Página

quarta-feira, 13 de março de 2019

Os Sete Pecados Capitais



A ideia de dar asas a esta cronica surgiu-me depois de ver um filme portugues que ficou com o nome alterado e se tornou nao os Sete Pecados Mortais mas sim os Sete Pecados Rurais (2013) que dentro do seu genero Comedia procura estar mesmo assim dentro da realidade.

A Gula, a Ganancia, a Luxuria, a Ira, a Inveja, a Preguica e o Orgulho aos olhos da Igreja Catolica sao estes os chamados Sete Pecados Capitais e ate poderao ser chamados como ouvi anteriormente os Sete Pecados Mortais porque se formos a ver sao pecados que nos afastam de encontrar-mos a salvacao, o direito a vida eterna e nos tira o direito de sermos considerados pessoas correctas e justas. Tem no entanto a forma como a Igreja nos ve, a Sociedade em geral e por fim, a forma de ver as coisas aos olhos de Deus.

Aos olhos de muitos por vezes so porque achamos que nao temos que partilhar o que temos ja somos ganaciosos ao mesmo tempo de que se partilhamos so deixamos de o ser durante o momento da partilha, eu pergunto sem ser Teologo e sendo um mero curioso e investigador se a Mentira nao podia ser um desses Sete Pecados Capitais directamente embora esteja envolvido nos mesmos como um Pecado gravissimo. E para alguns a Mentira tal como para mim e mesmo um desses pecados.


Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como sendo os Sete Pecados Capitais tratam uma classificacao de condicoes humanas conhecidas actualmente como vicios, que precedem o surgimento do Cristianismo, mas que foram usadas mais tarde pelo Catolicismo sempre com o intuito de educar os seguidores, de forma a compreender e a controlar os instintos basicos do Ser Humano e assim se aproximar de Deus.

A lista final, apresentada no Seculo XIII (1201-1300), e a versao aprimorada de uma primeira versao, datada do Seculo IV (301-400). Todo esse esforco em descrever defeitos de conduta tinha um motivo: facilitar o cumprimento dos Dez Mandamentos. Assim a propria Igreja Catolica classificou e seleccionou os pecados da seguinte forma: a triplice concupiscencia que e a raiz dos pecados capitais; pecados capitais que sao os pais dos outros vicios; pecados veniais que sao perdoaveis sem a necessidade de se passar pelo sacramento da confissao e os pecados mortais que sao merecedores de condenacao por ferirem os Dez Mandamentos de Deus. A partir do inicio do Seculo XIV (1301-1400) a popularidade dos Sete Pecados Capitais entre artistas da epoca resultou numa popularizacao e mistura com a cultura humana no Mundo inteiro.


Os Sete Pecados Capitais sao:

. Gula: A Gula e o desejo insaciavel por comida e por bebida. Segundo tal visao, a Gula esta relacionada com o egoismo humano: querer adquirir sempre mais e mais, nao se contentando com o que ja se tem, uma forma de Cobica.

Sua virtude oposta e a Temperanca.

. Ganancia: A Avareza ou a Ganancia e o apego excessivo e descontrolado aos bens materiais sobretudo ao Dinheiro. Pois o Ganacioso e Avarento prefere os bens materiais ao convivio com Deus. Neste sentido, o Pecado da Avareza conduz a Idolatria, que significa tratar como se fosse Deus algo que nao o e de facto.

Sua virtude oposta e a Caridade.

. Luxuria: A Luxuria (deriva do Latim, Luxuria) e o desejo passional e egoista por todo o prazer sensual e material. Tambem pode ser entendido em seu sentido original: "deixar-se dominar pelas paixoes".

Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupcao de costumes; sexualidade extrema, lascivia e sensualidade.

Sua virtude oposta e a Castidade.

. Ira: Conhecida tambem como Colera, e o sentimento humano de externar Raiva por alguma coisa ou por alguem. E o forte desejo de causar mal aos outros, a Ira e uma das grandes responsaveis pela maior parte dos conflitos humanos no transcorrer das geracoes.

Sua virtude oposta e a Paciencia.

. Inveja: A Inveja (do Latim, Invidia) e o desejo considerado exagerado por posses, estatutos, habilidades e tudo mais que outra pessoa possa ter e conseguir. A Inveja e considerada um Pecado porque uma pessoa invejosa ignora as suas proprias bencaos e prioriza o estatuto de outra pessoa no lugar do seu proprio crescimento espiritual. O invejoso ignora tudo com que foi abencoado e que possui, para cobicar o que e do proximo.

Sua virtude oposta e a Bondade.

. Preguica: Do Latim, Acedia. A pessoa com este Pecado Capital e caracterizada pela propria Igreja Catolica como alguem que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligencia, desleixo, morosidade, lentidao e moleza, de causa organica ou psiquica, que a leva a uma inactividade acentuada.

Sua virtude oposta e a Diligencia.

. Orgulho: O Orgulho esta associado a, Arrogancia e Vaidade. O Orgulho consiste em querer ser superior a todos, isso fez com que Lucifer se sentisse mais alto que o proprio Deus.

Em paralelo, segundo o Teologo italiano, Sao Tomas de Aquino (1225-1274), o Orgulho era um Pecado tao grande que ficava fora de serie, devendo ser tratado em separado dos restantes pecados e igualmente merecendo uma atencao especial. Aquino tratava a questao da Vaidade como sendo um Pecado em separado, mas a Igreja Catolica recusou a ideia e decidiu unir a Vaidade ao Orgulho, acreditando que neles havia um mesmo componente de Vangloria, o que levaria ao seu estudo e ao seu tratamento em conjunto.

Sua virtude oposta e a Humildade.


Nomes em Latim dos Pecados Capitais:

1. Orgulho, em Latim: Superbia.
2. Avareza, em Latim: Avaritia.
3. Luxuria, em Latim: Luxuria.
4. Inveja, em Latim: Invidia.
5. Gula, em Latim: Gula.
6. Ira, em Latim: Ira.
7. Preguica, em Latim: Acedia.

Com as iniciais destas palavras latinas (S, A, L, I, G, I, A) forma-se o termo SALIGIA, utilizado como referencia aos pecados capitais como um so.

Em 1589, o Teologo e Padre Jesuita alemao, Peter Binsfeld (1545-1598) associou cada um dos pecados capitais e seus respectivos demonios seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, essa comparacao segue o esquema:

. Asmodeus - Luxuria.
. Belzebu - Gula.
. Mamon - Ganancia.
. Belphegor -  Preguica.
. Azazel - Ira.
. Leviata -  Inveja.
. Lucifer - Orgulho.

Para cada um dos 7 pecados, tambem tem uma virtude oposta ao mesmo que sao:

1. Soberba - Humildade.
2. Avareza - Caridade.
3. Luxuria - Castidade.
4. Inveja - Bondade.
5. Gula - Temperanca.
6. Ira - Paciencia.
7. Preguica - Diligencia.

As sete virtudes sao derivadas do poema epico Psicomaquia, em Latim Psychomachia (Batalha da alma), escrito pelo Poeta cristao, Aurelio Clemente Prudencio (348- ca. 410) do Seculo IV, intitulando a batalha das boas virtudes e vicios malignos. A grande popularidade deste trabalho na Idade Media (Seculo V e XV) ajudou a espalhar este conceito pela Europa. E considerado que a pratica dessas virtudes protege a pessoas contra a tentacoes dos sete pecados mortais listados pelo Papa italiano, Gregorio I (590-604) de nome original, Gregorio Magno (540-604) tambem conhecido como Gregorio, o Grande, com cada um tendo sua respectiva contra-parte. Existem duas variacoes distintas das virtudes, reconhecidas por diferentes grupos.

Ordenadas em ordem crescente de santicidade, as sete virtudes sagradas sao:

. Castidade (em Latim: Castitas) - opoe a Luxuria.

Pureza, Simplicidade, Sabedoria. Abracar a Moral de si proprio e alcancar Pureza de pensamento atraves de educacao e melhorias.

. Caridade (em Latim: Caritas) - opoe a Avareza.

Generosidade, Auto-sacrificio. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos.

. Temperanca (em Latim: Temperantia) - opoe a Gula.

Autocontrolo, Moderacao, Justica. Constante demostracao de uma pratica de Abstencao.

. Diligencia (em Latim: Industria) - opoe a Preguica.

Persistencia, Etica, Decisao e Objectividade. Accoes e trabalho integrados com forca, disciplina e motivacao.

. Paciencia (em Latim: Patientia) - opoe a Ira.

Serenidade, Calma, Paz. Resistir ao que e quase insuportavel com Paciencia e Dignidade. Conseguir resolver pacificamente todos os conflitos e as injusticas, ao contrario de utilizar a Violencia.

. Bondade (em Latim: Benevolentia) - opoe a Inveja.

Autossatisfacao, Compaixao, Amizade. Empatia e confianca sem preconceito ou ressentimento. Amar sem Egoismo e ser voluntariamente bom sem Rancor.

. Humildade (em Latim: Humilitas) - opoe o Orgulho.

Modestia, Respeito. Humildade nao e pensar menos de si mesmo, mas pensar de si mesmo menos. E um espirito de Auto-examinacao. A coragem do coracao necessaria para se subjulgar em tarefas que sao dificeis, tediosas ou humilhantes, e graciosamente aceitar os sacrificios envolvidos.


De acordo com o livro  Sacred Origins of Profound Things (1996) (Origens Sagradas de Coisas Profundas), de Charles Panati (1943), o Teologo e Monge grego, Evagrio do Ponto (c. 346-399/400) conhecido tambem como Evagrio Pontico, teria escrito uma lista de oito crimes (culpas) e "paixoes" humanas, em ordem crescente de importancia (ou gravidade):

1. Gula (desequilibrio da Alimentacao).
2. Avareza (Ganancia, desequilibrio do Ter).
3. Luxuria (desequilibrio do Prazer que o Luxo traz, normalmente ligado ao Sexo).
4. Ira (desequilibro da Emocao).
5. Melancolia (depressao, desequilibrio da autoestima para baixo).
6. Preguica (desequilibrio do Descanso).
7. Orgulho (desequilibrio da autoestima para cima).
8. Vangloria (Vaidade, desequilibrio da Humildade).

Para Evagrio os pecados tornavam-se piores a medida que tornassem a pessoa mais Egocentrica, com Orgulho ou Soberba sendo o Suprassumo dessa fixacao do Ser Humano em relacao a si mesmo. Isso o afastaria do Espirito, que e sua origem em Deus.

No final do Seculo VI (501-600) o ja referido Papa, Gregorio I, transformou o texto avulso numa recomendacao oficial da Igreja, reduzindo a lista dos pecados capitais para apenas sete itens, juntando "Vaidade" e "Orgulho" (ou "Soberba"), e trocando "Acidia" (ou"Preguica") por "Indolencia" e "Melancolia" por "Inveja". Para fazer sua propria hierarquia, o Pontifice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao Amor:

1. Orgulho.
2. Inveja.
3. Ira.
4. Indolencia.
5. Avareza.
6. Gula.
7. Luxuria.

Mais tarde, outros teologos, entre eles, Tomas de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No Seculo XVII (1601-1700), a Igreja substituiu "Melancolia" - considerado entao um Pecado demasiado vago  - por "Preguica".

A Lista de Tomas Aquino dos Pecados Capitais era:

1. Vaidade.
2. Inveja.
3. Ira.
4. Acidia.
5. Avareza.
6. Gula.
7. Luxuria.

Os pecados sao directamente opostos as sete virtudes, que pregam o exacto oposto dos Sete Pecados Capitais.


O Escritor, Poeta e Politico Florentino, Dante Alighieri (1265-1321) considerado o primeiro Poeta italiano foi quem de facto popularizou o conceito dos pecados mortais. Na sua Obra-Prima, Divina Comedia (1304-1321 lancamento, nao ha registos exactos da data exacta em que a Obra foi escrita), descreveu os diferentes circulos do Inferno e os associou a cada um dos Sete Pecados Capitais. Na primeira parte da Divina Comedia, Inferno, Dante teve que descer os nove andares do chamado Malebolge (um Inferno em funil). Cada um era dedicado a um Pecado, e quanto mais baixo descia mais grave eram. Os pecados eram: Soberba, Avareza, Luxuria, Inveja, Gula, Ira, Preguica, Heresia e Mentira.

A Heresia e a crenca em qualquer outro Deus, senao Deus, que seriam vistos como demonios. Um Herege nao tinha Fe em Deus, fazendo assim da Heresia um Pecado que levava a alma directamente ao Inferno. Toda e qualquer Religiao, Culto ou Crenca que nao contempla o Deus Judaico-Cristao e considerado pelos cristaos como Herege.

Distorcer a Verdade. A Mentira e apontada como sendo um pecado gravissimo, pois uma pessoa podera vir a mentir pelos mais diversos e variados motivos e razoes, a maioria pecados. Uma pessoa mentirosa nao cumpre um dos seus deveres para com Deus: a Confissao.

Segundo o proprio Papa alemao, Bento XVI (2005-2013) de nome, Joseph Aloisius Ratzinger (1927), alem da SALIGIA, considera que os humanos terao desenvolvidos Sete Pecados Capitais Modernos. Eles sao:

1. Pressa: uma pessoa apressada nao tem tempo para Deus. A Pressa origina a Ira e causa acidentes.
2. Manipulacao Genentica: Isso seria "brincar de Deus", algo sempre considerado como que inaceitavel.
3. Interferir no Meio Ambiente: Adicionar imperfeicoes na criacao de Deus.
4. Causar Pobreza: Retirar dinheiro dos outros por questoes de Avareza.
5. Ser Muito Rico: Causa uma forte e enorme desigualdade, o que e considerado como inaceitavel pois todos sao iguais perante Deus.
6. Usar Drogas: Interferir em seu Organismo.
7. Causar Injusticas Sociais: Preconceito e Bullying, em sua maioria.

O Vaticano divulgou esta lista ainda neste Seculo, sendo entao os mesmos considerados os Pecados Capitais do Seculo XXI.


Quem me conhece sabe que sou directo e frontal e acrescento quase a terminar que vejo que a propria Igreja Catolica esta entao em pratica de um dos maiores Pecados Capitais Modernos indo contra os seus principios e declaracoes.

Ser Muito Rico. A Igreja Catolica condena o mesmo acto no entanto e detentora a olhos vistos sem se preocupar com a pobreza dos outros de uma das maiores fortunas do Mundo, acabando pois por tambem sofrer do Pecado da Avareza e ate da Gula ou ate da Luxuria e ate da Soberba ja para nao falar em questoes de crimes sexuais como a Pedofilia a envolver diversos padres e sacerdotes da Igreja Catolica. O que tem feito a Igreja para acabar com a desigualdade das classes sociais a volta do Mundo no sentido de procurar acabar com a extrema pobreza de uns e a excessiva riqueza de outros.

Devemos muitas vezes ter cuidado com as proprias declaracoes e nao seguir um pouco a Maxima de "Ouve o que eu digo nao facas o que eu faco" isso acaba por tirar o valor as pessoas e faz as mesmas ainda que involuntariamente acabar por cair em descredito e ficarem em duvida.

Caro (a) leitor (a) termina assim mais uma daquelas cronicas que considero tem tudo para vir a ser uma das perolas do Blog ou pelo menos das cronicas editadas neste ano de 2019 que ainda vai tao fresco e ja apresentou trabalhos de enorme valor, bem aja a todos, abracos e ate a proxima, para breve, assim espero, ate la.

                                                                                                                Manuel Goncalves










Sem comentários:

Enviar um comentário