dancar no casamento de outra pessoa por oito dias e oito noites, sentindo-se indesejada e nao amada. Apos a sua morte, ela se tornou uma "Zayan" (espirito). Ela se juntou a outras donzelas espirituais (cerca de 350 delas), que assombram os noivos no dia do casamento, enfeiticando-os com sua beleza e arrastando-os para o submundo.

, Servia:

Na Aldeia de Koprivica, perto de Zajecar, existe uma lenda sobre o fantasma de uma mulher vestida noiva e vagueia a noite assustando as pesoas. Este fantasma e mais comumente referido como a Mulher Morta de Branco. Existem duas historias sobre a morte desta mulher: a primeira afirma que ela tera morrido na Decada de 70 num acidente de carro durante a sua lua de mel, enquanto a segunda afirma que ela se tera enforcado apos o noivo a ter abandonado momentos antes do seu casamento. Aparentemente, ela tambem e vista a parar carros na estrada entre Bor e Zajecar. Em Agosto de 2011, dois irmaos de Bor, inspirados pela lenda da Mulher de Branco, decidiram pregar uma partida aos motoristas na estrada de Zajecar, fazendo com que um deles se vestisse de noiva e abordasse os motoristas enquanto o outro filmava. O incidente foi relatado a Policia, que viria a conseguir identificar os irmaos, porem eles nao viriam a ser acusados de nada, ja que tecnicamente nao haviam infringido nenhuma lei.

. Suica:

Uma lenda popular esta associada ha seculos as ruinas do Castelo de Rouelbeau (1318-Actualidade), no actual Municipio de Meinier, no Cantao de Genebra. Ela gira em torno de uma mulher sem nome, supostamente a primeira esposa do cavaleiro Humbert de Choulex, sob cujo a lideranca o castelo foi construido em uma area pantanosa do Seculo XIV. Ele teria a repudiado quando ela nao havia conseguido dar a luz um filho. O fantasma tem sido associado ao desaparecimento de pessoas e a mortes por causas inexplicaveis. Nao esta claro se tais supostas aparicoes ocorreram em noites sem lua ou de lua cheia. No entanto, e indiscutivel que a vespera de Natal e considerada a sua epoca preferida. Em algumas ocasioes, todo o castelo e seus antigos habitantes teriam sido ressuscitados em sua antiga gloria por uma noite. Diz-se que a propria Dama Branca era portadora e possuidora de uma beleza deveras impressionante.e que usa um diadema.

Numa versao de 1870, publicada em 1902, um certo Jean Bahut contou a Historia de que, aos dezeseis anos, durante a ocupacao francesa de Genebra no inicio do Seculo XIX, saiu ate as ruinas do castelo na vespera de Natal para cacar alguns animais para o Jantar com sua Mae viuva e empobrecida. Foi atingido por uma lufada de ar gelido, que o fez estremecer, seu sangue coagular e seus pelos se arrepiarem. Na escuridao, uma sombra branca saiu da torre do castelo, emitindo gemidos ocos. Ela o tocou e depois, simplesmente desapareceu. O jovem tentou fugir , mas nao conseguiu levantar os pes do chao. Enquanto a Dama de Branco recompensou a sua fidelidade a Mae com um tesouro de ouro e prata, puniu seu parente rico e ganacioso um ano depois, de forma mortal, enganando-o e trancando-o nos cofres.

Uma estrada de terra que atravessa os campos ao lado das ruinas e chamada Chemin de la Dame Blanche. Alem disso, uma rua a cerca de um quilometro ao Norte das ruinas leva o nome Chemin de la Dame, e uma paragem de autocarros em seu cruzamento com a rua principal se chama Vesenaz, La Dame. Cerca de dois quilometros e meio ao Sul, no Municipio de Vandoeuvres, outra rua se chama Chemin de la Blanche. O Municipio vizinho de Choulex  ainda mantem o nome da familia, cuja linhagem pertenceu a Humbert, o primeiro Senhor do castelo, e que foi mencionada pela primeira vez em um documento de quase novecentos anos atras.  

No final de Setembro de 2019, a Orquestra da Camara De Genebra (1958) apresentou uma serie de cinco concertos no patio interno das ruinas do castelo. A colaboracao entre quatro artistas nascidos e/ou residentes em Genebra incluiu uma video instalacao e teve como titulo "Qui a Peur de la Dame Blanche?" (Quem Tem Medo da Dama Branca?)

. Tailandia:

Embora a imagem de uma Dama Branca tradicionalmente nao faca parte ou esteja envolvido de alguma forma com folclore de fantasmas tailandes, uma Historia acabou por ganhar certa popularidade e destaque ate a aparecer na televisao afirmava que varios adolescentes nao identificados "morreram em acidentes separados e inexplicaveis" depois de supostemte passarem por uma casa no Distrito de Thawi Watthana, em Bangkok, "testemunhas" nao identificadas relataram ter visto uma Mulher de Branco no local, e "uma Medium" viria a afirmar mais tarde que um espirito vingativo chamado "Dao" ou "Deuan" era o responsavel.

- Reino Unido (Inglaterra, Pais de Gales):

. Inglaterra:

Treze contos na Inglaterra tambem sugerem que a Dama Branca pode ter sido vitima de assassinato ou de suicidio, vindo a falecer mesmo antes de revelar a localizacao de algum tesouro escondido. No inicio do Seculo XX, o Castelo de Blenkinsopp, em Northumberland, era ocupado por uma familia. Certa noite, os pais acordaram com o filho gritando: "A Dama Branca!". Quando chegaram ao seu quarto, ela (a Dama de Branco) havia desaparecido. No entanto, o menino relatou que a Dama estava furiosa e tentou leva-lo embora depois que ele se recusou a acompanha-la ate uma caixa de ouro enterrada nos cofres abaixo. Ela nao conseguiria descansar enquanto o ouro estivesse la. Os mesmos eventos se foram repetindo nas tres noites seguintes. Quando entao o menino comecou a dormir com os pais, a Dama Branca nao o voltou a perturbar mais, mas ele nunca mais se aventurou sozinho a andar pelo castelo com medo dela.

A Dama Branca (tambem conhecida como a "Dama Corredora") de Beeford, East Yorkshire, reside na "Beeford Straight", um trecho de estrada entreBeeford e Brandesburton. Motoristas relataram sua aparicao correndo pela Beeford Straight em direccao ao cruzamento de North Frodingham. Historias verdadeiramente anedoticas tambem relatam o caso de um motociclista dando boleia a uma mulher no mesmo trecho da estrada. Alguns quilometros depois, ao se virar, o motociclista se apercebeu que a passageira a quem havia dado boleia havia desaparecido. Em um caso, um carro bateu em uma arvore, matando 6 pessoas. Ha rumores de que seja a maldicao da Dama Branca.

Em uma outra Historia, uma Dama Branca e vista refazendo seus passos; dizia-se que ela se havia atirado do Castelo de Portchester enquanto tentava recuperar o seu filho caido. Diz-se que seu espirito assombra o castelo.

Na Igreja de Worstead, no Condado de Norfolk, existem igualmente algumas historias que envolvem o fantasma de uma mulher que se apresenta vestida de branco. Suas historias sao diversas, desde um bom fantasma ate um fantasma que traz a morte as pessoas. Ela e conhecida localmente como "Dama Branca" e diz-se que suas historias existem e se ouvem desde da Decada de 1830. Diz-se que ela costumava aparecer na vespera de Natal. O caso mais famoso ocorreu em 1975, quando Peter Berthelot e sua esposa Diane visitaram uma Igreja para se abrigarem do calor, e Peter tirou uma foto de Diane, que estava doente, sentada em um banco dentro da Igreja, com uma vaga imagem de uma mulher vestida de branco a moda antiga com um chapeu sentada atras dela. Depois desse episodio, ela conseguiu recuperar-se e venceu a doenca.

Uma antiga balada e cantada sobre um fantasma que assombra o Castelo de Okehampton (1086): "Minha Senhora tem uma carrugem negra, com dois e quatro cavalos, Minha Senhora tem um cao de caca magro que vai a frente. A carruagem da minha Senhora tem plumas ondulantes, o cocheiro nao tem cabeca. Minha Senhora e branca como a neve - como alguem que morreu a muito tempo", Diz-se que esta dita Senhora e uma Dama da Familia Howard do Seculo XXVII, que tera assassinado varios maridos e filhos. Sua maldicao e acumular talos de relva das ruinas do castelo ate ao final dos tempos. Nenhum evento ou pessoa historica pode ser encontrado para ligar ou relacionar os factos.

Diz-se que o Fantasma de uma senhora Pomeroy chamada Matilda (tambem chamada de Margaret) que supostamente assombra o Castelo de Berry Pomeroy (perto de Totnes, em Devon) como um pressagio de morte pra todos aqueles que a veem na masmorra na Torre de Santa Margarida. Conta-se que Matilda foi deixada morrer a fome por sua irma naquela masmorra. Edward Montague criou um romance intitulado "O Castelo de Berry Pomeroy".

. Pais de Gales:

Y Ladi Wen (A Dama Branca) ou Dynes Mewn Gwyn (Mulher de Branco) e uma aparicao comum na Mitologia Celta do Pais de Gales e no Folclore Gales. Vestida de branco, e mais comum no Galan Gaeaf (Halloween Gales), ela e frequentemente invocada e lembrada para alertar as criancas acerca do seu (habitualmente mau) comportamento. Y Ladi Wen e caracterizada de varias maneiras, incluindo com um fantasma aterrorizante que pode pedir ajuda se voce falar com ela.

Y Ladi Wen tambem esta associada a espiritos inquietos que guardam tesouros escondidos, sendo o exemplo mais conhecido talvez o de Ogmore, em Bridgend. A Historia da aparicao de Ogmore tambem e notavel por conter muitos aspectos arquetipicos comuns a essas historias celtas e galesas, incluindo um caldeirao escondido, mudancas nas caracteristicas fisicas e uma moralidade punitiva. Dizia-se que um espirito vagueava pela regiao ate que um homem finalmente a abordou. Quando esse homem finalmente o fez, o espirito o guiou ate um tesouro (um caldeirao cheio de ouro) escondido sob uma pedra pesada dentro da antiga torre do Castelo de Ogmore e permitiu que o mesmo homem que a abordara levasse metade do tesouro para o mesmo. No entanto, o homem viria a retornar mais tarde ao mesmo lugar onde o resto do tesouro ainda permanecia e levou mais do tesouro. Isso enfureceu o espirito que, com os dedos se transformando em garras, atacou o homem quando ele voltava para casa. O homem ficou gravemente ferido, mas so morreu depois de confessar a sua ganancia. Depois disso, dizia-se que uma doenca conhecida como A Vinganca de Y Ladi Wen acometia qualquer pessoa que morresse antes de revelar um tesouro escondido.

A Topografia Galesa inspirada por avistamentos e contos de Y Ladi Wen pode ser encontrada em todo o o Pais de Gales. A Vila de Ewenny tem um prado da Dama Branca e uma Alameda da Dama Branca, e St. Athan tambem tem uma tradicao de Y Ladi Wen.

. Estados Unidos:

Diz-se que uma Dama Branca assombra o Durand-Eastman Park (1909) em Rochester, Nova Iorque. Tambem e igualmente conhecida como Dama do Lago, a Dama Branca do Seculo XIX vagueia pela area do parque, procurando obsessivamente pelo corpo da filha. Esta ultima fora assassinada por um namorado ou por um grupo de delinquentes, dependendo da Historia que se houve. Reza a lenda que a Dama Branca humana ou se matou de tristeza. ou morreu sozinha e com o coracao partido.

A "Dama de Branco" ou a "Dama Branca de Avenel" e a aparicao mais comumente relatada em Avenel (Bedford, Virginia). Acredita-se que a aparicao seja Mary Frances "Fran" Burwell, da Familia Burwell da Virginia. " A lenda conta que ela ficou na varanda da frente esperando o marido voltar da Guerra Civil, mas acontece que ele nunca voltou", diz Adam Stupin, fundador do SouthWest Virginia Ghost Hunters.

"A Esfinge Fantasmagorica de Metedeconk" do Escritor, Romancista, Poeta e Contista americano, Stephen Crane (1871-1900). narra a Historia de uma Dama Branca cujo o amante se afogou em 1815.

O Cemiterio Union considerado um dos cemiterios assombrados mais famosos dos Estados Unidos em Easton, Connecticut, tem tido relatos de avistamentos de uma Dama Branca desde do final da Decada de 1940, que supostamente assombra o Cemiterio Stepney nas proximidades, em Monroe, Connecticut.

Em Altoona, no Estado da Pensilcania, a famosa assombracao e conhecida como a Dama Branca de Whopsy. Diz-se que seu fantasma assombra a Montanha Wopsononock e a Montanha Buckhom, na parte Oeste de Altoona. Conta-se que ela e seu marido sofreram um acidente fatal no que e conhecido como o Cotovelo do Diabo, na entrada da cidade, onde ambos cairam da encosta da montanha. Segundo a lenda, ela e vista procurando pelo marido em noites de neblina, ja foi pega numa boleia e seu reflexo nao aparece no espelho, mas ela sempre desaparece perto do local do suposto acidente quea vitimou mortalmente em conjunto com seu marido, ou seja, no Cotovelo do Diabo.

Em Yermo, na California, mais exactamente na cidade fantasma de Calico situada nas montanhas Calico no Deserto Mojave, diz-se que o Autor e Compositor americano, Lorin Morgan-Richards (1975) viu de perto o fantasma de uma Dama Branca enquanto ela vagueava pelos arredores da cidade e escreveu sobre isso em detalhes no seu livro Welsh in the Old West (2015).

Em Fremont uma cidade situada no Condado de Alameda no Estado da California, Estados Unidos, existem duas versoes da lenda de uma Dama Branca. Uma conhecida como a Bruxa Branca e a outra simplesmente como a Rapariga do Vestido do Baile. Contudo ambas as lendas tem relatos de aparicoes de fantasmas na Area do Canion de Niles. A Historia da Bruxa Branca e sobre uma mulher chamada Lowerey. Ela teria sido uma das primeiras pessoas da regiao a morrer em um acidente de carruagem no inicio do Seculo XX. As pessoas afirmam te-la visto em um cemiterio na area com luzes estranhas. A lenda local diz que e possivel ve-la caminhando pela crista entre a placa de Niles, no estilo de Hollywood, e o Canion. A Historia da Rapariga do Vestido de Baile e sobre uma estudante do ensino Medio que tera sofrido um acidente de carro em 26 de Fevereiro, em algum momento no final do Seculo XX. Os relatos das aparicoes afirmam que ela usava um vestido de baile branco e tentava apanhar uma boleia com os veiculos que passavam pela Rodovia 84, entre Fremont, California, e Sunol, California.

Em Dallas, Estado do Texas, no  White Rock Lake Park, ha relatos do fantasma de uma jovem de 20 anos conhecida, como "A Dama do Lago White Rock", descrita como vestindo um vestido de noite encharcado da Decada de 1930, que costumava aparecer a noite a beira da Estrada East Lawther Drive. Testemunhas afirmam que o fantasma pede para ser levada a sua casa na Avenida Gaston, em Dallas, antes de misteriosamente desaparecer no carro durante o trajecto, deixando para tras um banco de carro encharcado. A lenda diz que a jovem mulher foi vitima de afogamento em um acidente de barco na Decada de 1930. Relatos de encontros fantasmagoricos foram publicados em jornais da Regiao de Dallas na Decada de 1960.


Perto de chegar ao fim desta cronica fico com a certeza de que mesma tera continuidade com o desenvolvimento de temas semelhantes como a Mulher da Meia Noite e outros fantasmas que nao passam de lendas e mitos ou que ate podem ser uma realidade para muitos.

Pessoalmente acredito em algumas partes mas nao em tudo, a razao e que creio que quem conta um conto como se diz acrescenta sempre um ponto, e por vezes uma realidade e por isso nao sendo como Sao Tome devemos duvidar de algumas coisas, sobretudo quando nada se comprova e se vai baseando apenas em ditos populares.

Caro (a) leitor (a) tive algum tempo ausente este ano por problemas de computador, este ano nao foi aquilo que eu esperava ja que tencionava sempre publicar muito mais do que ficou publicado agora que se esta a chegar ao fim do ano. Nao vejo isso no entanto como um ano perdido. O tempo de ausencia deu para pensar em algumas coisas novas e que podem vir aqui apresentadas algumas ja em 2026.

Gostaria de por agora me despedir como sempre o fiz, com um caloroso abraco e fazendo votos de um encontro para breve, ate la.

                                                                                                         Manuel Goncalves



















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